You are on page 1of 7

DIRETORIA DE EDUCAO COORDENAO DO CURSO DE ENGENHARIA

RELATORIO EXPERIMENTAL Lanamento de projtil Fsica Instrumental

Acadmicos: Alan Reis Anielly Moraes Flavia Pardinho Gleyce Kelly Lvia Rodrigues Julio Cezar

Cuiab Agosto 2011

1- INTRODUO Neste experimento realizaremos o lanamento de projteis atravs de um pndulo balstico, este pndulo consiste em um conjunto lanador pndulo que funciona como um medidor de velocidade de projteis, pois o projtil lanado colide com o pndulo que devido a esta coliso sofre certo deslocamento o que Possibilita que a velocidade do projtil que foi lanada seja calculada. Tal como com o ngulo que forma com o movimento do pendulo determinar o seu deslocamento em funo do eixo x.

2- OBJETIVO

Identificar energia potencial gravitacional, energia cintica, momento de inrcia e quantidade de movimento angular; Aplicar o princpio da conservao da quantidade de movimento angular; Calcular a velocidade inicial de um projtil utilizando um pndulo balstico, considerando a inrcia das rotaes,

3- MATERIAIS 01 pndulo balstico AREU; 01 sistema de fixao para bordas de bancada; 01 fio de prumo; 01 esfera de lanamento; 01 rgua; 01 calculadora cientfica.

4- MTODOS O pndulo balstico foi fixado em uma mesa e aferido de modo que a sua base no possua inclinao e que o mesmo permanea imvel ao se realizar o experimento; Aferiu-se o marcador angular do pndulo balstico, na sua posio de repouso; .Realizou-se 5 disparos, sendo que ngulo obtido pelo ponteiro era mantido at o prximo disparo, onde as alteraes angulares eram ocasionadas pelos disparos; Os valores obtidos foram anotados em uma tabela e calculados suas mdias.

Esboo do experimento:

Figura 1(Pendulo balstico diagrama de coliso)

5- RESULTADOS E DISCUSES

Medida: Tabela:1

1 2 3 4 5 16 15 14 16 16 MEDIA 15,4

Cos =tag/h h= 0,30m O acrscimo de energia potencial ao final da trajetria e calculado por: EP = Mg h EP = 0,38514

A velocidade ser dada por : Mn.vm+me.ve=Mn.vm+me.ve 0+Me.Ve=Vp Ve=5,695 Considerando Vp a velocidade do pendulo+esfera a energia cintica do pendulo+esfera : Ec=1/2(Mvp2 ) Ec=2,124 A quantidade de movimento do pendulo+esfera (Pp) ser: Pp=(2MEc)1/2 Pp= 0,015 Cos 15,4 = 0,970 ento inserimos os valores obtidos experimentalmente na equao da velocidade da esfera determinamos a velocidade do projtil. Ve=(M/m)[2gRce(1-cos )]1/2 Ve= 13,30m/s

Erro experimental: Erro aleatrio: Verificamos a presena de erro aleatrio devido a mesa no ser totalmente plana tendo que usar apoio na base do mecanismo com intuito de minimizar os efeitos da inclinao nos resultados do experimento.

Erro sistemtico: Verificamos na durante a realizao do experimento que no momento dos lanamentos os valores angulares passavam de 16 (valor mximo obtido), mas descia um pouco, fazendo com que a mdia angular ficasse em 15,4; Influenciando diretamente no alcance.

6- CONCLUSO Podemos concluir sobre este experimento que ele atingiu a metodologia esperada, pois nos proporcionou a experincia de um experimento de lanamento de projtil, bem como na anlise de um sistema de conservao de energia, sendo que precisa ser montado com cuidados e bem aferido, no sentido de minimizar erros do experimento.

7- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de fsica, volume 1: mecnica. 8 ed. Rio de Janeiro - RJ: Ltc - Livros Tcnicos E Cientficos, 2008

You might also like