You are on page 1of 3

Autenticidade nos Relacionamentos Tire as Mscaras

A Bblia diz que voc e eu fomos criados como seres independentes, feitos imagem de Deus, mas com capacidade de revelar aos outros como somos e de ter um bom relacionamento com eles. Gn 3.8 Ado e Eva tinham ntima comunho com Deus. Tente imaginar, por alguns instantes, como era maravilhosa a vida do homem e da mulher antes do pecado. Cada coisa que faziam, cada palavra que proferiam, cada pensamento que passava em sua mente transmitia a alegria genuna para o ser amado. A idia de esconderem-se no lhes ocorria. No havia nada oculto, nenhum mistrio, nenhuma culpa secreta para separ-los. Eles se conheciam plenamente e eram plenamente aceitos. Veio o pecado, o homem e a mulher feitos por Deus lhe desobedeceram. Gn 3.6 Qual foi a estratgia de Satans? Plantar a semente da dvida na mente da mulher para que ela desconfiasse da bondade de Deus. QUAL A SUA DVIDA? No posso acreditar que Deus tenha bons propsitos para mim. Penso que, se eu obedecer a Deus plenamente perderei algo de muito bom. Acho que vou ter que cuidar de mim. A deciso de pecar sempre inclui o pensamento de que no posso confiar plenamente em que Deus cuidar de meu bem-estar. Era o fim do paraso. Gn. 3.7 Os olhos dos dois se abriram. Era o que o homem e a mulher estavam esperando! Mas o que eles viram foi um pesadelo inimaginvel. Foi o comeo da VERGONHA E DA CULPA. Eles se olharam, e cada um viu uma pessoa estranha. Ambos cobriram-se com folhas de figueira. Alguma coisa aconteceu com a natureza humana no momento do pecado original. o que chamamos depravao. A depravao uma condio espiritual: Nossa facilidade para prejudicar os outros ou permitir que eles se prejudiquem, se isso for til para alcanarmos nossos objetivos: Segurana, satisfao ou realizao de um desejo Queremos fazer o que certo, mas estamos preparados para fazer o que errado. Ado e Eva conheceram a VERGONHA e o SOFRIMENTO de ficar separados um do outro; de Deus; da criao. As pessoas perguntam: Por que Deus proibiu o homem e a mulher de comerem o fruto de uma rvore? Deus est apresentando ao homem uma alternativa. A comunidade verdadeira nunca forada a agir contra a vontade. Ado onde voc est? Gn 3.10 Esta a primeira meno da palavra MEDO na Bblia. No existia Medo antes do pecado. Voc comeu? Gn 3.11 a acusao introduzida na humanidade. Acusao, Negao, Subterfgio so formas de dissimulao que marcaram a raa humana desde aquele dia. Conhecer e Ser Conhecido que sempre representou a maior alegria da raa humana torna-se, agora, seu maior medo. Quanto mais habilidade temos para causar boa impresso, mais nos enredamos na teia da verdadeira solido. Mas no fomos feitos para viver assim.

Autenticidade nos Relacionamentos Tire as Mscaras


At 2.46 Imagine como seria sua vida se no houvesse fingimento. Imagine a liberdade e o alvio de no precisar convencer a ningum de que voc mais esperto ou melhor do que realmente . ESTE O PLANO DE DEUS PARA O HOMEM. No h nada mais admirvel ou atraente que uma pessoa que tem a certeza de ser amada por Deus e cuja vida aberta e transparente, sem malcia. Pelo fato de termos a certeza do amor de Deus em todas as circunstncias, podemos tomar uma atitude muito corajosa. No precisamos fingir ser mais radiantes que realmente somos. Que artifcio voc usa para se esconder? medida que envelhecemos, aprendemos a controlar a expresso facial. Aprendemos a nos esconder e nos proteger. Exibimos um ar de confiana, mas estamos apavorados. Viver sem mscaras significa assumir o compromisso de nunca tentar fingir ser mais do que realmente somos. Desistir de tentar agradar a todos na vida. Buscar coragem para expressar tudo o que valorizo, aprecio e amo, mesmo se a pessoa com quem eu estiver conversando no concordar ou no aprovar. Admitir abertamente quando eu estiver errado, em vez de ceder tentao de esconder o erro, de manipul-lo ou de dar um carter positivo a ele. A ironia das mscaras que ns as usamos para que as outras pessoas nos tenham em alto conceito, mas essas pessoas s se sentem atradas por ns quando as tiramos. Um dos aspectos mais singulares e atraentes da vida de Jesus foi sua completa transparncia. Diferente de muitos lderes, Jesus teve uma vida em comum, seus amigos o viram exatamente como ele era em momentos de alegria, tristeza, raiva e cansao. Jesus foi o nico que nunca aprendeu a controlar a expresso facial. Jo 15.15 Jesus foi um exemplo de transparncia para alguns amigos em que ele confiava. E quanto a voc? Existe algum em sua vida que conhece tudo a seu respeito? Atos que cometeu que lhe causem vergonha; escolhas dolorosas; algum que causou muito mal, gerando ansiedade, fraquezas? Todos carregam mgoas, feridas, cicatrizes. Nossa tendncia, desde o pecado, permanecer escondido como se nossa vida dependesse disso. Esse comportamento totalmente errado. No h possibilidade de cura se permanecermos escondidos. Deus continua a nos fazer pacientemente a mesma pergunta feita no jardim h tanto tempo: Ado, onde voc est? Voc confia em mim? Vai parar de esconder? Vai voltar a viver em comunidade? O principal objetivo da vida conhecer as pessoas e ser conhecido: Voc no pode ser plenamente amado se no for plenamente conhecido. Voc s pode ser amado at o ponto em que for conhecido. Somente quando as pessoas comeam a se expor totalmente que a verdadeira comunidade A Comunidade planejada por Deus para ns torna-se possvel. Um dos grandes passos que voc pode dar para viver em comunidade este: Prossiga tendo sempre algum que conhea tudo sobre sua vida. Os

Autenticidade nos Relacionamentos Tire as Mscaras


relacionamentos ficam inevitavelmente estagnados e morrem quando as pessoas deixam de correr o risco de expor-se. Os relacionamentos Casamentos, Amizades, Grupos Pequenos, Clulas exigem certa dose de exposio e risco se quisermos mant-los viosos e em pleno desenvolvimento. TIRE AS MSCARAS. NECESSRIO CONFIAR! Fonte: Somos todo Anormais (Jonh Ortberg)

You might also like