You are on page 1of 52

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

5. IPVA .............................................................................................................................................. 3 5.1 IPVA na Constituio Federal ....................................................................................... 3 5.2 IPVA na legislao de So Paulo ................................................................................. 5 5.2.1 Fato Gerador ................................................................................................................... 5 5.2.2 Contribuinte e Responsvel .................................................................................... 12 5.2.3 Base de Clculo............................................................................................................ 16 5.2.4 Alquotas ......................................................................................................................... 19 5.2.5 Clculo do Imposto..................................................................................................... 21 5.2.6 Imunidade, iseno e dispensa do pagamento do imposto ....................... 21 5.2.7 Lanamento do Imposto........................................................................................... 25 5.2.8 Recolhimento do Imposto........................................................................................ 26 5.2.9 Acrscimos moratrios e juros .............................................................................. 30 5.2.10 Cadastro de Contribuintes do IPVA ................................................................... 31 5.2.11 Obrigaes Acessrias ............................................................................................ 32 5.2.11 Penalidades ................................................................................................................. 35 5.2.11 Repartio da Receita ............................................................................................. 37 5.2.12 Procedimento Administrativo Tributrio .......................................................... 37 5.2.13 Disposies Finais..................................................................................................... 40 Questes......................................................................................................................................... 42 Gabarito .......................................................................................................................................... 51

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL APRESENTAO

AULA 06

Ol Futuros Agentes Fiscais. Analisaremos as disciplinas relativas ao Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores - IPVA. O assunto aprofundados. simples, no requer conhecimentos prvios muito

Como de praxe, a cada assunto que depender de conhecimento consolidado de direito tributrio, ou de outras matrias, o texto trar a indicao da fonte legal, assim voc poder ler e compreender o que se pretende explicar. Terminando a aula, voc ser capaz de acertar qualquer exerccio a respeito do assunto. Muitos de vocs tm me perguntado qual a melhor estratgia de preparao para esse concurso (ICMS-SP). Em resposta, pretendo publicar, ainda nessa semana, um artigo explicando o caminho das pedras da preparao para esse concurso.

Um grande abrao e bons estudos. Marcelo Tannuri

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Aula 06

Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores - IPVA


5. IPVA
5.1 IPVA na Constituio Federal
O IPVA foi institudo na vigncia da antiga constituio por via de Emenda Constitucional (EC 27/85). Na ocasio, falava-se em imposto sobre a propriedade de veculos automotores, vedada a cobrana de impostos ou taxas incidentes sobre a utilizao de veculos. A atual constituio manteve a competncia estadual para a instituio do IPVA, mas excluiu a referida vedao. Se a sua banca afirmar ser vedada a cobrana de impostos ou taxas incidentes sobre a utilizao de veculos, voc dever considerar como falsa a afirmativa. O IPVA tem funo predominantemente fiscal. Incide sobre a propriedade e no onera a circulao. Seu objetivo aumentar a arrecadao de Estados e Municpios. Tem, entretanto, alguma funo extrafiscal, discriminando alquotas diferentes de acordo com o combustvel utilizado. O IPVA dividido em partes iguais entre o Estado e o municpio onde o carro estiver licenciado (CF, 158, II). O Fato Gerador a propriedade de veculo automotor. Alguns entendem, entretanto, que o Fato Gerador deve ser a propriedade posterior ao licenciamento. Caso contrrio, as fbricas e os revendedores seriam obrigados a pagar o IPVA desde o momento da industrializao (o primeiro IPVA incide no momento da compra do carro zero). O contribuinte o proprietrio do veculo. Presume-se que o proprietrio aquele em cujo nome o veculo esteja licenciado (trata-se de uma presuno relativa).

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Em relao a veculo adquirido com alienao fiduciria em garantia (leasing), para alguns, a instituio financeira quem deve ser considerada contribuinte do IPVA. O imposto passaria a ser devido pelo adquirente apenas depois da quitao. No concordamos com a posio acima. A operao de alienao fiduciria em garantia apenas um mtodo seguro de financiamento. O proprietrio de fato o adquirente, que deve ser apontado como contribuinte do imposto (essa a posio das bancas). O lanamento do IPVA ocorre de ofcio. A repartio competente (DETRAN) remete para a Secretaria de Fazenda as informaes necessrias para o lanamento do imposto.

Constituio Federal Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: III - propriedade de veculos automotores. (...) 6 O imposto previsto no inciso III: I - ter alquotas mnimas fixadas pelo Senado Federal; II - poder ter alquotas diferenciadas em funo do tipo e utilizao. (...) A Constituio Federal prev que o Senado Federal determine as alquotas mnimas do IPVA. O IPVA objeto de guerra fiscal. Alguns estados estabelecem alquotas diminutas para o imposto (exageradamente diminutas). Por isso, muitos contribuintes procuram alguma forma de licenciar seus automveis nesses estados e pagar menos. Criam-se, ento, duas desigualdades: 1. alguns estados precisam investir em mais espaos virios para receber os automveis licenciados em outros estados. 2. o IPVA um imposto que incide na propriedade e, por isso, no afeta a cadeia produtiva. Ao invs de diminuirmos as alquotas mdias dos impostos mais nocivos (ISS, ICMS, IPI e IOF), esses estados diminuem justamente a alquota de um imposto que no afeta o desenvolvimento do pas. A Constituio Federal prev, ainda, que as alquotas sejam estabelecidas de acordo com o tipo e utilizao dos veculos.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

O IPVA incide em relao a aeronaves e embarcaes? O STF no unnime com relao a esse assunto. Para o Ministro Francisco Resek (posio com a qual concordamos), o conceito de veculo automotor de forma amplo: Se fizer a anlise etimolgica da expresso "veculos automotores", sempre possvel concluir que se pode enquadrar no conceito o navio e a aeronave. Pode ser enquadrado ainda qualquer criatura do reino animal, veculo que porque capaz de transformar coisas, e automotor porque independe de qualquer trao sua prpria estrutura fsica. Entretanto, o STF decidiu (sem unanimidade), em sede do Recurso Especial (RE) 379572, que embarcaes e aeronaves no devem pagar IPVA. O motivo dessa deciso foi o seguinte fato: o imposto sucedeu a Taxa Rodoviria nica, que historicamente, exclui embarcaes e aeronaves.

5.2 IPVA na legislao de So Paulo 5.2.1 Fato Gerador


O primeiro artigo faz a mera instituio formal do IPVA no Estado, apontando que sua incidncia se relaciona com a propriedade de veculos automotores. Comeamos analisando o conceito normativo de veculo automotor: Veculo automotor aquele dotado de mecanismo de propulso prpria e que sirva para o transporte de pessoas ou coisas ou para a trao de veculos utilizados para o transporte de pessoas ou coisas. Algumas legislaes estaduais adicionam mais um quesito para o conceito de Veculo automotor: a natureza terrestre. Para a ANFAVEA, o conceito de veculo automotor o seguinte: veculo a motor de propulso que circule por seus prprios meios, e que serve normalmente para o transporte virio de pessoas e coisas, ou para a trao viria de veculos utilizados para transporte de pessoas e coisas. O termo compreende os veculos conectados a uma linha eltrica e que no circulam sobre trilhos (nibus eltrico). Veculos que tenham outras formas de propulso (bicicletas, barcos a vela e carroas) no so considerados automotores. Por isso, esto fora do campo de incidncia do IPVA.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 5

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Artigo 1 - Fica estabelecido, por esta lei, o tratamento tributrio do Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores - IPVA. Pargrafo nico - Considera-se veculo automotor aquele dotado de mecanismo de propulso prpria e que sirva para o transporte de pessoas ou coisas ou para a trao de veculos utilizados para o transporte de pessoas ou coisas.

Os tributos que incidem sobre a propriedade (IPVA, IPTU e ITR) tm uma caracterstica em comum: a periodicidade. A cobrana peridica de acordo com os exerccios civis nos quais a propriedade se constitui. Assim, a cada ano que voc passar na propriedade de um automvel, voc ser considerado contribuinte em relao a mais um Fato Gerador do imposto. Antes de mergulharmos nas discusses, vamos apontar alguns conceitos: Veculo novo veculo automotor sem uso, at a sua sada promovida por revendedor ou diretamente do fabricante ao consumidor final. Consumidor Final - a pessoa fsica ou jurdica proprietria de veculo automotor destinado ao uso prprio ou em sua atividade empresarial.

Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 2 - O Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores - IPVA, devido anualmente, tem como fato gerador a propriedade de veculo automotor.

Dimenso temporal do Fato Gerador. O IPVA incide anualmente, a cada 1o de janeiro. Um automvel novo adquirido durante o ano, entretanto, ter seu primeiro Fato Gerador do imposto ocorrido nesse momento (na aquisio). Isso vale tambm para o automvel importado (e adquirido posteriormente pelo consumidor final). Cuidado: se o automvel for importado por particular, o Fato Gerador do imposto ocorrer no momento do desembarao aduaneiro. Vejamos, ento, os Fatos Geradores previstos pela legislao estadual: no dia 1 de janeiro de cada ano, em se tratando de veculo usado essa a regra geral; na data de sua primeira aquisio pelo consumidor, em se tratando de veculo novo essa regra geral tambm o IPVA incide no momento da compra de automvel novo pelo consumidor; na data de seu desembarao aduaneiro, em se tratando de veculo importado diretamente do exterior pelo consumidor segue a

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

regra acima, o IPVA incide no momento da compra de automvel novo pelo consumidor; na data da incorporao do veculo novo ao ativo permanente do fabricante, do revendedor ou do importador nesse momento, o fabricante, o revendedor e o importador se transformam em consumidores finais; na data em que deixar de ser preenchido requisito que tiver dado causa imunidade, iseno ou dispensa de pagamento se um desses requisitos deixar de ser preenchido durante o ano (em 1o de julho, por exemplo), a incidncia dever ser proporcional aos meses que faltam at terminar o ano; na data da arrematao, em se tratando de veculo novo adquirido em leilo o veculo novo (apreendido, por exemplo) que aguarda leilo carece de proprietrio e, desse modo, no h de quem se cobrar o IPVA; na data em que estiver autorizada sua utilizao, em se tratando de veculo no fabricado em srie se voc construir um automvel em casa, incidir o IPVA no dia em que voc conseguir a licena para uso em vias pblicas logicamente, o imposto passar a incidir a cada 1o de janeiro; na data de sada constante da Nota Fiscal de venda da carroceria, quando j acoplada ao chassi do veculo objeto de encarroamento trata-se, simplesmente, da venda do veculo pesado para o usurio final tal hiptese se encaixa nos casos de encomenda de veculos especiais que devem ser montados; na data em que o proprietrio ou o responsvel pelo pagamento do imposto deveria ter fornecido os dados necessrios inscrio no Cadastro de Contribuintes do IPVA deste Estado, em se tratando de veculo procedente de outro Estado ou do Distrito Federal nas transferncias de veculos de outras unidades da federao, o IPVA ser calculado de acordo com o momento do Fato Gerador, que a data em que os dados necessrios para o registro do automvel no cadastro estadual deveria ter sido efetuado;

So Paulo estabelece algumas previses adicionais em relao ao momento do Fato Gerador do imposto das locadoras de automveis (voc perceber que so adaptaes das regras gerais realidade das locadoras de automveis): no dia 1 de janeiro de cada ano, em se tratando de veculo usado j inscrito no Cadastro de Contribuintes do IPVA deste Estado reproduo de regra geral;
www.pontodosconcursos.com.br 7

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

na data em que vier a ser locado ou colocado disposio para locao no territrio deste Estado, em se tratando de veculo usado registrado anteriormente em outro Estado , novamente, uma regra geral trata-se de adaptao da regra exarada pelo inciso IX; na data de sua aquisio para integrar a frota destinada locao neste Estado, em se tratando de veculo novo novamente, trata-se de regra geral, em que a compra do veculo zero enseja a cobrana do IPVA.

Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 3 - Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto: I - no dia 1 de janeiro de cada ano, em se tratando de veculo usado; II - na data de sua primeira aquisio pelo consumidor, em se tratando de veculo novo; III - na data de seu desembarao aduaneiro, em se tratando de veculo importado diretamente do exterior pelo consumidor; IV - na data da incorporao do veculo novo ao ativo permanente do fabricante, do revendedor ou do importador; V - na data em que deixar de ser preenchido requisito que tiver dado causa imunidade, iseno ou dispensa de pagamento; VI - na data da arrematao, em se tratando de veculo novo adquirido em leilo; VII - na data em que estiver autorizada sua utilizao, em se tratando de veculo no fabricado em srie; VIII - na data de sada constante da Nota Fiscal de venda da carroceria, quando j acoplada ao chassi do veculo objeto de encarroamento; IX - na data em que o proprietrio ou o responsvel pelo pagamento do imposto deveria ter fornecido os dados necessrios inscrio no Cadastro de Contribuintes do IPVA deste Estado, em se tratando de veculo procedente de outro Estado ou do Distrito Federal; X - relativamente a veculo de propriedade de empresa locadora: a) no dia 1 de janeiro de cada ano, em se tratando de veculo usado j inscrito no Cadastro de Contribuintes do IPVA deste Estado; b) na data em que vier a ser locado ou colocado disposio para locao no territrio deste Estado, em se tratando de veculo usado registrado anteriormente em outro Estado; c) na data de sua aquisio para integrar a frota destinada locao neste Estado, Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 8

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

em se tratando de veculo novo. Pargrafo nico - O disposto no inciso X deste artigo aplica-se s empresas locadoras de veculos qualquer que seja o seu domiclio, sem prejuzo da aplicao das disposies dos incisos II a IX, no que couber.

Dimenso espacial do Fato Gerador do IPVA. Regra de ouro: O imposto devido no local do domiclio ou residncia do proprietrio. Tecnicamente, o imposto devido no domiclio do contribuinte (a regra conceitual essa). A incidncia no local da residncia , na verdade, um desdobramento do artigo 127 do CTN que estabelece que, em relao s pessoas naturais, o domiclio ser a sua residncia habitual, ou, sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade. A lei estadual completou a disposio complementar do CTN estabelecendo que dever ser considerado o domiclio, se a residncia habitual for incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade onde o veculo esteja sendo utilizado. claro que o conceito de residncia aplicado apenas s pessoas naturais. Aqueles veculos que forem pertencentes a pessoas jurdicas devero o IPVA no local do domiclio (o domiclio tambm definido de acordo com o artigo 127 do CTN). Na impossibilidade de se precisar o domiclio tributrio da pessoa natural, a autoridade administrativa poder fix-lo tomando por base o endereo que vier a ser apurado em rgos pblicos, nos cadastros de domiclio eleitoral e nos cadastros de empresa seguradora e concessionria de servio pblico, etc. Em se tratando de proprietrio pessoa jurdica de direito privado, ser considerado estabelecimento para efeitos de incidncia do IPVA: o estabelecimento situado no territrio deste Estado, quanto aos veculos automotores que a ele estejam vinculados na data da ocorrncia do fato gerador; o estabelecimento onde o veculo estiver disponvel para entrega ao locatrio na data da ocorrncia do fato gerador, na hiptese de contrato de locao avulsa (estabelecimento, nesse caso, o lugar de situao dos veculos mantidos ou colocados disposio para locao);

Assim, a legislao paulista tenta se proteger da guerra fiscal deixando de lado o local do licenciamento do veculo e passando a privilegiar o domiclio ou a residncia do proprietrio.
Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Alguns estados estabeleceram alquotas menores do IPVA para atrair contribuintes. Os respectivos automveis (dos contribuintes atrados a licenciar seus automveis nesses Estados) rodam, na verdade, em So Paulo. justo? Quem deve investir em infraestrutura viria? Quem recebe o imposto relativo propriedade desses veculos automotores? Assim, para a empresa que tenha automveis vinculados a estabelecimentos paulistas, o Estado de So Paulo ser considerado o local do Fato Gerador e de incidncia do Imposto (mesmo que o automvel esteja licenciado em outro Estado). Isso constitucional? No sei. S sei que a letra da lei poder ser pedida na prova. Duvido, entretanto, que a banca coloque o dedo na ferida de forma to perigoso. Dentro da mesma medida, o Estado de So Paulo elaborou regra prpria para as locadoras de veculos, estabelecendo que o imposto incide no local do estabelecimento onde o veculo estiver disponvel para entrega ao locatrio na data da ocorrncia do fato gerador. Assim, mesmo que o automvel seja emplacado em outro Estado, o imposto incidir em So Paulo se ele estiver disponvel para entrega ao locatrio na data da ocorrncia do FG (1o de janeiro) em estabelecimento paulista. Para automveis pertencentes a pessoas jurdicas de direito pblico, o imposto devido no local de qualquer das reparties no Estado de So Paulo. Lembremos que essa regra no possui, de fato, validade por causa da imunidade recproca (CF, 150, VI, a). No caso de pessoas jurdicas de direito privado, no sendo possvel determinar a vinculao do veculo (a algum estabelecimento) na data da ocorrncia do fato gerador, o Estado presume, como domiclio, o local do estabelecimento onde haja indcios de utilizao do veculo com predominncia sobre os demais estabelecimentos da mesma pessoa jurdica. Assim, fica mais claro o encaminhamento ideolgico de que o imposto incide no domiclio do contribuinte, e no mais (como era antigamente) no local do licenciamento. Como ficam, ento, os veculos registrados em So Paulo, mas cujos proprietrios no residam aqui de fato? Oras, oras... Presume-se domiciliado no Estado de So Paulo o proprietrio cujo veculo estiver registrado no rgo competente paulista. Assim, no se abandona o critrio anterior em relao aos veculos aqui licenciados1.

Trata-se, na verdade, de uma ferramenta necessria para lidar com a Guerra fiscal. O Estado de So Paulo perde milhes em arrecadao para outros trs estados que estabeleceram alquotas muito baixas de IPVA. Veculos rodam aqui, mas recolhem fora o IPVA. Muito melhor seria que o Senado Federal utilizasse logo a sua competencia constitucional de estabelecer as alquotas mnimas do IPVA.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

10

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Em relao aos automveis de propriedade de empresa de arrendamento mercantil (leasing), o imposto ser devido no local do domiclio ou residncia do arrendatrio. Trata-se de uma regra justa, uma vez que o leasing, de fato, uma forma de financiamento com garantia do bem. Embora a titularidade formal do bem seja mantida com a instituio financeira, o bem pertence ao arrendatrio.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 4 - O imposto ser devido no local do domiclio ou da residncia do proprietrio do veculo neste Estado. 1 - Para os efeitos desta lei, considerar-se- domiclio: 1 - se o proprietrio for pessoa natural: a) a sua residncia habitual; b) se a residncia habitual for incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade onde o veculo esteja sendo utilizado; 2 - se o proprietrio for pessoa jurdica de direito privado: a) o estabelecimento situado no territrio deste Estado, quanto aos veculos automotores que a ele estejam vinculados na data da ocorrncia do fato gerador; b) o estabelecimento onde o veculo estiver disponvel para entrega ao locatrio na data da ocorrncia do fato gerador, na hiptese de contrato de locao avulsa; c) o local do domiclio do locatrio ao qual estiver vinculado o veculo na data da ocorrncia do fato gerador, na hiptese de locao de veculo para integrar sua frota; 3 - qualquer de suas reparties no territrio deste Estado, se o proprietrio ou locatrio for pessoa jurdica de direito pblico. 2 - No caso de pessoa natural com mltiplas residncias, presume-se como domiclio tributrio para fins de pagamento do IPVA: 1 - o local onde, cumulativamente, possua residncia e exera profisso; 2 - caso possua residncia e exera profisso em mais de um local, o endereo constante da Declarao de Imposto de Renda. 3 - Na impossibilidade de se precisar o domiclio tributrio da pessoa natural nos termos dos 1 e 2 deste artigo, a autoridade administrativa poder fix-lo tomando por base o endereo que vier a ser apurado em rgos pblicos, nos cadastros de domiclio eleitoral e nos cadastros de empresa seguradora e concessionria de servio pblico, dentre outros. 4 - No caso de pessoas jurdicas de direito privado, no sendo possvel determinar a vinculao do veculo na data da ocorrncia do fato gerador, nos termos do item 2 do 1 deste artigo, presume-se como domiclio o local do estabelecimento onde Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 11

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL


predominncia sobre

AULA 06
os demais

haja indcios de utilizao do veculo com estabelecimentos da mesma pessoa jurdica.

5 - Presume-se domiciliado no Estado de So Paulo o proprietrio cujo veculo estiver registrado no rgo competente deste Estado. 6 - Em se tratando de veculo de propriedade de empresa de arrendamento mercantil (leasing), o imposto ser devido no local do domiclio ou residncia do arrendatrio, nos termos deste artigo. 7 - Para os efeitos da alnea b do item 2 do 1 deste artigo, equipara-se a estabelecimento da empresa locadora neste Estado, o lugar de situao dos veculos mantidos ou colocados disposio para locao.

5.2.2 Contribuinte e Responsvel


A repetio se faz necessria: Iniciamos conceituando Sujeito Passivo. O sujeito passivo a pessoa submetida obrigao tributria (que pode ser principal ou acessria). Mais do que isso, sujeito passivo gnero, que possui duas espcies: contribuinte e responsvel. Contribuinte aquele que possua relao pessoal e direta com a situao que constitua o respectivo fato gerador. Responsvel aquele que, sem revestir a condio de contribuinte, tem obrigao decorrente de disposio expressa de lei (CTN, 121). O contribuinte o proprietrio do veculo. Esse contribuinte tanto pode ser uma pessoa natural, como pode ser uma pessoa jurdica. Assim, em relao pessoa jurdica, o contribuinte o estabelecimento ao qual o veculo estiver vinculado. Guarde a literalidade da norma estadual: o contribuinte ser cada um dos seus estabelecimentos para fins de cumprimento das obrigaes (principais ou acessrias). Cuidado, para a garantia das obrigaes, todos os estabelecimentos do contribuinte respondem em conjunto.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 5 - Contribuinte do imposto o proprietrio do veculo. Pargrafo nico - No caso de pessoa jurdica, considera-se contribuinte: 1 - cada um dos seus estabelecimentos para fins de cumprimento das obrigaes contidas nesta lei; 2 - o conjunto dos estabelecimentos para fins de garantia do cumprimento das obrigaes.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

12

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Vimos que a posio de contribuinte ocupada pelo contribuinte do veculo. Para diminuir a inadimplncia, a legislao estadual estabeleceu a responsabilidade tributria em relao ao crdito do IPVA. Vejamos as hipteses de responsabilidade tributria prevista pela legislao estadual: o adquirente, em relao ao veculo adquirido sem o pagamento do imposto e acrscimos legais (multas inclusive) do exerccio ou exerccios anteriores; o proprietrio de veculo automotor que o alienar e no fornecer os dados necessrios alterao no Cadastro de Contribuintes do IPVA no prazo de 30 (trinta) dias, em relao aos fatos geradores ocorridos entre o momento da alienao e o do conhecimento desta pela autoridade responsvel em So Paulo, ao vender um automvel, o vendedor deve fazer uma comunicao de venda ao DETRAN/SP desse modo, ele fica excludo das responsabilidades referentes ao automvel vendido; o leiloeiro, em relao ao veculo adquirido ou arrematado em leilo e entregue sem comprovao do pagamento do IPVA e acrscimos legais pendentes sobre o mesmo, correspondente ao exerccio ou exerccios anteriores o leiloeiro deve exigir que o arrematante pague o IPVA a entrega do veculo sem a comprovao de recolhimento do IPVA responsabiliza o leiloeiro havendo iseno, imunidade ou qualquer outro benefcio fiscal, o leiloeiro deve exigir a sua comprovao; o inventariante, pelos dbitos devidos pelo esplio; o tutor ou o curador, pelos dbitos de seu tutelado ou curatelado; a pessoa jurdica que resultar da fuso, incorporao ou ciso de outra ou em outra pessoa jurdica trata-se da responsabilidade de sucessores do artigo 130 do CTN, em que os sucessores respondem pelos dbitos dos sucedidos; o agente pblico que autorizar ou efetuar o registro, licenciamento ou a transferncia de propriedade de veculo automotor neste Estado, sem a comprovao do pagamento ou do reconhecimento da imunidade, da concesso da iseno ou dispensa do pagamento do imposto trata-se de hiptese que visa evitar a fraude efetuada por funcionrios dos prprios rgos de trnsito ou da fazenda estadual; a pessoa jurdica de direito privado, bem como o gerente ou administrador, que tomar em locao uso neste Estado, em relao aos fatos geradores exerccios em que o veculo estiver sob locao h
www.pontodosconcursos.com.br

scio, diretor, veculo para ocorridos nos empresas que


13

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

no compram seus automveis, preferem arrendar nesse caso, essas empresas so responsveis pelo recolhimento do IPVA relativo ao automvel alugado a contribuinte a locadora do automvel; o agente pblico responsvel pela contratao de locao de veculo, para uso neste Estado por pessoa jurdica de direito pblico, em relao aos fatos geradores ocorridos nos exerccios em que o veculo estiver sob locao no se assuste o agente pblico responsvel por verificar o recolhimento do IPVA e, caso ele no ocorra, deve cancelar o contrato de arrendamento na hiptese de inrcia e de manuteno desse contrato que o agente pblico ser responsabilizado; o scio, diretor, gerente, administrador ou responsvel pela empresa locadora, em relao aos veculos locados ou colocados disposio para locao neste Estado a empresa de locao de veculos contribuinte do imposto, mas o scio, diretor, gerente e o administrador so considerados responsveis e podero ser alcanados quando no houver o pagamento do imposto (mais uma arma contra a guerra fiscal); o titular do domnio ou o possuidor a qualquer ttulo tal previso refere-se ao caso em que a pessoa no possua a propriedade plena do veculo no caso de diviso dos direitos de propriedade, o imposto tanto pode ser cobrado de quem tenha o domnio sobre o veculo, quanto pode ser cobrado de quem exercer a posse; todo aquele que efetivamente concorrer para a sonegao do imposto quem facilitar, de qualquer forma, a sonegao do IPVA ser considerado responsvel tributrio.

Todos as hipteses de responsabilidade tributria iniciadas com uma flecha ( ) so consideradas solidrias. Nesses casos, o fisco pode acionar o contribuinte ou o responsvel solidrio a qualquer tempo. Na prtica, aciona-se aquele que for mais solvente, ou os dois solidariamente. Isso equivalente a dizer que a responsabilidade solidria no comporta benefcio de ordem. A responsabilidade solidria se contrape responsabilidade subsidiria (casos sem flecha). Na responsabilidade subsidiria, o responsvel apenas pode ser acionado quando estiver demonstrada a impossibilidade de se cobrar o contribuinte. Isso equivalente a dizer que a responsabilidade subsidiria comporta benefcio de ordem.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 6 - So responsveis pelo pagamento do imposto e acrscimos legais: I - o adquirente, em relao ao veculo adquirido sem o pagamento do imposto e Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

14

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

acrscimos legais do exerccio ou exerccios anteriores; II - o proprietrio de veculo automotor que o alienar e no fornecer os dados necessrios alterao no Cadastro de Contribuintes do IPVA no prazo de 30 (trinta) dias, em relao aos fatos geradores ocorridos entre o momento da alienao e o do conhecimento desta pela autoridade responsvel; III - o leiloeiro, em relao ao veculo adquirido ou arrematado em leilo e entregue sem comprovao do pagamento do IPVA e acrscimos legais pendentes sobre o mesmo, correspondente ao exerccio ou exerccios anteriores; IV - o inventariante, pelos dbitos devidos pelo esplio; V - o tutor ou o curador, pelos dbitos de seu tutelado ou curatelado; VI - a pessoa jurdica que resultar da fuso, incorporao ou ciso de outra ou em outra pessoa jurdica; VII - o agente pblico que autorizar ou efetuar o registro, licenciamento ou a transferncia de propriedade de veculo automotor neste Estado, sem a comprovao do pagamento ou do reconhecimento da imunidade, da concesso da iseno ou dispensa do pagamento do imposto; VIII - a pessoa jurdica de direito privado, bem como o scio, diretor, gerente ou administrador, que tomar em locao veculo para uso neste Estado, em relao aos fatos geradores ocorridos nos exerccios em que o veculo estiver sob locao; IX - o agente pblico responsvel pela contratao de locao de veculo, para uso neste Estado por pessoa jurdica de direito pblico, em relao aos fatos geradores ocorridos nos exerccios em que o veculo estiver sob locao; X - o scio, diretor, gerente, administrador ou responsvel pela empresa locadora, em relao aos veculos locados ou colocados disposio para locao neste Estado; XI - o titular do domnio ou o possuidor a qualquer ttulo; XII - todo aquele que efetivamente concorrer para a sonegao do imposto. 1 - No caso de veculo abrangido pela imunidade, iseno ou dispensa do pagamento do imposto, o agente pblico ou o leiloeiro dever exigir a respectiva comprovao. 2 - A responsabilidade prevista nos incisos I, II, III, VII, VIII, IX, X, XI e XII deste artigo solidria e no comporta benefcio de ordem. 3 - Para eximir-se da responsabilidade prevista nos incisos VIII e IX deste artigo, a pessoa jurdica ou o agente pblico dever exigir comprovao de regular inscrio da empresa locadora no Cadastro de Contribuintes do IPVA, bem como do pagamento do imposto devido a este Estado, relativamente aos veculos objetos da locao.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

15

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

5.2.3 Base de Clculo


O valor de mercado do veculo dever ser a base de clculo nas seguintes hipteses: veculo usado; fim de imunidade, iseno ou dispensa de pagamento; transferncia de veculo de outra unidade da federao; veculo usado de propriedade de empresa locadora.

O Poder Executivo divulgar o valor de mercado por meio de tabela, considerando na sua elaborao a marca, o modelo, a espcie e o ano de fabricao. Essa tabela dever ser divulgada para vigorar no exerccio seguinte. Na fixao dos valores sero observados os preos mdios de mercado vigentes no ms de setembro (havendo veculo cujo modelo no tenha sido comercializado no ms de setembro, adotar-se- o valor de outro do mesmo padro). O valor total constante do documento fiscal de aquisio do veculo pelo consumidor ser a base de clculo nas seguintes hipteses: 1a aquisio (veculo novo) de particular; veculo novo de empresa locadora.

Em relao s importaes feitas diretamente pelo consumidor, a base de clculo ser o valor constante do documento de importao, acrescido dos valores dos tributos devidos em razo da importao, ainda que no recolhidos pelo importador. Nos casos de incorporao do veculo novo ao ativo permanente do fabricante, do revendedor ou do importador, a base de clculo do IPVA ser: para o fabricante, o valor mdio das operaes com veculos do mesmo tipo que tenha comercializado no ms anterior ao da ocorrncia do fato gerador; para o revendedor, o valor da operao de aquisio do veculo, constante do documento fiscal de aquisio observe que o revendedor e o fabricante pagam IPVA sobre uma base de clculo, em relao ao carro novo, menor que voc; para o importador, a base de clculo ser o valor constante do documento de importao, acrescido dos valores dos tributos devidos em razo da importao, ainda que no recolhidos pelo importador.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

16

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Nos casos de arrematao, a base de clculo do IPVA ser o valor da arrematao, acrescido das despesas cobradas ou debitadas do arrematante e dos valores dos tributos incidentes sobre a operao, ainda que no recolhidos. Na construo de veculo especial no produzido em srie (no seu licenciamento) e na montagem de carroceria com chassi, a base de clculo do imposto a soma dos valores atualizados de aquisio de suas partes e peas e outras despesas, tambm atualizadas, que incorrerem na sua montagem. Na fixao das bases de clculo, o Poder Executivo poder adotar (para facilitar a determinao das bases de clculo): para o veculo com mais de 10 (dez) anos e at 20 (vinte) anos de fabricao, valor equivalente a 90% (noventa por cento) da base de clculo correspondente do veculo fabricado no ano imediatamente posterior; para o veculo com mais de 20 (vinte) anos de fabricao, a mesma base de clculo do veculo com 20 anos de fabricao considerando que o veculo com mais de 20 anos no desvaloriza; para os veculos usados referidos montados sob encomenda, o valor de registro do veculo novo, depreciado taxa de 10% (dez por cento) em relao base de clculo utilizada no ano imediatamente anterior.

IMPORTANTE (pegadinha de prova): o estado de conservao do veculo no interfere na base de clculo do IPVA. Nas situaes em que for constatada notria reduo nos preos mdios de mercado vigentes entre o ms de setembro e o ms de dezembro, poder o Poder Executivo, excepcionalmente, autorizar a reduo da base de clculo.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 7 - A base de clculo do imposto : I - na hiptese dos incisos I, V, IX e X, alneas a e b, do artigo 3 desta lei, o valor de mercado do veculo usado constante da tabela de que trata o 1 deste artigo; II - na hiptese do inciso II e X, alnea c, do artigo 3 desta lei, o valor total constante do documento fiscal de aquisio do veculo pelo consumidor; III - na hiptese do inciso III do artigo 3 desta lei, o valor constante do documento de importao, acrescido dos valores dos tributos devidos em razo da importao, ainda que no recolhidos pelo importador;

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

17

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

IV - na hiptese do inciso IV do artigo 3 desta lei: a) para o fabricante, o valor mdio das operaes com veculos do mesmo tipo que tenha comercializado no ms anterior ao da ocorrncia do fato gerador; b) para o revendedor, o valor da operao de aquisio do veculo, constante do documento fiscal de aquisio; c) para o importador, o valor a que se refere o inciso III deste artigo. V - na hiptese do inciso VI do artigo 3 desta lei, o valor da arrematao, acrescido das despesas cobradas ou debitadas do arrematante e dos valores dos tributos incidentes sobre a operao, ainda que no recolhidos; VI - na hiptese dos incisos VII e VIII do artigo 3 desta lei, a soma dos valores atualizados de aquisio de suas partes e peas e outras despesas, tambm atualizadas, que incorrerem na sua montagem. 1 - Para efeito do disposto no inciso I deste artigo, o Poder Executivo divulgar o valor de mercado por meio de tabela, considerando na sua elaborao a marca, o modelo, a espcie e o ano de fabricao. 2 - A tabela a que se refere o 1 deste artigo, dever ser divulgada para vigorar no exerccio seguinte, e na fixao dos valores sero observados os preos mdios de mercado vigentes no ms de setembro. 3 - Havendo veculo cujo modelo no tenha sido comercializado no ms de setembro, adotar-se- o valor de outro do mesmo padro. 4 - O Poder Executivo poder adotar como base de clculo: 1 - para o veculo com mais de 10 (dez) anos e at 20 (vinte) anos de fabricao, valor equivalente a 90% (noventa por cento) da base de clculo correspondente do veculo fabricado no ano imediatamente posterior; 2 - para o veculo com mais de 20 (vinte) anos de fabricao, a mesma base de clculo do veculo com 20 anos de fabricao; 3 - para os veculos usados referidos nos incisos VII e VIII do artigo 3 desta lei, o valor de registro do veculo novo, depreciado taxa de 10% (dez por cento) em relao base de clculo utilizada no ano imediatamente anterior. 5 - O Poder Executivo poder firmar convnios ou contratar servios com entidades especializadas para a pesquisa dos valores mdios de mercado dos veculos usados. 6 - Para determinao da base de clculo irrelevante o estado de conservao do veculo. 7 - Na falta do documento referido no inciso III deste artigo, ser considerado, para a fixao da base de clculo, o valor constante do documento expedido pelo rgo federal competente para a cobrana do tributo devido pela importao, Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

18

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

acrescido dos demais impostos incidentes. 8 - A atualizao de que trata o inciso VI deste artigo far-se- pela variao da Unidade Fiscal do Estado de So Paulo - UFESP, mediante multiplicao do valor constante dos documentos de aquisio das partes, peas e despesas de montagem, pelo coeficiente obtido com a diviso do valor nominal da UFESP, no ms da data de ocorrncia do fato gerador, pelo valor da mesma unidade no ms de aquisio das partes, peas e despesas de montagem. 9 - Nas situaes em que for constatada notria reduo nos preos mdios de mercado vigentes entre o ms de setembro e o ms de dezembro, poder o Poder Executivo, excepcionalmente, autorizar a reduo da base de clculo.

Na impossibilidade de determinao de valores venais e na incompatibilidade entre o valor de aquisio do veculo e o valor de mercado, o fisco pode arbitrar a base de clculo.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 8 - O Poder Executivo poder arbitrar a base de clculo: I - na impossibilidade de determinao dos valores, nos termos do artigo 7 desta lei; II - na verificao de incompatibilidade entre o valor de aquisio do veculo e o valor de mercado.

5.2.4 Alquotas
O Estado de So Paulo apresenta 4 alquotas. Trata-se da parcela extrafiscal da instituio do IPVA. A alquota mais baixa (1,5%) aplicada aos veculos de carga (caminhes). Em seguida, tem-se a alquota de 2% aplicada aos nibus, micronibus, caminhonetes (apenas aquelas de cabine simples, que so utilizadas para o transporte de cargas), motocicletas, ciclomotores (mobiletes), motonetas, triciclos e quadriciclos. A alquota de 3% se relaciona com o combustvel utilizado: lcool, gs natural veicular ou eletricidade, ainda que combinados entre si. Pegadinha de prova: os automveis flex no gozam dessa alquota, eles se submetem alquota seguinte, de 4%. A alquota de 4% aplicada a todos os outros automveis (que no tiverem sido contemplados nas hipteses acima).

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

19

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Locadoras de automveis (mesmo que arrendados): as locadoras que possurem automveis submetidos alquota de 4% gozaro de desconto de 50% no imposto. A alquota resultante fica em 2% (arma contra a guerra fiscal). Conceito de locadora de veculos: a pessoa jurdica cuja atividade de locao de veculos represente no mnimo 50% (cinqenta por cento) de sua receita bruta. Os veculos gasolina fabricados at o fim de 2008 que estiverem adaptados para rodar (mesmo que de maneira combinada) com gs natural veicular gozam da alquota de 3%.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 9 - A alquota do imposto, aplicada sobre a base de clculo atribuda ao veculo, ser de: I - 1,5% (um inteiro e cinqenta centsimos por cento) para veculos de carga, tipo caminho; II - 2% (dois por cento) para: a) nibus e micronibus; b) caminhonetes cabine simples; c) motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos; d) mquinas de terraplenagem, empilhadeiras, guindastes, locomotivas, tratores e similares; III - 3% (trs por cento) para veculos que utilizarem motor especificado para funcionar, exclusivamente, com os seguintes combustveis: lcool, gs natural veicular ou eletricidade, ainda que combinados entre si; IV - 4% (quatro por cento) para qualquer veculo automotor no includo nos incisos I a III deste artigo. 1 - A alquota dos veculos automotores a que se refere o inciso IV deste artigo, destinados locao, de propriedade de empresas locadoras, ou cuja posse estas detenham em decorrncia de contrato de arrendamento mercantil, desde que registrados neste Estado, ser reduzida em 50% (cinqenta por cento). 2 - Considera-se empresa locadora de veculos, para os efeitos do 1, a pessoa jurdica cuja atividade de locao de veculos represente no mnimo 50% (cinqenta por cento) de sua receita bruta, mediante reconhecimento, segundo disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda. 3 - Ser aplicada, excepcionalmente, a alquota de 3% (trs por cento) para veculos fabricados at 31 de dezembro de 2008 que utilizarem motor especificado para funcionar exclusivamente a gasolina, quando adaptado, at a mesma data, para funcionar de maneira combinada com gs natural veicular, ficando convalidados os Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 20

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

procedimentos anteriormente adotados.

5.2.5 Clculo do Imposto


O imposto, como a praxe praticamente todos os impostos, obtido pela multiplicao da Base de clculo pela alquota.

Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 10 - O valor do imposto ser obtido mediante a multiplicao da alquota pela base de clculo.

Nos casos em que o fato gerador ocorrer em outro momento que no seja o dia 1o de janeiro, o imposto proporcional ao nmero de meses restantes at o fim do ano. A frao de ms considerada como um ms inteiro. Assim, a compra de um veculo novo em 15 de agosto pagar IPVA relativo aos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Ou seja, sero recolhidos 5/12 do IPVA.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 11 - Nos casos de que tratam os incisos II a X, alneas b e c do artigo 3 desta lei, o imposto ser calculado de forma proporcional ao nmero de meses restantes do ano civil. Pargrafo nico - Para efeito de contagem do nmero de meses restantes do ano civil, ser includo o ms da ocorrncia do fato gerador.

5.2.6 Imunidade, iseno e dispensa do pagamento do imposto


Imunidades, isenes e todas as outras formas de dispensa de pagamento do imposto dependem de reconhecimento do Poder Executivo. Esse reconhecimento pode ser disciplinado por decretos (ou outras formas normativas infra legais).
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 12 - O Poder Executivo disciplinar procedimento para o reconhecimento das imunidades, para a concesso das isenes e para a dispensa do pagamento do imposto.

O Estado de So Paulo concede as seguintes isenes de IPVA:


Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 21

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Mquinas agrcolas (usadas para fins essencialmente agrcolas); Veculos Ferrovirios; Para a pessoa com deficincia: limitado a um veculo por pessoa; Taxista autnomo: limitado a um veculo por pessoa; de veculo de propriedade de Embaixada, Representao Consular, de Embaixador e de Representante Consular, bem como de funcionrio de carreira diplomtica ou de servio consular (desde que haja reciprocidade); de nibus ou micronibus empregados exclusivamente no transporte pblico de passageiros, urbano ou metropolitano; de mquina de terraplanagem, empilhadeira, guindaste e demais mquinas utilizadas na construo civil ou por estabelecimentos industriais ou comerciais, para monte e desmonte de cargas; de veculo com mais de 20 (vinte) anos de fabricao.

Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 13 - isenta do IPVA a propriedade: I - de mquinas utilizadas essencialmente para fins agrcolas; II - de veculo ferrovirio; III - de um nico veculo adequado para ser conduzido por pessoa com deficincia fsica; IV - de um nico veculo utilizado no transporte pblico de passageiros na categoria aluguel (txi), de propriedade de motorista profissional autnomo, por ele utilizado em sua atividade profissional; V - de veculo de propriedade de Embaixada, Representao Consular, de Embaixador e de Representante Consular, bem como de funcionrio de carreira diplomtica ou de servio consular, quando faam jus a tratamento diplomtico, e desde que o respectivo pas de origem conceda reciprocidade de tratamento; VI - de nibus ou micronibus empregados exclusivamente no transporte pblico de passageiros, urbano ou metropolitano, devidamente autorizados pelos rgos competentes; (abrange os nibus e micronibus utilizados na prestao de servio de transporte por fretamento contnuo) VII - de mquina de terraplanagem, empilhadeira, guindaste e demais mquinas utilizadas na construo civil ou por estabelecimentos industriais ou comerciais, para monte e desmonte de cargas; VIII - de veculo com mais de 20 (vinte) anos de fabricao. 1 - As isenes previstas neste artigo, quando no concedidas em carter geral, sero efetivadas, em cada caso, por despacho da autoridade administrativa, em requerimento com o qual o interessado faa prova do preenchimento das condies e Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

22

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

do cumprimento dos requisitos para sua concesso. 2 - As isenes previstas nos incisos III a VI deste artigo aplicam-se: 1 - somente aos veculos em situao regular, na data da ocorrncia do fato gerador, quanto s obrigaes relativas ao registro e licenciamento; 2 - s hipteses de arrendamento mercantil. 3 - No caso do inciso VI deste artigo, em se tratando de proprietrio pessoa fsica, fica limitada a iseno a um nico veculo, de propriedade de motorista autnomo regularmente registrado no rgo competente e habilitado para conduo do veculo objeto do benefcio.

Nas hipteses em que o fato gerador ocorrer depois de 1o de janeiro, a base de clculo ser calculada em 1/12 (um doze avos) por ms ou frao, a partir da data da ocorrncia do fato gerador do imposto. Em outras palavras, a incidncia que ocorrer durante o ano ser proporcional ao nmero de meses faltantes para o trmino do ano (somada eventual parcela de ms como se fosse inteiro). O raciocnio acima vale para os casos de perda do automvel (roubo, furto, perda total, etc). O imposto ser devido apenas em relao aos meses que tiverem transcorrido at o momento do sinistro. O resto deve ser objeto de restituio. Sendo recuperado o automvel, passa a ser devido o imposto referente ao resto do ano, contado da data em que automvel voltar ao poder do antigo proprietrio (fraes de ms contam como um ms inteiro). Fica dispensada a cobrana do imposto relativo ao perodo em que o veculo esteve fora da posse direta do seu proprietrio. Na hiptese de perda do veculo antes do pagamento do IPVA, os valores proporcionais ao perodo em que teve a posse do carro devero ser recolhidos normalmente.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 14 - Fica dispensado o pagamento do imposto, a partir do ms da ocorrncia do evento, na hiptese de privao dos direitos de propriedade do veculo por furto ou roubo, quando ocorrido no territrio do Estado de So Paulo, na seguinte conformidade: I - o imposto pago ser restitudo proporcionalmente ao perodo, includo o ms da ocorrncia em que ficar comprovada a privao da propriedade do veculo; II - a restituio ou compensao ser efetuada a partir do exerccio subseqente ao da ocorrncia. 1 - A dispensa prevista neste artigo no desonera o contribuinte do pagamento do imposto incidente sobre fato gerador ocorrido anteriormente ao evento, ainda que no mesmo exerccio. Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

23

ICMS-SP
(...)

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

A transferncia de carro de locadora para estabelecimento situado fora do Estado pode (deve) ter dispensado seu pagamento de IPVA proporcionalmente ao nmero de meses restantes at o fim do ano (os valores devem ser restitudos). A dispensa ocorre, na verdade, a partir do ms seguinte. Assim, se o automvel estiver vinculado a estabelecimento paulista at 15 de maro, So Paulo cobrar os IPVAs relativos aos 3 primeiros meses do ano. A regra acima apenas se perfaz se comprovado o pagamento do IPVA relativo aos ltimos meses do ano para o Estado de destino do automvel (se e essa cobrana estiver prevista na legislao do outro Estado) caso contrrio, So Paulo exigir o pagamento do imposto relativo ao ano inteiro. A permanncia eventual de automvel de locadora, vinculado a estabelecimento de outra unidade da federao, no se sujeita incidncia do IPVA.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 15 - Poder ser dispensado o pagamento do imposto relativo ao veculo de propriedade de empresa locadora: I - a partir do ms seguinte ao da transferncia para operao do veculo em outro Estado, em carter no espordico, desde que seja comprovado o pagamento proporcional aos meses restantes do ano civil em favor do Estado de destino, se assim estiver previsto na legislao do referido Estado; II - quando, na hiptese prevista na alnea b do inciso X do artigo 3 desta lei, tratar-se de veculo destinado locao avulsa, e a permanncia neste Estado seja temporria, conforme disposio regulamentar, observado o disposto no artigo 33 desta lei. Pargrafo nico - O imposto pago ser restitudo proporcionalmente em relao ao perodo em que se configurar a hiptese prevista no inciso I deste artigo.

Assim que o motivo da no incidncia (tambm de imunidade ou de no dispensa) cessa, deve-se recolher o imposto (proporcional ao nmero de meses que faltarem para terminar o ano). O prazo para o pagamento de 30 dias contados da cessao.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 16 - Verificado que o beneficirio no preenchia ou deixou de preencher as condies exigidas para a imunidade, iseno ou dispensa, o imposto dever ser recolhido no prazo de 30 (trinta) dias contados da data da ocorrncia do evento, observado o disposto no pargrafo nico do artigo 11, e a base de clculo do imposto ser definida em conformidade com os artigos 7 ou 8, todos desta lei.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

24

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

5.2.7 Lanamento do Imposto


No Estado de So Paulo, o IPVA um tributo lanado por homologao. Duvido que a sua banca faa uma pergunta sobre esse tema. Mas o IPVA tem a sua lista de valores de mercado publicada, de modo que o pagamento possa ser feito pela rede bancaria. A cartinha recebida com o valor do IPVA no corresponde a lanamento do imposto (cuidado se voc for prestar concurso em outro estado). apenas uma informao a respeito de valores e datas de vencimento.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 17 - O contribuinte ou o responsvel efetuar anualmente o pagamento do imposto, na forma estabelecida pelo Poder Executivo, o qual ficar sujeito homologao pela autoridade administrativa competente.

No no recolhimento do IPVA no prazo legal, o sujeito passivo fica sujeito ao lanamento a ser efetuado pelo fisco. O lanamento ocorre mediante notificao ao proprietrio do veculo ou o responsvel para o recolhimento do imposto ou da diferena apurada, com os acrscimos legais, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data do recebimento da notificao.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 18 - Verificado que o contribuinte ou responsvel deixou de recolher o imposto no prazo legal, no todo ou em parte, a autoridade administrativa tributria proceder ao lanamento de ofcio, notificando o proprietrio do veculo ou o responsvel para o recolhimento do imposto ou da diferena apurada, com os acrscimos legais, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data do recebimento da notificao, reservado o direito de contestao. 1 - Diferena, para os efeitos deste artigo, o valor do imposto e seus acrscimos legais, que restarem devidos aps imputao efetuada mediante distribuio proporcional do valor recolhido entre os componentes do dbito. 2 - A notificao prevista neste artigo conter a identificao do contribuinte, do responsvel solidrio, quando for o caso, do veculo, a data de vencimento e a forma de pagamento do imposto e acrscimos legais, podendo ser realizada por meio de edital publicado no Dirio Oficial do Estado, por correio, pessoalmente ou por meio eletrnico. 3 - Quando a notificao for feita por meio de publicao no Dirio Oficial do Estado, o contribuinte ou interessado ser cientificado da publicao na forma estabelecida pelo Poder Executivo.

As infraes aos dispositivos da legislao tributria (no apenas relativos ao IPVA) ensejam a lavratura de Auto de Infrao e Imposio de Multa por Agente Fiscal de Rendas.
Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

25

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Admite-se a chancela por meio eletrnico. O que isso significa? Significa que os autos no precisam ser assinados um a um. Os autos so gerados eletronicamente.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 19 - Verificada infrao a qualquer dispositivo da legislao do imposto, ser lavrado Auto de Infrao e Imposio de Multa por Agente Fiscal de Rendas, admitida a chancela por meio eletrnico. Pargrafo nico - Para efeito deste artigo, quando a infrao estiver acompanhada de reduo ou supresso do pagamento do imposto, este poder ser exigido por meio de Auto de Infrao e Imposio de Multa.

Mais uma disciplina que vale para todo o direito tributrio. O lanamento sempre poder ser revisto at o momento da decadncia.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 20 - Enquanto no extinto o direito de constituir o crdito tributrio, o lanamento poder ser revisto de ofcio pela autoridade administrativa, quando verificado erro ou fato no conhecido ou no provado.

5.2.8 Recolhimento do Imposto


O IPVA devido anualmente, a cada 1o de janeiro. O pagamento pode ser feito vista (em fevereiro) ou dividido em 3 parcelas vencveis em janeiro, fevereiro e maro. O pagamento vista antecipado (em janeiro) faz jus a desconto extra. Veculo de carga usado, categoria caminho: pagamento vista em abril ou em 3 parcelas em maro, junho e setembro. Observe que o Estado estende um pouco o vencimento das parcelas para aquele que trabalha e tira seu sustento do caminho. Para o parcelamento, em ambos os casos acima, necessrio que cada parcela seja equivalente a, pelo menos, 2 UFESPs. Os dias exatos dos vencimentos (em cada ms) devem ser estabelecidos, ano a ano, pelo Poder Executivo. Ser considerado rompido o parcelamento sempre que no for observada a data de vencimento e o pagamento integral de qualquer uma das duas ltimas parcelas. O contribuinte ou o responsvel ficam sujeitos aos acrscimos legais e disciplina estabelecida no artigo 18 desta lei (lavratura de AIIM com multa e juros). O imposto devido por empresa locadora ser pago integralmente no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data do fato gerador (no poder ser parcelado).
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 21 - O imposto do veculo usado ser devido anualmente na data da Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 26

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

ocorrncia do fato gerador, e dever ser pago vista no ms de fevereiro ou em trs parcelas mensais, iguais e consecutivas, vencveis nos meses de janeiro, fevereiro e maro, desde que a primeira seja recolhida integralmente no respectivo vencimento no ms de janeiro e o valor de cada parcela seja equivalente a, no mnimo, 2 (duas) UFESPs do ms do recolhimento. 1 - O imposto relativo ao veculo de carga usado, categoria caminho, poder ser pago vista no ms de abril ou em trs parcelas iguais e consecutivas, vencveis nos meses de maro, junho e setembro, desde que a primeira seja recolhida integralmente no respectivo vencimento no ms de maro e o valor de cada parcela seja equivalente a, no mnimo, 2 (duas) UFESPs do ms do recolhimento. 2 - A opo pelo pagamento parcelado dar-se- pelo recolhimento voluntrio da primeira parcela no ms de janeiro, para os casos previstos no caput, e no ms de maro, para os casos previstos no 1 deste artigo. 3 - Sobre o valor do imposto recolhido integralmente no ms de janeiro, conceder-se- desconto, a ser fixado pelo Poder Executivo. 4 - Os dias de vencimento do imposto sero fixados pelo Poder Executivo. 5 - Ser considerado rompido o parcelamento sempre que no for observada a data de vencimento e o pagamento integral de qualquer uma das duas ltimas parcelas, sujeitando-se o contribuinte ou o responsvel aos acrscimos legais e disciplina estabelecida no artigo 18 desta lei. 6 - O imposto devido por empresa locadora, nos termos da alnea b do inciso X do artigo 3 desta lei, ser pago integralmente no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data do fato gerador.

O automvel novo deve pagar o imposto no momento de sua primeira venda a consumidor final. O recolhimento deve ser efetuado em at 30 dias da: data da emisso da nota fiscal; da data de seu desembarao aduaneiro, em se tratando de veculo importado diretamente pelo consumidor; da data de sua incorporao ao ativo permanente, em se tratando de veculo colocado em uso por aquele que o fabricou ou por revendedores; da data de sua autorizao para uso, em se tratando de veculo no fabricado em srie; da data de sada constante da Nota Fiscal de venda da carroceria, em se tratando de veculo objeto de encarroamento, nos casos em que o chassi tenha sido adquirido separadamente.

A legislao permite que o Poder Executivo oferea desconto para aqueles que fizerem esses recolhimentos at o quinto dia til.
Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 27

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

O veculo novo pode gozar de parcelamento do IPVA. Nesse caso, o imposto ser pago em 3 vezes, desde que a primeira seja paga no prazo previsto no caput deste artigo, vencendo as demais no mesmo dia dos meses subsequentes ao do vencimento da primeira.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 22 - O recolhimento do imposto, relativamente a veculo novo, dever ser efetuado integralmente no prazo de 30 (trinta) dias contados: I - da data da emisso da Nota Fiscal referente sua aquisio; II - da data de seu desembarao aduaneiro, em se tratando de veculo importado diretamente pelo consumidor; III - da data de sua incorporao ao ativo permanente, em se tratando de veculo colocado em uso por aquele que o fabricou ou por revendedores; IV - da data de sua autorizao para uso, em se tratando de veculo no fabricado em srie; V - da data de sada constante da Nota Fiscal de venda da carroceria, em se tratando de veculo objeto de encarroamento, nos casos em que o chassi tenha sido adquirido separadamente. 1 - Sobre o valor do imposto recolhido integralmente at o 5 (quinto) dia til posterior data da emisso da Nota Fiscal referente aquisio do veculo novo, ou data em que o mesmo tenha sido incorporado ao ativo permanente, poder ser concedido desconto a ser fixado pelo Poder Executivo. 2 - O imposto relativo a veculo novo poder ser pago em 3 (trs) parcelas mensais, iguais e consecutivas, desde que a primeira seja paga no prazo previsto no caput deste artigo, vencendo as demais no mesmo dia dos meses subseqentes ao do vencimento da primeira.

Hasta Pblica. Os veculos vendidos em hasta pblica podem ter dbitos de IPVA anteriores arrematao. Nesse caso, o valor deve ser deduzido daquilo que for conseguido na referida alienao.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 23 - No caso de veculo alienado em hasta pblica, o dbito vencido e no pago dever ser deduzido do montante arrecadado na venda e recolhido at o 3 (terceiro) dia til aps a realizao do leilo.

O imposto relativo ao perodo em que o contribuinte tiver sido privado de sua posse no ser exigido. O imposto devido em relao s outras fraes do ano (antes do acontecimento ou depois de se reaver o automvel) ser devido. Tal disciplina vale tambm para a transferncia de veculo para outro Estado. Ou seja, mesmo que o veculo seja transferido para outro Estado, o
Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 28

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

IPVA caber inteiramente ao Estado de So Paulo. Voc deve tomar cuidado que o Estado possui regra contrria a ser aplicada quando o contribuinte for locadora de automveis (o imposto ser devido de forma proporcional quando o outro Estado tiver a mesma previso).
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 24 - Ser exigido o recolhimento integral do imposto referente ao exerccio, ressalvado o disposto no artigo 14 desta lei, bem como do dbito em atraso, no momento da excluso do veculo do Cadastro de Contribuintes do IPVA. Pargrafo nico - O disposto neste artigo aplica-se, tambm, na hiptese de transferncia do registro do veculo para outro Estado.

A regularidade em relao ao IPVA deve ser critrio mnimo para o registro ou licenciamento do automvel perante as reparties de trnsito. Isso vale tambm para outros casos: renovao, averbao, cancelamento ou qualquer alterao de registro de veculo.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 25 - Nenhum veculo ser registrado ou licenciado perante as reparties competentes sem a prova do pagamento do imposto ou de que imune, isento ou de que est dispensado o seu pagamento. Pargrafo nico - O disposto neste artigo aplica-se, igualmente, aos casos de renovao, averbao, cancelamento e a quaisquer outros atos que impliquem alterao no registro do veculo.

Vimos que o veculo de So Paulo que for registrado em outro Estado durante o ano no far jus a nenhuma forma de restituio. O Estado de So Paulo respeita a reciprocidade nesse assunto em relao s outras unidades da federao, reconhecendo que os automveis que aqui forem registrados durante o ano no devero novo IPVA at o prximo 1o de janeiro. A exceo, que j assinalamos acima, fica por conta das locadoras de automveis, que devero o imposto de forma proporcional a cada Estado onde seus veculos estiverem vinculados (a proporo se d em relao ao tempo em que ser vinculado a um e a outro Estado).
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 26 - No se exigir, nos casos de inscrio no Cadastro de Contribuintes do IPVA, novo pagamento do imposto j solvido em outra unidade da federao, observado sempre o respectivo exerccio fiscal, ressalvadas as hipteses em que: I - deveria ter sido integralmente pago ao Fisco deste Estado; II - seja devido proporcionalmente a este Estado por empresa locadora, nos termos das alneas b e c do inciso X do artigo 3 e do artigo 11, desta lei. Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

29

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

1 - Os efeitos da insolvncia ou do pagamento do imposto transmitem-se ao novo proprietrio do veculo para fins de registro ou alterao de assentamentos perante o rgo de trnsito e o Cadastro de Contribuintes do IPVA. 2 - Se no comprovar o pagamento do imposto a outra unidade federada, o proprietrio dever, para proceder transferncia, recolher o imposto proporcionalmente ao nmero de meses restantes do exerccio fiscal, calculado a partir do ms em que deveria ter se inscrito no Cadastro de Contribuintes do IPVA deste Estado, conforme o disposto no artigo 11 desta lei.

5.2.9 Acrscimos moratrios e juros


A multa de mora aplicada situao de no recolhimento do imposto de 0,33% por dia de atraso at o limite de 20% (vinte por cento), calculados sobre o valor do imposto. Inscrito o dbito do imposto em dvida ativa, os acrscimos moratrios correspondem a 1 vez o valor do imposto (isso mesmo, um imposto a mais).
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 27 - O imposto no recolhido no prazo determinado nesta lei estar sujeito a acrscimos moratrios correspondentes a 0,33% (trinta e trs centsimos por cento) por dia de atraso, at o limite de 20% (vinte por cento), calculados sobre o valor do imposto. Pargrafo nico - Aps a inscrio em dvida ativa, os acrscimos moratrios correspondero a 1 (uma) vez o valor do imposto.

Alm da multa de mora, o imposto recolhido fora do prazo se sujeita incidncia de juros atrelados SELIC, acumulada mensalmente (ou seja, calcula-se pela metodologia dos juros compostos). Esses juros so aplicados ao total do crdito tributrio (soma do principal com a multa). Quando a regra foi feita, a SELIC era superior a 1% ao ms. Por isso se estabeleceu que na frao de ms, o juro deve equivaler a 1%. Na prtica, devido ao disposto no pargrafo terceiro, o juro de mora incidente de 1% (a nossa Selic menor que 1% a.m.).
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 28 - O montante do imposto recolhido a destempo fica ainda sujeito a juros equivalentes, por ms, taxa referencial do Sistema Especial de Liquidao e Custdia - SELIC, para ttulos federais, acumulada mensalmente. 1 - Os juros equivalero a 1% (um por cento) para frao de ms, assim entendido qualquer perodo de tempo inferior a um ms. 2 - Ocorrendo a extino, substituio ou modificao da taxa de juros prevista neste artigo, o Poder Executivo adotar outro indicador oficial que reflita o custo do crdito no mercado financeiro. Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

30

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

3 - Em nenhuma hiptese a taxa de juros ser inferior a 1% (um por cento) ao ms. 4 - O Poder Executivo divulgar, mensalmente, a taxa a que se refere esse artigo. 5 - Os juros sero calculados sobre os acrscimos moratrios e tambm sobre os valores das penalidades. --Artigo 29 - Os encargos previstos nos artigos 27 e 28 desta lei so decorrncia natural da mora e sero exigidos independentemente de lanamento de ofcio.

5.2.10 Cadastro de Contribuintes do IPVA


Em So Paulo, o cadastro organizado unicamente pela SEFAZ. Cuidado com esse assunto se voc for prestar outros concursos. A maioria dos Estados promove o compartilhamento do cadastro entre a SEFAZ e o DETRAN. Em So Paulo, a SEFAZ pode utilizar as informaes relativas ao veculo ou ao proprietrio constantes de registros de outros rgos pblicos, mas no compartilha, de fato, o cadastro de contribuintes.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 30 - O Poder Executivo organizar e manter o Cadastro de Contribuintes do IPVA, podendo utilizar as informaes relativas ao veculo ou ao proprietrio constantes de registros de outros rgos pblicos.

a SEFAZ quem deve disciplinar a inscrio no Cadastro do IPVA. possvel, nessa disciplina (que meramente regulamentar), estabelecer regras distintas e simplificadas por classes de contribuinte ou at dispensar a inscrio de veculos especficos, sem interesse para a fiscalizao e a arrecadao do imposto. Em casos de alienao fiduciria em garantia (leasing), o cadastro deve conter os dados de ambas as partes (arrendante ou arrendatrio).
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 31 - A Secretaria da Fazenda estabelecer disciplina para a inscrio no Cadastro de Contribuintes do IPVA podendo: I - estabelecer disciplinas distintas e simplificadas por classes de contribuinte; II - dispensar a inscrio de veculos especficos, sem interesse para a fiscalizao e a arrecadao do imposto. Pargrafo nico - No caso de veculo objeto de arrendamento mercantil ou de alienao fiduciria em garantia, o Cadastro de Contribuintes do IPVA dever conter a identificao do arrendante e do arrendatrio ou do devedor fiduciante e do credor fiducirio. Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

31

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

5.2.11 Obrigaes Acessrias


Os contribuintes residentes ou domiciliados no Estado de So Paulo so obrigados a fornecer todos os dados inscrio no cadastro do IPVA (lembremos que So Paulo pretende determinar o fato gerador do imposto de acordo com o local de domiclio ou residncia do contribuinte). Essa obrigao de fornecer dados se aplica, ainda, para o proprietrio de veculo registrado anteriormente em outro Estado, quando adquiri-lo ou transferir o seu domiclio ou residncia para So Paulo.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 32 - Fica obrigado a fornecer os dados necessrios inscrio no Cadastro de Contribuintes do IPVA: I - todo proprietrio de veculo automotor residente ou domiciliado neste Estado, nos termos desta lei; II - o proprietrio de veculo registrado anteriormente em outro Estado, quando adquiri-lo ou transferir o seu domiclio ou residncia para este Estado.

A obrigao de fornecimento de dados para o cadastro do IPVA especialmente imposta s locadoras de automveis em relao a todos os veculos que vierem a ser locados ou colocados disposio para locao neste Estado, inclusive aqueles que forem locados de forma permanente.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 33 - Tambm est obrigada a fornecer os dados necessrios inscrio no Cadastro de Contribuintes do IPVA a empresa locadora de veculos que operar neste Estado, em relao a todos os veculos que vierem a ser locados ou colocados disposio para locao neste Estado, inclusive aos veculos a que se refere o inciso II do artigo 15 desta lei.

Cabe ao alienante comunicar a venda do veculo. Cabe ao adquirente fazer a transferncia do veculo para a sua propriedade, fazendo o licenciamento. Tais procedimentos cumprem a obrigao de fornecer as devidas informaes ao cadastro do IPVA.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 34 - Quaisquer alteraes ocorridas em relao ao proprietrio ou ao veculo sero comunicadas s autoridades responsveis pelo Cadastro de Contribuintes do IPVA. Pargrafo nico - Cabe ao alienante e ao adquirente a obrigao de comunicar a alienao do veculo.

Os cadastros da SEFAZ e do DETRAN, em So Paulo, no so nicos, mas devem ser compatveis.


Lei n. 13.296/08 - IPVA Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 32

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Artigo 35 - O Departamento Estadual de Trnsito - DETRAN e a Secretaria da Fazenda devero compatibilizar seus cadastros com a finalidade de atingir maior eficincia administrativa e facilitar o cumprimento das obrigaes acessrias. Pargrafo nico - A Secretaria da Fazenda poder firmar convnios com os rgos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trnsito para a troca de informaes, no interesse da administrao do imposto.

O artigo 36, desdobramento do artigo 197 do CTN, estabelece que todos aqueles de quem forem solicitadas informaes do interesse do fisco devero prest-las. No permitido ao detentor da informao embaraar a ao fiscalizadora e, mediante notificao, sero obrigados a exibir documentos, guias, impressos ou arquivos magnticos relacionados administrao e arrecadao.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 36 - Todo aquele a quem forem solicitadas informaes de interesse da fiscalizao est obrigado a prest-las. Pargrafo nico - Os contribuintes e terceiros que tenham informaes sobre fatos relacionados ao imposto no podero embaraar a ao fiscalizadora e, mediante notificao, sero obrigados a exibir documentos, guias, impressos ou arquivos magnticos relacionados administrao e arrecadao.

O artigo 37 estabelece algumas outras obrigaes: os fabricantes, revendedores de veculos e os importadores devem prestar informaes sobre veculos novos vendidos e respectivos adquirentes; os revendedores devem prestar informaes sobre operaes com veculos usados; as empresas locadoras devem prestar informaes sobre os veculos locados ou colocados disposio para locao neste Estado; os leiloeiros que realizarem leiles de veculo automotor devem apresentar relao dos veculos objetos do leilo, bem como valores das transferncias e o nome e endereo dos alienantes e dos adquirentes (valores das transferncias so usados para se calcular as bases de clculo); os despachantes que auxiliarem no registro ou transferncia de veculos devem apresentar relao desses veculos, bem como os valores das transferncias e o nome e endereo do alienante e do adquirente (valores das transferncias so usados para se calcular as bases de clculo);

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

33

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

os notrios devem prestar informaes sobre as transaes com veculos perante eles realizadas; as seguradoras de veculos devem prestar informaes sobre os veculos segurados ou indenizados; as empresas de arrendamento mercantil devem prestar informaes sobre os veculos arrendados e seus respectivos arrendatrios; as instituies financeiras devem prestar informaes sobre os veculos financiados e os respectivos adquirentes; os autdromos, oficinas de manuteno e quaisquer pessoas, fsicas ou jurdicas, que cedam ou aluguem espaos para estacionamento, ou que prestem servios de guarda ou manuteno de veculos automotores devem prestar informaes sobre os veculos que se encontram ou se encontraram estacionados em suas dependncias ou sob sua guarda.

Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 37 - So obrigados a fornecer ao fisco, na forma estabelecida pelo Poder Executivo: I - os fabricantes, revendedores de veculos e os importadores, informaes sobre veculos novos vendidos e respectivos adquirentes; II - os revendedores, informaes sobre operaes com veculos usados; III - as empresas locadoras, informaes sobre os veculos locados ou colocados disposio para locao neste Estado; IV - os leiloeiros que realizarem leiles de veculo automotor, relao dos veculos objetos do leilo, bem como valores das transferncias e o nome e endereo dos alienantes e dos adquirentes; V - os despachantes que auxiliarem no registro ou transferncia de veculos, relao desses veculos, bem como os valores das transferncias e o nome e endereo do alienante e do adquirente; VI - os notrios, informaes sobre as transaes com veculos perante eles realizadas, sem nus para as partes do negcio; VII - as seguradoras de veculos, informaes sobre os veculos segurados ou indenizados; VIII - as empresas de arrendamento mercantil, informaes sobre os veculos arrendados e seus respectivos arrendatrios; Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

34

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

IX - as instituies financeiras, informaes sobre os veculos financiados e os respectivos adquirentes; X - os autdromos, oficinas de manuteno e quaisquer pessoas, fsicas ou jurdicas, que cedam ou aluguem espaos para estacionamento, ou que prestem servios de guarda ou manuteno de veculos automotores, informaes sobre os veculos que se encontram ou se encontraram estacionados em suas dependncias ou sob sua guarda. --Artigo 38 - As autoridades responsveis pelo registro e manuteno de cadastros de veculos ficam obrigadas a fornecer ao fisco a relao de veculos constantes de seu cadastro, transferncias registradas e valores das transferncias, bem como a informar o nome e endereo dos alienantes e adquirentes.

5.2.11 Penalidades
O artigo 39 estabelece algumas condutas consideradas como infraes, que ensejam a aplicao de multas: fraudar o recolhimento do imposto, no todo ou em parte: multa de uma vez o valor do imposto no recolhido, nunca inferior a 100 (cem) UFESPs; deixar de exibir no prazo estabelecido, quando notificado, quaisquer documentos exigidos pelo fisco: multa correspondente a 30 (trinta) UFESPs por documento, at o limite de 150 (cento e cinqenta) UFESPs por veculo; deixar de prestar informaes quando obrigado, ou faz-lo de forma inexata ou incompleta: multa correspondente a 30 (trinta) UFESPs por veculo; proceder de modo a possibilitar a reduo ou supresso do tributo devido por terceiro (concorrer para a sonegao): multa de uma vez o valor do imposto no recolhido, nunca inferior a 100 (cem) UFESPs; deixar de fornecer documentos ou informaes necessrios inscrio ou alterao do Cadastro de Contribuintes do IPVA: multa, por exerccio, correspondente a 50% (cinqenta por cento) do valor do imposto, nunca inferior a 10 (dez) UFESPs; induzir o fisco a proceder inscrio ou alterao indevidas no Cadastro de Contribuintes do IPVA: multa, por exerccio, correspondente a uma vez o valor do imposto, nunca inferior a 50 (cinqenta) UFESPs;
www.pontodosconcursos.com.br 35

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

deixar, a locadora de veculos, de cumprir a obrigao acessria prevista no artigo 33 desta lei (fornecer os dados necessrios inscrio no Cadastro de Contribuintes do IPVA): multa, por exerccio, equivalente a 100 (cem) UFESPs por veculo; cometer qualquer outra infrao a dispositivo da legislao relativa ao imposto, sem penalidade especfica: multa correspondente a 10 (dez) UFESPs.

As multas no excluem o pagamento do imposto, quando devido. Elas so aplicveis distinta e integralmente (havendo mais de uma infrao).
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 39 - Constituem condutas passveis de imposio de multa: I - fraudar o recolhimento do imposto, no todo ou em parte: multa de uma vez o valor do imposto no recolhido, nunca inferior a 100 (cem) UFESPs; II - deixar de exibir no prazo estabelecido, quando notificado, quaisquer documentos exigidos pelo fisco: multa correspondente a 30 (trinta) UFESPs por documento, at o limite de 150 (cento e cinqenta) UFESPs por veculo; III - deixar de prestar informaes quando obrigado, ou faz-lo de forma inexata ou incompleta: multa correspondente a 30 (trinta) UFESPs por veculo; IV - proceder de modo a possibilitar a reduo ou supresso do tributo devido por terceiro: multa de uma vez o valor do imposto no recolhido, nunca inferior a 100 (cem) UFESPs; V - deixar de fornecer documentos ou informaes necessrios inscrio ou alterao do Cadastro de Contribuintes do IPVA: multa, por exerccio, correspondente a 50% (cinqenta por cento) do valor do imposto, nunca inferior a 10 (dez) UFESPs; VI - induzir o fisco a proceder inscrio ou alterao indevidas no Cadastro de Contribuintes do IPVA: multa, por exerccio, correspondente a uma vez o valor do imposto, nunca inferior a 50 (cinqenta) UFESPs; VII - deixar, a locadora de veculos, de cumprir a obrigao acessria prevista no artigo 33 desta lei: multa, por exerccio, equivalente a 100 (cem) UFESPs por veculo; VIII - cometer qualquer outra infrao a dispositivo da legislao relativa ao imposto, sem penalidade especfica: multa correspondente a 10 (dez) UFESPs. 1 - As multas previstas neste artigo: 1 - no excluem o pagamento do imposto, quando devido; 2 - so aplicveis distinta e integralmente, na hiptese de concurso de infraes.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

36

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

5.2.11 Repartio da Receita

Atendendo s determinaes constitucionais, o produto da arrecadao partilhado entre o Estado e o municpio do licenciamento, registro ou matrcula do veculo automotor. Todos os valores relativos aos juros e multas moratrias so tambm partilhados com o municpio de licenciamento do automvel.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 40 - Do produto da arrecadao do imposto, descontadas outras destinaes institudas por lei federal, 50% (cinqenta por cento) constituir receita do Municpio onde estiver domiciliado, nos termos do artigo 4 desta lei, o proprietrio do veculo, includos os valores correspondentes aos juros e aos acrscimos moratrios.

Atendendo s determinaes constitucionais, o produto da arrecadao partilhado entre o Estado e o municpio do licenciamento, registro ou matrcula do veculo automotor. Os repasses de valores so feitos de acordo com legislao federal relativa matria e dos convnios porventura firmados entre as prefeituras e a instituio financeira arrecadadora, deduzidas as importncias correspondentes s devolues.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 41 - A parcela pertencente ao Estado ser repassada pelo estabelecimento bancrio na forma e prazo estabelecidos pelo Poder Executivo. 1 - A parcela pertencente ao Municpio ser creditada na forma da legislao federal relativa matria, e dos convnios porventura firmados entre as prefeituras e a instituio bancria arrecadadora. 2 - Nas hipteses de restituio do imposto, a parcela proporcional ser deduzida da receita do Municpio.

5.2.12 Procedimento Administrativo Tributrio


A apurao das infraes legislao e a consequente aplicao de multas do-se mediante processo administrativo fiscal. A formalizao da exigncia de crdito tributrio dar-se- mediante a emisso de notificao fiscal, efetuada por processo eletrnico, mediante publicao de edital no Dirio Oficial do Estado, ou lavratura de auto de infrao.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

37

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

As informaes abaixo no so de grande importncia para a sua prova e no trazem conceitos aprofundados. Vamos, apesar disso, analisar rapidamente o tema. Sobre a notificao de lanamento. As incorrees ou omisses existentes na notificao do lanamento de ofcio, inclusive as decorrentes de clculo, no acarretam a sua nulidade quando presentes os elementos suficientes para determinar, com segurana, a natureza da infrao e a pessoa do infrator. O contribuinte adentrar o contraditrio administrativo mediante intimao: no caso de notificao fiscal, por publicao no Dirio Oficial do Estado; no caso de auto infrao, pessoalmente, mediante entrega pessoa do prprio sujeito passivo, seu representante ou preposto, de cpia do auto de infrao exigindo-se recibo datado e assinado na via original, ou, alternativamente, por via postal ou telegrfica, com prova do recebimento, ou, alternativamente, por publicao nica no Dirio Oficial do Estado ou no jornal de maior circulao na regio do domiclio do sujeito passivo.

Considera-se que uma notificao foi, de fato, efetuada: em trinta dias da publicao do edital; na data da cincia do intimado; na data do recebimento, por via postal ou telegrfica, ou, se a data for omitida, quinze dias aps a entrega da intimao agncia postal telegrfica.

Em um processo administrativo tributrio, o contribuinte pode sempre apresentar uma Defesa ou Contestao. Tratase da defesa apresentada, em cada processo, pelo sujeito, passivo, no prazo de trinta dias, a contar da data em que se considera feita a intimao, observando-se que: a) seu texto deve trazer todo a contestao, provas e tudo mais que tiver que ser dito pelo contribuinte; b) Tanto a apresentao de reclamao quando a sua falta instauram a fase litigiosa do processo; c) mesmo que a intimao possua algum defeito, esse ser sanado pela apresentao da Reclamao.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 42 - O procedimento administrativo tributrio referente ao IPVA iniciar-se- com a notificao do lanamento ou do Auto de Infrao e Imposio de Multa. Pargrafo nico - Aplica-se ao procedimento iniciado por meio de Auto de Infrao e Imposio de Multa a disciplina que dispe sobre o processo administrativo tributrio Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

38

ICMS-SP
estadual.

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

--Artigo 43 - As incorrees ou omisses existentes na notificao do lanamento de ofcio, inclusive as decorrentes de clculo, no acarretam a sua nulidade, desde que presentes elementos suficientes para determinar, com segurana, a natureza da infrao e a pessoa do infrator. Pargrafo nico - As incorrees ou omisses de que trata este artigo podero ser corrigidas pela autoridade fiscal, cientificando-se o sujeito passivo da correo, por escrito, e devolvendo-lhe o prazo do artigo 44 desta lei. --Artigo 44 - O interessado poder, por escrito, apresentar defesa ou contestao ao lanamento efetuado, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data da notificao. --Artigo 45 - A defesa ou contestao ser apresentada na repartio fiscal competente indicada na notificao, e dever conter: I - a autoridade a quem dirigida; II - a qualificao do interessado e a identificao do signatrio; III - as razes de fato e de direito sobre as quais se fundamenta. Pargrafo nico - A defesa ou contestao dever ser instruda com documentos, demonstrativos e demais elementos materiais destinados a comprovar as alegaes feitas.

A deciso tomada deve ser informada ao interessado. No sendo acolhida a defesa (no todo ou em parte), o interessado poder, uma nica vez, apresentar recurso dirigido autoridade imediatamente superior quela que houver proferido a deciso recorrida, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da cientificao da deciso ou da publicao.

Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 46 - Da deciso proferida, ser o interessado cientificado na forma estabelecida pelo Poder Executivo. 1 - No acolhida a defesa ou contestao, no todo ou em parte, o interessado poder, uma nica vez, apresentar recurso dirigido autoridade imediatamente superior quela que houver proferido a deciso recorrida, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da cientificao da deciso ou da publicao. 2 - O recurso ser apresentado por meio de requerimento contendo nome e Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 39

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

qualificao do recorrente, a identificao do processo e o pedido de nova deciso, com os respectivos fundamentos de fato e de direito.

Sendo o recurso julgado no sentido de manter a deciso recorrida, o interessado ser cientificado e dever recolher o imposto devido com os acrscimos legais em 30 dias.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 47 - Mantida a deciso recorrida, ser o interessado cientificado a recolher o valor integral do dbito fiscal no prazo de 30 (trinta) dias.

O dbito no pago no prazo dos 30 dias, ser inscrito em dvida ativa. Ser tambm inscrito aquele que for lanado e no for pago ou contestado tempestivamente.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 48 - Sero encaminhados para inscrio na dvida ativa: I - o dbito lanado e no contestado tempestivamente; II - o dbito definitivamente julgado e no recolhido no prazo previsto no artigo 47 desta lei.

5.2.13 Disposies Finais


Na falta de disposio legal para se resolver alguma dvida em relao ao IPVA, a legislao do ICMS aplicada subsidiariamente. O artigo 49 especifica 3 assuntos bsicos que se apoiaro na legislao do ICMS: ao procedimento administrativo de consulta sobre interpretao e aplicao da legislao tributria; ao pagamento com desconto da multa fixada no Auto de Infrao e Imposio de Multa; ao parcelamento de dbitos fiscais.

Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 49 - Aplica-se ao IPVA, no que couber, a legislao do ICMS referente s normas sobre administrao tributria, especialmente os dispositivos da Lei n. 6.374, de 1 de maro de 1989, no que refere: I - ao procedimento administrativo de consulta sobre interpretao e aplicao da legislao tributria; II - ao pagamento com desconto da multa fixada no Auto de Infrao e Imposio de Multa; Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

40

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

III - ao parcelamento de dbitos fiscais.

A empresa locadora de veculos pode adquirir seus automveis por intermdio de leasing. Nesse caso, a esses veculos sero aplicadas todas as regras direcionadas locao de automveis.
Lei n. 13.296/08 - IPVA Artigo 50 - As disposies desta lei relativas s empresas locadoras sero aplicveis aos veculos de propriedade de empresas de arrendamento mercantil (leasing) quando o arrendatrio for empresa locadora.

Chegamos ao fim da aula de IPVA com a sensao de dever cumprido. No pense, entretanto, que acabou. Para garantir que voc ser capaz de acertar as questes da sua prova, necessrio que voc resolva os exerccios. Bons estudos. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

41

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Questes
FGV 2011 SEFAZ-RJ 1. Assinale, dentre os impostos abaixo, aquele que no obedece ao princpio da progressividade.

a) IPTU b) ITBI c) Imposto de Renda d) IPVA e) ITR

FGV 2011 SEFAZ-RJ 2. Existem ressalvas previstas na Lei Complementar 116/03 com relao a imposto incidente, conjuntamente com o ISS, em algumas operaes. Essas ressalvas dizem respeito ao

a) IOF b) IPI c) ITR d) IPVA e) ICMS FCC 2010 Analista em Planejamento, Oramento e Finanas Pblicas 3. Sobre o IPVA ? Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores, correto afirmar que

a) de competncia dos Municpios e Distrito Federal. b) de competncia da Unio. c) haver iseno em relao aos veculos de domnio dos Estados e Distrito Federal. d) haver imunidade em relao aos veculos de domnio dos entes federados.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

42

ICMS-SP e privado.

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

e) incide sobre os veculos das pessoas jurdicas de direito pblico

FCC 2010 PGE-AM 4. Em relao s alquotas do IPVA, a legislao tributria do Estado poder estabelecer

a) apenas valores venais distintos, no podendo alterar as alquotas. b) alquotas diferentes em funo do tipo e utilizao, desde que observe a alquota mnima fixada pelo Senado Federal. c) apenas a base de clculo, devendo adotar a mesma alquota dos demais Estados, em funo do princpio da uniformidade geogrfica. d) alquotas diferentes em funo do tipo e utilizao, desde que observe a alquota mxima fixada pelo Senado Federal. e) alquotas em funo do tipo, utilizao e marca, aplicando- se apenas os limites estabelecidos na Lei Orgnica do Estado.

FCC 2010 AL-SP 5. Sobre os tributos de competncia estadual, correto afirmar que a) o ICMS respeita o princpio da progressividade. b) o ICMS um imposto regressivo, j que suas alquotas so fixas, independentemente da renda de cada contribuinte. c) a cobrana do IPVA leva em conta os princpios da seletividade e da essencialidade. d) o Imposto de Transmisso de Bens Causa Mortis um imposto regressivo. e) se o IPVA e o Imposto de Transmisso de Bens Causa Mortis tivessem alquotas especficas, seriam mais justos do ponto de vista do princpio da progressividade.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

43

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

FCC 2005 PGE-SE 6. Quando veculo automotor importado do estrangeiro adquirido por pessoa fsica residente no Pas, a) o IPVA incidir no momento da celebrao do contrato de compra e venda. b) o IPVA incidir no momento em que o veculo automotor for liberado pelas autoridades estrangeiras para a exportao. c) o IPVA incidir no momento em que o veculo automotor estiver aportado em porto nacional. d) no h incidncia do IPVA porque a importao foi realizada por pessoa fsica. e) o IPVA incidir no momento em que houver o desembarao aduaneiro do veculo automotor.

FCC 2009 SEFAZ-SP 7. Quanto s obrigaes acessrias previstas na legislao paulista do IPVA, correto afirmar:

a) alterao de Contribuintes transferncia,

No caso de alienao do veculo, a obrigao de comunicar a propriedade s autoridades responsveis pelo Cadastro de do IPVA incumbe ao adquirente, que deve providenciar a ficando o vendedor desonerado dessa obrigao.

b) Todo aquele a quem forem solicitadas informaes de interesse da fiscalizao estar obrigado a prest-las e, mediante notificao, sero obrigados a exibir documentos, guias, impressos ou arquivos. c) Em razo do sigilo bancrio, as instituies financeiras no so obrigadas a fornecer ao fisco paulista informaes sobre os veculos financiados e sobre os seus respectivos adquirentes, salvo mediante autorizao judicial. d) As empresas locadoras esto obrigadas a prestar informaes sobre os veculos locados ou colocados disposio para locao neste Estado, salvo quanto aos veculos registrados em outro Estado da federao. e) Os revendedores de veculos esto dispensados de prestar informaes ao fisco paulista sobre as suas vendas de veculos novos, pois essas operaes sero informadas pelos respectivos fabricantes ou
Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

44

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

importadores. Entretanto, incumbe aos revendedores prestar informaes ao fisco paulista acerca das operaes com veculos usados.

FCC 2009 SEFAZ-SP 8. Considere os seguintes eventos ocorridos no Estado de So Paulo: I. Em 10/04/09, Pedro, motorista de txi, pensando em iniciar uma frota, adquire seu segundo veculo, uma Santana Quantum, ano 1987, que ser conduzido por seu filho. II. Em 05/06/09, Mrio, deficiente fsico, adquire, regularmente, veculo adaptado sua condio, registrando-o e licenciando- o em seu nome. III. Jos, fazendeiro, promove, em julho de 2009, adaptaes em um trator agrcola para us-lo unicamente em competies esportivas de corridas de tratores na lama. Considerando, hipoteticamente, que a legislao paulista relativa ao IPVA seja mantida inalterada at 01/01/10 e que os eventos apresentados se mantenham inalterados at a data citada, as situaes tributrias I, II e III sero, respectivamente, de

a) tributao, iseno e tributao. b) iseno, tributao e iseno. c) iseno, iseno e tributao. d) tributao, tributao e iseno. e) iseno, iseno e iseno.

FCC 2009 SEFAZ-SP 9. Segundo as disposies da Lei n 13.296/08,

a) as imunidades, por serem constitucionalmente institudas, independem de qualquer procedimento disciplinado pelo Poder Executivo para seu conhecimento e concesso. O mesmo j no ocorre quanto s isenes e s dispensas de pagamento, que tm procedimentos administrativos de reconhecimento e concesso previstos no regulamento.
Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 45

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

b) o beneficirio de iseno ou de dispensa de pagamento do IPVA que, em razo de um evento, deixa de preencher os requisitos do benefcio, deve recolher o IPVA no prazo de 30 dias a contar da ocorrncia daquele evento. c) so isentos do IPVA o nibus e o micronibus pertencentes, ambos, a uma mesma pessoa fsica, motorista autnomo, que os utiliza no transporte de passageiros na regio metropolitana de Campinas-SP. d) no h iseno para veculo arrendado para Representao Consular estrangeira, ainda que o respectivo pas de origem conceda reciprocidade de tratamento e essa Representao Consular faa jus a tratamento diplomtico. e) roubo de veculo no hiptese de restituio do imposto pago, referente ao mesmo exerccio, porque o fato gerador ocorreu em momento anterior ao do evento criminoso.

FCC 2009 SEFAZ-SP 10. Em conformidade com os ditames da Lei no 13.296/08, correto afirmar:

a) Em se tratando de veculo novo, no-fabricado em srie, considera-se ocorrido o fato gerador do IPVA na data da sada do veculo constante da nota fiscal de venda. b) Em se tratando de veculo de propriedade de empresa de arrendamento mercantil, o IPVA devido no local do domiclio da arrendadora. c) A empresa privada situada em Guarulhos-SP, que toma em aluguel veculo para seu diretor utilizar em suas atividades na regio metropolitana de So Paulo, ser subsidiariamente responsvel pelo IPVA, em relao aos fatos geradores ocorridos nos exerccios em que o veculo estiver sob locao. d) Ocorre fato gerador do IPVA, quando a locadora paulista Lata Velha disponibiliza para locao, no seu estabelecimento na cidade de So Paulo, um automvel anteriormente adquirido e licenciado em Curitiba ? PR. e) O inventariante responsvel solidrio em relao aos dbitos de IPVA referentes aos veculos compreendidos no esplio.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

46

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

FCC 2009 SEFAZ-SP 11. Em 2005, Arquimedes comprou em determinada concessionria um veculo automotor por meio de contrato de arrendamento mercantil, financiando-o em 60 meses. Registre-se que durante a vigncia desse contrato, a instituio financeira arrendante continua sendo proprietria do veculo e o comprador, Arquimedes, chamado arrendatrio, o seu possuidor indireto. Arquimedes no pagou o IPVA referente aos anos de 2006, 2007 e 2008. Para a cobrana do tributo devido, o Fisco I. no poder exigir o imposto do arrendatrio, posto que o IPVA incide sobre a propriedade do veculo. II. somente poder exigir o imposto da Instituio Financeira arrendante, posto que ela a proprietria do veculo, contribuinte do imposto. III. poder exigir o imposto tanto do arrendante quanto do arrendatrio, uma vez que existe responsabilidade solidria para o pagamento do IPVA nos termos da legislao. IV. poder exigir o imposto da concessionria em que o veculo foi adquirido. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I. b) II. c) III. d) IV. e) I e IV.

FCC 2006 PGE-RR (adaptada) 12. Considere as seguintes afirmaes sobre o IPVA. I. poder ter alquotas diferenciadas em funo do tipo e utilizao; II. no incide sobre a propriedade de veculos automotor que compe o patrimnio dos partidos polticos; III. so isentos do pagamento os txis de profissionais autnomos. Est correto o que se afirma em

a) I, II e III. b) II e III, apenas. c) I e II, apenas.


Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

47

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL d) I e III, apenas. e) II, apenas.

AULA 06

FCC 2009 SEFAZ-SP 13. O pedido de repetio do indbito poder ser deferido, a fim de restituir proporcionalmente o IPVA recolhido no prprio exerccio, na hiptese de a) recolhimento do imposto efetuado por empresa locadora de veculos, em relao a automvel licenciado em outra unidade da federao e locado a empresa paulista, em carter no-temporrio, no exerccio de 2009. b) imposto pago, referente a veculo apreendido pela Receita Federal, que teve decretada a pena de perdimento, por conduzir mercadorias contrabandeadas de um pas vizinho. c) imposto correspondente a veculo que teve perda total em virtude de incndio. d) recolhimento do imposto a maior, em face de sua classificao incorreta na tabela oficial publicada pela SEFAZ. e) imposto recolhido por particular, incidente sobre a propriedade de veculo adquirido de rgo pblico.

FCC 2009 SEFAZ-SP

14. O valor da base de clculo do IPVA o valor venal do veculo. Tratando-se de veculo novo, esse valor, em regra, obtido do documento fiscal de aquisio, e, se usado, por meio de tabela divulgada pela SEFAZ, no Dirio Oficial do Estado, que considera, em sua elaborao, a marca, o modelo, a espcie e o ano de fabricao. Considere as situaes a seguir: I. Uma motocicleta de 1200 cilindradas, com motor movido a gasolina, importada do exterior, sendo sua base de clculo, para fins de IPVA, equivalente a R$ 200.000,00, desembaraada em 20 de abril de 2009. II. Um automvel novo, com motor movido exclusivamente a lcool, adquirido em 29 de junho de 2009 pelo valor de R$ 20.000,00. III. Uma camioneta nova, de cabine simples, com motor movido a lcool/gasolina, adquirida em 10 de fevereiro de 2009 pelo valor de R$ 60.000,00.
Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 48

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

IV. Um automvel usado, com motor movido a gasolina/GNV, fabricado e j adaptado para GNV em 2006, com valor venal de R$ 10.000,00, para o exerccio de 2009, conforme tabela de IPVA divulgada pela SEFAZ. V. Um caminho novo, com motor movido a gasolina, adquirido em 10 de maio de 2009 pelo valor de R$ 100.000,00. O valor do IPVA incidente sobre os veculos indicados nos itens I, II, III, IV e V, no exerccio de 2009, ser, respectivamente, em R$,

a) 4.500,00; 350,00; 1.100,00; 400,00 e 1.000,00 b) 4.000,00; 600,00; 1.200,00; 300,00 e 1.500,00 c) 3.000,00; 350,00; 1.100,00; 300,00 e 1.000,00 d) 6.000,00; 600,00; 1.200,00; 400,00 e 1.500,00 e) 3.000,00; 600,00; 1.000,00; 150,00 e 3.000,00

FCC 2009 SEFAZ-SP 15. O art. 22 da Lei no 13.296, de 23 de dezembro 2008, estabelece um prazo de 30 dias para que o IPVA incidente sobre veculo novo seja recolhido, fixando uma data a partir da qual se iniciar a contagem desse prazo. Com base nesse dispositivo, a situao na qual o imposto foi recolhido fora do prazo (A) Elizabeth, debutante de seu primeiro carro zero km, resolveu, ela prpria, fazer o licenciamento do veculo que adquiriu no dia 12 de junho de 2009. A NF de aquisio do veculo que apresentou ao Ciretran foi emitida pela concessionria no dia 18 de junho de 2009. No dia 17 de julho de 2009, Elizabeth pagou o IPVA. (B) Caio, no dia 12 de janeiro de 2009, adquiriu um chassi com motor novo e o enviou a um fabricante de carrocerias para a colocao de ba em alumnio. No dia 20 de janeiro de 2009, o fabricante emitiu a NF de venda do ba. Data de pagamento do IPVA: 18 de fevereiro de 2009. (C) Rodrigo, amante de automveis exticos, com base em um prottipo original de sua criao, encomendou a fabricao de um veculo especial, fora de srie. O fabricante emitiu a NF do veculo no dia 12 de fevereiro de 2009 e, no dia 20 do mesmo ms, lhe foi concedida a autorizao para seu uso, sendo que o IPVA foi pago no dia 20 de maro de 2009. (D) Nilson importou uma limusine diplomata luxo do exterior, no dia 17 de maro de 2009, para utiliz-la no casamento de sua filha. O desembarao do
Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas www.pontodosconcursos.com.br 49

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

automvel ocorreu no dia 5 de maio de 2009, sendo que o veculo lhe foi entregue pela empresa concessionria de porto alfandegado no dia 12 de maio de 2009. Nilson pagou o IPVA no dia 10 de junho de 2009. (E) No dia 15 de janeiro de 2009, a empresa Delikatessen encomendou a compra de um automvel de luxo para uso de seu diretor executivo de planejamento tributrio. A concessionria faturou o veculo no dia 19 de janeiro de 2009 e o entregou adquirente, no dia 22 de janeiro de 2009, data em que o veculo foi incorporado ao ativo permanente da empresa. O IPVA foi recolhido em 18 de fevereiro de 2009.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

50

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

Gabarito

O ITBI tem a mesma alquota para qualquer ocasio. O IPVA tem alquotas diferenciada de acordo com o tipo de veculo. J vimos as ressalvas relativas ao ICMS na LC116. Por exemplo, na prestao de servios de reparos em veculos automotores, emite-se uma nota referente ao servio e outra referente s mercadorias empregadas. Trata-se da imunidade recproca. O Senado Federal tem a prerrogativa de determinar as alquotas mnimas para o IPVA. As alquotas podem ser diferentes em funo do tipo e utilizao do veculo. O ICMS , de fato, regressivo. As pessoas de menor renda acabam por pagar muito mais que as pessoas de renda superior. Um imposto especfico aquele que incide em um determinado valor, independente da base de clculo. O IPVA e o ITCMD so ad valorem, isso significa que so calculados de acordo com o produto entre a Base de Clculo e a Alquota. Eles seriam mais justos se fossem progressivos.

3 4

D B

Sob protesto. O IPVA, na verdade, incide no momento do desembarao quando importado por particular. Em outros casos, incide no momento em que o consumidor final for comprar o carro (no momento do faturamento).

Todo aquele a quem forem solicitadas informaes de interesse da fiscalizao estar obrigado a prest-las e, mediante notificao, sero obrigados a exibir documentos, guias, impressos ou arquivos. Trata-se de decorrncia natural do artigo 197 do CTN -Taxis so isentos desde que haja apenas um carro por motorista. No caso de frota, no h iseno. Observe, entretanto, que o carro tem mais de 20 anos de fabricao. Por isso, isento. As Mquinas agrcolas devem ser usadas apenas na atividade agrcola para gozar da iseno.

- imunidades e isenes precisam ser reconhecidas para valer. - a perda da iseno gera a obrigatoriedade do pagamento do imposto 30 dias depois da perda do benefcio.

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

51

ICMS-SP

LEGISLAO TRIBUTRIA ESTADUAL

AULA 06

- A perda de veculo gera a restituio do imposto relativo aos meses faltantes do ano. 10 D A chegada de automvel de locadora, que deva ficar vinculado a estabelecimento paulista, fato gerador do ICMS. - O arrendatrio o proprietrio de fato, deve ser considerado contribuinte. - O arrendador (a instituio financeira) considerado responsvel solidrio. 12 13 A D Entendemos que a alternativa A tambm est correta. Inicialmente, devemos diferenciar devoluo de repetio de indbito (que a devoluo de valor pago indevidamente). A hiptese da alternativa A gera a devoluo. O valor devolvido no nos parece um indbito, mas apenas um valor cuja devoluo foi prevista pela legislao. 14 15 B D Nas importaes, o imposto deve ser recolhido em 30 dias do desembarao aduaneiro.

11

Profs. Marcelo Tannuri e Paulo Dantas

www.pontodosconcursos.com.br

52

You might also like