You are on page 1of 16

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Geografia A


11./ 12. anos de Escolaridade Prova 719/2. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos
16 Pginas

2008

VERSO 1
Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens dos grupos I, II, III e IV.

Prova 719.V1 Pgina 1/ 16

Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel azul ou preta. Pode utilizar rgua e mquina de calcular do tipo no alfanumrico no programvel. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e/ou dos itens, bem como as respectivas respostas. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.

Prova 719.V1 Pgina 2/ 16

Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra identificativa da alternativa correcta. Nos itens de resposta aberta com cotao igual ou superior a 15 pontos e que impliquem a produo de um texto, o domnio da comunicao escrita em lngua portuguesa representa cerca de 10% da cotao. As cotaes dos itens encontram-se na pgina 16.

Prova 719.V1 Pgina 3/ 16

Portugal, tradicionalmente um pas de emigrantes, tem sido, nas ltimas dcadas, destino de muitos estrangeiros de diferentes provenincias, como o caso dos britnicos, cujas caractersticas etrias, em 1991 e em 2001, esto representadas na figura 1.

Fonte: Valente Rosa, M. Joo; Seabra, Hugo de; Santos, Tiago, Contributos dos Imigrantes na Demografia Portuguesa. O papel da populao de nacionalidade estrangeira. Acime. Lisboa. Outubro de 2003

Figura 1 Pirmides etrias dos britnicos residentes em Portugal, 1991 e 2001

1. A atraco que Portugal exerce sobre os britnicos com 60 e mais anos deve-se, principalmente, ... A. facilidade de encontrar emprego bem remunerado. B. facilidade de ingresso em lares da terceira idade. C. oferta de melhores condies hospitalares. D. existncia de condies climticas mais amenas.

2. De acordo com os dados da figura 1, as nicas classes etrias em que se verificou uma diminuio do nmero de imigrantes britnicos a residir em Portugal, entre 1991 e 2001, foram a... A. dos homens dos 10 aos 14 anos e a das mulheres dos 15 aos 19 anos. B. dos homens e a das mulheres dos 15 aos 19 anos. C. das mulheres dos 25 aos 29 anos e a dos homens dos 0 aos 4 anos. D. das mulheres e a dos homens dos 25 aos 29 anos.

Prova 719.V1 Pgina 4/ 16

3. A pirmide etria representada na figura 1 mostra que, entre 1991 e 2001, o nmero de imigrantes britnicos com idade entre 50 e 54 anos, a residir em Portugal, registou um aumento... A. superior a 100%. B. entre 75% e 100%. C. entre 50% e 75%. D. inferior a 50%.

4. As caractersticas etrias dos imigrantes britnicos representadas na figura 1 vo ter consequncias, em Portugal, na... A. demografia, porque aumenta significativamente a taxa de natalidade. B. demografia, porque diminui a taxa de mortalidade. C. economia, porque aumentam as despesas com as reformas. D. economia, porque contribuem para a criao de riqueza.

5. A pirmide etria dos imigrantes de origem africana residentes em Portugal dever apresentar, comparativamente dos imigrantes britnicos, uma... A. forma semelhante da figura 1. B. base mais estreita e um topo mais largo. C. base mais larga e um topo mais estreito. D. base e um topo mais largos.

Prova 719.V1 Pgina 5/ 16

II

As figuras 2A e 2B representam a situao meteorolgica no dia 20 de Novembro de 2007, atravs de uma imagem de satlite e da carta sinptica de superfcie, referentes mesma rea.

Fonte: www.inm.es, 20/11/2007, 12horas

Figura 2A Imagem de satlite

Fonte: www.wetterzentrale.com

Figura 2B Carta sinptica de superfcie

Prova 719.V1 Pgina 6/ 16

1. O centro de presso cujo efeito na circulao do ar, na baixa troposfera, visvel na quadrcula 1S da figura 2A corresponde a... A. uma depresso baromtrica. B. um anticiclone. C. um ciclone tropical. D. um furaco.

2. Num centro de presso como o assinalado pela letra X na figura 2B, a circulao do ar ... A. convergente e descendente. B. convergente e ascendente. C. divergente e ascendente. D. divergente e descendente. 3. A posio relativa das massas de ar num corte vertical da atmosfera, efectuado segundo a direco do segmento PQ da figura 2B, corresponde ao esquema da alnea...

4. O estado de tempo no Sul de Portugal, durante a passagem da frente representada na figura 2B, ter-se- caracterizado pela ocorrncia de... A. precipitao intensa e descida da temperatura. B. precipitao intensa e subida da temperatura. C. chuva miudinha e subida da temperatura. D. chuva miudinha e descida da temperatura. 5. A progresso, para o interior de Portugal Continental, das massas de ar carregadas de humidade, em situaes meteorolgicas como a representada nas figuras 2A e 2B, facilitada em vales cuja orientao semelhante dos rios... A. Ca e Sabor. B. Zzere e Mondego. C. Minho e Cvado. D. Sado e Guadiana.
Prova 719.V1 Pgina 7/ 16

III

O grfico da figura 3 mostra a distribuio percentual, relativamente ao total nacional, da SAU e do nmero de exploraes agrcolas com SAU, por regio agrria, em 2005.

% da SAU nacional % do n. de exploraes agrcolas com SAU (relativamente ao total nacional)

Fonte: INE. 2007. Estatsticas Agrcolas 2005. Lisboa. INE

Figura 3 Distribuio da SAU e do nmero de exploraes agrcolas com SAU, por regio agrria, em percentagem do total nacional, em 2005

1. O maior nmero de exploraes agrcolas com SAU, de acordo com os dados da figura 3, regista-se nas regies agrrias de... A. Beira Litoral, Beira Interior e Trs-os-Montes. B. Trs-os-Montes, Beira Litoral e Entre Douro e Minho. C. Ribatejo e Oeste, Beira Interior e Alentejo. D. Ribatejo e Oeste, Entre Douro e Minho e Alentejo.

Prova 719.V1 Pgina 8/ 16

2. A partir da comparao dos dados da figura 3, relativos s regies agrrias da Beira Litoral e de Entre Douro e Minho, conclui-se que... A. na regio agrria de Entre Douro e Minho, a rea coberta por floresta maior do que na regio agrria da Beira Litoral. B. na regio agrria de Entre Douro e Minho, h menos exploraes agrcolas com criao de gado do que na regio agrria da Beira Litoral. C. na regio agrria da Beira Litoral, as exploraes agrcolas com SAU tm maior nmero de blocos do que na regio agrria de Entre Douro e Minho. D. na regio agrria da Beira Litoral, as exploraes agrcolas com SAU so de menor dimenso do que na regio agrria de Entre Douro e Minho.

3. Dois dos factores que explicam a dimenso das exploraes agrcolas com SAU, no Alentejo, so... A. a baixa densidade populacional e o predomnio de solos pobres. B. a baixa densidade populacional e o predomnio de solos frteis. C. o grande nmero de unidades de turismo rural e o predomnio de solos pobres. D. o grande nmero de unidades de turismo rural e o predomnio de solos frteis.

4. Sob o ponto de vista agrcola, a SAU da regio agrria do Ribatejo e Oeste uma das que mais se valorizaram porque: A. a modernizao das exploraes e a proximidade de Lisboa induziram o aumento do rendimento das culturas. B. a modernizao das exploraes e a abundncia de mo-de-obra induziram o aumento do rendimento das culturas. C. a fraca mecanizao e a abundncia de mo-de-obra diminuram a produtividade do trabalho. D. a fraca mecanizao e a proximidade de Lisboa diminuram a produtividade do trabalho.

5. A melhoria da competitividade do sector agrcola portugus no mercado externo passa pela aplicao de medidas como... A. o aumento da disperso das exploraes agrcolas, o incremento do set-aside e a seleco de culturas em funo das necessidades do mercado europeu. B. a promoo do emparcelamento das exploraes agrcolas, o incremento do set-aside e a melhoria da comercializao dos produtos agrcolas. C. o aumento da disperso das exploraes agrcolas, o investimento na qualidade dos produtos e a seleco de culturas em funo das necessidades do mercado europeu. D. a promoo do emparcelamento das exploraes agrcolas, o investimento na qualidade dos produtos e a melhoria da comercializao dos produtos agrcolas.

Prova 719.V1 Pgina 9/ 16

IV

A figura 4 uma imagem de satlite da cidade de vora e da respectiva rea envolvente.

Fonte: Google Earth

Figura 4 vora, imagem de satlite

1. As reas assinaladas na figura 4 que correspondem, respectivamente, fase centrpeta e fase centrfuga do crescimento da cidade de vora so... A. A e C. B. A e B. C. D e C. D. B e D.

2. As reas residenciais com as caractersticas da assinalada pela letra C surgem, em cidades como vora, devido, em regra,... A. ao desenvolvimento das actividades agrcolas e reduzida oferta habitacional no centro da cidade. B. melhoria da acessibilidade e grande poluio industrial no centro da cidade. C. ao desenvolvimento das actividades agrcolas e grande poluio industrial no centro da cidade. D. melhoria da acessibilidade e reduzida oferta habitacional no centro da cidade.
Prova 719.V1 Pgina 10/ 16

3. O aumento da rea de influncia da cidade de vora, como o registado nas ltimas dcadas, relaciona-se, entre outros aspectos, com a oferta de... A. ensino universitrio e a existncia de corporao de bombeiros. B. escolas do primeiro ciclo e a presena de comrcio de nvel mais raro. C. ensino universitrio e a presena de comrcio de nvel mais raro. D. escolas do primeiro ciclo e a existncia de corporao de bombeiros.

4. A criao de parques industriais em cidades como vora apresenta vantagens, tais como um... A. aumento da importao de energia e uma reduo dos movimentos pendulares no interior do concelho. B. melhor ordenamento do espao e uma melhoria das condies para a fixao de empresas. C. melhor ordenamento do espao e uma reduo dos movimentos pendulares no interior do concelho. D. aumento da importao de energia e uma melhoria das condies para a fixao de empresas.

5. Cidades como vora desempenham um importante papel no equilbrio da rede urbana nacional, por terem uma... A. grande dimenso e uma importante actividade agrcola, ao nvel nacional. B. dimenso mdia e uma concentrao de comrcio e de servios mais raros, ao nvel regional. C. dimenso mdia e uma importante actividade agrcola, ao nvel nacional. D. grande dimenso e uma concentrao de comrcio e de servios mais raros, ao nvel regional.

Prova 719.V1 Pgina 11/ 16

Os documentos seguintes referem-se a duas grandes centrais de energia solar localizadas no Alentejo.

Maior Central de Energia Solar do Mundo Vai Ser Instalada na Amareleja O Baldio das Ferrarias, na vila da Amareleja, concelho de Moura, distrito de Beja, por ser um dos locais do planeta com maior nmero de horas com sol, foi o local escolhido para a instalao daquela que vai ser a maior central de energia solar do mundo. Mais de 100 hectares de painis solares fixos e mveis vo produzir 64 megawatts de energia, que sero lanados na Rede Elctrica Nacional a partir de Alqueva. A construo deste equipamento tem um custo estimado de 250 milhes de euros. A futura localizao, em Moura, de indstrias centradas no fabrico de componentes para energia fotovoltaica garante a criao de 150 postos de trabalho directos e de mil indirectos. A central solar da Amareleja implica o recurso a tecnologia de ltima gerao, o que conduzir fixao na regio de mo-de-obra altamente qualificada, factor que ter um efeito estruturante na economia local, fortemente dependente de um sector agrcola em crise profunda, geradora de elevadas taxas de desemprego.
Carlos Dias. Jornal Pblico.11-1-2004 (adaptado)

Fonte: www.vozdaplanicie.pt (Set. 2006)

Figura 5 Central fotovoltaica de Serpa


Prova 719.V1 Pgina 12/ 16

1. Apresente dois factores explicativos do elevado nmero de horas de sol na Amareleja.

2. Mencione uma vantagem e uma desvantagem da produo de energia elctrica a partir de centrais fotovoltaicas.

3. Refira duas consequncias, na demografia regional, resultantes de iniciativas como as que constam dos documentos.

4. Justifique a necessidade de desenvolvimento de projectos como os ilustrados nos documentos, considerando: as metas da poltica energtica europeia; os impactos na balana comercial portuguesa.

Prova 719.V1 Pgina 13/ 16

VI
O mapa da figura 6 representa, salientando os troos com perfil de auto-estrada, a rede nacional fundamental (IP) e a rede nacional complementar (IC) em Portugal Continental, de acordo com o previsto no Plano Rodovirio Nacional 2000. A figura 7 mostra o aspecto de uma obra de arte de engenharia, numa auto-estrada.

Figura 6 Rede nacional fundamental (IP) e rede


nacional complementar (IC)

Figura 7 Obra de arte de engenharia numa auto-estrada

Prova 719.V1 Pgina 14/ 16

1. Refira duas caractersticas da rede nacional fundamental, em Portugal Continental.

2. Mencione dois impactos ambientais decorrentes da construo de auto-estradas.

3. Identifique dois itinerrios que, ao articularem o transporte martimo e o transporte rodovirio de mercadorias, contribuam para a afirmao de Portugal como porta atlntica do Sudoeste europeu.

4. Explique o incremento do transporte martimo proposto pela UE, considerando: as desvantagens do transporte rodovirio; as vantagens da multimodalidade.

FIM

Prova 719.V1 Pgina 15/ 16

COTAES GRUPO I 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO II 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO III 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO IV 1. 2. 3. 4. 5. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 5 5 5 5 5 pontos pontos pontos pontos pontos 25 pontos GRUPO V 1. 2. 3. 4. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 10 10 10 20 pontos pontos pontos pontos 50 pontos GRUPO VI 1. 2. 3. 4. .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... .................................................................................................................... 10 10 10 20 pontos pontos pontos pontos 50 pontos

TOTAL .....................................................
Prova 719.V1 Pgina 16/ 16

200 pontos

You might also like