You are on page 1of 51

Universidade Estadual Paulista UNESP Departamento de Urologia Disciplina de Hemoterapia

I n dica o Cln ica de H e m ocom pon e n t e s

Elenice Deffune www.hemocentro.fmb.unesp.br

H e m ocom pon e n t e s X H e m ode r iva dos

H e m ocom pon e n t e s ou com ponent es lbeis do sangue so produt os obt idos do sangue t ot al por m eio de processos fsicos ( cent rifugao, congelam ent o) . H e m ode r iva dos so produt os obt idos do plasm a por m eio de processos fisicoqum icos, geralm ent e produzidos em escala indust rial album ina, gam aglobulinas, concent rados de fat ores de coagulao.

Os hem ocom ponent es ut ilizados na prt ica t ransfusional so obt idos por doa e s volu n t r ia s do sa n gu e t ot a l ou por afrese. A colet a por afrese perm it e a obt eno de um hem ocom ponent e especfico conform e a necessidade do servio: concent rado de plaquet as, plasm a, leuccit os et c.

Convencional Afresis Cell - saver recuperao int ra operat ria Hem odiluio norm ovolm ica ( isovolm ica ) I nt encional

Aps a ce n t r ifu ga o do sa n gu e t ot a l com pon e n t e s sa n gu n e os qu e s o os Con ce n t r a dos de H e m cia s, Con ce n t r a do de Pla qu e t a s, Pla sm a Fr e sco Con ge la do e Cr iopr e cipit a do .

O u so r a cion a l de ca da h e m ocom pon e n t e n os pe r m it e ofe r e ce r a o pa cie n t e som e n t e o qu e for n e ce ss r io obt e n do u m a m e lh or r e spost a t e r a p u t ica .

Hem odiluio Norm ovolm ica I nt encional Com o com ponent e obsole t o A preservao dos const it uint es condies diferent e: hem cias, plasm a, plaquet as,et c... Alt eraes im port ant es quando conservado em em geladeira:

..
Correo sim ult nea de capacidade de t ransport e de O2 e da reduo do volum e sangneo ( t raum as, cirurgias) . Vant agens: proporciona presso coloidosm t ica Desvant agens:
Lise dos glbulos brancos; Alt erao funcional das plaquet as Degradao dos fatores lbeis da coagulao Degradao do complemento Formao de microagregados

Desperdcio de derivados de sangue.

Que m s o os m a ior e s u su r ios? Cirurgia cardaca em crianas Cirurgias Ort opdicas Qua is s o se u s r e su lt a dos? ndices m ais elevados de Reaes Transfusionais alrgicas Dist rbios de coagulao Sobrecarga circulat ria

H e m odilu i o T cn ica s e con ce it os de u t iliza o m n im a de sa n gu e H e m odilu i o h ipe r vol m ica H e m odilu i o isovol m ica

Melhores result ados com CH solidarizado Reconst it uio baseada nas necessidades do beb

Con ce n t r a dos de H e m cia s


Con ce n t r a do Con ce n t r a do Con ce n t r a do Con ce n t r a do Con ce n t r a do de de de de de H e m cia s H e m cia s H e m cia s H e m cia s H e m cia s St a n da r d D e le u cocit a dos La va dos Cr iopr e se r va dos I r r a dia do

Pla sm a fr e sco Con ge la do Con ce n t r a do de Pla qu e t a s Cr iopr e cipit a do

Volu m e 2 3 0 a 3 0 0 m L; Ht 6 0 - 6 5 % ; H b 2 0 - 2 2 g% ; Con se r va o 2 1 , 3 5 e 4 9 dia s.


1 U de CH e le va e m m dia 1 g a 1 ,5 g a H b do pa cie n t e

A t r a n sfu s o de Con ce n t r a dos de H e m cia s ( CH ) s de ve se r in dica da qu a n do for n e ce ss r io a u m e n t a r a ca pa cida de de t r a n spor t e de ox ig n io a fim de e vit a r a h ipx ia t e cidu a l e m pa cie n t e s n or m ovol m icos com a n e m ia sin t om t ica .

A oxigenao t ecidual adequada depende do balano ent re a ofert a e o consum o de O2. Vrios fat ores influenciam no con su m o de ox ig n io , dent re eles, o e x e r ccio fsico, a t e m pe r a t u r a cor por a l, a a t ivida de m e t a blica , a fr e q n cia ca r da ca e os e fe it os de dr oga s a n e st sica s. A ofe r t a de ox ig n io est relacionada com o cont edo oxignio e o dbit o cardaco diret am ent e art erial de ( DC) .

H b/ H t Viscosida de Sa ngu n e a

Fr e q n cia Ca r d a ca Con t r a t ilida de Ca r d a ca

Re sist n cia Va scu la r Pe r if r ica

D bit o Ca r d a co

Transporte de Oxignio aos Tecidos

m e ca n ism o a da pt a t ivo - e x t r e m a m e n t e e ficie n t e , de ve se m pr e se r con side r a do n o m om e n t o de se de cidir por t r a nsfu n dir ou n o As m a n ife st a e s cln ica s: Pa lide z cu t n e o - m u cosa Ast e n ia Obnu bila o / D e sor ie n t a o/ Con fu s o m e n t a l, Ta qu ica r dia ( ?? 2 0 bpm ) , dispn ia , H ipot e n s o or t ost t ica ( ?2 0 m m H g ) Pa cie n t e s cr n icos - a da pt a dos a o e st a do de a n e m ia - se u s sin a is e sin t om a s s o de pe n de n t e s: ida de , n ve l de a t ivida de fsica e a pr e se n a de com or bida de s .

Pacient es ? 60 anos de idade e com doenas cardiovasculares e/ ou respirat rias ? m enos t olerant es a inferiores de hem oglobina( quadros anginosos inst veis e AVC isqum icos) . Ant es de t ransfundir:
Te m dia gn st ico? Que st ion ou - se qu a n t o s de m a is t e r a p u t ica s? Con side r ou a r e la o r isco - be n e fcio ?

Perda Sang. % Vol-mL FC PA


Enchimento capilar

Classe I < 15 750 At 100 Nl N N = 30


alerta

Classe II 15-30 751-1500 >100 N lento N

Classe III 30-40 1501-2001 >120 lento >20/min

Classe IV >40 = 2001 = 140


indetectvel

FR

>20/min

DU (mL/ h)
Status

20-30
Agressivida de

10-20
confuso

0-10
Letrgico

Reposio

CRIST

CRIST+ Colides

Crist.+TF

Crist.+TF

Re u n i o de con se n so I SBT 2 0 0 2 ( Va n cou ve r )

N o e x ist e va lor de ga t ilh o t r a n sfu sion a l N o h n e n h u m a e vid n cia qu e su st e n t e a pr t ica de ga t ilh o pa r a va lor e s de h e m oglobin a de 1 0 g/ dL ou h e m a t cr it o de 3 0 % ; O e x a m e cln ico se m pr e de cisivo! O va lor la bor a t or ia l se r vir de m a r ca dor de e fic cia ou n o... Va lor pr e dit ivo . H e m oglobin a > 1 0 g/ dL: Tr a n sfu s o de CH n o e st in dica da H e m oglobin a e n t r e 9 - 1 0 g/ dL: Tr a n sfu s o de CH r a r a m e n t e e st in dica da

H e m oglobin a e n t r e 7 - 9 g/ dL: a m e lh or e st r a t gia t e r a p u t ica de pe n de do m dico - t r a n sfu s o in dica da pa r a pa cie n t e s com m a is de 6 0 a n os de ida de com doe n a ca r diova scu la r e r e spir a t r ia e n ve is de su por t a bilida de e spe cia is pa cie n t e s com c n ce r , e m qu im iot e r a pia ,e t c, H e m oglobin a in fe r ior a 6 - 7 g/ dL: t r a n sfu s o de CH qu a se se m pr e in dica do EXCETO dos ca sos cr on ica m e n t e a da pt a dos.

Re u n i o de con se n so I SBT 2 0 0 2 ( Va n cou ve r ) H e m or r a gia a gu da - polit r a u m a , cir u r gia , e t c... M a n t e r H b a cim a de 1 0 g/ dL; Con di e s I n t e n siva s com com pr om e t im e n t o pu lm on a r : SARA ou TRALI m a n t e r H b a cim a de 1 1 g/ dL Risco e fe t ivo de t r a n sfu s o ? da t a x a de m or t a lida de e m UTI ? Tr a ba lh os qu e st ion a dos pa cie n t e s t r a n sfu n didos j s o clin ica m e n t e m a is gr a ve s.

Aum ent ar a sensao de bem - est ar ou m elhorar o est ado nut ricional dos pacient es; ? Hb a nveis norm ais sej a no pr ou psoperat rio ou em sit uaes clnicas bloqu e io de pr odu o e fe it o sobr e a M O Prom over m elhor cicat rizao de feridas cirrgicas; Expandir o volum e int ravascular quando a capacidade de t ransport e de oxignio est iver adequada; Profilat icam ent e, na ausncia de sint om as; Nas anem ias carenciais em pacient es hem odinam icam ent e est veis.

CH LAVADAS

M t odo m a n u a l SSI M t odo a u t om a t iza do COBE 2991

Pobr e de le u ccit os e e m pla qu e t a s; Pobr e e m pr ot e n a s pla sm t ica s; Pobr e e m de t r it os ce lu la r e s e m icr oa gr e ga dos; D im in u i o do K + e h e m oglobin a livr e s; Su spe n s o qu a se pu r a de h e m cia s.

Pa cie n t e s com RT Al r gica s de r e pe t i o; Pa cie n t e s com D e fici n cia de I gA ( pr e ve n o Re a e s Tr a n sfu sion a is An a fil t ica s) ; H e m oglobin r ia Pa r ox st ica N ot u r n a ( H PN ) . Pa cie n t e s com Re a o Tr a n sfu sion a l Fe br il N o H e m olt ica de r e pe t i o;

CH D ELEUCOCI TAD AS
Por filt rao Le u com e t r ia in fe r ior a 0 ,2 x 1 0 8 ; Te m po de pr e pa r a o 3 0 m in u t os; Con se r va o 2 4 h or a s ( in clu in do o t e m po da in fu s o) ; Cu st o?? pa cie n t e s ca n dida t os a polit r a n sfu s o; pa cie n t e s on co- h e m a t olgicos; doe n a s con g n it a s e con st it u cion a is; ca n dida t os a t r a n spla n t e s; e m t r a n sfu s o in e fica z in e x plic ve l; Pr e ve n o de sn dr om e do de scon for t o r e spir a t r io r e la cion a da com a Tf - TRALI .

Vantagens na remoo dos leuccitos?


? a loim u n iza o H LA; ? in cid n cia de RTFN H ; Est r a t gia pa r a o con t r ole do CM V p s - t r a n sfu sion a l ; M inim iza a t r a n sm iss o de doe n a s e m JI t r a n sm iss ve is pe los GB : CM V, EBV, H I V, H TLVI / I I e e m e r ge n t e s 1 m u n do de le u cocit a o u n ive r sa l

O sangue t ot al filt rado ant es do processam ent o; Tem po de conservao o m esm o; Vant agens est at ist icam ent e com provadas.

Const it uio de bancos de sangue raro; Fent ipos pouco frequent es; Conservao em N2 lquido com criopreservant es; Necessidade de m quina aut om t ica de lavagem Cobe 2991 Cust o elevado; Necessidade incont est e

Preveno do Graft versus host disease doena do enxert o cont ra o hospedeiro - DEVH; I rradiao com 2000 a 2500 rads im pede a t ransform ao de linfcit o T em cit ot xico ; A deleucolit ao no previne o GVHD A irradiao no previne a aloim unizao HLA Suscept veis: Tx , RN de baixo peso, gest ant es, idosos e port adores de aids ou im unodeficincias congnit as

O qu e t e m c lu la vi ve l! CH e CP

CH S ou CH L ou CH D e CP ir r a dia do

GVH D

I m plant e de linfcit os viveis do do doador


Pacient es I m unossuprim idos Com pat ibilidade HLA Classe I e incom pat ibilidade HLA Classe I I

Recept or parece non - self im unizao

PLASM A FRESCO CON GELAD O - PFC

Fa ct or VI I I :C Von W ille br a n d Fibr in og n io

8 0 - 1 2 0 UI 8 0 UI 4 0 - 6 0 m g( 2 0 0 3 0 0 m g)

PFC de doadores com presena de ant icorpos irregulares no devem ser usados na prat ica clnica; PFC de indivduos O pe r igosos devem dar dest aque nest a inform acao na et iquet a; PFC no expressa ant genos ABO e Rh, m as possui ant igeno Lewis solvel;

PFC possui t axas variveis de aglut ininas ant i - A e ant i - B, podendo se t ornar perigosos em t ransfuses m acias no isogrupos; PFC deve ser obrigat oriam ent e isogrupo ou com pat vel para RN e t ransfuses m acias ( pacient e t om ando plasm a horrios fixos- 8/ 8h) PFC de doadoras de sangue m ult paras TRALI passivo in d st r ia

Cu ida do n o M om e n t o de Libe r a r
I nspecionar a bolsa para ident ificar pequenas m icro - frat uras ou quebras; I nspecionar a bolsa para descart ar event uais bolsas liberadas e que deveriam ser ret iradas do uso clinico: alt eraes de cor ( verde, lipm ico , hem olisado ) Descongelado em BM n u n ca acim a de 37 C( desnat ura as prot enas da coagulao) Sem pre descongelar com o cuidado de JAMAI S colocar a bolsa em cont at o diret o com a gua( choque t rm ico, dilat ao dos poros, possibilidade de cont am inao m acia)

PFC
I ndicaes: Coagulopat ia de Consum o Congnit a ou Adquirida Hist oria fam iliar de hem orragia SEM diagnst ico Pront o Socorro: Polit raum a / Choque hem orrgico UTI : Pos- operat rio ; Choque ; grandes queim ados; PTT Hipoalbum inem ia associado a dist rbio de coagulao Pacient e cirrt ico ou com Colest ase Hepat ica e dist rbio de coagulao em Pr - operat rio ; Drenagem de lquido asct ico album ina Drenagem de lquido pleural

PFC
I ndicaes:

Tem po de Prot rom bina - TP > 16 seg .

TTPA > 55 - 60 seg .


Alt erao de Fibrinognio < 100 m g/ dL Fat or de Coagulao ( qualquer VI I I , V, VI I ,) < 2 5 % - se m possibilida de de r e posi o com o h e m ode r iva do .

D e fici n cia s e spe cifica s de I I , VI I , I X, X PFC N AO ESTA I N D I CAD O USAR PROTRH ROM PLEX D e ficie n cia de VI I I e I X: PFC N AO ESTA I N D I CAD O TRATAR A H EM OFI LI A COM FATORES ESPECI FI COS

Dose: Dose t eraput ica : 3unidades nas 24 h( m inim o ) . Muit os aut ores consideram que m enos que ist o e ineficaz e quest ionvel . Doenca Hepat ica: procedim ent os invasivos e cirurgicos. Respeit ar a m eia vida do Fat or V e VI I 6 horas. Prescrio ideal: 10 - 15m L/ kg/ dia I m possivel corrigir t ot alm ent e o dist rbio laborat orial caso a clnica persist a avaliar a indicao de hem oderivado : prot hrom plex ou out ro .

A Tr a n sfu s o :
Niveis de fat ores de coagulacao nos pacient es com ou sem deficiencia Pode ocorrer t rom boses em pacient es idosos.

Os Be n e fcios
Expanso rpida de volum e Suplem ent o nut ricional ? Profilaxia em t ransfuso m acia cirurgia cardiaca / polit raum a / DPP

CRI OPRECI PI TAD O

O cr iopr e cipit a do a pa r t e do PFC in sol ve l ba ix a s t e m pe r a t u r a s obt ido a ps de scon ge la m e n t o do PFC a 4 C. com post o por Fibr in og n io, Fa t or VI I I , Fa t or de von W ille br a n d e Fa t or XI I I . Volu m e m dio de 2 5 m L. u sa do pa r a pr e ve n ir ou t r a t a r sa n gr a m e n t os de vido h ipofibr in oge n e m ia , de sfibr in oge n e m ia , n a D oe n a de von W ille br a n d e n a D e fici n cia de Fa t or XI I I . A dose u su a l pa r a t r a nsfu s o de u m a u n ida de a ca da 7 - 1 0 / Kg de pe so.

I N D I CAES Re por fibr in og n io e m pa cie n t e s com h e m or r a gia e d ficit s isola dos con g n it os ou a dqu ir idos de fibr in og n io; Re por fibr in og n io e m pa cie n t e s com coa gu la o in t r a va scu la r disse m in a da ( CI VD ) qu a n do fibr in og n io < 1 0 0 m g/ dL; Re por Fa t or XI I I e m pa cie n t e s com h e m or r a gia s por d ficit s de st e fa t or ;

I N D I CAES

Re por Fa t or de von W ille br a n d e m pa cie n t e s por t a dor e s da doe n a de von W ille br a n d qu e n o t m in dica o de D D AVP ou n o r e spon de m a o u so do D D AVP, a pe n a s qu a n do n o se dispu se r de con ce n t r a dos de fa t or de von W ille br a n d ou de con ce n t r a dos de Fa t or VI I I r icos e m m u lt m e r os de a lt o PM .

CON TRAIN DICAES

Cor r igir d ficit s LABORATORI AI S de coa gu la o se m t r a du o cln ica . I n dica r e m pa cie n t e s com r iscos t r om bt icos .

Pr in cpios da Tr a n sfu s o

m e lh or t r a n sfu s o a que n o foi fe it a , M AS, a que t ive r de se r fe it a t e m de se r a


A M ELH OR; A hem ot erapia t em de ser a m ais

se le t iva possvel ;

Pr in cpios da Tr a n sfu s o

Jogo de x a dr e z im u n olgico: ABO, Rh , CcEe , Ke ll, D u ffy, Kidd, Le w is, Lu t h e r a n , Ve ll e t c. + H LA + H PA + N A+ a n t ge n os pr ot e icos

Obt eno por m t odo de colet a convencional; Afresis; Variant es Top - bot t on I ndicaes precisas/ crit eriosa. I nt erface com a especialidade Envolve cont ingent e m aior de ant genos Nveis crt icos? 20.000/ 50.000/ 100.000plaquet as/ m m 3 CP e urem ia X CH e urem ia

Quais as complicaes das transfuses?


Risco in fe ccioso Risco t ox icolgico Er r os cle r ica is Riscos im u n olgicos Com plica e s t ico - r e ligiosa s

A ci n cia con for t a A a r t e pe r t u r ba


George Braque

You might also like