You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA REA DE PROJETOS MECNICOS Professor: Erinaldo Alunos:

Fbio Gabino Marcos Mesquita Rodrigo Moura

PARAFUSOS

Campina Grande PB, 10 de novembro de 2004

ndice Introduo........................................................................................................................................3 Generalidades..................................................................................................................................3 Quanto a cabea do parafuso......................................................................................................4 Quanto ao corpo do parafuso.......................................................................................................5 Quanto o tipo de rosca.................................................................................................................5 Rosca mtrica...........................................................................................................................8 Rosca Whitworth.......................................................................................................................9 Tipos de parafusos.........................................................................................................................10 Parafusos Passantes (ou com porca)........................................................................................10 Parafusos nopassantes .........................................................................................................10 Parafuso de Presso..................................................................................................................11 Parafusos Prisioneiros...............................................................................................................11 Vantagens e desvantagens da utilizao de parafusos................................................................12 Nomenclatura e Especificaes Tcnicas do Parafuso................................................................12 Nomenclatura.............................................................................................................................12 Perfis das Roscas.......................................................................................................................12 Principais esforos nos parafusos.................................................................................................13

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

Introduo
Parafusos so elementos de fixao, os quais so empregados na unio permanente de peas, podendo estas ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar ou desapertar o s parafusos, e sem o inconveniente de danificar as partes unidas se for necessrio a sua separao. A unio parafusada largamente utilizada em mquinas e ferramentas, devido a sua fcil montagem e desmontagem, unio satisfatria e custo reduzido de comparado outros processos de unio. Os parafusos podem ser fabricados em liga de ferro, ao, ao inoxidvel, inox, cobre lato, dentre outros materiais que apresentam boa resistncia mecnica, bem como propriedades compatveis com o processo de fabricao, que pode ser por usinagem ou por forjamento. So utilizados para a transmisso de foras, para efetuar pequenos deslocamentos, para o travamento de elementos de mquinas, dentre outras aplicaes.

Generalidades
Um parafuso usualmente formado por trs partes:

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

Alm destas trs partes bsicas de um parafuso, os parafusos se diferenciam pelo tipo de acionamento. O tipo de acionamento est relacionado como tipo da cabea do parafuso. Por exemplo, um parafuso de cabea sextavada acionado por uma chave de boca ou estria, j um parafuso de cabea escareada com fenda acionado por uma chave de fenda.

Quanto a cabea do parafuso


Os parafusos podem ter as seguintes cabeas:

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

Quanto ao corpo do parafuso

Tanto o corpo cnico como o cilndrico podem ser totalmente roscado ou parcialmente roscado.

Quanto o tipo de rosca


A parte roscada constituda por um ncleo cilndrico e por um conjunto de filetes helicoidais gerados por uma figura geomtrica plana, que pode ser um tringulo, um trapzio, um quadrado, etc, tendo um dos seus lados sobre a geratriz do cilindro no ncleo. As roscas podem ser internas ou externas. As roscas internas se localizam no interior das porcas e as externas se localizam no corpo dos parafusos. Os filetes de rosca podem apresentar vrios perfis, que so sempre uniformes e estes do o nome as roscas e condicionam sua aplicao. So eles:

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

Parafusos e porcas de fixao na unio de peas Ex: fixao da roda do carro Parafusos que transmitem movimento suave e uniforme Ex: fusos de mquinas Parafusos de grande dimetro sujeito a grandes esforos Ex: Equipamentos ferrovirios Parafusos que sofrem grandes esforos e choques Ex: prensas e morsas Parafusos que exercem grande esforo num s sentido Ex: Macacos de catraca

As roscas podem ter dois sentidos, a direita ou a esquerda. Na rosca direita, o filete sobe da direita para a esquerda.

Na rosca esquerda, o filete sobe da esquerda para a direita.

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

As roscas tm os mesmos elementos, variando apenas os formatos e dimenses. So elementos da rosca: P = passo (mm) d = dimetro externo d1 = dimetro interno d2 = dimetro do flanco = ngulo do filete i = ngulo da hlice c = crista D = dimetro do fundo da porca D1 = dimetro do furo da porca h1 = altura do filete da porca h = altura do filete do parafuso

Geralmente, para cada dimetro existem trs passos diferentes, caracterizando as chamadas roscas grossas, roscas medias e rosca fina. As industrias automobilstica e aeronutica, como tambm em peas de pequena espessura, ainda utilizam as roscas extra-fina. Uma rosca pode ter mltiplas entradas, que a que tem dois ou mais filetes cortados um ao lado do outro (como dois barbantes enrolados lado a lado em torno de um lpis). J um parafuso de dupla entrada tem avano igual a duas vezes o passo, um de trs entradas tem avano igual a trs vezes o passo, e assim por diante. Para o nosso trabalho, iremos detalhar as roscas triangulares mtrica e a whitworth.

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

Rosca mtrica

ngulo do perfil da rosca: a = 60 Dimetro do parafuso: d Dimetro menor do parafuso ( do ncleo) d1 = d 2,2268.P Dimetro efetivo do parafuso ( do mdio) d2 = d 0,6595.P Folga entre a raiz do filete da porca e a crista do filete do parafuso: f = 0,045.P Raio de arredondamento da raiz do filete do parafuso: rre = 0,14434.P Altura do filete do parafuso: he = 0,61343.P A rosca mtrica especificada escrevendo-se a letra M, depois o seu dimetro nominal e o passo em milmetros, nesta ordem. Ex: M2 x 0,4 uma rosca mtrica que tem um dimetro nominal ou dimetro maior de 2 mm e um passo de 0,4 mm. Quando se tratar de uma rosca esquerda, a designao ser a mesma indicada seguida da abreviatura RE. Obs: A rosca mtrica fina possui, num determinado comprimento, maior nmero de filetes do que a rosca normal. Isto permite melhor fixao da rosca, evitando afrouxamento do parafuso, em caso de vibrao de mquinas. Um exemplo de utilizao de parafusos com roscas finas em veculos.

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

Rosca Whitworth

ngulo do perfil da rosca: a = 55 P= 1" n de fios

Dimetro do parafuso: d Dimetro menor do parafuso ( do ncleo) d1 = d 2.he Dimetro efetivo do parafuso ( do mdio) d2 = d he Raio de arredondamento da raiz do filete do parafuso: rre = 0,1373.P Altura do filete do parafuso: he = 0,6403.P A rosca Whitwort especificada escrevendo-sea letra W, depois o dimetro nominal em polegadas e o passo. Quando se tratar de uma rosca esquerda, a designao ser a mesma indicada seguida da abreviatura RE. Obs: para a confeco de roscas Whitworth fina utiliza-se a mesma frmula para a confeco de roscas Whitworth normal, variando apenas os nmeros de filetes por polegada. Para facilitar a obteno dos valores acima definidos, existem tabelas com todos estes valores.

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

Tipos de parafusos
Como j foi mencionado, os parafusos se diferenciam pela sua cabea, corpo e rosca, como tambm pelo tipo de acionamento. Essas diferenas, determinadas pela funo dos parafusos, permitem classific-los em quatro grandes grupos:

Parafusos Passantes (ou com porca)


So parafusos utilizados quando as peas a unir so vazadas, pois estes atravessam, de lado a lado, as peas a serem unidas, passando livremente nos furos. Estes parafusos podem ser utilizados juntamente com arruelas e contraporcas como acessrios. Os parafusos passantes podem se apresentar com cabea ou sem cabea.

Parafusos nopassantes
So parafusos que no utilizam porcas. O prprio furo roscado, feito em uma das peas a ser unida, desempenha o papel de porca.

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

10

Parafuso de Presso
So parafusos que exercem presso contra a pea a ser fixada, podendo estes apresentar cabea ou no.

Parafusos Prisioneiros
So parafusos sem cabea com rosca nas duas extremidades, e recomendado quando no se puder vazar uma das peas a unir e nas situaes que se exige montagem e desmontagens freqentes, onde o uso de outros parafusos iria danificar a rosca dos furos.

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

11

Vantagens e desvantagens da utilizao de parafusos


Vantagens: - Fcil montagem e desmontagem; - Unio satisfatoriamente resistente; - Custo reduzido Desvantagens - necessrio o uso de dispositivos de segurana contra o afrouxamento; - Concentrao de tenses, principalmente nos primeiros filetes de roscas; - Peso maior em relao aos outros tipos de unies.

Nomenclatura e Especificaes Tcnicas do Parafuso


Nomenclatura
- Rosca; - Passo; - Dimetro Maior; - Dimetro Efetivo; - Avano

Perfis das Roscas


- Rosca triangular; - Rosca Trapezoidal; - Rosca Quadrada;
Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura 12

- Rosca dente de serra; - Rosca Redonda.

Principais esforos nos parafusos


Os parafusos utilizados na unio de peas devem suportar os seguintes esforos: - Cargas externas de trao e cisalhamento e a combinao entre elas; - Impacto. As possibilidades de um parafuso se romper, so as seguintes: 10% na regio 1 regio prxima a cabea do parafuso; 25% na regio 2- regio prxima do rosqueamento; 65% na regio 3 regio do 1 ou filete de rosca em contato com a porca

Quanto aos esforos atuantes no parafuso temos:

Trao no corpo e na rosca do parafuso

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

13

Compresso nas peas, na cabea e na porca do parafuso

Cisalhamento na rosca da porca e na rosca do parafuso

Flexo na cabea e na porca do parafuso

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

14

Fadiga do parafuso quando submetido a cargas variadas

Parafusos Fbio Gabino, Marcos Mesquita e Rodrigo Moura

15

You might also like