You are on page 1of 32

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO CURSO: CINCIA DA COMPUTAO 9 PERODO

Prof Danielle Casillo

Utilizar os mesmos processos do trabalho anterior (Ladder j existente). Implementar este sistema na Interface Homem Mquina IHM do eZAP900. Fazer a comunicao entre o programa em Ladder e a IHM de forma a mostra no LCD as mudanas no processo. Alm disso, fazer um sistema de superviso utilizando o software Intouch e animar o processo conforme as mudanas em tempo de execuo.
Sistemas Supervisrios - Aula 1 2

Entrega e apresentao dos projetos dia 24/11. Vale nota da 2 Unidade: 7 pontos
4,0 pontos pelo trabalho 3,0 pontos apresentao e resposta s perguntas.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

Sistemas Supervisrios - Aula 1

Na indstria tem-se a necessidade de centralizar as informaes de forma a termos o mximo possvel de informaes com o menor tempo possvel. O Sistema Supervisrio veio para reduzir a dimenso dos painis e melhorar a interface homem/mquina. So baseados em computadores executando softwares especficos de superviso de processo industrial.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

um software destinado a promover a interface homem/mquina, afim de proporcionar uma superviso plena do processo atravs de telas devidamente configuradas. As telas que representam o processo podem ser animadas em funo das informaes recebidas pelo CLP. Quando falamos em superviso temos a idia de dirigir, orientar ou inspecionar em um plano superior.
Sistemas Supervisrios - Aula 1 6

Permitem uma visualizao grfica com informaes do processo por cores e animaes. Do ao projetista uma ampla gama de comunicao com os mais diversos tipos de marcas e modelos de equipamentos disponveis no mercado.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

Qualquer sistema, apoiado em computador ou equipamento programvel, que remova o trabalhador de tarefas repetitivas e que vise a solues rpidas e econmicas para atingir os objetivos das indstrias.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

Os blocos so realimentados e o controlador (CLP) verifica os estados do processo atravs dos sensores, toma a deciso que foi programada e interfere no processo atravs dos atuadores, alm de receber e enviar informaes para o sistema de superviso.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

Rede de comunicao industrial o conjunto de equipamentos e softwares utilizados para propiciar o trnsito de informaes da produo, entre os diversos nveis hierrquicos de um processo industrial. As informaes (dados) so transmitidas em quadros ou pacotes, que so uma seqncia de bytes definida por um protocolo de rede.
Sistemas Supervisrios - Aula 1 10

Sistemas Supervisrios - Aula 1

11

Sistemas Supervisrios - Aula 1

12

Sistemas Supervisrios - Aula 1

13

Entre Supervisrio e CLP:


Hardware: utilizada uma via de comunicao, que pode ser uma porta serial, uma placa de rede, etc. Software : Para comunicao necessrio que o driver do equipamento esteja sendo executado simultaneamente com o supervisrio.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

14

O driver um software responsvel pela comunicao, ele possui o protocolo de comunicao do equipamento. Um dos grandes problemas de se interfacear equipamentos e sistemas no cho de fbrica reside em se compatibilizar os protocolos da camada de aplicao. Dois protocolos se destacam na utilizao de drivers de comunicao com equipamentos de campo: OPC e DDE.
Sistemas Supervisrios - Aula 1 15

O padro OPC foi inicialmente liderado pela Microsoft e especificado pela OPC Foundation. Este protocolo hoje o padro da indstria.
Um fabricante de equipamento de controle poder fornecer com o seu produto um servidor OPC. O fabricante de SCADA tambm fornece o cliente OPC. O mesmo acontece com um fornecedor de inversores, de rels inteligentes ou de qualquer outro dispositivo industrial inteligente. Um sistema SCADA tambm pode oferecer um servidor OPC para comunicao com outro sistema de aquisio de dados.
Sistemas Supervisrios - Aula 1 16

O protocolo OPC baseado no modelo de componentizao criado pela Microsoft e denominado COM (Componet Object Model), uma maneira eficiente de se estabelecer interfaces para aplicaes que substitui as chamadas de procedimento e as DLL usadas inicialmente para encapsular uma aplicao. O nome OPC: OLE for Process Control foi criado na poca em que o COM era um modelo embrionrio de comunicao entre aplicativos como o nome de OLE (Object Linking and Embedding).
Sistemas Supervisrios - Aula 1 17

nativo no sistema operacional Windows e permite o intercmbio dinmico de dados a partir da configurao de trs parmetros bsicos:
Aplicao nome do programa servidor; Tpico nome do tpico de acesso; Item endereo da varivel.

um protocolo relativamente simples comparado com o OPC, porm possui as vantagens de ser rpido e necessitar de pouco recurso do processador.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

18

SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition) na automao refere-se a sistemas de superviso, controle e aquisio de dados composto por um ou mais computadores monitorando e controlando um processo. O objetivo principal dos sistemas SCADA propiciar uma interface de alto nvel do operador com o processo informando-o "em tempo real" de todos os eventos de importncia da planta.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

19

So aplicativos que permitem que sejam monitoradas e rastreadas informaes do processo produtivo, as informaes podem ser visualizadas por intermdio de quadros sinticos animados com indicaes instantneas das variveis de processo (vazo, temperatura, presso, volume, etc).

Sistemas Supervisrios - Aula 1

20

Um sistema SCADA permite a um operador, em uma localizao central, controlar um processo distribudo em lugares distantes, como, leo ou gs natural, sistemas de saneamento, ou complexos hidroeltricos, fazer set-point ou controlar processos distantes, abrir ou fechar vlvulas ou chaves, monitorar alarmes, e armazenar informaes de processo.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

21

um conjunto de softwares que se destina criao de telas grficas de interao. uma das IHM mais simples de ser configurada. Apresenta:
Boa configurao Bom desenho Boa biblioteca Linguagem orientada ao objeto

Sistemas Supervisrios - Aula 1

22

Software aplicativo em um PC convencional. Aplicaes para monitorao, superviso, obteno de dados e rastreamento de informaes do processo produtivo. Visualizao em telas animadas que representam o processo a ser controlado. Indicao instantnea das variveis de processo (vazo, temperatura, presso, volume, etc). Facilitam movimentao de informaes para gerenciamento e diretrizes.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

23

Aquisio de dados
Retirada de informaes do processo atravs da conexo que o computador tem com o CLP, controlador do processo.

Gerenciamento de dados
Apresentao, em tempo real de execuo, dos dados do processo (telas, relatrios, histricos, etc.)

Sistemas Supervisrios - Aula 1

24

Em vez de um simples piscar de lmpadas, o operador tem uma melhor visualizao quando efetivamente enxerga o abrir de uma vlvula, o ligamento de um motor, ou outra informao do processo de maneira visual.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

25

Atualmente, o que predomina em Sistemas Supervisrios o padro Windows, baseado no padro Microsoft de interface homem-mquina, o qual possibilita reduo no tempo de aprendizagem se o operador estiver familiarizado com outras aplicaes Microsoft e seu ambiente de trabalho. O que se procura buscar em um Supervisrio a capacidade de integrao com outros produtos tipo Windows que facilite o link com outros sistemas da Microsoft.
Sistemas Supervisrios - Aula 1 26

RSView (Rockwell Allen Bradley) Elipse (nacional) Intouch (Wonderware) Fix (Intellution) Wizcon Operate it (ABB) Unisoft Gnesis Citect FactoryLink
Sistemas Supervisrios - Aula 1 27

A grande maioria dos softwares utilizados em IHM proprietria, logo deve-se pagar pela licena de uso. Forma de proteo do fabricante do software IHM:
Chave de Hardware (hardkey) - cada chave est associada a um nico nmero de srie. A chave instalada na porta paralela do micro (no interfere nas operaes com a impressora) ou porta USB. Chave de Software (softkey) normalmente estas chaves so associadas a uma caracterstica da PC como MAC da interface de rede, serial do HD ou serial do processador.
Sistemas Supervisrios - Aula 1 28

Quando a licena no adquirida, normalmente os softwares de superviso possuem um modo demonstrativo com algumas limitaes. Exemplos de limitaes:
Nmero mximo de janelas, nmero mximo de tagnames, tempo mximo em Run. Esta uma forma marketing do fabricante do software de superviso.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

29

Pioneira no uso do Windows na rea de automao industrial. um sistema SCADA. Comparado com outros sistemas, possui interface homem mqiuna mais simples de ser configurada.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

30

O cone Intouch do grupo Intouch for Windows, um gerenciador de aplicativos, onde selecionamos diretrios das aplicaes ou at mesmo criamos diretrio para novas aplicaes. Atravs deste podemos carregar para a memria o Windows Maker ou o Windows Viewer. O Windows Maker destina-se a criao de janelas e edio das animaes, j o Windows Viewer o software que executa a janela que foi produzida no Windows Maker.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

31

Menu iniciar, programas, Wonderware, InTouch. Duplo clique no atalho InTouch rea de trabalho. Aparecer o gerenciador de aplicativos, e atravs deste possvel cria uma nova aplicao, alterar a lista de aplicativos, etc.

Sistemas Supervisrios - Aula 1

32

You might also like