You are on page 1of 12

Lio 02 Noes de Ergonomografia Ergonomografia significa buscar nas caractersticas anatmicas, fisiolgicas e psicolgicas do ser humano a otimizao para

a realizar o trabalho de escrever, usando os seus movimentos naturais obtidos atravs do posicionamento estratgico do brao, mo e dedos e do papel, o que faz com que sua letra fique padronizada, ou seja, adquira uniformidade, que pode ser continuamente mantida e melhorada com aplicao desta tcnica, portanto a postura na hora de escrever ou desenhar de extrema importncia, e este conjunto de observaes que garantir a facilidade e a uniformidade, principalmente o no mudar a posio, no mexer e o manter alinhado so a chaves do seu sucesso e ir melhorar imediatamente a sua letra. Ergonomografia, usando a tcnica Preparar Apontar Escrever, (PAE). O nosso lema ser este, a cada nova palavra ou exerccio que for escrever, desenhar, PAE, dever repetir todos os procedimentos aqui descritos, assim com o tempo voc os far sem dificuldade, de forma a usar a sua prpria ergonomia, e no final do curso livre das grades j estar escrevendo com o seu prprio ngulo natural. Para os destros 1 - Preparar: verificar se o papel e brao esto em posio correta, de forma que seja possvel traar um risco paralelo linha da escrita. Para isso necessrio que o conhunto brao e mo em posio de descanso forme com as linhas do papel um de ngulo prximo de 90 graus.

2 - Apontar: aps Preparar, para verificar se a palavra ser escrita no exato local pretendido, dever, com brao e mo alinhados em posio de descanso e a

caneta suavemente segura como um pincel na posio de traar, sem mexer a posio de apoio, de modo a ter o conjunto brao mo, transformado na haste de um compasso formado pelo seu ponto de apoio e a ponta da caneta, traar no local onde ir escrever, um risco imaginrio ou, inicialmente, muito fraco, como se riscasse uma palavra j escrita, do seu centro para suas extremidades, com movimentos de vai e vem. Este risco naturalmente produzido dever estar sempre paralelo a linha de apoio da escrita e o principal artifcio da tcnica, pois fornecer o paralelismo desejado dos traos inclinados das letras. Para conseguir colocar o trao na sua correta posio, gire suavemente o papel at a posio ideal desejada, este procedimento um pouco complicado no inicio vai ficando cada vez mais fcil com o uso e passara a fazer parte do cotidiano.

3 Escrever: aps Preparar e Apontar, sem mexer o apoio do brao, sem mudar a posio da mo, sem tirar ou levantar a caneta do risco,ou seja, a mo deve permanecer na exata posio que fez o risco imaginrio, no deve mudar sua posio e alinhamento em relao ao brao e nem ao papel, e a caneta deve permanecer na exata posio inicial. Escrever, partindo da extremidade esquerda do risco, a palavra escolhida, de uma s vez, procurando minimizar qualquer esforo e, sem interromper o trao, desenhar cada letra deixando que os traos inclinados sejam frutos da posio adotada, produzidos naturalmente e unicamente pelo movimento de contrao dos dedos e, aps terminada, traar as traves, cedilhas e acentos, que devem ser igualmente desenhados, relaxar e repetir o PAE para a prxima palavra. Os movimentos para cima e para baixo devem ser executados somente pela contrao dos dedos, as voltas pelos dedos, pela mnima articulao da mo

com o brao e pela mnima rotao no sentido da escrita do brao no seu ponto fixo de apoio, que quanto mais distante da ponta da caneta produzir menores distores, e menores sero as compensaes para manter a escrita sobre a linha, tcnica PAE que voc j pode por em prtica imediatamente, assim vai melhorar a sua letra a cada dia.

Para os canhotos Se um canhoto usar, como na tcnica para destros, o papel e o brao no mesmo ngulo, sua escrita passar a ser inclinada para esquerda, permanecendo o ngulo interno de inclinao 57 graus, mas como o usual ter uma escrita inclinada para direita, para obt-la ser necessrio um posicionamento um pouco menos confortvel que dos destros exigindo um esforo um pouco maior, porm, com o mesmo resultado. 1 - Preparar: verificar se o papel e brao esto em posio correta, de forma que seja possvel traar um risco paralelo a linha da escrita. Para isso necessrio que o conjunto brao e mo em posio de descanso forme com as linhas do papel um de ngulo prximo de 0 grau.

2 - Apontar: aps Preparar, para verificar se a palavra ser escrita no exato local pretendido dever, com brao e mo alinhados em posio de descanso segurar a caneta suavemente, como um pincel na posio de traar, transformado-os em um conjunto rigido, traar paralelo a linha de apoio, um risco imaginrio ou, inicialmente, muito fraco, como se riscasse uma palavra j escrita, do seu centro para suas extremidades, com movimentos de vai e vem. Este risco dever ser naturalmente produzido pelo deslocamento da musculatura do brao sobre a pele, sem mudar a sua posio de apoio e estar sempre paralelo linha

de apoio da escrita. Este o principal artifcio da tcnica, pois fornecer o paralelismo desejado dos traos inclinados das letras. Para conseguir colocar o trao na sua correta posio, gire suavemente o papel at a posio ideal desejada. Este procedimento, um pouco complicado no incio, vai ficando cada vez mais fcil com o uso e passar a fazer parte do cotidiano.

3 Escrever: aps Preparar e Apontar, sem mudar o paralelismo existente entre a linha de apoio da escrita e o brao, deixando a musculatura deslizar sobre a elasticidade da pele onde o brao est apoiado, sendo a palavra ou parte dela for muito extensa, deve ser escrita dentro deste limite, sem mudar a posio e o alinhamento da mo em relao ao brao, escrever at o final a palavra escolhida sem interromper o trao, desenhar cada letra, deixando que os traos inclinados sejam fruto da posio adotada produzidos, naturalmente e unicamente, pelo movimento de contrao dos dedos e, aps terminada, traar as traves, cedilhas e acentos, que devem ser igualmente desenhados. Relaxar e repetir o PAE para a prxima palavra. Os movimentos para cima e para baixo devem ser executados somente pela contrao dos dedos, as voltas pelos dedos, pela articulao da mo com o brao e pelo deslocamento do brao sobre a elasticidade da pele sem mudar o ponto de apoio, a tcnica PAE que voc j pode por em prtica imediatamente, e assim, melhorar a sua letra a cada dia.

Portanto, usar a PAE significa escrever sempre no mesmo lugar, e voc pode obter outros resultados fixando a posio do compasso e mudando a posio do papel.

Abaixo segue uma explicao complementar para melhor entendimento da tcnica.

Para destros
Com o papel colocado com ngulo interno de 45 graus esquerda, fixando o compasso como no exemplo abaixo, girando-o obtemos um grande arco, que tem no seu centro um pequeno trecho quase paralelo com a horizontal, e usando este conceito, o trecho onde quase no so necessrias correes adicionais ao escrever, que o risco do Apontar. E se mantida a posio em que o arco foi traado, os traos inclinados das palavras que forem escritas sobre ele tambm sero mantidos. Diante do exposto podemos concluir que a escrita inclinada para a direita dentro dos conceitos da ergonomografia que mais privilegia os destros, pois a nica em a inclinao da escrita e seu deslocamento da direita para esquerda, so naturais. Em tempo, fcil entender que na forma usual que se escrever as compensaes que temos de fazer para que a escrita se mantenha sobre a linha de apoio.

Usando partes deste novo conceito, podemos, mantendo a posio de apoio inicial, porem colocando o papel no esquadro da mesa, fazer com que o Apontar seja um risco perpendicular linha de apoio da escrita. Assim procedendo com pequenas correes podemos obter a escrita vertical.

Podemos ainda, colocar o papel com ngulo interno de 45 graus direita, assim o Apontar passa a ser um risco paralelo a linha de apoio da escrita, igual a dos canhotos para obter a escrita inclinada para a direita, porem a escrita ser inclinada para esquerda.

Para canhotos Se o canhoto utilizasse a forma inversa adotada para o destro, com o papel colocado com ngulo interno de 45 graus direita, a escrita obtida ser inclinada para a esquerda.

E se colocado no esquadro, a escrita vertical.

E com ngulo interno esquerda de 45 graus, a desejada escrita inclinada para a direita.

Diante do exposto penso ser conveniente que tanto o destro como o canhoto apreenda a escrita inclinada para a direita, e s depois passe para a vertical ou qualquer ngulo de sua preferncia. Podemos concluir que a escrita inclinada para a direita dentro dos conceitos da ergonomografia a que mais privilegia os destros, pois a nica em a inclinao da escrita e seu deslocamento da direita para esquerda, so naturais. Antes de iniciar o curso, preencha o Testemunho, para servir de acompanhamento do progresso obtido.

You might also like