You are on page 1of 1

Custos dedutveis em IRC Num processo em que foi determinada a liquidao adicional de IRC, o Tribunal Central Administrativo Sul

(TCAS) considerou que os custos apresentados pela empresa tm de ser suportados por documentos, como recibos ou faturas, que permitam comprovar o pagamento dessas despesas, no sendo possvel fazer essa prova atravs de uma simples listagem interna ou de depoimento testemunhal. Alegando a empresa a celebrao de contratos de exclusividade ao abrigo dos quais teriam sido realizadas as despesas declaradas, estas tero de ser suportadas por documentos contabilsticos e no por simples listagens internas de distribuio plurianual dos gastos, ainda que estas identifiquem os beneficirios, a data e o prazo de celebrao dos contratos e os montantes das comparticipaes pagas. Sem esse suporte, as despesas sero consideradas no documentadas, no podendo por isso ser dedutveis na determinao do lucro tributvel. Em caso de divergncia entre os elementos da sua contabilidade designadamente, no caso de movimentos na conta de provises, entre o valor inscrito na conta de proveitos e o valor deduzido na declarao de IRC, cabe empresa provar a razo de ser dessa divergncia, sob pena da deduo ser considerada indevida. A simples alegao de um erro no preenchimento da declarao no suficiente para justificar a deduo pretendida e para suportar o argumento de que no se verificou a utilizao de proviso no tributada.

O caso Uma empresa de combustveis foi alvo de uma inspeo das Finanas que detetou a existncia de provises no tributadas e de custos no documentados. Em consequncia foi determinada a liquidao adicional de IRC relativo ao ano de 1999. No mbito da sua atividade a empresa tinha celebrado diversos contratos de exclusividade com revendedores de combustveis e lubrificantes, cujas contrapartidas no se encontravam, no entender da Administrao Fiscal, devidamente documentadas. A Administrao Fiscal alegou ainda a utilizao de provises no tributadas. A empresa reclamou dessa deciso, sem qualquer sucesso, tendo ento recorrido para o Tribunal Administrativo de Fiscal de Sintra que veio a dar-lhe razo. Em consequncia, a Administrao Fiscal recorreu para o Tribunal Central Administrativo Sul, o qual revogou a deciso anterior e considerou legtima a liquidao adicional efetuada. Entendeu o TCAS que a empresa no tinha logrado provar a totalidade dos custos apresentados, na medida em que no tinha apresentado faturas ou recibos que permitissem comprovar o seu pagamento. No entender do tribunal no era suficiente a apresentao de uma listagem interna de distribuio plurianual dos gastos para fazer a prova legalmente exigida. Tambm no caso das provises, entendeu o TCAS que, ao no provar a razo de ser das divergncias detetadas, as dedues efetuadas tinham de ser consideradas indevidas, pelo que se justificava a liquidao adicional de imposto. Referncias Acrdo do Tribunal Central Administrativo Sul, proferido no processo n. 04690/11, de 7 de fevereiro de 2012 Cdigo do IRC, artigos 3., 17., 23., 33., 41., 96. e 98. Lei Geral Tributria, artigo 75.

You might also like