You are on page 1of 6

O que Hyperspin?

Hyperspin um frontend arcade animados para Windows para uso em Home Arcade Machines. Hyperspin permite criar sistemas de menu personalizado para executar a maioria dos executveis com esse arcade look and feel. Hyperspin leva mais uma obra de arte abordagem orientada para a criao de menu. Com esta ferramenta voc deve ser capaz de fazer menu interessantes para seus jogos, filmes etc.

O que preciso pra rodar o Hyperspin? 1 de emuladores: programa que executa vrios tipos de jogos especifico de cada sistema,
como o Mega Drive (Genesis) Super Nintendo, Playstation 1 e 2 MAME, Neo Geo...etc

2 das Roms: Roms so assim por dizer os jogos! Elas devem estar dentro de uma pasta
chamada ROMS e esta pasta deve estar dentro da pasta do emulador correspondente a ela! (ou seja! Os jogos de Mega Drive devem estar em uma pasta chamada roms dentro da pasta onde est o emulador! E assim para qualquer outro emulador que voc encontre!) Lembrando que quase todas as roms que voc encontrar pela internet vem zipadas! Deixem assim! No necessidade de extra-las! (obs: Playstation 1 e 2 que vem no formato I.s.o tbem no necessrio fazer nada) Alguns emuladores como o Neo Geo por exemplo precisam da Bios para rodar! Em muitos sites so fceis de ser encontrado! Procure saber antes que emuladores precisam da bios para rodar e pegueas! Depois disso coloque ela dentro da pasta roms dentro da pasta do emulador!

3 do Hyperspin:

como visto em cima o programa necessrio para rodar todos os emuladores com uma interface grfica impressionante!

4 do hyperHQ: configura a interface do hyperspin e dos emuladores presentes no


computador!

5 do Hyperlist: programa super necessrio para colocar os jogos dentro do hyperspin, ele
cria um arquivo XML que contm todas as roms necessrias para rodar os jogos dentro do hyperspin!

Onde encontro os Emuladores Roms e Bios?


AQUI: Emuladores roms e Bios

http://www.gametronik.com http://www.romnation.net http://www.romhustler.net http://www.emuasylum.com http://www.planetemu.net http://www.rom-world.com/ http://edgeemu.net/


Apenas Bios

http://www.mamechannel.it/pages/bios.php http://www.emunews.eu/?page_id=2 http://portaldosgames.click21.com.br/emuladores/plataforma.php?id=025 Onde Baixo o Hyperspyn, HyperHQ e o HyperList?


AQUI: HyperSpin 0.8.0.0

http://www.megaupload.com/?d=3EGR4TD1
HyperSpin 0.8.0.1

http://www.4shared.com/file/91349623/496c4684/HyperSpin_0801.html
HyperHQ 0.5.0.3

http://www.4shared.com/file/91350144/c475041e/HyperHQ_0503.html
HyperList Installer

http://www.4shared.com/file/198742140/c81c10df/HyperList_Installer.html

Como Instalar o Hyperspin?


Clique no executvel e mande instalar normalmente! Apenas lembrando que o caminho onde deve ser instalado o Hyperspin, TEM QUE SER EXATAMENTE DISCO LOCAL C: APENAS ISSO! A pasta dele deve ficar assim C:\Hyperspin e nada alm disso! T BOM! PASSO A PASSO PRA VC ENTENDER

Aps o trmino da Instalao abra a Pasta do hyperspin e crie outra com o nome de Emulators (exatamente Assim!) e dentro dela coloque os emuladores que voc possui! (separados por pastas! Lembre cada macaco no seu galho!) Muito importante: Abra a pasta databases dentro de hyperspin e note que ali contem pastas com todos emuladores pr configurados na apresentao do hyperspin! Viu os nomes? Ento os emuladores que voc possui DEVEM SER EXATAMENTE IGUAL AO NOME QUE EST NESTA PASTA! Por exemplo veja que o nome Super Nintendo Entertainment System, se voc possui o emulador de super Nintendo volte l na pasta Emulators e deixe o nome da pasta onde est o emulador exatamente igual ao visto aqui em databases e assim para qualquer emulador que voc possuir! Por que fazer isso? isto facilita o tempo de resposta do hyperspin tornando mais rpido na hora de ler e processar os arquivos!

Instalando e utilizando o Hyperlist


INSTALANDO: instale normalmente na pasta C:/Hyperspin e pronto! Ele deve criar outra pasta chamada Hyperlist ali dentro Pra que serve o Hyperlist? Serve para criar uma lista XML das roms que voc possui para dentro do sistema Onde fica Esta lista XML? Em uma pasta dentro de C:/ hyperspin chamada database, Se quiser pode ir l e abrir qualquer pasta de algum emulador ali dentro s para ver os arquivos que esto l! s clicar com o boto direito em cima deste arquivo e mandar abrir com o bloco de notas! No altere nada! Ai dentro dever ter a lista de todas as roms que voc possui! O que? No nome nenhum? Ou nomes de roms que eu no possuo! Calma! Estes roms que esto ai porque j vem pr configurado assim! Mas como? Como coloco os meus roms ai dentro? SIMPLES!!!!!!!!!!!!!! VOU TOMAR COMNO UM EMULADOR DE EXEMPLO O MAME OK? ABRA O Hyperlist.exe: (se voc encontrar algum problema no hyperlist faa um update l em cima clicando em update game database! Mas se der um erro fatal pedindo um DLL baixe ele aki: http://www.4shared.com/file/198790524/ccbbd7a6/MySqlData.html caso no de erro nenhum prossiga normalmente!)

Aps ele aberto siga para a terceira aba chamada dir2xml

No clique em absolutamente em nada! Apenas l em ROM directory: e coloque o caminho da pasta onde esto as roms (no meu caso MAME como vocs podem ver na imagem acima! Lembra onde devem ficar o emulador e as roms?) E agora em System Databases Directory: coloque o caminho onde ele vai salvar a lista de roms XML no sistema, como no meu caso o MAME procurei ali a pasta Mame dentro de databases e coloquei este caminho! Muito importante: Em Name to Give XML File: aqui deve se colocar o nome do arquivo a ser salvo! Deve ser o mesmo nome do arquivo XML j existente dentro da pasta dos emuladores em databases! (Como no meu caso o mame abri a pasta databases e depois a pasta MAME e verifiquei que o arquivo MAME. XML est escrito MAME todas com letras maisculas ento em name to give XML coloquei o nome MAME e cliquei em create XML file e ele substituiu o arquivo anterior por este com as listas das minhas roms!) entendeu agora faa o mesmo! Sempre colocando o mesmo nome descrito para cada emulador! Este procedimento se aplica para qualquer emulador que voc possuir OK! Caso queira acresentar mais jogos coloque todos os jogos novos na pasta ROM do seu emulador e delete esse arquivo XML dentro de databases criado, e repita esse processo que ele criara outra lista nova com os jogos novos inclusos ok! Os outros items acima em dir2xml no importante, no se preocupe com eles!

Configurando o HyperHQ pra finalizar!

Abra o HyperHQ e v na segunda aba chamada Wheel Settings escolha o emulador a ser configurado (no meu caso o mame) e configure do jeito que est na foto abaixo:

Deixe tudo igual! Lembrando que em Executable voc deve colocar o emulador (que no meu caso o MAME) e em ROM Path deve colocar o caminho onde esto as suas roms! Este procedimento deve ser feito individualmente para cada emulador que voc possuir! Sempre deixando desta mesma maneira e colocando o caminho do emulador e da ROM! Muito Importante: Em extencions deixe assim mesmo zip! Porque suas roms esto em Zip no mesmo? S modifique quando estiver configurando o emulador de Playstation 1 ou de Playstation 2 ou Dreamcast da em extencions voc deve escrever I.S.O (sem os pontos) ok! Pronto pode fechar o HyperHQ abrir o Hyperspin e jogar! Bom jogo! Logo estarei fazendo outro tutorial ensinando a personalizar o Hyperspin espero ter sido til! Duvidas, criticas e sugestes mande um E-Mail para contaprojeje@hotmail.com

Thanks for Play!

You might also like