You are on page 1of 9

SANTO ANTONIO DE PDUA

O grande Santo de Pdua ou de Lisboa, sua cidade natal embora com uma curta existncia terrena, tornou-se um dos santos mais populares do mundo, sendo venerado tanto no Oriente quanto no Ocidente.

Protetor dos pobres, o auxlio na busca de objetos ou pessoas perdidas, o amigo nas causas do corao. Assim Santo Antnio de Pdua, frei franciscano portugus, que trocou o conforto de uma abastada famlia burguesa pela vida religiosa.

Doutor da Igreja, Martelo dos Hereges, Doutor Evanglico, Arca do Testamento, Santo de todo o mundo so alguns dos ttulos com que os Soberanos Pontfices honraram aquele cuja vida foi, no dizer de um de seus bigrafos, um milagre contnuo. o santo dos milagres, tal a quantidade de fatos extraordinrios e sobrenaturais, obtidosatravs de sua orao, que acompanhavam a sua pregao. Sua lngua est miraculosamente conservada em Pdua, h 775 anos. A sua devoo no Brasil foi uma rica herana dos portugueses. Natural de Lisboa onde nasceu em 15 de agosto 1195, Ele era o filho nico herdeiro dos nobres Martinho de Bulhes e Teresa Taveira, o futuro santo recebeu no batismo o nome de Fernando. De boa ndole, inclinado piedade e s coisas santas, sua formao espiritual e intelectual foi confiada aos cnegos da Catedral de Lisboa por seu pai, oficial no exrcito de D. Afonso. Reservado, Fernando preferia a solido das bibliotecas e dos oratrios s discusses religiosas. Segundo alguns de seus bigrafos, na adolescncia Fernando foi acometido por violenta tentao contra a pureza. Para aplac-la, estando na catedral, o jovem traou uma cruz com os dedos, numa coluna de mrmore, ficando nela impressa como em cera. Avaliando nessa ocasio os perigos que corria, o adolescente quis entrar para o mosteiro de So Vicente de Fora, dos Clrigos Regulares de Santo Agostinho, nos arredores da capital portuguesa, quando contava 19 anos de idade. Ali permaneceu dois anos, findos os quais, por ser muito procurado por parentes e amigos, pediu aos superiores que o transferissem para o mosteiro Santa Cruz de Coimbra, casa-me do Instituto. Foi ordenado sacerdote em 1220. Frei Fernando, entretanto, almejava abraar um gnero de vida mais perfeito e mais de acordo com suas ntimas aspiraes.

Transferncia para a Ordem Franciscana Quando chegaram a Coimbra os restos mortais dos cinco protomrtires franciscanos, que deram sua vida pela F no Marrocos, Frei Fernando sentiu imenso desejo de imit-los, vertendo tambm seu sangue por Cristo. Um dia, no vero de 1220, quando dois franciscanos foram ao seu mosteiro pedir esmola, Frei Fernando perguntou-lhes se, passando ele para sua Ordem, o enviariam terra dos mouros para l sofrer o martrio. Eles deram resposta afirmativa. No dia seguinte, depois de obter, a duras penas, autorizao de seu Superior, mudou-se para o eremitrio franciscano, onde se tornou um filho de So Francisco de Assis. Frei Fernando mudou ento seu nome para o do onomstico do eremitrio, Antonio, que ele imortalizaria. Conforme o combinado, Frei Antonio foi enviado no fim desse mesmo ano frica. Entretanto no estava nos planos da Providncia que ele ilustrasse a Igreja como mrtir, mas com suas pregaes e santa vida. Assim, chegando ao continente africano, foi atacado de terrvel doena, que o reteve no leito por longo perodo. Os superiores decidiram que, para curar-se, Frei Antonio deveria voltar a Portugal. Guiado pela mo da Divina Providncia. A mo da Providncia, no entanto, desejava-o em outro campo de luta. O navio em que estava o convalescente, levado pela tempestade, foi parar nas costas da Itlia, onde o santo encontrou abrigo em Messina, na Siclia. L soube que o serfico So Francisco havia convocado um Captulo em Assis, para maio de 1221. Antonio poderia, enfim, ver o pai e fundador dos franciscanos e contemplar sua anglica virtude.

Naquela grande assemblia o Provincial da Romnia resolveu lev-lo consigo. Homem de orao, Santo Antnio (que se tornou santo porque dedicou toda a sua vida para os mais pobres e para o servio de Deus.) sentiu a necessidade de se retirar para um local afastado e ali sentir Deus. Frei Antonio obteve dele licena para permanecer no eremitrio do Monte Paulo a fim de entregar-se ao isolamento e contemplao. Ali viveu como eremita; partilharam desta mesma idia alguns dos seus companheiros de hbito Franciscano. O quarto onde dormia era simples, teciam a prpria roupa, faziam os servios mais humildes. Foi um perodo de aproximadamente um ano. Entretanto a mo de Deus velava sobre ele, e chegou o tempo em que aquela luz deveria brilhar para o bem do mundo inteiro.

Inicia a vida apostlica como grande Pregador Foi enviado a Forli com alguns franciscanos e dominicanos que deveriam receber as ordens sacras. O Padre guardio do convento em que se hospedavam pediu que algum dos presentes dissesse algo para a glria de Deus e edificao dos demais. Um a um, foram todos escusando-se por no estarem preparados. Restava Antonio. Sem muita convico, o Superior mandou-lhe ento que falasse, falta dos demais. Era a primeira vez que Antonio falava em pblico, e ento viu-se a maravilha: de sua boca saram palavras de fogo, demonstrando profundo conhecimento teolgico e das Escrituras, tudo exposto com uma lgica, clareza e conciso que conquistou a todos. Entusiasmado, o Guardio comunicou aquele sucesso ao Provincial, que transmitiu a notcia a So Francisco. O Poverello mandou ento que Frei Antnio estudasse teologia escolstica para dedicarse pregao. Pouco depois, em vista de seus progressos, ordenou-lhe S. Francisco que trabalhasse na salvao das almas. Era o ano 1222.

Fora irresistvel de suas palavras. Segundo seus bigrafos, ele tinha um exterior polido, gestos elegantes e aspecto atraente. Sua voz era forte, clara, agradvel, e sua memria feliz. A essas vantagens, juntava uma ao cheia de graa. Entretanto, seu trao caracterstico, o milagre constante de sua existncia, a fora incontestvel de sua pregao, o poder de sua voz sobre os coraes e as inteligncias. Quando ele fulminava os vcios e as heresias das quais o mundo estava ento extremamente infectado era como uma torrente de fogo que revira tudo, e qual ningum pode resistir. Freqentemente, se bem que falasse (durante o sermo) uma s lngua, era entendido por pessoas de toda espcie de pases. Da seu sucesso extraordinrio, tanto na Itlia quanto na Frana. Por isso, o Provincial o encarregou da ao apostlica contra os hereges na regio da Romanha e no norte da Itlia quando se tornou extraordinrio pregador popular. Aps alguns anos de frade itinerante, foi nomeado, por carta, por So Francisco, o primeiro Leitor de Teologia da Ordem. Mas, este magistrio de teologia para os franciscanos de Bolonha demorou pouco porque o Papa mobilizou todos os pregadores dominicanos e franciscanos para combater a heresia albigense na Frana. Por isso, passou trs anos, lecionando, pregando e fazendo milagres no sul da Frana Montpellier, Toulouse, L Puy, Bourges, Arles e Limoges.

Os Milagres. As multides acorriam, e at os comerciantes fechavam suas lojas para ir ouvi-lo; a cidade e toda a redondeza literalmente paravam. Sendo pequenas as igrejas para tanta gente s vezes chegavam a juntar-se at 30 mil pessoas num s sermo ele

falava nas praas pblicas. Quando terminava, era necessrio que alguns homens valentes e robustos o levantassem e protegessem das pessoas que vinham beijar-lhe a mo e tocar-lhe o hbito. O nmero de sacerdotes que o acompanhavam era pequeno para depois ouvirem as confisses dos que, tocados por seu sermo, queriam emendar-se de vida. Seus sermes eram seguidos de milagres como no se viam desde o tempo dos Apstolos. Praticamente no havia coxo, cego ou paraltico que, depois de receber sua bno, no ficasse so. Numa ocasio converteu 22 ladres, que por curiosidade foram ouvi-lo. O nmero de hereges por ele convertidos no tem fim. Pregao aos peixes para confundir os indiferentes. Um dos milagres mais conhecidos de Santo Antonio foi sua pregao aos peixes. Na cidade italiana em Rimini ao norte da Itlia, os hereges impediam o povo de ir aos seus sermes. Algumas pessoas correram na frente de Antnio e preveniram o povo daquela cidade afirmando que o frei era mentiroso e falso. Durante seu sermo, o povo se mantinha indiferente. Ento, apelou para o milagreabandonando seus ouvintes, foi pregar beira-mar. Milhares de peixes de vrios tipos e tamanhos puseram a cabea fora da gua para ouvir o santo. Antnio elogiou a participao dos peixes na histria da salvao. Assim daria uma lio ao povo do vilarejo, e alguns que viram o acontecimento, tinham sido testemunha, para o restante da populao. Este milagre invadiu a cidade com entusiasmo e os hereges ficaram envergonhados. Santo Antonio foi cognominado Martelo dos Hereges, porque a heresia no teve inimigo mais formidvel. Sua mais antiga biografia, conhecida pelo nome de Assdua, relata: Dia e noite tinha discusses com os hereges; expunha-lhes com grande clareza o dogma catlico; refutava vitoriosamente os preceitos deles, revelando em tudo

cincia admirvel e fora suave de persuaso que penetrava a alma dos seus contrrios.

O testemunho na presena real de Jesus na Santssima Eucaristia. Um herege negava a Presena Real no Santssimo Sacramento. Para acreditar, dizia, queria um milagre. E props o seguinte: Deixaria sua mula sem comer durante trs dias. Depois disso, oferecer-lhe-ia feno e aveia, e Frei Antonio a Hstia consagrada. Se a besta deixasse a comida para ir adorar a Hstia, ele creria, disse. Isso foi feito diante de toda a cidade. E a mula faminta, tendo que escolher entre o alimento e o respeito Hstia consagrada, foi ajoelhar-se diante desta, que o santo Antnio segurava nas mos. Desde a mais tenra infncia Antonio fora devoto de Nossa Senhora, e Ela vrias vezes o socorreu. Um dia, por exemplo, em que o demnio no podia mais suportar o bem que o santo fazia, agarrou-o pelo pescoo to violentamente, que o enforcava. Antonio mal pde balbuciar as palavras da antfona a Nossa Senhora, O Gloriosa Domina. No mesmo instante o demnio fugiu apavorado. Recomposto, Antonio viu a seu lado a Rainha do Cu resplandecente de glria.

O Menino Jesus. Certa vez Frei Antnio se hospedou na casa de uma famlia muito amiga. A noite o dono da casa percebeu uma luz to forte que vinha do quarto de Antnio que no poderia ser das velas. Vencido pela curiosidade levantou-se e foi espiar. O que viu? Antnio com o menino Jesus no colo. O menino, tendo os bracinhos enlaados ao redor do pescoo do frade. Conversavam amigavelmente.

A Morte de santo Antnio Em 1229, foi morar com os seus irmos franciscanos, perto de Pdua, no convento de Arcella, em Camposampiero. Antnio estava muito doente. Tinha hidropisia. Apos as pregadas da Quaresma de 1231, sentiuse cansado e esgotado. Precisava de repouso. Os frades fizeram para ele um quarto em cima de uma rvore, mas mesmo assim o povo o procurava e Antnio j muito debilitado falava ao povo de cima de uma nogueira em Camposampiero. Decidiram ento lev-lo a Pdua. (Pdua est situada na Regio de Veneto, norte da Itlia, rica em belezas naturais, obras de arte e arquitetura. Antiga cidade universitria que possui uma ilustre histria acadmica). Agasalharam o frei e colocaram em um carro puxado por bois. A viagem era longa. Antnio foi piorando. Pararam em um povoado que havia um convento franciscano. Antnio piorava, precisava ficar sentado pois sofria de falta de ar. Recebeu os sacramentos e se despediu de todos e ainda cantou o bendito: " Virgem gloriosa que estais acima das estrelas..." Depois ergueu os olhos para o cu e disse "Estou vendo o Senhor". Pouco depois morreu. Era dia 13 de junho de 1231. Frei Antnio tinha 36 anos de idade. Imediatamente as crianas de Pdua saram espontaneamente pelas ruas gritando: O santo morreu! O santo morreu!. Ao mesmo tempo, em Lisboa, sua cidade natal, os sinos puseram-se a repicar por si ss, e o povo saiu s ruas. Somente mais tarde que souberam do ocorrido. Santo Antnio o santo padroeiro dos casamentos.

A Canonizao de SANTO ANTNIO. Foi tanta a repercusso de sua morte e tantos os milagres, que, onze meses aps sua morte,

canonizado pelo Papa Gregrio IX em 1232; Foi o processo mais rpido da histria da igreja . Em 1263, quando seu corpo foi exumado, sua lngua estava intacta e continua intacta at hoje, numa redoma de vidro, na Baslica de Santo Antnio, em Pdua, onde esto seus restos mortais. Em 1946 oficialmente proclamado Doutor da Igreja por Pio XII, sendo-lhe atribudo o epteto de Evanglico pelo vasto conhecimento das Sagradas Escrituras patente nos seus Sermes.

You might also like