You are on page 1of 37

Ao Educativa

Exposio Sculos Indgenas no Brasil


2 etapa

Frum de Atualizao sobre

Culturas Indgenas

Mdulo I
29 e 30 de setembro e 1 de outubro de 2009

Mdulo II
2, 3 e 4 de maro de 2010

Sumrio Sumrio
Ao Educativa
Exposio Sculos Indgenas no Brasil

Frank Coe

Coordenador Geral

5 6 8

Apresentao
Luzia de Maria

Luciano Laner
Coordenador da Ao Educativa

O Memorial dos Povos Indgenas, cultura e saber de uma ctedra indgena


Marcos Terena

Roger Kichalowsky
Co-coordenador da Ao Educativa

Joe Maral G. Santos dison Httner Diana Kolker


Assistente

Co-coordenador da Ao Educativa Co-coordenador da Ao Educativa

10 14 16 20 22 24 35

O Brasil contemporneo e a diversidade das sociedades indgenas


Andr R. F. Ramos

Quatro dias com uma famlia indgena


Luzia de Maria

Terras Indgenas

Manuela Carneiro Cunha

Karina Finger
Assistente

Tayn Alencar
Assistente

O que pensam os brasileiros sobre os ndios brasileiros


Gersem Baniwa

Lvia Zimmermann
Assistente

Rgis de Morais
Assistente

Povos indgenas e direitos de propriedade intelectual no Brasil


Lcia Fernanda Jfej Kaingang

Andr R. F. Ramos
Consultor

O saber das avs


Daniel Munduruku

Luzia de Maria
Consultora

Alexandre de Freitas Bettina Maciel

Coordenador da Identidade Visual Coordenao da Identidade Visual

Livros didticos e fontes de informaes sobre as sociedades indgenas no Brasil


Lus Donisete Benzi Grupioni

Povos Indgenas no Brasil

Mapeamento das etnias indgenas

Brasil, 24 de maro de 2008: uma lei sancionada pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva incluiu no currculo das escolas pblicas e particulares de nvel fundamental e mdio, o ensino obrigatrio de histria e cultura indgena brasileira. A implementao da lei deve comear a vigorar at o ano de 2010.

Por iniciativa indgena, especialmente de lvaro Tukano, e coordenao geral de Frank Coe, a Fundao Darcy Ribeiro FUNDAR promove, em 2010, com patrocnio e apoio de vrias outras instituies, a Exposio Sculos Indgenas no Brasil com realizao no Memorial dos Povos Indgenas, em Braslia.

Ns, brasileiros brancos que aqui chegamos; ns, brasileiros brancos entre aspas que estamos no centro das discusses polticas do pas; ns, brasileiros que estamos na liderana nas salas de aulas; ns, pequenos e jovens brasileiros que estamos chegando s escolas, todos sabemos pouco acerca das matrizes tnicas que formaram a populao brasileira, que nos formaram.

O mundo cada vez mais se d conta de que multirracial. Vale aqui a incisiva reflexo de Gersem dos Santos Luciano Baniwa: Como se pode ser civilizado se no se aceita conviver com outras civilizaes? Como se pode ser culto e sbio se no se conhece e o que bem pior no se aceita conhecer outras culturas e sabedorias? Com suas palavras, podemos continuar: As contradies e os preconceitos tem na ignorncia e no desconhecimento sobre o mundo indgena suas principais causas e origens e precisam ser rapidamente superados. Um mundo que se autodefine como moderno e civilizado no pode aceitar conviver com essa ausncia de democracia racial, cultural e poltica.

Assim, como parte das aes da Exposio Sculos Indgenas no Brasil, foi prevista a ao educativa, com a visitao de milhares de estudantes do Distrito Federal, devidamente orientados por suas escolas. Para oferecer subsdios a essa preparao dos estudantes, organizamos essa seleo de textos, destinada aos diretores, coordenadores e professores dessas escolas. So pequenos textos ou mesmo fragmentos extrados de estudos mais longos, cuja leitura integral indicamos, de autoria de antroplogos, indigenistas, lideranas indgenas e escritores. Textos informativos, verdadeiros, instigantes que podem contribuir para um olhar de saudvel curiosidade, que seja capaz de enxergar no Outro de diferente bero cultural um Mesmo sob a perspectiva Humana, um IGUAL sob a chancela da Vida. Braslia, 28 de maro de 2009.

Luzia de Maria
Fundao Darcy Ribeiro

O Memorial dos Povos Indgenas, cultura e saber de uma ctedra indgena


Marcos Terena
A voz indgena, calada por um silncio imposto em nome de uma nova civilizao, no morreu, mesmo com sua substituio pelo especialista em indgena. A voz indgena sempre caminhou como a voz da Terra, atravs do vento, dos campos, montes e rios como uma lenda que no se apaga.

Um sistema de vida traduzido e compreendido com conscincia e corao, passada de uma a outra gerao, tendo como base a mulher indgena, e que gerou uma civilizao integral de lnguas diversas, culturas prprias e espiritualidade. Porm, excluda da sociedade global. Uma civilizao com parmetros coletivos. Uma civilizao de equilbrio social diferente daquela que gera ricos e pobres. Um sistema de proteo ambiental sem ser ecologista. Uma verdade jamais compreendida pela modernidade, pois no se traduzia em palavras, mas aes. Um dos smbolos da sabedoria ocidental a educao escolar. Ela comea com os ensinamentos alfabticos de ler e escrever, e termina com a diplomao universitria, onde poucos conseguem adentrar e se formar.

Os Povos Indgenas aparentemente selvagens, tambm possuem formas prprias de educao autnoma. Trata-se de um sistema construdo com um alto grau de avaliao educativa, conhecida como conhecimento tradicional que nasce oralmente com pequenas palavras, prticas individuais, mas qualidade coletiva. Uma avaliao com costumes ancestrais.

O Memorial dos Povos Indgenas, um espao nico da cultura indgena em Braslia, vai de encontro a esses valores com o compromisso de semear um novo comportamento de intercmbio e cooperao. H um mundo moderno que se circunscreve em Braslia e o espao inspirado na arquitetura Yanomami que Niemeyer consegue expressar na modernidade da cidade. no convvio dessa aparente contradio que nasce o esprito coletivo e intercultural no somente indgena, mas no relacionamento com todos aqueles que vivem e usufruem do cerrado candango. Os Povos Indgenas finalmente obtm um passaporte cultural de suas tradies como Ctedra Indgena perante a cultura ocidental. Ao mesmo, tempo por uma inquietude constante de viver, segue na busca de novos parmetros como o sistema educacional inspirado por uma nova determinante de valores ancestrais e de futuro. o direito indgena do acesso aos novos conhecimentos que, baseado na possibilidade bilnge e bicultural, convida sem qualquer cerimnia, mestres ocidentais a somarem juntos para o espetculo do conhecimento entre uma e outra civilizao.

Uma Ctedra Indgena de 180 lnguas vivas. De 230 Povos em 14% do Territrio Nacional. So pedaos de um Brasil que no admite omisso. O educador consciente e o Memorial dos Povos Indgenas aliam-se na busca de uma alquimia educacional e intelectual, cientfica e poltica capaz de gerar uma nova relao pedaggica e de direitos humanos. A oralidade indgena se manifesta e se traduz na literatura e nos escritos e vice-versa. Um desenho escondido pelo colonizador e que renasce para confrontar tradio e modernidade como mensagem a um mundo globalizante contraditrio e desumano.

A partir desse debate e dessa iniciativa, Universidades e Academias tornam-se arenas apropriadas para esse contedo educacional e pedaggico dos novos tempos. A Histria Indgena nos currculos escolares e seus desenhos multitnicos, uma plataforma de desafios para o reconhecimento no corao de todos aqueles que para c vieram formar essa grande Nao. Se os Povos Indgenas sempre fizeram parte do passado deste, agora so partes do futuro, mas de um futuro melhor e de soberania a um Pas megadiverso e intercultural.

Marcos Terena indgena do Povo Terena do Mato Grosso do Sul. Escritor Indgena, Comunicador e
Piloto de Avies, Diretor do Memorial dos Povos Indgenas e membro da Ctedra Indgena Itinerante

O Brasil contemporneo e a diversidade das sociedades indgenas


Andr R. F. Ramos
Ainda predomina entre os brasileiros a imagem do ndio genrico como h 500 anos atrs, quando colonos e missionrios aqui aportaram. Quem de ns uma nica vez na vida no encontrou algum que ao se referir aos povos indgenas utilizasse expresses assim: mas a lngua deles muito enrolada. Aquele lugar, a oca, onde os ndios moram mesmo grande? Dorme todo mundo junto? Expresses herdadas do passado colonial onde predominava uma viso preconceituosa e generalista, que se encontrava associada s estratgias de domnio dos colonizadores sobre as sociedades indgenas, e que passaram a ser reproduzidas nos sculos seguintes, inclusive pelos livros didticos de nosso sistema de ensino. Como se todos as sociedades fossem pertencentes ao universo cultural e lingustico tupi, e como se as formas de organizao social e a viso de mundo dos diferentes povos indgenas fossem iguais ou se dilussem num caldeiro de elementos amorfos e sem distines.

Essas generalizaes nos fazem lembrar uma palavra muito em moda, a to falada globalizao. No entanto, o fenmeno da globalizao em que fomos mergulhados desde a ltima dcada do sculo XX, tem tambm situaes contraditrias. Paralela interdependncia das economias e reproduo dos valores e padres culturais dos mais ricos pases do mundo, nos traz tambm, cada vez mais presente, a visibilidade de diferentes etnias e culturas em todo o mundo. Fenmeno que abriga movimentos primeira vista antagnicos. Em contraponto ao domnio e massificao da cultura ocidental, surgiram movimentos de valorizao de culturas e processos de desenvolvimento locais, bem como reivindicaes de reconhecimento do direito ao exerccio de ser diferente, de pertencimento a uma etnia e uma cultura diferente da majoritria.

O Brasil um pas frtil para esse exerccio, que no se limita apenas composio genrica tradicional das trs raas: branco, ndio e negro abordagem que restringe uma compreenso mais completa da diversidade tnica e cultural do nosso pas, e da complexidade das relaes existentes entre as diferentes etnias. O exerccio da diversidade, representada pela realidade pluritnica do Brasil, tambm abriga esse fenmeno de uma aparente hegemonia de uma cultura urbana ocidental. Paralelamente, ocorrem os processos de luta pelo direito de ser reconhecido, de ser ouvido, de ser respeitado, desenvolvido pelas sociedades indgenas e pelos negros nas ltimas duas dcadas, que de certa forma garantiram a esses grupos tnicos uma maior visibilidade. Nos limites do atual territrio brasileiro que, segundo alguns estudiosos, abrigava em 1500, cerca de 1.000 etnias diferentes e uma populao de 5 milhes de indgenas, mesmo com a extino de muitas sociedades e a enorme depopulao ocasionada pelas epidemias, pela escravizao e pelos massacres contnuos, hoje ainda h uma rica diversidade representada por 220 sociedades indgenas, e 180 lnguas diferentes.

Para falar da diversidade das sociedades indgenas no pas, necessrio recorrer aos sistemas classificatrios utilizados pelos estudiosos, que auxiliam no entendimento da complexidade deste universo. Na dcada de 50, Eduardo Galvo, num ensaio intitulado reas Culturais Indgenas do Brasil1, apresentou uma proposta de classificao das sociedades indgenas atravs do recurso de dividir o pas por grandes reas culturais, utilizando critrios geogrficos e de aspectos relativos organizao social e s culturas que apresentam alguns elementos comuns a determinadas etnias. Ainda nos dias de hoje, o critrio de classificao lingustica o mais comumente usado para o conhecimento inicial da diversidade das etnias, no entanto, ele por si s no suficiente frente s distines scio-culturais das sociedades. Primeiro, porque a disciplina lingustica tem como principio a origem gentica das lnguas para definir a classificao em troncos e famlias lingusticas. Como os conhecidos troncos lingusticos Tupi e Macro J, e a famlia lingustica Tupi-guarani. Segundo, falar de diversidade implica em considerar diferentes aspectos da constituio e do universo em que vivem as sociedades, no ignorando inclusive o mundo contemporneo das relaes intertnicas com outros indgenas e com os no-ndios. Fatores relativos histria, organizao social, religio e viso de mundo tornam cada sociedade nica. Alguns autores ao se referirem diversidade indgena do Brasil atual, preferem utilizar a expresso sociodiversidade, buscando desta forma tornar mais clara a abordagem. A realidade demonstra o quanto so complexas as situaes e culturas destas sociedades. O Brasil tem desde etnias que apresentam contigente populacional numeroso - a exemplo dos Tikuna, situados na regio do alto rio Solimes, com mais de 30.000 pessoas - a microssociedades, que correm o risco de desaparecerem - a exemplo dos Av Canoeiro, situados em Gois, que conta com apenas seis pessoas.

Um fenmeno social novo, que nasceu a partir da dcada de 80, e que demonstra o intenso dinamismo da etnicidade no pas, foi o surgimento das etnias emergentes, especialmente na regio Nordeste. Comunidades que sofreram processos de perdas culturais intensos, perda da lngua materna e disperso populacional, passaram a reivindicar o reconhecimento tnico como indgena, a partir de elementos de manuteno de identidade que ainda permanecem. o processo chamado tambm de etnognese que pode ser encontrado entre os Pitaguari e Jenipapo Kanind situados no Cear , ou mesmo mais recentemente, entre comunidades ribeirinhas do baixo Rio Tapajs, no estado do Par.
1. GALVO, Eduardo. reas culturais indgenas do Brasil, Bol. do Mus. P. E. Goeldi, Belm, 1960

Andr R. F. Ramos historiador, indigenista e funcionrio da FUNAI

Quatro dias com uma famlia indgena


Luzia de Maria
O conhecimento sempre me fascinou. O desejo de investigar o mundo e a natureza humana me aproximou da literatura e me fez apaixonar-me por ela e pelas viagens. Com um perfil assim, de se supor que uma proposta para me hospedar na residncia de um casal de indgenas, ainda que inusitada e surpreendente, seria para mim tentadora e instigante. Quanto ao casal, eu nem sequer conhecia o homem, que pertence etnia Tukano, e com a mulher, da etnia Kaingang, eu tivera apenas um breve contato anterior. Com os povos indgenas, de maneira geral, minha intimidade se restringe leitura dos textos de Darcy Ribeiro e s histrias que dele ouvi, durante o tempo em que o assessorei na Secretaria Extraordinria, RJ.

Tratava-se de uma viagem a Braslia para reunies da equipe. Frank Coe, o organizador da Exposio Sculos Indgenas no Brasil, que me fez a proposta da hospedagem, logo me informou que na residncia eu encontraria tambm os 5 filhos de lvaro, crianas e adolescentes. Este foi o argumento definitivo para me convencer, se o inesperado da proposta me tivesse deixado alguma dvida. Nem mesmo pedi tempo para decidir: com crianas e jovens, independente da etnia ou nacionalidade, da raa ou da cor, acredito sempre que no ser difcil conquistar dilogo.

Como professora, por mais de 30 anos em contato com estudantes crianas, adolescentes e jovens afinei minha linguagem para estar prxima. Como escritora, continuo falando a eles e educando meu olhar e meus ouvidos minhas antenas para capt-los e, principalmente, para construir pontes, estabelecer entendimento. Claro que no me esqueci de rechear a bagagem com meus livros, especialmente os de literatura infantil e juvenil, para oferecer a eles. Tenho sempre na memria a afirmao de rsula K. Le Guin, J tivemos grandes sociedades que nunca usaram a roda, mas nunca existiu uma sociedade que no contasse histrias. E tambm concordo com ela, que as histrias de Runplestiltskin a Guerra e Paz so uma das ferramentas bsicas criadas pela mente humana para facilitar o entendimento. Tive a certeza disso, quando a porta se abriu e fui recebida pelo sorriso simptico e afetuoso de Shirlene tambm chamada pelos seus Yepario, a terceira mulher sbia do povo Tukano. De toda a famlia no tenho dvidas era a que melhor me conhecia, mesmo sem nunca ter me visto. que por uma grata coincidncia, no Colgio Dom Bosco, em Braslia, onde ela cursou no ltimo ano a 6 srie, tinha sido adotado como leitura suplementar um livro meu. E nosso dilogo comeou com sua pergunta sobre a existncia do Minha caixa de sonhar II, j que a sua turma tinha lido o volume I e a professora no soubera responder. Foi muito fcil o dilogo com Shirlene: fiquei sabendo da leitura antes de ir e, esperta, levei para ela justamente o livro que ela desejava. Quatro dias depois, ela j estava

10

quase terminando a leitura de suas cento e poucas pginas. Foi muito fcil e agradvel dormir numa cama ao lado da de Shirlene e, noite, ouvir fragmentos de histrias passadas na aldeia, em So Gabriel da Cachoeira, acima do Rio Negro, prximo fronteira com a Venezuela.

E tambm contar histrias das viagens e dos cartes postais que fazem meu livro, responder a suas curiosidades de leitor. E ouvir at mesmo suas confidncias sobre o relacionamento com os colegas, numa escola particular de classe mdia alta. Em sua opinio, a grande maioria no a discrimina, mas sua maior amiga mesmo a Dayanne, que tambm descendente de povos indgenas. E admirar sua certeza construda com a ajuda da professora de Portugus de que no ter celulares de ltimo modelo, que algumas colegas fazem questo de exibir de forma agressivamente ostensiva, de modo premeditado para marcar superioridade e despertar inveja, no o importante. No se deixar levar por aquele canto de sereia, teria aconselhado a professora amiga. Importante mesmo, essencial, bem aproveitar as aulas daquela boa escola para construir bagagem e conquistar um futuro melhor. Esse episdio mostra o drama dos jovens indgenas, dos jovens das classes populares, num mundo ferozmente marcado pelo consumo, em que o tempo decorrido entre ser ltimo modelo e ser lixo cada vez menor. Um tempo em que ter e ser se esbarram e se confundem e as identidades vo se construindo sobre a posse da matria descartvel. Conviver, viver com, bem viver com aqueles que se crem o mximo porque possuem o objeto que em breve ser lixo.

Surpreendente mesmo, no exguo tempo de quatro dias, foi testemunhar, naqueles adolescentes, a slida conscincia da prpria origem, a conscincia do caminho a percorrer e dos esforos que precisam ser empenhados para a conquista plena de um mundo melhor. Um mundo melhor para eles prprios e para o seu povo, como afirmam com segurana. A primeira surpresa foi assistir ao brilhante lvaro Csar, cujo nome de cerimnia Yep suri, um lindo garoto de apenas oito anos, fazer com riqueza de palavras a narrao da histria contada no livro que em poucos minutos ele havia devorado. Confesso que em nenhuma das escolas e so muitas em que estive ouvindo crianas que leram esse mesmo livro, presenciei uma compreenso to clara, e to bem expressa, do que escrevi. lvaro e a escola em que ele estuda, o Colgio Dom Bosco, esto de parabns! E penso que ele deve estar muito bem na srie que cursa, pois mesmo tendo nascido na aldeia l no norte, mesmo tendo convivido com a lngua tukano nos cinco primeiros anos de vida e sendo

11

o portugus sua segunda lngua, ele se expressa com timo domnio do idioma e compreende muito bem o que l. Surpreendi-me tambm com a educao daquelas crianas, sempre s voltas com papis e canetas e os jogos no computador. Nenhum atrito entre eles, nenhuma confuso, nenhum incmodo: eles se respeitam. Mesmo com a liberdade dos grandes espaos da aldeia, foram criados com limites. Uma casa silenciosa, mesmo sendo cheia de vida palpitante.

Joana da Luz nome que tanto me agradou tem apenas seis anos de doura e encantamento. Uma graa de criana! Minha companheira constante. Seu nome de cerimnia Yupako e significa a quarta mulher sbia na tradio dos Tukano. No primeiro dia, ao chegar, tarde, eu trouxe mas para todos. No outro dia trouxe bananas. No terceiro dia, pela manh, Joana da Luz me disse timidamente: Se voc for comprar frutas, voc poderia comprar moranguinhos? A voz quase sumindo nesse diminutivo delicado do final da pergunta. nico pedido daquela criana. Dos outros, nenhum. Humanamente impossvel voltar quela casa sem moranguinhos. Felizmente os encontrei.

Luvan, que Irmiri o que tem os dons dos cnticos de todas as aves 16 anos, um brilho de rebeldia e vivacidade no olhar. Entre os irmos, foi o nico que at agora teve que usar a fora para defender sua dignidade e exigir respeito. Resistir, que tambm preciso. Estuda em uma escola pblica, onde por certo est mais presente a diversidade, mas apesar disso no teve uma aceitao pacfica e tranqila por parte dos colegas. Acabou me contando que, ao chegar escola, em Braslia, um grupo insistia em cantar para ele a marchinha de carnaval ndio quer apito... No sei que conotaes ou gestos pejorativos o grupo usava para acompanhar a cantoria, porque Luvan nem mesmo cantou o verso seguinte. Mas a marchinha de carnaval, de Haroldo Lobo e Milton de Oliveira, de 1960, fez muito sucesso nas rdios e o verso seguinte imediatamente surgiu em minha memria da infncia: ... se no der pau vai comer. No, nenhum dos irmos me pareceu agressivo. Mas quando o desrespeito grande, da natureza humana reagir. Luvan foi criado na aldeia, subindo em rvores, tirando aa nos ps, nadando no rio, acompanhando os adultos caa... Luvan forte. E reagiu usando a arma possvel naquela situao: partiu para cima dos moleques. Conseqncia: o responsvel foi chamado escola. Mas o mais surpreendente mesmo foi a resposta de todos eles pergunta que os fiz, separadamente: Onde a vida melhor, l na aldeia ou aqui na cidade grande? At mesmo Joana da Luz, a pequena, no titubeou em responder: L na aldeia! E eu insistia: E as comidas, voc prefere as de l ou as daqui? Nenhum deu resposta diferente: As de l! Ainda que eu enumerasse comidas que a garotada das metrpoles aprecia, todos diziam do sabor das frutas de l, entre as quais o delicioso aa. Todos se lembravam dos peixes. Comidas saudveis. E quando eu os provocava, instigando-os sobre o dia a dia da aldeia e os da cidade, todos faziam referncia s brincadeiras, aos banhos de rio, companhia de primos e irmos, aos trabalhos feitos em companhia dos mais velhos,

12

reconhecendo naquela uma vida muito melhor, mais livre, como diria Darcy, gostosamente bem vivida.

E quem melhor sintetizou tudo isso foi o mais velho dos irmos: Seeribhi. Homem sbio, na lngua tukano. Seeribhi Lula, este o seu nome. Esse jovem, que cursa em 2009 o 3 ano do ensino mdio, tem a clara certeza de estar se preparando para fazer um curso universitrio, provavelmente Agronomia, para poder ajudar o meu povo. Palavras dele. Homem sbio! E me contou histrias... histrias de l e histrias de c... Do quanto estranhou chegar cidade grande e no ter o espao aberto da aldeia, em plena liberdade. Do quanto estranhou o exguo espao de um apartamento de quarto e sala, em que a famlia morava na ocasio. Do quanto estranhou o desrespeito dos estudantes com os professores na sala de aula: na aldeia a palavra do professor tem o mesmo peso que a palavra do pai. E a palavra do pai sagrada para o filho. Os mais velhos primeiro, depois os mais novos... ressoava a voz do tio na memria que ele trazia do norte. Na escola da aldeia, o professor era a autoridade mxima. Se ele falava, todos ouviam. Do quanto estranhou ver alguns estudantes a brincar enquanto o professor explica; a tomar Vodka, na sala de aula, em latinhas prateadas de coca-cola, achando-se o mximo por estar ludibriando os professores; alguns outros a usar drogas nas imediaes da escola, ludibriando tambm os responsveis. E deveras surpreendente foi ouvir de Seeribhi, homem sbio, a frase que ele usou para resumir toda a estranheza que a cidade grande lhe provocou, nos primeiros tempos. Ele tinha trocado a companhia de 30 primos, os garotos e mais as 33 meninas, os banhos do rio, os ps de aa, as pescarias e as caadas por uma vida fechada num pequeno apartamento. Porque os perigos da cidade so muitos e, aos seus olhos, bem mais perigosos e traioeiros que os da selva: Mesmo que me convidassem, acho que com alguns eu no sairia. Sabe aquela coisa de voc estar no lugar errado, na hora errada? ele me disse. uma vida muito estranha! E resumiu: Quando eu cheguei aqui, achei tudo to diferente, que parecia que eu estava na Pr-Histria.

Luzia de Maria escritora, autora de vrios livros entre os quais Leitura & Colheita Livros, leitura e
formao de leitores. Foi Assessora Especial de Darcy Ribeiro na SEEPE RJ entre 1991 e 1994 e Conselheira Vitalcia da Fundao Darcy Ribeiro FUNDAR

13

Terras indgenas
Manuela Carneiro Cunha
O grande contingente populacional indgena localiza-se, no por acaso, na Amaznia. No por acaso, dizem tambm os que defendem teorias conspiratrias, como se os ndios fossem a ponta de lana de interesses escusos internacionais. Chegou-se a dizer que se traziam ndios para onde houvesse riquezas minerais. Os ndios so mais numerosos na Amaznia pela simples razo de que grande parte da Amaznia ficou margem, nos sculos passados, dos surtos econmicos. O que se prova at pelas excees: onde houve borracha, por exemplo no Acre, as populaes e as terras indgenas foram duramente atingidas e a maior parte dos sobreviventes dos grupos pano do Brasil hoje esto em territrio peruano. Quanto aos Yanomami, habitam terras altas que at recentemente no interessavam a ningum. As populaes indgenas encontram-se hoje onde a predao e a espoliao permitiu que ficassem.

Os grupos da vrzea amaznica foram dizimados a partir do sculo XVII pelas tropas que saam em busca de escravos. Incentivou-se a guerra entre grupos indgenas para obt-los e procedeu-se a macios descimentos de ndios destinados a alimentar Belm em mo de obra. No sculo XVIII, como escrevia em 1757 o jesuta Joo Daniel, encontrava-se nas misses do baixo Amazonas ndios de trinta a quarenta naes diversas. Alguns grupos apenas foram mantidos nos seus lugares de origem para que atestassem e defendessem os limites da colonizao portuguesa: foram eles os responsveis pelas fronteiras atuais da Amaznia em suas regies. E o caso dos Macuxi e Wapixana, na Roraima atual, chamados no sculo XVIII de muralhas do serto. O Baro de Rio Branco e Joaquim Nabuco fundamentaram na presena destes povos e nas suas relaes com os portugueses a reivindicao brasileira na disputa de limites com a ento Guiana inglesa, no incio deste sculo. E h quem venha agora dizer que os Macuxi se instalaram apenas recentemente na rea RaposaSerra do Sol! Do ponto de vista da justia histrica, chocante que hoje se conteste a convenincia de grupos indgenas povoarem as fronteiras amaznicas que eles ajudaram a consolidar.

14

Outra objeo que frequentemente se levanta, paradoxal em um pas ocupado por latifndios numa proporo que beira os 50% (48,5%), o tamanho das terras indgenas na Amaznia. J vimos as razes pelas quais elas se concentram na Amaznia, longe das reas de colonizao antiga. Mas grandes reas na Amaznia no so o privilgio de alguns grupos indgenas: a Manasa Madeireira Nacional tinha, em levantamento do Incra de 1986, nada menos do que 4 milhes e 140 mil hectares no Amazonas: rea maior que a Blgica, a Holanda ou as duas Alemanhas reunidas. Em outras regies do Brasil, a mesma Manasa tinha mais meio milho de hectares. A Jari Florestal Agropecuria Ltda. tem quase trs

milhes de hectares no Par. E assim vai. E neste caso, contrariamente s terras indgenas que pertencem Unio, trata-se de terras particulares.

Em matria de territrios indgenas, o Brasil est longe da liderana. No Canad, (segundo a Folha de So Paulo, 5.9.93, p.3-4), criou-se em dezembro de 1991 um territrio semi-autnomo esquim (ou Inuit) de cerca de 2 milhes de km2, (cerca de 20% do territrio total do Canad, e em rea contnua), equivalente aos estados do Amazonas, Amap, Acre e Roraima juntos, com 17.500 habitantes. Em 1/6 do territrio, os Inuit tm controle absoluto das riquezas naturais e autogoverno. Nos outros 5/6, recebem 5% sobre a explorao de riquezas naturais. Trata-se de territrio contnuo que sozinho totaliza mais do dobro de todas as reas indgenas do Brasil. No Brasil, com efeito, contam-se atualmente 519 reas indgenas esparsas que juntas totalizam 10,52% do territrio nacional, com 895.577,85 km2. Apesar da Constituio (no art.67 das Disposies transitrias) prever a data de 5 de outubro de 1993 para a concluso das demarcaes dessas reas, atualmente cerca de metade (256) esto demarcadas fisicamente e homologadas (Cedi, 1993). As outras 263 reas esto em diferentes estgios de reconhecimento, desde as 106 totalmente sem providncias at as 27 que esto demarcadas fisicamente mas ainda no homologadas. Acrescente-se o dado muito relevante de que cerca de 85 % das reas indgenas sofrem algum tipo de invaso.

CUNHA, Manuela Carneiro. Conferncia realizada no Instituto de Estudos Avanados da USP, em


28 de setembro de 1993 (Fragmento). In A temtica indgena na escola. Org. de Aracy Lopes da Silva e Luis Doniseti Benzi Grupioni. MEC, GLOBAL, MARI, UNESCO, 2004.

15

O que pensam os brasileiros sobre os ndios brasileiros


Gersem Baniwa
Historicamente, os ndios tm sido objeto de mltiplas imagens e conceituaes por parte dos no-ndios e, em conseqncia, dos prprios ndios, marcadas profundamente por preconceitos e ignorncia. Desde a chegada dos portugueses e outros europeus que por aqui se instalaram, os habitantes nativos foram alvo de diferentes percepes e julgamentos quanto s caractersticas, aos comportamentos, s capacidades e natureza biolgica e espiritual que lhes so prprias. Alguns religiosos europeus, por exemplo, duvidavam que os ndios tivessem alma. Outros no acreditavam que os nativos pertencessem natureza humana pois, segundo eles, os indgenas mais pareciam animais selvagens. Estas so algumas maneiras diferentes de como os brancos concebem a totalidade dos povos indgenas, a partir da viso etnocntrica predominante no mundo ocidental europeu.

Dessa viso limitada e discriminatria, que pautou a relao entre ndios e brancos no Brasil desde 1500, resultou uma srie de ambigidades e contradies ainda hoje presentes no imaginrio da sociedade brasileira e dos prprios povos indgenas. A sociedade brasileira majoritria, permeada pela viso evolucionista da histria e das culturas, continua considerando os povos indgenas como culturas em estgios inferiores, cuja nica perspectiva a integrao e a assimilao cultura global. Os povos indgenas, com forte sentimento de inferioridade, enfrentam duplo desafio: lutar pela auto-afirmao identitria e pela conquista de direitos e de cidadania nacional e global. As contradies e os preconceitos tm na ignorncia e no desconhecimento sobre o mundo indgena suas principais causas e origens e precisam ser rapidamente superados. Um mundo que se auto-define como moderno e civilizado no pode aceitar conviver com essa ausncia de democracia racial, cultural e poltica. Como pode-se ser civilizado se no se aceita conviver com outras civilizaes? Como pode-se ser culto e sbio se no se conhece e o que bem pior no se aceita conhecer outras culturas e sabedorias? Enquanto isso no acontece, continuamos convivendo com as contradies em relao aos povos indgenas, as quais podemos resumir na atualidade em trs distintas perspectivas sociais. A primeira diz respeito antiga viso romntica sobre os ndios, presente desde a chegada dos primeiros europeus ao Brasil. a viso que concebe o ndio como ligado natureza, protetor das florestas, ingnuo, pouco capaz ou incapaz de compreender o mundo branco com suas regras e valores. O ndio viveria numa sociedade contrria sociedade moderna. Essa viso criada por cronistas, romancistas e intelectuais, desde a chegada de Pedro lvares Cabral em 1500, perdura at os dias de hoje e tem fundamentado toda a relao tutelar e paternalista entre os ndios

16

e a sociedade nacional, institucionalizada pelas polticas indigenistas do ltimo sculo, inicialmente, por meio do Servio de Proteo ao ndio (SPI) e, atualmente, pela Fundao Nacional do ndio (FUNAI). Aqui o ndio percebido sempre como uma vtima e um coitado que precisa de tutor para proteg-lo e sustent-lo, isto , sem tutor ou protetor os ndios no conseguiriam se defender, se proteger, se desenvolver e sobreviver. Da a idia da FUNAI como pai e me, ainda muito presente entre vrios povos indgenas do Brasil.

A segunda perspectiva sustentada pela viso do ndio cruel, brbaro, canibal, animal selvagem, preguioso, traioeiro e tantos outros adjetivos e denominaes negativos. Essa viso tambm surgiu desde a chegada dos portugueses, atravs principalmente do seguimento econmico, que queria ver os ndios totalmente extintos para se apossarem de suas terras para fins econmicos. As denominaes e os adjetivos eram para justificar suas prticas de massacre, como autodefesa e defesa dos interesses da Coroa. Ainda hoje essa viso continua sendo sustentada por grupos econmicos que tm interesse pelas terras indgenas e pelos recursos naturais nelas existentes. Os ndios so taxados por esses grupos como empecilhos ao desenvolvimento econmico do pas, pelo simples fato de no aceitarem se submeter explorao injusta do mercado capitalista, uma vez que so de culturas igualitrias e no cumulativistas. Dessa viso resulta todo o tipo de perseguio e violncia contra os povos indgenas, principalmente contra suas lideranas que atuam na defesa de seus direitos. A terceira perspectiva sustentada por uma viso mais cidad, que passou a ter maior amplitude nos ltimos vinte anos, o que coincide com o mais recente processo de redemocratizao do pas, iniciado no incio da dcada de 1980, cujo marco foi a promulgao da Constituio de 1988. Eu diria que a viso mais civilizada do mundo moderno, no somente sobre os ndios, mas sobre as minorias ou as maiorias socialmente marginalizadas. Esta viso concebe os ndios como sujeitos de direitos e, portanto, de cidadania. E no se trata de cidadania comum, nica e genrica, mas daquela que se baseia em direitos especficos, resultando em uma cidadania diferenciada, ou melhor, plural. Aqui os povos indgenas ganharam o direito de continuar perpetuando seus modos prprios de vida, suas culturas, suas civilizaes, seus valores, garantindo igualmente o direito de acesso a outras culturas, s tecnologias e aos valores do mundo como um todo. Direitos especficos e cidadania plural indicam teoricamente que os povos indgenas tm um tratamento jurdico diferenciado. Por exemplo, concedido a eles o direito de terra coletiva suficiente para a sua reproduo

17

fsica, cultural e espiritual, e de educao escolar diferenciada baseada nos seus prprios processos de ensino-aprendizagem e produo, reproduo e distribuio de conhecimentos. (...) Por ora, interessa saber um pouco mais sobre como os brasileiros no-ndios percebem e concebem o futuro de vida dos povos indgenas do Brasil. Para isso, utilizaremos uma interessante pesquisa realizada pelo IBOPE a pedido do Instituto Socioambiental (ISA) em 2000, por ocasio das comemoraes dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e publicada por Povos Indgenas no Brasil (ISA, 2000). uma pesquisa de opinio pioneira desta natureza, envolvendo povos indgenas. Segundo o IBOPE, foram ouvidos 2.000 homens e mulheres entre 24 e 28 de fevereiro daquele ano.

Imagem dos ndios: 78% dos entrevistados revelaram ter interesse

no futuro dos ndios sobre os quais prevalece uma viso positiva; 88% concordam que os ndios ajudam a conservar a natureza e vivem em harmonia com ela, e que no so preguiosos, mas encaram o trabalho de forma diferente da sociedade branca ocidental; 89% afirmaram que os ndios no so ignorantes, mas possuem urna cultura diferente da cultura branca e que s so violentos com aqueles que invadem as suas terras para tomar-lhes.

As terras indgenas: Apenas 22% dos entrevistados consideraram


que os 11% das terras do Brasil de posse dos ndios sejam muita terra para eles, enquanto que 68% entendem que a extenso das terras indgenas adequada ou suficiente; 70% dos brasileiros entrevistados consideraram que os ndios, mesmo falando portugus e se vestindo como os brancos, devem ter seus direitos territoriais garantidos.

O direito diferena: H quase um consenso nacional quanto ao

reconhecimento dos direitos dos ndios de serem diferentes dos brancos, nos modos de viver, de pensar e de trabalhar; 92% dos brasileiros acham que os ndios devem ter os direitos de continuar vivendo de acordo com os seus costumes e suas culturas; 67% discordam que os ndios devam ser preparados para abandonar suas aldeias e selvas para viver como e com os brancos.

Futuro: Em razo do trgico processo histrico vivido durante os 500

anos de colonizao, a garantia do futuro dos povos indgenas continua, na opinio de muitos brasileiros, a ser muito incerta; 45% expressaram otimismo quanto ao futuro dos povos indgenas do Brasil, tanto com relao a continuarem vivendo nas suas terras quanto preservao da sua cultura, enquanto 21% manifestaram pessimismo quanto a isso.

18

A maioria dos brasileiros entrevistados acha que o papel do governo brasileiro garantir a efetividade dos direitos indgenas para que continuem vivendo de acordo com seus modos de vida desejada, implantando programas de sade e educao adequados (48%), demarcando as suas terras (37%) e estimulando a produo de bens voltados para o mercado (31%); 82% acham que o governo federal deveria atuar para evitar a sua extino. Os entrevistados apontaram trs principais problemas enfrentados pelos povos indgenas: invaso

Papel do governo:

das terras indgenas (57%), desrespeito cultura (41%) e doenas transmitidas pelo contato com os brancos (28%). A opinio pblica brasileira, expressa por meio da pesquisa acima mencionada, confirma uma tendncia percebida na prtica cotidiana dos povos indgenas: a do aumento progressivo de pessoas e de segmentos sociais que vo superando a viso estereotipada sobre os primeiros habitantes do Brasil. Dito de outra forma, h uma conscincia cada vez maior de que os povos indgenas constituem, sim, um dos pilares da sociedade brasileira e uma referncia importante, seno central, da identidade nacional, assim como o negro, sem os quais o Brasil no possvel ser ele mesmo. Este caminho para o reencontro com sua histria e sua origem pode significar um reencontro consigo mesmo, nica possibilidade de seu desenvolvimento pleno, justo, democrtico e igualitrio diante da diversidade tnica e cultural de seu povo.

BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. O ndio brasileiro: o que voc precisa saber os povos indgenas
no Brasil de hoje. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

19

Povos indgenas e direitos de propriedade intelectual no Brasil


Lcia Fernanda Jfej Kaingang
A Propriedade Intelectual pode ser definida como um conjunto de princpios que disciplina a aquisio, o uso e a perda de direitos e de interesses em propriedades intangveis, princpios estes suscetveis de serem usados comercialmente. O regramento infraconstitucional sobre direito de imagem, direito autoral e direitos conexos integram o sistema de propriedade intelectual, juntamente com as marcas, as patentes, os desenhos industriais e as indicaes geogrficas. (LEGISLAO, 2006). Ana Valria Arajo (2006:99) ensina que o direito de imagem um direito afeto s pessoas e tratado no plano do direito constitucional. Enquanto isso, o direito autoral um ramo do direito civil e protege os direitos das pessoas, enquanto autoras de obras intelectuais, sobre essas obras.

Existem alguns bices que tm dificultado a aplicao de mecanismos de propriedade intelectual ao patrimnio cultural de Povos Indgenas: a natureza coletiva desse patrimnio, que gera dvidas sobre o titular do direito, e os valores culturais e espirituais que o impregnam e que tornam impossvel, em muitos casos, a determinao de seu valor econmico e de sua comercializao, tornando-os incompatveis com os aspectos privatizador e economicista que caracterizam o sistema de propriedade intelectual. A legislao de propriedade intelectual prev co-autoria e a possibilidade de obras coletivas, todavia entendidas como o somatrio de obras individuais que passam a integrar uma obra autnoma Nas palavras de Ana Valria Arajo, esse modo de proteo, entretanto, no incorpora as especificidades da produo cultural indgena que, em sua grande parte, decorre de uma atuao coletiva e indivisa (ARAJO, 2006:99). Em certa ocasio, durante a primavera de 2004, eu conversava com um empresrio da regio Sudeste no intuito de intermediar a realizao de um contrato de cesso de direitos de imagem entre a empresa por ele representada e algumas pessoas pertencentes a diferentes Povos Indgenas do Brasil. Explicava-lhe a necessidade de elaborao de um contrato de autorizao de uso ou cesso de direitos de imagem e, como no se trataria de um negcio gracioso, inquiri acerca do valor da contraprestao que cada indgena deveria receber em razo do contrato. Acrescentei que, em se tratando de pessoas indgenas, adornadas, vestidas e pintadas segundo suas prprias tradies, havia algo mais do que a mera utilizao da imagem de uma pessoa, de um indivduo, j que estariam presentes naquelas representaes elementos de contedo cultural e coletivo, o que levaria qualquer pessoa a visualizar a imagem de um determinado Povo Indgena, com caractersticas socioculturais prprias e distintas entre si. Certamente, esse contedo tnico e coletivo significava uma agregao de valor, de modo que aquelas coletividades tambm fariam jus repartio de algum tipo de benefcio.

20

Como rplica, meu interlocutor desfiou uma srie de protestos acerca do elevado nus do contrato, cuja contraprestao, no entender do empresrio, situava-se na divulgao dos Povos Indgenas beneficiados. Refleti que a questo seria mais complexa do que eu havia imaginado ao iniciar o dilogo, ocasio em que aquele senhor afirmara sua simpatia para com os ndios e sua inteno de nos ajudar, declarando que no objetivava auferir lucros com o negcio. Encerrando suas ponderaes, ele desabafou: Veja bem! Nunca ouvi falar de algo assim. Se eu quisesse tirar foros de macacos ou araras eu no precisaria pedir autorizao nem pagar nada para o IBAMA, por que com os ndios diferente?. Surpresa, conclu que aquele contrato no seria vivel, levantei-me, estendi a mo em despedida e forneci-lhe uma ltima explicao: Porque no somos araras nem macacos, somos seres humanos com direito personalssimo nossa imagem e isso inclui o direito a dizer no.

KAINGANG, Lcia Fernanda Jfej. A proteo legal do patrimnio cultural dos Povos Indgenas no
Brasil (Fragmento) In Povos Indgenas e a Lei dos Brancos: o direito diferena / Ana Valria Arajo et alii. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade; LACED/ Museu Nacional, 2006.

21

O saber das avs


Daniel Munduruku
s mulheres velhas chamamos avs. Todas so nossas avs, e temos muito respeito por elas. So pessoas especiais, experientes, bondosas. Sabem acolher como ningum e nada passa despercebido a elas. Funcionam como antenas da comunidade, pois sabem ouvir e dar conselhos a todas as pessoas. Elas tm um carinho especial pelas crianas. Gostam de ensinar, contar histrias enquanto tecem os cestos ou confeccionam artefatos de barro. Lembro de um dia em que cheguei junto de minha av enquanto ela confeccionava um cesto novo. Seus dedos geis teciam as talas de bambu com tanta velocidade que era difcil acompanh-la. Quando notou minha presena, convidou-me para sentar. Como vai o meu neto hoje? Estou bem, minha av. No diga que est bem quando voc no est. O que aconteceu? O que aconteceu para voc ficar to magoado? Ele disse que eu no era corajoso como ele.

Briguei com meu melhor amigo. No foi por querer, mas ele me chateou muito. Ao ouvir minhas palavras, minha av levantou-se da esteira onde estava e veio ao meu encontro. Sentou-se num banquinho de toco de rvore e pediu-me para sentar no seu colo, pois queria ver se eu tinha piolhos. Obedeci. O que voc acha que levou seu amigo a dizer isso a seu respeito? No sei. Acho que pode ter sido por causa da menina Kaam. Ele disse isso pra voc na frente de Kaam? Disse, sim. Eu fiquei envergonhado e muito bravo com ele. No estou com vontade de conversar com ele nunca mais.

Compreendo. Apenas acho que ele no fez por mal, ou porque no gosta de voc. Ele apenas viveu um momento infeliz. Voc precisa procurar seu amigo e conversar com ele.

22

Voc est crescendo, meu neto. J quase um homem e precisa encarar os desafios de frente, sem correr ou se esconder deles. Precisa entender que as pessoas erram. Algumas vezes erram sem ter noo de que esto fazendo algo ruim. Os amigos s vezes cometem erros tambm. Mas, v, ele sabe que eu gosto de Kaam. Por que ele foi dizer isso logo perto dela? Assim ela vai achar que no sirvo para ser seu namorado. Minha av deve ter sorrido por sobre minha cabea. Senti seu peito sacudir meu corpo. Era um sorriso de compreenso. Ela j devia ter ouvido tantas vezes essas conversas que pensava como a histria das pessoas se repete. Afagou meus cabelos compridos com muito carinho. Nada h o que eu lhe diga que possa diminuir sua desconfiana. S voc poder resolver isso junto com seu amigo e com Kaam. Se fizer isso, nada ficar entre vocs, e a vero que a melhor coisa resolver o conflito que se instalou. Se no quiser fazer isso, tudo bem, mas lembre-se de que dessa forma que demonstramos coragem. E porque coragem no s enfrentar onas e surucucus, bichos ferozes ou espritos da floresta. Coragem a gente olhar para dentro de si mesmo e ser capaz de tomar as atitudes mais adequadas para viver bem. Compreendeu, meu neto? Fiz que sim com a cabea e percebi que era hora de ir embora. No caminho topei com meu amigo. Ele me olhou desconfiado. Talvez achasse que eu ia brigar com ele. No fiz isso. Eu o abracei e fomos brincar no igarap.

MUNDURUKU, Daniel.
Brinque - Book, 2006.

Catando piolhos Contando histrias: ilustraes Mat. So Paulo:

23

Livros didticos e fontes de informaes sobre as sociedades indgenas no Brasil


Lus Donisete Benzi Grupioni
Em 1969, o dia do ndio caiu num sbado.1 Naquele ano, uma conhecida cientista brasileira, ento diretora do Museu Nacional do Rio de Janeiro, D. Heloisa Alberto Torres, elaborou, para o Ministrio do Interior, o Anteprojeto das Atividades Comemorativas para celebrar a data. Este previa trs diferentes frentes de ao. A primeira visava atingir o corpo diplomtico de alguns pases americanos, atravs de um ato pblico junto esttua de Cuautemoc, localizada numa praa do Rio de Janeiro. A segunda frente priorizava os estudantes de algumas capitais brasileiras, cujas escolas pblicas e particulares deveriam realizar pequenas cerimnias para lembrar a data. Para tanto, as prefeituras e secretarias de educao receberiam textos especficos de acordo com os nveis de ensino (primrio, secundrio e superior). Por fim, o projeto previa atingir o pblico em geral atravs dos rgos da imprensa escrita e falada. As grandes estaes de rdio e televiso seriam contatadas para que cedessem alguns minutos para a divulgao de informaes sobre os ndios. Solicitar-se-ia das casas comerciais e de alguns negociantes de jias, que expusessem livros e artefatos indgenas em suas vitrines. O anteprojeto previa ainda uma relao de nomes de antroplogos e escritores que poderiam colaborar com as comemoraes: Carlos Drummond de Andrade, Eduardo Galvo, Gilberto Freyre, Herbert Baldus, Luiz da Cmara Cascudo, Maria Jlia Porchat, Rachei de Queiroz, Rodrigo Meilo Franco de Andrade, entre outros. O carter deste projeto celebrativo sugere uma articulao de elementos que mereceriam ser investigados num estudo voltado s representaes do ndio em nossa sociedade. Que papel desempenham os meios de comunicao na produo de informaes sobre a questo indgena atual e que ndio esse veiculado pela imprensa nacional? Que tipo de conhecimento a escola transmite sobre aqueles que so diferentes de ns e em que consiste esta diferena? Quais as imagens construdas pela literatura, pela msica, pela poesia e pela historiografia do ndio brasileiro? Qual a viso dos dirigentes polticos face aos problemas indgenas? Todas essas questes deveriam ser enfrentadas se nos colocssemos a tarefa de dar conta das representaes dos ndios brasileiros presentes em nossa sociedade. Mas o escopo deste artigo menor. Aqui, pretendese apresentar uma reflexo sobre a forma pela qual os manuais didticos usados na escola ajudam a formar uma viso equivocada e distorcida sobre os grupos indgenas brasileiros. Para tanto empreenderemos uma crtica aos livros didticos em uso, apontando algumas de suas deficincias mais recorrentes. Essa crtica ser precedida por algumas consideraes sobre o preconceito e a discriminao e ser seguida por um levantamento detalhado e sucinto de fontes confiveis de informaes sobre os ndios.

1. O dia do ndio foi comemorado no Brasil, pela primeira vez, em 1944. Desde ento, sempre em abril, o dia 19 dedicado ao ndio. E provvel que todos ns tenhamos alguma lembrana de ter tomado parte de comemoraes deste tipo quando frequentvamos os bancos escolares, ou de ver estampados nos jornais matrias sobre os ndios no dia 19 de abril. Muitas escolas, principalmente as de educao infantil, continuam, ainda hoje, a pintar os rostos das crianas e a confeccionar para elas imitaes de cocares indgenas feitos com cartolinas ou com penas de galinha. A grande imprensa e a escola continuam a lembrar esta data. Entretanto, a impresso que se tem que isto tem colaborado pouco para formar uma viso mais adequada sobre os ndios na nossa sociedade.

24

Nosso ponto de partida que, apesar da produo e acumulao de um conhecimento considervel sobre as sociedades indgenas brasileiras, tal conhecimento

Assim, apesar da ampliao, nos ltimos anos, do nmero daqueles que escrevem sobre os ndios e de algumas tentativas de produo de materiais de divulgao, constatamos que o conhecimento produzido no tem tido o impacto que poderia ter: os ndios continuam sendo pouco conhecidos e muitos esteretipos sobre eles continuam sendo veiculados. A imagem de um ndio genrico, estereotipado, que vive nu na mata, mora em ocas e tabas, cultua Tup e Jaci e que fala tupi permanece predominante, tanto na escola como nos meios de comunicao.

ainda no logrou ultrapassar os muros da academia e o crculo restrito dos especialistas. Nas escolas, a questo das sociedades indgenas, frequentemente ignorada nos programas curriculares, tem sido sistematicamente mal trabalhada. Dentro da sala de aula, os professores revelam-se mal informados sobre o assunto e os livros didticos, com poucas excees, so deficientes no tratamento da diversidade tnica e cultural existente no Brasil (...). As organizaes no-governamentais, que tm elaborado campanhas de apoio aos ndios e produzido material informativo sobre eles, tm atingido uma parcela muito reduzida da sociedade (Grupioni, 1992: 13).2

Os prprios ndios tm se dado conta desta situao e comeam a reivindicar uma nova forma de relacionamento com o Estado e com segmentos da sociedade envolvente com os quais esto em contato. Nos encontros de professores indgenas, que tm acontecido em todo o territrio nacional, estes alm de discutirem a situao de suas escolas, tm tambm se pronunciado sobre este tema. No documento final do I Encontro Estadual de Educao Indgena do Mato Grosso, realizado em maio de 1989, os professores indgenas daquele estado registraram como uma de suas concluses, que a sociedade envolvente deve ser educada no sentido de abolir a discriminao histrica manifestada constantemente nas suas relaes com os povos indgenas. Os professores indgenas de Rondnia, tambm reunidos por ocasio de seu I Encontro em 1990, no documento que encaminharam aos Senadores da Repblica, solicitaram a colaborao destes para que se respeite os ndios e suas culturas nas escolas no-indgenas e nos livros didticos. Na Declarao de Princpios dos Povos Indgenas do Amazonas, Roraima e Acre, escrita em julho de 1991 pelos professores indgenas e reafirmada em outubro de 1994, est firmado como princpio que nas escolas dos no-ndios, ser corretamente tratada e

2. GRUPIONI, Lus Donisete Benzi - As sociedades indgenas no Brasil atravs de uma exposio integrada in ______ (Org.) - ndios no Brasil, SMC-SP, So Paulo, 1992, pgs. 13 28.

25

veiculada a histria e cultura dos povos indgenas brasileiros, a fim de acabar com os preconceitos e o racismo.

O Livro Didtico e os ndios

Sabemos da importncia da escola, e do espao ocupado pelo livro didtico, no processo de formao dos referenciais bsicos das crianas da nossa sociedade. A historiadora Norma Teiles mostra que na infncia e na adolescncia, portanto, durante o perodo em que se frequenta a escola, que se recebe uma srie de informaes sobre outras culturas e sobre outros povos. Poucos tero, aps essa fase, oportunidade de aprofundar e de enriquecer seus conhecimentos sobre os outros seja atravs de viagens, romances, mostras de filmes internacionais, seja prosseguindo seus estudos. Neste contexto, o livro didtico uma fonte importante, quando no a nica, na formao da imagem que temos do Outro. Alie-se a isto o fato do livro didtico constituir-se numa autoridade, tanto em sala de aula quanto no universo ietrado do aluno. E o livro didtico que mostra com textos e imagens como a sociedade chegou a ser o que , como ela se constituiu e se transformou at chegar nos dias atuais (Cf. Telies, l987).3 Cabe enfatizar que o livro didtico , muitas vezes, o nico material impresso disponvel para os alunos, cristalizando para ele, e tambm muitas vezes, por que no dizer, para o professor, parte do conhecimento a que eles tm acesso (Cf. Pinto e Myazaki, 1985: 165).4 Cabe, ento, perguntar como o livro didtico trata a temtica indgena: Qual a imagem do ndio nos livros didticos? Como o livro didtico transmite informaes sobre outras culturas e sobre outros povos?

3. TELLES, Norma - A imagem do ndio no livro didtico; equivocada, enganadora in LOPES DA SILVA, Aracy (org) - A questo indgena na sala de aula - Subsdios para professores de 1 e 2 graus, Brasiliense, So Paulo, 1987, pgs. 73-89. 4. PINTO, Regina Pahim e MYAZAKI, Nobue - A representao do ndio nos livros didticos na rea de Estudos Sociais in Revista do Museu Paulista, Nova Srie, Vol. XXX, USP, So Paulo, pgs. 165-191. 5. ALMEIDA, Mauro William Barbosa de - O racismo nos livros didticos in LOPES DA SILVA, Aracy (org) - A questo indgena na sala de aula - Subsdios para professores de 1 e 2 graus, Brasiliense, So Paulo, 1987, pgs. 13-71.

Apresentamos, a seguir, as principais concluses que historiadores, pedagogos e antroplogos chegaram em suas pesquisas. Para tanto, faremos uso de algumas anlises de materiais didticos empreendidas por historiadores e antropolgos nos ltimos anos, principalmente as concluses de Rocha (1984), Pinto e Myazaki (1985), Almeida (1987) e Telies (1987).

Principais crticas ao livro didtico

Um primeiro comentrio se impe: no difcil encontrar nos livros didticos afirmaes, algumas vezes contundentes e fortes, contra o racismo e o preconceito e, portanto, encorajando os alunos a terem uma viso de respeito e tolerncia com relao aos grupos etnicamente diversos. H, em quase todos, uma valorizao de uma nacionalidade que surge da diversidade. A congruncia de trs raas - brancos, negros e ndios- na formao do povo brasileiro sempre lembrada. Mas uma leitura mais atenta destes manuais mostra as dificuldades em lidar com a existncia de diferenas tnicas e sociais na sociedade brasileira atual, O que normalmente fazem recalc-la para o passado (Cf. Almeida, 1987:14).5 Pois bem, chegamos primeira crtica ao livro didtico: ndios e negros so quase sempre referidos no passado. Falar em ndios falar do passado, e faz-lo de uma forma secundria: o ndio aparece em funo do colonizador. Mas que passado este?

26

E aqui a segunda crtica: no se trata de uma histria em progresso, que acumula e que transforma. E uma histria estanque, marcada por eventos, eventos significativos de uma historiografia basicamente europia (Cf. Telles, 1987).

Vejamos dois exemplos: poucos livros mencionam a questo da origem dos povos indgenas no continente americano. Para a maioria dos manuais, a presena do ndio neste continente no um problematizada, um fato consumado (Pinto e Myazaki, 1985:170). Esses manuais privilegiam os feitos e a historiografia das potncias europias, silenciando ou ignorando os feitos e vivncia dos povos que aqui viviam. Isto resulta no fato do ndio aparecer como coadjuvante na histria no como sujeito histrico, o que revela o vis etnocntrico e estereotipado da historiografia em uso (Cf. Telies, 1987). Como entender, e aqui apresentamos o segundo exemplo, a data de 1492 ou 1500 como uma descoberta? O continente americano havia sido descoberto e habitado h milhares de anos atrs, quando as primeiras levas de homens saram da Eursia, passando pelo estreito de Bering e adentrando o continente americano pelo Norte. De l, esses grupos migraram e ocuparam todo o continente. Assim, quando os europeus aqui chegaram, o continente americano vivia uma dinmica prpria, que foi substancialmente alterada com sua chegada. Mas no havia um mundo a ser criado ou espera de seu descobridor. O conceito de descoberta s faz sentido se o entendermos dentro da perspectiva da historiografia europia. Como conceito, sua preocupao bsica era o que ocorria na Europa, ignorando a histria do continente americano (Cf. Telies, 1987).

Ao desconsiderar a histria do continente, os manuais didticos erram pela omisso, reduo e simplificao ao no considerar como relevante todo o processo histrico em curso no continente. Chegamos, assim, a uma terceira crtica forma como os livros didticos tratam os ndios. Como isto se d? Primeiramente pela forma como estas sociedades so tratadas: geralmente pela negao de traos culturais considerados significativos: falta de escrita, falta de governo, falta de tecnologia para lidar com metais, nomadismo, etc. Um segundo modo de operao deste mecanismo de simplificao a apresentao isolada e des-contextualizada de documentos histricos que falam sobre os ndios. Assim, cartas, alvars, relatos de cronistas e viajantes so fragmentados, recortados e, porque no dizer, adulterados e apresentados como evidncias, como relatos do passado, sem que sejam fornecidos ao aluno instrumentos para que ele possa filtrar aquelas informaes e reconhec-las dentro do contexto no qual elas foram geradas. E assim que, fatos etnogrficos retirados do seu contexto, bem como iconografias da poca, so apresentados, criando um quadro de exotismo, de detalhes incompreensveis, de uma diferena impossvel de ser compreendida e, portanto, aceita. E sigmficativo, neste sentido, o fato de muitos livros didticos usarem, basicamente, informaes sobre os ndios produzidas nos primeiros sculos da colonizao, escritas por cronistas, viajantes e missionrios europeus (Cf. Rocha, 1984:29).6 Isto pode levar os alunos a conclurem pela no contemporaneidade dos ndios, uma vez que estes so quase sempre apresentados no passado e

6. ROCHA, Everardo Pereira Guimares - Um ndio didtico: nota para o estudo de representaes in ROCHA, Everardo Pereira Guimares et alii - Testemunha ocular - textos de Antropologia Social do cotidiano, Editora Brasiliense, So Paulo, 1984. 133 pgs.

27

pensados a partir do paradigma evolucionista, onde os ndios estariam entre os representantes da origem da humanidade, numa escala temporal que colocava a sociedade europia no pice do desenvolvimento humano e a comunidade primitiva em sua origem. Pode levar tambm a conclurem pela inferioridade destas sociedades: a achar que a contribuio dos ndios para nossa cultura resumir-se-ia a uma lista de vocbulos e transmisso de algumas tcnicas e conhecimentos da floresta.

Mas se forte a apresentao dos ndios no passado e como pertencentes a um tempo pretrito, fato que a imagem do ndio no livro didtico no una. H diferentes imagens, contraditrias entre si, fragmentadas nos manuais escolares. Assim corno tambm so fragmentados os momentos histricos nos quais os ndios aparecem. Os livros didticos produzem a mgica de fazer aparecer e desaparecer os ndios na histria do Brasil. O que parece mais grave neste procedimento que, ao jogar os ndios no passado, os livros didticos no preparam os alunos para entenderem a presena dos ndios no presente e no futuro. E isto acontece, muito embora, as crianas sejam cotidianamente bombardeadas pelos meios de comunicao com informaes sobre os ndios hoje. Deste modo, elas no so preparadas para enfrentar uma sociedade pluritnica, onde os ndios, parte de nosso presente e tambm de nosso futuro, enfrentam problemas que so vivenciados por outras parcelas da sociedade brasileira (Cf. Pinto e Myazaki, 1985). No obstante essa multiplicidade de imagens, interessante notar a recorrncia e redundncia de informaes presentes nos livros didticos. Praticamente todos os livros informam coisas semelhantes e privilegiam os mesmos aspectos da sociedade tribal. Assim, todos os que lerem aqueles livros sabero que os ndios fazem canoas, andam nus, gostam de se enfeitar e comem mandioca, mas, por outro lado, ningum aprender nada sobre a complexidade de sua vida ritual, as relaes entre esta e sua concepo do mundo ou da riqueza de seu sistema de parentesco e descendncia (Rocha, 1984:27).

28

Chegamos, assim, a mais uma crtica aos manuais didticos: eles operam com a noo de ndio genrico, ignorando a diversidade que sempre existiu entre estas sociedades. Eles so tratados como se formassem um todo homogneo e como se a generalizao fosse a maneira correta de estud-los (Rocha, 1984:32). E evidente que as sociedades indgenas compartilham um conjunto de caractersticas comuns e que so estas caractersticas que as diferenciam da nossa sociedade e de outros tipos de sociedades. Mas estas sociedades so extremamente diversificadas entre si: cada uma tem uma lgica prpria e uma histria especfica, habitam diversas reas ecolgicas e experimentaram situaes particulares de contato e troca com outros grupos humanos. Tm, portanto, identidades prprias: cada sociedade indgena se pensa e se v como um todo homogneo e coerente e procura manter suas especificidades apesar dos efeitos destrutivos do contato. Um Guarani ou um Yanomami, apesar de ndios, vo continuar se pensando como um Guarani e como um Yanomami (Grupioni, 1992:18). Essa verdade - de uma rica diversidade scio-cultural indgena - no aparece nos livros didticos.

O ndio na histria do Brasil

Voltemos s imagens contraditrias e fragmentadas, manipuladas pelos livros didticos, para dar conta da presena do ndio na nossa histria (Cf. Almeida, 1987: 40-70). Recapitulemos, ainda que rapidamente, essas principais imagens. Num primeiro momento da nossa histria que, de acordo com os livros didticos, comea com a chegada dos europeus, os ndios da colnia so cordiais e amigveis: carregam o pau-brasil em troca de bugigangas e miangas, ajudam os portugueses a construir fortes e casas que do origem s primeiras povoaes e ensinam os brancos a sobreviver e conhecer a nova terra.

Logo em seguida, entretanto, os ndios comeam a atrapalhar a colonizao. So os Tamoios que se aliam aos franceses e promovem ataques aos ncleos dos brancos. O brasileiro o portugus, neste momento, os franceses so estrangeiros e os ndios os aliados, ora do estrangeiro, ora do brasileiro (Cf. Almeida, 1987:45). De cordiais, os ndios passam a ser traioeiros. A colonizao exige, por sua vez, trabalho, e o ndio mo-deobra utilizada em toda a colnia. Nesse momento a figura do ndio aparece ligada do bandeirante, que expande o territrio e resolve o problema da mo-de-obra, escravizando ndios e depois recapturando negros fugidos (Almeida, 1987:47). Mas a escravido negra s se inicia porque, como explicam vrios manuais, o ndio no era afeto ao trabalho: eram preguiosos e sua ndole para a liberdade no permitia que ele vivesse sob o jugo da escravido. E nesse momento tambm que apareceu a figura do ndio que deve ser civilizado, ou melhor, catequizado. No so poucas as figuras que trazem Anchieta e Nbrega com indiozinhos aos seus lados. Mas depois disto, o ndio desaparece, no antes de nos legar algumas generalidades: so tupis, adoram Jaci e Tup e moram em ocas e tabas. E tambm uma herana: ensinam algumas tcnicas, como a queimada, a fabricao de redes e esteiras e nos deixam suas lendas. Eles viram uma herana cultural a ser resgatada pela nacionalidade (Cf. Almeida, 1987: 6465). Tempos depois. ao se falar da necessidade de ocupao dos espaos vazios, no se fala mais de ndios. E como se o territrio do Centro-Oeste e do Norte do Brasil fosse virgem, como se ningum morasse por l (Cf. Almeida, 1987:37-40 e Telles, 1987:76-82). E assim que chegamos aos ndios atuais, isto quando chegamos, pois a maior parte dos livros didticos no aborda a presena indgena no presente. Pulverizam-se dados, muitas vezes incorretos. Falam da existncia de ndios na Amaznia e no Xingu, lembram dos trabalhos de Rondon e dos Vilas-Boas e referem-se a FUNAI.

29

Bons e maus selvagens

Presentes em muitos manuais didticos, essas imagens diversas e contraditrias dos ndios parecem encobrir uma dicotomia que perpassa toda a histria: ou h ndios vivendo isolados na Amaznia e protegidos no Xingu ou j esto contaminados pela civilizao e a aculturao seu caminho sem volta. Esta dicotomia pode ser escrita de outra forma: ou esto no passado ou vo desaparecer em breve. Estas solues apresentadas pelo livro didtico nos remetem a duas perspectivas opostas e a eles sempre associadas: a do bom e mau selvagem. Sua origem talvez possa ser buscada nos primeiros anos do contato dos europeus com as populaes do Novo Mundo, quando do clebre debate ocorrido em 1550 entre o dominicano Las Casas e o jurista Seplveda ou nas proposies filosficas do sculo XVII representadas por Rousseau e Hobbes. O primeiro, argumentando que os ndios representariam um estgio primitivo da humanidade, vivendo basicamente pelos seus instintos e o segundo, propagando a teoria da degenerescncia, onde os ndios viveriam num passado, numa era sem ordem e que s a civilizao os levaria para o progresso. Bom e mau selvagem so imagens opostas e parecem catalizar o imaginrio sobre os ndios na nossa sociedade. Imagens cristalizadas ao longo de sculos, elas parecem, hoje, revelar algo de concreto e diante delas no se pode ficar indiferente: ou os ndios so bons e preciso que os protejamos tais como eles so, ou os ndios so maus e preciso traz-los logo civilizao. Um antroplogo francs revela que tais imagens tomam o homem civilizado como parmetro para comparao. De um lado, h a figura do bom selvagem e do mau civilizado, que espelha uma fascinao pelo estranho e pela pureza, com valores e ideais a serem resgatados e, de outro, a figura do mau selvagem e do bom civilizado, marcando uma recusa do estranho, visto como um empecilho ao progresso da humanidade (Cf. Laplantine, 1988).7

So imagens fortes as quais, todavia, no devemos tomar de forma to polarizada ou monoltica, sob o risco de perder as nuances que efetivamente elas carregam. Neste sentido, os livros didticos so criativos em mesclar tantas figuras diferentes e contraditrias, dando uma sensao de unicidade. Feita a ressalva, devemos reconhecer que estas duas imagens nos permitem uma aproximao da forma como a sociedade ocidental representa tais sociedades: contraditrias entre si, elas realizam uma simplificao da questo e demonstram a nossa incapacidade em compreender um outro, que diferente, em seus prprios termos. E assim que a questo indgena tem estado envolta num ambiente de preconceito, intolerncia e muita desinformao. A soluo apresentada por vrios livros didticos parece ser a de que, na histria do Brasil, este ndio bom contribuiu para a colonizao e deixou traos culturais para a nossa nacionalidade. Mas esse ndio acabou por desaparecer. J o ndio mau, o ndio problema, esse o que ainda ocupa espaos e que atrapalha o desenvolvimento (Cf. Almeida, 1987:69-70).

7. LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. So Paulo, Brasiliense, 1988, 205 pgs.

30

Enfim, a concluso geral que podemos tirar disto tudo que os manuais escolares continuam a ignorar as pesquisas feitas pela histria e pela antropologia no conhecimento do outro, revelando-se deficientes no tratamento da diversidade tnica e cultural existente no Brasil, dos tempos da colonizao aos dias atuais, e da viabilidade de outras ordens sociais. E com esse material, equivocado e deficiente, que professores e alunos tm encontrado os ndios na sala de aula. Preconceito, desinformao e intolerncia so resultados mais que esperados deste quadro.

Reduo do preconceito

Para superar o preconceito e a discriminao preciso gerar idias e atitudes novas, num processo que deve ser levado tanto a nvel individual como coletivo. Isso se faz com informaes corretas e contextualizadas, que levem as pessoas a refletirem sobre suas posturas e atitudes cotidianas. Se levarmos em conta que atitudes preconceituosas implicam em apreciaes feitas sem um conjunto de informaes satisfatrias, lgico esperar que, melhorando a informao, o resultado seja mudanas de atitude (Cf. Klineberg, 1976:427). Por outro lado, a explicitao dos mecanismos do preconceito e discriminao devem nos levar a analisar no somente nossas atitudes e idias individuais, mas tambm nossas prticas coletivas de discriminao e de concordncia e convivncia com posturas discriminatrias e preconceituosas presentes no nosso dia-a-dia. J afirmamos pginas atrs que os livros didticos so deficientes no tratamento da diversidade tnica existente no Brasil, tanto em termos histricos como atuais. Vimos que um conjunto de informaes incorretas, incompletas ou descontextualizadas sobre os ndios acaba gerando ou reforando o preconceito e a discriminao. Cabe, agora, nos perguntarmos como possvel reverter esta situao. Como possvel que a escola, que desempenha um papel fundamental na formao do nosso referencial explicativo da realidade colabore na construo de uma sociedade pluritnica, capaz de respeitar e conviver com diferentes normas e valores?

Parece-nos que o caminho rever nossos conhecimentos, perceber nossas deficincias, buscar novas formas e novas fontes de saber. O professor precisa levar para dentro da sala de aula a crtica sria e competente dos livros didticos e o exerccio de convvio na diferena, no s entre membros de sociedades diferentes, mas tambm entre aqueles que tm origens regionais e culturais diversas. Os antroplogos, que por fora de profisso, mantm contatos intensos com os grupos indgenas e estudam a questo da diversidade, precisam tomar para si e como um desafio a tarefa de produzir materiais adequados e contextualizados para um pblico mais amplo que aquele dos especialistas. Os autores destes manuais didticos precisam rever suas fontes e as teorias que seguem, balizando seus livros em pesquisas mais contemporneas. As editoras, por sua vez, precisam ser mais cuidadosas no controle dos materiais que elas publicam. E o Governo Federal deve incentivar avaliaes sistemticas dos livros didticos beneficiados nos programas de compra e distribuio de material didtico para todo o pas. Por fim, cabe aos prprios ndios, e muitos representantes

31

indgenas j esto em condies de manterem um dilogo mais efetivo com a sociedade nacional, pacificar e civilizar os no-ndios.

Fontes de informaes sobre as sociedades indgenas no Brasil

Ao relembrarmos as crticas que vm sendo feitas aos livros didticos no que se refere ao tratamento dado temtica indgena, pretendemos contribuir para reverter a forma como estas sociedades so apresentadas nestes manuais. Esta a inteno tambm da apresentao, que faremos a seguir, de um conjunto de fontes de informaes sobre as sociedades indgenas no Brasil. No se trata de um levantamento exaustivo, uma vez que deixamos muitos trabalhos de fora, e optamos por incluir estudos que compusessem um conjunto mnimo de obras publicadas nos ltimos 25 anos e escritas em portugus, que permitisse a indivduos e grupos interessados terem uma introduo a esta questo. E para estas pessoas, sejam elas estudantes, professores, ecologistas, religiosos, funcionrios de rgos governamentais e demais grupos sensibilizados para a questo indgena e para o convvio mais simtrico entre os diversos segmentos da populao brasileira que este levantamento pode ser til. Os ttulos listados abaixo so facilmente encontrveis: esto venda em livrarias ou podem ser consultados em bibliotecas.

Biblioteca mnima sobre as sociedades indgenas no Brasil

MELATTI, Jlio Csar. ndios do Brasil, Hucitec, So Paulo, 48 edio, 1983, 220 pginas.
Escrito em linguagem acessvel, este livro apresenta informaes fundamentais para a compreenso de como funcionam as sociedades indgenas. Em quinze captulos o autor procurou fornecer dados bsicos sobre os ndios como rituais, poltica, arte, parentesco, mitos e suas relaes com segmentos da nossa sociedade. Pode ser considerado um dos melhores livros de divulgao sobre ndios j escritos.

LOPES DA SILVA, Aracy. ndios, Coleo Ponto-Por-Ponto, Editora tica, So Paulo, 1988, 40 pginas.
roteiros para pesquisa e discusso e bibliografia comentada.

O livro apresenta informaes bsicas sobre as sociedades indgenas e sua problemtica, alm de alguns conceitos chaves da antropologia, teis na compreenso de como esto organizadas as sociedades indgenas no Brasil. Cada captulo vem acompanhado de

RAMOS, Alcida. Sociedades indgenas, Editora tica, Srie Princpios, So Paulo, 1986, 96 pginas.
americano, apresentando as semelhanas entre diferentes sociedades indgenas. rea da botnica, da zoologia, da cultura material, da arte e da linguagem.

Atravs de consideraes sobre o territrio, a economia, o parentesco, a organizao poltica e a religio, a autora fornece uma viso geral das sociedades indgenas no continente sul-

7. LAPLANTINE, F. Aprender Antropologia. So Paulo, Brasiliense, 1988, 205 pgs.

RIBEIRO, Berta. O ndio na cultura brasileira, Editora Revan, Rio de Janeiro, 2 edio, 1991, 186 pginas.

Neste livro so apresentadas algumas das contribuies indgenas cultura brasileira na

32

FERNANDES, Joana. ndio - esse nosso desconhecido, Editora da UFMT, Cuiab, 1993, 149 pginas.
como as sociedades indgenas esto organizadas.

Escrito em linguagem acessvel, a autora procurou combater vrias idias equivocadas sobre os ndios, ao mesmo tempo em que fornece informaes precisas sobre o modo

RODRIGUES, Aryon D. Lnguas brasileiras - Para o conhecimento das lnguas indgenas, Edies Loyola, So Paulo, 1986, 134 pginas.
Este o nico livro que existe sobre as lnguas indgenas faladas no Brasil hoje. Apresenta informaes sobre a classificao das lnguas em troncos e famlias mostrando as semelhanas e diferenas que existem entre algumas lnguas.

RIBEIRO, Darcy. Os ndios e a civilizao: a integrao das populaes indgenas no Brasil moderno, Editora Vozes, Petrpolis, 1982, 4 edio, 509 pginas.
O autor analisa a histria dos ndios no Brasil atravs de antigos documentos do S.P.I., mostrando as frentes de contato e seus impactos sobre as populaes indgenas.

GOMES, Mrcio P. Os ndios e o Brasil: ensaio sobre um holocausto e sobre uma nova possibilidade de convivncia, Editora Vozes, Petrpolis, 1988, 237 pginas.
crescendo numericamente.

Analisando as relaes das sociedades indgenas com o Estado brasileiro, desde o tempo da colnia at os dias atuais, o autor mostra como nos ltimos anos os ndios esto

JUNQUEIRA, Carmen. Antropologia indgena - uma introduo, Educ, So Paulo, 1991, 111 pginas.

Mostrando como o conhecimento de outras culturas pode nos auxiliar no entendimento de nossa prpria sociedade a autora apresenta uma srie de caractersticas culturais bsicas das sociedades indgenas brasileiras.

LOPES DA SILVA, Aracy (org). A questo indgena na sala de aula Subsdios para professores de 1 e 2 graus, Brasiliense, So Paulo, 1987, 253 pginas.
populaes indgenas do Brasil.

O livro divide-se em duas partes. Na primeira, faz-se uma crtica dos livros didticos e de obras literrias que versam sobre os ndios, revelando as limitaes ou vcios que por ventura apresentem. Na segunda parte, h vrios textos com informaes sobre como so organizadas as sociedades indgenas hoje e sobre o processo de contato dos ndios com os brancos. H, ainda, um amplo levantamento de fontes de informao sobre as

PREZIA, Benedito e HOORNAERT, Eduardo. Esta terra tinha dono, Cehila Popular/CIMI/FTD, So Paulo, 1991, 184 pginas.
Trata-se do primeiro livro didtico escrito com o objetivo de recuperar a presena dos ndios em toda a histria do Brasil, do descobrimento aos dias de hoje.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Os direitos do ndio, Brasiliense, So Paulo, 1987, 230 pginas.
acontece na prtica em nosso pas.

Mostra a histria dos direitos indgenas no Brasil at antes da promulgao da Constituio de 1do para a distncia que existe entre o que a lei estabelece e o que

CONSELHO INDIGENISTA MISSIONRIO (CIMI). Porantim - em defesa da causa indgena.


notcias e denncias sobre a situao dos diversos grupos indgenas brasileiros.

Jornal editado mensalmente pelo Conselho Indigenista Missionrio (CIMI) trazendo

33

RIBEIRO, Berta G. O ndio na histria do Brasil, Global Editora, So Paulo, 1983, 125 pginas.
indgenas nossa cultura.

O livro divide-se em duas partes. Na primeira, a autora mostra o lugar do ndio na histria do Brasil, da colnia aos nossos dias. Na segunda parte, apresenta as contribuies

VIDAL, Lux (coord). O ndio e a cidadania, Brasiliense e CPI/SP, So Paulo, 1983, 100 pginas.

O livro rene artigos que pensam os ndios como cidados brasileiros, analisando a relao destes com o conjunto da nao. Mostra como a manuteno dos territrios indgenas condio fundamental para a sobrevivncia destas sociedades.

AZANHA, Gilberto e VALADO, Virgnia Marcos. Senhores destas terras - Os povos indgenas no Brasil; da colnia aos nossos dias, Coleo Histria em Documentos, Atual Editora, So Paulo, 1991, 82 pginas.
O livro mostra como se constituram e se transformaram as relaes do Estado brasileiro com as sociedades indgenas, de 1500 aos dias de hoje.

TELLES, Norma A. Cartografia brasilis ou esta histria est mal contada, Coleo Espao, Edies Loyola, So Paulo, 1984.
indgenas.

A autora mostra como os livros didticos de histria trazem conceitos equivocados que levam os alunos a terem uma idia deturpada do processo da colonizao e dos povos

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Arawet: o povo de Ipixuna, CEDI, So Paulo, 1992, 192 pgs.

Trata-se de uma das poucas monografias escritas para um grande pblico sobre uma sociedade indgena especfica: os Arawet do Par. Enfoca aspectos centrais da vida de povo indgena: cosmologia, parentesco, contato, etc.

GRUPIONI. Luis Donisete Benzi.

Livros didticos e fontes de informaes sobre as sociedades indgenas no Brasil in A temtica indgena na escola. Org. de Aracy Lopes da Silva e Luis Doniseti Benzi Grupioni.

34

Povos indgenas no Brasil


Etnias por estado

Todo indgena nascido em territrio nacional um cidado brasileiro!


Este mapa foi elaborado e publicado pela Funai.

No Brasil existem 604 territrios indgenas. 215 povos indgenas falam 180 lnguas e inmeros dialetos. 440 mil cidados brasileiros vivem em aldeias. 63% so jovens e adolescentes.

35

36

You might also like