You are on page 1of 9

IEFP de vora

UFLD -5793

Critrios de Excelncia Lean


Trabalho de grupo

Implementao de LEAN em contexto empresarial


Nomes dos Formandos: Joo Ramalho Lus Casquinha

Montagem de Estruturas Implementao dos conceitos LEAN

Paulo Farinha ndice

Cronograma . pg. 2 Introduo ........ pg. 3 Perda de Tempo na Procura dos Materiais . pg. 4 Tempo de Setup Elevado pg. 6 Defeito nos Produtos Fabricados .. pg. 8 Produo Empurrada .. pg. 9 Concluso . pg. 10

Montagem de Estruturas Implementao dos conceitos LEAN

Introduo
Temos uma empresa de fabricao de calado h dezassete anos com mtodos de trabalho tradicionais e uma produo maioritariamente para stock (produo empurrada). Atravs de um Brainstorming e de uma anlise SWOT com os nossos accionistas e clientes da empresa, chegmos concluso que necessrio implementar uma organizao Lean Thinking nos mtodos de trabalho da empresa e nos prprios colaboradores. Lean Thinking um novo paradigma de gesto baseado em princpios simples e imutveis, cujo objectivo o desenvolvimento de processos e sistemas tendo em vista a eliminao do desperdcio em toda a organizao e a criao de valor para todas as partes interessadas. Pretende-se que, com a implementao desta filosofia na empresa, se atinja um propsito final: torn-la numa empresa de excelncia. Para tal, teremos em conta os seguintes conceitos: zero erros; zero desperdcios; zero acidentes e zero defeitos. Detectmos uma serie de falhas e erros no sistema de produo e no

comportamento/desempenho dos colaboradores nos seus postos de trabalho. Entre estes vamos tentar solucionar, prioritariamente, os seguintes: perda de tempo na procura dos materiais; tempo de setup elevado, defeito nos produtos fabricados e produo empurrada. Para tal, iremos recorrer a algumas das variadas ferramentas Lean Thinkig

Montagem de Estruturas Implementao dos conceitos LEAN

(5S, SMED, Poka Yoke, etc) e teremos em conta os seus cinco princpios: Valor; Fluxo de valor; Fluxo contnuo; Produo puxada e Perfeio.
3

Perda de Tempo na Procura dos Materiais

Aps uma anlise do local de trabalho verificmos que os trabalhadores demoravam muito tempo a encontrar os materiais necessrios para a actividade que iam realizar, uma vez que o espao onde se encontram apresenta bastante sujidade e os materiais no esto organizados. Por exemplo, quando um trabalhador necessitava de um prego para colocar uma sola num sapato, tinha dificuldade em encontrar o prego ideal, pois os pregos esto todos dentro da mesma caixa, estando misturados os mais pequenos e finos com os maiores e mais grossos. Decidimos, ento, que seria necessrio recorrer ferramenta 5S do Lean Thinkig, a qual consiste num conjunto de 5 sensos, onde senso de significa exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender e ainda aplicao correcta da razo para julgar cada caso particular. No quadro da pgina seguinte apresentamos o modo como procedemos para solucionar este problema.

Montagem de Estruturas Implementao dos conceitos LEAN

Tempo de Setup Elevado

Em determinadas seces da fbrica existe um tempo de Setup muito elevado que quebra o ritmo de produo e, consequentemente, no possibilita usufruir de uma produo Just in Time, a qual seria benfica para a empresa. Um dos exemplos que temos como referncia a troca dos moldes nas mquinas 1, 2, 3, 4, 5 e 6. Para efectuar esta troca, os colaboradores tm inmeras tarefas/operaes a realizar at poderem usufruir do novo molde. Para resolver esta situao faremos uma anlise do tempo de setup actual, na qual iremos seleccionar as operaes com grande potencial de melhoria e tentar reduzir a durao das mesmas. Recorreremos ferramenta SMED que uma metodologia organizacional do Lean Thinking, que visa sistematicamente reduzir o tempo excedente de Setup, com uma meta quantificvel. Teremos em conta as seguintes etapas: 1- Separar o tempo interno do tempo externo; 2- Eliminar o tempo externo e/ou transferir o tempo interno para o tempo externo; 3- Reduzir ou eliminar o tempo interno; 4- Reduzir ou eliminar ajustes.

Montagem de Estruturas Implementao dos conceitos LEAN

O quadro da pgina seguinte apresenta a anlise realizada e as consequentes melhorias.


6

Defeito nos Produtos Fabricados


No dia-a-dia de trabalho verificou-se que a mquina de fazer solas, no estava a funcionar correctamente, pois as solas produzidas no tinham a espessura desejada. Quando reparmos no problema j tinham sido produzidas vrias solas defeituosas e inutilizveis, o que se traduziu num aumento do desperdcio. Como soluo recorremos a uma das ferramentas do Lean Thinking, a qual se designa Poka Yoke e consiste num mecanismo prova de erros destinado a evitar a ocorrncia de defeitos. O Processo est esquematizado no quadro seguinte.

Erro detectado Defeito nos produtos fabricados

Princpio "LEAN" a aplicar Poka Yoke

Metodologia

Objetivos

Tempo de formao 5 semanas

. Identificar o processo a ser optimizado (baseado no Diagrama de Pareto) . Identificar a causa-raz da falha, recorrendo aos "5 Por qus" . Definir o tipo de Poka Yoke a ser aplicado: preveno do erro na fonte; aviso quando o erro estiver a ser cometido; aviso quando o erro j ocorreu, prevenindo-o de alcanar a prxima operao

. Estabelecer um padro "defeitos zero"

. Utilizar a inspeco como ltimo recurso, pois esta no previne erros

. Verificar se o Poko Yoke escolhido eliminou o erro . Padronizar o Poka Yoke escolhido . Formar os trabalhadores

. Assegurar a qualidade dos produtos fabricados

Montagem de Estruturas Implementao dos conceitos LEAN

. Difundir a prtica

Produo Empurrada
Desde sempre que a empresa fabrica produtos em excesso, devido ao facto de a procura ser menor que a prpria produo. Assim sendo, acabamos por armazenar muitos produtos que nunca chegam a ser vendidos. Consequentemente o lucro baixo e o desperdcio muito elevado. Para solucionar este problema vamos recorrer a um dos cinco princpios do Lean Thinking: Produo Puxada.

A metodologia que vamos aplicar ser apresentada no quadro abaixo.

Erro detectado

Princpio "LEAN" a aplicar Produo Puxada

Metodologia

Objetivos

Tempo de formao 4 semanas

Excesso de produo

. Inverter o fluxo produtivo: deixar de empurrar os produtos para o consumidor atravs de descontos e promoes,

. Reduzir a necessidade de stock e valorizar o produto.

Montagem de Estruturas Implementao dos conceitos LEAN

(empurrada)

fabricando de acordo com a demanda do cliente (sendo este a puxar o fluxo de valor).

Concluso

Com a implementao dos conceitos Lean, conseguimos alcanar as metas pretendidas pela empresa, optimizando e melhorando as vrias falhas existentes. A introduo deste novo plano proporcionou um aumento no desempenho dos colaboradores, atravs de uma formao contnua dos mesmos. Consequentemente, melhorou a capacidade de resposta tanto da parte dos responsveis e funcionrios bem como da parte dos fornecedores. Com a organizao e limpeza do local de trabalho conseguimos aumentar o espao livre, o que permite uma melhor deslocao e facilidade na execuo de tarefas. Este ambiente organizado e saudvel melhorou ainda a cooperao entre todos. Com a adopo de um mecanismo de produo puxada, verificmos uma diminuio significativa dos desperdcios e de stock, o que contribuiu directamente para os lucros da empresa. Actualmente, os produtos so fabricados mais rapidamente graas diminuio do tempo de Setup. Isto tambm permitiu que o tempo restante fosse utilizado para efectuar outras tarefas. Para alm disto, a qualidade dos produtos aumentou significativamente devido s tcnicas de Poka Yoke" que a empresa adquiriu. Todas estas melhorias fizeram aumentar o lucro da empresa, o que permitiu uma actualizao dos salrios dos colaboradores, compensando assim o seu esforo, trabalho e dedicao. Os funcionrios beneficiaram ainda de uma diminuio de esforos graas s tarefas desnecessrias que foram eliminadas ou facilitadas.

Montagem de Estruturas Implementao dos conceitos LEAN

Dando continuidade aplicao dos princpios e ferramentas Lean, que tanto nos tm sido teis, podemos concluir que estamos no caminho certo para atingir a to desejada empresa de excelncia.

10

Montagem de Estruturas Implementao dos conceitos LEAN

You might also like