You are on page 1of 23

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Notas biogrficas
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, em 6 de Novembro de 1916, e faleceu em Lisboa, em 2 de Julho de 2004. Pelo lado paterno, de origem dinamarquesa. Vive a sua infncia na Quinta do Campo Alegre, da qual diz ter sido "um territrio fabuloso com uma grande e rica famlia servida por uma criadagem numerosa". Influenciada pelo av materno, Thomaz Mello Breyner, cedo comea a tomar contacto com os grandes escritores portugueses. Os seus pais alugavam uma casa na praia da Granja para passar frias de Vero. A Quinta do Campo Alegre e a casa da praia da Granja, voltada para o mar, esto omnipresentes na sua obra, pois ali passou uma infncia feliz, uma adolescncia e juventude muito sadias. Contudo, a casa da Granja destaca-se, pois a voz do mar, dos bzios, dos corais ficar para sempre gravada no seu corao e ser a sua musa inspiradora. Em 1947, j casada com Francisco Sousa Tavares, inscreve-se na Assembleia da Granja, frequentada pela elite cultural do Porto e por muitos espanhis cultos. Do seu casamento nasceram cinco filhos, um dos quais o conhecido jornalista Miguel Sousa Tavares. Instalada em Lisboa, matricula-se em Filologia Clssica na Faculdade de Letras. Apesar de no ter concludo o curso, contacta com a cultura clssica que muito a veio a influenciar. Nascida e criada na velha aristocracia portuguesa, educada nos valores tradicionais da moral crist, dirigente de movimentos universitrios catlicos, vem a tornar-se uma das figuras mais representativas de uma atitude poltica liberal, denunciando os falsos critrios do regime salazarista e os seus seguidores mais radicais. Em 1975, foi eleita para a Assembleia Constituinte pelo crculo do Porto numa lista do Partido Socialista, enquanto o seu marido navegava rumo ao Partido Social Democrata. Tambm dedicou especial ateno literatura infanto-juvenil.
(Peixoto: 2001, 110)

Perfil potico
A poesia de Sophia de Mello Breyner revela uma grande fidelidade realidade do mundo em que vivemos, e a sua palavra potica que servir de agente da transfigurao da realidade, fazendo surgir um mundo harmonioso.

A observao da realidade exterior, do presente catico, faz despertar na poetisa reminiscncias (crena na verdade antiga da natureza, da sabedoria, das geraes), assim como alimentar a esperana de uma nova realidade, baseada em valores como a justia, a verdade e a igualdade. nos quatro elementos primordiais terra, gua, ar e fogo que Sophia busca no s a beleza potica, mas essencialmente o reencontro e a comunho com o primitivo e a verdade das origens. ento na natureza (elemento de purificao) que encontra a perfeio e a harmonia que tanto deseja encontrar entre os homens. Deste modo, a natureza o espao primordial, onde a poetisa reencontra as suas origens, por oposio cidade, local de conflitos e desencontros, onde existe "uma terrvel atroz imensa / Desonestidade". (Peixoto: 2001, 118)

Temas e motivos poticos 1. O jogo dos quatro elementos primordiais:


ar (vento, brisa, sopro, luar...) fogo (sol, luz1, lume...) terra (natureza, fauna, flora...) gua (mar, espuma, praia, conchas, bzios, polvos, areia, fonte...) Para a poetisa a poesia "implica", isto , compromete-se com o mundo exterior, interiorizando-o e retransmitindo-o. H uma reconstruo da aliana com a natureza e com as coisas numa procura de harmonia e pureza. Nestes elementos Sophia busca a beleza potica, o fascnio, a meditao, o reencontro e a comunho com o primitivo, com as origens. O mar, com as suas imagens, aromas e msica, um motivo que percorre quase toda a obra de Sophia. Simbolicamente representa: a totalidade, o infinito; a recuperao genesaca e purificadora da infncia; os segredos mais profundos do ser e do mundo; o lugar do Bem, do Amor e da Verdade; a transparncia, a exactido; a beleza; a abundncia; a pureza; o desejo de aventura, descoberta e conhecimento; o eterno movimento; a vida e a morte.

Relacionados com o mar esto outros espaos e ambientes que marcaram a infncia e juventude: a casa e o jardim (smbolo da beleza e da pureza dos dias vividos, chega a no ter dimenses, a existir fora do espao e do tempo, e transforma-se em fonte de imagens do passado de sonho e fantasia). Por oposio a estes elementos est a cidade por representar a destruio da natureza, lugar confuso, que limita os horizontes e a impede de atingir a perfeio e o equilbrio, ou seja, a cidade aparece, pois, como smbolo da artificialidade, em contraste com a natureza, smbolo de beleza.

Smbolo do fim das trevas e do caos, harmonia, encontro com o mundo.

Esquema-sntese2:

GUA AR TERRA FOGO

Natureza

Perfeio Pureza Equilbrio Harmonia

O poeta transmite estes valores atravs da sua poesia para apelar : verdade paz igualdade social justia liberdade

entre os homens

para criar uma unio entre o universo, as coisas e as pessoas

2. A procura da justia
denncia das injustias e da opresso numa atitude de empenhamento social e poltico; a poesia como "perseguio do real": "aquele que v o espantoso esplendor do mundo logicamente levado a ver o espantoso sofrimento do mundo" ("Arte Potica III", 1964); nesta preocupao com a degradao do mundo ocorre o motivo potico do Tempo: degradao do tempo histrico, do comportamento humano marcado pelo dio e pela ameaa constante, pela mentira e pela impureza, pela injustia e pelo Mal. Um "tempo dividido" entre o presente e o futuro, sendo o primeiro o tempo de agir na construo do segundo; ao "tempo dividido" contrape-se o "tempo absoluto", transcendente, tempo fora do tempo que se espelha na natureza, no mar, no infinito. Um tempo da harmonia eterna, da realizao suprema do homem, da verdade e da pureza, da justia e do Bem.

In Dossier Exame Port. B, M Jos Peixoto e Clia, Fonseca, Ed. Asa, 2001, 2 ed., p.114.

3. A abordagem dos mitos gregos evocao nostlgica e memria da Grcia e do mundo clssico cuja esttica conotada com a ideia de harmonia, equilbrio, perfeio e unidade (o tempo absoluto procurado); aliana entre beleza e verdade; viso apolnea3; das divindades diurnas; da luz solar; mundo povoado por deuses e no por homens.

Na cultura e educao da Grcia antiga encontrou uma tica (a conscincia da justia e do humanismo) e uma esttica que conjugou harmoniosamente com a ideologia crist. (adaptado de Acesso... )

4. As reflexes sobre potica: arte potica e valor educativo da poesia.


Para Sophia, a poesia a "arte mgica do ser" e o poeta o sacerdote, o mago, que se compromete com o sofrimento do mundo. Se o poeta nasce de um estado de ateno, o acto potico o fruto de uma "revelao mgica" e constitui uma forma de comunho com a Musa, o sobrenatural, o Absoluto, o outro lado da natureza. Ento, as palavras que integram os poemas no so apenas a matria-prima, elas so o "nome das coisas" e estabelecem uma aliana com o real, elas so o seu espelho vivo.4

ARTE POTICA As Artes Poticas I, II, III, IV e V so snteses meditativas fundamentais para uma mais completa compreenso do universo potico de Sophia e da sua evoluo: ARTE POTICA I Em Lagos em Agosto o sol cai a direito e h stios onde at o cho caiado. O sol pesado e a luz leve. Caminho no passeio rente ao muro mas no caibo na sombra. A sombra uma fita estreita. Mergulho a mo na sombra como se a mergulhasse na gua. A loja dos barros fica numa pequena rua do outro lado da praa. Fica depois da taberna fresca e da oficina do ferreiro. Entro na loja dos barros. A mulher que os vende pequena e velha, vestida de preto. Est em frente de mim rodeada de nforas. A direita e esquerda o cho e as prateleiras esto cobertos de louas alinhadas, empilhadas e amontoadas: pratos, bilhas, tigelas, nforas. H duas espcies de barro: barro cor-de-rosa-plido e barro vermelho-escuro. Barro que desde tempos imemoriais os homens aprenderam a modelar numa medida humana. Formas que atravs dos sculos vm de mo em mo. A loja onde estou como uma loja de Creta. Olho as nforas de barro plido poisadas em minha frente no cho. Talvez a arte deste tempo em que vivo me tenha ensinado a olh-las melhor. Talvez a arte deste tempo tenha sido uma arte de ascese que serviu para limpar o olhar. A beleza da nfora de barro plido to evidente, to certa que no pode ser descrita. Mas eu sei que a palavra beleza no nada, sei que a beleza no existe em si mas apenas o rosto, a forma, o sinal de uma verdade da qual ela no pode ser separada. No falo de uma beleza esttica mas sim de uma beleza potica.

Apolneo: de Apolo; relativo ao Sol; (fil.) em Nietzsche (filsofo alemo, 1844-1900), princpio da harmonia, da beleza, da mesura ou domnio de si. Em Sophia, o apolneo brota "de um fundo dionisaco" (princpio da exaltao trgica e pattica da vida). A beleza e harmonia no foi dada ao homem, mas conquistada. (cf. CARDOSO: 2003, p. 196) 4 Verssimo: 1999, 119.

Olho para a nfora: quando a encher de gua ela me dar de beber. Mas j agora ela me d de beber. Paz e alegria, deslumbramento de estar no mundo, religao. Olho para a nfora na pequena loja dos barros. Aqui paira uma doce penumbra. L fora est o sol. A nfora estabelece uma aliana entre mim e o sol. Olho para a nfora igual a todas as outras nforas, a nfora inumeravelmente repetida mas que nenhuma repetio pode aviltar porque nela existe um princpio incorruptvel. Porm, l fora na rua, sob o peso do mesmo sol, outras coisas me so oferecidas. Coisas diferentes. No tm nada de comum nem comigo nem com o sol. Vm de um mundo onde a aliana foi quebrada. Mundo que no est religado nem ao sol nem lua, nem a sis, nem a Demter, nem aos astros, nem ao eterno. Mundo que pode ser um habitat mas no um reino. O reino agora s aquele que cada um por si mesmo encontra e conquista, a aliana que cada um tece. Este o reino que buscamos nas praias de mar verde, no azul suspenso da noite, na pureza d cal, na pequena pedra polida, no perfume do orgo, Semelhante ao corpo de Orfeu dilacerado pelas frias5 este reino est dividido. Ns procuramos reuni-lo, procuramos a sua unidade, vamos de coisa em coisa. por isso que eu levo a nfora de barro plido e ela para mim preciosa. Ponho-a sobre o muro em frente do mar. Ela ali a nova imagem da minha aliana com as coisas. Aliana ameaada. Reino que com paixo encontro, reno, edifico. Reino vulnervel. Companheiro mortal da eternidade. Sntese da Arte Potica I (a relao com a realidade): A beleza o sinal de uma verdade da qual ela no pode ser separada; da ser evidente, certa, sem poder ser descrita. Da o contraste estabelecido entre: - por um lado, a nfora, modelada numa medida humana, forma que atravs dos sculos, vem de mo em mo, d ao poeta paz, alegria, deslumbramento de estar no mundo, religao - e, por outro lado, as coisas da cidade, que no tm nada de comum com o poeta nem com o sol, vm de um mundo onde a aliana foi quebrada, um mundo que pode ser um habitat, no um reino, que no est ligado nem ao sol, nem lua, nem a sis, nem a Demter, nem aos astros nem ao eterno.

ARTE POTICA II A poesia no me pede propriamente uma especializao pois a sua arte uma arte do ser. Tambm no tempo ou trabalho que a poesia me pede. Nem me pede uma cincia nem uma esttica nem uma teoria. Pede-me antes a inteireza do meu ser, uma conscincia mais funda do que a minha inteligncia, uma fidelidade mais pura do que aquela que eu posso controlar. Pede-me uma intransigncia sem lacuna. Pede-me que arranque da minha vida que se quebra, gasta, corrompe e dilui uma tnica sem costura. Pede-me que viva atenta como uma antena, pede-me que viva sempre, que nunca me esquea. Pede-me uma obstinao sem trguas, densa e compacta. Pois a poesia a minha explicao com o universo, a minha convivncia com as coisas, a minha participao no real, o meu encontro com as vozes e as imagens. Por isso o poema no fala duma vida ideal mas sim duma vida concreta: ngulo da janela, ressonncia das ruas, das cidades e dos quartos, sombra dos muros, apario dos rostos, silncio, distncia e brilho das estrelas, respirao da noite, perfume da tlia e do orgo.

Trs deusas dos infernos: Alecto, Medusa e Nmesis deusas da discrdia, da vingana e do castigo, respectivamente.

esta relao com o universo que define o poema como poema, como obra de criao potica. Quando h apenas relao com uma matria h apenas artesanato. o artesanato que pede especializao, cincia, trabalho, tempo e uma esttica. Todo o poeta, todo o artista arteso duma linguagem. Mas o artesanato das artes poticas no nasce de si mesmo, isto da relao com uma matria, como nas artes artesanais. O artesanato das artes poticas nasce da prpria poesia qual est consubstancialmente unido. Se um poeta diz obscuro, amplo, barco, pedra porque estas palavras nomeiam a sua viso do mundo, a sua ligao com as coisas. No foram palavras escolhidas esteticamente pela sua beleza, foram escolhidas pela sua realidade, pela sua necessidade, pela seu poder potico de estabelecer uma aliana. E da obstinao sem trguas que a poesia exige que nasce o obstinado rigor do poema. O verso denso, tenso como um arco, exactamente dito, porque os dias foram densos, tensos como arcos, exactamente vividos. O equilbrio das palavras entre si o equilbrio dos momentos entre si. E no quadro sensvel do poema vejo para onde vou, reconheo o meu caminho, o meu reino, a minha vida. Sntese da Arte Potica II: A poesia como explicao do universo, como participao no real, encontro com as vozes e as imagens; O poema no fala de uma vida ideal mas sim de uma vida concreta. A palavra como instrumento da aliana do poeta com as coisas. Da o obstinado rigor do poema. Da a inteireza, a intransigncia sem lacuna, a tnica sem costura que o poeta deve arrancar da sua vida que se quebra, gasta, da a ateno e a obstinao sem trguas exigidas ao poeta.

ARTE POTICA III (1964) A coisa mais antiga de que me lembro dum quarto em frente do mar dentro do qual estava poisada em cima duma mesa, uma ma enorme e vermelha. Do brilho do mar e do vermelho da ma erguia-se uma felicidade irrecusvel, nua e inteira. No era nada de fantstico, no era nada de imaginrio: era a prpria presena do real que eu descobria. Mais tarde a obra de outros artistas veio confirmar a objectividade do meu prprio olhar. Em Homero reconheci essa felicidade nua e inteira, esse esplendor da presena das coisas. E tambm a reconheci intensa, atenta e acesa na pintura de Amadeo de Sousa-Cardoso. Dizer que a obra de arte faz parte da cultura uma coisa um pouco escolar e artificial. A obra de arte faz parte do real e destino, realizao, salvao e vida. Sempre a poesia foi para mim uma perseguio do real. Um poema foi sempre um crculo traado roda duma coisa, um crculo onde o pssaro do real fica preso. E se a minha poesia, tendo partido do ar, do mar e da luz, evoluiu, evoluiu sempre dentro dessa busca atenta. Quem procura uma relao justa com a pedra, com a rvore, com o rio, necessariamente levado, pelo esprito de verdade que o anima, a procurar uma relao justa com o homem. Aquele que v o espantoso esplendor do mundo logicamente levado a ver o espantoso sofrimento do mundo. Aquele que v o fenmeno quer ver todo o fenmeno. apenas uma questo de ateno, de sequncia e de rigor. E por isso que a poesia uma moral. E por isso que o poeta levado a buscar a justia pela prpria natureza da sua poesia. E a busca da justia desde sempre uma coordenada fundamental de toda a obra potica. Vemos que no teatro grego o tema da justia a prpria respirao das palavras. Diz o coro de squilo: Nenhuma muralha defender aquele que, embriagado com a sua riqueza, derruba o altar sagrado da justia. Pois a justia se confunde com aquele equilbrio das coisas, com aquela ordem do mundo onde o poeta quer integrar o seu canto. Confunde-se com aquele amor que, segundo Dante, move o sol e os outros astros. Confunde-se com a nossa f no universo. Se em frente do esplendor do mundo nos alegramos com paixo, tambm em frente do sofrimento do

mundo nos revoltamos com paixo. Esta lgica ntima, interior, consequente consigo prpria, necessria, fiel a si mesma. O facto de sermos feitos de louvor e protesto testemunha a unidade da nossa conscincia. A moral do poema no depende de nenhum cdigo, de nenhuma lei, de nenhum programa que lhe seja exterior, mas, porque uma realidade vivida, integra-se no tempo vivido. E o tempo em que vivemos o tempo duma profunda tomada de conscincia. Depois de tantos sculos de pecado burgus a nossa poca rejeita a herana do pecado organizado. No aceitamos a fatalidade do mal. Como Antgona, a poesia do nosso tempo no aprendeu a ceder aos desastres. H um desejo de rigor e de verdade que intrnseco ntima estrutura do poema e que no pode aceitar uma ordem falsa. O artista no , e nunca foi, um homem isolado que vive no alto duma torre de marfim. O artista, mesmo aquele que mais se coloca margem da convivncia, influenciar necessariamente, atravs da sua obra, a vida e o destino dos outros. Mesmo que o artista escolha o isolamento como melhor condio de trabalho e criao, pelo simples facto de fazer uma obra de rigor, de verdade e de conscincia, ele est a contribuir para a formao duma conscincia comum. Mesmo que fale somente de pedras ou de brisas a obra do artista vem sempre dizer-nos isto: Que no somos apenas animais acossados na luta pela sobrevivncia mas que somos, por direito natural, herdeiros da liberdade e da dignidade do ser. Eis-nos aqui reunidos, ns escritores portugueses, reunidos por uma lngua comum. Mas acima de tudo estamos reunidos por aquilo a que o Padre Teilhard de Chardin chamou a nossa confiana no progresso das coisas. E tendo comeado por saudar os amigos presentes quero, ao terminar, saudar os meus amigos ausentes: porque no h nada que possa separar aqueles que esto reunidos por uma f e por uma esperana. (Texto lido em 11 de Julho de 1964 no almoo de homenagem promovido pela Sociedade Portuguesa de Escritores, por ocasio da entrega do Grande Prmio de Poesia, atribudo a Livro Sexto). Sntese da Arte Potica III (a poesia a perseguio do real): na procura da relao justa com as coisas onde est implcita uma relao justa com o homem. por isso que a poesia uma moral: aquele que v o espantoso esplendor do mundo logicamente levado a ver o espantoso sofrimento do mundo. por isso que a poesia conter em si uma procura de justia (a justia confunde-se com o equilbrio das coisas, com aquela ordem do mundo que o poeta quer integrar no seu canto. por isso que o poeta se revolta perante o sofrimento do mundo. por isso que a moral do poema o resultado de uma integrao no tempo vivido tempo duma profunda tomada de conscincia; tempo de rejeio do pecado burgus. Por isso, o artista tem um papel a cumprir: - influencia a vida e o destino dos outros; - contribui para a formao de uma conscincia comum dizendo-nos que no somos apenas animais acossados na luta pela sobrevivncia mas que somos, por direito natural, herdeiros da liberdade e da dignidade do ser. (por: Lus Lima Barreto in http://www.esec-cidade-universitaria.rcts.pt/textosportugues)

ARTE POTICA IV (1972) e ARTE POTICA V (1988) Na Arte potica IV e na Arte Potica V, Sophia recorre expresso do ser e do fazer do poema como escuta do que concebe como nome deste mundo dito por ele prprio(Arte Potica V), expresso enigmtica onde o prprio mundo se diz a si prprio como nome, palavra, logos que a si prprio se anuncia e se exprime. Nas referidas Artes Poticas IV e V, Sophia assume o estatuto do poeta como escutador(Arte Potica IV) cujo esforo consiste em conseguir ouvir o poema todo, para que ele no se quebre, na tradio da poesia como escuta de uma musa, de um deus, neste caso do prprio poema. O que se nos afigura a um tempo inesperado e coerente, no universo potico de Sophia, a sua meditao sobre a dificuldade de saber como, onde e por quem se faz o poema, interrogando-se se vem do mundo onrico e/ou inconsciente no sei se feito por mim em zonas sonmbulas de mim- ou do mundo imanente e/ou transcendente que venha ao encontro do seu ser, atravs da palavra que se transmuta em poesia ou se feito por aquilo que em mim se inscreve (Arte Potica IV). Parece clara a necessidade de, seja donde venha a palavra transmutada em poesia, criar, no sujeito escrevente potico, um modo de ser, estar e viver, pleno de ateno (recorde-se a expresso atenta como uma antena, in Arte Potica II), concentrao e silncio que lhe permita criar um estado de escrita, no qual ter de vigorar a paixo pelo que essencial e se desoculta mostrando-se paixo...pelo ser e o aparecer das coisas (Arte Potica V).Da a concepo da poesia como encontro com uma epifania, desocultao ou revelao do mundo, na sua essencialidade, um estado de sensibilidade como a pelcula de um filme (Arte Potica IV). Recorrendo a palavras do universo flmico, escolhe a palavra montagem para a ordenao de versos, por vezes a partir de um caos, de uma sucesso incoerente de versos e de imagens (Arte Potica IV). Nota que o poema pode ser longo o caso de O Cristo Cigano, fundamentado numa histria que lhe foi contada por Joo Cabral Melo Neto sobre um escultor que, ao procurar o rosto de Cristo sofredor, o encontrou no rosto de um cigano na Andaluzia, Espanha , quer escrito a partir de vrios poemas, quer a partir de uma histria. Outros poemas Fernando Pessoa, Vieira da Silva surgiram nas pausas da escrita de textos em prosa, sobre o mesmo assunto (Arte Potica IV). (por: Helena S. C. Langrouva, Sophia de Mello Breyner: Transmutao da Palavra em Poesia, Artes Poticas, Aedos e Cidades in http://www.triplov.com/sophia/langr_alquimia_3.html)

Linguagem e estilo

No discurso de Sophia encontramos um conjunto de smbolos e alegorias, e uma ambiguidade que faz lembrar Fernando Pessoa. Sobressaem sensaes visuais, auditivas e tcteis atravs das quais estabelece relaes com a realidade. Usa uma linguagem cheia de imagens evocativas e de aluses, uma mtrica livre, criando um mundo abstracto e longnquo, em que o concreto e o presente surgem renovados pelo comentrio indirecto a situaes actuais ou actualizadas pelo contexto em que a sua meditao as coloca. A metfora e a comparao so figuras que brotam na poesia de Sophia, sugeridas, frequentemente, pelos elementos naturais que contribuem para acentuar a comunho do poeta com a natureza, a unio da poesia com aquilo que h de mais primitivo, puro e verdadeiro. A hiplage e o animismo, que abalam as fronteiras lgicas do discurso, o assndeto e a inverso, que anulam as leis da sintaxe, so marcas da poesia de Sophia que se afirma com uma escrita pessoal, de inveno, em fantasia e em liberdade.

A imagem-smbolo outro recurso utilizado sistematicamente pela poetisa e que permite captar o real atravs da imagem e fazer com que essa realidade seja assumida como smbolo. No que diz respeito versificao, o ritmo, a rima, o metro, a pontuao e a anfora ilustram os traos de liberdade e de fantasia prprias da escrita de Sophia. O versilibrismo e o ritmo livre esto ao servio da expresso do pensamento e do devaneio. A rima nunca se impe como rgida ou absorvente. A pontuao pouco utilizada de modo a no tolher a imaginao e o sonho. A anfora, que cria um ritmo repetitivo, serve para marcar a insistncia em determinada ideia, emoo ou sensao, ou seja, para representar estilisticamente a redundncia semntica. A funo mgica parece ser o ncleo da arte potica de Sophia, mesmo porque ser poeta ser mgico, tal como o smbolo clssico do Poeta que Sophia faz reviver na sua poesia e a quem presta culto: Orfeu. Este atraa a si os homens, os animais e as plantas; era o grande msico que deslumbrava os seres com a melodia da sua lira; era o mtico poeta que estava em unio sagrada com a natureza e a vida.
(Peixoto: 2001, 113)

Leitura metdica de poemas

NO POEMA Transferir o quadro o muro a brisa A flor o copo o brilho da madeira E a fria e virgem limpidez da gua Para o mundo do poema limpo e rigoroso; Preservar de decadncia morte e runa O instante real de apario e da surpresa Guardar num mundo claro O gesto claro da mo tocando a mesa.
Livro Sexto (1962)

No est em causa descrever um mundo que h-de ser o mundo do poema limpo e rigoroso, mas o acto de o nomear. 1. De que forma o emprego dos nomes e dos artigos se ajusta ao que acima se afirma? 2. Que relao h entre o mundo nomeado e o poema?

ESPERA Deito-me tarde Espero por uma espcie de silncio Que nunca chega cedo Espero a ateno a concentrao da hora tardia Ardente e nua ento que os espelhos acendem o seu segundo brilho ento que se v o desenho do vazio ento que se v subitamente A nossa prpria mo poisada sobre a mesa ento que se v o passar do silncio Navegao antiqussima e solene
Geografia (1967)

1. O poema aponta para um momento especial em que algo tambm especial acontece. 1.1. Que marca textual se refere chegada desse momento? 1.2. Que recurso expressivo lhe est associado? 2. Sobre que momentos incide a atitude de espera? 3. Refira-se simbologia do espelho no processo de auto-conhecimento. 4. Interprete o verso ento que os espelhos acendem o seu segundo brilho. 5. Em Sophia, a luz , frequentemente, metfora de razo e conhecimento. Que vocbulos, no poema, reenviam para esta ideia? 6. Interprete os dois ltimos versos do poema, tendo em conta os valores conotativos de navegao.

MAR De todos os cantos do mundo Amo com um amor mais forte e mais profundo Aquela praia extasiada e nua, Onde me uni ao mar, ao vento e lua.
Poesia (1944)

DIA DO MAR NO AR Dia do mar no ar, construdo Com sombras de cavalos e plumas Dia do mar no meu quarto cubo Onde meus gestos deslizam Entre o animal e a flor como medusas. Dia do mar no ar, dia alto Onde os meus gestos so gaivotas que se perdem Rolando sobre as ondas, sobre as nuvens.
Coral (1950)

As ondas quebravam uma a uma Eu estava s com a areia e com a espuma Do mar que cantava s para mim.
Dia do Mar (1947)

Explique de que forma o mar a linha dominante dos trs poemas acima transcritos.

O BZIO DE CS Este bzio no o encontrei eu prpria numa praia Mas na mediterrnica noite azul e preta Comprei-o em Cs numa venda junto ao cais Rente aos mastros baloiantes dos navios E comigo trouxe o ressoar dos temporais Porm nele no oio Nem o marulho de Cs nem o de Egina Mas sim o cntico da longa vasta praia Atlntica e sagrada Onde para sempre minha alma foi criada
O Bzio de Cs (1997)

O bzio comprado no porto grego de Cs o elemento do real gerador do poema. 1. 2. 3. O que transportou o bzio consigo? Traduza a expresso longa vasta praia atlntica e sagrada por apenas uma palavra. Duas diferentes palavras, marulho, cntico, so usadas para referenciar o som de dois mares. Interprete esta diferenciao.

CIDADE Cidade, rumor e vaivm sem paz nas ruas, vida suja, hostil, inutilmente gasta, Saber que existe o mar e existem praias nuas, Montanhas sem nome e plancies mais vastas Que o mais vasto desejo, eu estou em ti fechada e apenas vejo Os muros e as paredes e no vejo Nem o crescer do mar nem o mudar das luas. Saber que tomas em ti a minha vida E que arrastas pela sombra das paredes A minha alma que fora prometida s ondas brancas, e s florestas verdes.
Poesia I (1944)

Analise o poema Cidade, tendo em conta os seguintes aspectos: - desejo de evaso no texto; - caracterizao do espao da cidade; - relao que o eu estabelece com o tu a quem se dirige; - integrao no universo potico da autora.

EU CHAMEI-TE PARA SER Eu chamei-te para ser a torre Que viste um dia branca ao p do mar. Chamei-te para me perder nos teus caminhos Chamei-te para sonhar o que sonhaste Chamei-te para no ser eu: A torre que eu fui a minha os sonhos que sonhei
Coral (1950)

No poema Eu chamei-te para ser, o sujeito potico afirma a razo do seu apelo ao destinatrio, com o qual quis iniciar uma caminhada a dois (Chamei-te para sonhar o que sonhaste), rompendo com a identidade inicial (Chamei-te para no ser eu). A metfora a torre (Que viste; que eu fui) vista/sonhada pelo destinatrio e procurada pelo sujeito potico que quer ajustar-se, coincidir com esse sonho, a representao da superioridade difcil de alcanar, o sonho, em si mesmo, alto e erguido ao cu.
(Pinto: 2003b, 39)

RESSURGIREMOS Ressurgiremos ainda sob os muros de Cnossos E em Delphos centro do mundo Ressurgiremos ainda na dura luz de Creta Ressurgiremos ali onde as palavras So o nome das coisas E onde so claros e vivos contornos Na aguda luz de Creta Ressurgiremos ali onde pedra estrela e tempo So o reino do homem Ressurgiremos para olhar para a terra de frente Na luz limpa de Creta Pois convm tornar claro o corao do homem E erguer a negra exactido da cruz Na luz branca de Creta.
Livro Sexto (1962)

Convm saber que Cnossos foi a capital de Creta antiga, sc. XXI, a. C., morada do rei Mino, que a tinha o seu palcio. Delfos foi uma cidade da Grcia antiga no sop do monte Parnaso, onde Apolo tinha um templo. A Grcia clssica est simbolizada pela luz de Creta, dura, aguda, limpa e branca, bero da civilizao ocidental, sob os muros de Cnossos, sua capital, impulsionada pelo halo apolneo da pitonisa e dos seus orculos, Em Delfos centro do mundo. A palavra-chave deste texto Ressurgiremos um futuro que contm toda uma mensagem de esperana no reencontro com a pureza da civilizao grega primitiva, herdeira da de Creta.

O poema pode esquematizar-se assim:


Ressurgiremos

ainda

ali

ali para olhar para a terra de frente pois convm tornar claro... E erguer a negra exactido...

na luz dura aguda limpa Branca

de

CRETA (Guerra: 1999, 467)

Ressurgiremos conota a ideia de plural ou colectivo e de futuridade: na 1a estrofe, como uma promessa ("ainda"); nas 2 e 3a estrofes, com uma localizao espacial ("ali"); ainda na 3 estrofe, a sugerir a ideia de finalidade "para". na dura .luz de Creta e Na aguda luz de Creta os adjectivos dura e aguda, qualificativos de luz, esto antepostos, facto que lhes empresta uma conotao de violncia; na luz limpa de Creta e na luz branca de Creta a adjectivao posposta e, portanto, mais objectiva. Estas quatro expresses funcionam como refro com implicaes temticas: a caminhada gradativa para a pureza e superioridade da civilizao cretense, porque convm tornar claro o corao do homem. A gradao dos adjectivos permite-nos admitir que a autora contrape ao universo degradado que a cerca a luz branca de Creta, onde h esperana (certeza?) de ressurgirmos. A evocao do passado transforma-se em projecto do futuro. No aspecto morfossintctico de salientar o uso do futuro (Ressurgiremos) e do presente histrico do verbo ser (so trs vezes) que no se excluem. Este ltimo pode at ter uma conotao de permanncia e intemporalidade que inspira muito mais confiana e d muito mais garantias do que aquele. (cf. A Lrica cadernos de literatura portuguesa 4 curso, Ed. Sebenta, pp. 151-152) A luz evidencia a verdade do mundo nomeado, fazendo coincidir as palavras e as coisas num tempo fora do tempo. assim que o sujeito potico tem um projecto para os seus contemporneos recuperar a sua grandeza pessoal e aliana com o mundo, reconstruindo o reino do homem num tempo absoluto futuro. Portanto, o destino potico do homem ser espelho do mundo. H todo um espectculo exterior que ajuda ao desdobramento da interioridade; a profundidade da vida revela-se na inteireza do espectculo do mundo, oferecido ao homem sem vus, sem sombras: Na dura luz de Creta Na aguda luz de Creta Na luz limpa de Creta Na luz branca de Creta quando o homem j estiver depurado Pois convm tornar claro o corao do homem E erguer a negra exactido da cruz

a cruz da ressurreio, smbolo de todos os negros actos humanos; s o branquear tornar claro pela luz branca trar ao homem a salvao. Na ltima estrofe, que conclusiva, o presente do indicativo (convm) tem uma dimenso apelativa, de aviso de preparao para que a luz branca de Creta se imponha negra exactido da cruz. (cf. Sophia de Mello Breyner Andresen da escrita ao texto, Estela Lamas, Ed. Caminho, 1998, p. 97) A f na ressurreio futura, misto de reencarnao ou metempsicose rfica e teologia crist (erguer a negra exactido da cruz), permite superar a dicotomia entre o ser e o nomear, res e verba, que gera a frustrao do nominalismo e da excessiva irrealizao: ali onde as palavras / So o nome das coisas. (Moniz: 1997, 112-113)

PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO Para atravessar contigo o deserto do mundo Para enfrentarmos juntos o terror da morte Para ver a verdade para perder o medo Ao lado dos teus passos caminhei Por ti deixei meu reino meu segredo Minha rpida noite meu silncio Minha prola redonda e seu oriente Meu espelho minha vida minha imagem E abandonei os jardins do paraso C fora luz sem vu do dia duro Sem os espelhos vi que estava nua E ao descampado se chamava tempo Por isso com teus gestos me vestiste E aprendi a viver em pleno vento
Livro Sexto (1962)

Clarifica-se aqui o modo como se operar a ressurreio anunciada no poema Ressurgiremos. Este poema assenta a sua estrutura na repetio, no eco: a acumulao de frmulas semelhantes: Para atravessar contigo o deserto do mundo enfrentarmos juntos o terror da morte ver a verdade perder o medo reino segredo rpida morte silncio prola redonda e seu oriente espelho vida imagem vu do dia duro os espelhos
(Lamas: 1998, 77-78)

meu minha

sem

Com o despojamento essencial ou ntico6 de um crente que se entrega totalmente nas mos da divindade, a poetisa reconhecendo a sua nudez humana (Sem os espelhos vi que estava nua / E ao descampado se chamava tempo), declara na 1 estrofe o grande e nico objectivo da sua vida. Superar a condio temporal, dura, terrfica, vencer os obstculos do medo e comungar com a divindade o alimento da verdade, eis a razo de viver do sujeito: Ao lado dos teus passos caminhei. (Moniz: 1997, 114) O Eu deixa, larga tudo o que possua tesouros, segredos, tempo, directrizes, vida aquilo que constitui o paraso. Por muito diversas que sejam as palavras volta de meu ou minha, elas ganham um sentido nico: a vida, isto , o finito, o temporal, a existncia, o contigente, a artificialidade. Para qu este despir-se de si mesma7, este libertar-se de algo que contm em sim o sentido da posividade? Responde a esta pergunta a 1 estrofe, cujo conjunto de palavras assume o valor de procura de infinito, intemporalidade, essncia, eterno, verdade. Em sntese, as duas primeiras estrofes dizem: Ao lado de teus passos caminhei Por ti deixei E abandonei os jardins do paraso trs aces passadas, situadas num tempo no nico mas intermitente e passageiro e que, por isso mesmo, as encadeia umas nas outras. Tempo de lamentao, sugerido pela repetio do ditongo gemibundo ei, resultante do encontro com a nostalgia provocada por uma no solido aparente ao lado dos teus passos que, efectivamente, a solido, resultante do acto de deixar e do acto de abandonar. A situao abstracta sobrepe-se concreta. A solido impe-se e o Eu enfrenta-se. O advrbio c, no incio da 3 estrofe, cria dois espaos do poema. C o incio dum tempo outro em que o Eu despido do que finito , contingente e efmero, se enfrenta a si mesmo, sua essncia, j no cega mas luz e sem vu do dia duro / sem os espelhos e se v liberta vi que estava nua o encontro por excelncia, o encontro consigo mesma. (Lamas: 1998, 78-79) A ltima estrofe conclui o processo encetado valorizando, atravs da anttese metafrica da nudez e do acto de se vestir (estava nua versus me vestiste), a aprendizagem espiritual da autntica liberdade e da resistncia Adversidade: E aprendi a viver em pleno vento. . (Moniz: 1997, 114) O sujeito potico subtrai-se da exigncia das categorias habituais do espao e do tempo em que se encontrava enclausurado nos jardins do paraso e ao descampado se chamava tempo; criao que implica libertao o trazer para fora. A mudana do tempo verbal capta a nossa ateno e, de uma situao temporal determinada pelo pretrito perfeito, passa-se a uma situao de atemporalidade. O dstico final do poema presentifica a consubstanciao do Eu com o Tu com teus gestos me vestistes, realizada depois do algo atingido por isso e s ento liberta, em comunho perfeita com o Tu (cosmos? ser supremo? absoluto?) aprendi a viver em pleno vento vida real, j no virtual, criada pelos espelhos, a essncia cuja leveza sugerida pela aliterao dos /v/ (6x) presentes s depois de C, aps a libertao, aps a transformao. (Lamas: 1998, 79-80) A nvel semntico so de realar: Adjectivao expressiva: minha rpida noite - rpida, porque demasiado breve para o caudal de sonhos.
relativo ao ser; (fil.) em Heidegger, filsofo alemo (1889-1976): que se refere ao existente, isto , ordem do dado concreto da experincia, e no ao ser em si mesmo. 7 Deixar todos os vnculos do seu egosmo, expressos a partir das imagens mais preciosas, como a prola redonda e seu oriente e os jardins do paraso.(Moniz: 1997, 114). minha prola redonda e seu oriente representa o passado que o sujeito deixou para trs, secreto, protegido e intocado, como a prola dentro da concha, guardada no sei oriente, na sua origem onde ningum tinha ainda chegado. (in Plural Lngua Port. 10 Ano Livro do Prof., E. Pinto et alii, 2003, p. 39)
6

minha prola redonda e seu oriente - neste contexto, o adjectivo tende para uma qualificao objectiva do sol. dia duro - que refora a ideia de negatividade pressentida em luz sem vu. vi que estava nua - onde assume conotaes de fragilidade e desproteco. As fortes marcas de uma vivncia subjectiva, denunciada pelos pronomes pessoais e possessivos de 1 pessoa do singular, que conferem predominncia funo emotiva: o sujeito subentendido (Eu) de caminhei, deixei, abandonei, vi, estava e aprendi; o pronome pessoal de complemento me, que aparece na ltima estrofe; e os possessivos meu (quatro vezes) e minha (quatro vezes). A fora e tenso dramtica caractersticas da poesia de Sophia e presentes neste poema resultam ainda de uma relao com um Tu, visvel atravs dos pronomes pessoais e possessivos de 2 pessoa do singular: os pronomes pessoais de complemento tigo (em contigo) e ti e o possessivo teus (duas vezes). A anfora de Para, nos trs primeiros versos do poema e de minha, nos 2 e 3 versos da segunda estrofe. A repetio insistente, na 2 estrofe, dos possessivos meu e minha, para realar, por contraste, o desencanto expresso quando se sai do mundo do sonho e se enfrenta a realidade: L fora luz sem vu do dia duro Nas 2 e 3 estrofes o contraste entre noite (smbolo de vises, sonho, imaginrio, captao de segredos, silncio e paz do passado) e o dia ou luz (conotada com a agressividade, a dureza e a insegurana) que preciso vencer. O paralelismo, de grande efeito esttico, utilizado em expresses como: Para atravessar [] o deserto do mundo Para enfrentarmos [] o terror da morte Para ver a verdade Para ver o medo meu reino meu segredo [] meu silncio As metforas so muito frequentes e a sua articulao to ntima que leva imagem.
(cf. A Lrica cadernos de literatura portuguesa, Ed. Sebenta, pp. 144-146)

ESTE O TEMPO Este o tempo Da selva mais obscura At o ar azul se tornou grades E a luz do sol se tornou impura Esta a noite Deusa de chacais Pesada de amargura Este o tempo em que os homens renunciam.
Mar Novo (1958)

Faa uma anlise do poema Este o tempo de acordo som os seguintes itens: denncia e acusao o contexto da produo do poema expresses intrpretes da represso a expressividade do termo chacais a construo paralelstica os recursos esttico-estilsticos

PORQUE Porque os outros se mascaram mas tu no Porque os outros usam a virtude Para comprar o que no tem perdo. Porque os outros tm medo mas tu no. Porque os outros so os tmulos caiados Onde germina calada a podrido. Porque os outros se calam mas tu no. Porque os outros se compram e se vendem E os seus gestos do sempre dividendo. Porque os outros so hbeis mas tu no. Porque os outros vo sombra dos abrigos E tu vais de mos dadas com os perigos. Porque os outros calculam mas tu no.
Mar Novo (1958)

O poema desenvolve-se em torno de uma oposio. 1. Identifique os elementos que o sujeito potico ope. 2. Sinalize a conjuno e o advrbio que marcam essa oposio. 3. Ligue os nomes que se seguem ao elemento a que se referem:

dissimulao falsidade / hipocrisia ousadia medo denncia cedncia aventura /risco honestidade calculismo

os outros

tu

AS PESSOAS SENSVEIS As pessoas sensveis no so capazes De matar galinhas Porm so capazes De comer galinhas O dinheiro cheira a pobre e cheira roupa do seu corpo Aquela roupa Que depois da chuva secou sobre o corpo Porque no tinham outra Porque cheira a pobre e cheira A roupa Que depois do suor no foi lavada Porque no tinham outra "Ganhars o po com o suor do teu rosto" Assim nos foi imposto E no: "Com o suor dos outros ganhars o po" vendilhes do templo construtores Das grandes esttuas balofas e pesadas cheios de devoo e de proveito Perdoai-lhes Senhor Porque eles sabem o que fazem
Livro Sexto (1962)

O empenhamento social e poltico o que no receia a denncia das injustias e da opresso contra todas as foras que possam perturbar a ordem, a transparncia, a claridade do mundo e, por isso, confundir a integridade humana. No poema As pessoas sensveis, Sophia no hesita em denunciar a opresso e em recusar os opressores e os hipcritas que sugam o trabalho dos outros e se apresentam, religiosamente, cheios de devoo. Recorrendo a aluses bblicas, denuncia a situao dos trabalhadores que secam a roupa no prprio corpo "porque no tinham outra" e acusa todos aqueles que os exploram. Na primeira quadra, numa expresso irnica, coloca a duplicidade das pessoas que se dizem "sensveis" por serem incapazes de matar galinhas (ou qualquer ser indefeso), mas sempre prontas para as comer. Na segunda estrofe, a denncia da explorao dos mais pobres e miserveis evidente. O dinheiro "cheira a pobre e cheira / roupa do seu corpo", como refere nos dois primeiros versos, repetindo a mesma ideia (quase como um eco que a prolonga) nos versos seis e sete. Na terceira estrofe, h uma grande expressividade no recurso citao bblica "Ganhars o po com o suor do teu rosto" que se ope a "Com o suor dos outros ganhars o po". A sindoque (em po, suor, rosto) permite observar as referncias ao trabalho do homem e base do seu sustento. Numa verdadeira censura explorao, afirma haver homens que "com o suor dos outros" ganham "o po". So esses, como diz na quarta estrofe, os "verdadeiros vendilhes do templo", como na alegoria bblica. Falta-lhes autenticidade e justia, vivendo apenas custa dos outros, que tentam alienam usando a devoo para iludir a falta de uma recta conscincia. Sophia condena, assim, a hipocrisia, recorrendo imagem dos "vendilhes do templo que frequentam a Igreja, mas, na vida prtica, constroem "grandes esttuas balofas e pesadas" e s se interessam peio seu "proveito" custa dos outros. Essas esttuas so

"balofas", isto , falsas, imorais; e so pesadas, quer na aparncia fsica, quer enquanto smbolo do trabalho rduo e penoso dos operrios que as fabricaram. O dstico da concluso, iniciado com a apstrofe "Perdoai-lhes Senhor", revela a ironia de todo o poema. Alterando a afirmao de Jesus Cristo no Glgota "Perdoai-lhes, Senhor, porque no sabem o que fazem" Sophia acusa-os, recorrendo ironia: "Perdoai-lhes Senhor / porque sabem o que fazem". A situao poltica e social de Portugal e a sua experincia vivida numa poca de represso e perseguio levam Sophia a exprimir com rigor a sua luta pela justia e pela verdade. Numa linguagem directa e clara, tenta que o homem adquira uma verdadeira conscincia da sua relao com a natureza e de luta contra todas as formas de escravido. Rejeita a fatalidade dos seres e acredita na fora da verdade contra a opresso e contra a situao de submisso que divide o mundo em duas grandes classes: dos poderosos exploradores e dos fracos explorados. (cf. CARDOSO.2003, pp. 193-194)

Anlise temtica comparativa de dois textos contemporneos de temtica social / comprometida Leia, atentamente, o excerto da Arte Potica III e o poema 25 de Abril de Sophia de Mello Breyner por forma a elaborar uma anlise temtica comparativa dos textos abaixo transcritos, considerando o seu grau de representatividade de uma poca e a obedincia ou no a algum sistema literrio vigente.

A moral do poema no depende de nenhum cdigo, de nenhuma lei, de nenhum programa que lhe seja exterior, mas, porque realidade vivida, integra-se no tempo vivido. Arte Potica III, 1964

25 DE ABRIL Esta a madrugada que eu esperava O dia inicial inteiro e limpo Onde emergimos da noite e do silncio E livres habitamos a substncia do tempo
O Nome das Coisas, 1977 (Parte II. 1974-75)

Na elaborao da anlise temtica comparativa dever-se-ia ter em conta trs aspectos: 1. Anlise do excerto da Arte Potica III e do poema 25 de Abril de Sophia de Mello Breyner: Arte Potica III Identificao do tema: liberdade de escrita Levantamento de campos lxico-semnticos e anlise dos mesmos: - comunho da poesia com a realidade vivida; - a poesia uma moral, uma busca de justia; - independncia da poesia face a qualquer cdigo, lei ou programa que lhe seja exterior. 25 de Abril = madrugada esperada dia inicial emergncia da obscuridade liberdade completude 25 de Abril Identificao do tema: liberdade. Levantamento de campos lxico-semnticos do poema e anlise dos mesmos:

2. Grau de representatividade de uma poca: Arte Potica III A data de produo (1964) e, por extenso, a Arte Potica III supem: - Vivncia de 48 anos de ditadura: represso, censura, limites liberdade; - Movimento Neo-Realista. 25 de Abril O poema e a data de produo (1974) supem: - Vivncia de 48 anos de ditadura: represso, censura, limites liberdade; - Revoluo; - Exploso de liberdade.

3. Comparao temtica comparativa dos dois textos, tendo em conta o contexto histrico: O poema 25 de Abril comprova a convico da poetisa enunciada na Arte Potica III, porque: - reflecte uma experincia; - tem como coordenada fundamental a busca de justia/ espera de liberdade; - no est vinculada a nenhuma ordem externa, seja ela de ndole literria (Neo-Realismo) repare-se no acentuado grau de abstraco das composies; ou de ndole poltica (Fascismo) a proferio/ escrita/ publicao da Arte Potica III consubstancia (e prova) o prprio enunciado.

LUSOFONIA - PLATAFORMA DE APOIO AO ESTUDO DA LNGUA PORTUGUESA NO MUNDO, JOS CARREIRO, 2009 http://lusofonia.com.sapo.pt/literatura_portuguesa/sophia.pdf

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN


Leitura metdica de poemas - explicitao de cenrios de resposta

NO POEMA
(Verssimo: 2003, 309)

1. a sobrecarga de nomes concretos (ligados ideia de visualidade e de clareza quadro, muro, brisa, flor, copo...) que, sobretudo, se associa ao acto de nomear. Este aproxima e implica o Eu no mundo nomeado (= criado), aspecto que o emprego do artigo definido refora. (Note que nomes abstractos como limpidez, instante gesto, o no so assim tanto, porque pertencem ao mesmo mundo concreto dos nomes presentes nos dois primeiros versos e so precedidos de artigos definidos que os tornam mais palpveis.) 2. O poema fixa o mundo nomeado num tempo fora do tempo, isto , no sujeito sua aco corrosiva, como o verso 5 explicita.

ESPERA
(Verssimo: 2003, 281)

1. 1 e 1.2. O elemento textual : ento, que se torna mais evidente atravs da anfora. 2. A atitude de espera refere-se no s chegada da noite com a sua quietude e concentrao, mas tambm espera desse momento de lucidez e de auto-conhecimento em que o mundo se revela na sua verdade. 3. O olhar-se no espelho e ser capaz de se reconhecer uma das etapas mais importante do desenvolvimento humano, essencial construo da conscincia de si. 4. A aluso ao segundo brilho remete para o conhecimento profundo do que se v; a imagem reflectida e reenviada a sntese da nossa verdade mais oculta (processo de introspeco). 5. Espelho, brilho, ver: associaes metonmicas que veiculam o sema da luz como metfora de razo. 6. O conceito de navegao associa-se ao de viagem e descoberta sob orientao, o que sugere o processo de reflexo e auto-conhecimento, isto , de viagem interior.

MAR DIA DO MAR NO AR AS ONDAS QUEBRAVAM UMA A UMA


(Pinto: 2003a, 229; b, 39)

Nos trs poemas transcritos, o mar a linha dominante. Assim, o primeiro poema, cujo ttulo, de resto Mar, a expresso de um excepcional amor dedicado pelo sujeito potico praia onde se uniu ao mar. No poema Dia do mar no ar, o sujeito potico assume metaforicamente a sua identificao com o mar que tudo inunda, atravs da associao dos seus gestos s medusas e s gaivotas, criaturas ligadas ao mar. Finalmente, o ltimo poema afirma a intensa cumplicidade entre o mar e o sujeito potico que se acredita destinatrio do canto das ondas.

O BZIO DE CS
(Pinto: 2003a, 229; b, 39)

1. O bzio comprado no porto grego de Cs transportou consigo o som dos temporais, o som do mar. 2. Portugal. 3. A palavra marulho referencia o mar da Grcia, enquanto a palavra cntico referencia o mar de Portugal. Esta diferenciao confere intensidade pica ao mar portugus, com o qual o sujeito potico se identifica.

CIDADE
(GAVE: 2000, EN134 2f)

Desejo de evaso expresso no texto O desejo que transparece de forma mais evidente no texto a aspirao a uma evaso libertadora atravs dos espaos e dos largos horizontes, esse vasto desejo (v. 5) que citado em comparao com as paisagens abertas, que so ditas ainda mais vastas do que ele. A pulso pela viagem no espao exterior joga, de forma contrastada, com a viso que transforma os muros e as paredes (v. 7) da cidade nos estreitos limites de uma espcie de priso. Caracterizao do espao da cidade A cidade o rumor e vaivm sem paz das ruas (v. 1), o que marca a actividade constante e opressiva que a habita; a vida suja, hostil, inutilmente gasta (v. 2), o que sugere a falta de sentido que parece afectar toda a agitao que a ocupa, e, ao mesmo tempo, aponta para a sujidade que parece ser-lhe prpria; os muros e as paredes (v. 7) fecham o espao, cortam a expanso do olhar para a vastido da natureza e criam um mundo de sombras onde pena a alma do sujeito, habitado pela permanente aspirao ao mais puro, natural e primordial (A minha alma que fora prometida / s ondas brancas e s florestas verdes - vv. 11-12). Relao que o eu estabelece com o tu a quem se dirige O eu lrico dirige-se a um tu que a cidade onde vive. De um modo de tratamento aparentemente distanciado, como se l nos dois primeiros versos, passa-se para um modo de tratamento mais prximo, e at ntimo, que se evidencia na utilizao da segunda pessoa do singular (E eu estou em ti fechada v. 6). A segunda estrofe contm at um elemento de passividade do eu, submetido por completo ao tu (Saber que tomas em ti a minha vida / E que arrastas pela sombra das paredes / A minha alma vv. 9-11) e reduzido simples imaginao ou saudade das ondas brancas e das florestas verdes (v. 12). Integrao no universo potico da autora Tal como se encontra com frequncia na poesia de Sophia, h neste texto elementos de uma descritividade muito simples, e que ora figuram a cidade como muros, paredes e sombra, ora procuram dar o mar, as praias, as montanhas, as plancies, as florestas como traos essenciais de um espao de liberdade. As imagens ligadas ao mar, ao seu ritmo e esplendor, so as mais frequentes, o que evidente tanto neste poema como em toda a obra da autora. E h, ainda, a luminosidade e a nitidez como temas centrais, neste poema sublinhados, por contraste, pela imagem da sombra das paredes que cerca o eu.

ESTE O TEMPO
(CARDOSO: 2003, p 205, 408)

Denncia e acusao Poema como arma de denncia: - da represso presente nas grades (v. 4) smbolo da ausncia de liberdade; - do obscurantismo sugerido na selva [] obscura (v. 2)e na noite (v. 5); - da impureza e da injustia traduzidas pela luz do sol que se tornou impura (v. 4); - do sofrimento expresso no termo amargura (v. 7); - do medo que leva os homens a renunciarem (ltimo verso); - da explorao e escravido.

Poema como acusao: - dos opressores e poderosos que encarceram (aprisionam); - dos tiranos que fomentam o obscurantismo e praticam a injustia; - dos exploradores simbolizados pelos chacais. Os chacais, como animais carnvoros que se alimentam dos detritos, surgem aqui a simbolizar os exploradores que vivem do esforo alheio.

Contexto a situao poltica e social de Portugal, nos anos 50 e 60 do sc. XX, foi marcada pela represso, perseguio e pela explorao, a par de um grande analfabetismo como forma de evitar a contestao. O primeiro verso contribui para a denncia e acusao num contexto preciso do tempo dividido (na expresso de Sophia) ou tempo de comportamento humano, marcado pela represso, pela explorao, pela ameaa constante. Sophia, como outros escritores e artistas, acredita na fora da verdade contra a opresso e contra a submisso, por isso denuncia.

Construo paralelstica Este o tempo Esta a noite Este o tempo so trs expresses que de forma paralelstica marcam a estrutura e o tema do poema. Enquanto predicativos do sujeito (enunciado pelo determinante este/esta), o tempo e a noite exprimem a denncia que se prolonga no poema e que se apresenta actual, como sugere a forma verbal no presente do indicativo. O tempo remete para o tempo dividido, ou seja, para o tempo composto de diferentes tempos: de odiar, de destruir, de ameaar, de violentar, de mentir, de sofrer, de escravizar... Este tempo ope-se ao tempo absoluto, do que eterno e do restabelecimento da unidade, da realizao suprema do homem. A noite simboliza o medo, a crueldade, o crime, a perverso, a ameaa, o dio, a escravido...

Recursos estilsticos Paralelismo (versos l, 5 e 8). Metfora na expresso "selva mais obscura" ao aproximar o sistema poltico e social opressor de uma selva que, embora contenha em si escurido, surge pleonasticamente "mais obscura"; e eufemismo, ao recorrer a uma expresso que, aparentemente, suaviza o sentido de medo e de terror, mas que a imagem da selva j contm. As imagens-smbolo da liberdade "o ar azul" e da claridade ou da pureza "a luz do sol" do lugar a imagens da represso "grades" e da impureza ou injustia "impura". Metfora na referncia aos "chacais" como smbolo dos exploradores. Metfora e personificao na referencia "noite" "pesada de amargura". Aliterao do /t/ a traduzir o sofrimento e a dor; aliterao das sibilantes /s, z / a sugerir a continuidade da amargura; os fonemas fechados e nasais a reforar as aluses a este tempo dividido, de ameaa e opresso.

PORQUE
(Magalhes: 2003, 195)

1. 2. 3.

outros / tu mas tu no (vv. 1, 4, 7, 10, 13) Os outros: dissimulao; falsidade/hipocrisia; medo; cedncia; calculismo. Tu: ousadia; denncia; aventura/risco; honestidade.

LUSOFONIA - PLATAFORMA DE APOIO AO ESTUDO DA LNGUA PORTUGUESA NO MUNDO, JOS CARREIRO, 2009 http://lusofonia.com.sapo.pt/literatura_portuguesa/sophia.pdf

You might also like