You are on page 1of 16

Entenda seu sistema nico de sade SUS

Introduo Este manual tem como finalidade reunir informaes sobre o sistema nico de sade a todos cidados brasileiros, regulamentado a partir da lei orgnica 8080/1990 e de forma explicativa, mostrar seu direito ao acesso a sade de forma igualitria, integral e universal, desde um simples atendimento nos postos de sade at ao tratamento mais caro de sua regio, cidade e pas. Esclarecer quanto a prestao de servio e de como funciona a distribuio de verba, desse sistema que transformou o Brasil, com o maior atendimento gratuito de sade do mundo.

Sumrio
Capitulo I: Princpios Doutrinrios do SUS ___________________________________________ 04 Capitulo II: Normas Operacionais Bsicas NOB- 91 , 93 6 e 96 ___________________________ 07 Capitulo III: Normas Operacionais da Assistncia em sade ______________________________ 10 Capitulo IV: Pacto pela Sade ______________________________________________________ 12

Cptulo I: Princpios doutrinrios do SUS.

So regras de como o sistema de sade deve agir com as pessoas em todo Brasil. Universalidade: As aes e servios devem ser garantidas a todas as pessoas, independemente de sexo,raa,ou se rico ou pobre.

Equidade diminuir as desigualdades, onde nenhum cidado ter previlgios ou barreiras ao ser atendido pelo SUS. avaliar a necessidade das pessoas de acordo com a carncia de sua sade, onde os postos de sade e hospitais dever ter equipe qualificada para identificar as reais necessidades de cada pessoa.

Integralidade:

atender todas as pessoas de forma que visualize no s seu problema de sade, mas tambm as condies de moradia, psicolgicas prestar atendimento de forma honesta, justa em todos os nveis de sade: postos de sade, hospitais e clinicas de reabilitaes.

Princpios organizacionais:
como se organiza o sistema de sade para que funcione com competncia em todos os nveis de governo Federal, Estadual e Municipal. Regionalizao: garantir o direito a sade das pessoas,onde permite um atendimento em uma regio mais prxima, no qual no foi possvel realizar em sua cidade.Pois o SUS estabelece que os municpios que no possui hospital ou algum servio especifico, as pessoas podero ser encaminhadas para o municpio mais prximo para atendimento, assim garantido a assistencia. As pessoas devero ser atendidas pelos postos de sade de seu municpio e bairro onde mora e sero avaliadas, quanto ao seu problema de sade,quando o problema simples poder ser tratada ali mesmo e se for algo mais grave ser encaminhada para o hospital de sua regio.

Descentralizao: quando o municpio tem a responsabilidade de resolver e administrar a sade da cidade,assim ficando mais prximo das pessoas e conhecendo melhor suas reais necessidades , sempre respeitando o governo Federal.

Resolutividade: resolver o problema das pessoas que procuram as unidades de sade de sua regio, por profissionais capacitados e pelo servio de acordo com a sua competncia.

Participao popular:

a participao das pessoas, atravs de conselhos de sade de sua regio, onde as comunidades atravs de seus representantes,possam formular,opinar,definir e acompanhar os servios de sade e o que deve ser feito para melhora lo .

Complementeriedade do setor privado: quando o SUS no possui algum tipo de servio, e contrata empresas privadas para realizao de servios, como por exemplo: servios de ultrasson e raio X. Podem ser realizados atravs de: Contratos: As empresas deveram obedecer as regras do SUS, como se fosse um servio publico. Convnios: As empresas no precisam seguir as regras do SUS e o SUS paga pelo sevio de acordo de uma tabela estabelecida.

Cptulo II: Norms opercionis bsics 91,93 e 96 - NOB

O que so NOBs? So normas que direcionam as regras de funcionamento do SUS, focalizando a autoridade dos municpios com trabalho de descentralizao, com objetivo de melhorar cada vez mais a sade do pas. Norma operacional bsica de 1991. Esta norma trouxe trs principais criaes: 1. Criao dos conselhos Estaduais e Municipais, ou seja, reforou a participao das pessoas na fiscalizao dos servios. 2. Criou o FEM fator de estmulo a municipalizao, um estimulo atravs de verbas quando o gestor municipal da maior ateno aos postos de sade, PSF, sendo tudo justificado atravs de relatrios.
7

3. Criao da AIH Autorizao de internao hospitalar, a discriminao de todos os gastos da pessoa internada no hospital, atravs de formulrios da instituio, assim o governo tem maios controle sobre o investimento do dinheiro. Norma operacional bsica de 1993. Esta norma busca cada vez mais a autoridade de administrao do municpio na sade primaria,ou seja,os postos de sade e quando o municpio no possui esta capacidade de administrao o Estado que administra provisriamente, at que ele possua condies. Assim a NOB 93,cria : 1. Classificao dos municipios: Ocorre atravs da forma de como o municpio consegue ser independente,com sua forma de administrar na sua ateno bsica ( postos de sade).Pode ser: Incipiente: O municpio no possui condies de ateno bsica. Parcial: O municpio, possui parte de condies de administrao na ateno bsica, mas depende do Estado. Semiplena: O municpio possui condies de administrao de ateno bsica, mas o dinheiro para sua administrao, passa pelo Estado e no direto para o municpio, ou seja, ele ainda precisa do Estado para Administrar. 2- Criao das comisses intergestoras: Esta comisses foram criadas junto com a classificao dos municpios, com a finalidade de fiscalizar as administraes (gesto) entre o governo federal, Estadual e municipal,juntamente com os conselhos ( com a participao da populao), foram elas: Comisso intergestora tripartite: fiscalizadores do nvel federal, estadual e municipal Comisso intergestora bipartite: fiscalizadores do nvel estadual e municipal Comisso intergestora regional: fiscalizadores do nvel municipal Estas comisses entre os gestores, planeja e envia propostas para os conselhos de sade, onde avaliam e aprovam ou reprovam, retornando para as comisses finalizarem o processo.

Norma operacional bsica de 1996 NOB 96 Esta norma traz uma nova classificao dos municpios para o repasse de verbas e define a funo dos gestores, neste ano todos os municpios j possuem autonomia de administrao
8

da ateno bsica, e tambm uma atualizao dos planos de sade (projetos de sade) e muda para programao pactuada e integrada. Classificao dos municpios: 1. Gesto plena da Ateno bsica: O municpio responsvel pelo atendimento dos postos de sade e quando o cidado precisa de um atendimento mais especializado o Estado que se responsabiliza pelo o atendimento. O dinheiro para este atendimento vem do governo federal direto para o municpio. 2. Gesto plena do sistema municipal: O municpio responsvel pelo atendimento dos postos de sade, hospitais, e recebe o dinheiro, uma grande parte do governo federal e uma pequena parte passa pelo governo estadual.

Programao pactuada e integrada PPI uma programao de aes e servios elaborados pelo municpio, onde se estabelece metas e prazos para melhoria da sade do municpio, assim o repasse do dinheiro para o municpio pode ocorrer de duas maneiras: 1- Fixa: uma verba j estabelecida pelo governo federal e Estadual 2- Varivel: uma verba extra que o governo federal oferece aos municipios que colocam em prticas alguns programas, como por exemplo o PSF.

Cptulo III: Norms opercionis d Assistenci Sude

Objetivo: Fortalecer o processo de regionalizao entre os municpios atravs do nvel

secundrio e tercirio.

NOAS 2001
1-Estabeleceu diretrizes para o processo de regionalizao, onde atualizou o critrio de

habilitao dos municpios que passaram de GESTO PLENA DA ATENO BASICA, para GESTO PLENA DA ATENO BASICA AMPLIADA. Nessa nova gesto foi ampliada a autonomia em relao assistncia de sade, pois fortaleceu a regionalizao, buscando consrcios em sua regio. Esses consrcios que citado, significa que quando um municpio no tem estrutura para construir seu prprio hospital, ele deve se integrar aos municpios vizinhos e pagar pelos procedimentos ser realizado em sua populao. 2-Define responsabilidade para todos os municpios no controle de: -tuberculose -eliminao de hansenase -hipertenso -diabete melitus -ao em sade bucal -ao em sade da criana -ao em sade da mulher
10

O programa de sade oferecido para a populao tem que ser padronizado em todas as regies, pois em qualquer regio sempre vai ter este perfil epidemiolgico. Essa padronizao de assistncia sade, foi implantada pelo Ministrio da Sade.

NOAS 2002
O programa implantado nessa gesto, busca reforar e ampliar os programas que foram implantados na NOAS 2001, onde foi elaborado pelo Distrito Federal e Secretarias Estaduais o Plano Diretor Regional (PDR). No PDR, as regies foram definidas como: Regio e/ou Microrregies de Sade: Territrio base de planejamento da ateno sade, considerando as caractersticas demogrficas, socioeconmicas, geogrficas, sanitrias, epidemiolgicas, ofertas de servios, relaes entre municpios Mdulo Assistencial: Territrio com resolutividade correspondente ao primeiro nvel( mnimo da mdia complexidade), constitudo por um ou mais municpios. Ex: atividades laboratoriais de apoio diagnstico e teraputico e de internao hospitalar. Municpio Sede do Mdulo Assistencial: So municpios que tem a capacidade de prestar assistncia e ofertar a totalidade dos servios com suficincia. Sua suficincia para sua populao e para as populaes de outros municpios ele integrado. O Municpios Sedes, devero dispor de leitos hospitalares no mnimo para o atendimento bsico em: - Clinica mdica - Clinica peditrica - Obstetrcia (parto normal) Municpio Plo: So municpios referencia para qualquer outro municpio. Ex: Rio de Janeiro. -PDR: dever asseguras acesso mais prximo possvel da residncia do usurio, pressupondo um conjunto de prticas que garantam: - Assistncia pr-natal, parto e purpure; - Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; - Cobertura universal do esquema preconizado pelo PNI para todas as idades; - Aes de promoo da sade e preveno de doenas; - Tratamento das intercorrencias mais comum na infncia; - Atendimento de afeces agudas de maior inscidncia; - Acompanhamento de pessoas com doenas crnicas de alta prevalncia; -Tratamento clinica e cirrgico de casos de pequenas urgncias ambulatoriais; - Tratamento de distrbio mental e psicossocial mais freqente; - Controle das doenas bucais mais comuns; - Suprimentos/dispensao dos medicamento da Farmcia Bsica
11

Cpitulo IV PACTO PELA SAUDE

O pacto pela sade um acordo firmado no governo Lula entre as secretarias de sade municipais, estaduais e o Ministrio de Sade, feito para garantir que haja organizao e avanos no SUS. Pois ainda existem muitos problemas que tem impedido a melhora da sade brasileira. Embora seja chamado de Pacto pela Sade, so na verdade trs pactos: O Pacto pela Vida, o Pacto em defesa do SUS e o Pacto de Gesto. Vamos entender melhor o que cada pacto: O Pacto pela Vida O Pacto pela Vida recebe esse nome somente melhorando a qualidade de vida da populao que se melhora o SUS. Este pacto firma um compromisso entre os gestores do SUS ( os Ministros e Secretrios de sade) tendo como foco enfrentar e resolver situaes que afetam a populao mais fragilizada. Por isso o Pacto pela Vida tem como prioridades: Sade do Idoso (a): Voc sabia que a gente vive mais hoje em dia do que h vinte anos atrs? Pois no Brasil h muitas pessoas idosas e para um envelhecimento saudvel precisam ser bem cuidadas, isso no depende somente dos servios de
12

sade, mas ele tem um papel importante por que alm de viver mais importante viver melhor. Reduo de mortes por cncer do colo do tero e da mama: Milhares de mulheres morrem por cncer e outras doenas que podem ser prevenidas. Por isso a sade da mulher um dos compromissos do SUS. Reduo da mortalidade infantil e materna: Para muitas mulheres o momento da maternidade que deveria ser especial tem sido complicado e sofrido, e por outro lado a infncia tem sido marcada por violncia e abandono pra muitas crianas. Promoo da sade: o governo investe em boas condies de vida para a populao. Ateno bsica sade: Outro compromisso investir na estratgia Sade da famlia (PSF).

O Pacto em Defesa do SUS A sade um direito de todos e o SUS existe para garantir isso, mas para que isso acontea necessrio que exista um pacto para rua defesa que refora o compromisso do governo em fazer do SUS uma politica e mais que isso, defenda seus princpios. Para que isso acontea toda populao deve se envolver. O pacto define a responsabilidade dos gestores com o compromisso de resolver as necessidades da populao. Assim foi criada e publicada a carta dos Direitos dos usurios da sade que afirma que: Todos tem direito a acesso organizado a sade; Todo cidado tem direito a receber tratamento; Todo cidado tem direito ao bom atendimento, e sem discriminao. Todo cidado tambm tem responsabilidades para que seu tratamento seja adequado.

O Pacto de Gesto do SUS Para entender o Pacto de Gesto vamos entender gesto como as responsabilidades e atividades para dirigir um sistema da sade. Por isso o pacto tem esse nome por que estabelece as responsabilidades de cada envolvido, as secretarias municipais, estaduais, o Distrito Federal e o Ministrio de Sade, com o objetivo de fortalecer o SUS.

13

As diretrizes desse pacto so descentralizao e regionalizao que como voc j viu anteriormente aumentam a autonomia dos municpios e tambm servem para melhor organizao do financiamento do governo aos servios de sade financiados, so eles: Ateno Bsica em Sade. (PSF, UBS etc.) Ateno mdia e alta complexidade.(Hospitais) Vigilncia em sade Assistncia farmacutica Gesto do SUS( para construo e compra de equipamentos) E tudo isso necessrio para que haja realmente a integralidade da ateno a sade, garantido ao cidado todos os cuidados seja em postos de sade ou em hospitais.

14

A MAIOR RIQUEZA A SADE


(Ralph Waldo Emerson)

Referncias

Bertone, Arnaldo Agenor: As idias e as prticas: a construo do sus. 2002. Disponvel em: <http//bvs.saude.gov.br/bvs/publicaes/monografia_revisadaArnaldo.pdf.> COHN, A; P E. Sade no Brasil: polticas e organizaes dos servios. 4 ed. Santo Andr: Cortez,2001. SPNOLA, R.M. SUS Princpios Doutrinrios e Organizacionais. C. D. Especialista em Sade Pblica. Disponvel em: < http://www.slideshare.net/rogeriospinola/aula-sus-princpios-doutrinrios-eorganizacionais>.

Grupo

Aline da silva Corra RA: 3730711867 Daniela Moura Ramos RA: 3775759214 Luciana Cursino dos Santos RA: 3715672915 Priscila Camareiro Maia RA: 4252046928 Vanessa Ramos Calixto RA: 4200074066

15

16

You might also like