You are on page 1of 121

CURSO: LICITAO E OBRAS SEDU/PARANACIDADE

SETEMBRO/2008

1. Conceito e Princpios 1.1 Princpios Bsicos 2. Noes Gerais 2.1 O que licitar 2.2 Por que Licitar 2.3 Quem deve Licitar 3. Responsveis pela Licitao 4. Quem no pode participar da licitao? 5. Quem pode legislar sobre licitaes? 6. Modalidades de Licitao 6.1 Concorrncia 6.2 Tomada de Preos 6.3 Convite 6.4 Prego 6.4.1 Bens e servios comuns 6.4.2 Lances 6.5 Dispensa e Inexigibilidade 6.51 Licitao Dispensada 6.5.2 Inexigibilidade de Licitao 6.6 Concurso 6.7 Leilo 7. Estimativa de valor da contratao 8. Fracionamento de Despesa 9. Escolha da Modalidade de Licitao 10. Tipos de Licitao 10.1 Menor Preo 10.2 Melhor Tcnica 10.3 Tcnica e Preo 11. Fases da Licitao (trabalhar modelo) 11.1 A Fase Interna 11.2 Procedimentos para abertura do processo licitatrio 11.3 Obras e servios 11.4 O projeto bsico 11.5 O projeto executivo 11.6 Termo de referncia 11.7 Parcelamento do objeto da licitao 11.8 Elaborao do ato convocatrio (edital) 11.9 Aprovao Jurdica de minutas de editais, contratos, acordos, convnios ou ajustes 12. A Fase Externa
2

12.1 Participao na licitao 12.2 Habilitao dos licitantes 12.3 Habilitao jurdica 12.4 Regularidade fiscal 12.5 Qualificao tcnica 12.5.1 Capacidade tcnico-operacional 12.5.2 Capacidade tcnico-profissional 12.6 Qualificao econmico-financeira 12.7 Cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7 da Constituio Federal 12.8 Declarao de fato impeditivo 12.9 Forma de apresentao dos documentos 12.10 Prazos 12.11 Vistoria do local da obra/servio 12.12 Preos 12.13 Forma de apresentao das propostas 12.13.1 Aceitabilidade das propostas 12.14 Audincia pblica 12.15 Procedimentos de licitao 12.16 Publicao resumida do ato convocatrio 12.17 Prazos de divulgao do ato convocatrio 12.18 Recebimento dos envelopes 12.19 Contagem de prazos 12.20 Representante Legal/Credenciamento 12.21 Anlise da documentao 12.22 Julgamento das propostas 12.22.1 Anlise de Planilha 12.22.2 Desclassificao das Propostas 12.23Empate 12.24 Adjudicao e homologao 12.25 Recursos 12.26 Revogao e anulao de licitao 13. Estatuto da Micro e Pequena empresa (Lei Complementar n. 123/06) 14. Roteiro Prtico dos Procedimentos de Licitao 14.1 Convite, tomada de preos e concorrncia tipo menor preo 14.2 Convite, tomada de preos e concorrncia tipo melhor tcnica 14.3Tomada de preos e concorrncia tipo tcnica e preo 14.4 Prego Presencial 14.5 Prego Eletrnico 15. Roteiro Prtico para Contratos Administrativos 16. Modelo de declaraes -pessoas fsica e jurdica (sobre emprego de menor) 17. Modelo de Termo de Referncia 18. Modelo de Projeto Bsico 19. Modelos de Avisos de Licitao 19.1 Aviso de Prego Eletrnico 19.2 Aviso de Concorrncia
3

20. Modelos de Extratos 20.1 Termo de Contrato 20.2 Termo de Aditamento Prorrogao 20.3 Termo de Aditamento Repactuao 20.4 Termo de Aditamento Compra 20.5 Dispensa de Licitao 20.6 Inexigibilidade de Licitao ANEXOS ANEXO I MODELO DE EDITAL SEDU/PARANACIDADE ANEXO II - Exemplo de Clculo de proposta exeqvel / inexeqvel em obras e servios de engenharia (ORIENTAO TCU) ANEXO II - Exemplo de Clculo de garantia adicional em obras e servios de engenharia (ORIENTAO TCU) REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. CONCEITO E PRINCPIOS
Licitao o procedimento administrativo formal em que a Administrao Pblica convoca, mediante condies estabelecidas em ato prprio (edital ou convite), empresas interessadas na apresentao de propostas para o oferecimento de bens e servios. A licitao objetiva garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao, de maneira a assegurar oportunidade igual a todos os interessados e possibilitar o comparecimento ao certame do maior nmero possvel de concorrentes. A Lei n. 8.666, de 1993, ao regulamentar o artigo 37, inciso XXI, da Constituio Federal, estabeleceu normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. As normas que disciplinam as licitaes pblicas devem ser interpretadas em favor da ampliao da disputa entre os interessados, desde que informadas no edital e no comprometam o interesse da administrao, o princpio da isonomia, a finalidade e a segurana da contratao. De acordo com essa Lei, a celebrao de contratos com terceiros na Administrao Pblica deve ser necessariamente precedida de licitao, ressalvadas as hipteses de dispensa e de inexigibilidade de licitao. O processo de licitao ser realizado no local onde se situar o rgo ou entidade promotora do certame, salvo em razo de interesse pblico, devidamente motivado e justificado no processo.

1.1 PRINCPIOS BSICOS


Os seguintes princpios bsicos que norteiam os procedimentos licitatrios devem ser observados, dentre outros: - Princpio da Legalidade Nos procedimentos de licitao, esse princpio vincula os licitantes e a Administrao Pblica s regras estabelecidas nas normas e princpios em vigor. L - Princpio da Isonomia Significa dar tratamento igual a todos os interessados. condio essencial para garantir competio em todos os procedimentos licitatrios. - Princpio da Impessoalidade Esse princpio obriga a Administrao a observar nas suas decises critrios objetivos previamente estabelecidos, afastando a discricionariedade e o subjetivismo na conduo dos procedimentos da licitao. - Princpio da Moralidade e da Probidade Administrativa A conduta dos licitantes e dos agentes pblicos tem de ser, alm de lcita, compatvel com a moral, a tica, os bons costumes e as regras da boa administrao. - Princpio da Publicidade Qualquer interessado deve ter acesso s licitaes pblicas e seu controle, mediante divulgao dos atos praticados pelos administradores em todas as fases da licitao.

- Princpio da Vinculao ao Instrumento Convocatrio Obriga a Administrao e o licitante a observarem as normas e condies estabelecidas no ato convocatrio. Nada poder ser criado ou feito sem que haja previso no ato convocatrio. - Princpio do Julgamento Objetivo Esse princpio significa que o administrador deve observar critrios objetivos definidos no ato convocatrio para o julgamento das propostas. Afasta a possibilidade de o julgador utilizar-se de fatores subjetivos ou de critrios no previstos no ato convocatrio, mesmo que em benefcio da prpria Administrao. - Princpio da Celeridade O princpio da celeridade, consagrado pela Lei n. 10.520, de 2002, como um dos norteadores de licitaes na modalidade prego, busca simplificar procedimentos, de rigorismos excessivos e de formalidades desnecessrias. As decises, sempre que possvel, devem ser tomadas no momento da sesso.
Acrdo 1580/2005 Primeira Cmara (TCU) Providencie, nas licitaes na modalidade prego, oramento atualizado e detalhado que possa subsidiar o preo de referncia e assegurar, desta forma, o princpio da economicidade, nos termos do art. 8, inciso II, do Decreto n 3.555/2000.

2. NOES GERAIS
2.1 O QUE LICITAR A execuo de obras, a prestao de servios e o fornecimento de bens para atendimento de necessidades pblicas, as alienaes e locaes devem ser contratadas mediante licitaes pblicas, exceto nos casos previstos na Lei n. 8.666, de 1993, e alteraes posteriores. 2.2 POR QUE LICITAR A Constituio Federal, art. 37, inciso XXI, prev para a Administrao Pblica a obrigatoriedade de licitar. O procedimento de licitao objetiva permitir que a Administrao contrate aqueles que renam as condies necessrias para o atendimento do interesse pblico, levando em considerao aspectos relacionados capacidade tcnica e econmico-financeira do licitante, qualidade do produto e ao valor do objeto. 2.3 QUEM DEVE LICITAR Esto sujeitos regra de licitar, prevista na Lei n. 8.666, de 1993, alm dos rgos integrantes da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Decreto n. 5.504 de 5 de agosto de 2005:
Estabelece a exigncia de utilizao do prego, preferencialmente na forma eletrnica, para entes pblicos ou privados, nas contrataes de bens e servios comuns, realizadas em decorrncia de transferncias voluntrias de recursos pblicos da Unio, decorrentes de convnios ou instrumentos congneres, ou consrcios pblicos.

2.4 COMO LICITAR Uma vez definido o objeto que se quer contratar, necessrio estimar o valor total da obra, do servio ou do bem a ser licitado, mediante realizao de pesquisa de mercado. necessrio, ainda, verificar se h previso de recursos oramentrios para o pagamento da despesa e se esta se encontra em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Aps apurao da estimativa, deve ser adotada a modalidade de licitao adequada. Deve ser adotada, preferencialmente, a modalidade prego, sempre que o objeto pretendido referir-se a bens e servios comuns.

3. RESPONSVEIS PELA LICITAO


Consideram-se responsveis pela licitao, os agentes pblicos designados pela autoridade competente, mediante ato administrativo prprio (portaria, por exemplo), para integrar comisso de licitao, ser pregoeiro ou para realizar licitao na modalidade convite. A comisso de licitao criada pela Administrao com a funo de receber, examinar e julgar todos os documentos e procedimentos relativos ao cadastramento de licitantes e s licitaes nas modalidades concorrncia, tomada de preos e convite. Pode ser permanente ou especial. Ser permanente quando a designao abranger a realizao de licitaes por perodo determinado, e especial quando for o caso de licitaes especficas. constituda por, no mnimo, trs membros, sendo pelo menos dois deles servidores qualificados pertencentes aos quadros permanentes dos rgos da Administrao responsveis pela licitao. A investidura dos membros das comisses permanentes no pode exceder a um ano. Quando da renovao da comisso para o perodo subseqente, possvel a reconduo parcial desses membros. A lei no admite apenas a reconduo da totalidade. A assinatura, firma ou rubrica em documentos e processos dever ser seguida da repetio completa do nome do signatrio e indicao da respectiva funo ou cargo, por meio de carimbo, do qual constar, precedendo espao destinado data, a sigla da unidade na qual o servidor esteja exercendo suas funes ou cargo. (art. 40 do Decreto n. 93.872, de 23 de dezembro de 1986). C Os membros da comisso de licitao respondem solidariamente pelos atos praticados, salvo se posio individual divergente estiver devidamente fundamentada e registrada em ata lavrada na reunio em que tiver sido tomada a deciso. Nas pequenas unidades administrativas e na falta de pessoal disponvel, em carter excepcional e s em convite, a comisso pode ser substituda por servidor designado para esse fim. No caso de prego, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio so designados pela autoridade competente dentre os servidores do rgo ou entidade promotora da licitao. A regulamentao do prego, na forma eletrnica, deixou claro, por exemplo, que:
7

- a designao do pregoeiro e da equipe de apoio deve recair nos servidores do rgo ou entidade promotora da licitao, ou de rgo ou entidade integrante do SISG (Sistema de Servios Gerais - SISG, integrado pelos rgos e pelas entidades da Administrao Federal direta, autrquica e fundacional); - a funo de pregoeiro poder ser exercida somente por servidor que rena qualificao profissional e perfil adequados; - a designao do pregoeiro poder ocorrer pelo perodo de um ano, admitindo-se recondues para perodos seguintes, ou para licitao especfica; - a equipe de apoio dever ser integrada, em sua maioria, por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administrao pblica, pertencentes, preferencialmente, ao quadro permanente do rgo ou entidade promotora da licitao; - a equipe de apoio deve possuir de conhecimento tcnico sobre o objeto licitado, de modo a prestar a necessria assistncia ao pregoeiro. Cabe ao pregoeiro a conduo dos procedimentos relativos ao prego presencial ou na forma eletrnica. O pregoeiro ser auxiliado pela equipe de apoio.
Acrdo 771/2005 Segunda Cmara (TCU) Deve estar restrito Comisso de Licitao a atribuio de apreciao das impugnaes de editais de licitao, por ser dessa a competncia legal para realizar o processamento e julgamento das propostas dos licitantes, nos termos dispostos no art. 51 da Lei 8.666/1993. Acrdo 135/2005 Plenrio (TCU) obrigatrio que a Comisso Permanente de Licitao no delegue competncias exclusivas de sua alada, tais como habilitao e julgamento das propostas, para outras unidades da empresa, conforme preconiza o art. 6, inciso XVI, c/c o art. 45, todos da Lei 8.666/1993, ressalvada a possibilidade de solicitar parecer tcnico ou jurdico relativo matria submetida sua apreciao.

4. QUEM NO PODE PARTICIPAR DA LICITAO?


No podem participar, direta ou indiretamente, da licitao, da execuo da obra, da prestao dos servios e do fornecimento de bens necessrios obra ou servios: o autor de projeto bsico ou executivo, pessoa fsica ou jurdica; a empresa, isoladamente ou em consrcio, responsvel pela elaborao de projeto bsico ou executivo ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto, ou controlador, responsvel tcnico ou subcontratado; o servidor ou dirigente de rgo ou entidade contratante ou responsveis pela licitao. Considera-se participao indireta a existncia de qualquer vnculo de natureza tcnica, comercial, econmica, financeira ou trabalhista entre o autor do projeto, pessoa fsica ou jurdica, e o licitante ou responsvel pelos servios, fornecimentos e obras, incluindo-se
8

os fornecimentos de bens e servios a estes necessrios. Esse entendimento extensivo aos membros da comisso de licitao. permitido ao autor do projeto a participao na licitao de obra ou servios, ou na execuo, apenas na qualidade de consultor ou tcnico, desde que nas funes de fiscalizao, superviso ou gerenciamento, e exclusivamente a servio da Administrao.

5. QUEM PODE LEGISLAR SOBRE LICITAES?


Para garantir uma mnima uniformidade no regime jurdico das licitaes em todo o territrio nacional, compete Unio Federal legislar sobre normas gerais de licitao consoante disciplinado no inciso XXVII, do Artigo 22, da Constituio Federal. Tal dispositivo teve sua redao originada da Emenda Constitucional de n. 19, datada de 4/6/98, a qual acabou por estabelecer a possibilidade de um regime jurdico diferenciado para a administrao pblica indireta EXPLORADORA DE ATIVIDADEECONMICA. Lembre-se, ademais, que, no mbito de sua competncia legislativa interna, podem os Estados-membros, desde que o tema licitacional, desde que ressalvados os limites impostos pelos condicionantes das referidas normas gerais. Art. 115 Os rgos da Administrao podero expedir normas relativas aos procedimentos operacionais a serem observados na execuo das licitaes, no mbito de sua competncia, observadas as disposies desta Lei. Exemplo: LEI N. 15.608 - 16/08/2007 Smula: Estabelece normas sobre licitaes, contratos administrativos e convnios no mbito dos Poderes do Estado do Paran.

6. MODALIDADES DE LICITAO
Modalidade de licitao a forma especfica de conduzir o procedimento licitatrio, a partir de critrios definidos em lei. O valor estimado para contratao o principal fator para escolha da modalidade de licitao, exceto quando se trata de prego, que no est limitado a valores. Alm do leilo e do concurso, as demais modalidades de licitao admitidas so exclusivamente as seguintes: 6.1 CONCORRNCIA Modalidade da qual podem participar quaisquer interessados que na fase de habilitao preliminar comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo do objeto da licitao. 6.2 TOMADA DE PREOS

Modalidade realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. 6.3 CONVITE Modalidade realizada entre interessados do ramo de que trata o objeto da licitao, escolhidos e convidados em nmero mnimo de trs pela Administrao. O convite a modalidade de licitao mais simples. A Administrao escolhe quem quer convidar, entre os possveis interessados, cadastrados ou no. A divulgao deve ser feita mediante afixao de cpia do convite em quadro de avisos do rgo ou entidade, localizado em lugar de ampla divulgao. No convite possvel a participao de interessados que no tenham sido formalmente convidados, mas que sejam do ramo do objeto licitado, desde que cadastrados no rgo ou entidade. Esses interessados devem solicitar o convite com antecedncia de at 24 horas da apresentao das propostas. No Convite, para que a contratao seja possvel, so necessrias pelo menos trs propostas vlidas, isto , que atendam a todas as exigncias do ato convocatrio. No suficiente a obteno de trs propostas. preciso que as trs sejam vlidas. Caso isso no ocorra, a Administrao deve repetir o convite e convidar mais um interessado, no mnimo, enquanto existirem cadastrados no convidados nas ltimas licitaes, ressalvadas as hipteses de limitao de mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, circunstncias estas que devem ser justificadas no processo de licitao. Para alcanar o maior nmero possvel de interessados no objeto licitado e evitar a repetio do procedimento, muitos rgos ou entidades vm utilizando a publicao do convite na imprensa oficial e em jornal de grande circulao, alm da distribuio direta aos fornecedores do ramo. A publicao na imprensa e em jornal de grande circulao confere ao convite divulgao idntica da concorrncia e da tomada de preos e afasta a discricionariedade do agente pblico. Quando for impossvel a obteno de trs propostas vlidas, por limitaes do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, essas circunstncias devero ser devidamente motivadas e justificadas no processo, sob pena de repetio do convite. Limitaes do mercado ou manifesto desinteresse das empresas convidadas no se caracterizam e nem podem ser justificados quando so inseridas na licitao condies que s uma ou outra empresa pode atender. Para impedir que no convite sempre participem as mesmas empresas, deve ser convidado, no mnimo, mais de um interessado para cada repetio do certame e para convites de objeto idntico ou assemelhado s licitaes anteriores.
DELIBERAES DO TCU No se obtendo o nmero legal mnimo de trs propostas aptas seleo, na licitao sob a modalidade Convite, impe-se a repetio do ato, com a convocao de outros possveis
10

interessados, ressalvadas as hipteses previstas no pargrafo 7, do art. 22, da Lei n. 8.666/1993. SMULA 248 Anexe aos processos licitatrios a confirmao do recebimento de convite por empresas convocadas por e-mail, evitando prejuzos transparncia e publicidade do certame. Acrdo 845/2005 Segunda Cmara Ao realizar licitaes sob a modalidade de convite, somente convide as empresas do ramo pertinente ao objeto licitado, conforme exigido pelo art. 22, 3, da Lei 8.666/1993 e repita o certame quando no obtiver trs propostas vlidas, ressalvadas as hipteses de limitao de mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, circunstncias essas que devem estar justificadas no processo, consoante 7 do mesmo artigo. Acrdo 819/2005 Plenrio Proceda ao preenchimento da data, no recibo de entrega do convite, somente por ocasio do efetivo recebimento do convite, atendendo, assim, adequadamente, ao princpio da publicidade: art. 3 da Lei 8.666/1993. Acrdo 1355/2004 Plenrio Obtenha trs propostas vlidas em procedimentos licitatrios na modalidade convite, sob pena de repetio do certame, em cumprimento ao disposto no art. 22, 3 e 7, da Lei 8.666/1993 e nas Decises/TCU 393/1993 Segunda Cmara e 098/1995 - Plenrio e 111/1996 - Plenrio. Acrdo 1182/2004 Plenrio Quando da realizao de licitao na modalidade Convite, emita Cartas-Convites, no mnimo, a trs empresas, em observncia ao disposto no art. 22, 3, da Lei n. 8.666/1993, de modo a evitar o que ocorreu no Convite (...), com a publicao do certame somente no DOU. Acrdo 642/2004 Plenrio Observe as disposies constantes do art. 22, 3 e 7, da Lei 8.666/1993, quanto exigncia do nmero mnimo de 03 (trs) licitantes habilitados, nas licitaes na modalidade convite, no dando seqncia aos certames com nmero de participantes inferior ao mnimo estabelecido em lei, sem que estejam expressamente caracterizadas as hipteses de manifesto desinteresse ou limitao de mercado, nos termos das Decises Plenrias 45/99 e 96/99 e do Acrdo 73/2003 - Segunda Cmara TCU. Acrdo 2528/2003 Primeira Cmara Na hiptese de no ser atingido o mnimo legal de trs propostas vlidas quando da realizao de licitao na modalidade convite, justifique expressamente, nos termos do art. 22, 7, da Lei n 8.666/1993, as circunstncias impeditivas da obteno do nmero de trs licitantes devidamente qualificados sob pena de repetio do certame com a convocao de outros possveis interessados. Deciso 1102/2001 Plenrio Na realizao de novos convites para objetos idnticos ou assemelhados, estenda o convite a, no mnimo, mais um interessado, nos termos e condies do art. 22, 6, da lei n. 8.666/1993. Acrdo 595/2001 Segunda Cmara

6.4 PREGO Modalidade de licitao instituda pela Lei n. 10.520, de 2002, em que a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns feita em sesso pblica. Pode ser presencial ou na forma eletrnica.
11

- A modalidade presencial regulamentada pelo Decreto n. 3.555, de 2000; - A modalidade eletrnica regulamentada pelo Decreto n. 5.450, de 2005. A utilizao do prego destina-se, exclusivamente, contratao de bens e servios comuns, conforme disposies contidas na legislao citada. Nessa modalidade de licitao, os licitantes apresentam suas propostas de preo por escrito e por lances - que podem ser verbais ou na forma eletrnica - independentemente do valor estimado da contratao. Segundo a legislao vigente, os bens e servios comuns devem ser adquiridos mediante prego. A inviabilidade da utilizao do prego deve ser justificada pelo dirigente ou autoridade competente. Nas contrataes para aquisio de bens e servios comuns para entes pblicos ou privados, realizadas com recursos pblicos da Unio, repassados mediante celebrao de convnios ou instrumentos congneres, ou consrcios pblicos, ser obrigatrio o emprego da modalidade prego, preferencialmente na forma eletrnica, conforme estabelece o art. 4, 1. do Decreto n. 5.504, de 2005. Prego modalidade de licitao em que a disputa pelo fornecimento de bens ou servios comuns feita em sesso pblica. Os licitantes apresentam suas propostas de preo por escrito e por lances verbais, ou via Internet, independentemente do valor estimado da contratao. O prego no se aplica contratao de obras de engenharia, alienaes e locaes imobilirias.
DELIBERAES DO TCU A definio precisa e suficiente do objeto licitado constitui regra indispensvel da competio, at mesmo como pressuposto do postulado de igualdade entre os licitantes, do qual subsidirio o princpio da publicidade, que envolve o conhecimento, pelos concorrentes potenciais das condies bsicas da licitao. Na hiptese particular da licitao para compra, a quantidade demandada essencial definio do objeto do prego. Acrdo 1580/2005 Primeira Cmara Passe a utilizar licitao na modalidade denominada prego para a aquisio de bens e servios comuns, em conformidade com o que dispe a Lei n. 10.520/2002, regulamentada pelos Decretos n.s 3.555/2000 e 5.450/2005. Acrdo 1395/2005 Segunda Cmara Providencie, nas licitaes na modalidade prego, oramento atualizado e detalhado que possa subsidiar o preo de referncia e assegurar, desta forma, o princpio da economicidade, nos termos do art. 8, inciso II, do Decreto n 3.555/2000. Acrdo 64/2004 Segunda Cmara

12

O prego modalidade de licitao prioritria para disputa pelo fornecimento de bens e servios comuns e juridicamente condicionada, entre outros, ao princpio da celeridade, conforme disposto no art. 4 do Decreto 3.555/2000. Desse modo, no prego, considero reduzida a extenso da faculdade de se promover diligncias destinadas a esclarecer ou a complementar o procedimento licitatrio, prevista no art. 43, 3, da Lei 8.666/1993 e ostentada pela unidade tcnica. Deciso 1395/2002 Plenrio (...) utilizou-se o prego de forma consentnea com a legislao vigente, dando-se como parte do pagamento os bens inservveis administrao, no caso, veculos que j tinham sido utilizados pelo (...) e que, por sua depreciao, deveriam ser descartados. O Tribunal de Contas da Unio entendeu legal a realizao de licitao na modalidade prego para aquisio de veculos, dando como parte do pagamento bens inservveis para a Administrao. Considerou-se compra, e no alienao, que vedada por prego. Acrdo 277/2003 Plenrio (Voto do Ministro Relator) (...) a Lei n. 10.520, de 2002, no exclui previamente a utilizao do Prego para a contratao de obra e servio de engenharia. O que exclui essas contrataes o art. 5 do Decreto 3.555, de 2000. Todavia, o item 20 do Anexo II desse mesmo Decreto autoriza a utilizao do Prego para a contratao de servios de manuteno de imveis, que pode ser considerado servio de engenharia. No satisfeito em pesquisar este assunto na jurisprudncia desta Casa, consultei diversos doutrinadores e constatei que nenhum traz a definio objetiva e clara do que seja servio de engenharia, portanto, do ponto de vista doutrinrio, concluo que permanece o impasse. Acrdo 195/2003 Plenrio (Voto do Ministro Relator) possvel a contratao de mo-de-obra especializada para a prestao de servios de manuteno de bens mveis por meio da modalidade prego. Deciso 674/2002 Plenrio

6.4.1 BENS E SERVIOS COMUNS Bens e servios comuns so produtos cuja escolha pode ser feita to somente com base nos preos ofertados, haja vista serem comparveis entre si e no necessitarem de avaliao minuciosa. So encontrveis facilmente no mercado. So exemplos de bens comuns: canetas, lpis, borrachas, papis, mesas cadeiras, veculos, aparelhos de ar refrigerado etc. e de execuo de servios: confeco de chaves, manuteno de veculos, colocao de piso, troca de azulejos, pintura de paredes, etc. O bem ou o servio ser comum quando for possvel estabelecer, para efeito de julgamento das propostas, mediante especificaes utilizadas no mercado, padres de qualidade e desempenho peculiares ao objeto. So inmeros os objetos a serem licitados que no so vistos com clareza pelo gestor com o intuito de definir se o objeto comum ou no. O legislador procurou, por meio de lista anexada ao Decreto n. 3.555, de 2000, definir os bens ou servios de natureza comum. No entanto, essa lista foi considerada meramente exemplificativa, em razo da impossibilidade de se listar tudo que comum. Cabe ao gestor, na busca da proposta mais vantajosa para a Administrao, decidir-se pela modalidade prego sempre que o objeto for considerado comum.
13

Quando a opo no recair sobre a modalidade prego, o gestor deve justificar, de forma motivada e circunstanciada, sua deciso. Para esclarecimento do tema bens e servios comuns, destaca-se parte do relatrio e voto do eminente Ministro Benjamin Zymler no Acrdo 313/2004
Plenrio, verbis: (...) Tendo em vista o disposto no art. 1, pargrafo nico, da Lei n. 10.520/2002, acima citado, bem comum aquele para o qual possvel definir padres de desempenho ou qualidade, segundo especificaes usuais no mercado. Dessarte, o bem em questo no precisa ser padronizado nem ter suas caractersticas definidas em normas tcnicas. Da mesma forma, no se deve restringir a utilizao do prego aquisio de bens prontos, pois essa forma de licitao tambm pode visar obteno de bens produzidos por encomenda. (Relatrio do Ministro Relator) (...) (...) Concluindo, saliento que, ao perquirir se um determinado bem pode ser adquirido por intermdio de um prego, o agente pblico deve avaliar se os padres de desempenho e de qualidade podem ser objetivamente definidos no edital e se as especificaes estabelecidas so usuais no mercado. Aduzo que o objeto da licitao deve se prestar a uma competio unicamente baseada nos preos propostos pelos concorrentes, pois no haver apreciao de propostas tcnicas. Caso essas condies sejam atendidas, o prego poder ser utilizado. (Voto do Ministro Relator) Nesse sentido, com relao a bens e servios comuns de informtica e automao, a Lei n. 11.077, de 2004, inseriu 3 no o art. 3 da Lei n. 8.248/ 1991, verbis: 3o A aquisio de bens e servios de informtica e automao, considerados como bens ou servios comuns nos termos do pargrafo nico do art. 1. da Lei n, 10.520, de 17 de julho de 2002, poder ser realizada na modalidade prego, restrita s empresas que cumpram o Processo Produtivo Bsico nos termos desta Lei e da Lei n. 8.387, de 30 de dezembro de 1991.

Consideram-se bens e servios comuns aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos no edital, por meio de especificaes usuais praticadas no mercado. Bens e servios comuns so ofertados, em princpio, por muitos fornecedores e comparveis entre si com facilidade. O estabelecimento de padres de desempenho permite ao agente pblico analisar, medir ou comparar os produtos entre si e decidir-se pelo menor preo. Servios de engenharia podem ser licitados por prego, desde que sejam considerados como servios comuns. 6.4.2 LANCES Os lances podero ser formulados em qualquer valor e tantas vezes quantas o licitante desejar. - No pode ser estabelecido limite de valor para os lances e quantos podem ser formulados;
14

- podem ser verbais ou pela Internet; - no prego presencial, iniciam-se com o licitante que ofertou o maior preo; - os valores dos lances devero ser distintos e decrescentes, e assim sucessivamente, at que a melhor oferta seja registrada; - s vo para a fase de lances as propostas previamente classificadas. 3 No prego presencial, necessria a presena do licitante ou do seu representante legal, devidamente credenciado, para o oferecimento de lances verbais. No prego eletrnico, o licitante credenciado, portador de chave de identificao e de senha pessoal, poder registrar seus lances de qualquer parte do pas. No prego presencial, o licitante s pode oferecer lance menor do que o ltimo cotado, isto , ele deve cobrir a oferta do concorrente. No prego eletrnico, o lance oferecido pelo licitante deve ser inferior ao ltimo por ele cotado e registrado pelo sistema, ou seja, ele deve cobrir o seu prprio preo.

6.5 DISPENSA E INEXIGIBILIDADE


A licitao regra para a Administrao Pblica, quando contrata obras, bens e servios. No entanto, a lei apresenta excees a essa regra. So os casos em que a licitao legalmente dispensada, dispensvel ou inexigvel. No caso de dispensa, a licitao possvel, por haver possibilidade de competio, mas no obrigatria, enquanto na inexigibilidade no possvel a concorrncia. A contratao por meio de dispensa de licitao se faz por: - licitao dispensada (art. 17); e - licitao dispensvel (art. 24). A Lei de Licitaes enumera no art. 24 todas as hipteses em que a licitao considerada dispensvel. O art. 24, incisos I e II, dispensa a licitao por considerar que o valor da contratao no compensa os custos da Administrao com o procedimento licitatrio. Essa dispensa por valor no pode ultrapassar 10% (dez por cento) do limite previsto para modalidade convite, nos casos de: - obras e servios de engenharia, desde que no se refiram a parcelas de uma mesma obra ou servio ou ainda de natureza idntica e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente; - compras e outros servios, desde que no se refiram a parcelas de um mesmo servio, compra ou alienao de maior vulto que possa ser realizada de uma s vez.
VALORES ATUAIS QUE DISPENSAM LICITAO obras e servios de engenharia - at R$ 15.000,00 compras e outros servios - at R$ 8.000,00
15

Entre as demais hipteses de LICITAO DISPENSVEL previstas no art. 24 da Lei de Licitaes merecem destaque: - Emergncia ou calamidade pblica (inciso IV do artigo) possvel ocorrer dispensa de licitao quando ficar claramente caracterizada urgncia de atendimento a situao que possa ocasionar prejuzo ou comprometer a segurana de pessoas, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares. A contratao deve servir somente para o atendimento de situao emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e servios que possam ser concludas no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrncia da emergncia ou calamidade. No permitida a prorrogao dos contratos respectivos. Exemplo: mesmo que o contrato tenha sido firmado por 90 dias, no pode ser prorrogado por mais 90. - Contratao de remanescente de obra, servio ou fornecimento (inciso XI) Pode ocorrer nos casos em que h resciso contratual, com remanescente de obra, servio ou fornecimento. A Administrao pode convocar os demais participantes da licitao, na ordem de classificao, para verificar se tm interesse em contratar o remanescente, nas mesmas condies oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preo, devidamente corrigido. - Na contratao de instituio brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituio dedicada recuperao social do preso, desde que a contratada detenha inquestionvel reputao tico-profissional e no tenha fins lucrativos (inciso XIII) dispensada licitao para contratao de instituio brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituio dedicada recuperao social do preso, desde que a instituio contratada detenha inquestionvel reputao tico profissional e no tenha fins lucrativos. - Aquisio de componentes ou peas necessrias manuteno de equipamentos, durante o perodo de garantia (inciso XVII) A Administrao poder contratar por dispensa de licitao quando adquirir componentes ou peas de origem nacional ou estrangeira, necessrios manuteno de equipamento durante o perodo de garantia tcnica. Essa aquisio somente poder ser feita junto ao fornecedor original dos equipamentos se essa condio for indispensvel para a vigncia da garantia. - Contratao de associao de portadores de deficincia fsica (inciso XX) permitida a contratao por rgos ou entidades da Administrao Pblica de associao de portadores de deficincia fsica para prestao de servios ou fornecimento de mo-de-obra, desde que:

16

- o preo contratado seja compatvel com o de mercado; - a associao no tenha fins lucrativos e seja de comprovada idoneidade. - Contratao de fornecimento ou suprimento de energia eltrica (inciso XXII) possvel a contratao do fornecimento ou suprimento de energia eltrica, por dispensa de licitao, com concessionrio, permissionrio ou autorizado de servios pblicos, segundo as normas da legislao especfica.

6.5.1 LICITAO DISPENSADA


a modalidade em que a Lei de Licitaes desobriga expressamente a Administrao do dever de licitar (ex: alienaes de bens imveis e mveis definidas no art.17, I, II, 2 e 4. da Lei n. 8.666/1993), que se apresentam por meio de uma lista que possui carter exaustivo, no havendo como o administrador criar outras figuras:
Art. 17. A alienao de bens da Administrao Pblica, subordinada existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e obedecer s seguintes normas: I - quando imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, e, para todos, inclusive as entidades paraestatais, depender de avaliao prvia e de licitao na modalidade de concorrncia, dispensada esta nos seguintes casos: a) dao em pagamento; b) doao, permitida exclusivamente para outro rgo ou entidade da Administrao Pblica, de qualquer esfera de governo; c) permuta, por outro imvel que atenda aos requisitos constantes do inciso X do art. 24 desta Lei; d) investidura; e) venda a outro rgo ou entidade da administrao pblica, de qualquer esfera de governo; f) alienao, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis construdos e destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais de interesse social, por rgos ou entidades da administrao pblica especificamente criados para esse fim; II - quando mveis, depender de avaliao prvia e de licitao, dispensada esta nos seguintes casos: a) doao, permitida exclusivamente para fins e uso de interesse social, aps avaliao de sua oportunidade e convenincia scio-econmica, relativamente escolha de outra forma de alienao; b) permuta, permitida exclusivamente entre rgos ou entidades da Administrao Pblica; c) venda de aes, que podero ser negociadas em bolsa, observada a legislao especfica; d) venda de ttulos, na forma da legislao pertinente; e) venda de bens produzidos ou comercializados por rgos ou entidades da Administrao Pblica, em virtude de suas finalidades; f) venda de materiais e equipamentos para outros rgos ou entidades da Administrao Pblica, sem utilizao previsvel por quem deles dispe.

6.5.2 INEXIGIBILIDADE DE LICITAO


17

Na dispensa de licitao a lei desobriga o administrador de fazer o procedimento licitatrio, mesmo quando a competio mostrar-se possvel, enquanto que na inexigibilidade, a licitao impossvel pela inviabilidade de competio ou desnecessria. A licitao impossvel pela inviabilidade de competio, caracteriza-se por haver apenas um determinado objeto ou pessoa que atende s necessidades da administrao contratante. A licitao tambm pode ser considerada inexigvel quando puder ser comprovada sua desnecessidade. o caso, por exemplo, do credenciamento de professores, mdicos ou hospitais. Na inexigibilidade, as hipteses do art. 25 da Lei n. 8.666, de 1993, autorizam o administrador pblico, aps comprovada a inviabilidade ou desnecessidade de licitao, contratar diretamente o fornecimento do produto ou a execuo dos servios. A inexigibilidade de licitao de que trata a Lei de Licitaes, alm da inviabilidade de competio albergada pelo caput, props em especial: - aquisio de materiais, equipamentos ou gneros que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferncia de marca; - contratao de servios tcnicos de natureza singular, com profissionais ou empresas de notria especializao, vedada a inexigibilidade para servios de publicidade e divulgao; - contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica.

6.6 CONCURSO
a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, com instituio de prmio ou remunerao aos vencedores, artigo 22, 4. O prmio corresponde a uma contrapartida (econmica ou no) pela atividade tcnica, cientfica ou artstica, at porque, em regra, o produto dessa atividade no ser economicamente avalivel. O prmio no significa uma mera liberdade da Administrao. No concurso, a premiao final funciona como fator de incentivo aos possveis interessados em particular do concurso. O prmio tanto poder consistir em bem economicamente avalivel como em uma honraria de outra natureza. O concurso dever ser objeto de divulgao a mais ampla possvel. Embora a letra da lei aluda a quarenta e cinco dias, a Administrao estar obrigada a adotar prazos ainda mais longos, se for o caso.

6.7 LEILO
18

a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para venda de bens mveis e semoventes inservveis da Administrao, ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis adquiridos em procedimentos judiciais ou de doao, a quem oferecer maior lance, desde que igual ou superior ao da avaliao, artigo 22, 5. O leilo procedimento tradicional dentro do direito comercial e processual. A omisso da Lei remete a aplicao das regras pertinentes a outros ramos. O leilo se peculiariza pela concentrao, em uma nica oportunidade, de inmeros atos destinados seleo da proposta mais vantajosa. Alm disso, o leilo se diferencia pela possibilidade de multiplicao de propostas por parte de um mesmo interessado, ou seja, formulando verbalmente suas propostas.

7. ESTIMATIVA DE VALOR DA CONTRATAO


As contrataes pblicas somente podero ser efetivadas aps estimativa prvia do seu valor, que deve obrigatoriamente ser juntada ao processo de contratao e, quando for o caso, ao edital ou convite. - O valor estimado da contratao ser o principal fator para escolha da modalidade de licitao a ser realizada, exceto quanto ao prego; - a estimativa levar em conta todo o perodo de vigncia do contrato a ser firmado, consideradas ainda todas as prorrogaes previstas para a contratao; - no caso de compras, a estimativa total considerar a soma dos preos unitrios (multiplicados pelas quantidades de cada item); - no caso de obras / servios a serem contratados, a estimativa ser detalhada em planilhas que expressem a composio de todos os custos unitrios, ou seja, em oramento estimado em planilhas de quantitativos e preos unitrios; - deve ser elaborada com base nos preos correntes no mercado onde ser realizada a licitao local, regional ou nacional; - pode ser feita tambm com base em preos fixados por rgo oficial competente ou com os constantes do sistema de registro de preos, ou ainda preos para o mesmo objeto vigentes em outros rgos, desde que em condies semelhantes; - serve para verificar se existem recursos oramentrios suficientes para pagamento da despesa com a contratao; - serve de parmetro objetivo para julgamento das ofertas desconformes ou incompatveis, e conseqente declarao de inexeqibilidade das propostas etc.
Preo mdio o elaborado com base em pesquisa onde ser realizada a contratao e deve refletir o preo de mercado. Preo estimado o parmetro de que dispe a Administrao para julgar licitaes e efetivar contrataes, desde que reflita o preo de mercado. Preo de mercado o corrente na praa pesquisada.
19

Preo praticado o que a administrao contratante paga ao contratado. Preo registrado o constante do Sistema de Registro de Preos, ofertado em licitaes realizadas para o SRP. Preo unitrio o correspondente a cada item contratado. Preo global o correspondente a um s item ou ao somatrio dos itens contratados. DELIBERAES DO TCU D fiel cumprimento ao art. 7, 2, II da Lei 8.666/1993 e fazer constar o custo unitrio dos itens da planilha que servir de base para cotao de preos. Acrdo 583/2005 Segunda Cmara Realize pesquisa de preos como forma de cumprir a determinao contida no art. 43, inciso IV, da Lei de Licitaes, fazendo constar formalmente dos documentos dos certames a informao sobre a equivalncia dos preos. Acrdo 301/2005 Plenrio Realizao de ampla pesquisa de preos no mercado, a fim de estimar o custo do objeto a ser adquirido, definir os recursos oramentrios suficientes para a cobertura das despesas contratuais e servir de balizamento para a anlise das propostas dos licitantes, em harmonia com os arts. 7, 2, inciso III, e 43, incisos IV e V, todos da Lei 8.666/1993. Acrdo 1182/2004 Plenrio Promova pesquisa preliminar de preos que permita estimar a despesa a ser realizada, nos processos de dispensa de licitao e nos convites, observando o que determina o art. 15 c/c o art. 43, iv, da Lei 8.666/1993. Acrdo 1006/2004 Primeira Cmara Promova, em todos os procedimentos licitatrios, a realizao, de pesquisa de preos em pelo menos duas empresas pertencentes ao do objeto licitado ou consulta a sistema de registro de preos, visando aferir a compatibilidade dos preos propostos com os praticados no mercado, nos termos do disposto no inciso V, 1, art. 15 e inciso IV, art. 43, da Lei n. 8.666, de 1993 e Decises n.s 431/1993-TCU Plenrio, 288/1996-TCU Plenrio e 386/1997-TCU Plenrio. Acrdo 828/2004 Segunda Cmara Inclua na ata de julgamento das licitaes disposio no sentido de identificar que o preo do licitante vencedor est em conformidade com o preo corrente de mercado, segundo determina o disposto no art. 43, inciso IV, da Lei n. 8.666/1993. Acrdo 617/2004 Plenrio Cuide para que as estimativas de preos, nas futuras licitaes, sejam coerentes com os valores praticados no mercado, de modo que possam servir de efetivo parmetro para as contrataes a serem realizadas. Institua norma de apreciao tcnica dos projetos objeto de convnios, acordos ou ajustes, de forma a padronizar procedimentos e o contedo mnimo dos pareceres, os quais devem evidenciar nos processos, por meio de quadros comparativos de preos, memrias de clculo comparativas e indicao das respectivas fontes de consulta, que os preos realmente se encontrem de acordo com aqueles praticados no mercado. Acrdo 463/2004 Plenrio Proceda ao Levantamento prvio dos custos para a aquisio de materiais, evitando, desta forma, a realizao de despesas em valores superiores aos praticados no mercado.
20

Acrdo 90/2004 Segunda Cmara Quando da elaborao do oramento prvio para fins de licitao, em qualquer modalidade, nos termos do artigo 7, inciso II, da Lei n. 8.666/1993, do artigo 3, inciso III, da Lei n. 10.520/2002 e do artigo 8, inciso IV, do Decreto n. 3.555/2000, o faa detalhado em planilhas que expressem a composio de todos os custos unitrios das obras/servios a serem contratados, de forma realista e fidedigna em relao aos valores praticados pelo mercado. Acrdo 64/2004 Segunda Cmara

8. FRACIONAMENTO DE DESPESA
A Lei n. 8.666, de 1993, em seu art. 23, 5, veda o fracionamento de despesa. O fracionamento se caracteriza quando se divide a despesa para utilizar modalidade de licitao inferior recomendada pela legislao para o total da despesa, ou para efetuar contratao direta. Por exemplo, a lei impede a utilizao da modalidade convite para parcelas de uma mesma obra ou servio, ou ainda para obras e servios de idntica natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatrio de seus valores caracterizar o caso de tomada de preos. Da mesma forma, a utilizao de vrias tomadas de preos para se abster de realizar concorrncia. Em outras palavras, vedada a utilizao de modalidade inferior de licitao quando o somatrio do valor a ser licitado caracterizar modalidade superior. Por exemplo: Convite, quando o valor determinar tomada de preos ou concorrncia; ou Tomada de Preos, quando o valor for de Concorrncia. Em resumo, se a Administrao optar por realizar vrias licitaes ao longo do exerccio financeiro, para um mesmo objeto ou finalidade, dever preservar sempre a modalidade de licitao pertinente ao todo que deveria ser contratado. Vale dizer, ilustrativamente: se a Administrao tem conhecimento de que, no exerccio, precisar substituir 1.000 cadeiras de um auditrio, cujo preo total demandaria a realizao de tomada de preos, no lcita a realizao de vrios convites para compra das cadeiras, fracionando a despesa total prevista em vrias despesas menores que conduzem a modalidade de licitao inferior exigida pela lei. A legislao no considera fracionamento a contratao de parcelas de natureza especfica que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diferente daquela do executor da obra ou servio. Muitas vezes o fracionamento ocorre pela ausncia de planejamento do quanto vai ser efetivamente gasto no exerccio para a execuo de determinada obra, ou a contratao de determinado servio ou ainda a compra de determinado produto.
21

O planejamento do exerccio deve observar o princpio da anualidade do oramento. Logo, no pode o agente pblico justificar o fracionamento da despesa com vrias aquisies ou contrataes no mesmo exerccio, sob modalidade de licitao inferior quela exigida para o total da despesa no ano, quando decorrente da falta de planejamento. vedado o fracionamento de despesas para adoo de dispensa de licitao ou modalidade de licitao menos rigorosa que a determinada para a totalidade do valor do objeto a ser licitado. Lembre-se: FRACIONAMENTO refere-se despesa, ou seja, diviso do valor da despesa.
DELIBERAES DO TCU Evite a fragmentao de despesas, caracterizada por aquisies freqentes dos mesmos produtos ou realizao sistemtica de servios da mesma natureza em processos distintos, cujos valores globais excedam o limite previsto para dispensa de licitao a que se referem os inciso I e II do art. 24 da Lei 8.666/1993. Acrdo 1386/2005 Segunda Cmara (...) a realizao de vrios procedimentos em um exerccio no caracteriza, por si s, o fracionamento indevido da despesa, o qual somente ocorre quando no se preserva a modalidade pertinente para o total de aquisies do exerccio ( 2 do art. 23 da Lei 8.666/1993). Acrdo 82/2005 Plenrio Evite o fracionamento de despesas como mecanismo de fuga modalidade de licitao adequada (art. 23, 5). Acrdo 2528/2003 Primeira Cmara Atente para o fato de que, atingido o limite legalmente fixado para dispensa de licitao, as demais contrataes para servios da mesma natureza devero observar a obrigatoriedade da realizao de certame licitatrio, evitando a ocorrncia de fracionamento de despesa. Acrdo 73/2003 Segunda Cmara Com o intuito de evitar o fracionamento de despesa, vedado pelo art. 23, 2, da Lei n. 8.666/1993, utilizar-se, na aquisio de bens, do sistema de registro de preos de que tratam o inciso II. e 1 e 4, do art. 15, da citada Lei, regulamentado pelo Decreto n. 2.743 de 21.8.1998. Deciso 472/1999 Plenrio Contrataes, em datas distintas, de servio de leitura de disquete junto a empresa, cujos valores somados extrapolam o limite de dispensa vigente poca, contrariando o art. 24, inc. II, da Lei n. 8.666/1993 e caracterizando fracionamento de licitao. Acrdo 66/1999 Plenrio

9. ESCOLHA DA MODALIDADE DE LICITAO


A escolha das modalidades concorrncia, tomada de preos e convite definida pelos seguintes limites: Concorrncia:
22

Obras e servios de engenharia acima de R$ 1.500.000,00. Compras e outros servios acima de R$ 650.000,00. Tomada de Preos: Obras e servios de engenharia acima de R$ 150.000,00 at R$ 1.500.000,00. Compras e outros servios acima de R$ 80.000,00 at R$ 650.000,00. Convite: Obras e servios de engenharia acima de R$ 15.000,00 at R$ 150.000,00. Compras e outros servios acima de R$ 8.000,00 at R$ 80.000,00. Prego: No est limitado a valores. Quando o valor estimado da contratao indicar a realizao de convite, a Administrao pode utilizar a tomada de preos e, em qualquer caso, a concorrncia ou o prego.

10. TIPOS DE LICITAO


O tipo de licitao no deve ser confundido com modalidade de licitao. Tipo o critrio de julgamento utilizado pela Administrao para seleo da proposta mais vantajosa. Modalidade procedimento. Os tipos de licitao mais utilizados para o julgamento das propostas so os seguintes: 10.1 Menor Preo Critrio de seleo em que a proposta mais vantajosa para a Administrao a de menor preo. utilizado para compras e servios de modo geral. Aplica-se tambm na aquisio de bens e servios de informtica quando realizada na modalidade convite. 10.2 Melhor Tcnica Critrio de seleo em que a proposta mais vantajosa para a Administrao escolhida com base em fatores de ordem tcnica. usado exclusivamente para servios de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaborao de projetos, clculos, fiscalizao, superviso e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral, e em particular, para elaborao de estudos tcnicos preliminares e projetos bsicos e executivos. 10.3 Tcnica e Preo Critrio de seleo em que a proposta mais vantajosa para a Administrao escolhida com base na maior mdia ponderada, considerando-se as notas obtidas nas propostas de preo e de tcnica. obrigatrio na contratao de bens e servios de informtica, nas modalidades tomada de preos e concorrncia. E no caso de se pretender, com a licitao, alienar bens? Por bvio a proposta mais vantajosa haver de ser aferida atravs da apresentao do maior lance ou oferta, este um novo tipo de licitao previsto no inciso IV, do 1., do artigo 45.
23

Lembre-se, ademais, que esta forma de escolha do fornecedor impe-se, tambm, para a concesso de direito real de uso (p.ex. Lanchonetes, fotocpias). Nos preges, qual o tipo de licitao empregado? Sempre o de menor preo. 11. FASES DA LICITAO Os atos de licitao devem desenvolver-se em seqncia lgica, a partir da existncia de determinada necessidade pblica a ser atendida. O procedimento tem incio com o planejamento e prossegue at a assinatura do respectivo contrato ou a emisso de documento correspondente, em duas fases distintas: FASE INTERNA OU PREPARATRIA Delimita e determina as condies do ato convocatrio antes de traz-las ao conhecimento pblico. FASE EXTERNA OU EXECUTRIA Inicia-se com a publicao do edital ou com a entrega do convite e termina com a contratao do fornecimento do bem, da execuo da obra ou da prestao do servio. 11.1 A FASE INTERNA Durante a fase interna da licitao, a Administrao ter a oportunidade de corrigir falhas porventura verificadas no procedimento, sem precisar anular atos praticados. Exemplos: inobservncia de dispositivos legais, estabelecimento de condies restritivas, ausncia de informaes necessrias, entre outras faltas. Se na fase interna so possveis as devidas correes, na fase externa, aps a publicao do edital, qualquer falha ou irregularidade constatada, se insanvel, levar anulao do procedimento. 11.2 O PROCEDIMENTO PARA ABERTURA DO PROCESSO LICITATRIO A fase interna do procedimento relativo a licitaes pblicas observar a seguinte seqncia de atos preparatrios: - solicitao expressa do setor requisitante interessado, com indicao de sua necessidade; - elaborao do projeto bsico e, quando for o caso, o executivo; - aprovao da autoridade competente para incio do processo licitatrio, devidamente motivada e analisada sob a tica da oportunidade, convenincia e relevncia para o interesse pblico; - autuao do processo correspondente, que dever ser protocolizado e numerado;

24

- elaborao da especificao do objeto, de forma precisa, clara e sucinta, com base no projeto bsico apresentado; - estimativa do valor da contratao, mediante comprovada pesquisa de mercado; - indicao dos recursos oramentrios para fazer face despesa; - verificao da adequao oramentria e financeira, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, quando for o caso; - elaborao de projeto bsico, obrigatrio em caso de obras e servios; - definio da modalidade e do tipo de licitao a serem adotados. Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, outras exigncias foram impostas ao gestor pblico para promover licitaes pblicas, em especial quando a despesa se referir criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento da despesa. Nesse caso, so condies necessrias para a efetivao do procedimento licitatrio a existncia de: - estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que deva entrar em vigor a despesa e nos dois subseqentes; - declarao do ordenador de despesa de que o aumento tem adequao oramentria e financeira com a lei oramentria anual (LOA) e compatibilidade com o plano plurianual (PPA) e com a lei de diretrizes oramentrias (LDO). 11.3 OBRAS E SERVIOS Para definir o objeto da licitao, o administrador deve estar atento s peculiaridades do objeto e s diferentes exigncias da Lei de Licitaes na contratao de obras, servios ou compras. A execuo das obras e dos servios deve ser programada sempre em sua totalidade, com previso de seus custos atual e final, levando em conta o prazo total da execuo, e ser realizada sob a forma de: execuo direta quando a Administrao utiliza meios prprios; execuo indireta quando a Administrao contrata com terceiros a execuo das obras e dos servios. Na execuo indireta, a contratao feita sob os seguintes regimes: empreitada por preo global; empreitada por preo unitrio; tarefa;

25

empreitada integral. A empreitada por preo global utilizada quando se contrata a execuo da obra ou do servio por preo certo e total. Seu uso se verifica, geralmente, em contrataes de objetos mais comuns, quando os quantitativos de materiais empregados so pouco sujeitos a alteraes durante a execuo da obra ou da prestao dos servios e podem ser aferidos mais facilmente. A empreitada por preo unitrio usada quando se contrata a execuo da obra ou servio por preo certo de unidades determinadas. empregada com mais freqncia em projetos de maior complexidade, cujas quantidades dos servios e dos materiais relativos s parcelas de maior relevncia e de valor significativo no so definidas de forma exata no ato convocatrio, nem tampouco no oramento apresentado junto proposta. A tarefa utilizada quando se contrata a mo-de-obra para pequenos trabalhos por preo certo, com ou sem fornecimento de materiais. A empreitada integral usada quando se pretende contratar o objeto em sua totalidade, ou seja, compreendendo todas as etapas da obra, servios e instalaes necessrias. Nesse regime, o contratado assume inteira responsabilidade pela execuo do objeto at a respectiva entrega ao rgo ou entidade da Administrao em condies de ser utilizado. Devem ser atendidos os requisitos tcnicos e legais para o uso do objeto. Esse uso diz respeito segurana estrutural e operacional e deve ter as caractersticas adequadas s finalidades para as quais o objeto foi contratado. A empreitada por preo global e a empreitada por preo unitrio so os regimes mais utilizados de contratao. Na empreitada por preo global, o pagamento deve ser efetuado aps a concluso dos servios ou etapas definidos em cronograma fsico-financeiro, por exemplo: fundaes, estrutura, concretagem da laje, cobertura, revestimento, pintura e outras etapas. Na empreitada por preo unitrio, o pagamento deve ser realizado por unidades feitas, pois seus quantitativos so pouco sujeitos a alteraes. Exemplo: metragem executada das fundaes, de paredes levantadas, de colocao de piso, de pintura, de colocao de gesso. 11.4 O PROJETO BSICO O projeto bsico, alm de ser pea imprescindvel para execuo de obra ou prestao de servios, o documento que propicia Administrao conhecimento pleno do objeto que se quer licitar, de forma detalhada, clara e precisa. Deve permitir ao licitante as informaes necessrias boa elaborao de sua proposta, mediante regras estabelecidas pela Administrao, a que estar sujeito. Acrdo 717/2005 Plenrio
Licite a contratao de obras e servios observando as exigncias do art. 7 da Lei 8.666/1993, descrevendo, no projeto bsico, adequadamente o objeto deles: inciso IX do art. 6 da mesma Lei, e a contratao das compras com as exigncias do art. 14 daquela Lei, descrevendo, tambm, adequadamente o objeto delas.

11.5 O PROJETO EXECUTIVO


26

Projeto executivo o conjunto de elementos necessrios e suficientes realizao do empreendimento a ser executado, com nvel mximo de detalhamento possvel de todas as suas etapas. Para realizao do procedimento licitatrio no h obrigatoriedade da existncia prvia de projeto executivo, uma vez que este poder ser desenvolvido concomitantemente com a execuo das obras e servios, desde que autorizado pela Administrao. No caso, a licitao dever prever a elaborao do competente projeto executivo por parte da contratada ou por preo previamente fixado pela Administrao. 11.6 TERMO DE REFERNCIA Previamente realizao de prego em qualquer uma das formas, presencial ou eletrnica, a exemplo de projeto bsico, o setor requisitante deve elaborar termo de referncia, com indicao precisa, suficiente e clara do objeto, sendo vedadas especificaes que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessrias, limitem ou frustrem a competio ou sua realizao. 11.7 PARCELAMENTO DO OBJETO DA LICITAO De acordo com a Lei n. 8.666, de 1993, obrigatrio que seja feito parcelamento quando o objeto da contratao tiver natureza divisvel, desde que no haja prejuzo para o conjunto a ser licitado. O agente pblico define o objeto da licitao e verifica se possvel dividir as compras, obras ou servios em parcelas, que visam a aproveitar as peculiaridades e os recursos disponveis no mercado. o caso, por exemplo, de uma construo, em que se pode dividir as diversas etapas (limpeza do terreno, terraplenagem, fundaes, etc.) em licitao por itens individualizados. O parcelamento muito importante porque possibilita a participao de empresas de menor porte nas licitaes, amplia a competitividade e contribui para a obteno de menor preo para a Administrao Pblica. Com a utilizao do parcelamento, pequenas e mdias empresas podem preencher os requisitos de disputa para fornecimento de menores dimenses, se houver vantagem efetiva para a Administrao, preservada a economia de escala. importante no esquecer que sempre deve ser preservada a modalidade pertinente para a execuo de todo o objeto da contratao. Assim, se forem realizados um ou mais processos de licitao, devem ser somados os valores de todos os itens para definio da modalidade licitatria adequada. 11.8 ELABORAO DO ATO CONVOCATRIO (EDITAL) O ato convocatrio tem por finalidade fixar as condies necessrias participao dos licitantes, ao desenvolvimento da licitao e futura contratao, alm de estabelecer um elo entre a Administrao e os licitantes. Deve ser claro, preciso e fcil de ser consultado. Cabe ao ato convocatrio disciplinar prazos, atos, instrues relativas a recursos e impugnaes, informaes pertinentes ao objeto e aos procedimentos, alm de outras que se faam necessrias realizao da licitao.
27

O prembulo do ato convocatrio dever conter: o nmero de ordem em srie anual; o nome do rgo ou entidade interessados e de seu setor; a modalidade de licitao (convite, tomada de preos, concorrncia ou prego); o regime de execuo (empreitada por preo global, empreitada por preo unitrio, tarefa ou empreitada integral); o tipo da licitao (menor preo, melhor tcnica ou tcnica e preo); a meno de que o ato regido pela Lei n. 8.666, de 1993, e pela Lei n. 10.520, de 2002, quando referir-se a prego; o local, dia e hora para o recebimento da documentao e proposta e para o incio da abertura dos envelopes. O ato convocatrio dever consideradas essenciais: conter, obrigatoriamente, as seguintes condies,

objeto da licitao, com descrio sucinta e clara; prazo e condies para assinatura do contrato ou retirada de instrumentos equivalentes, para execuo do contrato e entrega do objeto da licitao; local onde poder ser examinado ou adquirido o projeto bsico; se h projeto executivo disponvel na data da publicao do ato convocatrio e o local onde possa ser examinado e adquirido; condies de habilitao e forma de apresentao das propostas; critrio para julgamento, com disposies claras e parmetros objetivos; locais, horrios e cdigos de acesso dos meios de comunicao a distncia, em que sero fornecidos elementos, informaes e esclarecimentos relativos licitao e s condies para atendimento das obrigaes necessrias ao cumprimento de seu objeto; condies equivalentes de pagamento entre empresas brasileiras e estrangeiras, no caso de licitaes internacionais; critrio de aceitabilidade dos preos unitrio e global, conforme o caso; critrio de reajuste, que dever retratar a variao efetiva do custo de produo; limites para pagamento de instalao e mobilizao para execuo de obras ou servios; condies de pagamento, prevendo:
28

- prazo de pagamento no superior a 30 dias contados da data final do perodo de adimplemento; - critrio de compensao financeira dos valores a serem pagos, desde a data final do adimplemento at a data do efetivo pagamento; - compensaes financeiras e penalidades por eventuais atrasos e descontos por eventuais antecipaes de pagamentos; - exigncia de seguros, quando for o caso. instrues e normas para os recursos previstos nas Leis ns 8.666, de 1993, e 10.520, de 2002, esta no caso de prego; condies de recebimento do objeto da licitao; sanes para o caso de inadimplemento; outras indicaes especficas ou peculiares licitao. Alm das condies essenciais e relevantes, o ato convocatrio deve contar com os seguintes anexos, dele fazendo parte integrante: projeto bsico e/ou executivo, com todas as suas partes, desenhos, especificaes e outros complementos; oramento estimado em planilhas de quantitativos e preos unitrios; a minuta do contrato a ser firmado entre a Administrao e o licitante vencedor; as especificaes complementares e as normas pertinentes licitao. O ato convocatrio a lei interna das licitaes. Deve haver cuidado com as exigncias a serem estabelecidas, pois, uma vez institudas, devero ser cumpridas, em observncia ao princpio da vinculao ao instrumento convocatrio. No demais afirmar que o sucesso da licitao depende da boa elaborao do ato convocatrio e de seus anexos. Qualquer modificao no ato convocatrio deve ser comunicada da mesma forma em que se deu a primeira divulgao. Nesse caso, o prazo inicialmente estabelecido deve ser reaberto pela Administrao, salvo quando a alterao, inquestionavelmente, no influenciar a preparao dos documentos ou a elaborao das propostas. 11.9 APROVAO JURDICA DE MINUTAS DE EDITAIS, CONTRATOS, ACORDOS, CONVNIOS OU AJUSTES As minutas de editais de licitao, contratos, acordos, convnios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurdica da Administrao licitadora.

12. A FASE EXTERNA


A fase externa tem incio com a divulgao do ato convocatrio e vai at a contratao do fornecimento do bem, da execuo da obra ou da prestao dos servios. 12.1 PARTICIPAO NA LICITAO
29

Podero participar da licitao quaisquer licitantes interessados que comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao e cujo objeto social da empresa, expresso no estatuto ou contrato social, especifique ramo de atividade compatvel com o objeto da licitao. 12.2 HABILITAO DOS LICITANTES dever da Administrao, ao realizar procedimentos licitatrios, exigir documentos de habilitao compatveis com o ramo do objeto licitado, especialmente aqueles que comprovem a qualificao tcnica e a capacidade econmico-financeira para participar de licitao na Administrao Pblica. As exigncias no podem ultrapassar os limites da razoabilidade e estabelecer clusulas desnecessrias e restritivas ao carter competitivo. Devem restringir-se apenas ao necessrio para cumprimento do objeto licitado. Para a habilitao nas licitaes pblicas ser exigida dos licitantes, exclusivamente, documentao relativa a: habilitao jurdica; regularidade fiscal; qualificao tcnica; qualificao econmico-financeira; cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7. da Constituio Federal. No se exigir, para efeito de habilitao, prvio pagamento de taxas ou emolumentos pelo fornecimento de edital e seus elementos constitutivos EXCLUSIVAMENTE Significa que nada mais poder ser exigido alm da documentao mencionada nos arts. 27 a 31 da Lei n. 8.666, de 1993, a no ser que a exigncia se refira a leis especiais (EX. ANVISA, ANP, etc). 12.3 HABILITAO JURDICA No exame da documentao relativa habilitao jurdica devem ser observadas as normas que regulam e legitimam a atividade de pessoas fsicas ou jurdicas. A documentao exigida, conforme o caso, consistir em: cdula de identidade; registro comercial, no caso de empresa individual; ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, e, no caso de sociedades por aes, acompanhado de documentos referentes eleio dos administradores da sociedade;
30

inscrio do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exerccio; decreto de autorizao, quando se tratar de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no Pas, e ato de registro ou autorizao para funcionamento expedido pelo rgo competente, quando a atividade assim o exigir. 12.4 REGULARIDADE FISCAL Na anlise da documentao relativa habilitao fiscal deve ser observada a regularidade do licitante perante o fisco. A documentao exigida, conforme o caso, consistir em: prova de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ); prova de inscrio no cadastro de contribuintes estadual ou municipal, relativa ao domiclio ou sede do licitante, concernente ao seu ramo de atividade e compatvel com o objeto do contrato. - Essa exigncia ser definida em cada procedimento licitatrio, diante da especificidade do objeto. prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domiclio ou sede do licitante, ou outra aceita na forma da lei; - A comprovao dessa regularidade s poder ser aceita se apresentada juntamente com a Certido Quanto Dvida Ativa da Unio. prova de regularidade relativa Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS), demonstrando situao regular no cumprimento dos encargos sociais institudos por lei. 12.5 QUALIFICAO TCNICA O licitante interessado na execuo de obras, prestao de servios ou fornecimento de bens para a Administrao dever qualificar-se tecnicamente para participar de licitaes pblicas. A documentao relativa qualificao tcnica limitar-se- a: I - registro ou inscrio na entidade profissional competente; - So exemplos de entidades profissionais, o Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia CREA, o Conselho Regional de Administrao - CRA e outros conselhos fiscalizadores das profisses. - No se pode exigir quitao com as entidades profissionais, mas, sim, regularidade. - Relativamente a sindicatos, eles no so entidades profissionais nem a estas se equivalem. Por isso, no se pode exigir, para fins de habilitao, nenhum comprovante relativo a sindicatos, patronais ou de empregados.
31

II - comprovao de aptido para desempenho de atividade pertinente e compatvel em caractersticas, quantidades e prazos com o objeto da licitao, e indicao das instalaes e do aparelhamento e do pessoal tcnico adequados e disponveis para a realizao do objeto da licitao, bem como da qualificao de cada um dos membros da equipe tcnica que se responsabilizar pelos trabalhos; III - prova de atendimento de requisitos previstos em lei especial, quando for o caso; IV - comprovao, fornecida pelo rgo ou entidade, de que o licitante recebeu os documentos, e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informaes e das condies locais para o cumprimento das obrigaes objeto da licitao. - Ser fornecido pelo rgo ou entidade promotores da licitao documento comprovando que o licitante recebeu todas as peas relativas licitao edital, anexos, plantas e outras pertinentes; - ser fornecido ainda em licitaes para contratao de obras e servios, documento que comprove que o licitante vistoriou o local onde ser executada a obra ou prestado os servios e tomou conhecimento de todas as informaes e condies para o cumprimento das obrigaes objeto da licitao, assinado por representante legal, devidamente identificado. Esse documento, comumente chamado de Vistoria, que poder ser uma declarao, visa a evitar que o licitante, aps abertos os envelopes ou julgada a licitao, possa alegar que desconhecia quaisquer das exigncias do ato convocatrio. A comprovao de capacidade tcnica, no caso de licitaes relativas a obras e servios, dar-se- mediante atestados fornecidos por pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, devidamente registrados nas entidades profissionais competentes, e por meio de certides de acervo tcnico (CAT). As exigncias mnimas relativas instalao de canteiros, a mquinas, equipamentos e ao pessoal tcnico especializado, considerados essenciais para o cumprimento do objeto da licitao, sero atendidas mediante a apresentao de relao explcita e da declarao formal de sua disponibilidade. So vedadas exigncias de que o licitante seja proprietrio das mquinas ou equipamentos e que os materiais ou pessoal estejam em determinado local. 12.5.1 CAPACIDADE TCNICO-OPERACIONAL A capacidade tcnico-operacional ser comprovada mediante: apresentao de atestado de aptido para desempenho de atividade compatvel com o objeto da licitao, em caractersticas, quantidades e prazos; indicao das instalaes, do aparelhamento e do pessoal tcnico adequados e disponveis para a realizao do objeto da licitao; qualificao de cada um dos membros da equipe tcnica que se responsabilizar pelos trabalhos.

32

Observar que os atestados de capacidade tcnico operacional devem ser: - fornecidos por pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, com a identificao da empresa ou do rgo fornecedor; - exigidos relativamente ao item licitado; - emitidos sem rasuras, acrscimos ou entrelinhas; - assinados por quem tenha competncia para expedi-los. Observar, ainda, que: - pode ser exigida especificao de quantitativos nos atestados; - no poder constar do ato convocatrio proibio relativa a somatrio das quantidades exigidas nos atestados; - no se pode exigir prazo de validade dos atestados. Capacidade Tcnico-Operacional diz respeito capacidade operativa do licitante. 12.5.2 CAPACIDADE TCNICO-PROFISSIONAL A capacitao tcnico-profissional diz respeito comprovao fornecida pelo licitante de que possui em seu quadro permanente, na data prevista para entrega da proposta, profissional de nvel superior ou outro devidamente reconhecido pela entidade competente, detentor de atestado de responsabilidade tcnica por execuo de obra ou servios de caractersticas semelhantes s do objeto licitado. A exigncia correspondente capacitao tcnico-profissional limita-se exclusivamente s parcelas de maior relevncia e valor significativo do objeto licitado. Essas parcelas devem estar definidas no ato convocatrio. Os profissionais indicados pelo licitante para fins de comprovao da capacitao tcnicooperacional devero participar da execuo da obra ou da prestao dos servios, objeto da licitao, podendo ser substitudos por profissionais de experincia equivalente ou superior, desde que a substituio seja aprovada previamente pela Administrao. Os atestados de capacidade tcnica no podero estar limitados em: tempo no pode ser exigido prazo de validade. Por exemplo: datado dos ltimos 360 dias; poca no pode ser exigido que o objeto tenha sido executado em determinado perodo, a no ser quando a tecnologia a ser adotada seja recente. Por exemplo, o prdio ser construdo com parede pr-moldada ou concreto de elevado desempenho; locais especficos no pode ser exigido que o objeto tenha sido executado em determinado local. Por exemplo: a obra, os servios ou o fornecimento tenham sido realizados em Braslia-DF.

33

Ser sempre admitida a comprovao de aptido mediante certides ou atestados de obras ou servios similares de complexidade tecnolgica e operacional equivalente ou superior. CAPACIDADE TCNICO-PROFISSIONAL diz respeito capacitao tcnica dos profissionais que o licitante possui em seu quadro permanente de pessoal. 12.6 QUALIFICAO ECONMICO-FINANCEIRA No exame da documentao relativa habilitao econmico-financeira deve ser observada a boa situao financeira do licitante para execuo do objeto. Para isso devem ser exigidos: balano patrimonial e demonstraes contbeis do ltimo exerccio social, obrigatrios e j apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situao financeira da empresa, vedada a sua substituio por balancetes ou balanos provisrios, podendo ser atualizados por ndices oficiais quando encerrado h mais de 3 (trs) meses da data de apresentao da proposta; certido negativa de Aes de Falncia, Concordata e Recuperao Judicial expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurdica, ou de execuo patrimonial, expedida no domiclio da pessoa fsica; garantia nas mesmas modalidades e critrios previstos no caput e 1 do art. 56 da Lei n. 8.666, de 1993, limitada a 1% (um por cento) do valor estimado do objeto da contratao. A prestao de garantia para participao nas licitaes pblicas, desde que prevista no ato convocatrio, pode ser exigida, cabendo ao licitante escolher uma das seguintes modalidades de garantia: cauo em dinheiro; ttulos da dvida pblica; seguro-garantia; fiana bancria.
A prestao dessa garantia no pode exceder a 1% (um por cento) do valor estimado da contratao. A garantia prestada pelo licitante somente ser liberada ou restituda aps a concluso do procedimento licitatrio. No caso de garantia prestada em dinheiro, a devoluo ser feita aps devidamente atualizada.

12.7 CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NO INCISO XXXIII DO CONSTITUIO FEDERAL

ART. 7

DA

A Constituio Federal determina proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos. 12.8 DECLARAO DE FATO IMPEDITIVO
34

De acordo com a Lei de Licitaes, todos os participantes de licitaes pblicas esto obrigados a declarar, sob as penalidades da lei, a supervenincia de fato impeditivo da habilitao. A Lei no exige declarao da inexistncia desse fato. Por isso, correto exigir que o licitante apresente declarao somente nos casos em que existir fato superveniente que impea a sua habilitao. 12.9 FORMA DE APRESENTAO DOS DOCUMENTOS O ato convocatrio deve ter disciplinado a forma de apresentao dos documentos. Usualmente exige-se que os documentos estejam: em nome do licitante e, preferencialmente, com nmero do CNPJ e endereo respectivo, observado o seguinte: se o licitante for a matriz da empresa, todos os documentos devem estar em nome da matriz; se o licitante for filial, todos os documentos devem estar em nome da filial; - No caso de filial, dispensada a apresentao dos documentos que, pela prpria natureza, comprovadamente sejam emitidos somente em nome da matriz. - Os atestados de capacidade tcnica/responsabilidade tcnica podem ser apresentados em nome e com CNPJ da matriz e/ou da filial da empresa licitante. datados dos ltimos 180 dias (ou outro prazo eventualmente estabelecido no ato convocatrio), contados da data de abertura do envelope que contm os documentos, quando no houver prazo diverso estabelecido pela instituio expedidora. 12.10 PRAZOS O ato convocatrio deve informar com clareza os prazos mnimos para: o licitante vencedor executar a obra, prestar o servio ou fornecer o bem, objeto da licitao; a validade das propostas, contada da data prevista no prembulo para o recebimento dos envelopes Documentao e Proposta; a garantia do objeto. De acordo com a legislao, devem ser observados os seguintes prazos de validade das propostas: convite, tomada de preos e concorrncia: 60 (sessenta) dias; prego: 60 (sessenta) dias, se outro, maior ou menor, no estiver fixado no edital. Se, por motivo de fora maior, a adjudicao no puder ocorrer dentro do perodo de validade da proposta, caso persista o interesse no objeto licitado a Administrao poder

35

solicitar prorrogao da validade da proposta, que dever ser expressamente aceita pelo licitante. Decorrido o prazo de validade da proposta, contado da data prevista para abertura dos envelopes Documentao e Proposta, sem solicitao para prorrogao de sua validade, ou convocao para assinatura do termo contratual ou recebimento de documento equivalente, ficam os concorrentes liberados dos compromissos assumidos. 12.11 VISTORIA DO LOCAL DA OBRA/SERVIO A vistoria no local de execuo da obra ou de prestao dos servios dever ser feita pelo licitante, ou por representante legal, em horrio definido no ato convocatrio e em companhia de servidor do rgo licitador, a ser designado para esse fim. importante e necessrio que a vistoria seja realizada por um dos futuros responsveis tcnicos pela execuo da obra ou execuo dos servios. O edital deve especificar essa exigncia. 12.12 PREOS Os preos, que podem ser por item, global, lote ou grupo, devem ser cotados conforme exigido no ato convocatrio. Nos preos cotados, cabe ao licitante incluir os impostos, taxas, fretes e as despesas decorrentes da execuo da obra, da prestao do servio ou do fornecimento do bem, j deduzidos quaisquer descontos que venham a ser concedidos. - O edital dever informar se os preos so fixos ou reajustveis; - Quando reajustveis, dever estabelecer o ndice e a periodicidade, que no poder ser inferior a um ano. 12.13 FORMA DE APRESENTAO DAS PROPOSTAS O ato convocatrio deve estabelecer a forma de apresentao das propostas, a fim de padroniz-las e facilitar sua anlise. Pode ser solicitado, entre outras exigncias, que a proposta seja elaborada: em formulrio que contenha a identificao da empresa licitante; por computador ou datilografada, em uma nica via, de preferncia; com clareza, sem emendas, rasuras, acrscimos ou entrelinhas; com numerao e rubrica das folhas; com data e assinatura de quem tenha poderes para esse fim; com a meno modalidade e ao nmero da licitao; com descrio detalhada e correta das caractersticas da obra, dos servios ou do bem, conforme as especificaes constantes do ato convocatrio;

36

com a indicao, quando for o caso, da marca e do modelo do bem, a fim de caracterizar o produto oferecido; no caso de aquisio de equipamentos, com prospectos, manuais ou outras informaes fornecidas pelo fabricante dos produtos ofertados; com os preos em Real (R$), por item, global, lote ou grupo; com os valores expressos em algarismos e, no que couber, por extenso; com os prazos: - de validade das propostas; - de execuo da obra ou de prestao dos servios ou de entrega do bem; - de instalao e/ou de montagem; com meno expressa ao prazo de garantia oferecido pelo fabricante do produto; com a razo social da empresa licitante, o CNPJ, nmeros de telefone(s) e de fax, endereo com CEP, e endereo eletrnico (e-mail) se houver; com informao sobre o nome do banco e respectiva agncia onde mantm conta corrente, indicando o cdigo da agncia e o nmero da conta, para efeito de emisso de nota de empenho e posterior liquidao; com os nomes e identificao de quem vai assinar o contrato; com quaisquer outras informaes julgadas necessrias e convenientes ao objeto da licitao. 12.13.1 ACEITABILIDADE DAS PROPOSTAS Para efeito de julgamento das propostas, no deve ser aceita, sob qualquer ttulo, oferta de outros valores que no sejam os preos unitrios e o global da proposta. _ Se houver alguma divergncia entre o quantitativo indicado no ato convocatrio e o contido na proposta, prevalece o informado no ato convocatrio; _ S so aceitos preos em moeda nacional, ou seja, em Real (R$), em algarismos arbicos e por extenso. Em caso de divergncia, prevalece o valor por extenso, devendo ser desprezado qualquer valor alm dos centavos. _ Em qualquer hiptese podem ser modificados os termos da proposta ou dos documentos, salvo quanto a erros ou falhas materiais que possam ser sanados ou corrigidos, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessvel a todos, atribuindo-lhes validade e eficcia jurdica para fins de classificao e habilitao, e desde que essa medida conste do ato convocatrio. 12.14 AUDINCIA PBLICA o instrumento utilizado pela Administrao Pblica para possibilitar a participao da sociedade com o oferecimento de sugestes e crticas. Sempre que o valor estimado para uma licitao ou para um conjunto de licitaes simultneas ou sucessivas for superior a
37

100 (cem) vezes o limite previsto no art. 23, inciso I, alnea c, da Lei n. 8.666, de 1993 (R$ 150.000.000,00 cento e cinqenta milhes de reais), o procedimento de licitao ser precedido, obrigatoriamente, de audincia pblica. 12.15 PROCEDIMENTOS DE LICITAO A fase externa est submetida aos seguintes procedimentos seqenciais, em que a realizao de determinado ato depende da concluso do antecedente: publicao do resumo do ato convocatrio; recebimento dos envelopes com a documentao e as propostas; abertura dos envelopes com a documentao; recebimento verificao da habilitao ou inabilitao das licitantes; fase recursal, com efeito suspensivo at a deciso do recurso; abertura dos envelopes com as propostas; julgamento, classificao ou desclassificao das propostas; declarao do licitante vencedor; fase recursal, com efeito suspensivo at a deciso do recurso; homologao/aprovao dos atos praticados no procedimento; adjudicao do objeto licitante vencedora; assinatura do contrato. 12.16 PUBLICAO RESUMIDA DO ATO CONVOCATRIO Os avisos com os resumos dos editais, disposio do pblico nas reparties, sero publicados:

No caso das modalidades TOMADA DE PREOS e CONCORRNCIA:


- no Dirio Oficial da Unio, quando se tratar de licitao feita por rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal, ou, ainda, quando se tratar de obras financiadas parcial ou totalmente com recursos federais ou garantidas por instituies federais; - no Dirio Oficial do Estado, ou do Distrito Federal, quando se tratar respectivamente de licitao feita por rgo ou entidade da Administrao Pblica Estadual/Municipal ou do Distrito Federal; - em jornal dirio de grande circulao no Estado e, se houver, em jornal de circulao no Municpio ou na regio onde ser realizada a obra, prestado o servio ou fornecido o bem, podendo a Administrao, conforme o vulto da licitao, utilizar-se de outros meios de divulgao para ampliar a rea de competio.

No caso da modalidade PREGO PRESENCIAL:


38

Para bens e servios de valores estimados em at R$ 160.000,00: - no Dirio Oficial da Unio; - em meio eletrnico, na Internet. Para bens e servios de valores estimados de R$ 160.000,01 at R$ 650.000,00: - no Dirio Oficial da Unio; - em meio eletrnico, na Internet; - em jornal de grande circulao local. Para bens e servios de valores estimados superiores a R$ 650.000,00: - no Dirio Oficial da Unio; - em meio eletrnico, na Internet; - em jornal de grande circulao regional ou nacional.

No caso da modalidade prego, NA FORMA ELETRNICA:


Para bens e servios comuns de valores estimados em at R$ 650.000,00: - no Dirio Oficial da Unio; - em meio eletrnico, na Internet. Para bens e servios de valores estimados acima de R$ 650.000,00 at R$ 1.300.000,00: - no Dirio Oficial da Unio; - em meio eletrnico, na Internet; - em jornal de grande circulao local. Para bens e servios de valores estimados acima de R$ 1.300.000,00: - no Dirio Oficial da Unio; - em meio eletrnico, na Internet; - em jornal de grande circulao regional ou nacional.

12.17 PRAZOS DE DIVULGAO DO ATO CONVOCATRIO


O prazo de divulgao da licitao depende da modalidade que venha a ser adotada e ser de, no mnimo, nos casos de: CONCORRNCIA: - 45 dias: quando a licitao for do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo, ou o regime de execuo do objeto for empreitada integral; - 30 dias: para os demais casos; TOMADA DE PREOS: - 30 dias: no caso de licitao do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo; - 15 dias: para os demais casos; CONVITE: - 5 dias teis: em qualquer caso; PREGO PRESENCIAL OU NA FORMA ELETRNICA: - 8 dias teis: em qualquer caso. Os prazos de divulgao das modalidades de licitao so contados da data da ltima publicao do aviso que contenha o resumo dos editais ou da expedio do convite. Caso o ato convocatrio e respectivos anexos no estejam disponveis na data prevista na divulgao, prevalecer a data da sua efetiva disponibilidade.
39

12.18 RECEBIMENTO DOS ENVELOPES Aps publicao do aviso do edital ou entrega do convite, o licitante deve apresentar aos responsveis pela licitao, at o dia, horrio e local fixados, sua documentao de habilitao e sua proposta tcnica e/ou de preo, em envelopes separados, fechados e rubricados no fecho. O licitante interessado em participar de convite, tomada de preos e concorrncia no necessita encaminhar seu representante legal para entregar os envelopes com a documentao e as propostas escritas e/ou se fazer presente na reunio de abertura dos envelopes. No caso de prego, o licitante interessado em participar da fase de lances verbais, alm de entregar os envelopes com a documentao e as propostas por escrito, deve credenciar seu representante legal com poderes para oferecer novos preos. Caso no tenha interesse em participar da fase de lances verbais, pode remeter os envelopes ao rgo ou entidade licitadora da melhor forma que encontrar. Os envelopes devem estar identificados em suas partes externas e frontais com dados da empresa, do rgo/entidade licitadora, da licitao, da documentao e das propostas, em caracteres destacados. Exemplo: EMPRESA A PREFEITURA MINICIPAL TOMADA DE PREOS N 1/2008 DOCUMENTAO ENVELOPE N 01 EMPRESA A PREFEITURA MINICIPAL TOMADA DE PREOS N 1/2008 PROPOSTA DE PREOS ENVELOPE N 02 Em razo do sigilo de que se revestem as propostas, no permitido a qualquer pessoa ter conhecimento ou leitura de documento existente dentro dos envelopes, principalmente a proposta. Por essa razo, comum ser pedido que os envelopes sejam, de preferncia, opacos. A abertura dos envelopes que contm os documentos de habilitao e as propostas ser realizada sempre em sesso pblica da qual se lavrar ata circunstanciada, assinada pelos responsveis pela licitao e pelos representantes legais dos licitantes presentes ao evento. Durante a reunio de abertura dos envelopes, as intervenes dos representantes legais dos licitantes a respeito dos procedimentos adotados pelos responsveis pela licitao devem ser registradas na ata respectiva.

40

Aps a entrega dos envelopes, independentemente da modalidade de licitao realizada, no caber aos licitantes desistir de propostas oferecidas, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente, aceito pelos responsveis pela licitao. facultado aos responsveis pela licitao ou autoridade superior, em qualquer fase, promover diligncia destinada a esclarecer ou completar a instruo do processo de licitao, vedada a incluso posterior de informao ou de documentos que deveriam constar originariamente da proposta ou da documentao. Se a licitao no puder ser processada e concluda em uma nica sesso, em face de dvidas surgidas que no possam ser resolvidas de imediato, ou de diligncias que devam ser efetuadas, os motivos devero ser registrados em ata e o prosseguimento da licitao efetivar-se- em reunio a ser convocada posteriormente. Os envelopes no-abertos, rubricados no fecho pelos responsveis pela licitao e pelos representantes legais dos licitantes presentes, ficaro obrigatoriamente em poder da Administrao, at nova data marcada para prosseguimento dos trabalhos. Por mais urgncia que se tenha na realizao de um procedimento licitatrio, no se pode admitir que uma fase ultrapasse a outra. Exemplo: os envelopes com as propostas no podem ser abertos antes de concluda a fase de habilitao, nos casos de convite, tomada de preos e concorrncia; o envelope com a documentao no pode ser aberto antes de concluda a fase de julgamento das propostas seguida da etapa competitiva ou no , no caso de prego; em prego, o licitante s poder ser declarado vencedor aps concludas as fase de classificao ou desclassificao das propostas, fase de lances e julgamento da documentao. Aps iniciada a abertura dos envelopes, no so permitidas quaisquer correes de falhas existentes na documentao ou na proposta que possam influir no resultado final da licitao. Exemplo: alteraes do contedo da proposta apresentada, do preo, da forma de pagamento, do prazo ou de condio que importe a modificao dos termos originais exigidos no instrumento convocatrio. Quando definido no instrumento convocatrio, podero ser feitas pelos responsveis pela licitao correes destinadas a sanar evidentes erros materiais de soma e/ou multiplicao, falta de data e/ou rubrica na proposta (que poder ser suprida pelo representante legal do licitante), falta do CNPJ e/ou endereo completo, e outras, sempre criteriosamente avaliadas em suas conseqncias. A prtica e o bom senso indicam que somente aps concludo o procedimento licitatrio e assinado o contrato, os envelopes no-abertos dos licitantes no habilitados e/ou no classificados para fase seguinte, e vice-versa, devem ser devolvidos devidamente fechados. Em licitaes do tipo menor preo, so dois envelopes: N 1 Documentao; N 2 Proposta de Preo. Em licitaes na modalidade prego, so dois envelopes e invertida a ordem:
41

N 1 Proposta de Preo; N 2 Documentao. Em licitaes do tipo melhor tcnica e preo, so trs envelopes: N 1 Documentao; N 2 Proposta Tcnica; N 3 Proposta de Preo. Em respeito aos licitantes que chegaram no horrio fixado, no dever ser aceita a participao de licitante retardatrio, em qualquer hiptese, a no ser na qualidade de ouvinte. Nas atas relativas licitao devem constar os nomes dos licitantes e dos seus representantes legais, a anlise dos documentos de habilitao e das propostas e os preos escritos, sem prejuzo de outros fatos porventura ocorridos que meream registro. 12.19 CONTAGEM DE PRAZOS Os prazos so contados consecutivamente, quando no estiver determinado no ato convocatrio que ser em dias teis. Considera-se dia til, para efeito de licitao, aquele em que h expediente no rgo ou entidade licitadora. S se iniciam e vencem prazos em dia de expediente, no rgo ou entidade promotora da licitao. Na contagem dos prazos, exclui-se o primeiro dia do ato ou de sua divulgao e inclui-se o ltimo como dia de vencimento. Nenhum prazo se inicia ou transcorre sem que os documentos da licitao estejam disponveis aos interessados para vista, solicitao de cpia, anotaes ou obteno de informaes. importante destacar o que dispe o art. 66 da Lei n 9.784 sobre prazos: _ os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento; _ os prazos expressos em dias contam-se de modo contnuo; _ os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms; _ considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte se o vencimento cair em dia em que no houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal. 12.20 REPRESENTANTE LEGAL/CREDENCIAMENTO Considera-se representante legal a pessoa formalmente credenciada para isso, de acordo com o estatuto/contrato social, ou mediante instrumento pblico ou particular de procurao outorgada pelo licitante ou documento equivalente. 12.21 ANLISE DA DOCUMENTAO

42

Os documentos pertinentes e exigidos no ato convocatrio para habilitao devem, de preferncia, ser numerados seqencialmente e na ordem indicada, a fim de permitir maior rapidez durante a conferncia e exame correspondentes. Podero ser apresentados, para efeitos de participao nas licitaes pblicas, documentos de habilitao, alternativamente: em original; por cpia autenticada por cartrio competente ou, se cabvel, por junta comercial; por cpia conferida com o original pelos responsveis pelo processo de licitao; por publicao comprovada em rgo da imprensa oficial (original ou cpia autenticada ou conferida). Podero ser marcados data e horrio para conferncia das cpias com os documentos originais, preferencialmente at o ltimo dia til que anteceder a abertura dos envelopes, com o objetivo de no causar tumulto no momento da reunio. Entretanto, o licitante que no puder comparecer at a data marcada, poder faz-la no momento da sesso sem que isso se constitua motivo para inabilitao. Aps examinados e julgados os documentos apresentados para efeito de habilitao dos licitantes, mediante confronto com as exigncias e condies do ato convocatrio, sero desqualificados e no-aceitos aqueles que no atenderem ao que foi estabelecido. O licitante que deixar de fornecer, no envelope de habilitao, quaisquer dos documentos exigidos, ou apresent-los em desacordo com o estabelecido no ato convocatrio ou com irregularidades ser considerado inabilitado. No deve ser admitida complementao de documentos durante a reunio de abertura dos envelopes de documentao, ou posteriormente, a no ser em prego, em que assegurado ao cadastrado o direito de apresentar a documentao atualizada e regularizada no momento da sesso. O representante legal ou scio da empresa que assinar quaisquer dos documentos apresentados deve estar credenciado para esse fim, e comprovar sua autenticidade, se os responsveis pela licitao assim o exigir. Quando o agente pblico tiver conhecimento de que determinado documento apresentado falso, dever adotar as providncias que o caso exigir, sob pena de solidariedade com aquele que praticou o ato ilegal. 12.22 JULGAMENTO DAS PROPOSTAS O julgamento das propostas est estritamente vinculado a critrios e fatores estabelecidos no ato convocatrio. Deve ser objetivo e realizado conforme as normas e princpios estabelecidos na Lei de Licitaes, a fim de garantir transparncia ao procedimento. vedada a utilizao de qualquer elemento, critrio ou fator sigiloso, subjetivo ou reservado, que possa, ainda que indiretamente, afastar o princpio da igualdade entre os

43

licitantes. inaceitvel a proposta que, mesmo vantajosa para a Administrao, possa ferir o princpio da isonomia. No so considerados para efeito de julgamento da licitao nem constituem motivo para desclassificao das propostas: oferta de vantagem no prevista na licitao, inclusive financiamentos subsidiados ou a fundo perdido; preo ou vantagem baseados nas ofertas dos demais licitantes; preos global ou unitrio simblicos, irrisrios ou de valor zero, incompatveis com os preos dos insumos e salrios de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, mesmo que a licitao no tenha estabelecido limites mnimos, exceto quando se referirem a materiais e instalaes de propriedade do prprio licitante, para os quais ele renuncie parcela ou totalidade da remunerao. Durante o exame das propostas, se a Administrao entender necessrio, pode solicitar aos licitantes a apresentao de informaes complementares, dentre as quais: composio de custos, mediante planilha de todos os preos unitrios ofertados, por item e subitem; marca dos materiais considerados na composio dos preos, especialmente as similares; amostra ou prottipo dos produtos cotados; informao do percentual dos benefcios e despesas indiretas BDI, considerado na formao dos preos, quando for o caso. Podero ser solicitados pareceres de tcnicos pertencentes ao quadro de pessoal da entidade ou do rgo ou entidade licitadores ou de pessoas fsicas ou jurdicas estranhas ao quadro, para orientar a deciso da Administrao. 12.22.1 ANLISE DE PLANILHA Em licitaes para obras e servios, especialmente, sob o regime de empreitada por preo global, os responsveis pela licitao, ao selecionar a proposta mais vantajosa para Administrao, devero efetuar anlise individual dos preos unitrios. Verificada a ocorrncia de itens com preos manifestamente superiores aos praticados no mercado, o agente pblico deve negociar com o licitante vencedor do certame novas bases condizentes com os custos de mercado, envolvidos na formulao dos preos, e com os valores do projeto bsico e da planilha de formao de preos. Na impossibilidade de agir conforme previsto no pargrafo anterior, e desde que no haja prejuzo para a concluso do objeto, os responsveis pela licitao devem proceder s devidas anlises de custo/benefcio para realizao de novo contrato destinado execuo do item com preo superior. Essas inconsistncias propiciam acrscimos, por vezes, alm dos limites permitidos. Da decorrerem termos de aditamentos com pedidos de reequilbrio econmico-financeiro,
44

reviso do contrato, prorrogao do prazo da obra ou dos servios, e outros, os quais acarretam prejuzos para a Administrao Pblica. Aps o exame da conformidade das propostas com as exigncias do ato convocatrio, sero desclassificadas as propostas que: no atenderem s exigncias contidas na licitao; apresentarem preos excessivos ou com valor global superior ao limite estabelecido ou com preos manifestamente inexeqveis. 12.22.2 DESCLASSIFICAO DAS PROPOSTAS Aps o exame da conformidade das propostas com as exigncias do ato convocatrio, sero desclassificadas as propostas que: _ no atenderem s exigncias contidas na licitao; _ apresentarem preos excessivos ou com valor global superior ao limite estabelecido ou com preos manifestamente inexeqveis. Tratando-se de licitaes do tipo menor preo para execuo de obras e servios de engenharia, sero consideradas manifestamente inexeqveis propostas cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores: _ mdia aritmtica dos valores das propostas superiores a 50% (cinqenta por cento) do preo orado pela Administrao, ou _ preo orado pela Administrao. Dos licitantes que tiverem suas propostas consideradas exeqveis, mas cujo valor global da proposta for inferior a 80% (oitenta por cento) do menor valor encontrado, ser exigida, para assinatura do contrato, prestao de garantia adicional, de acordo com o disposto no art. 48, 2 da Lei n 8.666, de 1993, nas modalidades permitidas pela Lei de Licitaes: cauo em dinheiro, ttulos da dvida pblica, seguro-garantia e fiana bancria. OBSERVAO: EXERCCIO PRTICO 12.23 EMPATE No caso de empate entre duas ou mais propostas, aps a anlise de todas as condies do ato convocatrio, ser efetuado sorteio, em sesso pblica, registrada em ata, para a qual todos os licitantes sero convocados. 12.24 ADJUDICAO E HOMOLOGAO Adjudicao o ato pelo qual a Administrao atribui ao licitante vencedor o objeto da licitao. Homologao o ato pelo qual ratificado todo o procedimento licitatrio e conferido aos atos licitatrios aprovao para que produzam os efeitos jurdicos necessrios.

45

Cabe autoridade competente pela homologao verificar a legalidade dos atos praticados na licitao e a convenincia da contratao do objeto licitado para a Administrao. A autoridade competente aquela a quem foi delegada competncia para praticar o ato. O ato de homologar a licitao, porm, intransfervel e indelegvel e cabe exclusivamente autoridade competente. Nas modalidades convite, tomada de preos e concorrncia, cabe Administrao definir qual ato deve ser efetivado primeiro, se a adjudicao ou a homologao. Embora o tema possa comportar interpretaes diversas, o art. 43, inciso VI, da Lei n 8.666, de 1993, ao ordenar os atos de homologao e adjudicao, colocou em primeiro lugar a homologao. Aps homologada a licitao pela autoridade competente e adjudicado seu objeto ao licitante vencedor, este ser convocado para assinar o contrato administrativo, no prazo estabelecido no ato convocatrio. 12.25 REVOGAO E ANULAO DE LICITAO A autoridade competente para a aprovao do procedimento licitatrio somente pode revogar a licitao, se for considerada inoportuna ou inconveniente ao interesse pblico, decorrente de fato superveniente, devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta; anular a licitao, por ilegalidade de ofcio ou por aprovao de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. O ato de anular atinge toda a licitao, determinando seu encerramento de forma total. A anulao do procedimento licitatrio por motivo de ilegalidade no gera obrigao de indenizar e a nulidade do procedimento licitatrio torna nulo o contrato. A nulidade no exonera a Administrao do dever de indenizar o contratado, pelo que este houver executado at a data em que ela for declarada e por outros prejuzos regularmente comprovados. O dever de indenizar no cabe quando o contratado tiver dado causa ao ato ilegal. A Administrao deve apurar a responsabilidade de quem lhe deu causa.

46

13. ESTATUTO DA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE - MINISTRADO PELO SEBRAE.

47

14. ROTEIRO PRTICO DOS PROCEDIMENTOS DE LICITAO


14.1 CONVITE, TOMADA DE PREOS E CONCORRNCIA TIPO MENOR PREO
O processamento e julgamento de licitaes nas modalidades convite, tomada de preos e concorrncia, do tipo menor preo, so realizados observando-se a seqncia dos seguintes procedimentos: 1. abertura da sesso pelos responsveis pela licitao, no dia, horrio e local estabelecidos, sempre em ato pblico; 2. recebimento dos envelopes Documentao e Proposta de Preo; 3. identificao dos representantes legais dos licitantes, mediante apresentao de carteira de identidade e procurao ou contrato social, conforme o caso; 4. abertura dos envelopes Documentao; 5. anlise e apreciao da documentao de acordo com as exigncias estabelecidas no ato convocatrio, procedendo-se habilitao e/ou inabilitao; - A regularidade do cadastramento do licitante no SICAF poder ser confirmada por meio de consulta on-line, no momento da abertura dos envelopes Documentao, imprimindo-se as declaraes demonstrativas da situao de cada licitante (Anexo V da IN MARE n 05, de 1995). Aps a impresso das declaraes, estas devem ser assinadas pelos responsveis pela licitao e por todos os representantes legais dos licitantes presentes e juntadas aos autos do processo licitatrio. - Os responsveis pela licitao podero interromper a reunio para analisar a documentao ou proceder a diligncias ou consultas, caso em que os envelopes das propostas ficaro sob sua guarda, devidamente fechados e rubricados no fecho pelos responsveis pela licitao e pelos representantes legais dos licitantes presentes. 6. divulgao do resultado de habilitao e/ou inabilitao; - Quando todos os licitantes forem inabilitados, poder ser fixado o prazo de oito dias teis para a apresentao de novos documentos, com eliminao das causas apontadas no ato de inabilitao. No caso de convite, facultada a reduo para trs dias teis. - No caso de inabilitao de todos os licitantes, devero ser exigidos para reapresentao apenas os documentos desqualificados e no aceitos. 7. caso todos os representantes legais dos licitantes estejam presentes reunio e declarem expressamente que no possuem a inteno de recorrer do procedimento de habilitao, hiptese que necessariamente dever constar da respectiva ata assinada por todos os licitantes e pelos responsveis pela licitao, a sesso prosseguir, com abertura dos envelopes que contenham as propostas de preo (nesta hiptese, ficam dispensados os passos 8 a 10 a seguir, devendo-se ir diretamente para o passo 11); 8. no ocorrendo a hiptese descrita no passo anterior ( 7 ), elabora-se a ata respectiva, na qual devem estar registrados os nomes dos licitantes ,que encaminharam seus envelopes, habilitados ou no resultado da habilitao e os motivos que fundamentaram a habilitao ou inabilitao do licitante; 9. divulgao do resultado da habilitao na imprensa oficial ou por comunicao direta a todas os licitantes, de acordo com a ata respectiva;
48

10. aguarda-se o transcurso de prazo para interposio de recurso: no caso de convite, dois dias teis e para tomada de preos e concorrncia, cinco dias teis; - Se interposto, o recurso ser comunicado aos demais licitantes que podero impugn-lo, nos seguintes prazos: - dois dias teis para convite; - cinco dias teis para tomada de preos e concorrncia. 11. concluda a fase de habilitao, sero abertos os envelopes que contenham as propostas de preo dos licitantes previamente habilitados e somente destes, desde que transcorrido o prazo de interposio de recurso ou tenha havido desistncia expressa dele, ou aps terem sido julgados improcedentes os recursos interpostos; - Aps a abertura dos envelopes Documentao, os demais que contm as propostas somente podem ser abertos se todos os representantes legais dos licitantes estiverem presentes ao evento em que for declarada a habilitao e declinarem do direito de interpor recurso. Caso contrrio, deve ser-lhes concedido o prazo de recurso na forma da lei. 12. anlise e julgamento das propostas de acordo com as exigncias estabelecidas no ato convocatrio, a estimativa de preos com os preos correntes no mercado ou fixados por rgo oficial competente, ou, quando for o caso, com os constantes no sistema de registro de preos; - Os responsveis pela licitao podero interromper a reunio para analisar as propostas, proceder a diligncias ou consultas e examinar amostra/prottipo do produto de menor preo, se necessrio. 13. classificao ou desclassificao das propostas; 14. organizao das propostas em ordem crescente de preos e escolha da proposta de menor preo; 15. divulgao do resultado do julgamento das propostas/resultado da licitao; - Quando todas as propostas forem desclassificadas, poder ser fixado o prazo de oito dias teis para a apresentao de novas propostas com eliminao das causas apontadas no ato de desclassificao. No caso de convite, facultada a reduo do prazo para trs dias teis. - Nessa situao, as propostas corrigidas podero ser apresentadas, inclusive, com novos preos. 16. caso todos os representantes legais dos licitantes estejam presentes reunio e declarem expressamente que no possuem a inteno de recorrer, tal fato deve constar necessariamente da respectiva ata, assinada pelos licitantes e pelos responsveis pela licitao (nessa hiptese, ficam dispensados os passos 17 a 19 a seguir e vai-se diretamente para o passo 20); 17. no ocorrendo a hiptese descrita no passo anterior ( 16 ), elabora-se a ata respectiva, na qual devem estar registrados os preos, o resultado do julgamento e os motivos que o fundamentaram; 18. divulgao do resultado de julgamento na imprensa oficial ou por comunicao direta a todos os licitantes, de acordo com a ata respectiva; 19. aguarda-se o transcurso de prazo para interposio de recurso. No caso de convite, dois dias teis e para tomada de preos e concorrncia, cinco dias teis;
49

- Se interposto, o recurso ser comunicado aos demais licitantes que podero impugn-lo, nos seguintes prazos: - dois dias teis para convite; - cinco dias teis para tomada de preos e concorrncia. 20. transcorrido o prazo sem interposio de recurso, ou desde que tenha havido desistncia expressa a respeito, ou aps considerados improcedentes os recursos interpostos, elaborao de relatrio circunstanciado, informando-se todos os passos percorridos no procedimento licitatrio, fundamentados em critrios objetivos estabelecidos no ato convocatrio, com indicao do licitante vencedor; 21. deliberao da autoridade competente quanto homologao do procedimento licitatrio e adjudicao do objeto ao licitante vencedor; - Os envelopes que contm as propostas dos licitantes inabilitados devem ser devolvidos, devidamente fechados, aps transcorrido o prazo de interposio de recurso ou desde que tenha havido desistncia expressa dos licitantes a respeito, ou aps julgados improcedentes os recursos interpostos. 22. assinatura de contrato, carta-contrato ou entrega da nota de empenho da despesa, mediante recibo, ou da ordem de execuo do servio ou da autorizao de compra ou documento equivalente.

50

14.2 CONVITE, TOMADA DE PREOS E CONCORRNCIA TIPO MELHOR TCNICA


O processamento e julgamento de licitaes nas modalidades convite, tomada de preos e concorrncia, do tipo melhor tcnica, so realizados observando-se a seqncia dos seguintes procedimentos: 1. abertura da sesso pelos responsveis pela licitao, no dia, horrio e local estabelecidos, sempre em ato pblico; 2. recebimento dos envelopes Documentao, Proposta Tcnica e Proposta de Preo; 3. identificao dos representantes legais das licitantes, mediante apresentao de carteira de identidade e procurao ou contrato social, conforme o caso; 4. abertura dos envelopes Documentao; 5. anlise e apreciao da documentao de acordo com as exigncias estabelecidas no ato convocatrio, procedendo-se habilitao e/ou inabilitao; - A regularidade do cadastramento do licitante no SICAF poder ser confirmada por meio de consulta on line, no momento da abertura dos envelopes Documentao, imprimindo-se as declaraes demonstrativas da situao de cada licitante (Anexo V da IN MARE n. 05/95). Aps a impresso das declaraes, estas devem ser assinadas pelos responsveis pela licitao e por todos os representantes legais dos licitantes presentes e juntadas aos autos do processo licitatrio. - Os responsveis pela licitao podero interromper a reunio para analisar a documentao ou proceder a diligncias ou consultas, caso em que os envelopes das propostas ficaro sob sua guarda, devidamente fechados e rubricados no fecho pelos responsveis pela licitao e pelos representantes legais dos licitantes presentes. 6. divulgao do resultado de habilitao e/ou inabilitao; - Quando todos os licitantes forem inabilitados, poder ser fixado o prazo de oito dias teis para a apresentao de novos documentos, com eliminao das causas apontadas no ato de inabilitao. No caso de convite, facultada a reduo para trs dias teis. - No caso de inabilitao de todos os licitantes, devero ser exigidos para reapresentao apenas os documentos desqualificados e no aceitos. 7. caso todos os representantes legais dos licitantes estejam presentes reunio e declarem expressamente que no possuem a inteno de recorrer do procedimento de habilitao, hiptese que necessariamente dever constar da respectiva ata assinada por todos os licitantes e pelos responsveis pela licitao, a sesso prosseguir, com abertura dos envelopes que contenham as propostas tcnicas (nesta hiptese, ficam dispensados os passos 8 a 10 a seguir, devendo-se ir diretamente para o passo 11); 8. no ocorrendo a hiptese descrita no passo anterior ( 7 ), elabora-se a ata respectiva, na qual devem estar registrados os nomes dos licitantes ,que encaminharam seus envelopes, habilitados ou no resultado da habilitao e os motivos que fundamentaram a habilitao ou inabilitao do licitante; 9. divulgao do resultado da habilitao na imprensa oficial ou por comunicao direta a todas os licitantes, de acordo com a ata respectiva; 10. aguarda-se o transcurso de prazo para interposio de recurso: no caso de convite, dois dias teis e para tomada de preos e concorrncia, cinco dias teis;
51

- Se interposto, o recurso ser comunicado aos demais licitantes que podero impugn-lo, nos seguintes prazos: - dois dias teis para convite; - cinco dias teis para tomada de preos e concorrncia. 11. concluda a fase de habilitao, sero abertos os envelopes que contenham as propostas de preo dos licitantes previamente habilitados e somente destes, desde que transcorrido o prazo de interposio de recurso ou tenha havido desistncia expressa dele, ou aps terem sido julgados improcedentes os recursos interpostos; - Aps a abertura dos envelopes Documentao, os demais que contm as propostas tcnicas somente podem ser abertos se todos os representantes legais dos licitantes estiverem presentes ao evento em que for declarada a habilitao e declinarem do direito de interpor recurso. Caso contrrio, deve ser-lhes concedido o prazo de recurso na forma da lei. 12. avaliao e classificao das propostas tcnicas apresentadas, mediante verificao dos critrios adequados ao objeto licitado, definidos com clareza e objetividade no ato convocatrio e que levem em considerao a capacitao e a experincia do licitante; - Na classificao das propostas tcnicas ser levada em conta tambm a qualidade tcnica da proposta. - A qualidade tcnica da proposta compreende: metodologia, organizao, tecnologias e recursos materiais a serem utilizados nos trabalhos, e a qualificao das equipes tcnicas a serem mobilizadas para sua execuo. - Os responsveis pela licitao podero interromper a reunio para analisar as propostas e proceder a diligncias ou consultas, se necessrio. 13. divulgao do resultado de classificao das propostas tcnicas; - Quando todas as propostas forem desclassificadas, poder ser fixado o prazo de oito dias teis para a apresentao de novas propostas com eliminao das causas apontadas no ato de desclassificao. No caso de convite, facultada a reduo do prazo para trs dias teis. 14. caso todos os representantes legais dos licitantes estejam presentes reunio e declarem expressamente que no tm a inteno de recorrer, tal fato deve constar necessariamente da respectiva ata, assinada pelos licitantes e pelos responsveis pela licitao, e a sesso prosseguir com a abertura dos envelopes que contm as propostas de preo (nessa hiptese, ficam dispensados os passos 15 a 17 a seguir e vai-se diretamente para o passo 18); 15. no ocorrendo a hiptese descrita no passo anterior ( 14 ), elabora-se a ata respectiva, na qual devem estar registrados os nomes dos licitantes que tiveram suas propostas classificadas ou desclassificadas tecnicamente, os motivos que o fundamentaram a deciso e quaisquer outros atos cabveis; 16. divulgao do resultado de classificao e desclassificao na imprensa oficial ou por comunicao direta a todos os licitantes, de acordo com a ata respectiva; 17. aguarda-se o transcurso de prazo para interposio de recurso. No caso de convite, dois dias teis e para tomada de preos e concorrncia, cinco dias teis;

52

- Se interposto, o recurso ser comunicado aos demais licitantes que podero impugn-lo, nos seguintes prazos: - dois dias teis para convite; - cinco dias teis para tomada de preos e concorrncia. 18. concluda a fase de classificao das propostas tcnicas, sero abertos os envelopes que contm as propostas de preo somente dos licitantes que tenham atingido a valorao mnima estabelecida no ato convocatrio, desde que transcorrido o prazo sem interposio de recurso ou tenha havido desistncia expressa a respeito, ou aps terem julgados improcedentes os recursos interpostos; - Aps a abertura dos envelopes Proposta Tcnica, os demais que contm as propostas de preo somente podem ser abertos se todos os representantes legais dos licitantes estiverem presentes ao certame e declinarem do direito de interpor recurso. Caso contrrio, deve ser-lhes concedido o prazo para interposio de recurso, na forma da lei. 19. anlise e julgamento das propostas de acordo com as exigncias estabelecidas no ato convocatrio; - Os responsveis pela licitao podero interromper a reunio para analisar as propostas, proceder a diligncias ou consultas, se necessrio. - Quando todas as propostas forem desclassificadas, poder ser fixado o prazo de oito dias teis para a apresentao de novas propostas com eliminao das causas apontadas no ato de desclassificao. No caso de convite, facultada a reduo para trs dias teis. - Nessa situao, as propostas corrigidas podero ser apresentadas, inclusive, com novos preos. 20. posteriormente sero negociadas as condies propostas com o licitante que alcanou a maior valorao na proposta tcnica e foi melhor classificado, com base nos oramentos detalhados apresentados e respectivos preos unitrios; - O limite de preo para incio da negociao ser representado pela proposta de menor cotao verificada entre os licitantes que obtiverem a valorao mnima. - Em caso de impasse na negociao, ser adotado, sucessivamente, igual procedimento com os demais licitantes, observada a ordem de classificao, at que seja declarado o vencedor do certame para fins de contratao. 21. caso todos os representantes legais dos licitantes estejam presentes reunio e declarem expressamente que no tm inteno de recorrer, tal fato dever ficar expressamente assinalado na respectiva ata, assinada por todos os licitantes e pelos responsveis pela licitao (nessa hiptese, ficam dispensados os passos 22 a 24 a seguir e vai-se diretamente para o passo 25); 22. no ocorrendo a hiptese descrita no passo anterior (21), elabora-se a ata respectiva, na qual devem estar registrados os nomes dos licitantes que tiveram suas propostas classificadas ou desclassificadas, com os motivos que fundamentaram a classificao e/ou desclassificao, os preos ofertados, a negociao efetuada e demais decises motivadas e tomadas pelos responsveis pela licitao; 23. divulgao do resultado do julgamento na imprensa oficial ou por comunicao direta a todas os licitantes, de acordo com a ata respectiva;
53

24. aguarda-se o transcurso do prazo para interposio de recurso. No caso de convite, dois dias teis e para tomada de preos e concorrncia, cinco dias teis; - Se interposto, o recurso ser comunicado aos demais licitantes que podero impugn-lo, nos seguintes prazos: - dois dias teis para convite; - cinco dias teis para tomada de preos e concorrncia. 25. transcorrido o prazo sem interposio de recurso, ou desde que tenha havido desistncia expressa dele, ou aps julgamento pela improcedncia dos recursos interpostos, elaborao de relatrio circunstanciado, informando todos os passos dados no procedimento licitatrio, fundamentados em critrios objetivos estabelecidos no ato convocatrio, com indicao do licitante vencedor; 26. deliberao da autoridade competente quanto homologao do procedimento licitatrio e adjudicao do objeto ao licitante vencedor; - Os envelopes que contm as propostas dos licitantes inabilitados devem ser devolvidos, devidamente fechados, aps transcorrido o prazo de interposio de recurso ou desde que tenha havido desistncia expressa dos licitantes a respeito, ou aps julgados improcedentes os recursos interpostos. 27. assinatura de contrato, carta-contrato ou entrega da nota de empenho da despesa, mediante recibo, ou da ordem de execuo do servio ou da autorizao de compra ou documento equivalente.

54

14.3 TOMADA DE PREOS E CONCORRNCIA TIPO TCNICA E PREO


O processamento e julgamento de licitaes nas modalidades tomada de preos e concorrncia, do tipo tcnica e preo, so realizados observando-se a seqncia dos seguintes procedimentos: 1. abertura da sesso pelos responsveis pela licitao, no dia, horrio e local estabelecidos, sempre em ato pblico; 2. recebimento dos envelopes Documentao, Proposta Tcnica e Proposta de Preo; 3. identificao dos representantes legais das licitantes, mediante apresentao de carteira de identidade e procurao ou contrato social, conforme o caso; 4. abertura dos envelopes Documentao; 5. anlise e apreciao da documentao de acordo com as exigncias estabelecidas no ato convocatrio, procedendo-se habilitao e/ou inabilitao; - A regularidade do cadastramento do licitante no SICAF poder ser confirmada por meio de consulta on line, no momento da abertura dos envelopes Documentao, imprimindo-se as declaraes demonstrativas da situao de cada licitante (Anexo V da IN MARE n. 05/95). Aps a impresso das declaraes, estas devem ser assinadas pelos responsveis pela licitao e por todos os representantes legais dos licitantes presentes e juntadas aos autos do processo licitatrio. - Os responsveis pela licitao podero interromper a reunio para analisar a documentao ou proceder a diligncias ou consultas, caso em que os envelopes das propostas ficaro sob sua guarda, devidamente fechados e rubricados no fecho pelos responsveis pela licitao e pelos representantes legais dos licitantes presentes. 6. divulgao do resultado de habilitao e/ou inabilitao; - Quando todos os licitantes forem inabilitados, poder ser fixado o prazo de oito dias teis para a apresentao de novos documentos, com eliminao das causas apontadas no ato de inabilitao. - No caso de inabilitao de todos os licitantes, devero ser exigidos para reapresentao apenas os documentos desqualificados e no aceitos. 7. caso todos os representantes legais dos licitantes estejam presentes reunio e declarem expressamente que no tm a inteno de recorrer do procedimento de habilitao, hiptese que necessariamente dever constar da respectiva ata assinada por todos os licitantes e pelos responsveis pela licitao, a sesso prosseguir, com abertura dos envelopes que contenham as propostas tcnicas (nesta hiptese, ficam dispensados os passos 8 a 10 a seguir, devendo-se ir diretamente para o passo 11); 8. no ocorrendo a hiptese descrita no passo anterior ( 7 ), elabora-se a ata respectiva, na qual devem estar registrados os nomes dos licitantes ,que encaminharam seus envelopes, habilitados ou no resultado da habilitao e os motivos que fundamentaram a habilitao ou inabilitao do licitante; 9. divulgao do resultado da habilitao na imprensa oficial ou por comunicao direta a todas os licitantes, de acordo com a ata respectiva; 10. aguarda-se o transcurso de prazo para interposio de recurso: no caso de convite, dois dias teis e para tomada de preos e concorrncia, cinco dias teis;

55

- Se interposto, o recurso ser comunicado aos demais licitantes que podero impugn-lo em cinco dias teis. 11. concluda a fase de habilitao, sero abertos os envelopes que contenham as propostas tcnicas dos licitantes previamente habilitados e somente destes, desde que transcorrido o prazo de interposio de recurso ou tenha havido desistncia expressa dele, ou aps terem sido julgados improcedentes os recursos interpostos; - Aps a abertura dos envelopes Documentao, os demais que contm as propostas tcnicas somente podem ser abertos se todos os representantes legais dos licitantes estiverem presentes ao evento em que for declarada a habilitao e declinarem do direito de interpor recurso. Caso contrrio, deve ser-lhes concedido o prazo de recurso na forma da lei. 12. solicitao das amostras, quando for o caso. 13. avaliao e classificao das propostas tcnicas apresentadas, mediante verificao de conformidade com os requisitos estabelecidos no ato convocatrio e as amostras apresentadas, quando for o caso, para encontrar o valor da pontuao tcnica, nos moldes estabelecidos no ato convocatrio; - No exame da proposta tcnica devem ser levados em considerao, para efeito de julgamento, os fatores de avaliao, com pontuaes estabelecidas conforme definido no ato convocatrio. 14. divulgao do resultado de classificao das propostas tcnicas; - Quando todas as propostas forem desclassificadas, poder ser fixado o prazo de oito dias teis para a apresentao de novas propostas com eliminao das causas apontadas no ato de desclassificao. 15. caso todos os representantes legais dos licitantes estejam presentes reunio e declarem expressamente que no tm a inteno de recorrer, tal fato deve constar necessariamente da respectiva ata, assinada pelos licitantes e pelos responsveis pela licitao, e a sesso prosseguir com a abertura dos envelopes que contm as propostas de preo (nessa hiptese, ficam dispensados os passos 16 a 18 a seguir e vai-se diretamente para o passo 19); 16. no ocorrendo a hiptese descrita no passo anterior ( 15 ), elabora-se a ata respectiva, na qual devem estar registrados os nomes dos licitantes que tiveram suas propostas classificadas ou desclassificadas tecnicamente, os motivos que o fundamentaram a deciso e quaisquer outros atos cabveis; 17. divulgao do resultado de classificao e desclassificao na imprensa oficial ou por comunicao direta a todos os licitantes, de acordo com a ata respectiva; 18. aguarda-se o transcurso de prazo para interposio de recurso, que de cinco dias teis; 19. concluda a fase de classificao das propostas tcnicas, sero abertos os envelopes que contm as propostas de preo somente dos licitantes classificados tecnicamente; - Aps a abertura dos envelopes Proposta Tcnica, os demais que contm as propostas de preo somente podem ser abertos se todos os representantes legais dos licitantes estiverem presentes ao certame e declinarem do direito de interpor recurso. Caso contrrio, deve ser-lhes concedido o prazo para interposio de recurso, na forma da lei. 20. anlise e julgamento das propostas de acordo com as exigncias estabelecidas no ato convocatrio;

56

- Os responsveis pela licitao podero interromper a reunio para analisar as propostas, proceder a diligncias ou consultas, se necessrio. - Quando todas as propostas forem desclassificadas, poder ser fixado o prazo de oito dias teis para a apresentao de novas propostas com eliminao das causas apontadas no ato de desclassificao. - Se ocorrer a desclassificao total, as propostas corrigidas podero ser apresentadas inclusive com novos preos. 21. sero realizadas a valorao e a avaliao das propostas tcnicas e de preos, de acordo com os dados e ndices obtidos, mediante frmulas estabelecidas na licitao; 22. concludas as fases de valorao e avaliao das propostas tcnica e de preo, as licitantes sero classificadas em ordem decrescente de avaliao (A) obtida; - Ser considerado licitante vencedor aquele que obtiver a maior avaliao (A). 23. divulgao do resultado do julgamento das propostas/resultado da licitao; - Quando todas as propostas forem desclassificadas, poder ser fixado o prazo de oito dias teis para a apresentao de novas propostas com eliminao das causas apontadas no ato de desclassificao. - Nessa situao, as propostas corrigidas podero ser apresentadas inclusive com novos preos. 24. caso todos os representantes legais dos licitantes estejam presentes reunio e declarem expressamente que no tm a inteno de recorrer tal fato deve constar necessariamente da respectiva ata, assinada pelos licitantes e pelos responsveis pela licitao (nessa hiptese, ficam dispensados os passos 25 a 27 a seguir e vai-se diretamente para o passo 28); 25. no ocorrendo a hiptese descrita no passo anterior ( 24 ), elabora-se a ata respectiva, na qual devem estar registrados os nomes das licitantes que tiveram suas propostas classificadas ou desclassificadas, com os motivos que fundamentaram a classificao ou desclassificao, os preos ofertados e demais decises motivadas e tomadas pelos responsveis pela licitao; 26. divulgao do resultado de julgamento na imprensa oficial ou por comunicao direta a todos os licitantes, de acordo com a ata respectiva; 27. espera do transcurso do prazo para interposio de recurso, que de cinco dias teis; - Se interposto, o recurso ser comunicado aos demais licitantes que podero impugn-lo, no prazo de cinco dias teis. 28. transcorrido o prazo sem interposio de recurso, ou desde que tenha havido desistncia expressa dele, ou aps julgados improcedentes os recursos interpostos, elaborao de relatrio circunstanciado, informando todos os passos dados no procedimento licitatrio, fundamentados em critrios objetivos estabelecidos no ato convocatrio, com indicao do licitante vencedor; 29. deliberao da autoridade competente quanto homologao do procedimento licitatrio e adjudicao do objeto ao licitante vencedor; - Os envelopes que contm as propostas dos licitantes inabilitados devem ser devolvidos, devidamente fechados, aps transcorrido o prazo de interposio de recurso ou desde que tenha havido desistncia expressa das licitantes a respeito, ou aps julgados improcedentes os recursos interpostos.

57

30. assinatura de contrato, carta-contrato ou entrega da nota de empenho da despesa, mediante recibo, ou da ordem de execuo do servio ou da autorizao de compra ou documento equivalente.

58

14.4 PREGO PRESENCIAL


O processamento e julgamento de licitaes na modalidade prego normalmente so realizados observando-se a seqncia dos seguintes procedimentos: 1. abertura da sesso pelo pregoeiro, no dia, horrio e local estabelecidos, sempre em ato pblico; 2. recebimento de declarao de que o licitante cumpre plenamente os requisitos de habilitao; 3. recebimento dos envelopes Proposta e Documentao; 4. identificao dos representantes legais das licitantes, mediante apresentao de carteira de identidade e procurao ou contrato social, conforme for o caso; 5. credenciamento dos representantes legais dos licitantes, se for o caso, mediante apresentao de documento que comprovem possuir poderes para formulao de lances verbais e para prtica de todos os demais atos inerentes ao prego; 6. abertura dos envelopes Proposta; 7. anlise e julgamento das propostas de acordo com as exigncias estabelecidas no ato convocatrio; - Ser desclassificada a proposta que no atender a todas as exigncias estabelecidas no ato convocatrio para apresentao das propostas; - A desclassificao da proposta de licitante importa precluso do seu direito de participar da fase de lances verbais. S participaro da fase de lances as propostas classificadas; 8. classificao da proposta escrita de menor preo e daquelas apresentadas com valores superiores em at 10% (dez por cento), em relao ao menor preo; - Quando no existirem, no mnimo, trs propostas com valores superiores em at 10% (dez por cento) proposta de menor preo, devem ser selecionadas as melhores at o mximo de trs, quaisquer que sejam os preos ofertados; 9. colocao das propostas em ordem crescente de preo cotado para que os representantes legais dos licitantes, devidamente credenciados, participem da etapa competitiva, por meio de lances verbais; 10. incio da fase de lances pelo representante legal do licitante detentor da proposta de maior preo, continuando com as demais, pela ordem decrescente dos preos ofertados; 11. o licitante que no quiser dar lances verbais, quando convocado pelo pregoeiro, ser excludo da respectiva etapa e ter mantido, para efeito de ordenao das propostas, o seu ltimo preo apresentado; 12. concluso da fase de lances; - se o preo final obtido no estiver de acordo com a estimativa dos preos, com os preos correntes no mercado ou fixados por rgo oficial competente, ou quando for o caso, com os constantes do sistema de registro de preos, o pregoeiro deve negociar com o licitante para obteno de preo melhor;

59

13. encerrada a etapa competitiva ou fase de lances e ordenadas as ofertas, o pregoeiro deve proceder abertura do envelope que contm os documentos de habilitao do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificao da exeqibilidade da proposta; 14. concluda a etapa de lances e a anlise da documentao, ser declarado o licitante vencedor; 15. elaborao da ata respectiva, na qual devem estar registrados os nomes dos licitantes que participaram, dos que tiveram suas propostas classificadas ou desclassificadas, os motivos que fundamentaram a classificao e/ou desclassificao, os preos escritos e os lances verbais ofertados, os nomes dos inabilitados, se houver, e quaisquer outros atos relativos ao certame que meream registro, inclusive eventual manifestao de interesse em recorrer por parte de licitante; 16. caso algum licitante manifeste a inteno de interpor recurso, mediante registro da sntese das suas razes na ata, devem ser aguardados os seguintes prazos: - 3 dias para juntada das razes do recurso; - 3 dias para os demais licitantes impugnarem o recurso porventura interposto que comea a contar do trmino do prazo do recorrente; 17. adjudicao do objeto ao licitante declarado vencedor pelo pregoeiro, caso tenha havido desistncia expressa de todos os licitantes da inteno de interpor recurso; 18. elaborao de relatrio circunstanciado, informando o nome do licitante vencedor e todos os passos ocorridos durante o prego, fundamentados nos critrios estabelecidos pelo respectivo edital; 19. divulgao do resultado do prego na imprensa oficial ou por comunicao direta a todos os licitantes; 20. encaminhamento do processo licitatrio para homologao pela autoridade competente; - caso tenha havido interposio de recurso, a autoridade competente homologa o procedimento e adjudica o objeto ao licitante vencedor; 21. assinatura de contrato, carta-contrato ou entrega da nota de empenho da despesa, mediante recibo, ou da ordem de execuo do servio ou da autorizao de compra ou documento equivalente.

60

14.5 PREGO ELETRNICO


Para se ter acesso ao sistema eletrnico, o licitante deve dispor de chave de identificao e de senha pessoal, obtidas junto ao provedor do sistema, onde tambm poder informar-se a respeito do funcionamento e do regulamento do sistema, e receber instrues detalhadas para correta utilizao desses dispositivos. O uso da senha de acesso de responsabilidade total do licitante, inclusive no que diz respeito a qualquer transao que venha efetuar diretamente, ou por seu representante, no cabendo ao provedor do sistema ou ao rgo licitador, qualquer responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que executado por terceiros. O processamento e julgamento de licitaes na modalidade prego eletrnico so realizados observando a seqncia dos seguintes procedimentos: 1. credenciamento prvio perante o provedor do sistema eletrnico da autoridade competente do rgo promotor da licitao, do pregoeiro, dos membros da equipe de apoio e dos licitantes que participam do prego na forma eletrnica; - o credenciamento faz-se pela atribuio de chave de identificao e de senha, pessoal e intransfervel, para acesso ao sistema eletrnico; - o credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade legal do licitante e a presuno de sua capacidade tcnica para realizao das transaes inerentes ao prego na forma eletrnica; - o uso da senha de acesso pelo licitante de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transao efetuada diretamente ou por seu representante, no cabendo ao provedor do sistema ou ao rgo promotor da licitao responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros; - a perda da senha ou a quebra de sigilo dever ser comunicada imediatamente ao provedor do sistema, para imediato bloqueio de acesso; - a chave de identificao e a senha podero ser utilizadas em qualquer prego na forma eletrnica, salvo quando cancelada por solicitao do credenciado ou em virtude de seu descadastramento perante o SICAF; - o fornecedor descredenciado no SICAF ter sua chave de identificao e senha suspensas automaticamente. 2. abertura da sesso pblica pelo pregoeiro - pela Internet - com a utilizao de sua chave de acesso e senha, no dia, horrio e local estabelecidos; - todos os horrios observaro, para todos os efeitos, o horrio de Braslia, Distrito Federal, inclusive para contagem de tempo e registro no sistema eletrnico e na documentao relativa ao certame; 3. encaminhamento das propostas, exclusivamente por meio do sistema eletrnico, com descrio do objeto e o preo ofertado somente at a data e hora marcadas para abertura da sesso, desde a divulgao do edital com anexo, se for o caso; - aps a data e hora marcadas para abertura da sesso, encerrar-se, automaticamente, a fase de recebimento de propostas; - at a abertura da sesso, os licitantes podem retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada;
61

4. manifestao da licitante, em campo prprio do sistema eletrnico, que cumpre plenamente os requisitos de habilitao e que sua proposta est em conformidade com as exigncias do instrumento convocatrio; 5. anlise e julgamento das propostas de acordo com as exigncias estabelecidas no ato convocatrio; - desclassificada a proposta que no atender a todas as exigncias estabelecidas no ato convocatrio para apresentao das propostas; - a desclassificao da proposta de licitante importa precluso do seu direito de participar da fase de lances verbais; - s participaro da fase de lances as propostas classificadas; 6. ordenao automtica, pelo sistema, das propostas classificadas e que participaro da fase de lances; 7. incio da fase competitiva ou fase de lances, pelo pregoeiro, aps classificadas e ordenadas as propostas; 8. encaminhamento de lances pelos licitantes exclusivamente por meio do sistema eletrnico; - o licitante ser informado do recebimento do seu lance e do valor consignado no registro; - o licitante ser informado, em tempo real, do valor do menor lance registrado pelo sistema; - o oferecimento de lances sucessivo, e deve sempre ser inferior ao ltimo ofertado pelo prprio licitante, registrado pelo sistema; - no so aceitos dois ou mais lances iguais, prevalecendo aquele que for recebido e registrado primeiro; - vedado ao licitante, quando da incluso de sua proposta no sistema, inserir qualquer elemento que possa identific-la); 9. encerramento da etapa de lances ou etapa competitiva da sesso pblica por deciso do pregoeiro; - aps comando do pregoeiro informando o perodo de tempo a transcorrer, o sistema eletrnico encaminhar aviso de fechamento iminente dos lances, aps o que transcorrer perodo de tempo de at trinta minutos, aleatoriamente determinado, findo o qual ser automaticamente encerrada a recepo de lances; 10. concluso da fase de lances; - terminada a etapa de lances da sesso pblica, o pregoeiro pode encaminhar, pelo sistema eletrnico, contraproposta ao licitante que tenha apresentado lance mais vantajoso, para que seja obtida melhor proposta; - no se admite negociar condies diferentes daquelas previstas no edital; - a negociao ser realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

62

11. aps encerrada a etapa de lances ou etapa competitiva, o pregoeiro examinar a proposta classificada em primeiro lugar quanto compatibilidade do preo em relao ao estimado para contratao e verificar a habilitao do licitante conforme disposies do edital; - se a proposta no for aceitvel ou se o licitante no atender s exigncias habilitatrias, o pregoeiro examinar a proposta subseqente e, assim sucessivamente, na ordem de classificao, at a apurao de uma proposta que atenda ao edital; - no caso de contratao de servios comuns em que a legislao ou o edital exija apresentao de planilha de composio de preos, esta dever ser encaminhada de imediato por meio eletrnico, com os respectivos valores readequados ao lance vencedor; - no prego, na forma eletrnica, realizado para o sistema de registro de preos, quando a proposta do licitante vencedor no atender ao quantitativo total estimado para a contratao, respeitada a ordem de classificao, podero ser convocados tantos licitantes quantos forem necessrios para alcanar o total estimado, observado o preo da proposta vencedora; - no julgamento da habilitao e das propostas, o pregoeiro poder sanar erros ou falhas que no alterem a substncia das propostas, dos documentos e sua validade jurdica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessvel a todos, atribuindo-lhes validade e eficcia para fins de habilitao e classificao; 12. concluda a anlise da proposta classificada em primeiro lugar, o pregoeiro proceder ao exame da documentao respectiva; - os documentos exigidos para habilitao que no estejam contemplados no SICAF, inclusive quando houver necessidade de envio de anexos, devero ser apresentados inclusive via fax, no prazo definido no edital, aps solicitao do pregoeiro no sistema eletrnico; - os documentos e anexos exigidos, quando remetidos via fax, devero ser apresentados em original ou por cpia autenticada, nos prazos estabelecidos no edital; - para fins de habilitao, a verificao pelo rgo promotor do certame nos stios oficiais de rgos e entidades emissores de certides constitui meio legal de prova; 13. encerrada a fase da proposta e da documentao, e constatado o atendimento s exigncias fixadas no edital, ser declarado o licitante que ofertou a melhor proposta e mais vantajosa para Administrao; 14. declarado o vencedor, qualquer licitante pode, durante a sesso pblica, de forma imediata e motivada, em campo prprio do sistema, manifestar sua inteno de recorrer; - a falta de manifestao imediata e motivada do licitante quanto inteno de recorrer, importar na decadncia desse direito; - o pregoeiro somente pode efetuar a adjudicao do objeto ao licitante declarado vencedor, caso nenhuma licitante declare a inteno de interpor recurso; - o acolhimento de recurso importar na invalidao apenas dos atos insuscetveis de aproveitamento; - em caso de recurso, aps decidido e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente pode adjudicar o objeto e homologar o procedimento licitatrio; 15. caso algum licitante manifeste a inteno de interpor recurso, devem ser aguardados os seguintes prazos:
63

- 3 dias para juntada das razes do recurso; - 3 dias para os demais licitantes que quiserem impugnar o recurso porventura interposto, que comea a contar do trmino do prazo do recorrente; 16. encerrada a sesso pblica, a ata respectiva ser disponibilizada imediatamente na Internet para acesso livre de todos os licitantes e da sociedade; 17. divulgao do resultado do prego na imprensa oficial ou por comunicao direta a todos os licitantes; 18. encaminhamento do processo licitatrio para homologao pela autoridade competente; 19. homologado o processo licitatrio, o adjudicatrio ser convocado para assinar o contrato ou a ata de registro de preos no prazo definido no edital.

64

15. ROTEIRO PRTICO PARA CONTRATOS ADMINISTRATIVOS


Definidos os conceitos, as formalidades, as clusulas e demais condies relativas execuo e alterao dos contratos administrativos, esto relacionadas a seguir informaes de ordem prtica que podem auxiliar a Administrao na execuo dos procedimentos cabveis. Os contratos administrativos devem ser redigidos com objetividade e linguagem simples e usual. Termos de difcil compreenso e condies desnecessrias devem ser evitados. As clusulas so numeradas e ordenadas de acordo com o texto para que haja uma seqncia lgica. Exemplo: Clusula Primeira Do Objeto; Clusula Segunda Da Execuo do Contrato; Clusula Terceira Do Valor; E assim por diante. So condies necessrias para quem vai elaborar a minuta do contrato, entre outras: conhecimento da legislao sobre a matria, em especial da Lei n. 8.666, de 1993; conhecimento do objeto contratado; conhecimento da estrutura contratual, mantendo a ordem das clusulas; integrao com o setor solicitante; capacidade para escrever com clareza, em linguagem simples, utilizando-se de termos tcnicos e jurdicos adequados; capacidade de detalhar o assunto, usando linguagem concisa. A Lei n. 8.666, de 1993, lista as clusulas necessrias elaborao e formalizao dos contratos administrativos. Outras clusulas podem ser includas dependendo das peculiaridades do objeto contratado. Por exemplo: - as exigncias de um contrato de obra no so as mesmas dos contratos de vigilncia, de limpeza ou de aquisio de microcomputadores. importante que haja integrao entre o setor solicitante e o setor responsvel pela elaborao da minuta de contrato. Essa integrao fundamental no apenas na preparao e conduo do procedimento licitatrio, mas tambm aps a entrega do objeto contratado. Somente por meio de comunicaes internas, reunies, pareceres, possvel rea responsvel pela contratao obter informaes sobre a qualidade do objeto contratado e sobre a satisfao do setor solicitante. Aps concluda a licitao, ou o processo de contratao direta, devem ser observados os seguintes procedimentos em relao aos contratos, conforme o caso: 1. verificao da manuteno das condies de habilitao do contratado para efeito de assinatura do contrato; 2. prvia emisso de nota de empenho; 3. assinatura do termo de contrato ou de outros instrumentos hbeis: carta-contrato, autorizao de fornecimento ou ordem de execuo dos servios; 4. recebimento da garantia do contrato, na modalidade escolhida pelo contratado;
65

5. publicao do extrato do contrato na imprensa oficial; 6. verificao das exigncias contratuais e legais para incio da execuo do objeto, por exemplo: registro do contrato no CREA/INSS, alvar, pagamento de taxas e emolumentos, em caso de obras e servios de engenharia; 7. colocao dos equipamentos e do pessoal necessrio no local da obra ou servios etc; 8. designao de representante da Administrao para acompanhar e fiscalizar a execuo do contrato; 9. aprovao de preposto indicado pelo contratado para represent-lo perante a Administrao; 10. abertura de livro apropriado para registro das ocorrncias durante a execuo do contrato. Por exemplo, falhas, atrasos e interrupes, com termos de abertura e encerramento, devidamente assinados pelos representantes da Administrao e pelo preposto do contratado, e com folhas numeradas e rubricadas pelas partes; 11. incio da execuo do objeto contratado; 12. acompanhamento e fiscalizao da execuo do contrato, em especial quanto: - subcontratao, quando no permitida; - qualidade dos materiais empregados e dos servios executados; - s quantidades dos materiais empregados e dos servios executados, para evitar acrscimos e supresses desnecessrios; - responsabilizao do contratado pelos danos causados a Administrao ou a terceiros. 13. recebimento do objeto do contrato; 14. verificao e atestao do recebimento do material e/ou execuo de obras ou servios; 15. efetivao do pagamento; - a cada pagamento realizado, devem ser verificadas as condies de habilitao do contratado, principalmente quanto aos encargos sociais CND/FGTS e a regularidade para com a Fazenda Federal; - igualmente, em caso de pagamento parcelado, se as condies estabelecidas no contrato esto sendo observadas; 16. liberao da garantia, aps o objeto ter sido concludo e aceito.

66

16. MODELO DE DECLARAES - PESSOAS FSICA E JURDICA (SOBRE EMPREGO DE MENOR)


DECLARAO Ref.: (identificao da licitao) ................................., inscrita no CNPJ n..................., por intermdio de seu representante legal, Sr. (Sra)...................................., portador(a) da Carteira de Identidade no............................ e do CPF no ........................., DECLARA, para fins do disposto no inciso V do art. 27 da Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei n. 9.854, de 27 de outubro de 1999, que no emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e (assinalar com X, conforme o caso): (...) no emprega menor de dezesseis anos. (...) no emprega menor, a partir de quatorze anos, na condio de aprendiz. ............................................ (data) ............................................. (representante legal) DECLARAO Ref.: (identificao da licitao) ................................., portador(a) da Carteira de Identidade no............................ e do CPF no ........................., DECLARA, para fins do disposto no inciso V do art. 27 da Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei n. 9.854, de 27 de outubro de 1999, que no emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e (assinalar com X, conforme o caso): (...) no emprega menor de dezesseis anos. (...) no emprega menor, a partir de quatorze anos, na condio de aprendiz. ............................................... (data) ............................................... (nome)

67

17. MODELO DE TERMO DE REFERNCIA


Objeto Aquisio de eletrodomsticos: aparelho de fac-smile, carrinho de servio para transporte de processo, estabilizador/transformador de tenso, refrigerador, tipo frigobar, aparelho de televiso em cores Item 01 - 10 (dez) aparelhos de fac-smile, ref. Olivetti ou similar Item 02 - 20 (vinte) carrinhos de servio para transporte de processo Item 03 - 20 (vinte) estabilizadores/transformadores de tenso Item 04 - 10 (dez) refrigeradores do tipo Frigobar Item 05 - 10 (dez) televisores de 20 polegadas APARELHO DE FAC-SMILE, Ref. Olivetti ou similar com as seguintes caractersticas e recursos tcnicos: impresso permanente das mensagens recebidas em papel comum: (carta, ofcio e A-4); possibilidade de transmisso de grficos com mincias de detalhes, sem imperfeies nos contornos; telefone acoplado; alimentador automtico de, no mnimo, 10 pginas; bandeja para. No mnimo. 50 folhas; memria para discagem automtica; memria para recepo de fax na ausncia de papel ou cartucho de impresso; cartucho de impresso de fcil de substituio e capacidade de impresso de, aproximadamente. 250 (duzentos e cinqenta) pginas; transmisso automtica; expedio de relatrio de transmisso; display de cristal lquido com mensagens em portugus. Com data e hora; Comutador de corrente eltrica (110 ou 220 volts) automtico ou manual; funes de rediscagem e viva voz; manual de instruo em portugus. CARRINHO DE Servio PARA TRANSPORTE DE PROCESSO: cromado; com rodas de borrachas; com capacidade para 70 kg; tipo mochilete; marca trolley, ou similar. ESTABILlZADOR/TRANSFORMADOR DE TENSO, com os seguintes requisitos obrigatrios: aceita tenso de entrada de 110 V e 220 V (bivolt); apresenta tenso de sada de 110 V; suporta potncia nominal de sada de, no mnimo, 2.0 KVA; possui filtro de linha; oferece, pelo menos, trs tomadas tripolares (fase, terra, neutro); atende Norma Brasileira NBR 14373; apresenta proteo contra sub e sobre tenso. REFRIGERADOR, tipo frigobar, com as seguintes caractersticas: capacidade para. no mnimo, 120 litros; voltagem 220V; cor branca; manual em portugus. APARELHO DE TELEVISO EM CORES: 20 polegadas. alta resoluo; 2 entradas A1V; som estreo/SP; seleo automtica de canais; alimentao em 220 volts ou bivolt; controle remoto; funo bloquear canais; sintonia automtica de canais em VHF, UHF e TV a cabo; sistema de recepo trinormal (Pai-M/ Pai-N/ NTSC); acompanha manual em portugus. Item 01 Valor estimado da aquisio Item 02 Item 03 Item 04
10 (dez) aparelhos de fac-smile. ref. Olivetti ou similar. no valor unitrio de R$ 950.00 e total de R$ 9.500,00. 20 (vinte) carrinhos de servio para transporte de processo. no valor unitrio de R$ 50,00 e total de R$ 1.000,00. 20 (vinte) estabilizador/transformador de tenso, no valor unitrio de R$ 245,00 e total de R$ 4.900,00. 10 (dez) refrigeradores do tipo Frigobar, no valor unitrio de R$ 750.00 e total de R$ 7.500,00. 10 (dez) aparelhos de televiso. no valor unitrio de R$ 600,00 e total de R$ 6.000,00.

Quantidade

Especificao do Objeto

Justificativa Prazo de Entrega Prazo de Garantia Adjudicao Classificao Oramentria Local de entrega Unidade Fiscalizadora

Item 05 Valor Global R$ 28.000,00 Prover alguns setores do Tribunal de melhores condies de comunicao, permitir a alimentao de computadores com energia estabilizada, fornecer materiais em reunies nos setores demandantes e aparelhos refrigeradores solicitados por alguns gabinetes. At 30 (trinta) dias 12 meses, no mnimo Por item Elemento de despesas: 4.490.52 Equipamentos e Material Permanente Atividade; 01.032.0550.4018.0001 Fiscalizao da Aplicao dos Recursos Pblicos Federais Servio de Almoxarifado do TCU SAFS Quadra 4, Lote 1 Anexo II, Trreo Braslia DF Diretoria Tcnica de Materiais/Servios de Almoxarifado Cidade, ___ de _____ de 2008.

Responsveis pela elaborao do Termo de Referncia.

Secretrio de Servios Gerais Ordenador de Despesa

Pregoeiro

68

18. MODELO DE PROJETO BSICO


Objeto Objetivo Especificao dos Servios Item 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Patrimnio
054468-00 054669-00 054776-00 054788-00 054799-00 054819-00 054810-00 054815-00 054817-00 055232-00 055237-00 055240-00

Contratar empresa do ramo para a prestao dos servios necessrios ao conserto de 12 (doze) mquinas fotocopiadoras, marca Xerox, incluindo o fornecimento das peas necessrias ao conserto e ao pleno funcionamento. Manter as 12 (doze) mquinas fotocopiadoras, marca Xerox, em pleno funcionamento Conserto de todos os defeitos apresentados; Troca de todas as peas com defeito; Limpeza geral; Lubrificao.

Modelo (Xerox)
5423 5423 5423 S423 5423 S441 S441 S441 S441 S423 5423 S423

RELAO DAS MQUINAS FOTOCOPIADORAS DEFEITUOSAS Localizao dos Equipamentos Edifcio Sala
Anexo II Sede Anexo II Anexo I Anexo I Sede Anexo II Anexo I Asa Norte Anexo I Anexo II Anexo II MODELO (XEROX) S441 S423 229 M-42 406 304 134 249 26 424 315 325 122 427 QUANTIDADE 4 8

Setor
SEREC DIBES DIBES 28 SECEX 38 SECEX SEPRES CPL SEGECEX ISC SEFID SESEG SECOF

QUANTIDADE DE MQUINAS ITENS 1a4 5 a 12 Vistoria Empreitada Adjudicao Prazo de execuo Dos Servios Prazo de garantia Valor Estimado Da aquisio Valor Global Estimado Da contratao Classificao Oramentria Local de execuo Fiscalizao

A empresa licitante dever vistoriar as mquinas para inteirar-se das condies em que se encontram, de forma a bem elaborar sua proposta. Por preo Global Por Preo Global At 30 (trinta) dias. 90 dias, no mnimo Itens 01 a 04 Itens 05 a 12 R$ 20.000,00 Natureza da despesa: 3.390.39 Outros servios de Terceiro Pessoa Jurdica Braslia DF Unidade: servi;cs de Produo Grfica
Cidade, ___ de _____ de 2008.

R$ 6.500,00 R$ 13.500,00 Atividade: 01.032.0550.4018.0001 Fiscalizao da aplicao dos Recursos Pblicos Federais

Responsveis pela elaborao do Projeto Bsico.

Secretrio de Servios Gerais

Ordenador de Despesa

69

19. MODELOS DE AVISOS DE LICITAO (TCU)


19.1 Aviso de Prego Eletrnico
O Tribunal de Contas da Unio torna pblico aos interessados a realizao do Prego Eletrnico n. 50/2005. Objeto: Aquisio de 5 (cinco) gravadoras de CD, 5 (cinco) gravadoras de DVD, 10 (dez) pen drives, 10 (dez) mdias, alm de outros componentes de hardware e material de consumo de informtica. Total de Itens Licitados: 9 (nove). Edital Disponvel: a partir de 24/11/2005, de 9h s 12h e de 14h s 17h. Endereo: Setor de Autarquias Federal Sul (SAFS), Quadra 4, Lote 1, Anexo II, Sala 26, Braslia DF Entrega das Propostas: at as 9h. Abertura das Propostas: 12/12/2005, s 9h30. Site: Todas as operaes sero realizadas no www.comprasnet.gov.br Data: Braslia, 23 de novembro de 2005. Pregoeiro (nome)

19.2 Aviso de Concorrncia


O Tribunal de Contas da Unio torna pblico aos interessados a realizao da Concorrncia n 50/2005. Objeto: Reforma do edifcio-sede e dos Anexos I e II. Edital Disponvel: a partir de 24/11/2005, de 9h s 12h e de 14h s 17h. Endereo: Setor de Autarquias Federal Sul (SAFS), Quadra 4, Lote1, Anexo II, Sala 26, Braslia DF. Abertura das Propostas: 26/12/2005, s 15h30. Data: Braslia, 23 de novembro de 2005. Presidente da Comisso permanente de Licitao (nome)

70

20. MODELOS DE EXTRATOS


20.1 TERMO DE CONTRATO
a) Espcie: Contrato n. -----/2008, firmado em ----------. 2008, entre o ------------------------------- e a --------------------------------; b) Objeto: prestao de servios ---------------------------------------; c) Fundamento Legal: Lei n 8.666/1993, art. 24, inciso VIII; d) Processo: ---------------------------------; e) Vigncia: ----- meses; f) Cobertura Oramentria: Elemento Oramentrio ---------------, Atividade -----------------; g) Valor: -------------(----------------------); h) Signatrios: pelo Contratante, -------------------e, pela Contratada, ---------------------.

20.2 TERMO DE ADITAMENTO PRORROGAO


a) Espcie: 1 Termo Aditivo ao Contrato n. -------/2008, firmado em ----------. 2008, entre o --------------------- e a -------------------------; b) Objeto: prorrogao de vigncia at ------.2006; c) Fundamento Legal: Lei n 8.666/1993, inciso II, do art. 57 ; d) Processo: ----------; e) Cobertura Oramentria: Elemento Oramentrio ---------------, Atividade -----------------; f) Valor: ------------(------------ ----------); g) Signatrios: pelo Contratante, ---------------------------------------e, pela Contratada, ---------------------------------------.

20.3 TERMO DE ADITAMENTO REPACTUAO


a) Espcie: 2 Termo Aditivo ao Contrato n. -------/2008, firmado em -------. 2008, entre o --------------------- e a -------------------------; b) Objeto: repactuao dos preos do contrato; c) Fundamento Legal: Lei n. 8.666, de 1993, art. 55, inciso III, Decreto n 2.271, de 1997, art. 5, e item 7 da IN MARE n. 18/1997; d) Processo: ---------; e) Cobertura Oramentria: Elemento Oramentrio ---------------, Atividade -----------------; f) Valor: -------------(----------------------); g) Signatrios: pelo Contratante, ---------------------------------------e, pela Contratada, ----------------------------------------.

20.4 TERMO DE ADITAMENTO COMPRA


a) Espcie: 1 Termo Aditivo ao Contrato n. ------/2008, firmado em ------. 2008, entre o --------------------- e a -------------------------; b) Objeto: aquisio de 100 (cem computadores); c) Fundamento Legal: Lei n. 8.666, de 1993, art. 65, alnea b, 1; d) Processo: -----------------------------; e) Cobertura Oramentria: Elemento Oramentrio -----------------------, Atividade --------------------; f) Valor: -------------(----------------------); g) Signatrios: pelo Contratante, ------------------ e, pela Contratada, ---------------------.

20.5 DISPENSA DE LICITAO


a) Espcie: Dispensa de Licitao; b) Objeto: prestao de servios de ------------------ c) Fundamento Legal: Lei n 8.666/1993, art. 24, inciso VIII; d) Processo: ---------------; e) Cobertura Oramentria: Elemento Oramentrio ------------------, Atividade ----------------; f) Valor: -------------------(---------------------------------------------); g) Autorizao: em ---.---. 2008, por------------------------------------; h) Ratificao: em ---.---. 2008, por-------------------------------------.

20.6 INEXIGIBILIDADE DE LICITAO


a) Espcie: Inexigibilidade de Licitao; b) Objeto: prestao de servios de ------------------ c) Fundamento Legal: Lei n 8.666/1993, art. 25, caput; d) Processo: -------------------------; e) Cobertura Oramentria: Elemento Oramentrio ------------------, Atividade ----------------; f) Valor: -------------------(------------------------------); g) Autorizao: em ------. 2008, por------------------------------------; h) Ratificao: em ------. 2008, por-----------------------------------

71

ANEXOS

72

ANEXO I - MINUTA PADRO EDITAL DE OBRAS SEDU/PARAN CIDADE


PREFEITURA MUNICIPAL DE (inserir nome do municpio) EDITAL DE CONCORRNCIA N (inserir n)/ (ano) I - PREMBULO 01. OBJETIVO DO PROGRAMA O Estado do Paran, atravs do PROGRAMA PARAN URBANO, assegura um aumento substancial de infra-estrutura social, atravs de projetos bsicos de saneamento, de sade e de assistncia infncia, promovendo a melhoria da qualidade de vida da populao. A implementao de recursos em projetos tradicionais tais como pavimentao de ruas, iluminao pblica, obras-de-arte, meio ambiente, aquisio de bens e a criao de espaos para novas pequenas empresas possibilita a gerao de novos empregos fixos e temporrios. A coordenao da execuo do Programa est a cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano SEDU e SERVIO SOCIAL AUTNOMO PARANACIDADE. 02. INSTAURADOR, SUPORTE LEGAL, OBJETO e REGIME DE CONTRATAO O MUNICPIO de , ora denominado licitador, torna pblico que s horas do dia de do ano de , na rua n em , Paran, Brasil, a Comisso de Licitao, integrada por membros indicados pelo rgo instaurador da licitao, atravs de documento hbil, receber as propostas para execuo de objeto da Concorrncia n . Esta licitao, sob regime de empreitada por preo global, do tipo menor preo, por lote, a preos fixos e sem reajuste, ser regida pela Constituio do Estado do Paran Artigo 27, Inciso XXI, Lei Complementar 123, de 14 de dezembro de 2006; Lei n 8.666 e suas alteraes posteriores, pelas disposies deste Edital e pelo modelo de Contrato em anexo. 03. INFORMAES, ESCLARECIMENTOS E ALTERAO DO EDITAL 03.1 Informaes e esclarecimentos relativos ao edital, seus modelos, adendos e anexos podero ser solicitados, por escrito, Comisso de Licitao, at 05 (cinco) dias teis antes da data limite para o recebimento das propostas (envelopes n 1 e n 2 ), sendo que as respostas sero enviadas por escrito a todas as proponentes, at 02 (dois) dias teis antes do recebimento das propostas, sem identificar a proponente que deu origem consulta. 03.2 A qualquer tempo, antes da data limite para o recebimento das propostas (envelopes n 1 e n 2), o licitador poder, por sua prpria iniciativa ou como conseqncia de algum esclarecimento solicitado por uma possvel proponente, alterar os termos do Edital, com anuncia expressa do PARANACIDADE, mediante a emisso de um adendo. 03.3 Nos casos em que a alterao do Edital importe em modificao das propostas, o licitador prorrogar o prazo de entrega das mesmas. 04 OBJETO, REGIME DE EXECUO, TIPO, PRAZO DE EXECUO, CAPITAL SOCIAL, GARANTIA DE MANUTENO DA PROPOSTA, CAPACIDADE DE EXECUO e PERCENTUAL DE GRANDES ITENS 04.1 A presente licitao tem por objeto a execuo, sob regime de empreitada por preo global (analisado), tipo menor preo, por lote, a preos fixos e sem reajuste da(s) seguinte(s) obra(s):

73

Lote n (inserir n do lote) Local: (inserir local da obra) Objeto: (inserir descrio clara do objeto a ser licitado) Prazo de execuo: (inserir prazo) (inserir prazo por extenso) dias; Capital Social Mnimo: R$ (inserir valor) (inserir valor por extenso); Garantia de Manuteno de Proposta: R$ (inserir valor) (inserir valor por extenso); Preo mximo: R$ (inserir valor) (inserir valor por extenso); A obra dever ser executada em conformidade com o projeto, especificaes tcnicas, memoriais e demais documentos; Sam 04.2 Entende-se por obra semelhante a que apresenta complexidade tecnolgica e operacional equivalente ou superior a: Lote n __: Lote n __: 04.3 Para cada lote o valor do subtotal da planilha de servios, de cada grande item, dever respeitar o percentual pr-estabelecido na tabela abaixo, admitindo uma margem de variao para mais em at 30 %. O valor que exceder esse percentual ser pago junto com a ltima parcela do cronograma fsico-financeiro. LOTE N __ ITEM DESCRIO GRANDES ITENS PERCENTUAL DO VALOR GLOBAL

04.4 Independentemente do valor apresentado pela proponente para cada grande item, o preo global da proposta no poder ultrapassar o Preo Mximo estabelecido no item 04.1, sob pena de desclassificao. 04.5 O prazo de execuo da(s) obra(s) do(s) lote(s) ser contado a partir do 10 (dcimo) dia da data da assinatura do Contrato. 05. NDICES FINANCEIROS A proponente dever comprovar, por meio do modelo n 05 em anexo, sua capacidade financeira mediante a apresentao dos ndices de liquidez geral (LG), liquidez corrente (LC) e endividamento (E), cujos valores limites so os a seguir estabelecidos: (LG) (valor mnimo) 1,10 06. RECURSOS FINANCEIROS. (LC) (valor mnimo) 1,10 (E) (valor mximo) 0,50

74

As despesas com a execuo do(s) objeto(s) sero financiadas com recursos do Sistema de Financiamento de Aes nos Municpios do Estado do Paran SFM em conta especfica na Agncia de Fomento do Paran S.A. 07 PASTA TCNICA e ELEMENTOS INSTRUTORES. 07.1 A Pasta Tcnica com o inteiro teor do edital e seus respectivos modelos, adendos e anexos poder ser examinada no endereo mencionado no item 02 em horrio comercial, e ser fornecida mediante a apresentao do recibo de pagamento no valor de R$ ( reais). No caso de empresa, com sede fora do Municpio de , a Pasta Tcnica poder ser adquirida atravs do correio, mediante a remessa do valor supracitado conta n , agncia do Banco , - Paran. Quando da solicitao da mesma, a empresa dever anexar o comprovante do depsito efetuado. O licitador no assume responsabilidade com a proposta da proponente que no recebeu este convite, seus modelos e anexos diretamente do licitador. Neste caso, no sero aceitos protestos ou reclamaes de empresas em relao a tais documentos, principalmente no que concerne ao item 03.2. 07.2 So parte integrante deste edital os seguintes elementos instrutores, bem como quaisquer adendos posteriores emitidos de acordo com o item 03.2: Carta-credencial (Modelo n 01); Declarao de recebimento de documentos (Modelo 02); Atestado de visita (Modelo n 03); Declarao de responsabilidade tcnica (Modelo n 04); Capacidade financeira (Modelo n 05); Declarao de sujeio ao edital e inexistncia de fato ou fatos supervenientes impeditivos da habilitao (Modelo n 06); Carta-proposta de preos (Modelo n 07); Planilha de servios (Modelo n 08); Cronograma fsico-financeiro (Modelo n 09); Declarao de compromisso de utilizao de produtos e subprodutos de madeira de origem extica ou de origem nativa de procedncia legal (Modelo n 10); Declarao de fornecimento de produtos e subprodutos de madeira de origem extica ou de origem nativa de procedncia legal (Modelo n 11); Declarao de que a proponente enquadra-se como pequena ou micro empresa para os fins da Lei Complementar 123/06 (Modelo n 12); Declarao, sob penas da lei, que no mantm em seu quadro de pessoal menores de 18 (dezoito) anos em horrio noturno de trabalho ou em servios perigosos ou insalubres, no mantendo ainda, em qualquer trabalho, menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos (Modelo n 13); Modelo de Contrato de Empreitada (Modelo n 14); Relao de disponibilidade de veculos, mquinas e equipamentos (Modelo n 15) Cronograma de utilizao de veculos, mquinas e equipamentos (Modelo n 16); Relao mnima de veculos, mquinas e equipamentos a serem disponibilizados na obra, por lote (Anexo I); Elementos grficos ( plantas e documentos grficos ) (Anexo II); Especificaes tcnicas e memoriais (Anexo III); Relao de servios e quantidades (Anexo IV). II - PARTE GERAL 08. CONDIES DE PARTICIPAO 08.1 Podero participar da presente licitao empresa do ramo, brasileira ou estrangeira, devidamente constituda.
75

08.2 Est impedido(a) de participar da licitao: 1) o autor do projeto bsico ou executivo da obra; 2) empresa ou consrcio de empresas responsvel pela elaborao do projeto bsico ou executivo da obra, ou da qual o autor do projeto seja dirigente, gerente, acionista ou detentor de mais de 5% (cinco por cento) do capital com direito a voto, controlador, responsvel tcnico ou subcontratado; 3) empresa expressamente declarada inidnea por qualquer rgo da administrao direta ou indireta federal, estadual ou municipal, ou que tenha suspenso seu direito de licitar ou impedida de contratar com o licitador. 4) servidor ou dirigente vinculado ao licitador; 5) consrcio de empresas. 08.3 Empresa que faz parte de um mesmo grupo econmico ou financeiro pode apresentar somente uma nica proposta, sob pena de rejeio de todas. 09 APRESENTAO E ENTREGA DAS PROPOSTAS 09.1 A proponente arcar com todos os custos relativos elaborao e submisso de sua proposta. O licitador no ser responsvel direta ou indiretamente por nenhum desses custos, independentemente do desenvolvimento do processo licitatrio. 09.2 A proponente dever entregar Comisso de Licitao no local, data e hora fixados neste edital, os envelopes: a) ENVELOPE N 1 - HABILITAO PRELIMINAR; b) ENVELOPE N 2 - PROPOSTA DE PREOS. Os envelopes devero ser entregues fechados e inviolados, para cada lote, contendo em sua parte externa e frontal os dizeres: RAZO SOCIAL CONCORRNCIA N __.200_ ENVELOPE N 1 HABILITAO PRELIMINAR DATA: ___ /___/200_ LOTE(S) N RAZO SOCIAL CONCORRNCIA N __.200_ ENVELOPE N 2 PROPOSTA DE PREOS DATA: ___ /___/200_ LOTE N 09.3 A proposta (envelopes n01 e n02) poder ser entregue diretamente pela proponente Comisso de Licitao ou enviada pelo correio ou outro servio de entrega. Entretanto, a Comisso de Licitao no ser responsvel por qualquer perda de proposta (envelopes n01 e n02) enviada pelo correio ou outro servio de entrega, ou pelo atraso na entrega da mesma. 09.4 A proposta, os demais documentos, bem como toda a correspondncia trocada entre a proponente e o licitador devero ser escritos em lngua portuguesa. Documentos de apoio, como
76

ilustraes, catlogos, folhetos e outros similares, podem ser versados em outro idioma desde que acompanhados de traduo (por tradutor juramentado) para o idioma portugus. 09.5 No horrio estabelecido neste edital e aberto o primeiro envelope, nenhuma outra(s) proposta(s) (envelopes n01 e n02) ser(o) recebida(s). 10. HABILITAO PRELIMINAR - ENVELOPE N 1 10.1 Os documentos necessrios habilitao podero ser apresentados em original, cpia autenticada (em tabelio de notas ou pela Comisso de Licitao na sesso de recebimento das propostas em confronto com o original), ou publicao em rgo de imprensa e devero estar com prazo de validade em vigor. Quando o prazo de validade no estiver expresso no documento, o mesmo ser aceito desde que a data de emisso no seja anterior a 60 (sessenta) dias da data limite para o recebimento das propostas, exceto para o documento referente aos itens 10.2, 3 d e g, 4 c. As folhas devero, preferencialmente, estar numeradas em ordem crescente e rubricadas pela proponente. 10.2 Devero estar inserido no envelope n 01 : 1) Quanto Habilitao Jurdica: a) declarao, sob penas da lei, que no mantm em seu quadro de pessoal menores de 18 (dezoito) anos em horrio noturno de trabalho ou em servios perigosos ou insalubres, no mantendo ainda, em qualquer trabalho, menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos (Lei 10.097/00) (Modelo n 13) b) declarao de compromisso de utilizao de produtos e subprodutos de madeira de origem extica, ou de origem nativa de procedncia legal, (Modelo n 10). c) declarao de que a proponente enquadra-se como pequena ou micro empresa para os fins da Lei Complementar 123/06 (Modelo n 12), quando for o caso. 2) Quanto Regularidade Fiscal: a) prova de regularidade com as fazendas: - federal mediante a apresentao de certido conjunta negativa de dbitos relativos a tributos federais e dvida ativa da Unio.; - estadual mediante a apresentao de certido de regularidade fiscal e a certido negativa de dvida ativa de tributos estaduais emitida pela respectiva Secretaria de Estado da Fazenda do Estado da sede da empresa; - municipal mediante a apresentao de certido negativa emitida pela respectiva Secretaria de Fazenda da sede da empresa; OBS.: No caso em que a certido negativa de dbito de tributos/regularidade fiscal e a certido negativa de dvida ativa forem unificadas, este documento nico poder ser apresentado; b) prova de regularidade de dbito expedida pelo INSS (CND) e prova de situao regular perante o Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS (CRS); OBS: No caso da proponente pretender executar o contrato atravs de filial, devero ser apresentados todos os documentos acima tanto da matriz quanto da filial. 3) Quanto Qualificao Tcnica:
77

a) prova de registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA; b) declarao de recebimento de documentos (Modelo n 02); c) atestado de visita (Modelo n 03), expedido pelo licitador. A proponente, atravs de representante devidamente habilitado junto ao CREA, quando da visita ao local da obra deve obter, por sua exclusiva responsabilidade, toda a informao necessria para o preparo de sua proposta. d) atestado e/ou declarao de execuo de, no mnimo, uma obra de semelhante complexidade tecnolgica e operacional equivalente ou superior s solicitadas no item 04.2. Quando todos os lotes tratarem do mesmo tipo de servio, com a mesma complexidade tecnolgica e operacional, um nico atestado ser suficiente e aceito. e) o(s) atestado(s) e/ou declarao(es), acima exigido, dever(ao) ser comprovado(s) atravs de Certificado de Acervo Tcnico Profissional CAT do responsvel(eis) tcnico(s) indicado, emitido(s) pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura CREA; f) declarao de responsabilidade tcnica, indicando o responsvel tcnico pela execuo da obra (Modelo n 04) at o seu recebimento definitivo pelo licitador. g) comprovao de vnculo, atravs de registro em carteira e ficha de registro ou contrato de prestao de servios, entre o responsvel tcnico pela execuo da obra e a proponente. Para dirigente ou scio de empresa, tal comprovao poder ser feita atravs da cpia da ata da assemblia de sua investidura no cargo ou contrato social. h) relao de disponibilidade de veculos, mquinas e equipamentos a serem disponibilizados para a execuo da(s) obra(s), para cada lote, conforme Anexo I, caso no conste a relao mnima neste anexo a proponente dever apresentar sua relao de veculos, mquinas e equipamentos conforme anlise do projeto, constando o nome, nmero do RG, assinatura do responsvel legal e nome, nmero do registro no CREA e assinatura do responsvel tcnico indicado, com declarao expressa de sua disponibilidade durante a execuo, sob pena de inabilitao (Modelo n 15); i) cronograma de utilizao de veculos, mquinas e equipamentos para cada lote (Modelo n 16), devidamente preenchido, com base na relao de disponibilidade do item anterior, constando nome, n RG e assinatura do responsvel legal pela empresa e nome, nmero do registro no CREA e assinatura do responsvel tcnico indicado; 4) Quanto Qualificao Econmica Financeira: a) prova de capacidade financeira conforme Modelo n05, apresentando as demonstraes contbeis do ltimo exerccio social. Devero ser apresentados os ndices de: - liquidez geral (LG); liquidez corrente (LC); e endividamento (E), tais ndices sero calculados como se segue: LG = (AC + RLP) / (PC + ELP) LC = (AC / PC) E = (PC + ELP) / (AC + RLP+ AP) onde :
78

AC - ativo circulante PC - passivo circulante AP - ativo permanente RLP - realizvel a longo prazo ELP - exigvel a longo prazo Os ndices devero ser apresentados com 2 (duas) casas decimais, desprezando-se as demais, obedecendo-se os limites previstos no item 05; b) demonstraes financeiras do ltimo exerccio social (balano patrimonial anual com demonstraes contbeis de resultados), j exigvel. O balano patrimonial anual com as demonstraes contbeis, devidamente assinado por contabilista registrado no Conselho Regional de Contabilidade e o representante legal da empresa, dever vir acompanhado dos termos de abertura e de encerramento do Livro Dirio, devidamente registrados e assinados. O balano das sociedades annimas ou por aes dever ser apresentado em publicao no Dirio Oficial. O(s) mesmo(s) dever(o) ser assinado(s) por contabilista registrado no Conselho Regional de Contabilidade. c) comprovao do capital social, integralizado e registrado na forma da lei, de valor igual ou superior ao estabelecido no item 04.1, para proponente brasileira ou valor equivalente na moeda do pas de origem para empresa estrangeira, considerada para a converso a taxa de cmbio, tipo comercial, para venda estabelecida pelo Banco Central em vigor 30 (trinta) dias anteriores data limite estabelecida para o recebimento das proposta (envelopes n01 e n02) pela Comisso; OBS: o valor do capital social poder ser atualizado pela proponente, para a data limite estabelecida para o recebimento das propostas (envelopes n1 e n 2), atravs de ndices oficiais especficos para o caso; d) Declarao de que concorda com todas as condies estabelecidas no presente edital e documentos pertinentes, bem como, de inexistncia de fatos supervenientes impeditivos da habilitao (Modelo n 06), em anexo. e) Recibo ou guia de depsito, por lote, comprovando o recolhimento na tesouraria do licitador, da garantia de manuteno da proposta, conforme item 04.1. Poder ser aceito seguro garantia ou carta fiana bancria no valor total da somatria das garantias dos lotes em que a proponente participar, porm devero ser emitidos recibos individualizados para cada lote. 10.3 vedada, sob pena de inabilitao, a indicao de um mesmo responsvel tcnico ou utilizao de seu acervo tcnico por mais de uma proponente. 10.4 O responsvel tcnico s poder ser substitudo se atendido o item 3, letras d, e, f, g, com expressa autorizao do licitador. 11.PROPOSTA DE PREOS - ENVELOPE N 2 11.1 Dever ser apresentado um envelope n2, para cada lote, devidamente fechado e inviolado, contendo os documentos abaixo relacionados, em uma via original. As folhas devero ser, preferivelmente, numeradas em ordem crescente e rubricadas por elemento credenciado da proponente. 1) Carta-proposta de Preos (Modelo n 07), por lote, datilografada ou impressa sem rasura e entrelinhas. Cada proponente dever apresentar somente uma nica carta-proposta de preos que dever conter: a) razo social, CPNJ, endereo, telefone, fac-simile, e-mail, etc; b) data; c) preo global do objeto em moeda brasileira corrente, grafado em algarismos e por extenso; d) prazo de execuo do objeto em dias;
79

e) prazo de validade da proposta (mnimo de 60 dias), contados a partir da data limite estabelecida para o recebimento das propostas (envelopes n1 e n2) pela Comisso de Licitao. f) nome do titular ou do representante legalmente constitudo com respectiva assinatura; OBS: Em casos excepcionais, previamente expirao do prazo original de validade da proposta, o licitador poder solicitar s proponentes uma prorrogao especfica no prazo de validade. A solicitao e as respostas devero ser formuladas por escrito. No caso da proponente recusar-se a estender o prazo de validade da proposta, sua proposta ser rejeitada. Caso a proponente concorde com a dilao do prazo solicitado, no ser permitido modificar a respectiva proposta, nem ser motivo para argir futuramente qualquer alterao de preos. 2) Planilha de Servios, datilografada ou impressa sem rasura e entrelinhas, e dever ser preenchida conforme Modelo n 08. 3) Cronograma Fsico-Financeiro (Modelo n 09) devidamente preenchido, com o respectivo equilbrio fsico-financeiro constando o nome, nmero do registro no CREA e assinatura do responsvel tcnico indicado e o nome, nmero do RG e assinatura do responsvel legal pela empresa. 12. DISPOSIES REFERENTES PROPOSTA DE PREOS 12.1 A apresentao da proposta de preos na licitao ser considerada como evidncia de que a proponente examinou completamente os projetos, as especificaes e demais documentos, que os comparou entre si, que obteve as informaes necessrias sobre qualquer ponto duvidoso e que os documentos da licitao lhe permitiram preparar uma proposta de preos completa e satisfatria. 12.2 Os servios devero ser relacionados na planilha de Servios (Modelo n 08), na coluna DISCRIMINAO DOS SERVIOS. 12.3 As quantidades devero ser relacionadas na Planilha de Servios (Modelo n 08), na coluna QUANTIDADES. 12.4 Os preos unitrios propostos devero ser relacionados na Planilha de Servios (Modelo n 08), na coluna PREO UNITRIO, e devero ser apresentados para cada servio, de conformidade com o projeto, as especificaes e as demais peas fornecidas pelo licitador. 12.5 Devero estar includos nos preos unitrios: materiais, equipamentos, aparelhos, ferramentas, instrumentos, materiais de consumo, mo-de-obra, dissdios coletivos, seguros em geral, encargos de legislao social, trabalhista, previdenciria, infortnio do trabalho, hospedagem, locomoes, tributos, administrao, lucro e quaisquer outras despesas necessrias no especificadas neste Edital, mas julgadas essenciais execuo da obra. 12.6 Os preos parciais devero ser relacionados na Planilha de Servios (Modelo n 08), na coluna PREO PARCIAL e ser obtido pela multiplicao da quantidade pelo preo unitrio. 12.7 Os preos subtotais devero ser relacionados na Planilha de Servios (Modelo n 08) na coluna PREO SUBTOTAL e sero a soma dos preos parciais de cada grande item da planilha de servios. 12.8 O preo total dever ser relacionado na Planilha de Servios (Modelo n 08) na coluna PREO TOTAL e ser a soma dos preos subtotais de cada grande item da planilha de servios.

80

12.9 Fica entendido que os projetos, as peas grficas, as especificaes tcnicas, memoriais e todos os documentos so complementares entre si, de modo que qualquer detalhe, que se mencione em um e se omita em outro ser considerado especificado e vlido. 13. RECEPO E ABERTURA DAS PROPOSTAS 13.1 No local, dia e hora fixados neste edital, a Comisso de Licitao receber os envelopes n 1 e n 2, fechados e inviolados, de cada proponente. Rubricar, juntamente com os representantes que assim o desejarem, os envelopes n 2 que contm as propostas de preos e proceder abertura dos envelopes n 1 que contm a documentao de habilitao que ser submetida ao exame da Comisso de Licitao e das proponentes interessadas. 13.2 Juntamente com o recebimento dos envelopes n 1 e n 2 o representante da proponente, se no for membro integrante da diretoria e querendo participar ativamente (com poderes legais para representar a proponente) da sesso, dever apresentar Comisso de Licitao a credencial (Modelo n 01) com firma reconhecida, ou atravs de procurao passada em cartrio. A credencial documento avulso e no deve estar inserida em nenhum dos envelopes. 13.3 Uma mesma pessoa no poder representar mais de uma proponente em um mesmo lote. 13.4 Em nenhuma hiptese ser concedido prazo para apresentao ou substituio de documentos exigidos e no inseridos nos envelopes n 1 e n 2, ressalvados os erros e omisses sanveis. No entanto, facultado Comisso de Licitao realizar diligncias destinadas a esclarecer a instruo do processo licitatrio em qualquer fase da licitao, solicitar informaes ou esclarecimentos complementares que julgar necessrios, bem como, solicitar o original de documento da proponente, devendo a mesma apresent-lo num prazo mximo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir do recebimento da solicitao. 13.5 Aps a rubrica dos documentos, a Comisso de Licitao oportunizar aos representantes presentes a possibilidade de analisar a documentao de habilitao dos demais proponentes, que podero impugnar, por escrito, algum documento apresentado em desacordo com o edital. No havendo manifestao por parte dos proponentes a Comisso encerrar a sesso informando que o resultado do julgamento da habilitao ser encaminhado aos interessados pelos meios usuais de comunicao (edital, fac-simile, publicao na imprensa oficial). 13.6 Ser lavrada ata circunstanciada da reunio, que registrar as impugnaes, observaes e demais ocorrncias, e ser assinada pela Comisso de Licitao e pelas proponentes presentes que assim o desejarem. 13.7 Ser inabilitada a proponente que deixar de apresentar qualquer documento exigido, exceto o do item 13.2, desde que a informao que nele deveria estar contida, certificada ou atestada no puder ser suprida por outro documento apresentado ou estar disponvel em site oficial. No sero aceitos protocolos em substituio a documentos. 13.8 A ausncia de assinatura em documento emitido pela proponente poder ser suprida se o representante estiver presente na sesso e possuir poderes para ratificar o ato, devendo tal fato ser registrado em ata. 13.9 Sero aceitas as certides em original, cpia autenticada ou obtidas pela Internet, dentro do prazo de validade, sujeitando-as s verificaes, caso necessrio. No caso de divergncia entre os dados constantes da certido apresentada e os dados constantes da verificao, prevalecer esta. 13.10 Se todas as proponentes forem inabilitadas a Comisso de Licitao poder fixar o prazo de 8 (oito) dias teis para apresentao de nova documentao.

81

13.11 A partir da divulgao do resultado do julgamento as proponentes tero o prazo de 05 (cinco) dias teis para interposio de recurso, se assim o desejarem, observando-se o disposto no Artigo n 109 da Lei Federal n 8.666/93 e suas alteraes. No havendo recursos, ou definitivamente julgados, a Comisso comunicar s proponentes a data da sesso de abertura dos envelopes n 2, atravs dos meios usuais de comunicao (edital, fac-simile, publicao na imprensa oficial). 13.12 Caso a Comisso de Licitao conclua o exame dos documentos de habilitao na prpria sesso, anunciar o respectivo resultado. Se todas as participantes renunciarem ao prazo para interposio de recurso, quanto fase de habilitao preliminar, mediante manifestao expressa a constar na respectiva ata que dever ser assinada por todas as proponentes, a Comisso de Licitao devolver, mediante recibo ou protocolo, s proponentes inabilitadas os respectivos envelopes n 2 e proceder abertura dos envelopes n 2 das proponentes habilitadas. 14. ABERTURA DO ENVELOPE N 2 - PROPOSTA DE PREOS 14.1 Na data fixada para a reunio de abertura dos envelopes n 2, a Comisso de Licitao devolver proponente no habilitada o respectivo envelope n 2, fechado e inviolado. Caso a proponente no habilitada no se fizer representar neste ato o envelope n 2 ser devolvido, atravs dos meios convencionais, aps a homologao da licitao. 14.2 A Comisso de Licitao proceder abertura dos envelopes n 2 das proponentes habilitadas, examinar a documentao apresentada, lendo em voz alta o nome da proponente, o objeto, o preo global, o prazo de execuo e o prazo de validade de cada proposta que sero rubricadas pela Comisso de Licitao e pelos representantes das proponentes presentes que assim o desejarem. 14.3 Da reunio de abertura dos envelopes n 2 ser lavrada ata circunstanciada que ser assinada pela Comisso de Licitao e representantes das empresas proponentes presentes. 14.4 O critrio a ser utilizado no julgamento das propostas ser o menor preo global analisado, por lote, desde que cumprido o exigido no edital. A Comisso de Licitao poder relevar, numa proposta, qualquer informalidade, no harmonizao ou irregularidade de natureza secundria, formal que no constitua um desvio significativo, desde que no prejudique ou afete a classificao relativa de qualquer outra proponente. 14.5 A ausncia de assinatura na proposta, planilha ou cronograma fsico-financeiro poder ser suprida se o representante estiver presente na sesso e possuir poderes para ratificar o ato, devendo tal fato ser registrado em ata. 14.6 A Comisso de Licitao far a conferncia da proposta de preos, planilha de servios e cronograma fsico-financeiro. Constatado erro aritmtico ou de anotao no preenchimento sero efetuadas as devidas correes. 14.7 No caso de haver divergncia entre o preo grafado em algarismos e o grafado por extenso, prevalecer o ltimo a menos que, na opinio da Comisso de Licitao, exista um erro grosseiro e bvio, ou ainda, na omisso de um desses valores (algarismo ou extenso) a proposta ser vlida desde que no haja dvidas sobre o preo apresentado. 14.8 Se existir diferena entre a quantidade proposta e a exigida no edital, prevalecer esta. 14.9 Se existir erro aritmtico na multiplicao da quantidade pelo preo unitrio, o preo unitrio prevalecer a menos que, na opinio da Comisso de Licitao, exista um erro grosseiro e bvio no preo unitrio. Neste caso, o preo parcial cotado prevalecer e o preo unitrio ser corrigido. 14.10 Nos casos em que houver diferena entre o preo global indicado na planilha de servios e o preo global analisado, prevalecer este.
82

14.11 Se o valor de um grande item (item 04.3) ultrapassar o percentual mximo admissvel estabelecido, a diferena entre o valor proposto pela proponente e o mximo admissvel ser remanejado para a ltima parcela do cronograma fsico-financeiro. 14.12 A Comisso de Licitao far a conferncia do cronograma fsico-financeiro e proceder a correo se constatado erro, desequilbrio fsico-financeiro e/ou a necessidade de ajuste face o contido no item 04.3. A simples correo de erro, desequilbrio fsico-financeiro e/ou de ajuste no acarretar a desclassificao da mesma. 14.13 O cronograma fsico-financeiro corrigido dever ser aceito expressamente pela proponente. Caso a proponente rejeite a correo, a sua proposta ser desclassificada. 14.14 Ser desclassificada a proposta: a) elaborada em desacordo com o presente edital; b) cujo valor global analisado for superior ao estabelecido no item 04.1; c) que proponha qualquer oferta de vantagens no previstas no edital; d) que apresentar preos ou vantagens baseadas nas ofertas das demais proponentes; e) que apresente preos unitrios simblicos, irrisrios ou de valor zero; f) que no aceite correo do cronograma fsico-financeiro; g) que venha a ser considerada inexeqvel pela Comisso de Licitao, aps procedimento para apurar a viabilidade tcnica e econmica do preo global proposto, quando for razovel concluir que a proponente no capaz de executar o Contrato ao preo de sua oferta. 14.15 Consideram-se inexeqveis as propostas cujos preos globais analisados sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores: a) mdia aritmtica dos preos globais analisados, das propostas superiores a 50% (cinqenta por cento) do preo orado pelo licitador, ou b) preo global orado pelo licitador. 14.16 A proponente dever estar apta, quando solicitada pela Comisso de Licitao, a apresentar uma detalhada composio de preos unitrios que demonstrem a viabilidade tcnica e econmica do preo global proposto para a obra. A composio de preo dever ser entregue por escrito ao presidente da Comisso de Licitao, no prazo a ser fixado pela mesma, aps o recebimento da solicitao. A no apresentao da composio detalhada dos preos unitrios ser considerada como prova da inexeqibilidade da proposta de preo. 14.17 Da proponente vencedora, cujo preo global analisado for inferior a 80% (oitenta por cento) do menor preo a que se referem as alneas a e b do item 14.15, ser exigida, para assinatura do contrato, prestao de garantia adicional igual diferena entre o valor resultante do item 14.15 e o preo global analisado. 14.18 Se todas as propostas de preos forem desclassificadas, a Comisso de Licitao poder fixar o prazo de 8 (oito) dias teis para apresentao de nova proposta de preos. 14.19 Ocorrendo empate no preo global analisado entre duas ou mais propostas de preos, a Comisso de Licitao proceder ao sorteio em sesso pblica, para se conhecer a ordem de classificao, desde que no ocorra o disposto no item 15. 14.20 A classificao das propostas ser comunicada s proponentes atravs dos meios usuais de comunicao (edital, "fac-simile" e publicao na imprensa oficial). A partir da divulgao do resultado do julgamento as proponentes tero o prazo de 05 (cinco) dias teis para interposio de recurso, se assim o desejarem, observando-se o disposto no Artigo n 109 da Lei Federal n 8.666/93 e suas alteraes.
83

14.21 No havendo recursos, ou definitivamente julgados, ser declarado o vencedor. 15. DA COMPROVAO DA REGULARIDADE FISCAL E DO DIREITO DE PREFERNCIA DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (LC n 123) 15.1 As microempresas e empresas de pequeno porte devero apresentar toda a documentao exigida para efeito de comprovao de sua regularidade fiscal (item 10.2, 2 a e b), mesmo que apresente alguma restrio, neste caso sendo habilitadas sob condio. 15.2 Ser assegurado, como critrio de desempate, a preferncia de contratao para as microempresas e empresas de pequeno porte . 15.3 Considerar-se- empate quando as propostas apresentadas por microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou at 10% superiores proposta de menor preo classificada, desde que esta no tenha sido apresentada por outra microempresa ou empresa de pequeno porte. 15.4 Ocorrendo o empate acima descrito, a microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada poder apresentar nova proposta de preo inferior menor proposta classificada, na prpria sesso se presente o representante com poder para ofertar nova proposta ou no prazo de 24 horas se no estiver presente. Uma vez apresentada nova proposta em valor inferior ser considerada vencedora do certame e adjudicado o objeto em seu favor. 15.5 No caso de microempresa ou empresa de pequeno porte ser declarada vencedora do certame e havendo alguma restrio na comprovao de sua regularidade fiscal, ser-lhe- concedido prazo de 02 (dois) dias teis, prorrogveis por igual perodo a critrio do licitador, para a regularizao da restrio e emisso de eventuais certides negativas ou positivas com efeitos de negativa. 15.6 As certides devero ser entregues comisso de licitao dentro do prazo acima, para efeito de posterior assinatura de contrato, sob pena de decair o direito contratao da proponente e aplicao das sanes previstas no art. 81 c/c 87 da Lei 8.666/93. 15.7 Aps a entrega das certides e anlise quanto regularidade fiscal da proponente, a Comisso de Licitao decidir quanto habilitao final da mesma, que ser comunicada s demais proponentes atravs dos meios usuais de comunicao (edital, "fac-simile" e publicao na imprensa oficial). A partir da divulgao do resultado do julgamento as proponentes tero o prazo de 05 (cinco) dias teis para interposio de recurso, se assim o desejarem, observando-se o disposto no Artigo n 109 da Lei Federal n 8.666/93 e suas alteraes. 15.8 Caso a proponente vencedora no apresente os documentos exigidos no item 15.5, ou no ocorrendo a contratao ou a apresentao de nova proposta de preos pela microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada, sero convocadas as microempresas e empresas de pequeno porte remanescentes que se enquadrem na hiptese do item 15.3, segundo a ordem de classificao. 15.9 Na hiptese de no contratao de microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos dos itens anteriores, o objeto ser adjudicado em favor da proposta de menor preo originalmente vencedora do certame. 16 ADJUDICAO E CONTRATAO 16.1 A execuo da obra dar-se- mediante termo de Contrato de Empreitada, a ser firmado entre o licitador e a proponente vencedora da licitao, aps anlise desta licitao pelo PARANACIDADE.

84

16.2 A proponente vencedora ser convocada para assinar o termo de Contrato de Empreitada (Modelo n 14), dentro do prazo mximo de 5 (cinco) dias teis, sob pena de decair do direito de contratao e sujeitando-se s penalidades previstas em lei. 16.3 A proponente vencedora dever apresentar para celebrao do contrato, quitao de dbito junto ao Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia CREA, ou visto, quando a empresa no tiver sede no Estado do Paran. Se a proponente vencedora for estrangeira com sede no Exterior, dever apresentar, para celebrao do contrato, o registro e quitao de dbito junto ao Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia CREA/PR. 16.4 facultado ao licitador, quando a convocada no assinar o termo de Contrato, convocar as proponentes remanescentes, na ordem de classificao, para faz-lo em igual prazo e nas mesmas condies propostas pelo primeiro classificado, ou solicitar a revogao da presente licitao independentemente da cominao prevista no Art. 81 da Lei n 8.666/93. 17 GARANTIA DE MANUTENO DA PROPOSTA, GARANTIA DE EXECUO E ADICIONAL 17.1 Para participar da licitao, a proponente dever depositar como garantia de manuteno da proposta a importncia fixada no subitem 04.1 para cada lote. 17.2 O recolhimento da garantia de manuteno da proposta se dar na tesouraria do licitador, que emitir recibo ou guia de depsito comprovando o recolhimento. 17.3 A garantia de manuteno da proposta dever ser efetuada nos termos do Art. 56, 1, I, II e III da Lei n 8.666/93. 17.4 A garantia de manuteno da proposta oferecida pela proponente vencedora ser-lhe- devolvida quando o termo de Contrato de Empreitada for firmado e a garantia de execuo for aceita. A garantia de manuteno de proposta das demais proponentes sero devolvidas, dentro dos trinta dias seguintes celebrao do termo de Contrato de Empreitada mediante requerimento por escrito. 17.5 A proponente vencedora, dever apresentar na assinatura do termo de Contrato de Empreitada, a formalizao da garantia de execuo e da garantia adicional, se houver, que servir de garantia fiel observncia das obrigaes contratuais. 17.6 O valor da garantia de execuo ser obtido pela aplicao de 5% (cinco por cento) sobre o valor contratual, acrescido da garantia adicional se houver (subitem 14.17). 17.7 O recolhimento da garantia de execuo e da garantia adicional, se houver, dever ser efetuada nos termos do Art. 56, 1, I, II e III da Lei n 8.666/93. 17.8 Qualquer majorao do valor contratual obrigar a contratada a depositar, nas mesmas modalidades do item anterior, valor correspondente a 5% (cinco por cento) do valor da alterao. No caso de reduo do valor contratual, poder a contratada ajustar o valor da garantia de execuo, se assim o desejar. 17.9 A proponente perder a garantia de manuteno da proposta quando: a) retirar os envelopes n 1 habilitao preliminar e/ou n 2 proposta de preos durante as fases do certame licitatrio, sem justificativa aceita pela comisso de licitao; b) no caso de ser-lhe adjudicado o objeto licitado e no proceda, dentro do prazo estipulado, assinatura do Contrato de Empreitada ou ao recolhimento da garantia de execuo. 17.10 A contratada perder a garantia de execuo e a garantia adicional, se houver, quando: a) da inadimplncia das obrigaes e/ou resciso unilateral do termo de Contrato de Empreitada;
85

b) quando do no recebimento provisrio e definitivo e/ou no aceitao pelo licitador da obra. 17.11 A devoluo da garantia de execuo ou o valor que dela restar, dar-se- por requerimento mediante a apresentao de: a) termo de recebimento definitivo; b) certido negativa de dbitos expedida pelo INSS, referente ao objeto contratado concludo; c) comprovantes, nos casos previstos, de ligaes definitivas de gua e/ou energia eltrica. As despesas referentes ao consumo de gua e energia, durante a execuo do objeto, so de inteira responsabilidade da contratada. 18 PRAZOS 18.1 Na contagem dos prazos, previstos neste edital, excluir-se- o dia da publicao/notificao/convocao e incluir-se- o dia do vencimento. S se iniciam ou vencem os prazos referidos neste edital em dia de expediente no licitador. 18.2 O prazo mximo para o incio dos servios de 10 (dez) dias a contar da data de assinatura do Contrato de Empreitada. 18.3 O prazo de execuo do objeto ser contado a partir do 10 (dcimo) dia da data de assinatura do Contrato de Empreitada. 18.4 O prazo de execuo da obra poder ser alterado nos casos especificados na Clusula Quarta da minuta do Contrato de Empreitada. 19 DA FISCALIZAO, TESTES, REUNIES DE GERENCIAMENTO, COMUNICAO 19.1 A fiscalizao, testes, reunies de gerenciamento, comunicao est disciplinada na Clusula Nona da minuta do Contrato de Empreitada. 20 SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO 20.1 A segurana e medicina do trabalho est disciplinada na Clusula Dcima Terceira da minuta do Contrato de Empreitada. 21 PLACAS DE OBRA 21.1 O fornecimento e instalao das placas de obra est disciplinada na Clusula Quinta da minuta do Contrato de Empreitada. 22 PAGAMENTO 22.1 O pagamento dos servios ser efetuado em moeda brasileira corrente, at 15 (quinze) dias teis aps a apresentao correta de cada fatura dos servios executados e documentos pertinentes, devidamente protocolados, desde que cumpridas as clusulas contratuais e obedecidas s condies para liberao das parcelas. 22.2 O faturamento dever ser protocolado, em 02 (duas) vias (original e uma cpia), no protocolo geral na sede do licitador e dever ser apresentado, conforme segue, de modo a padronizar condies e forma de apresentao: a) nota fiscal/fatura com discriminao resumida dos servios executados, perodo de execuo da etapa, nmero da licitao, nmero do lote, nmero do contrato de empreitada, observao referente a reteno do INSS e outros dados que julgar convenientes, no apresentar rasura e/ou entrelinhas e esteja certificada pelo engenheiro fiscal;

86

b) cpia da guia de recolhimento da Previdncia Social GRPS do ms de execuo do servio, devidamente quitada e autenticada em cartrio, de conformidade com o demonstrativo de dados referentes ao FGTS/INSS, exclusivo para cada obra, e cpia da guia de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS do ltimo recolhimento devido, devidamente quitada e autenticada em cartrio, de conformidade com o demonstrativo de dados referentes ao FGTS/INSS, exclusivo para obra; c) a liberao da primeira parcela fica condicionada apresentao: da ART pela CONTRATADA; da quitao junto ao INSS, atravs de matrcula e CND; da quitao junto ao FGTS/CEF, atravs do CRS; d) a liberao da ltima parcela fica condicionada apresentao: da certido negativa de dbitos, expedida pelo INSS, referente ao objeto contratado concludo; do Termo de Recebimento Provisrio; de comprovante, nos casos previstos, de ligaes definitivas de gua e energia eltrica. As despesas referentes ao consumo de gua e energia, durante a execuo do objeto, so de inteira responsabilidade da CONTRATADA. e) no ms em que ocorrer entrega de produtos ou subprodutos de madeira, sob pena de no serem medidos e pagos os servios realizados, e sem prejuzo das penalidades previstas neste Edital, devero ser entregues os seguintes documentos : original(is) ou cpia(s) autenticada(s) da(s) Nota(s) Fiscal(is) de aquisio dos referidos materiais; declarao de fornecimento de produtos e subprodutos de madeira de origem extica ou de origem nativa de procedncia legal (Modelo n 11) em anexo; original da primeira via da ATPF Autorizao de Transporte de Produtos Florestais, expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA; comprovante do Cadastro Tcnico Federal do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, do fornecedor de produtos ou subprodutos de madeira de origem nativa. 23 DO RECEBIMENTO DOS SERVIOS 23.1 O recebimento provisrio e definitivo da obra esto disciplinadas na Clusula Dcima Quinta da minuta do Contrato de Empreitada. 24 PENALIDADES 24.1 As penalidades a serem aplicadas por descumprimento contratual esto disciplinadas na Clusula Dcima Stima da minuta do Contrato de Empreitada. 25 RESCISO 25.1 O licitador se reserva o direito de rescindir o contrato, independentemente de interpelao judicial, nos casos definidos na Clusula Dcima Nona da minuta de Contrato de Empreitada. 26 DISPOSIES GERAIS 26.1 O licitador se reserva o direito de revogar ou anular esta licitao, parcial ou totalmente, sem que caiba proponente o direito de qualquer reclamao ou indenizao. 26.2 O licitador poder declarar a licitao deserta ou fracassada, quando no acorrerem proponentes licitao ou nenhuma das propostas de preos satisfizer o objeto, ou anular quando ficar evidenciado que tenha havido falta de competio e/ou conluio. 26.3 A participao nesta licitao implica a aceitao integral e irretratvel dos termos do edital.
87

26.4 A Comisso de Licitao, a seu exclusivo critrio, poder efetuar vistorias nas instalaes das proponentes durante a fase licitatria. 26.5 Fica estabelecido que toda e qualquer informao, esclarecimento ou dado fornecidos verbalmente por servidores/empregados do licitador no sero considerados como argumento para impugnaes, reclamaes, reivindicaes por parte das proponentes. 26.6 As marcas comerciais dos materiais constantes nos projetos, nas especificaes tcnicas, nos memoriais e nos oramentos, quando citadas, so prottipos comerciais que servem, exclusivamente, para indicar o tipo de material a empregar. Portanto, sero aceitos materiais com qualidade, caracterstica e tipo equivalentes ou similares. 26.7 Quando qualquer objeto de valor histrico ou valor significativo venha a ser descoberto, em qualquer parte do canteiro de obras e/ou local em que est sendo executado o objeto do presente edital, a Contratada dever notificar fiscalizao e aguardar instrues sobre os procedimentos a serem seguidos. 26.8 Caso as datas previstas para a realizao de eventos na presente licitao sejam declarados feriado ou ponto facultativo, esse eventos sero realizados no primeiro dia til subseqente. 26.9 Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso de Licitao luz da legislao, da jurisprudncia e da doutrina aplicveis espcie. (inserir local), de de 200_. ___________________________ (assinatura do responsvel)

88

MODELO N 01 CARTA-CREDENCIAL Local, __ de ___ de 200_ Comisso de Licitao Ref.: Edital de Concorrncia n __/_____

Prezados Senhores, O abaixo assinado, (inserir o nome completo) , carteira de identidade (inserir o nmero e rgo emissor) , na qualidade de responsvel legal pela proponente (inserir nome da proponente), vem, pela presente, informar a V. Sas que o senhor (inserir o nome completo), carteira de identidade (inserir o nmero e rgo emissor) , a pessoa designada por ns para acompanhar a sesso de abertura e recebimento da documentao de habilitao e propostas de preos, para assinar as atas e demais documentos, com poderes para ratificar documentos e renunciar prazos recursais (opcional) a que se referir a licitao em epgrafe. Atenciosamente,

( nome,RG n e assinatura do responsvel legal)

(Nome, RG n e assinatura do representante legal) Obs.: firma reconhecida do responsvel legal

89

MODELO N 02 DECLARAO DE RECEBIMENTO DE DOCUMENTOS Ref.: Edital de Concorrncia n __/_____

O signatrio da presente, o senhor (inserir o nome completo), representante legalmente constitudo da proponente (inserir o nome da proponente) , declara que a mesma recebeu toda a documentao e tomou conhecimento de todas as informaes e condies necessrias execuo do objeto da Concorrncia supramencionada.

Local, __ de ___ de 200_.

_______________________________________ ( nome,RG n e assinatura do responsvel legal)

90

MODELO N 03 ATESTADO DE VISITA Ref.: Edital de Concorrncia n __/_____

Declaramos que o Engenheiro (inserir o nome completo), CREA n (inserir o nmero) da proponente (inserir o nome da proponente), devidamente credenciado, visitou o local da execuo da obra, objeto da Concorrncia em epgrafe.

Local, __ de ___ de 200_.

_____________________________________________ ( nome, RG n e assinatura do responsvel pelo licitador)

_______________________________________ ( nome, n CREA, e assinatura do engenheiro habilitado da proponente)

91

MODELO N 04 DECLARAO DE RESPONSABILIDADE TCNICA

Ref.: Edital de Concorrncia n __/_____

Conforme o disposto no Edital em epgrafe e de acordo com a Resoluo n 218 de 29/06/73 e n 317, de 31/10/86, do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura, e Agronomia, declaramos que o responsvel tcnico pela obra, caso venhamos a vencer a referida licitao, : n Nome Especialidade CREA n Data do registro Assinatura do responsvel tcnico

Declaramos, outrossim, que o(s) profissional(ais) acima relacionado(s) pertence(m) ao nosso quadro tcnico de profissionais.

Local, __ de ___ de 200_.

_________________________________________ (carimbo, nome, RG n e assinatura do responsvel legal)

92

MODELO N 05 CAPACIDADE FINANCEIRA Ref.: Edital de Concorrncia n __/_____ Declaramos que as demonstraes abaixo correspondem real situao da proponente. Esses ndices foram obtidos no balano do ltimo exerccio social. Declaramos, ainda, que a qualquer tempo, desde que solicitado pelo licitador, nos comprometemos a apresentar todos os documentos ou informaes que comprovaro as demonstraes. SO AS DEMONSTRAES : Tipo de ndice Liquidez geral (LG) Valor em reais ndice

LG = (AC + RLP) / (PC + ELP) Liquidez corrente (LC) LC = AC / PC Endividamento (E) E = (PC + ELP)/(AC+RLP+AP)

AC - ativo circulante; AP - ativo permanente; PC - passivo circulante;

RLP - realizvel a longo prazo.; ELP - exigvel a longo prazo.

OBS: Os ndices devero ser apresentados com 2 (duas) casas decimais, desprezando-se as demais. Local, __ de ___ de 200_. Representante legal ( nome, RG n e assinatura) Contador (nome, n CRC e assinatura,)

93

MODELO N 06 DECLARAO DE SUJEIO AO EDITAL E INEXISTNCIA DE FATOS SUPERVENIENTES IMPEDITIVOS DA HABILITAO

Ref.: Edital de Concorrncia n __/_____

O signatrio da presente, em nome da proponente (inserir o nome da proponente), declara, expressamente, que se sujeita s condies estabelecidas no edital de Concorrncia e respectivos modelos, adendos, anexos e documentos e que acatar integralmente qualquer deciso que venha a ser tomada pelo licitador. Declara, ainda, para todos os fins de direito, a inexistncia de fatos supervenientes impeditivos da qualificao ou que comprometam a idoneidade da proponente nos termos do Artigo 32, pargrafo 2, e Artigo 97 da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, e suas alteraes, e que est ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrncias posteriores.

Local, __ de ___ de 200_.

(nome, RG n e assinatura do responsvel legal)

94

MODELO N 07 (razo social, endereo, telefone, fac-simile e CGC/MF) PROPOSTA DE PREOS Local, __ de ___ de 200_.

Comisso de Licitao Ref.: Edital de Concorrncia n __/___

Prezados Senhores, Apresentamos e submetemos apreciao de V. Sas nossa proposta de preos, a preos fixos e sem reajuste, relativa execuo de ____, lote n __, da licitao em epgrafe. O preo global proposto para execuo da obra objeto da licitao supramencionada de R$ (inserir o valor da proposta) (inserir o valor por extenso). O prazo de execuo do objeto de (inserir o prazo de execuo) ( (inserir o prazo de execuo por extenso) ) dias contados a partir do 10 (dcimo) dia da data de assinatura do Contrato de Empreitada. O prazo de validade da proposta de preos de (inserir o prazo de validade) ((inserir o prazo de validade por extenso)) dias a partir da data limite estabelecida para o recebimento das propostas (envelopes n 1 e n 2) pela Comisso de Licitao. Atenciosamente, (carimbo, nome, RG n e assinatura do responsvel legal)

95

MODELO N 08 PLANILHA DE SERVIOS Ref.: Edital de Concorrncia n __/___ MUNICPIO : OBRA : LOTE:
PREO PREO PREO ITEM DISCRIMINAO DOS SERVIOS UNIDADE QUANTIDADE UNITRIO PARCIAL SUBTOTAL (R$) (R$) (R$)

PREO TOTAL

( nome,RG n e assinatura do responsvel legal) ( nome, CREA n e assinatura engenheiro habilitado)

96

MODELO 09 - CRONOGRAMA FSICO FINANCEIRO


EDITAL DE CONCORRNCIA NACIONAL N ______/200__ (sigla do licitador): PROPONENTE MUNICPIO / LOCAL :OBJETO : REA CONSTRUDA : PRAZO DE EXECUO :
CDIGO DISCRIMINAO DOS SERVIOS 30 60 PRAZO DE EXECUO ( dias ) 90 120 150 180 210 TOTAL SERVIO COEF.

ACUMULADO INFL (%)

R$ % R$ % R$ % R$ % R$ % R$ % R$ % R$ % R$ %
TOTAL DA PARCELAR$

%
TOTAL ACUMULADO R$

(carimbo, nome e assinatura do responsvel legal) (carimbo, nome, n RG e CREA e assinatura do engenheiro)

habilitado)

97

MODELO N 10 DECLARAO DE COMPROMISSO DE UTILIZAO DE PRODUTOS E SUBPRODUTOS DE MADEIRA DE ORIGEM EXTICA OU DE ORIGEM NATIVA DE PROCEDNCIA LEGAL

Comisso de Licitao Ref.: Edital de Concorrncia n __/___ Eu, (inserir o nome ), RG (inserir o nmero do RG ), legalmente nomeado representante da proponente (inserir o nome da proponente), CNPJ (inserir o nmero), para o fim de qualificao tcnica no procedimento licitatrio, na modalidade de Concorrncia n (inserir o nmero ), declaro, sob as penas da lei, que para a execuo do objeto da referida licitao somente sero utilizados produtos e subprodutos de madeira de origem extica ou de origem nativa de procedncia legal, decorrentes de desmatamento autorizado ou de manejo florestal aprovados por rgo ambiental competente integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), com autorizao de transporte concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, tendo cincia que o no atendimento da presente exigncia na fase de execuo do contrato poder acarretar as sanes administrativas previstas nos artigos 86 a 88 da Lei Federal 8.666/93, e no artigo 72, 8, inciso V da Lei Federal 9.605/98, sem prejuzo das implicaes de ordem criminal contempladas na referida lei. Local, __ de ___ de 200_. __________________________________________________ (nome, RG n e assinatura do responsvel legal pela proponente)

98

MODELO N 11 DECLARAO DE FORNECIMENTO DE PRODUTOS E SUBPRODUTOS DE MADEIRA DE ORIGEM EXTICA OU DE ORIGEM NATIVA DE PROCEDNCIA LEGAL

Ref.: Edital de Concorrncia n __/___

Eu, (inserir o nome ), RG (inserir o nmero do RG ), legalmente nomeado representante da proponente (inserir o nome da proponente), CNPJ (inserir o nmero do CNPJ da proponente), declaro, sob as penas da lei, que para o fornecimento dos materiais, objeto do Contrato (inserir a identificao do contrato), somente foram utilizados produtos e subprodutos de madeira de origem (inserir a origem- nativa ou extica), de procedncia legal, decorrentes de desmatamento autorizado ou de manejo florestal aprovados por rgo ambiental competente integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), com autorizao de transporte concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, tendo cincia que o no atendimento da presente exigncia na fase de execuo do contrato poder acarretar as sanes administrativas previstas nos artigos 86 a 88 da Lei Federal 8.666/93, e no artigo 72, 8, inciso V da Lei Federal 9.605/98, sem prejuzo das implicaes de ordem criminal contempladas na referida lei. Local, __ de ___ de 200_.

__________________________________________________ (nome, RG n e assinatura do responsvel legal pela proponente)

OBS: apenas para a contratada durante a execuo do contrato

99

MODELO N 12 DECLARAO DE MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Ref.

: Edital de Concorrncia n __/___

Objeto : (inserir o nome da obra , local, rua, nmero, cidade e outros)

O signatrio da presente, o senhor (inserir o nome completo), representante legalmente constitudo da proponente (inserir o nome da proponente) , declara sob as penas da Lei, que a mesma est estabelecida sob o regime legal de microempresa ou empresa de pequeno porte, conforme conceito legal e fiscal de nosso ordenamento ptrio, podendo usufruir os benefcios da Lei Complementar n 123/06. Local, __ de ___ de 200_.

_______________________________________ ( nome, RG n e assinatura do responsvel legal)

100

MODELO N 13

Ref.

: Edital de Concorrncia n __/___

Objeto : (inserir o nome da obra , local, rua, nmero, cidade e outros)

O signatrio da presente, o senhor (inserir o nome completo), representante legalmente constitudo da proponente (inserir o nome da proponente) declara, sob as penas da Lei, que no mantm em seu quadro de pessoal menores de 18 (dezoito) anos em horrio noturno de trabalho ou em servios perigosos ou insalubres, no mantendo ainda, em qualquer trabalho, menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos .

Local, __ de ___ de 200_.

_______________________________________ (nome, RG n e assinatura do responsvel legal)

101

MODELO N 14 CONTRATO N 00/2006 CONTRATO DE EMPREITADA DE OBRA POR PREO GLOBAL, A PREOS FIXOS E SEM REAJUSTE QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICPIO DE _________________ E A ____, NA FORMA ABAIXO:

O (inserir no do contratante), situado na (inserir endereo), PR, CNPJ (inserir n), a seguir denominado CONTRATANTE, neste ato representado por seu (inserir nome do representante legal), portador da cdula de identidade R.G. n (inserir n), CPF n (inserir n), e a empresa ___, CNPJ _______, localizada na __________, a seguir denominada CONTRATADA, representada por _____ portador da cdula de identidade R.G. N (inserir n) CPF n (inserir n), residente na _____, firmam o presente Contrato de Empreitada com fundamento na Lei Federal n 8.666, de 21/06/93 e suas alteraes, na proposta da CONTRATADA datada de _____, no protocolo N (inserir n) conforme condies que estipulam a seguir: CLUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O objeto do presente Contrato a execuo de (inserir objeto), lote n __ , sob regime de empreitada por preo global, tipo menor preo, a preos fixos e sem reajuste, em consonncia com os projetos, especificaes tcnicas e demais peas e documentos de licitao fornecida pelo CONTRATANTE. CLUSULA SEGUNDA - DO VALOR O preo global para a execuo do objeto deste Contrato, a preo fixo e sem direito a reajuste dos preos unitrios, de R$ (inserir valor) (inserir valor por extenso), daqui por diante denominado VALOR CONTRATUAL. CLUSULA TERCEIRA - DOS RECURSOS As despesas com a execuo do objeto deste Contrato sero financiadas com recursos do ___. CLUSULA QUARTA - DO PRORROGAO PRAZO DE EXECUO, DO INCIO DOS SERVIOS E

A CONTRATADA obriga-se a entregar ao CONTRATANTE o objeto deste Contrato inteiramente concludo, em condies de aceitao e de utilizao, em at (inserir prazo de execuo) dias, contados partir do 10 (dcimo) dia da data da assinatura do Contrato de Empreitada. Pargrafo Primeiro Os servios devero ser iniciados no mximo at 10 (dcimo) dia contado a partir da data da assinatura do Contrato de Empreitada. Pargrafo Segundo Somente ser admitida alterao do prazo quando: a) houver alterao do projeto e/ou de especificaes tcnicas pelo CONTRATANTE;

102

b) houver alterao de quantidades, obedecidos os limites fixados neste Contrato, por atos do CONTRATANTE; c) houver atraso no fornecimento de dados informativos, materiais e qualquer subsdio concernente ao objeto contratado, que estejam sob responsabilidade expressa do CONTRATANTE; d) por atos do CONTRATANTE que interfiram no prazo de execuo; e)atos de terceiros que interfiram no prazo de execuo ou outros devidamente justificados e aceitos pelo CONTRATANTE; e) por motivos de fora maior ou caso fortuito, entre outros, desde que tenham influncia direta sobre o fornecimento do objeto contratado f) outros casos previsto em lei. Pargrafo Segundo Enquanto perdurarem os motivos de fora maior ou suspenso do Contrato cessam os deveres e responsabilidades de ambas as partes em relao ao Contrato. Os atrasos provenientes de greves ocorridas na CONTRATADA ou atrasos por parte de suas eventuais subcontratadas no podero ser alegados como decorrentes de fora maior. Pargrafo Terceiro Ficando a CONTRATADA temporariamente impossibilitada, total ou parcialmente, de cumprir seus deveres e responsabilidades relativos execuo da obra, dever comunicar e justificar o fato por escrito para que o CONTRATANTE tome as providncias cabveis. Pargrafo Quarto O CONTRATANTE se reserva o direito de contratar a execuo da obra com outra empresa, desde que rescindido o presente contrato e respeitadas as condies da licitao, no cabendo direito CONTRATADA de formular qualquer reivindicao, pleito ou reclamao. CLUSULA QUINTA - DAS OBRIGAES DA CONTRATADA A CONTRATADA se obriga a: a) confeco e colocao de placas de obra, conforme Anexo I; b) assegurar a execuo do objeto deste Contrato, a proteo e a conservao dos servios executados bem como, na forma da Lei, respeitar rigorosamente as recomendaes da ABNT; c) notificar a fiscalizao, no mnimo, com 48 (quarenta e oito) horas de antecedncia, da concretagem dos elementos armados da estrutura, da remoo de qualquer forma de concreto e do incio dos testes de operao das instalaes eltricas e hidrulicas, quando for o caso; d) manter, em todos os locais de servios, um seguro sistema de sinalizao e segurana, principalmente em vias pblicas, de acordo com as normas de segurana do trabalho; e) dar cincia fiscalizao da ocorrncia de qualquer fato ou condio que possa atrasar ou impedir a concluso do objeto deste Contrato em partes ou no todo; f) manter no local do objeto deste Contrato, devidamente atualizado, Livro Dirio de Ocorrncia; g) providenciar a matrcula do objeto deste Contrato no INSS; h) no manter em seu quadro de pessoal menores de 18 (dezoito) anos em horrio noturno de trabalho ou em servios perigosos ou insalubres, no manter ainda, em qualquer trabalho, menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos. i) manter durante toda a execuo do contrato, em compatibilidade com as obrigaes assumidas, todas as condies de habilitao e qualificao exigidas na licitao. j) fornecer em tempo hbil os materiais, veculos, mquinas e equipamentos. Pargrafo Primeiro

103

Correro conta da CONTRATADA todas as despesas e encargos de natureza trabalhista, previdenciria, social ou tributria de sua responsabilidade incidentes sobre os servios objeto deste Contrato. Pargrafo Segundo As despesas referentes ao consumo de gua e energia, durante a execuo do objeto, so de inteira responsabilidade da contratada. CLUSULA SEXTA - DAS OBRIGAES DO CONTRATANTE O CONTRATANTE se obriga a: a) fornecer todos os documentos e informaes necessrias para a total e completa execuo do objeto do presente Contrato; b) efetuar os pagamentos devidos CONTRATADA, na forma estabelecida neste Contrato; c) garantir CONTRATADA acesso documentao tcnica necessria para a execuo do objeto do presente Contrato e d) garantir CONTRATADA acesso s suas instalaes. CLUSULA STIMA - DA FORMA DE PAGAMENTO O pagamento dos servios ser efetuado em moeda brasileira corrente, at 15 (quinze) dias teis aps a apresentao correta de cada fatura dos servios executados e documentos pertinentes. O faturamento dever ser protocolado, em 02 (duas) vias (original e uma cpia), no protocolo geral na sede do CONTRATANTE e dever ser apresentado, conforme segue, de modo a padronizar condies e forma de apresentao: a) nota fiscal/fatura com discriminao resumida dos servios executados, perodo de execuo da etapa, nmero da licitao, nmero do contrato de empreitada, observao referente a reteno do INSS e outros dados que julgar convenientes, no apresentar rasura e/ou entrelinhas e esteja certificada pelo engenheiro fiscal; b) cpia da guia de recolhimento da Previdncia Social GRPS do ms de execuo do servio, devidamente quitada e autenticada em cartrio, de conformidade com o demonstrativo de dados referentes ao FGTS/INSS, exclusivo para obra, e cpia da guia de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS do ltimo recolhimento devido, devidamente quitada e autenticada em cartrio, de conformidade com o demonstrativo de dados referentes ao FGTS/INSS, exclusivo para obra; c) a liberao da primeira parcela fica condicionada apresentao:

da ART pela CONTRATADA; da quitao junto ao INSS, atravs de matrcula e CND; da quitao junto ao FGTS/CEF, atravs do CRS;
d) a liberao da ltima parcela fica condicionada apresentao: da certido negativa de dbitos, expedida pelo INSS, referente ao objeto contratado concludo; do Termo de Recebimento Provisrio; de comprovante, nos casos previstos, de ligaes definitivas de gua, energia eltrica, etc. e) no ms em que ocorrer entrega de produtos ou subprodutos de madeira, sob pena de no serem medidos e pagos os servios realizados, e sem prejuzo das penalidades previstas neste Edital, devero ser entregues os seguintes documentos :

104

original(is) ou cpia(s) autentica(s) da(s) Nota(s) Fiscal(is) de aquisio dos referidos materiais; declarao de fornecimento de produtos e subprodutos de madeira de origem extica ou de

origem nativa de procedncia legal (Modelo n 11) em anexo; original da primeira via da ATPF Autorizao de Transporte de Produtos Florestais, expedida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA; comprovante do Cadastro Tcnico Federal do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA, do fornecedor de produtos ou subprodutos de madeira de origem nativa. Pargrafo Primeiro O faturamento dever ser efetuado em nome do (inserir no de contratante) CNPJ n (inserir n) Pargrafo Segundo Se os servios previstos numa parcela mensal do cronograma fsico-financeiro no foram executados, qualquer servio da parcela mensal seguinte no ser pago. Pargrafo Terceiro No caso em que o valor dos servios executados for superior ao da parcela mensal estabelecida no cronograma fsico-financeiro, estes podero ser faturados desde que todos os servios das parcelas mensais anteriores estejam concludos. CLUSULA OITAVA - DA GARANTIA DE EXECUO E GARANTIA ADICIONAL O valor da garantia de execuo ser obtido pela aplicao de 5% (cinco por cento) sobre o valor contratual acrescido da garantia adicional, se houver. Pargrafo Primeiro A proponente vencedora dever, quando da assinatura do termo de contrato de empreitada sob pena de decair o direito de contratao, apresentar comprovao da formalizao da garantia de execuo e da garantia adicional, se houver. Pargrafo Segundo Se ocorrer majorao do valor contratual o valor da garantia de execuo ser acrescido pela aplicao de 5% (cinco por cento) sobre o valor contratual majorado. No caso de reduo do valor contratual, poder a contratada ajustar o valor da garantia de execuo, se assim o desejar. Pargrafo Terceiro A devoluo da garantia de execuo e da garantia adicional, quando for o caso, ou o valor que dela restar, dar-se- mediante a apresentao de: a) aceitao pelo CONTRATANTE do objeto contratual e o termo de recebimento definitivo; b) certido negativa de dbitos, expedida pelo INSS, referente ao objeto contratado concludo; c) comprovantes, nos casos previstos, de ligaes definitivas de gua e/ou energia eltrica. Pargrafo Quarto Nos casos previstos na Clusula Dcima Nona - Resciso do Contrato, a garantia de execuo e a garantia adicional, se houver, no sero devolvidas, sendo, ento, apropriadas pelo CONTRATANTE a ttulo de indenizao/multa.

105

CLUSULA NONA - DA FISCALIZAO, TESTES, REUNIES DE GERENCIAMENTO E COMUNICAO A fiscalizao da execuo do objeto deste Contrato ser feita atravs de profissionais devidamente designados pelo CONTRATANTE. A fiscalizao proceder mensalmente, a contar da formalizao deste Contrato, medio baseada nos servios executados, elaborar o boletim de medio, verificar o andamento fsico dos servios e comparar com o estabelecido no cronograma fsico-financeiro, para que se permita a elaborao do processo de faturamento. Caso os servios executados no correspondam ao estabelecido no cronograma fsico-financeiro, ser registrada a situao inclusive para fins de aplicao das penalidades previstas, se for o caso. Pargrafo Primeiro A contratada dever permitir e colaborar para que funcionrios, engenheiros, especialistas e demais peritos enviados pelo CONTRATANTE: inspecionem a qualquer tempo a execuo do objeto do presente Contrato; examinem os registros e documentos que considerarem necessrios conferir; Pargrafo Segundo A contratada dever manter no local da obra um preposto aceito pelo CONTRATANTE para represent-la na execuo do contrato. Pargrafo Terceiro A CONTRATADA deve manter no canteiro de obra um projeto completo e cpia das especificaes tcnicas, memoriais, cronograma fsico-financeiro, planilha de servios, Boletim Dirio de Ocorrncias BDO, o qual, diariamente, dever ser preenchido e rubricado pelo encarregado da CONTRATADA e pela fiscalizao, e devero ficar reservados para o manuseio da fiscalizao. Pargrafo Quarto A execuo de servios aos domingos e feriados somente ser permitida com autorizao prvia da fiscalizao. Pargrafo Quinto Qualquer servio, material e/ou componente ou parte do mesmo, que apresente defeitos, vcios ou incorrees no revelados at o Recebimento Definitivo, dever ser prontamente refeito, corrigido, removido, reconstrudo e/ou substitudo pela CONTRATADA, livre de quaisquer nus financeiro para o CONTRATANTE. Pargrafo Sexto Entende-se por defeito, vcio ou incorreo oculta aquele resultante da m execuo ou m qualidade de materiais empregados e/ou da aplicao de material em desacordo com as normas e/ou prescries da ABNT, especificaes e/ou memoriais, no se referindo aos defeitos devidos ao desgaste normal de uso. Correro por conta da CONTRATADA as despesas relacionadas com a correo, remoo e/ou substituio do material rejeitado. Pargrafo Stimo

106

A CONTRATADA obrigada a efetuar e entregar no prazo o resultado dos testes solicitados pelo CONTRATANTE. As despesas com a execuo dos testes so de inteira responsabilidade da CONTRATADA. Pargrafo Oitavo A fiscalizao e a CONTRATADA podem solicitar reunies de gerenciamento um ao outro. A finalidade revisar o cronograma dos servios remanescentes e discutir os problemas potenciais. Pargrafo Nono Toda a comunicao entre as partes dever ser feita por escrito. A notificao tornar-se- efetiva, aps o seu recebimento. CLUSULA DCIMA - DAS OBRAS PROVISRIAS A CONTRATADA deve submeter fiscalizao os desenhos, especificaes tcnicas e memoriais propostos para as obras provisrias que se faam necessrias, que dever aprov-los caso estejam adequados ao objeto deste Contrato. Pargrafo Primeiro A CONTRATADA responsvel pelo projeto das obras provisrias. Pargrafo Segundo A aprovao pela fiscalizao no altera as responsabilidades da CONTRATADA pelo projeto de obras provisrias. Pargrafo Terceiro A CONTRATADA deve obter a aprovao dos rgos competentes para o seu projeto de obras provisrias, onde requeridas. CLUSULA DCIMA PRIMEIRA - DOS SERVIOS NO PREVISTOS Por determinao do CONTRATANTE a CONTRATADA fica obrigada a aceitar, nas mesmas condies contratuais, os acrscimos ou supresses quantitativos que se fizer(em) na obra, em at 25 % (vinte e cinco por cento) do preo inicial atualizado do Contrato. Pargrafo Primeiro A supresso de servios resultantes de acordo celebrado expressamente entre o CONTRATANTE e a CONTRATADA podero ultrapassar o limite estabelecido no pargrafo anterior. Pargrafo Segundo Se no Contrato no houver sido contemplados preos unitrios para a obra, esses sero fixados mediante acordo entre as partes, respeitados os limites estabelecidos no caput desta Clusula. CLUSULA DCIMA EQUIPAMENTOS SEGUNDA DOS MATERIAIS, VECULOS, MQUINAS E

Os materiais, veculos, mquinas e equipamentos a serem empregados nos servios decorrentes deste Contrato sero fornecidos pela CONTRATADA e sero de primeira qualidade, cabendo ao

107

CONTRATANTE, por intermdio da fiscalizao, impedir o emprego daqueles que julgar imprprios. Pargrafo Primeiro Sempre que dos documentos de licitao no constarem caractersticas determinadas em referncia mo-de-obra, materiais, artigos e equipamentos, entender-se- que os mesmos devem ser novos, da melhor qualidade em suas respectivas espcies, de acordo com a finalidade a que se destinam. No caso em que materiais, artigos e equipamentos so mencionados nas especificaes tcnicas e/ou memoriais como similar a qualquer padro especial, o CONTRATANTE decidir sobre a questo da similaridade. CLUSULA DCIMA TERCEIRA - DA SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO A CONTRATADA no ser eximida de qualquer responsabilidade quanto segurana individual e coletiva de seus trabalhadores, dever fornecer a todos os trabalhadores o tipo adequado de equipamento de proteo individual EPI, dever treinar e tornar obrigatrio o uso dos EPIs. Pargrafo Primeiro O equipamento de proteo individual fornecido ao empregado dever, obrigatoriamente, conter a identificao da CONTRATADA. Pargrafo Segundo A CONTRATADA, em qualquer hiptese, no se eximir da total responsabilidade quanto negligncia ou descumprimento da Lei Federal n 6.514 de 22/12/77, Portaria n 3.214, de 08/06/78, Normas Regulamentares - NRs 01 a 28 e em especial as NRs 04, 05, 06 e 18. Pargrafo Terceiro Devero ser observadas pela contratada todas as condies de higiene e segurana necessrias preservao da integridade fsica de seus empregados e aos materiais envolvidos na obra , de acordo com as Normas Regulamentadoras - NRs aprovadas pela Portaria n 3.214, de 08/06/78, Lei Federal n 6.514, de 22/12/77. Pargrafo Quarto O CONTRATANTE atuar objetivando o total cumprimento das normas de segurana, estando autorizada a interditar servios ou parte destes em caso do no-cumprimento das exigncias de lei. Se houver paralisaes, estas no sero caracterizadas como justificativa por atraso na execuo da obra. Pargrafo Quinto Cabe CONTRATADA solicitar ao CONTRATANTE a presena imediata do responsvel pela fiscalizao em caso de acidente(s) na obra, nos servios e/ou nos bens de terceiros, para que seja providenciada a necessria percia. CLUSULA DCIMA QUARTA - DA RESPONSABILIDADE CIVIL DA CONTRATADA A CONTRATADA assumir integral responsabilidade por danos causados ao CONTRATANTE ou a terceiros decorrentes da execuo dos servios ora contratados, inclusive acidentes, mortes, perdas ou destruies parciais ou totais, isentando o CONTRATANTE de todas as reclamaes que possam surgir com relao ao presente Contrato. Pargrafo nico
108

A CONTRATADA responder pela solidez do objeto deste Contrato, nos termos do art. 618 do Cdigo Civil Brasileiro, bem como pelo bom andamento dos servios podendo o CONTRATANTE, por intermdio da fiscalizao, impugn-los quando contrariarem a boa tcnica ou desobedecerem aos projetos, especificaes tcnicas e/ou memoriais. CLUSULA DCIMA QUINTA - DO RECEBIMENTO DOS SERVIOS O objeto deste Contrato ser recebido provisoriamente, em no mximo at 15 (quinze) dias aps a comunicao da concluso do objeto deste Contrato pela CONTRATADA ao CONTRATANTE, ficando a CONTRATADA responsvel pelo bom funcionamento dos servios executados at o seu recebimento definitivo, exceto por danos que sejam de responsabilidade do CONTRATANTE. A aceitao da obra pelo CONTRATANTE se dar quando no houver qualquer pendncia por parte da CONTRATADA. Pargrafo Primeiro O recebimento definitivo do objeto deste Contrato dever estar formalizado at 60 (sessenta) dias do recebimento provisrio, mediante comisso especificamente designada pelo CONTRATANTE. Pargrafo Segundo O recebimento provisrio ou definitivo no exclui a responsabilidade civil pela qualidade da obra, nem a tico-profissional pela perfeita execuo do Contrato. CLUSULA DCIMA SEXTA - DA CESSO DO CONTRATO E SUBCONTRATAO A CONTRATADA no poder ceder o presente Contrato, no todo ou em parte, a nenhuma pessoa fsica ou jurdica, sem autorizao prvia, por escrito, do CONTRATANTE. Pargrafo Primeiro Se a CONTRATADA ceder o presente Contrato, no todo ou em parte, a uma ou mais pessoas fsicas ou jurdicas sem autorizao prvia, por escrito do CONTRATANTE, dever obrigatoriamente reassumir a execuo da obra no prazo mximo de 15 (quinze) dias, da data da notificao ou aplicao da multa, sem prejuzo de outras sanes contratuais; Pargrafo Segundo Se eventualmente for concedida a subcontratao no todo ou em parte pelo CONTRATANTE, no reduz nem elimina as responsabilidades e obrigaes da CONTRATADA em decorrncia deste Contrato, nem importar em estabelecer qualquer vnculo entre o CONTRATANTE e o subcontratado. CLUSULA DCIMA STIMA - DAS PENALIDADES CONTRATADA sero aplicadas penalidades pelo CONTRATANTE a serem apuradas na forma a saber: a) multa de 0,1% (um dcimo por cento) do valor contratual por dia consecutivo que exceder data prevista para concluso da obra; b)multa de 0,1% (um dcimo por cento) do valor contratual por dia de atraso na colocao de placas, conforme modelos fornecidos pelo CONTRATANTE, contado a partir do 10 dia da data da assinatura do contrato; c) multa de 1% (um por cento) do valor contratual quando, por ao, omisso ou negligncia, a CONTRATADA infringir qualquer das demais obrigaes contratuais;

109

d) multa de 10% (dez por cento) do valor contratual quando a CONTRATADA ceder o Contrato, no todo ou em parte, a pessoa fsica ou jurdica, sem autorizao do CONTRATANTE, devendo reassumir a execuo da obra no prazo mximo de 15 (quinze) dias, da data da aplicao da multa, sem prejuzo de outras sanes contratuais; e) multa de 20% (vinte por cento) do valor contratual quando ocorrer resciso do Contrato conforme o estabelecido na Clusula Dcima Nona, Pargrafo Primeiro; f) suspenso do direito de participar em licitaes/contratos advindos de recursos do CONTRATANTE, ou de qualquer rgo da administrao direta ou indireta, pelo prazo de at 2 (dois) anos quando, por culpa da CONTRATADA, ocorrer a resciso contratual ou declarao de inidoneidade, por prazo a ser estabelecido pelo CONTRATANTE em conformidade com a gravidade da infrao cometida pela CONTRATADA; Pargrafo Primeiro A multa ser cobrada pelo CONTRATANTE de acordo com o estabelecido pela legislao pertinente. Caso a CONTRATADA no venha a recolher a multa devida dentro do prazo determinado, a mesma ser descontada do valor das parcelas de pagamento vincendas ou ser descontada do valor da garantia de execuo e adicional se houver. Pargrafo Segundo As penalidades previstas no caput, podero cumular-se e o montante das multas no poder exceder a 30% (trinta por cento) do valor contratual e, tambm, no excluem a possibilidade de resciso administrativa do Contrato. CLUSULA DCIMA OITAVA - DA APLICAO DAS PENALIDADES Quando forem verificadas situaes, que ensejarem a aplicao das penalidades/multas, previstas na clusula anterior, o CONTRATANTE dar incio ao procedimento administrativo cabvel, para apurao dos fatos e respectivas sanes se necessrias, mediante prvia notificao ao contratado dos atos a serem realizados. Pargrafo Primeiro Compete ao (responsvel legal do contratante), quando for o caso, a aplicao ou a dispensa de penalidades/multas. Pargrafo Segundo facultado CONTRATADA recorrer, conforme estabelece a legislao vigente, quando no concordar com as penalidades aplicadas. CLUSULA DCIMA NONA - DA RESCISO

O CONTRATANTE se reserva o direito de rescindir o Contrato independentemente de interpelao judicial, sem que CONTRATADA caiba o direito de indenizao de qualquer espcie, nos seguintes casos: a) quando a CONTRATADA falir, for dissolvida ou por superveniente incapacidade tcnica; b) quando a CONTRATADA transferir, no todo ou em parte, o Contrato a quaisquer empresas ou consrcios de empresas sem a prvia e expressa anuncia do CONTRATANTE; c) quando houver atraso dos servios pelo prazo de 30 (trinta) dias por parte da CONTRATADA sem justificativa aceito pelo CONTRATANTE; d) quando houver inadimplncia de Clusulas ou condies contratuais por parte da CONTRATADA e desobedincia da determinao da fiscalizao, e e) demais hipteses mencionadas no Art. 78 da Lei 8.666/93 e suas alteraes posteriores.
110

Pargrafo Primeiro

Decorrido atraso na execuo do objeto, por perodo igual ou superior a 1/3 (um tero) do prazo de execuo sem manifestao da CONTRATADA, estar caracterizada a inadimplncia da mesma ficando assegurado ao CONTRATANTE tomar as medidas cabveis para a Resciso Contratual e a aplicao da multa em conformidade com o estabelecido na Clusula Dcima Stima, letra e). Pargrafo Segundo A resciso do Contrato, quando motivada por qualquer dos itens acima relacionados, implicar a apurao de perdas e danos, a perda da garantia de execuo sem embargos da aplicao das demais penalidades legais cabveis. Pargrafo Terceiro Declarada a resciso do Contrato, a CONTRATADA se obriga a entregar o objeto deste Contrato inteiramente desembaraado, no criando dificuldades de qualquer natureza. CLUSULA VIGSIMA - DA DOCUMENTAO CONTRATUAL Integram e completam o presente Contrato para todos os fins de direito, obrigando as partes em todos os seus termos, os seguintes documentos cujos teores so de conhecimento da CONTRATADA: o instrumento convocatrio, projetos, especificaes tcnicas, memoriais, bem como a proposta, planilha de servios, cronograma fsico-financeiro, anexos e pareceres que formam o processo. CLUSULA VIGSIMA PRIMEIRA - DOS CASOS OMISSOS Os casos omissos sero dirimidos de comum acordo entre as partes, com base na legislao em vigor e aplicveis a espcie. CLUSULA VIGSIMA SEGUNDA - DAS ALTERAES Sero incorporados a este Contrato, mediante TERMOS ADITIVOS, quaisquer alteraes nos projetos, nas especificaes tcnicas, nos memoriais, nas quantidades, nos prazos ou nos valores, decorrentes das obrigaes assumidas pela CONTRATADA. CLUSULA VIGSIMA TERCEIRA - DA VIGNCIA O prazo de vigncia do presente Contrato de 400 (quatrocentos) dias, contados da data da assinatura do Contrato de Empreitada. CLUSULA VIGSIMA QUARTA - DO CONHECIMENTO DAS PARTES Ao firmar este instrumento, declara a CONTRATADA ter plena cincia de seu contedo, bem como dos demais documentos vinculados ao presente Contrato. CLUSULA VIGSIMA QUINTA - DAS DISPOSIES GERAIS Havendo discrepncia entre os valores indicados numericamente e por extenso, fica desde j acordado entre as partes contratantes que, sempre prevalecero aqueles mencionados por extenso.
111

Pargrafo nico Qualquer objeto de valor histrico, valor significativo que venha a ser descoberto, em qualquer parte do canteiro de obras e/ou local em que est sendo executado o objeto do presente edital, dever a Contratada notificar fiscalizao e aguardar instrues sobre os procedimentos a serem seguidos. CLUSULA VIGSIMA SEXTA - DO FORO As partes elegem o foro da Comarca de (inserir nome da comarca), Estado do Paran, para dirimir quaisquer dvidas oriundas do presente Contrato, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E assim, por estarem justos e contratados assinam o presente em duas vias de igual teor e forma, na presena das testemunhas abaixo. (inserir local), de de 200_. CONTRATADA

CONTRATANTE Testemunhas: __________________________ RG

______________________________ RG

112

MODELO 15 RELAO MNIMA DE VECULOS, MQUINAS E EQUIPAMENTOS QUE DEVERO SER DISPONIBILIZADOS NA(S) OBRA(S)

113

MODELO 16

CRONOGRAMA DE UTILIZAO DE VECULOS, MQUINAS E EQUIPAMENTOS


EDITAL DE CONCORRNCIA N (inserir o nmero) / (inserir o ano) - (inserir a sigla do licitador) PROPONENTE : (inserir o nome da proponente)

MUNICPIO / LOCAL : OBJETO : LOTE : REA CONSTRUDA : PRAZO DE EXECUO :

ITEM

DISCRIMINAO DOS VECULOS, MQUINAS E EQUIPAMENTOS DISPONIBILIZADOS 30 60 90

PRAZO DE EXECUO ( dias ) 120 150 180 210 240

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16

UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE UTILIZAO QUANTIDADE

EXEMPLO: NN NONONONONONONONO
UTILIZAO QUANTIDADE

(inserir o local) , (inserir a data) de (inserir o ms) de (inserir o ano) (carimbo, nome, RG n e assinatura do responsvel legal) (carimbo, nome, RG n,CREA n e assinatura do engenh. habilitado)

114

ANEXO I RELAO MNIMA DE VECULOS, MQUINAS E EQUIPAMENTOS QUE DEVERO SER DISPONIBILIZADOS NA(S) OBRA(S)

115

ANEXO II

Ref.: Edital de Concorrncia n ____/____. MUNICPIO : OBRA LOTE: I - ELEMENTOS GRFICOS :

116

ANEXO III

Ref.: Edital de Concorrncia n ____/____. MUNICPIO : OBRA LOTE: I ESPECIFICAES TCNICAS E MEMORIAIS :

117

ANEXO IV

Ref.: Edital de Concorrncia n ____/____. MUNICPIO : OBRA LOTE: I - RELAO DE SERVIOS E QUANTIDADES :

118

ANEXO II - EXEMPLO DE CLCULO DE PROPOSTA EXEQVEL / INEXEQVEL EM OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA


Quanto ao clculo para se chegar proposta exeqvel ou inexeqvel e ao valor da garantia adicional, consoante determina o art. 48, 1. e 2. da Lei n. 8.666, de 1993, muitas so as dvidas e os entendimentos so diversos. II - propostas com valor global superior ao limite estabelecido ou com preos manifestamente inexeqiveis, assim considerados aqueles que no venham a ter demonstrada sua viabilidade atravs de documentao que comprove que os custos dos insumos so coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade so compatveis com a execuo do objeto do contrato, condies estas necessariamente especificadas no ato convocatrio da licitao. 1 Para os efeitos do disposto no inciso II deste artigo consideram-se manifestamente inexeqveis, no caso de licitaes de menor preo para obras e servios de engenharia, as propostas cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores: a) mdia aritmtica dos valores das propostas superiores a 50% (cinqenta por cento) do valor orado pela administrao, ou b) valor orado pela administrao. Nesse caso, a Deciso 1713/2002 Plenrio (TCU) trouxe exemplo claro de como fazer esses clculos, conforme roteiro: 1. Passo: Valor orado pela Administrao: R$ 100.000.000,00; 2. passo: 50% do preo orado pela Administrao para saber quais as propostas entraro no clculo da mdia: R$ 50.000.000,00; 3. Passo: Valores das Propostas apresentadas: - Construtora A R$ 83.000.000,00; - Construtora B R$ 60.000.000,00; - Construtora C R$ 48.000.000,00; - Construtora D R$ 48.900.000,00; - Construtora E R$ 85. 000.000,00; - Construtora F R$ 82. 000.000,00; - Construtora G R$ 90. 000.000,00; 4. Passo: Valores das Propostas apresentadas acima dos 50% do valor orado pela Administrao: - Construtora A R$ 83.000.000,00; - Construtora B R$ 60.000.000,00; - Construtora E R$ 85. 000.000,00; - Construtora F R$ 82. 000.000,00; - Construtora G R$ 90. 000.000,00; 5. Passo: Mdia das Propostas: R$ 80.000.000,00; Valor orado pela Administrao: R$ 100.000,00;
119

6. Passo: 70% de R$ 80.000.000,00: R$ 56.000.000,00; 7. Passo: Propostas inexeqveis: - Construtora C R$ 48.000.000,00; - Construtora D R$ 48.900.000,00; 8. Passo: Propostas exeqveis: - Construtora A R$ 83.000.000,00; - Construtora B R$ 60.000.000,00; - Construtora E R$ 85. 000.000,00; - Construtora F R$ 82. 000.000,00; - Construtora G R$ 90. 000.000,00; 9. Passo: Proposta vencedora: Construtora B - R$ 60.000.000,00.

EXEMPLO DE CLCULO DE GARANTIA ADICIONAL EM OBRAS E SERVIOS DE ENGENHARIA:


2 Dos licitantes classificados na forma do pargrafo anterior cujo valor global da proposta for inferior a 80% (oitenta por cento) do menor valor a que se referem as alneas "a" e "b", ser exigida, para a assinatura do contrato, prestao de garantia adicional, dentre as modalidades previstas no 1 do art. 56, igual a diferena entre o valor resultante do pargrafo anterior e o valor da correspondente proposta Aps seguidos os passos para Clculo de Proposta Exeqvel/Inexeqvel - passos 1 a 9 devero ser efetuados os seguintes passos para se encontrar o valor de garantia adicional: 10. Passo: Mdia das Propostas: R$ 80.000.000,00; Valor orado pela Administrao: R$ 100.000,00; 80% de R$ 80.000.000,00: R$ 64.000.000,00; 11. Passo: Garantia adicional: R$ 80.000.000,00 - 60.000.000,00; 12. Passo: Garantia adicional: R$ 20.000.000,00.
DELIBERAES DO TCU Dever constar da ata de julgamento, na hiptese de desclassificao de propostas em razo de preo excessivo, o parmetro utilizado para a desclassificao, consoante determina o inciso IV do art. 43 da Lei n. 8.666, de 1993. Deciso 855/2002 Plenrio Firma entendimento no sentido de que a reabertura de prazo para apresentao de novas propostas, nos termos previstos no art. 48, 3, da Lei 8.666/1993, permite a ampla reformulao das propostas, at mesmo quanto ao preo, no estando as novas propostas vinculadas s anteriores. Deciso 907/2001 Plenrio 120

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. LICITAES E CONTRATOS : ORIENTAES BSICAS / Tribunal de Contas da Unio.


3. ed, rev. atual. e ampl. Braslia : TCU, Secretaria de Controle Interno, 2006. 409 p.

2. LEI N. 8.666, de 21 de JUNHO de 1993. Estabelece normas gerais sobre licitaes e


contratos administrativos pertinentes a obras, servios (inclusive de publicidade), compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.

3. LEI N. 10.520, de 17 de JULHO de 2002. Institui, no mbito da Unio, Estados, Distrito


Federal e Municpios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, modalidade de licitao denominada prego, para aquisio de bens e servios comuns, e d outras providncias.

4. LEI COMPLEMENTAR N 123, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2006. Institui o Estatuto


Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; altera dispositivos das Leis nos 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, da Lei no 10.189, de 14 de fevereiro de 2001, da Lei Complementar no 63, de 11 de janeiro de 1990; e revoga as Leis nos 9.317, de 5 de dezembro de 1996, e 9.841, de 5 de outubro de 1999.

5. LEI N. 15.608, de 16 de AGOSTO de 2007. Estabelece normas sobre licitaes,


contratos administrativos e convnios no mbito dos Poderes do Estado do Paran.

121

You might also like