You are on page 1of 15

Licenciatura em Qumica Qumica Analtica Qualitativa

Prof Ms. Deiver Alessandro Tutora: Aline Benevides

Solubilidade
Orientaes Prezado aluno, a seguir falaremos sobre equilbrio qumico abordando os aspectos matemticos. Estou confiante que as discusses sobre o entendimento do conceito de solubilidade j foram superadas, de qualquer forma, havendo alguma incompreenso, sugiro que entre em contato conosco para que possamos ajud-lo. Equilbrio qumico O estudo que estamos desenvolvendo nesta disciplina de grande importncia para anlises qumicas e compreenso mais detalhada de reaes qumicas j vistas em semestres anteriores. Evidentemente as dvidas ainda existem com relao ao entendimento claro das reaes e espero nas pginas seguintes auxiliar vocs. Obs: Tentarei fazer um texto informal, algo semelhante a uma conversa de corredor. Quando estudamos as reaes qumicas, isto desde o nosso primeiro contato com est cincia, nos dito que em uma reao qumica h reagentes e produtos, isto , os reagentes reagem e se transforma em produtos, e ento apresentada a ns a seguinte frmula: + + (1)

Vejam s, a equao acima nos mostra que uma espcie qumica A reage com uma espcie qumica B, e fornece outras espcies qumicas, C e D. Isto na verdade ocorre, mas no s isso. Antes de darmos continuidade, entendamos que o sinal +, no tem as implicaes matemticas que conhecemos, isto , no algo que soma, por exemplo, 2+ 3. O sinal de soma indica que duas ou mais espcie qumicas, presentes em um mesmo ambiente, esto em condies de se reagirem, sem necessariamente se somarem. A flecha , indica que h uma situao inicial e final, separando os reagentes dos produtos. Aps essas observaes, possvel que voc olhe para a reao (1) e pense que quando formado C e D, A e B, deixam de existir. Pois bem, se voc pensa que assim, voc est quimicamente ERRADO. Os qumicos entendem que as reaes qumicas existem em uma situao dinmica, os reagentes reagem e formam os produtos, e os produtos, de igual modo, reagem e formam novamente os reagentes. Observe que a qualificao de reagentes e produtos serve apenas para indicar o local na equao. Assim sendo a equao (1), seria escrita da seguinte forma: + + (2)

Observe a flecha

A simples mudana na equao qumica acima tem para os qumicos, e isso com certeza englobam vocs, implicaes tericas muito profundas. De modo geral isso indica que os reagentes formam os produtos, mais os produtos tambm podem formar os reagentes, a este tipo de reao chamamos de um sistema dinmico, e estando em equilbrio, chamamos de Equilbrio Qumico Dinmico. Precisamos agora entender o termo Equilbrio Qumico, ou melhor, Equilbrio Qumico Dinmico. Evidentemente no temos a formao e nem estudamos a fundo a rea de linguagens, mas conseguimos com um pouquinho de esforo, entender o termo Equilbrio. sempre bom estar junto de algum equilibrado, da confiana, a postura no muda, no alteraes de humor e etc. Em termos qumicos, equilbrio ocorre, principalmente, quando a velocidade no sentido direto da reao (reagentes para os produtos) e sentido inverso ( produtos para os reagentes) se igualam, acontece que em termos prticos no conseguimos ver isso, ento!? Uma forma legal de entender uma situao de equilbrio qumico dinmico em reaes qumicas, quando as concentraes das espcies qumicas envolvidas no se alteram. Veja bem, quando adicionamos um composto em gua, por exemplo, o cido actico (composto usado para o vinagre), nem tudo que adicionamos se dissocia. E os que dissociam podem voltar a se unir e formar o cido actico novamente veja a equao qumica abaixo: 3 3 + + (3) Isto demonstra a dinmica da reao, e quando as concentraes destas espcies permanecem inalteradas, temos o Equilbrio Qumico Dinmico. O equilbrio qumico pode ser perturbado, para entender isso, peo a vocs que busquem estudar o principio de Le Chtelier, use os livros de qumica e stios da rede virtual. De modo geral, o equilbrio qumico pode ser perturbado pela alterao na concentrao qumica de alguma espcie envolvida, temperatura do sistema e variao na presso.

Abordagem Matemtica Quando estudamos a disciplina de fsica foi nos mostrado o conceito de velocidade, esta tem relao com o espao percorrido em um determinado tempo. De forma anloga, na qumica podemos entender a velocidade das reaes qumicas, pela variao na concentrao de uma determinada espcie por um determinado tempo. Evidentemente muitos outras informaes podem ser tiradas do estudo das velocidades qumicas, o que fica expresso nos livros com o ttulo de cintica qumica. Esse assunto no abordaremos aquiNeste momento o que nos importa sabermos que a velocidade de uma reao qumica faz referncia as espcies qumicas envolvidas, ento, podemos escrever matematicamente que: = , (4) Onde V a velocidade, k uma constante que depende da espcie envolvida, A a espcie qumica e o colchetes [ ] faz referncia a concentrao. Foi dito na primeira parte desta aula que o Equilbrio Qumico Dinmico atingido quando as velocidades no sentido direto e no sentido inverso se igualam, ento vejamos abaixo:
1

+
2

(5)

Considerando a equao 5, e seguindo a definio de velocidade, temos,

1 = 1 2 = 2 Considerando o equilbrio qumico, temos, 1 = 2 (8) Substituindo 6 e 7 em 8, temos,

(6) (7)

1 = 2 Separando os termos iguais, segue,


1 2

(9)

(10)

Quando temos a diviso de duas constantes, podemos considerar como sendo uma nova constante, que ento chamaremos de K, vejamos: =

(11)

Observando a equao 5, podemos concluir que temos um quociente entre produtos e reagentes, =

(12)

Considerando novamente uma equao qumica geral, conforme a equao 2, + + (13) Onde as letras em minsculo fazem referncia aos coeficientes estequiomtricos, podemos reescrever a equao 11, veja: = [] [] /[] [] (14) Observe que os coeficientes estequiomtricos foram para a equao acima em forma de expoentes. Ateno: na equao 13 a representao apresentada com o sinal +, na equao 14, que uma equao matemtica, h multiplicao entre as espcies qumicas. Cuidado para no confundir. A constante K, quando em equilbrio a reao, no se altera, por isso chamamos de constante. K um valor numrico, geralmente expresso em tabelas a uma temperatura de 25C.

Observe que na tabela a constante e expressa por Ksp, apesar da escrita diferente a idia inicial a mesma, diferindo que esta faz referncia a sais, conhecida com produto de solubilidade. Estudaremos isso mais a frente. Aproveitando a oportunidade, a constante K assume vrios codinomes dependendo do sistema avaliado, por exemplo: Ka = cidos ; Vejamos alguns exemplos: 1) Escreva para as equaes qumicas abaixo a constante de solubilidades: a. SO3(g) 2SO2(g) + O2(g) Kb = bases ; Ki = ons ; Kps = Sais ; outros.

Resposta:

2 2 2 [3 ]

b.

N2 + 3 H2 Resposta: =

2NH3
3 2 [2 ]3 2

2) Usando as constantes equaes das constantes de solubilidade do exemplo anterior, determine o valor de K para uma determinada condio: a. 2 =2 mol/L ; [3 ] = 3 / ; 2 = 2 = 2 / Resposta: =
22 . 2 3

= 2,67

3) Considere a constante de solubilidade do cido actico 1,8 x 10 -5 a 25C, [3] = 0,1 mol/L, [3 ] = 0,001 mol/L. Determine a concentrao do on H+. Equao: 3 3 + + Resoluo: = + = .
3 3 3 + [3 ]

, isolando H+,

, substituindo os valores fornecidos, temos:

+ = 1,8 x 10-5 .

0,001 0,1

+ = 1,8 107 mol/L

Exerccios: Abaixo segue uma lista de exerccios, resolvam todos

1) Escreva as condies de equilbrio (K) usando concentraes:


(a) 2H2O(g) 2H2(g) + O2(g) 2NO2(g) 2SO3(g) 2H2O(g) + 2Cl2(g)

(b) 2NO(g) + O2(g) (c) O2(g) + 2SO2(g) (d) 4HCl(g) + O2(g) (e) NOCl(g)

NO(g) + Cl2(g)

2) A constante de equilbrio Kc para: 2SO2(g) + O2(g) 2SO3(g)

249 a uma dada temperatura. Uma anlise do contedo do recipiente que contm estes trs componentes, nesta temperatura, d os seguintes resultados: [SO 3] = 0,262 mol L-1, [SO2] = 0,0149mol L-1, [O2] = 0,0449 mol L-1. O sistema est em equilbrio? 3) Kc = 1,77 para PCl5(g) PCl3(g) + Cl2(g) a 250C. Um recipiente de 4,50 litros contm 5,22 x 10 -3

mol de PCl5, 0,288 mol de PCl3 e 0,144 mol de Cl2 a 250C. O sistema est em equilbrio? 4) Kc = 0,983 para 2FeBr3(s) em equilbrio? 5) O valor de Kc para o equilbrio CO(g) + H2O(g) CO2(g) + H2(g) a 600 K 302. Um recipiente de 2FeBr2(g) + Br2(g) a uma certa temperatura. Um recipiente de 6,00 L

contm 0,412 mol de FeBr3, 0,726 mol de FeBr2 e 0,403 mol de Br2 nesta temperatura. O sistema est

1,00 litro contm em equilbrio 0,100 mol de CO, 0,200 mol de H2O e 0,300 mol de CO2. Calcule [H2].

Dica: nos exerccios 3 e 4 encontre primeiramente as concentraes das espcies dividindo a concentrao pelo volume.

(...) continuao Vamos retomar o nosso estudo!!!! Vimos at agora a introduo ao equilbrio qumico e trabalhamos apenas com sistemas em uma nica fase. Acontece que no contexto desta disciplina, muitas vezes o sistema encontra-se em duas ou mais fazes, por exemplo: uma soluo qumica qualquer, que quando adicionado um determinado reagente h a precipitao de uma espcie qumica. Use neste momento a imaginao qumica!!

Observe a figura. Inicialmente tnhamos uma soluo homognea aquosa com presena de ons de chumbo, no segundo momento, aps a adio de cido clordrico, houve a precipitao de cloreto de chumbo, ento, a partir deste momento, a soluo fica com duas fases, uma aquosa e a outra slida. Neste momento, quero que vocs reflitam em algumas perguntas: a) Por que houve a precipitao? Se fosse outro reagente, at mesmo cido, haveria a precipitao? Precipitou todo o chumbo? Haveria chumbo dissolvido na soluo? Jovens, no responderei estas perguntas neste momento. Continuemos o nosso estudo, e as respostas e o entendimento sair naturalmente. Certamente voc j fez suco de laranja ou de qualquer outra fruta, e por um descuido ou falta de prtica voc adicionou uma quantidade excessiva de acar, o que aconteceu ento!? o acar ficou no fundo, e por mais que voc mexia a soluo, o acar permanecia no fundo, formando o que chamamos de precipitado, corpo de fundo, um decantado. Porque isso aconteceu? Em termos qumicos podemos dizer que cada soluto tem a sua particularidade, uns dissolvem completamente, alguns menos e outros quase nada. Mas como avaliar isso? Bom, foi passada no primeiro material uma tabela com valores de Kps, d uma olhada! Para exemplificar fao um recorte da tabela abaixo, veja:

Voc pode observar que temos dois compostos slidos a base de ons brometos, e eles tem respectivamente o valor de Kps 5x10-9 e 5x10-13. Esses valores expressam conceitos qumicos relacionados a solubilidade dos compostos, e de modo bem direto, colocado que quanto menor o valor do Kps, menos solvel o composto. O fato de um determinado composto apresentar o Kps j uma indicao que a solubilidade do composto no completa. Compostos solveis podem apresentar o Kps, mais o valor muito alto, isto , a ordem de grandeza elevada.

Lembrando a matemtica: 5x10-9 = 0,000000005 5x10-13 = 0,0000000000005 5x109 = 5000000000 5x1013 = 50000000000000

O termo Kps, como j foi falado anteriormente, indica uma constante que obtida pela solubilidade dos compostos, o procedimento matemtico assim: Consideremos o sulfato de clcio. Observando as tabelas de solubilidade em livros textos, temos que a solubilidade deste composto 4,9x10 -3 mol/L, ento, qual seria o Kps? Primeiramente temos que escrever a equao qumica, vejam:
2 4() +2 + 4 () , (15)

Para esta situao temos que a constante de equilbrio dada por:

= Ento, a equao assume a seguinte forma:

2 [ +2 ][4 ] [4 ]

Quando h uma situao de equilbrio, e h a presena de slidos, a quantidade de slidos permanece inalterada, desta forma, os slidos no fazem parte da constante de equilbrio, justamente por serem uma constante.

2 = [+2 ][4 ] , (16)

Dizer que a solubilidade do composto 4,9x10 -3 mol/L, o mesmo que dizer que a concentrao de
2 [+2 ] = 4,9x10-3 mol/L e [4 ] = 4,9x10-3 mol/L. Substituindo esses valores na equao (16),

podemos encontrar o valor de Kps. = 4,9103 . 4,9103 = 2,4105 (17) Se voc consultar a tabela apresentada no arquivo enviado anteriormente, verificar que o valor encontrado na equao (17), o mesmo da tabela. Seguindo o raciocnio matemtico e o entendimento qumico, a partir dos valores de Kps possvel determinar as solubilidades dos compostos, veja os exemplos abaixo: 4) Veja a equao qumica: + + 1 , = 2,2. 1016

Observando a equao e o valor de Kps, determine a solubilidade do cianeto de prata. Resposta: para cada processo de ionizao h a liberao de ons prata e cianeto, acontece que a quantidade que dissocia muito baixa, isto se deve a caracterstica do composto, e observado na ordem de grandeza do Kps, 10-16. Como no sabemos a solubilidade dos ons formados, vamos chamar de S, vejamos: [+ ] = 1 = Escrevendo a constante de equilbrio, = [+ ] 1 Substituindo o valor de Kps fornecido e os S correspondentes a solubilidade, escrevemos: 2,2. 1016 = . Resolvendo para S, tem-se, = 1,48108 /
Para seu melhor entendimento sugiro a voc que transforme o valor de S, que est em mol/L para g/L. Ver que a quantidade diluda muito pequena.

5) Veja a equao qumica: 2 +2 + 2 1 , = 3,9. 1011 Observando a equao e o valor de Kps, determine a solubilidade do fluoreto de clcio.

Resposta: o fluoreto de clcio apresenta uma solubilidade baixa, no entanto se comparada com a do composto anterior, podemos dizer que o fluoreto de clcio mais solvel que o cianeto de prata. Como no sabemos a solubilidade dos ons formados, vamos chamar de S, no entanto algo deve ser notado, isto porque para cada on clcio formado, h a formao de dois ons fluoretos, podemos ento representar da seguinte forma: [+2 ] = 1 = 2 Escrevendo a constante de equilbrio, = [+2 ] 1
2

Substituindo o valor de Kps fornecido e os S correspondentes a solubilidade, escrevemos: 3,9. 1011 = . 4 2 Resolvendo para S, tem-se, = 2,14104 /
Para seu melhor entendimento sugiro a voc que transforme o valor de S, que est em mol/L para g/L. Ver que a quantidade diluda muito pequena.

Aps a explanao desta aula, segue abaixo alguns exerccios de fixao, resolva todos, isso ajudar voc no entendimento completo da disciplina. Exerccios: 6) Em uma soluo saturada de BaCrO4, [Ba2+] = 9,2 x 106 mol L1. Calcule o produto de solubilidade do BaCrO4. 7) Adiciona-se brometo de prata (AgBr) slido a uma soluo de NaBr 0,10 mol L 1 at saturla. [Ag+] neste ponto 5,0 x 1012. Calcule o Kps do AgBr. 8) Em uma soluo saturada de fluoreto de magnsio, MgF2, em gua, [Mg2+] = 2,7 x 10-3 mol L1. Qual o Kps do MgF2? 9) Calcule a solubilidade do sulfeto de zinco, ZnS,em gua pura. Kps = 2.10 -25.

10

(...) continuao Ol pessoal, como esto indo nos estudos!? Resolveram todos os exerccios? Possuem dvidas? Informo mais uma vez que estamos a disposio. Recordando. At agora vimos e discutimos equilbrio qumico, entendemos o que o produto de solubilidade. Antes de darmos continuidade no produto de solubilidade, iremos discutir o equilbrio inico da gua. Pois bem, podemos dizer que toda reao qumica, reforo, toda reao e qumica, uma reao cido-base, isto , algum doa e outro recebe prtons, ou melhor, algum doa ou recebe eltrons. Convido vocs a estudarem novamente as teorias cidos-bases. Vamos considerar duas molculas de gua reagindo entre si: 2 + 2 3 + +

Perceba que uma gua agiu como base e a outra como cido, a imagem abaixo mais explicativa:

H O H

H O H O H

OH

Observando a figura acima, voc pode concluir que o par de eltrons disponvel no oxignio interagiu com o hidrognio da molcula de gua vizinha e acabou fazendo a ligao, e por conseguinte ficando com trs hidrognios, assumindo ento, uma carga positiva. Por outro lado, com a sada do hidrognio o eltron que fazia a ligao ficou disponvel, ou melhor, localizado no oxignio, formando ento uma carga negativa. Seguindo o raciocnio de cidos e bases, verificamos que a primeira molcula na equao qumica acima, agiu como base, pois doou eltrons, e a segunda como cido pois doou o prton. A partir disso, podemos escrever a constante de equilbrio para esta ligao, vejamos: =
[3 + ] . [ ] 2 . 2

(18)

Como a quantidade de gua uma constante, podemos reescrever a equao (18) da seguinte forma: . 2 . 2 = [3 + ] . [ ] (19) Lembrando que constante x constante, gera uma nova constante, que chamaremos de . = [3 + ] . [ ] (20)
O w faz referncia a palavra water em ingls.

11

O valor de a 25C tido como 1,0x10-14, o que poderamos rescrever a equao (20) da seguinte forma: [3 +] . = 1,01014 (21)

Sempre que estudamos alguma coisa, ajuntamos energia pra chegarmos at um determinado passo, a pensamos que acabou, e qual no a nossa surpresa, que sempre aparece mais coisa, rsrsrs. Pois , desta vez no vai ser diferente, vejam s!!!!! tranqilo, acompanhe! Na equao (21) foi aplicado o logaritmo negativo em ambos os lados da equao, conforme mostrado na equao (22). log([3 + ] . ) = log 1,01014 (22) Aplicando as propriedades de logaritmos, escrevemos: log[3 + ] log Sendo, log 1,01014 = 14 Temos: log[3 + ] log = 14 (24) = log 1,01014 (23)

Da temos a definio que, = log[3 + ] (25) e = log[ ] (26) .


Escrever H3O+ o mesmo que escrever H+.

Reescrevendo a equao (24), temos: + = 14 (27)

Perceba da onda saiu a definio de pH. Veja que a definio puramente matemtica. pH uma escala logartmica que faz referncia a concentrao de ons H+. As equaes matemticas expressadas acima podem ser usadas de formas diversas, substituindo umas nas outras. Abaixo ser mostrado alguns exemplos: Exemplos 1) Qual o pH de uma soluo que apresenta a concentrao de ons H + de 0,00015 mol/L? Resoluo: = log[3 + ] , substituindo o valor, tem-se: = log 0,00015
Use a calculadora cientfica.

12

= 3,82

2) Qual o pOH de uma soluo que apresenta a concentrao de ons OH - de 0,02 mol/L? = log[ ], substituindo o valor dado: = log 0,02 = 1,70 3) Uma soluo de vinagre apresenta um pH=3,89, encontre a concentrao de H +. Resoluo: Utilizando a equao , = log[3 + ], podemos aplicar as propriedades logartmicas e ento escrever , 3 O+ = 10pH . Substituindo, temos: 3 O+ = 103,89 = 1,29x104 /
Para resolver 10-pH na equao, necessrio voc usar a funo antilog.

4) Qual a concentrao de H+, sabendo que a concentrao de OH- igual a 1,4x10-3? Resoluo: [3 + ] . [3 +] =
1,010 14 [ ]

1,01014

, substituindo o valor dado, temos: 1,01014 1,4x103

[3 +] =

[3 +] = 7,141012 mol/L 5) Observando as concentraes dado no exemplo anterior, informe se a soluo cida ou bsica e faa uma discusso. Resposta: A concentrao de OH-= 1,4x10-3 e H+= 7,141012 mol/L, observe que a concentrao de OH- maior, isto indica que uma maior quantidade desta espcie, portanto a soluo bsica. Em uma soluo temos a presena dos dois tipos de ons, o que determina se uma substncia cida ou bsica a que estiver em maior quantidade.

13

Abaixo segue alguns exerccios para vocs fazerem, dediquem, estamos a disposio de vocs para ajudar. Exerccios: 10) Calcule o pH de uma soluo na qual a concentrao hidrogeninica : (a) 1,0 mol/L (b) 4,6 x 10-3 mol/L (c) 6,0 x 10-9 mol/L (d) 2,2 x 10-12 mol/L 11) Determine a concentrao hidrogeninica em uma soluo que tem um pH de: (a) 2,22 (b)4,44 (c) 6,66 (d) 12,12 12) Calcule a concentrao de ons hidrxido em uma soluo que tem um pH de: (a) 4,32 (b) 6,54 (c) 4,00 (d) 3,21. 13) Calcule o pOH de uma soluo que tem uma concentrao hidrogeninica de: (a) 2,1 x 10-2 mol/L (b) 5,6 x 10-6 mol/L (c) 9,0 x 10-10 mol/L (d) 3,9 x 10-14 mol/L 14) o que significa algum dizer que determinada soluo neutra, por exemplo, este shampoo neutro. 15) pH uma escala matemtica, costumeiramente escrita de 1 a 14. Dizer que uma soluo cida, significa classific-la abaixo do pH 7 e dizer que bsica acima de pH 7, pois bem, como poderia ser ento a escala de pOH?

14

(...) continuao Ol Alunos, voltamos novamente ao nosso estudo. Caso no tenham estudado a fundo os materiais enviados anteriormente, sugiro que no estudem este novo material. Possivelmente voc deve estar preocupado, talvez tenha achado um pouco puxado os ltimos trs materiais, bom jovem, o estudo da qumica a princpio pode causar certo desconforto, mas a medida que se avana ela vai ficando fascinante, e o aprendizado algo atrativo. Aproveite isso, voc ser um qumico ou uma qumica, com todas as atribuies, podendo dar aulas, fazer concursos, assinar por empresas, entre outros. Esse o momento de aprendizado, vamos juntos!! Retomando o material parte 2.

15

You might also like