You are on page 1of 10

PLANO ESTRATGICO NACIONAL DO TURISMO

Para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal


Sntese

O PENT - Plano Estratgico Nacional do Turismo uma iniciativa governamental, da responsabilidade do Ministrio da Economia e da Inovao. At 2015, servir de base concretizao de aces para o crescimento sustentado do Turismo nacional e orientar a actividade da entidade pblica central do sector, o Turismo de Portugal, I.P. O PENT define as linhas de orientao estratgica para a poltica de Turismo, com metas e objectivos claros, de forma a criar as condies que permitam ao Turismo contribuir decisivamente para a imagem do pas e para o bem-estar da populao portuguesa, atravs da gerao de riqueza, da criao de postos de trabalho e da promoo da coeso territorial.

UMA VISO ESTRATGICA > Tornar Portugal num dos destinos de maior crescimento na Europa, apresentando uma Proposta de Valor fundamentada em caractersticas distintivas e inovadoras do pas > Desenvolver o Turismo atravs da qualificao e competitividade da oferta, primando pela excelncia ambiental e urbanstica, pela formao dos recursos humanos e pela modernizao empresarial e das entidades pblicas > Atribuir ao Turismo uma importncia crescente na economia, constituindo-o como um dos motores do desenvolvimento social, econmico e ambiental a nvel regional e nacional

UMA PROPOSTA DE VALOR PARA PORTUGAL A proposta de valor para Portugal aposta na combinao dos elementos diferenciadores e qualificadores do pas.
Qualidade competitiva (value for money em produto de qualidade)

Clima e Luz Autenticidade moderna

Hospitalidade

Diversidade concentrada

Segurana

Histria, Cultura e Tradio

plano estratgico nacional do turismo

Os elementos diferenciadores constituem os recursos tursticos que distinguem Portugal de outros destinos concorrentes na forma como os recursos tursticos do resposta s motivaes daqueles que nos procuram clima e luz, histria, cultura e tradio, hospitalidade, diversidade concentrada. Os elementos qualificadores so necessrios para qualificar Portugal no leque de opes dos turistas autenticidade moderna, segurana e excelncia na relao qualidade/preo.

OBJECTIVOS > Crescimento anual do nmero de turistas internacionais acima dos 5% e das receitas acima dos 9% > Dotar Lisboa, Algarve e Porto de uma maior contribuio absoluta para o crescimento, mas atingir um maior equilbrio entre todas as regies > Crescimento anual do Turismo nacional na ordem dos 2,5%, potenciando o desenvolvimento sustentado das regies e plos e combatendo a sazonalidade > Aumentar o contributo do Turismo na economia, constituindo-se como um dos principais motores do crescimento da economia portuguesa

LINHAS DE DESENVOLVIMENTO ESTRATGICO Mercados emissores - Apostar na captao de turistas de 20 mercados emissores internacionais e no desenvolvimento do Turismo interno. Produtos estratgicos - Consolidar e desenvolver 10 produtos tursticos estratgicos. Regies - Desenvolver ofertas distintivas para as regies, alinhadas com a proposta de valor do destino Portugal, capitalizando a vocao natural de cada regio e desenvolvendo factores de qualificao. Plos de desenvolvimento - Desenvolver 6 novos plos tursticos para diversificar a oferta turstica em Portugal e implementar modelos de desenvolvimento sustentado. Acessibilidades areas - Reforar as acessibilidades areas com as cidades e regies com maior potencial turstico em cada mercado emissor. Eventos - Dinamizar um calendrio nacional de eventos que assegure a notoriedade do destino e o enriquecimento da experincia do turista. Enriquecimento da oferta - Desenvolver e inovar contedos diferenciadores da oferta turstica nacional.

Qualidade urbana, ambiental e paisagstica - Tornar a qualidade urbana, ambiental e paisagstica numa componente fundamental do produto turstico para valorizar e qualificar o Destino Portugal. Qualidade de servio e recursos humanos - Reforar a qualidade do turismo portugus ao longo dos momentos de verdadede interaco com o turista, atravs da implementao de um sistema de qualidade turstica e da formao e valorizao dos recursos humanos. Promoo e distribuio - Implementar uma abordagem inovadora, segmentada e por mercado emissor, conferindo maior enfoque no canal Internet, promovendo uma gesto proactiva da relao com operadores e jornalistas e definindo como prioridade o Destino Portugal. Eficcia e Modernizao da actuao dos agentes pblicos e privados - Facilitar a interaco das empresas com o Estado, promover a difuso do conhecimento do sector, estimular a investigao, o desenvolvimento, a modernizao e a adopo de prticas inovadoras pelas empresas.

10 Produtos Estratgicos Consolidar os produtos estratgicos e desenvolver ofertas distintivas para cada uma das regies, reforando os factores de qualificao.

Sol e Mar

Touring

City Breaks

Turismo de Turismo de Negcios Natureza

Golfe

T. Nutico

Resorts Int./

(Inc. Cruzeiros) T. Residencial

Sade e Bem-estar

Gastron. e Vinhos

Algarve Lisboa
(Cross Selling) (Cruzeiros)

1 nvel
(Porto Santo)

Madeira
(Porto Santo) (Cruzeiros)

2 nvel 3 nvel 4 nvel

Porte e Norte
(Porto) (Porto)

Centro Aores Alentejo


(Litoral Alentejano)

(Oeste)

(Oeste)

(Litoral Alentejano)

(Litoral Alentejano)

(Litoral Alentejano)

Sol e Mar > Requalificar o produto Sol e Mar, com prioridade no Algarve > Apostar no desenvolvimento de actividades complementares que reforcem a proposta de valor para o turista Touring Cultural e Paisagstico > Criar rotas temticas > Enriquecer a experincia nos principais locais de atraco > Assegurar a adopo de padres de qualidade ao longo de toda a cadeia de valor

plano estratgico nacional do turismo

City Break > Melhorar a acessibilidade a Lisboa e Porto > Melhorar a experincia dos turistas, em especial no Porto, estruturando itinerrios temticos, diversificando aces de animao Turismo de Negcios > Consolidar a oferta para congressos de grandes dimenses em Lisboa e desenvolv-la no Algarve > Desenvolver o segmento das pequenas reunies em Lisboa, Porto, Algarve e Madeira Turismo de Natureza > Intervir para melhorar as infra-estruturas de acolhimento, alojamento e visitao > Melhorar a sinaltica e os percursos na natureza > Desenvolver a oferta, assegurando a preservao das reas protegidas Turismo Nutico > Desenvolver a invernagem activa > Investir nas condies de atracagem e construes de portos de abrigo ao longo da costa, para alm de marinas e portos de recreio nas regies prioritrias > No segmento de cruzeiros, melhorar as condies dos terminais e criar novas rotas Sade e Bem-Estar > Desenvolver ofertas distintivas nos Aores e na Madeira > Reconverter o termalismo no Porto e Norte e Centro > Desenvolver equipamentos e servios de bem-estar em estabelecimentos hoteleiros Golfe > Consolidar a forte projeco internacional como destino de Golfe > Construir mais campos de elevada qualidade (arquitectos de renome) e de oferta diversificada > Assegurar a realizao de torneios anuais de elevada projeco internacional > Estimular a prtica de Golfe em Portugal Resorts Integrados e Turismo Residencial > Crescimento em qualidade (no em quantidade) > Promover a criao de Resorts Integrados com ofertas associadas (ex. golfe, spa) > Privilegiar sistemas de gesto turstica centralizada nos resorts Gastronomia e Vinhos > Aproveitar as condies e os recursos naturais e culturais do Douro, Alentejo e Centro, em matria de Gastronomia e Vinhos > Estruturar o produto, adequando museus e caves actividade turstica (ex. pessoal qualificado, horrios) > Estimular a venda de produtos de denominao de origem (vinhos, queijos), a oferta de refeies gastronmicas de demonstrao, etc.

6 Plos de Desenvolvimento Desenvolver seis plos tursticos que, pelos contedos especficos e distintivos, justificam a sua criao numa ptica de desenvolvimento do Turismo nacional (todos os plos) e internacional (Douro, Porto Santo, Litoral Alentejano, Oeste).
Douro
> Touring, Gastronomia e Vinhos, Turismo de Natureza > Turismo nacional e internacional

Serra da Estrela
> Touring, Turismo de Natureza (neve) > Turismo nacional

Oeste
> Resorts Integrados, Golfe, Touring > Turismo nacional e internacional

Alqueva Litoral Alentejano


> Sol e Mar, Touring, Golfe, Resorts Integrados > Turismo nacional e espanhol > Touring, Resorts Integrados, Gastronomia e Vinhos > Turismo nacional e espanhol

Porto Santo
> Sol e Mar, Touring e Golfe > Turismo nacional e internacional

Douro > Composto pela rea classificada Patrimnio Mundial e pelas cidades mais prximas, a sua criao tem como principal objectivo a capitalizao do potencial turstico da zona do Alto Douro Vinhateiro. Serra da Estrela > Compreende toda a rea do Parque Natural da Serra da Estrela e o territrio envolvente, tendo sido criado para se tornar no destino de neve de referncia do mercado portugus, desenvolvendo economicamente uma regio marcada pela interioridade. Oeste > O plo turstico do Oeste criado na sequncia do forte investimento turstico privado de que a regio tem sido alvo, apoiando-se assim a diversificao da oferta turstica no pas. Alqueva > A barragem do Alqueva, o maior espelho de gua da Europa, e a presena de elementos diferenciadores nas proximidades, justificam a criao deste plo turstico para desenvolver economicamente a regio e contribuir para a melhoria da imagem de Portugal como destino turstico. Litoral Alentejano > Desde a Pennsula de Tria at Vila Nova de Milfontes, este plo turstico possui um conjunto de contedos distintivos que justificam a sua criao o clima, a orla costeira preservada e a existncia de Reservas e Parques Naturais. Porto Santo > Constitudo pela Ilha de Porto Santo, a criao do plo turstico tem como objectivo a requalificao e melhoria do servio turstico local, desenvolvendo econmica e socialmente uma zona marcada pelo isolamento e pela insularidade.

plano estratgico nacional do turismo

PROGRAMA DE IMPLEMENTAO DO PENT A execuo com sucesso das linhas de desenvolvimento estratgico exige rigor, inovao e proactividade por parte da administrao pblica e do sector privado. A implementao do PENT estrutura-se em torno de 5 eixos de actuao, com base em 11 projectos.
5 Eixos
Territrio, Destinos e Produtos
I

11 Projectos
V IX

Produtos, Destinos e Plos


II VI

Acessibilidade Area

Conhecimento e Inovao
X

Marcas e Mercados

Interveno em ZTIs (Urbanismo, Ambiente e Paisagem)

Marcas, Promoo e Distribuio


VII XI

Eficcia do relacionamento Estado-Empresa

Qualificao de Recursos

III

Distribuio e Comercializao

Desenvolvimento de Contedos distintivos e inovadores


IV VIII

Programa de Qualidade

Modernizao Empresarial

Inovao e Conhecimento

Eventos

Excelncia no Capital Humano

MBITO DE INTERVENO DOS 11 PROJECTOS I - Produtos, Destinos e Plos > Desenvolvimento da oferta/clusters de servios para os produtos estratgicos > Requalificao de destinos, com prioridade no Algarve > Conceito e plano de viabilidade dos plos tursticos > Desenvolvimento sustentado de plos tursticos > Atraco de investimento e investidores de referncia II - Interveno em ZTIs (urbanismo, ambiente e paisagem) > Interveno em Zonas Tursticas de Interesse, assegurando a oferta e excelncia de factores qualificadores (ex: conservao de monumentos e edifcios, limpeza e despoluio do solo, arborizao dos espaos) > Facilitao de interveno multidisciplinar/multi-entidade III - Desenvolvimento de Contedos distintivos e inovadores > Desenvolvimento de factores distintivos de Portugal (ex: histria, cultura, gastronomia, literatura) > Promoo dos factores distintivos nas principais atraces tursticas > Desenvolvimento de contedos para o site mvel (informao e acompanhamento/ enriquecimento da experincia)

IV Eventos > Captao de 1-2 mega eventos cada 10 anos > Promoo de calendrio de 10 eventos de projeco internacional > Organizao de calendrio de eventos regionais (+30 eventos no total) > Dinamizao de animao local V - Acessibilidade Area > Aumento do nmero e reforo da competitividade das ligaes directas dos aeroportos nacionais aos principais mercados/regies emissoras > Aces de promoo focalizadas nas cidades e regies que passam a ser servidas por novas ligaes a Portugal > Cooperao com a ANA e companhias areas que operam nos aeroportos portugueses VI - Marcas, Promoo e Distribuio > Monitorizao e aferio da estratgia de promoo e distribuio face aos objectivos PENT > Viso e actuao integrada, por mercado emissor, liderada pelo Turismo de Portugal, I.P. > Promoo do turismo interno > Reforo da presena no canal Internet > Actualizao de contedos/oferta em meios de grande divulgao (ex: guias, sites) VII - Programa de Qualidade > Promoo da qualidade ao longo dos momentos de verdade(interaco com o turista) > Desenvolvimento de conceito inovador para Internet mvel (acompanhar o turista com informao e contedos) > Implementao de selo de qualidade > Desenvolvimento de uma cultura de qualidade > Lanamento de prmios de excelncia > Discriminao positiva na divulgao e promoo VIII - Excelncia no Capital Humano > Promover cursos que ofeream formao de gesto turstica de nvel internacional > Melhorar a rede de formao profissional de referncia > Introduo da temtica Turismo em cursos superiores (ex: Arquitectura, Histria, Engenharia Civil, Ambiente) > Desenvolvimento de parcerias Escolas/Empresas > Valorizao das profisses no sector e incentivo ao empreendedorismo IX - Conhecimento e Inovao > Reforo do conhecimento a nvel dos turistas/mercados emissores, nomeadamente atravs da aposta na Conta Satlite do Turismo > Monitorizao da actividade turstica e da execuo do PENT com base em indicadores chave > Identificao e divulgao das melhores prticas e tendncias no Turismo > Estmulo investigao e desenvolvimento e prticas de inovao

plano estratgico nacional do turismo

X - Eficcia do relacionamento Estado-Empresa > Simplificao do processo de relacionamento Estado-Empresa (ponto nico de contacto) > Reforo da eficincia e transparncia do processo de licenciamento > Criao da figura gestor de processo visando um relacionamento mais fcil dos , investidores com a Administrao Pblica > Melhoria no tratamento das reclamaes dos consumidores XI - Modernizao Empresarial > Incentivo modernizao empresarial > Desenvolvimento da capacidade de gesto das empresas do sector > Disponibilizao de software de acesso aos canais de distribuio electrnica (gesto de capacidade, gesto de servios)

Esta edio inclui um CD com a verso completa do Plano Nacional Estratgico do Turismo e os estudos efectuados sobre os 10 Produtos Tursticos Estratgicos.

Ficha Tcnica Edio: Turismo de Portugal, I.P. Paginao e Pr-impresso: pr&press Impresso: Cromaticamente Fotografia: EUROPARQUES Duccio Joo Paulo Jos Manuel Ocean Course, Vale do Lobo Paulo Magalhes P Vela 2007/JFF Vale do Lobo Turismo de Portugal, I.P. Lisboa, 2008

You might also like