You are on page 1of 16

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de maro

Prova Escrita de Geografia A


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 719/1. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
16 Pginas

2012

VERSO 1

Prova 719.V1/1. F. Pgina 1/ 16

Pgina em branco -

Prova 719.V1/1. F. Pgina 2/ 16

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova (Verso 1 ou Verso 2). A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens dos Grupos I, II, III e IV. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. Pode utilizar rgua e mquina de calcular do tipo no alfanumrico, no programvel. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova. A ortografia dos textos e de outros documentos segue o Acordo Ortogrfico de 1990.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 3/ 16

Na resposta a cada item dos Grupos I, II, III e IV, selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, a letra que identifica a opo escolhida.

GRUPO I
Na Figura 1, esto representados os grficos termopluviomtricos de algumas estaes meteorolgicas, construdos a partir das normais climatolgicas (1971-2000), que mostram as caractersticas climticas de Portugal continental.

Fonte dos dados: www.meteo.pt (consultado em outubro de 2011)

Figura 1 Grficos termopluviomtricos de algumas estaes meteorolgicas de Portugal continental.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 4/ 16

1. A posio relativamente ao oceano , de acordo com a Figura 1, o principal fator explicativo da diferena nos valores da temperatura e da precipitao entre as estaes meteorolgicas (A) de Sines e de Bragana. (B) de Braga e de Beja. (C) de Faro e de Coimbra. (D) de Coimbra e de Castelo Branco.

2. O nmero de meses secos registado nas estaes meteorolgicas a norte do rio Douro, representadas na Figura 1, deve-se, entre outras razes, influncia (A) dos ventos quentes continentais, durante o vero. (B) do anticiclone dos Aores, durante grande parte do ano. (C) das perturbaes da frente polar, ao longo do ano. (D) da nortada, durante o perodo de inverno.

3. O clima de Portugal continental, apesar da grande variabilidade regional, caracteriza-se, em geral, por apresentar (A) veres quentes e secos e invernos suaves e chuvosos. (B) veres frescos e hmidos e invernos rigorosos e pouco chuvosos. (C) veres frescos e hmidos e invernos suaves e chuvosos. (D) veres quentes e secos e invernos rigorosos e pouco chuvosos.

4. Os fatores do clima que explicam a diversidade de comportamento dos elementos climticos no territrio de Portugal continental so, entre outros, (A) a nebulosidade e as correntes martimas. (B) a latitude e o relevo. (C) a altitude e o vento. (D) a humidade relativa e a presso atmosfrica.

5. O armazenamento de gua em barragens, alm de ajudar a regularizar o caudal dos rios portugueses, garante a (A) ausncia de cheias a montante da barragem, em anos com elevados quantitativos de precipitao. (B) qualidade da gua, ao eliminar os fatores responsveis pela eutrofizao. (C) diminuio da eroso dos solos a montante da barragem, em perodos de chuva torrencial. (D) disponibilidade de gua nos meses secos para consumo domstico e agrcola.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 5/ 16

GRUPO II
O mapa da Figura 2 consta da verso para consulta pblica do Plano das Bacias Hidrogrficas das ribeiras do Oeste.

Fonte: www.arhtejo.pt (adaptado) (consultado em dezembro de 2011)

Figura 2 Necessidades de gua nas bacias hidrogrficas das ribeiras do Oeste.

1. A maioria das ribeiras principais da regio Oeste, representadas na Figura 2, tem orientaes (A) este-oeste e norte-sul. (B) este-oeste e sudeste-noroeste. (C) sudoeste-nordeste e sudeste-noroeste. (D) norte-sul e sudoeste-nordeste.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 6/ 16

2. As maiores necessidades de gua nas bacias hidrogrficas das ribeiras do Oeste a norte de Peniche, segundo os dados da Figura 2, verificam-se em usos (A) urbanos, dado que h um grande nmero de cidades de mdia dimenso. (B) agrcolas, devido ao grande investimento realizado no olival intensivo. (C) agrcolas, porque se regista uma elevada produo hortcola e frutcola. (D) urbanos, uma vez que predominam processos de urbanizao difusa.

3. A agricultura e a criao de gado so atividades econmicas que, em regies como a do Oeste, afetam (A) a qualidade das guas superficiais e subterrneas, devido elevada concentrao de nitratos, de fosfatos e de substncias orgnicas. (B) a qualidade das guas superficiais e subterrneas, devido salinizao provocada pela invaso das guas do mar. (C) a quantidade de guas superficiais, uma vez que estas so desviadas para as exploraes de agricultura extensiva. (D) a quantidade de guas subterrneas, porque a reteno de gua para fins agrcolas em mini-hdricas impede a infiltrao.

4. A preservao da qualidade dos recursos hdricos passa, entre outras medidas, (A) por limitar o consumo de gua no vero e por utilizar produtos qumicos de sntese na agricultura. (B) por limitar a rea destinada a culturas de sequeiro e por aplicar multas pesadas aos agentes poluidores. (C) por construir Estaes de Tratamento de guas (ETA) e por promover transvases nos rios internacionais. (D) por construir Estaes de Tratamento de guas Residuais (ETAR) e por privilegiar a agricultura biolgica.

5. Os Planos de Bacia Hidrogrfica so instrumentos de planeamento que tm como principais objetivos (A) impor regras de ocupao, de uso e de transformao do solo nas bacias hidrogrficas e contribuir para a satisfao das necessidades de gua da populao. (B) proteger as guas ao nvel das bacias hidrogrficas e contribuir para a valorizao econmica dos recursos hdricos existentes. (C) requalificar os recursos hdricos e interditar a descarga direta de efluentes nas albufeiras de guas pblicas. (D) avaliar a disponibilidade e o estado das guas superficiais e subterrneas e definir as normas para a elaborao da Diretiva Quadro da gua.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 7/ 16

GRUPO III
A Figura 3 representa a distribuio, em Portugal, do nmero de exploraes agrcolas e da SAU, por classes de SAU, em 1999 e 2009. As percentagens correspondem ao peso de cada classe de SAU no total nacional, em cada ano.

Fonte: www.ine.pt (consultado em dezembro de 2010)

Figura 3 Distribuio do nmero de exploraes agrcolas e da SAU, por classes de SAU, em 1999 e 2009.

1. A estrutura fundiria portuguesa, de acordo com os dados da Figura 3, caracteriza-se, quer em 1999, quer em 2009, por apresentar (A) mais de 75% de exploraes com dimenso inferior a 5 ha. (B) mais de 25% de exploraes com dimenso entre 0 e 1 ha. (C) menos de 50% de exploraes com dimenso entre 1 e 5 ha. (D) menos de 20% de exploraes com dimenso igual ou superior a 5 ha.

2. O aumento, de 1999 a 2009, da dimenso mdia da SAU das exploraes agrcolas com 50 e mais hectares verificou-se, sobretudo, nas regies agrrias (A) de Trs-os-Montes e da Beira Interior. (B) do Ribatejo e Oeste e do Alentejo. (C) do Ribatejo e Oeste e da Beira Interior. (D) de Trs-os-Montes e do Alentejo.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 8/ 16

3. De entre as razes que explicam que Portugal tenha perdido cerca de 111 000 exploraes agrcolas, entre 1999 e 2009, pode referir-se (A) o incentivo utilizao da rotao de culturas, com recurso ao pousio. (B) o apoio ao modo de produo biolgico atravs de fundos comunitrios. (C) a obrigatoriedade da aplicao de set-aside nas exploraes de maior dimenso. (D) a fraca competitividade do sector agrcola portugus face ao espanhol.

4. A agricultura portuguesa, alm das deficincias estruturais que o grfico da Figura 3 evidencia, caracteriza-se (A) pela feminizao do sector agrcola e pela elevada percentagem de mo de obra agrcola a tempo completo. (B) pela elevada qualificao profissional dos produtores agrcolas e pelo custo elevado dos fatores de produo. (C) pela predominncia de mo de obra familiar e pelo envelhecimento dos produtores agrcolas. (D) pela reduzida dimenso econmica das exploraes e pelo elevado nmero de sociedades agrcolas.

5. A dinamizao do sector agrcola portugus passa, entre outras medidas, (A) pela reduo do custo dos fatores de produo agrcola e pelo incentivo ao associativismo dos produtores. (B) pela utilizao de organismos geneticamente modificados e pelo aumento do nmero de blocos por explorao. (C) pela limitao das exportaes de produtos agrcolas e pelo aumento da qualificao dos agricultores. (D) pela diminuio do preo dos produtos no produtor e pelo aumento do controlo da qualidade dos produtos.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 9/ 16

GRUPO IV
O nmero de cidades em Portugal, que em 1982 ascendia a 47, aumentou significativamente nas trs ltimas dcadas, desde que a Lei n. 11/82, de 2 de junho, veio estabelecer os parmetros para a elevao de um aglomerado populacional a cidade. Mas, ao mesmo tempo que se assiste a uma autntica corrida pela elevao a cidade, h vilas que recusam o ttulo. So poucas, mas parecem irredutveis na sua deciso.
Fonte: jornal Pblico, 10 de janeiro de 2010 (adaptado)

Fonte: Salgueiro, T. B., Problemas em torno de um conceito complexo, in Carlos Medeiros (coord.), Geografia de Portugal Sociedade, paisagens e cidades, Vol. II, Crculo de Leitores, Lisboa, 2005 (adaptado)

Figura 4 Distribuio das cidades em Portugal, em 2010.

1. Depois de 1981, foram elevadas a cidade localidades na ilha da Madeira e nas ilhas de (A) Porto Santo, So Jorge e Santa Maria. (B) Porto Santo, Terceira e So Miguel. (C) Graciosa, So Jorge e Porto Santo. (D) So Miguel, Graciosa e Porto Santo.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 10/ 16

2. O maior nmero de localidades portuguesas elevadas categoria de cidade a partir de 1981, de acordo com a Figura 4, verificou-se nos distritos (A) de Aveiro e do Porto. (B) de Aveiro e de Faro. (C) de Lisboa e do Porto. (D) de Faro e de Lisboa.

3. Em Portugal, de acordo com a Lei n. 11/82, de 2 de junho, para que uma vila possa ser elevada a cidade necessrio que, cumulativamente, disponha (A) de mais de 5000 eleitores em aglomerado populacional contnuo e de equipamentos de sade de nvel hierrquico superior. (B) de mais de 8000 eleitores em aglomerado populacional contnuo e de, pelo menos, metade de um conjunto de equipamentos coletivos pr-definido. (C) de mais de 5000 residentes em aglomerado populacional contnuo e de um patrimnio cultural e arquitetnico relevante. (D) de mais de 8000 residentes em aglomerado populacional contnuo e de, pelo menos, um estabelecimento de ensino superior.

4. A afirmao a rede urbana portuguesa tornou-se mais equilibrada com a elevao de um grande nmero de vilas categoria de cidade (A) verdadeira, porque o aumento do nmero de cidades com funes hierrquicas superiores levou reduo do respetivo raio de influncia. (B) falsa, porque o aumento do nmero de cidades mdias conduziu a uma distribuio mais homognea da populao. (C) verdadeira, porque a maioria das novas cidades localiza-se na proximidade das duas grandes metrpoles, o que reforou a posio hierrquica destas. (D) falsa, porque grande parte das novas cidades no tem dimenso demogrfica e funcional que dinamize uma grande rea de influncia.

5. As cidades devem assumir-se como centros de dinamizao dos espaos rurais envolventes atravs, por exemplo, (A) da desconcentrao dos servios administrativos e da valorizao de recursos exgenos. (B) da absoro da mo de obra agrcola e da valorizao ambiental do espao rural. (C) da construo de habitaes de arquitetura tradicional e do xodo da populao agrcola. (D) da fixao de servios de apoio s atividades rurais e da divulgao de produtos regionais.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 11/ 16

GRUPO V
Na Europa, o nmero de nascimentos diminuiu significativamente nas ltimas dcadas do sculo XX. A Figura 5 representa o ndice sinttico de fecundidade, em 2008, nos pases da Unio Europeia.

Fonte dos dados: Key figures on Europe, Eurostat, Comisso Europeia, 2010

Figura 5 ndice sinttico de fecundidade, em 2008, nos pases da Unio Europeia.

1. Identifique, a partir da anlise da Figura 5, dois dos pases da Unio Europeia que apresentam um ndice sinttico de fecundidade igual ou superior a 1,55 e cujo territrio se encontra integralmente a leste do meridiano 10 E.

2. Apresente duas das razes que explicam a quebra do ndice sinttico de fecundidade associada entrada das mulheres no mercado de trabalho.

3. Justifique o facto de a informao do mapa da Figura 5 nos permitir afirmar que a generalidade dos pases da Unio Europeia no assegura a renovao das geraes.

4. Explique as preocupaes dos governos dos pases da Unio Europeia com o envelhecimento da populao, considerando: o impacte socioeconmico deste envelhecimento; as medidas a tomar para inverter essa tendncia.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 12/ 16

Pgina em branco -

Prova 719.V1/1. F. Pgina 13/ 16

GRUPO VI
O grfico da Figura 6 mostra a evoluo das exportaes portuguesas por modo de transporte, no perodo de 1980 a 2007.

Fonte: www.imarpor.pt (consultado em novembro de 2011)

Figura 6 Exportaes portuguesas por modo de transporte, de 1980 a 2007.

Prova 719.V1/1. F. Pgina 14/ 16

1. Refira, a partir dos dados do grfico da Figura 6, o volume aproximado das exportaes portuguesas nos anos de 1980 e de 2007.

2. Justifique a alterao que se verificou na utilizao dos dois principais modos de transporte, a partir do final da dcada de 90 do sculo XX, evidenciada na Figura 6.

3. Refira duas das razes que explicam a reduzida quantidade de mercadorias exportadas por modo de transporte areo.

4. Explique os efeitos que o investimento realizado por Portugal em infraestruturas de transporte nas ltimas dcadas teve: na coeso territorial do pas; na internacionalizao da economia portuguesa.

FIM

Prova 719.V1/1. F. Pgina 15/ 16

COTAES GRUPO I
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos TOTAL ......................................... 200 pontos

GRUPO II
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO III
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO IV
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO V
1. 2. 3. 4. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO VI
1. 2. 3. 4. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

Prova 719.V1/1. F. Pgina 16/ 16

You might also like