You are on page 1of 2

MATRIA

O QUE MATRIA
Matria tudo o que tem massa e ocupa espao. Qualquer coisa que tenha existncia fsica ou real matria. Tudo o que existe no universo conhecido manifesta-se como matria ou energia. A matria pode ser lquida, slida ou gasosa. So exemplos de matria: papel, madeira, ar, gua, pedra.

SUBSTNCIA E MISTURA

Analisando a matria qualitativamente (qualidade) chamamos a matria de substncia. Substncia possui uma composio caracterstica, determinada e um conjunto definido de propriedades. Pode ser simples (formada por s um elemento qumico) ou composta (formada por vrios elementos qumicos). Exemplos de substncia simples: ouro, mercrio, ferro, zinco. Exemplos de substncia composta: gua, acar (sacarose), sal de cozinha (cloreto de sdio). Mistura so duas ou mais substncias agrupadas, onde a composio varivel e suas propriedades tambm. Exemplo de misturas: sangue, leite, ar, madeira, granito, gua com acar.

CORPO E OBJETO

Analisando a matria quantitativamente chamamos a matria de Corpo. Corpo - So quantidades limitadas de matria. Como por exemplo: um bloco de gelo, uma barra de ouro. Os corpos trabalhados e com certo uso so chamados de objetos. Uma barra de ouro (corpo) pode ser transformada em anel, brinco (objeto).

Fenmeno uma transformao da matria. Pode ser qumica ou fsica. Fenmeno Qumico uma transformao da matria com alterao da sua composio. Exemplos: combusto de um gs, da madeira, formao da ferrugem, eletrlise da gua. Qumica a cincia que estuda os fenmenos qumicos. Estuda as diferentes substncias, suas transformaes e como elas interagem e a energia envolvida. Fenmenos Fsicos - a transformao da matria sem alterao da sua composio. Exemplos: reflexo da luz, solidificao da gua, ebulio do lcool etlico. Fsica a cincia que estuda os fenmenos fsicos. Estuda as propriedades da matria e da energia, sem que haja alterao qumica.

FENMENOS QUMICOS E FSICOS

PROPRIEDADES DA MATRIA

O que define a matria so suas propriedades. Existem as propriedades gerais e as propriedades especficas. As propriedades gerais so comuns para todo tipo de matria e no permitem diferenciar uma da outra. So elas: massa, peso, inrcia, elasticidade, compressibilidade, extenso, divisibilidade, impenetrabilidade. Massa medida da quantidade de matria de um corpo. Determina a inrcia e o peso. Inrcia resistncia que um corpo oferece a qualquer tentativa de variao do seu estado de movimento ou de repouso. O corpo que est em repouso, tende a ficar em repouso e o que est em movimento tende a ficar em movimento, com velocidade e direo constantes. Peso a fora gravitacional entre o corpo e a Terra. Elasticidade propriedade onde a matria tem de retornar ao seu volume inicial aps cessar a fora que causa a compresso. Compressibilidade propriedade onde a matria tem de reduzir seu volume quando submetida a certas presses. Extenso propriedade onde a matria tem de ocupar lugar no espao. Divisibilidade a matria pode ser dividida em pores cada vez menores. A menor poro da matria a molcula, que ainda conserva as suas propriedades. Impenetrabilidade dois corpos no podem ocupar o mesmo espao ao mesmo tempo. As propriedades especficas so prprias para cada tipo de matria, diferenciando-as umas das outras. Podem ser classificadas em organolpticas, fsicas e qumicas. As propriedades organolpticas podem ser percebidas pelos rgos dos sentidos (olhos, nariz, lngua). So elas: cor, brilho, odor e sabor. As propriedades fsicas so: ponto de fuso e ponto de ebulio, solidificao, liquefao, calor especfico, densidade absoluta, propriedades magnticas, maleabilidade, ductibilidade, dureza e tenacidade. Ponto de fuso e ebulio so as temperaturas onde a matria passa da fase slida para a fase lquida e da fase lquida para a fase slida, respectivamente. Ponto de ebulio e de liquefao so as temperaturas onde a matria passa da fase lquida para a fase gasosa e da fase gasosa para a lquida, respectivamente. Calor especfico a quantidade de calor necessria para aumentar em 1 grau Celsius (C) a temperatura de 1grama de massa de qualquer substncia. Pode ser medida em calorias. Densidade absoluta relao entre massa e volume de um corpo. d = m : V Propriedade magntica capacidade que uma substncia tem de atrair pedaos de ferro (Fe) e nquel (Ni). Maleabilidade a propriedade que permite matria ser transformada em lmina. Caracterstica dos metais. Ductibilidade capacidade que a substncia tem de ser transformada em fios. Caracterstica dos metais. Dureza determinada pela resistncia que a superfcie do material oferece ao risco por outro material. O diamante o material que apresenta maior grau de dureza na natureza. Tenacidade a resistncia que os materiais oferecem ao choque mecnico, ou seja, ao impacto. Resiste ao forte impacto sem se quebrar. As propriedades qumicas so as responsveis pelos tipos de transformao que cada substncia capaz de sofrer. Estes processos so as reaes qumicas.

You might also like