You are on page 1of 95

possvel modificar o regime de bens depois de casados?

Postado em Apoio famlia, Casamento, contratos e regimes de bens, Planejamento Sucessrio, Separao e Divrcio.

Sim! Como sabemos, existem 4 tipos livres de regimes patrimoniais: (i) comunho universal de bens, (ii) separao total de bens, (iii) participao final nos aquestos e, por fim o regime que a regra hoje, o de (iv) comunho parcial de bens. possvel tambm no escolher um tipo livre, mas fazer um regime personalizado com regras prprias, que opo bastante escolhida pelos jogadores de futebol, por exemplo. A lei determina que, no caso de silncio dos noivos ao escolher um regime, entende-se que optou-se pela regra, ou seja, pelo regime de

comunho parcial de bens. Porm, se os noivos quiserem optar por um dos outros 3 tipos, ou se quiserem optar pelo regime personalizado, com regras prprias (dentro da lei), ter que faz-lo atravs de um documento chamado Contrato Pr-Nupcial, tambm conhecido como Contrato de Casamento. Assim, aps o casamento o patrimnio do casal seguir as regras do regime adotado. Mas e se durante o casamento o casal quiser modificar o regime, possvel? Repito, sim! Com a nova lei no ano de 2002, passou a ser possvel para o casal mudar o regime adotado anteriormente. Mas preciso estar dentro dos requisitos estipulados pela lei. Entre estes requisitos est que: dever ser feito judicialmente, ou seja, o juiz ir analisar o pedido e autorizar a mudana; as partes devem ser representadas por um advogado; tem que ser consensual, ou seja, o casal tem que estar de comum acordo sobre a mudana, no podendo apenas um deles querer a mudana de regime; as partes tero que justificar suas razes para requerer esta mudana de regime; comprovar com certides negativas de dbito que estas mudanas no prejudicaro direitos de terceiros (como uma fraude a um credor, entre outros) Assim diz o novo Cdigo Civil:

Art. 1.639. lcito aos nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver. () 2 admissvel alterao do regime de bens, mediante autorizao judicial em pedido motivado de ambos os cnjuges, apurada a procedncia das razes invocadas e ressalvados os direitos de terceiros. Mas fica a dvida: Se o casal era regido pelo regime de comunho universal de bens e agora quer adotar a separao total de bens, como ficar o patrimnio? Neste caso, por exemplo, o juiz ir fazer a partilha de todos os bens, como se o casal estivesse se divorciando, mas em seguida ir trocar o regime, para o da separao total. Assim o casal no perder nenhum direito antigo sobre seu patrimnio j adquirido, mas a partir daquela data valer o novo regime escolhido.

VOC ACREDITA QUE OS NOIVOS, AO SE CASARAM, TM CONSCINCIA E INFORMAES SUFICIENTES SOBRE AS CONSEQUNCIAS DO REGIME DE BENS QUE ESCOLHERAM?

Comentrios:

Comentrios

enviados 1. Paula Batistella disse: 05.04.2011


Prezados senhores, gostaria de saber quanto um advogado costuma cobrar para mudar um contrato pr-nupcial universal de bens para parcial de bens. Aguardo contato.

2. Dbora Mendes disse: 19.04.2011


Quando me casei queria que fosse separao universal de bens, mas meu esposo queria comunho de bens. 1 meu marido tem hoje 60 anos, nos estamos juntos desde 1998, no casamos em 2010, temos um contrato de casamento que fisemos quando fomos morar juntos. Hoje tenho 34 anos. Pela lei que defende ele, nos casamos com comunho parcial de bens, mas eu queria separao universal de bens. Hoje realmente eu sei o que eu quero, vou lutar para mudar o documto de casamento, quero separao universal de bens. Este site me ajudou muito, vou correr atrs

fernanda disse: 05.05.2011


Boa tarde Dbora, fico feliz que pudemos contribuir para esclarecer suas dvidas atravs dos artigos.

Envie sugestes de temas a serem escritos! Entre no site na pgina de CONTATO e escolha a opo BLOG no ASSUNTO da mensagem. As sugestes de todos so bem vindas!

3. Monica disse: 03.05.2011


Casei em 29 de abril de 2002 no Regime da Comunho Parcial de Bens, fiquei sabendo que no ano seguinte entrou em vigor uma lei que pode mudar o regime depois de casada, mas que h excees. Eu poderia mudar? Em caso positivo, quais os documentos necessrios, e como o Juiz verifica se h ou no um bem envolvido, etc A nica coisa que posso alegar para pedir isso que perdi oportunidades no meu servio e fora dele devido ao Regime que escolhi. A Caixa Econmica por exemplo, no financia imvel para casais que um dos conjuge esteja com o nome no SPC e SERASA, acho isso injusto, eu tenho nome limpo, tenho o meu trabalho, por que devo ser penalizada? Se o desmiolado do meu marido vive entrando e saindo do SPC e SERASA, o problema dele, eu no tenho culpa. Preciso que me ajude, me dando toda a informao necessria. Quanto tempo pode levar o processo etc No quero mais perder oportunidade de abrir e fechar negcios porque estou casada pela Comunho Parcial de Bens.

fernanda disse: 05.05.2011


Boa tarde Monica, Voc pode sim alterar seu regime que o da comunho parcial de bens, para qualquer regime, inclusive o da separao total de bens.

Os requisitos para fazer a mudana so: - o casal tem que estar de comum acordo; Isto significa que no apesar de ser judicial a mudana, no pode haver litgio

(discusso) entre o casal. Tem que ser consensual. - justificativa; Sua justifica est de acordo. O que o juiz avalia se a mudana do regime visa fraudar um credor ou no; - atravs do judicirio com advogado

Art. 1.639 2 CC admissvel alterao do regime de bens, mediante autorizao judicial em pedido motivado de ambos os cnjuges, apurada a procedncia das razes invocadas e ressalvados os direitos de terceiros.

Atendendo estes requesitos o processo mais burocrtico que complicado. Aps o advogado redigir o termo e o casal assin-lo, ingressa no judicirio para aprovar e formalizar a alterao do regime.

Para mais informaes entre em contato. contato@advocaciatribst.com.br *as informaes aqui contidas so meramente informativas e no dispensam uma orientao pessoal de um profissional especializado

4. eliza disse: 29.05.2011


estou casada em comunho parcial de bem ja esto casada a quase 2 anos oque meu tem marido comprou tudo antes do casamento ate a casa que agente mora ele passsou no nome dos filhos deles oque na verdade eu tenho direito

AdvocaciaTribst disse: 30.05.2011


Bom dia Eliza,

Sabemos que no regime de comunho parcial de bens existem dois tipos de patrimnio: os bens particulares e os bens comuns. Todos os bens adquiridos antes do casamento so bens particulares que no so partilhveis no caso de divrcio mas so partilhados em herana no caso de falecimento.

Neste caso os bens comuns no podem ser administrados sem a anuncia atravs de assinatura do outro cnjuge, ou seja, do marido ou da esposa. Os casos em que a lei desobedecida com a finalidade de esconder ou dilapidar patrimnio possvel ingressar com ao prpria para proteger seus direitos.

Lembrando que os artigos do codigo civil tratam do assunto, autorizando a doao na seguinte forma:

Art. 544. A doao de ascendentes a descendentes, ou de um cnjuge a outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herana.

Art. 548. nula a doao de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistncia do doador.

Art. 549. Nula tambm a doao quanto parte que exceder de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento.

Espero que as informaes ajudem para o esclarecimento. Obrigada pelos comentrios! Abraos

5. Luiz Drio Valdivino disse: 24.06.2011


Alguem que contrai matrimnio pela segunda vez talvez tenha, ou se casou apos os trinta. Mas, aos vinte e poucos anos no se tem tanta conscincia , eu no tinha. casei aos vinte e trs.

Advocacia Tribst disse:

01.07.2011
Obrigada pelo comentrio Luiz, de fato pessoas jovens e apaixonadas, muitas vezes no se preocupam com a parte burocrtica do casamento, mas necessrio. Por isso, aconselhamos que antes de contrair um matrimonio o casal procure sempre um advogado, para que evitem problemas futuros. At Breve!

6. Ana disse: 29.06.2011


Estou casada sob o regime de comunho de bens, o nico bem que tenho no meu nome minha casa, se eu alterar para comunho parcial de bens, na alterao o juiz divide esse imvel antes da mudana? Eu adquiri esse imvel antes de me casar. Que documnetos so necessrios para a alterao?

Advocacia Tribst disse: 02.07.2011


Ol Ana,

Conforme entendimento de nossos tribunais, plenamente possvel a mudana do regime de comunho universal de bens para o regime parcial de bens, todavia, antes da mudana ser feita a partilha. Assim, em resposta a sua pergunta, sim o juiz dividir esse imvel, alm de averiguar os seguintes requisitos legais:

a)pedido de ambos os cnjuges; b)motivao do pedido; c)procedncia das razes invocadas; d)ressalva dos direitos de terceiros; e)autorizao judicial.

Os documentos necessrios, seria a certido de casamento e documentos referente aos bens do casal. obrigada pela pergunta, esperamos ter sanado sua dvida, at logo!

7. ROSIMEIRE disse: 04.07.2011


UMA DVIDA QUANTO A MOTIVAR O DESEJO DE ALTERAR O REGIME DE BENS. FUI QUESTIONADA POR UM CASAL QUE OPTARAM PELO REGIME DA COMUNHAO UNIVERSAL DE BENS E AGORA PRETENDEM ALTERAR PARA O REGIME DA COMUNHO PARCIAL DE BENS. JUSTIFICARAM QUE DESEJA PELO FATO DA MULHER TER DIREITO A HERANA PELO FALECIMENTO DE SEU PAI, QUE COMUNICAR ESSES BENS COM O MARIDO, O QUE ELA CONCORDA PLENAMENTE. NO ENTANTO, SEU MARIDO TEM DUAS FILHAS DO PRIMEIRO CASAMENTO, E ELA DOIS FILHOS COM O MARIDO. PENSANDO EM PROTEGER OS BENS NO FUTURO PARA FICAR APENAS PARA O SEUS FILHOS, AT PORQUE, A HERANA QUE O MARIDO RECEBER ADVIR DOS BENS DO PAI DELA, PARA NUM FUTURO REPARTIR COM AS FILHAS DO PRIMEIRO CASAMENTO, CLARO QUE J PENSANDO NA FALTA DO MARIDO.

Advocacia Tribst disse: 05.07.2011


Ol Rosimeire, como explicamos na pergunta feita pela Ana, possvel a mudana do regime de comunho universal de bens para o regime parcial de bens, mas antes da mudana ser feita a partilha. Com isso, se a herana j entrou no patrimnio do casal ela ser partilhada igualmente. Observe que antes de efetuar a mudana de regime o Juiz sempre observar o direito de terceiros. Uma sada seria a herana ter sido deixada com clusula de incomunicabilidade como prev o Art. 1.668, que diz: So excludos da comunho: I os bens doados ou herdados com a clusula de incomunicabilidade e os sub-rogados em seu lugar. Se a herana j faz parte do patrimnio do casal, somente a mudana de regime, no far com que os bens fiquem

na totalidade com os filhos da esposa. Esperamos te-la ajudado, obrigada pelo questionamento, at breve!

8. Denise Duarte disse: 06.07.2011


Boa Tarde, por favor gostaria de tirar uma dvida, sou casada com comunho universal de bens, tenho 01 filha de casamento anterior e meu marido tem 02 filhos de casamento anterior , do nosso casamento temos 01 filho., como fica a diviso de bens se um de ns dois vier a falecer?

Fernanda disse: 11.07.2011


Boa tarde Denise,

A partilha por ocasio de falecimento envolve o direito das sucesses, que matria complexa pois os clculos no so fixos e nem imediatos. Voc sabia que filhos de casamento anterior recebem quantia diferentes de filhos do atual casamento em caso de falecimento? No caso da comunho universal de bens, o cnjuge sobrevivente no ser herdeiro, quem herdar so somente os filhos, porm o sobrevivente tem direito meao (sua quota parte de metade). Para se planejar uma herana, seja ela de que tamanho for, segura e previsvel para os filhos o ideal que o casal faa um PLANEJAMENTO SUCESSRIO. Isto porque cada caso um caso e o numero de filhos em cada casamento modifica o resultado desta conta complexa. Para entender o que PLANEJAMENTO SUCESSRIO entre na Atuao do escritrio e procure este item, leia cuidadosamente as perguntas e respostas desta rea: http://www.advocaciatribst.com.br/atuacao/

Caso tenha interesse em marcar uma reunio para saber detalhes, estamos disposio pelo email contato@advocaciatribst.com.br ou tel. 3438-0909.

Esperamos ter contribudo e estamos prontos para ajud-la! Um abrao e obrigada pelo contato!

9. Fabio Silva disse: 13.07.2011


Bom Dia Doutora,

Gostaria por gentileza, que esclarecesse algumas dvidas para mim e minha esposa.

Bem, nos casamos no regime universal de bens e no nos atentamos a situao de que meu sogro tinha uma empresa na qual a minha esposa est no contrato social, sendo sua participao sem efeito algum no que rege a administrao, ou seja, foi apenas por pedido do pai e ela sendo de menor e sem poder de questionamento acabou aceitando. Enfim, acabou herdando uma dvida da empresa que hoje est paralizada. Queremos financiar um imovel mas no conseguimos. Qual o seu parecer, melhor separarmos legalmente, comprar o imovel e depois casarmos de novo, uma vez, que no temos nenhum bem, filhosou mudarmos o regime de casamento? que ns temos um imovel em vista e queremos saber qual o mais rpido e com custo reduzido? Grato, Fbio e Buna

Advocacia Tribst disse: 20.07.2011


Ol Fbio!

Antes de tomar qualquer deciso necessrio avaliar qual o tipo de sociedade empresarial que sua esposa faz parte? Isso importante para verificar se a responsabilidade dela limitada ou ilimitada, se for limitada ela responder at a quantia do capital integralizado. Seria necessrio verificar se no vale a pena quitar

esse dbito e evitar maiores transtornos. Caso contrrio, a situao complexa, pois sendo vocs casados em regime de universal de bens ambos so responsveis pelo dbito, supondo que esse dbito esteja em processo judicial em fase executria, caso os credores consigam a desconsiderao da personalidade jurdica sero atingidos bens particulares de vocs, inclusive contas bancrias. Uma mudana de regime de bens poderia dar interpretao a uma fraude a execuo. Aconselhamos que procure um advogado de sua confiana e exponha o caso com maiores detalhes. Estamos a sua disposio no e-mail contato@advocaciatribst.com.br ou no fone 3438-0909. Obrigada pela pergunta! At breve!

10.

Mauricio Soares Gama disse:

20.07.2011
No meu caso especifico, optamos pela separao total de bens por motivos familiares, mas como ela filha unica estamos pensando no futuro pleitear a mudana do regime de bens. Mas sinceramente no sabia que tinha todos esse trabalho. Obrigado pelas informaes.

Advocacia Tribst disse: 20.07.2011


Ol Mauricio,

sempre um prazer servi-los, manter a populao informada sobre seus direitos, principalmente na rea de famlia, o nosso alvo! Obrigada pelo seu comentrio, at breve!

11.

Teresa disse:

22.07.2011
Boa Noite , acompanho o site de vocs a um tempo e hoje entro em contato pois gostaria de ajuda em uma duvida.

Moro na mesma casa alugada apenas junto durante a 4 anos e 6 meses com meu companheiro, no temos nenhum vinculo matrimonial nem contrato. A um ms atrs ele compro um apartamento somente no nome dele pois se fosse incluir a minha renda no conseguiria tirar o financiamento com uma taxa de acordo com a renda que podemos pagar no momento. Porem no contrato de compra e venda da imobiliria consta meu nome e meus dados pessoais , e como moradora do mesmo endereo que ele Assim tambm como compradora desse imvel , porem o imvel e o financiamento na caixa est somente no nome dele. Logo resolvemos fazer hoje um contrato de unio estvel com diviso de bens que sejam adquiridos a partir dessa unio mais queremos incluir o apartamento e os moveis que j adiquirimos durante esses 4 anos e 6 meses juntos. Lembrando que irei dar 10 mil reais a ele referente a metade da entrada do apartamento , onde pretendemos fazer um contrato em cartrio informando o valor dessa entrada como compra do apartamento. Mais no sei como fazer esse contrato nem que tipo de comunho entre os 4 tipos livres de regimes patrimoniais que existem devemos fazer para que ambos sejam beneficiados de acordo como informado a cima! * lembro tambm que no temos filhos e temos estado civil de solteiro.

Solicito uma ajuda pois ambos samos leigos no assunto e queremos fazer algo para beneficiar ambas as partes!

desde j grata

Teresa

Advocacia Tribst disse: 22.07.2011


Ol Teresa! Agradecemos por acompanhar nosso site e temos a imensa satisfao em ajud-la nesse momento de sua vida! Se voc e seu companheiro no formularam nenhum contrato de Unio Estvel at o momento o Regime que rege essa unio ser o de Comunho Parcial de Bens, ou seja,

aquele o qual pertence a ambos os conviventes tudo o que foi adquirido a partir da unio. Ento fique tranquila, voc j tem isso assegurado por lei, mas est certssima em querer regularizar sua situao conjugal. Se vocs no tem filhos e nem bens anterior ao casamento, podem permanecer com o regime de Comunho Parcial de Bens ou optarem por qualquer um dos outros, mas se a inteno beneficiar a ambos aconselho que permaneam no parcial de bens. Quanto a Declarao de Unio Estvel voc mesma pode faz-la ou pedir para um advogado, e depois leva a registro num Cartrio de ttulos e documentos pblicos. Conselho: muitas vezes por uma questo de economia nos metemos a fazer o que no sabemos e l na frente ficamos com um prejuzo que poderia ter sido evitado, por isso procure um profissional na rea de direito de famlia, nos colocamos a sua disposio no e-mail contato@advocaciatribst.com.br ou no fone 3438-0909. Obrigada pelo questionamento, at breve!

12.

sandra martins de avila disse:

29.07.2011
sou casada a 12 anos, com o regime parcial de bens. Desde que casei moro na fazenda do meu sogro, vendi casa que tinha antes de casar para pagar dividas do meu marido e hoje sou revoltada pois no tenho minha casa o que fazemos esta nas terras do meu sogro, e agora como fica meu futuro quanto a ter ou nao direito a herana que meu marido pode herd do pai dele?

Fernanda disse: 29.07.2011


Ol Sandra,

Realmente uma questo delicada que merece ateno antes de causar maiores consequncias. Os bens adquiridos anteriormente ao casamento so de propriedade exclusiva quando o regime do casal o de comunho parcial de bens- mas isto j sabemos!

Porm, se durante o casamento este cnjuge vender seu bem de propriedade exclusiva e comprar novo bem, apesar do novo bem ter sido comprado durante o casamento, ele fruto do dinheiro do antigo bem e por isto permanece sendo exclusivamente daquele cnjuge to somente. Nos casos em que o imvel exclusivo vendido e o dinheiro fruto da venda usado para viagens, quitar dvidas, contas do ms entre outros, a princpio no h como reaver este dinheiro que foi doado ao casal. Todavia importante ressaltar que cada caso tem suas peculiaridades que o advogado especialista pode encontrar soluo um exemplo seria que o dinheiro foi entregue no como doao mas como um emprstimo acordado verbalmente entre as partes. Por esta razo as orientaes no site so pareceres gerais sendo sempre indispensvel sua orientao pessoal com um advogado especialista, para que ele avalie detalhadamente a questo, converse, tire dvidas, esclarea pontos, analise documentos e assim possa resolver seu problema, devolvendo-lhe a tranquilidade e a paz.

Um conceito pouco divulgado e de fundamental importncia o PLANEJAMENTO SUCESSRIO (ver mais informaes no site na rea de atuao: http://www.advocaciatribst.com.br/atuacao/ ). Ele serve para fazer um planejamento para a famlia se assegurar de que em qualquer hiptese como divrcio, falecimento, enfermidade mental entre outros, nenhum dos membros do ncleo familiar ser prejudicado por terceiros (parentes, namorado/a etc)

Estamos disposio para maiores esclarecimentos! Abraos

13.

sandra martins de avila disse:

30.07.2011

Muito obrigada pelas informaes! Bom vou fazer uma pergunta mais para esclarecer meu marido, pois ele insiste que tenho direito a sua herana, como j disse sou casada comcomunhao parcial de bens. Moro a muitos anos na fazenda do meu sogro e pretemdo continuar morando, vou ter o diredto na metade da herana do meu marido por morar muitos anos na terra e investir na mesma? Desde j muito obrigada!

Advocacia Tribst disse: 01.08.2011


Ol Sandra, Depende, num primeiro momento voc tem sim direito a 50% da herana de seu marido, haja vista ele receber tal herana j na constncia do casamento de vocs, mas caso o genitor dele deixe um testamento com clusula de incomunicabilidade, ou seja, dizendo que esse bem no objeto de partilha, num eventual divrcio voc no ter direito, mas num eventual falecimento de seu marido, essa clusula cai por terra e voc passa a ter direito novamente. O Art. 1.660 do Cdigo Civil esclarece quais bens entram no regime da comunho Parcial: I os bens adquiridos na constncia do casamento por ttulo oneroso, ainda que s em nome de um dos cnjuges; II os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior; III os bens adquiridos por doao, herana ou legado, em favor de ambos os cnjuges (no silencio considera deixado para ambos os cnjuges); IV as benfeitorias em bens particulares de cada cnjuge; V os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cnjuge, percebidos na constncia do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a comunho.

Esperamos que voc tenha compreendido, estamos a sua disposio para maiores esclarecimentos no fone: 3438-0909 ou no e-mail contato@advocaciatribst.com.br, at breve!

14.

marineide disse:

01.08.2011
nao

NAO, EU SOU UMA DELAS E PRETENDO MUDAR MEU REGIME .DE PARCIAL PARA UNIVERSAL

Advocacia Tribst disse: 01.08.2011


Ol Marineide, Obrigada pela sua opinio, estamos a sua disposio para maiores esclarecimentos sobre a mudana de Regime de Bens, at breve!

15.

Sergio disse:

02.08.2011
Se um dos noivos tem restrio de crdito e querem que o outro no tenha tambm restrio, que regime deve optar para o casamento? Porm, ambos querem que os bens, na falta de um ou outro, sejam partilhados como se o regime de casamento fosse o de separao parcial de bens. Qual a soluo? Separao total de bens com alguma disposio sobre os bens num acordo pr-nupcial? O regime de participao final dos aquestos atende a esta necessidade dos noivos? Obrigado!!!

Advocacia disse: 09.08.2011

Ol Sergio, Agradecemos sua participao e esta questo que voc est levantando muito procurada aqui no escritrio. Mais e mais pessoas esto passando por uma situao semelhante a sua. Segue aqui uma orientao geral: 1) Se um dos noivos tem restrio de crdito e querem que o outro no tenha tambm restrio, que regime deve optar para o casamento? R: A princpio um regime de separao total resolveria a questo direta sobre a restrio do crdito. 2) Porm, ambos querem que os bens, na falta de um ou outro, sejam partilhados como se o regime de casamento fosse o de separao parcial de bens. Qual a soluo? R: por esta razo que simplesmente optar pelo regime de separao total no agrada aos noivos. Justamente sobre esta questo-que no passado era pouco procurada nos escritrios e hoje bastante requisitada este pensamento de olhar para o futuro para preservar o patrimnio da famlia, protegendo cada um de seus membros. Assim a resposta est em um conceito pouco divulgado e de fundamental importncia chamado PLANEJAMENTO SUCESSRIO (ver mais informaes no site na rea de atuao: http://www.advocaciatribst.com.br/atuacao/ ). Ele serve para fazer um planejamento para a SUA famlia personalizadamente, e se assegurar de que em qualquer hiptese como divrcio, falecimento, enfermidade mental entre outros, nenhum dos membros do ncleo familiar ser prejudicado por terceiros (parentes, namorado/a, tutor, guardio etc) 3) Separao total de bens com alguma disposio sobre os bens num acordo prnupcial? R: No caso o acordo pr-nupcial se dirige aos noivos que esto conscientes antes do casamento, da necessidade de planejarem seu futuro e a preservao do ncleo familiar patrimonialmente. (para saber em detalhes sobre o contrato pr-nupcial leia http://www.advocaciatribst.com.br/2010/08/09/o-apoio-da-familia-e-fundamental/ ) Quando as partes j se casaram, j houve opo por um regime de bens e por isto ser necessrio reformularem as decises atravs do PLANEJAMENTO SUCESSRIO em

que uma das faces seria ingressar com um processo (relativamente simples) de mudana de regime de bens. importante esclarecer que o PLANEJAMENTO SUCESSRIO muito mais abrangente que a escolha de um regime de bens, que um contrato pr-nupcial personalizado ou uma mudana de regime de bens. Este engloba uma viso geral da famlia e dos parentes prximos, alm das hipteses futuras, buscando simul-las e preveni-las, nisto englobam-se testamentos, compra e vendas de bens e/ou doaes, adiantamento de herana, clusulas de incomunicabilidade, impenhorabilidade etc. So diversas ferramentas que sero utilizadas para o planejamento daquela famlia especfica, devendo ser revista apenas aps um certo perodo de anos, sem data pr-definida, a fim do planejamento estar sempre atual ao momento que sua famlia vive, adequando o planejamento a nova realidade. Como a expresso popular que diz prevenir melhor do que remediar. por isto que ela no pode ser padronizada, cada famlia tem um desejo e um nmero de membros, um patrimnio diferente, receios particulares etc. 4) O regime de participao final dos aquestos atende a esta necessidade dos noivos? R: A necessidade de cada casal diferente por isto a resposta no pode ser absoluta, padronizado. Posso te informar sobre as caractersticas bsicas deste regime e caso se adeque ao seu caso satisfar os anseios do casal: Aquestos significam os bens adquiridos na constncia da convivncia conjugal. Simplificando a explanao sobre este regime, ele se assemelha a um regime de separao total enquanto o casal est unido casado cada um administrando seu patrimnio e as dvidas no se comunicam neste momento, porm no momento do divrcio se assemelha a um regime de comunho parcial de bens, partilhando-se metade dos bens (antes administrados individualmente) para cada. Porm este regime no assegura no caso de falecimento pois o cnjuge sobrevivente no ser herdeiro dos bens comuns adquiridos na constncia do casamento.

Esperamos t-lo esclarecido alguns questionamentos, lembrando que esta breve orientao no suprime a necessidade de uma orientao pessoal com um advogado

especializado em direito de famlia e das sucesses. Estamos a sua disposio para maiores esclarecimentos no fone: 3438-0909 ou no email contato@advocaciatribst.com.br Abraos! E parabns pela sua conscincia sobre a importncia do planejamento!

16.

polliana silva de lima disse:

17.08.2011
eu me casei com comunhao de separacao total de bens ,e agora queremos mudar para comunhao com direitos iguais para os dois como temos que fazer? E quanto um advogado cobra par fazer isso ?Consigo um advogado do estado?

Fernanda disse: 18.08.2011


Ol Polliana, Existem 4 regimes de casamento bsicos e o contrato pr-nupcial que seria uma espcie de regime de casamento personalizado, pois se pode escolher as clusulas e a partilha prvia, desde que no contrarie a lei brasileira. Qualquer tipo de regime pode ser modificado para outro regime, desde que os cnjuges ou companheiros estejam de acordo com a mudana de regime e os outros requisitos sejam cumpridos. Existem dois tipos bsicos de benefcios que o Estado oferece s pessoas carentes: - justia gratuita: a desonerao do cidado quanto s custas e taxas processuais pagas durante o processo ao Estado; - assistncia jurdica: o patrocnio judicial gratuito do necessitado, ou seja, o advogado gratuito e o critrio de seleo para o benefcio ser o salrio do cidado;

Entre em contato com contato@advocaciatribst.com.br para mais informaes sobre nossos procedimentos!

Abraos!

17.

Tatay disse:

13.09.2011
Tenho uma relacao estavel a 6 anos e gostaria de adotar a separao total de bens. Tenho bens adquiridos antes da uniao e nao tenho nenhum ben adquirido apos a uniao. Tenho um filho de 3 anos desta uiao. Preciso vender estes bens e adquirir outros mas nao quero ter que dividilos com ocojuge numa eventual separacao.

Fernanda disse: 14.09.2011


Bom dia Tatay!

Agradecemos o contato e a confiana. Sobre suas dvidas: - Os bens adquiridos antes da unio estvel, como voc mesmo afirmou, no so partilhveis; - S cabe diviso entre os bens adquiridos durante a unio; A regra legal clara, porm a nica questo a prova. Como provar a data que iniciou a unio estvel? Por isto o mais indicado fazer um contrato de unio estvel (que pode ser com data retroativa). Feito isto, eles podem ser vendidos e com o dinheiro fruto da venda, pode ser adquiridos novos bens, sem se comunicarem com o/a companheiro/a.

importante observar que a mera orientao aqui meramente informativa, porm a real avaliao do seu caso s poder ser feita pessoalmente, com os documentos em mos de um advogado especializado em direito de famlia e sucesses.

Para saber mais sobre o assunto leia o texto: http://www.advocaciatribst.com.br/2011/09/14/voce-sabe-o-que-e-planejamentosucessorio/

Esperamos ter contribudo e ficamos disposio caso deseje nossos servios em contato@advocaciatribst.com.br / tel. (11) 3438-0909 Obrigada!

18.

Elias disse:

26.09.2011
Estou casado no regime comunhao de bens, eu trabalho e ela tambem, porem ela nao me ajuda nos investimentos, portanto gostaria de saber:se eu construir uma casa e provar o que eu investi, mesmo assim ela tem direito?

Fernanda disse: 03.10.2011


Boa tarde sr. Elias,

Sim, mesmo assim ela ter direito. Para o regime da comunho parcial de bens no importa quem trabalhou, tudo o que um ou outro construir durante o casamento ser no final partilhado entre os dois no caso de divrcio. Para proteger isto teria que mudar o regime de bens para separao total e tambm fazer um PLANEJAMENTO SUCESSRIO (para entender o assunto leia http://www.advocaciatribst.com.br/2011/09/14/voce-sabe-o-que-e-planejamentosucessorio/

Estamos disposio para fazermos a sua mudana de regime de bens. Envie um email para contato@advocaciatribst.com.br

Abraos !

19.

Pedro disse:

26.09.2011
Tenho uma declarao de unio estavel a 6 anos registrada em cartorio, onde no especifica o regime de Bens (vale a comunho parcial de bens). Tenho bens e imovies adquiridos anterior a esta unio. Pretendo utilizar o meu FGTS para compra de apartamento. Tenho conecimento de casos em que pessoa na mesma situao o fizeram e depois tiveram que dividir tudo com o conjuge em uma separao. Se eu fizer uma alterao no regime de unio estavel com separao total de bens eu me resguardaria de ter que dividir este imvel? Como no sou casado no Civil, esta mudana no regime da unio deve ser feita via judicial pois a lei serefere a o Regime de Casamento? Teria que realizar o casamento com separao total de bens?

Desde j Muito obrigado.

Fernanda disse: 03.10.2011


Boa tarde sr. Pedro,

O sr. est correto, quando o termo de unio estvel no escolhe um regime vale o regime de comunho parcial de bens onde todos os bens adquiridos desde a data da unio estvel seria partilhado em 50% para cada no caso de divrcio. No caso de casamento esta mudana teria que ser judicial. Tratando-se de unio estvel poderia ser feito da seguinte forma: O atual contrato de unio estvel seria encerrado. Assim informa-se no cartrio que a partir daquela data as partes no esto mais em unio estvel. Faz-se novo contrato de unio estvel a comear a contagem do dia seguinte optando-se pelo regime da separao total de bens. A partir da valer a separao total para eventos futuros, desta forma, os valores monetrios e imveis comprados aps o novo contrato sero individuais de quem recebeu ou comprou.

Quanto ao primeiro contrato. Este primeiro contrato tem que ser legalmente finalizado da seguinte forma: somente atravs de processo (mas ser um processo consensual) as partes apontam quais bens foram adquiridos durante a unio (da data de incio no contrato data final do contrato) e ento atravs do judicirio se faz a partilha daqueles bens. O ideal sempre fazer um PLANEJAMENTO SUCESSRIO a cada 6 meses, por exemplo: http://www.advocaciatribst.com.br/2011/09/14/voce-sabe-o-que-eplanejamento-sucessorio/

Abraos e estamos disposio para fazermos esta regularizao. Entre em contato no contato@advocaciatribst.com.br Obrigada!

20.

Rosana Maryhelle disse:

02.10.2011
NO!!!!!!ESTOU COM UM ENORME PROBLEMA AGORA!!!PORQUE EU NO FUI ORIENTADA PELO CARTRIO!!!!!!!Meu marido tem 2 filhos de outros casamentos,com mulheres distintas.Todas as crianas j tem suas casas que ele deixou,e agora quero comprar a minha;que no ser minha.Ser de todos n? No acho justo que depois de tanto trabalho,porque trabalho o tempo todo,vem uma pessoa e toma o que seu.Se o regime fosse separao total de bens o que estivesse no meu nome era meu.No posso nem ter um filho,pra depois ele ter que ficar brigando com os outros?No quero isso para o meu filho!Eu j passo um sufoco,meu marido paga 900,00 de penso para um salrio de 2.000,00, uma beleza!!Quem leva a casa nas costas sou eu!Ele j me disse que eu sou mesquinha,mas eu te pergunto,ser que eu tambm no posso ter as coisas?Preciso pagar pelo passado dos outros?Acho que se entrar com essa alegao para um juiz ele vai zombar da minha cara,vai dizer o que meu marido me disse e at capaz de aumentar a p.a hoje em dia o homem est sempre errado!!Quem se f sempre a mulher que atura tudo e sempre sorrindo porque se vc fala errada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fernanda disse: 03.10.2011


Boa tarde sra. Rosana,

Obrigada pelos seus comentrios e expressar sua opinio. Na realidade o direito hoje j permite um meio alternativo para voc ter um filho nesta situao e garantir-lhe o patrimnio. Para isto a sra. ter que fazer um PLANEJAMENTO SUCESSRIO. Assim voc pode sim proteger o seu filho, desde que tenha este PLANEJAMENTO SUCESSRIO. Para entender o conceito de forma geral leia o texto: http://www.advocaciatribst.com.br/2011/09/14/voce-sabe-o-que-e-planejamentosucessorio/

Estamos disposio para ajud-la a planejar o patrimnio dos seus futuros filhos. Entre em contato no email contato@advocaciatribst.com.br e agende uma reunio de orientao.

Abraos! Obrigada!

21.

Camila P. disse:

18.10.2011
Bom dia, Gostaria de um esclarecimento, porm antes parabenizo pelo site que ajuda na dvida de muitas pessoas. Casei com comunho parcial de bens h 2 anos atrs. Aquele regime normal de cartrio que tudo que constituido aps o casamento dos dois. Porm gostaria de saber se posso modificar para separao total de bens pois meu marido tem uma empresa em seu nome o qual poder falir e sujar o nome dele para sempre. O que devo fazer para pelo menos poder tem os bens futuros adquiridos no meu nome j que o nome do meu marido poder ficar sujo na empresa que era scio? seguro eu s modificar o regime do casamento? Obrigada!

Advocacia Tribst disse:

19.10.2011
Ol Camila! Agradecemos a preferncia um prazer servi-la com tais informaes. Para a mudana de regime necessrio que as partes justifiquem suas razes, bem como, comprovar com certides negativas de dbito que essa mudana no prejudicara direitos de terceiros (como uma fraude a credores). Assim, se a empresa de seu esposo esta em processo de falncia pode ser que o Juzo no tolere a mudana de regime. No caso da empresa ter sido constituda antes do casamento e estar somente no nome dele, no vejo meios do seu nome ser atingido, pois caso haja uma desconstituio da personalidade jurdica somente o nome dele e dos scios sero alcanados. Agora fiquem atentos com os passos a serem seguidos, procurem sempre um advogado de confiana, evitando caracterizar fraude contra credores ou fraude a execuo. Estamos a sua disposio para quaisquer dvidas no fone: 6706-8857 ou no e-mail contato@advocaciatribst.com.br At logo!

22.

socorro disse:

20.10.2011
ol, quando me casei comunho parcial de bens, a nossa casa estava no nome dele meu esposo, so que agora vamos tirar a escritura, eu vou ter direito tambm?

Fernanda disse: 30.10.2011


Bom dia,

A princpio o regime da comunho parcial de bens somente permite que tudo o que foi construdo aps a data do incio do casamento seja de propriedade do casal, sendo metade para cada um. Todavia, vocs podero optar por declarar que este bem do casal e declarar legalmente como sendo propriedade conjunta. Caso precise de nossos servios estamos disposio no contato@advocaciatribst.com.br bem como no tel. 11-6706.8857 Agradecemos sua participao!

23.

Luciano disse:

21.10.2011
Ol, sou acadmico de Direito (Segundo periodo). Se uma das partes quiser modificar o regime, vamos dizer que, sem o conhecimento da outra parte, possivel? A parte que busca a modificao quer se separar, mas tem medo que possa perder parte do patrimnio antes de modificar o regime, ai sim pedir a separao. Como poderia ser feito? Abraos!

Fernanda disse: 30.10.2011


Ol Luciano,

Agradecemos sua participao e esclarecemos sua questo. gradecemos sua participao e esclarecemos sua questo. NO possvel a mudana de regime de bens UNILATERALMENTE, ou seja, por apenas uma das partes. E justamente para no prejudicar terceiro que a lei obriga que toda mudana de regime de bens deve ser feita atravs do judicirio (no sendo possvel ser feita extrajudicialmente) e por isto acompanhada de um advogado, que de preferncia seja especializado na rea. Esperamos ter contribudo ! Abraos

24.

valdete domingues disse:

25.10.2011
gostaria de saber casei por comunhao parcial de bens ele ja tinha imovel, ele tem dois filhos ja casados, posso eu ter sozinha direito sobre o bem mudando o regime para universal de bens?

Fernanda disse: 30.10.2011


Ol sra. Valdete,

Sim, o regime da comunho universal de bens te dar direito a todos os bens que antes eram particulares do seu marido e ele dos seus. Assim todos os bens, inclusive herana, adquiridos antes da unio passaro a pertencer igualmente para cada um do casal. No caso de falecimento todavia, metade do patrimnio (meao pertencer ao cnjuge sobrevivente, porm os filhos sero herdeiros). Para escolher o melhor regime para seu caso e prevenir-se no caso de divrcio ou falecimento o ideal que faam um PLANEJAMENTO SUCESSRIO. Para saber sobre isto leia o texto: http://www.advocaciatribst.com.br/2011/09/14/vocesabe-o-que-e-planejamento-sucessorio/

Podemos agendar uma reunio atravs do email contato@advocaciatribst.com.br Obrigada!

25.

janete disse:

29.10.2011
vivi com meu companheiro por 19 anos e hoje casamos temos 2 filhos de 11 e de10 e compramos uma casa a qual esta so no nome dele e casamos em cumunho parcial de bens pos pensei que teria o mesmo direito e agora no sei como fazer devo me preocupar quanto o fato? deste agora agradeo pela orientao.

Fernanda disse: 30.10.2011


Ol sra. Janete,

Agradecemos o contato e esperemos prestar-lhe as informaes necessrias para que retome sua tranquilidade. No caso em que o casal vive primeiro uma unio estavl e adquiri um bem, e em seguida se casa e no adquiri quaisquer bens estamos diante de dois casos distintos. No caso da 2a fase, ou seja, do casamento est legal quanto ao caso de futura aquisio de bens bem como no caso de falecimento e partilha de herana. J quanto a 1a fase, ou seja, da unio estvel o direito de possuir metade dos bem adquirido DURANTE a unio (e no antes do incio da unio) existe tambm PORM DEVE SER PROVADO. E esta prova no facl pois deve-se provar o dia ou pelo menos o MS e ANO que a unio iniciou. Caso no se prove, o bem ser considerado como apenas de uma das partes. Desta forma nossa sugesto de que o casal comparece em um cartrio e faa uma declaraao retrocedente de unio estvel, declarando a data do incio da unio e a data em que se casaram, apontando o bem imvel, sua matrcula e demais especifidades. Caso deseje podemos fazer este procedimento para a sra. Estamos disposio no contato@advocaciatribst.com.br tel. (11)6706-8857

26.

Angelica disse:

31.10.2011
casei em comunhao parcial de bens ,meu marido tem 2 filhos fora do casamento e eu tenho 1 filho com ele. gostaria de mudar para comunhao universal e possivel e quais os direitos que tenho?

Advocacia Tribst disse:

02.11.2011
Ol Angelica!

Sim, perfeitamente possvel a mudana, o nico critrio que vocs estejam dentro dos requisitos exigidos em lei, listados no artigo. Com a mudana para o regime da comunho universal, ambos tero direito aos bens adquiridos antes e depois do casamento, diferente do regime de comunho parcial que ambos tem direito somente aos bens adquiridos aps o casamento. Estamos a sua disposio para maiores esclarecimentos, at logo!

27.

Francisco Carlos Araujo disse:

08.11.2011
estou casado a 5 anos com o regime de comunio parcial de bens. e hoje quero separar esse regime para separo total qual e os passos juridicos que devo tomar?

Advocacia Tribst disse: 21.11.2011


Ol Francisco!

Primeiramente deve procurar um advogado de confiana, e de preferencia especialista na rea de famlia, aps verificar os requisitos da lei e juntar documentos. Fique tranquilo que o advogado, com certeza, vai orient-lo sobre documentao, e finalmente impetrar a ao para mudana de Regime de Bens. Estamos a sua disposio para maiores esclarecimentos no fone: (11) 6706-8857 ou no e-mail contato@advocaciatribst.com.br At logo!

28.

HERNANI DE CASTROI JNIOR disse:

16.11.2011
CERTAMENTE QUE OS CNJUGES NO TEM A NOO EXATA. OCORREU COMIGO, NO SEGUNDO CASAMENTO, QUANDO OPTAMOS, EU E A ESPOSA, POR COMUNHO PARCIAL E AGORA PRETENDO TRANSFORMAR EM COMUNHO UNIVERSAL DE BENS. PERGUNTO SE ISSO POSSVEL? PELO QUE LI, CREIO QUE SEJA SIM POSSVEL, CORRETO? CASAMOS EM 21/08/2010, EM CURITIBA.

Advocacia Tribst disse: 21.11.2011


Ol Hernani!

Plenamente possvel, todavia ter de entrar com uma ao judicial e precisara de uma advogado para orient-lo. Estamos a sua disposio para maiores esclarecimentos no fone: (11) 6706-8857 ou no e-mail contato@advocaciatribst.com.br At logo!

29.

valeria carvalho disse:

21.11.2011
boa noite preciso de uma resposta com urgencia dei entrada no meu casamento no cartorio so que a menina la colocou comunhao parcial de bens so que eu moro com o meu companheiro a mas de 15 anos e temos uma casa a mas de 13anos eu queria mudar para comunhao universal se nao eu perco o direito da casa que compramos junto que esta no nome dele como fao vou no cartorio quinta feira levar as certidao de nascimento tem como eu trocar

Advocacia Tribst disse: 21.11.2011

Ol Valria!

O que deveria ter sido feito era converso da Unio Estvel em casamento, a restaria comprovado o tempo de unio do casal documentalmente (na prpria certido de casamento). Mas, se compraram o imvel juntos e esse consta no nome dos dois, no vai ter qualquer problema com o Regime da Comunho Parcial, pois j est demonstrado que o bem pertence aos dois. Agora, se o imvel est no nome apenas de um, com certeza deve se resguardar. Para mudar o Regime de bens necessrio que entre com uma ao judicial e comprove os requisitos expostos em lei. No pode faz-lo administrativamente, vai precisar de um advogado. Estamos a sua disposio para maiores esclarecimentos no fone: (11) 6706-8857 ou no e-mail contato@advocaciatribst.com.br At logo!

30.

LUCIANE disse:

30.11.2011
MARQUEI MEU CASAMENTO COM SEPARAO TOTAL DE BENS, MAS NO O QUE EU QUERIA PORQUE MEU NOIVO DIVORCIADO E NO CONSEGUIMOS ESSA CERTIDO NEGATIVA NO FORUM DO INTERIOR DA BAHIA, L ELES NO RECONHECERO ESSE PAPEL. ELE NO TINHA BENS A PARTILHAR E O DIVRCIO FOI CONSENSUAL. GOSTARIA DE SABER SE TENHO ESPERANAS DE AINDA UM DIA MUDAR PARA SEPARAO PARCIAL? SE REALMENTE OBRIGATRIO A APRESENTAO DESSA CERTIDO NEGATIVA EM QUE UM FORUM NO NOS D ESSA CETIDO.?

Fernanda disse: 01.12.2011


Ola Luciane, Agradecemos seu contato!

Entendemos seu descontentamento mas informamos que a sra. pode ficar despreocupada que lei recente autoriza a modificacao do regime de bens do casal mesmo apos o casamento, a qualquer tempo. O procedimento e simples mas requer advogados pois somente pode ser feito atraves do judiciario, onde o promotor e o juiz irao assinar seu documento. Estamos a disposicao para orienta-la a resolver rapidamente esta questao. Entre em contato no contato@advocaciatribst.com.br

Obrigada!

31.

Sheyla Irabi disse:

07.12.2011
Ol, casei com separao total de bens, nesse meio tempo adquirimos um imvel juntos e agora queremos mudar para comunho total de bens, se mudarmos agora, esse imvel que compramos passar a ser visto legalmente como um bem dos dois???

Advocacia Tribst disse: 07.12.2011


Ol Sheyla!

Sim, e mesmo na separao total de bens se o imvel foi adquirido em nome dos dois, ambos tem direito ao bem, ou seja deve constar no contrato de compra o seu nome e o do seu cnjuge. E caso o imvel esteja somente no nome de um dos dois com a mudana para o regime da comunho universal de bens, o bem passa a ser de ambos, haja vista a abrangncia desse regime que permite a comunicao dos bens adquiridos antes e depois do casamento. Lembrando sempre que para mudana do regime deve se obedecer os requisitos impostos na lei. At logo!

32.

SILVA LIMA disse:

26.12.2011

SOU CASADA EM SEPARAO DE TOTAL DE BENS, GOSTARIA DE SABER SE TENHO DE CONTRIBUIR C/ AS DESPESA DA FAMILIAS, PQ PAGO AS ESCOLAS PARTICULARES DAS MINHAS FILHAS QUE SO 3 E PAGO O PLANO DE SAUDE DE TODA A FAMILIA ALM DO VESTURIO.

Advocacia Tribst disse: 27.12.2011


Ol, Como parte integrante de uma famlia, entendemos que todos devem contribuir com as despesas do lar, indiferente do regime de bens. Ainda hoje existem mulheres que no trabalham fora e no contribuem financeiramente, mas se dedicam exclusivamente na administrao da casa e cuidado com os filhos e marido, com isso, contribuem e muito. Assim, de algum modo o casal deve ajudar um ao outro na administrao do lar, e isso independe do regime de bens. Esperamos ter sanado sua dvida estamos a disposio para quaisquer outro esclarecimento, at logo!

33.

Aparecida disse:

30.12.2011
Boa noite, No me casei ainda e tenho uma dvida enorme em saber qual melhor regime devo me casar, pois meu noivo tem 2 filhos casamento anterior, ele construi uma casa sozinho, no quero que no caso de falecimento ou divrcio a casa tenha que ser dividida com os filhos dele, isso possivel? Se nos tivermos um filho a casa podera ser s do filho q eu tiver com ele e no dos enteados?? Obrigada

Advocacia Tribst disse: 09.02.2012

Ol Aparecida!

Para que voc tenha direito a esse imvel, o regime que deve adotar o da comunho universal de bens, pois essa alcana os bens que os cnjuges possuem antes e aps o casamento. Referente a herana, a lei no faz distino entre filhos, assim quando ele falecer todos os seus filhos tero direito a 50% da herana que deixar.

34.

marcia disse:

01.01.2012
Eu casei com 19 anos a 10 anos atrs e no tinha nenhum conhecimento sobre as consequncias de uma separao e o meu marido optou sem meu consentimento por separao parcial de bens, eu agora sei o que isso quer dizer e gostaria muito de mudar para separao de bens, j q ele no me deixa trabalhar fora e no temos nenhum bens aps o nosso casamento, a unica coisa que temos a nossa casa que ele j tinha antes do nosso casamento, o que devo fazer?

Advocacia Tribst disse: 09.02.2012


Ol Marcia!

No regime parcial os cnjuges s tem direito aos bens adquiridos a partir do casamento, assim se o seu marido possui um imvel adquirido antes do casamento, para ter direito a esse bem, deve alterar o atual regime para o da comunho universal de bens e no para o da separao total de bens. Agora, se no quer esse bem e deseja que tudo o que adquirirem ao longo da unio seja de cada um individualmente conforme sua aquisio o regime o da separao total de bens. Para a alterao do regime de bens necessrio preencherem os seguintes requisitos: a)pedido de ambos os cnjuges; b)motivao do pedido;

c)procedncia das razes invocadas; d)ressalva dos direitos de terceiros; e)autorizao judicial. Como um pedido judicial necessrio o auxilio de um advogado, assim ter custo com os honorrios do profissional, estamos a sua disposio no e-mail contato@advocaciatribst.com.br e no fone: (11) 6706-8857

35.

Rosangela disse:

03.01.2012
Sou casada em regime parcial de bens. Quando me casei, no tiha conhecimento de como seria o regime que adotamos. Hoje por um acaso cheguei at esse site e fiquei com uma dvida, que gostaria que me esclarecesse. Meu espso tem uma famlia um pouco complicada e muito grande. Os pais dele tem um terreno muito grande onde h construda vrias casas, casas essas construdas por seus irmos, nesse terreno h uma parte que est separado para meu espso construir. O meu sogro no dividiu nada para cada um dos filhos juridicamente, disse que vai deixar tudo para usos e frutos. Se caso acontea algo com eles como fica a situao do nosso terreno? e se caso acontea algo com meu espso tereia eu e meus filhos direito sobre esse terreno? Para ter direitos na falta do meu espso terei que mudar o regime de casamento que fizemos? Por favor esclarea essa dvida, obrigadas.

Fernanda disse: 25.04.2012


Ola Rosangela,

Agradeco seu contato. Seu caso e complexo por isto te darei orientacoes gerais. Para maiores informacoes ou a mudanca de regime de bens (possivel para seu caso e qualquer casal) necessitara consultar um advogado. Estamos a disposicao no contato@advocaciatribst.com.br

Vamos as orientacoes: Se voce esta casada no regime de comunhao parcial de bens, no caso de divorcio sera partilhado meio a meio tudo A PARTIR DA DATA DO CASAMENTO (nao entram herancas nem doados do marido) Neste regime, caso ocorra o falecimento do seu marido voce sera herdeira do heranca dele, assim como seus filhos (filhos recebem partes iguais) alem do valor que receberia em caso de divorcio Para reforcar seu beneficio o ideal sera seu esposo fazer um testamento reforcando isto (metade disponivel) Sendo um terreno dividido na pratica mas nao legalmente ficara para o inventario. O usufruto que voce mencionou deve ser feito LEGALMENTE em cartorio. A simples construcao da casa no terreno nao seria o usufruto legal. Todos os filhos terao direitos a parte iguais de todos os bens dos pais, a nao ser caso o pai faca um testamento doando mais para um filho (respeitando as porcentagens legais)

Espero termos contribuido! Boa semana!

36.

jorge oliveira disse:

06.01.2012
o que preciso fazer para mudar de comunho universal de bens para comunho parcial de bens?

Advocacia Tribst disse: 09.02.2012


Ol Jorge!

Para a alterao do regime de bens necessrio preencher os seguintes requisitos: a)pedido de ambos os cnjuges; b)motivao do pedido;

c)procedncia das razes invocadas; d)ressalva dos direitos de terceiros; e)autorizao judicial. Como um pedido judicial necessrio o auxilio de um advogado estamos a sua disposio no e-mail contato@advocaciatribst.com.br e no fone: (11) 6706-8857

37.

renato disse:

07.01.2012
tenho um amigo que quer divorciar, ele casou pelo comunhao parcial de bens, so que antes do casamento o pai dele faleceu deixando herana, a atraves da mesma adquiriu um apto. na hora da compra, colocou o nome da mulher no ctto de compra e venda , agora a pergunta: caso separe mesmo, esse imovel adquirido antes do casamento com dinheiro de herana, sera partilhado so pelo fato de estar o nome da mulher nele? mesmo ela nao colocando um real para o feito?

38.

Patricia disse:

09.01.2012
Prezados, Boa noite. Eu e meu noivo estamos marcando o casamento e chegamos no ponto de escolher o regime de bens. Ele j disse que quer separao de bens por j ser divorciado. Como vamos viver em outro pas e esse documento ser registrado no consulado do pas de meu noivo fica a dvida se poderemos no futuro alterar o regime de bens. Aguardo contato.

Fernanda disse: 28.03.2012


Ola Patricia, O regime de bens podem ser modificado a qualquer tempo, segundo a lei brasileira. Contando que voces registrem o documento no Brasil, caso queiram modifica-lo, deverao tambem modificar no Brasil.

Sucesso no casamento! Felicidades!

39.

Cristiane Calmon disse:

12.01.2012
Acredito que apenas uma pequena parcela dos noivos tenham conhecimento a cerca das implicaes quanto a escolha do regime de bens, por falta de cultura . Outro fato que no incio da relao o amor no permite que os nubentes concebam a possibilidade de separao, mas quando vem as dificuldades, a questo da partilha de bens vem tona.

40.

Hugo Marcio disse:

13.01.2012
Boa noite, gostaria de uma orientaao.

Me casei a dois dias, e no cartorio nao fui orientado sobre este Pequeno grande detalhe, e assim que dei entrada nos papeis. no dia do casamento eu perguntei e a juiza falou que ja nao poderia trocar.. preciso muito trocar, gostaria de saber aonde recorer. se vcs tem algum advogado para me indicar em Contagem MG.. e o tempo que demora este tipo de caso. pois nao tenho muito tempo, pois moramos na suia.

obrigado

Advocacia Tribst disse: 03.02.2012


Ol Hugo!

Para a alterao do regime necessrio preencher os seguintes requisitos: a)pedido de ambos os cnjuges; b)motivao do pedido; c)procedncia das razes invocadas; d)ressalva dos direitos de terceiros; e)autorizao judicial. Como um pedido judicial necessrio o auxilio de um advogado. Mesmo tendo casado em Contagem/ MG podemos realizar o procedimento aqui por So Paulo, sem nenhum problema, j que moram fora do Brasil, preciso apenas que me enviem as documentaes necessrias, devido a sua urgncia estamos a sua disposio no e-mail cristiane@advocaciatribst.com.br e no fone: (11) 6706-8857, para maiores esclarecimentos.

41.

Algusto Gomes. disse:

17.01.2012
Boa noite. Me casei a quase dois anos regime de comunho parcial de bens, minha esposa at ento s estuva em faculdade particular que eu paguei. Agora em tempos de aquisio de um imvel ela quer que eu venda um que meu antes do casamento para dar entrada maior neste! (conselho da sogra)! Quero saber se eu comprovar que comprei o atual com renda do anterior se ela ter os mesmo direitos que tem no regime de separao ou terei a maior parte, tendo em vista que ela nem trabalha! Ou se eu for al cartrio para fazer a mudana de regime e l ela chegar um argumento que no da vontade dela fazer a mudana; no que isso pode acarretar? E para fazer isso preciso dois advogados, um para cada uma das partes? Obrigado

Advocacia Tribst disse: 03.02.2012


Ola Algusto!

No regime da comunho parcial sua esposa s tem direito aos bens que forem adquiridos a partir do casamento, assim esse imvel que possui antes do casamento em sua integralidade lhe pertence. plenamente possvel a venda desse bem para aquisio de outro sem perder o direito do valor total da venda, para isso deve deixar registrado na escritura desse novo imvel que ele foi adquirido com o auxilo da venda de um bem que lhe pertencia. Pea que fique registrado tudo em pormenores, data de aquisio do bem anterior, dados completos de quem pertencia e principalmente o valor da venda do imvel. Assim, sua esposa s ter direito ao valor remanescente do bem, que deve ser partilhado com voc. A alterao do regime para separao total de bens outra possibilidade, pois os seus bens no se comunicam com os dela e vice e versa. Para a alterao do regime necessrio preencher os seguintes requisitos: a)pedido de ambos os cnjuges; b)motivao do pedido; c)procedncia das razes invocadas; d)ressalva dos direitos de terceiros; e)autorizao judicial. Como um pedido judicial necessrio o auxilio de um advogado (nico advogado para ambos os cnjuges), estamos a sua disposio no e-mail contato@advocaciatribst.com.br e no fone: (11) 6706-8857

42.

JUNIOR disse:

18.01.2012
Ola amigo, sou casado com separao parcial de bens, e quero mudar isso para comunho total. Tenho uma casa como bem que foi comprado antes do casamento, como fica esse bem ? e um carro adiquirido no casamento ? esta tudo no meu nome e a minha esposa no tem nada em nome dela.como fica isso ? e quais os procedimentos que tenho que tomar para no ter um custo alto para fazer essa troca, ou tem outra forma (contrato) sem custo ? Obrigado, pela

ateno ! Aguardo sua resposta, Abrao.

Advocacia Tribst disse: 03.02.2012


Ol Junior!

No regime parcial os cnjuges s tem direito aos bens adquiridos a partir do casamento, assim se possui um imvel adquirido antes do casamento sua esposa no tem direito a esse bem, j ao carro que foi adquirido aps o casamento ela tem direito, independente de estar somente no seu nome. No regime da comunho universal os cnjuges tem direito a tudo que foi adquirido antes e aps o casamento. Para a alterao do regime de bens necessrio preencherem os seguintes requisitos: a)pedido de ambos os cnjuges; b)motivao do pedido; c)procedncia das razes invocadas; d)ressalva dos direitos de terceiros; e)autorizao judicial. Como um pedido judicial necessrio o auxilio de um advogado, assim ter custo com os honorrios do profissional, estamos a sua disposio no e-mail contato@advocaciatribst.com.br e no fone: (11) 6706-8857

43.

Davi disse:

19.01.2012
minha tia iniciou um financiamento pela caixa solteira e pagou sinal e honorarios para empresa que est cuidadndo da venda do imovel faltando entregar alguns documentos, nesse periodo se casou com separao total de bens, ao ver que ela esta casada a funcionaria responsavel pelo financiamento da caixa disse que o financiamento dever ser feito pelo marido posto que ele o mais velho, reduzindo o periodo do financiamento que era de 20 anos pra 13 e aumento o valor

das parcelas, se eles esto casados com separao total de bens e ela a responsavel pelo pagamento das parcelas qual o problema de serem casados? a funcionaria alegou que ou eles mudam pro nome do marido e trocam o periode e parcelas ou o financiamento cancelado e minha tia perde o sinal e 30% das parcelas pagas por no cumprir o contrato que inclusive j foi assinado como solteira.

Advocacia Tribst disse: 03.02.2012


Ol Davi!

O regime da separao total de bens permite aos cnjuges comprar ou vender bens sem a autorizao do outro e em seu nome exclusivo, assim, no vemos motivos para alterao do financiamento. Outrossim, sua tia quer o bem em seu nome e no no nome do marido, j que o imvel vai pertencer a ela e no ao marido. Pea para ela procurar o setor jurdico do banco e explicar a situao, se eles insistirem nessa informao aconselhamos que ela procure um advogado e entre com Mandado de Segurana, visando garantir direito liquido e certo, haja vista o contrato com o banco j ter sido assinado. Estamos a sua disposio para qualquer outro esclarecimento.

44.

NEIVA disse:

25.01.2012
Somos casados h 13 anos em comunho universal de bens, no temos filhos, meu marido tem alguns bens no nome dele e um stio em nosso nome doado pelo seu pai quando vivo, no caso de meu falecimento no gostaramos que minha famlia fizesse parte destes bens, o que posso fazer?

Fernanda disse: 27.01.2012

Ol Neiva, boa tarde! No caso da comunhao universal de bens, no falecimento de uma das partes, os conjuges nao sao herdeiros. Quem sao os herdeiros sao os filhos. Na ausencia de filhos sao os pais de cada conjuge. Existem varias maneiras de prevenir e direcionar o futuro da herana do casal e para isto seria necessario fazer um PLANEJAMENTO SUCESSORIO. Mas uma atitude simples e imediata que vocs podem fazer um testamento deixando a totalidade (da parte disponvel) para quem desejarem. Para saber mais sobre PLANEJAMENTO SUCESSORIO leia: http://www.advocaciatribst.com.br/2011/09/14/voce-sabe-o-que-e-planejamentosucessorio/

Estamos a disposiao para uma reunio para mostrar-lhes todas as possibilidades de planejar o futuro dos seus bens. contato@advocaciatribst.com.br Obrigada!

45.

Adriana Ronqui disse:

29.01.2012
Ol,

Eu e meu marido somos casados a 12 anos em regime parcial de bens. Antes de nos casar ele financiou um apto no nome dele pois, eu era estagiaria e no poderia entrar no contrato. Hoje o apto est em dvida e poderiamos renegociar usando o FGTS porm, o meu de maior valor e praticamente quitaramos o financiamento. Mas a informao que recebemos que como meu nome no est no contrato do financiamento e como nos casamos sob o regime parcial de bens no possvel a utilizao do meu FGTS. Porm, nos informaram que se alterarmos para o regime universal de bens.

Nesse caso gostaria de saber como proceder, o que ser necessrio? Muito obrigada!

Advocacia Tribst disse: 03.02.2012


Ol Adriana!

Se o imvel foi adquirido antes do casamento e somente em nome de seu esposo, conclui-se que o bem dele, j que no regime da comunho parcial s pertence a ambos os bens que forem adquiridos a partir do casamento. E o FGTS s liberado em casos especficos, quitao de imvel uma delas, mas preciso provar que o bem seu, assim correta a informao. A melhor opo ento a alterao do regime da comunho parcial para o da comunho universal, para isso vocs precisam preencher os seguintes requisitos: a)pedido de ambos os cnjuges; b)motivao do pedido; c)procedncia das razes invocadas; d)ressalva dos direitos de terceiros; e)autorizao judicial. Como um pedido judicial necessrio o auxilio de um advogado, estamos a sua disposio no e-mail contato@advocaciatribst.com.br e no fone: (11) 6706-8857

46.

Ana Paula disse:

02.02.2012
Bom dia. Parabns pelo site e por este espao para esclarecimento de dvidas!

Eu tenho uma: sou casada com separao total de bens, e fomos instrudos a adotar este regime para no prejudicar a compra de um imvel. A assinatura com a construtora ocorreu antes do

casamento, mas a assinatura com a instituio financeira para o financiamento estava prevista para ocorrer aps o matrimnio o que realmente aconteceu, pois no assinamos ainda!

Nos disseram que, caso estivssemos casados com comunho parcial, a minha renda seria automaticamente considerada pelo banco para compr a renda familiar. Esta informao estava correta?

E se, mesmo casados com separao total de bens, ns quisermos que o imvel fique no nome dos dois? Minha renda vai, obrigatoriamente ser considerada ou meu marido pode assumir a compra sozinho e o imvel sair no nome dos dois?

Obrigada!

Advocacia Tribst disse: 03.02.2012


Ol Ana Paula!

Ficamos felizes por acessar nosso site e dividir conosco suas dvidas. O que acontece nos demais regimes e no no da Separao Total de Bens a outorga marital ou uxria, que a autorizao do outro cnjuge para comprar ou vender qualquer bem. Considerando que nenhum nem outro precisa de autorizao para comprar um imvel, as rendas no se somam para constitu-la como familiar, diferente dos outros regimes onde renda familiar o que compe o ganho de ambos os cnjuges, assim, correta a informao. plenamente possvel o casal adquirir o imvel no nome dos dois, s que isso no automtico. preciso que conste expressamente o percentual de cada um, como ocorre em qualquer sociedade. A renda considerada para o financiamento, com isso, seu marido pode utilizar

somente a renda dele para o financiamento e pedir que imvel saia em nome de ambos, independente de sua participao financeira. Estamos a sua disposio para outros esclarecimentos

47.

kelly ferreira da silva disse:

03.02.2012
fui dar entrada nos papeis do casamento e descobri que so posso me casar com separacao total de bens pois o meu noivo e divorciado e a certidao de divorcio dele nao consta divissao de bens dele e da ex mulher o que devo fazer e se a possibilidade de casar com separacao total e anexa algum tipo de contrato me dando algum direito a certidao de casamento por favor me ajude.

Advocacia Tribst disse: 03.02.2012


Ol Kelly!

Correta a informao dada pelo cartrio, haja vista seu noivo ter uma situao pendente do casamento anterior, o Cdigo Civil diz: Art. 1.523- No devem casar: III- o divorciado, enquanto no houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal. Veja, no devem casar, ou seja no esto impedidos de contrair o matrimonio, mas sofrero uma sano por essa deciso, qual seja, casar no Regime da Separao Obrigatria de Bens (art. 1.641, CC). Nesse regime os bens adquiridos antes do casamento permanecem no patrimnio particular de cada um, bem como os adquiridos por doao ou sucesso, comunicandose, to-somente, os adquiridos na vigncia do mesmo, por fora da Smula 377, do STF. No necessita de pacto antenupcial, uma vez que considerado o regime sano, estabelecido em determinados casos pela prpria lei, no havendo espao para valer a vontade dos contratantes.

A opo para se livrarem desse regime casar aps a partilha dos bens do casamento anterior de seu noivo. Ou, casam-se no regime da separao obrigatria de bens, e assim que ele regularizar a partilha vocs entram com pedido judicial para alterao do regime de bens. Estamos a sua disposio para quaisquer outros esclarecimentos no e-mail contato@advocaciatribst.com.br e no fone (11) 6706-8857.

48.

Aparecida disse:

12.02.2012
E se a casa ficar no meu nome e casarmos com separao total de bens? O filhos deles ainda tero direito na casa?

49.

Silvana Oliveira disse:

09.05.2012
Me casei muito nova e no sabia o que era separao total de bens, e muito menos meus pais ,por serem pessoas muito simples..assinaram por mim. depois de 15 anos de casada que fui saber o que significa esse regime ( Apenas quem sabia desse regime eram meus sogros q foram os proprios q fizeram isso) Nem mesmo o filho sabia o que era essa comunho! Eles alegaram que depois de casada eu teria parte em tudo q iriamos construir..

Advocacia Tribst disse: 11.05.2012


Ol Silvana!

Infelizmente essa a realidade de muitas pessoas, por isso, a lei estipula um regime para os cnjuges que no optem por outro ao se casarem, o da comunho parcial de bens, que acaba sendo o mais benfico para ambos os nubentes, j que tudo partilhado a partir do casamento. No seu caso seus sogros agiram intencionalmente, mas querendo reverter essa

situao possvel, j que a lei hoje permite a alterao do regime aps o casamento. Estamos a sua disposio para quaisquer esclarecimento, at logo!

50.

Anderson disse:

12.05.2012
dvida. Queremos mudar para o regime de separao total de bens, mas ela possui dvidas no nome de solteira, como fazemos isso? possvel auterar?

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Anderson, A mudanca de regimes de bens pela lei so pode ocorrer atraves do Judiciario. O Judiciario nao visa impedir a mudanca que e de livre escolha das partes, apenas quer assegurar que dividas de uma das partes ou do casal nao serao fraudadas e impedir seu pagamento ao credor. Caso uma das partes tenham dividas, poderemos na minuta de mudanca de regime mostrar ao juiz que a parte possui condicoes de arcar com sua parte na divida mesmo com a partilha de bens e mudanca de regime. Juntaremos algumas certidoes e logo o Judiciario aprova.

Estamos a sua disposicao caso queira mais informacoes ou agendar conosco: (11) 4329-8407 ou (11)9250-1592

51.

Cintia disse:

14.05.2012
Ol! Sou casada h 5 anos em regime de separao obrigatria de bens. Estou querendo financiar a compra de um imvel, mas meu marido tem restries de crdito. Ser que eu

poderia financiar no meu nome apenas , j que tenho renda suficiente para tanto? Ou o banco exigir a incluso do nome do meu marido no contrato? grata.

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Cintia, Apenas para esclarecer: 1) o regime da separacao total de bens = de livre escolha das partes e segue uma regra em que a viuva/vivuo possui direito a heranca no caso de falecimento, entre outros direitos. As partes sao livres para administrar seus bens e conrairem dividas sem assinatura da outra parte porque seus bens sao particulares. 2) o regime da separacao OBRIGATORIA de bens = nao e de livre escolha das partes, mas imposto por lei caso uma das partes seja maior de 80 anos (antiga lei estipulava maior de 70 anos). Neste regime a viuva/viuvo nao tera direito a heranca. Neste regime as partes tambem sao livres para administrar seus bens e conrairem dividas sem assinatura da outra parte porque seus bens sao particulares.

Mais informacoes sobre planejamento de divisao de bens Saiba mais aqui: http://www.advocaciatribst.com.br/2012/03/26/partilha-em-vida-facilita-sucessao-debens-planejamento-sucessorio/

Agradecemos o contato!

52.

Raieli disse:

14.05.2012
Eu me casei dia 04 de novembro,antes de dar entrada no nosso casamento eu e meu marido conversamos que regime agente ia casar,nos entramos em acordo que seria comunho total de bens! so que no dia que famos dar entrada no nosso casamento o rapaz do cartorio fez toda a papelada sem nos perguntar o regime que queriamos! dai quando iamos assinar meu esposo se

lembrou o regime que agente quer conhunho total de bens falou pro rapaz,dai o rapaz disse 90% dos casamentos hoje so de parcial de bens! ento dissemos mais nos queremos comunho !aii o rapaz disse lha ento vcs tem que trazer pra mim as escrituras dos bens que

cada um possui! so que agente fez uma casa junto em cima da casa da minha sogra e ela ainda vai passar pro nome do meu marido dai pensamos aii ento deixa neh,nao temos ela no nome ainda,vai entrar depois msm! so que o rapaz do cartorio felou isso por preguisa de desfazer a papelada e fazer novamente com o regime que agente queria! dai casamos ! entramos em contado com um adovogado e ele nos comunicou que nos podiamos fazer a troca do regime! que o rapaz do cartorio impos metas para nao refazer tudo de novo!mais desede ja o regime que queremos comunho total de bens ! ate porque fizemos uma casa junto! e a mae dele nao vai passar ela pro meu nome ! e vai entrar como erana!

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Raieli, A mudanca de regimes de bens pela lei so pode ocorrer atraves do Judiciario. O Judiciario nao visa impedir a mudanca que e de livre escolha das partes, apenas quer assegurar que dividas de uma das partes ou do casal nao serao fraudadas e impedir seu pagamento ao credor. Caso uma das partes tenham dividas, poderemos na minuta de mudanca de regime mostrar ao juiz que a parte possui condicoes de arcar com sua parte na divida mesmo com a partilha de bens e mudanca de regime. Juntaremos algumas certidoes e logo o Judiciario aprova. Assim mesmo com dividas e possivel modificar o regime de bens porem deve ser analisado caso a caso sua possibilidade.

Estamos a sua disposicao caso queira mais informacoes ou agendar conosco: (11) 4329-8407 ou (11)9250-1592 contato@advocaciatribst.com.br

Desde ja agradecemos o contato!

53.

Andre Luis disse:

16.05.2012
Ol sou casado no Regime Parcial de bens, tenho um imvel adquirido antes do casamento. Acontece que estou pensando agora em trocar esse imvel, vend-lo e com o dinheiro comprar um outro imvel de um valor maior.

Caso eu faa isso minha esposa ter direito iguais ao novo imvel ou somente o proporcional? haja vista que 70 ou 80% do novo imvel ser adquirido com o dinheiro do outro imvel que era exclusivo meu.

desde j agradeo a ateno.

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Andre Luis, Durante o casamento uma das partes podem desejar vender um imovel particular e adquirir novo imovel com este valor financeiro. Isto se chama sub-rogacao. Este novo imovel nao entrara na partilha pois o valor que deu causa a esta compra e fruto de patrimonio particular. Porem isto deve ficar especificado na certidao de compra do novo imovel. Caso sua esposa va participar contribuindo com algum valor neste novo imovel que sera adquirido, isto tambem devera ficar registrado na certidao de compra do novo imovel.

Espero termos contribuido para seu entendimento. Agradecemos o contato!

54.

Marta disse:

19.05.2012
Sou casada com regime de comunho parcial de bens. Temos um filho em comum e meu marido tem outros dois filhos. Gostaria de saber se h como resguardar o direito do nosso filho em relao aos outros. Temos um apartamento a ser escriturado at o final deste ano e gostaria de saber se podemos colocar o imvel no nome desse filho (ele tem 8 anos). Obrigada.

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Marta, Agradecemos o contato! Existe sim possibilidade e este procedimento nao e muito divulgado mas se chama PLANEJAMENTO SUCESSORIO.

Saiba mais aqui: http://www.advocaciatribst.com.br/2012/03/26/partilha-em-vida-facilita-sucessao-debens-planejamento-sucessorio/

Estamos a sua disposicao para iniciarmos o procedimento ou caso queira mais informacoes ou agendar conosco: (11) 4329-8407 ou (11)9250-1592 contato@advocaciatribst.com.br

55.

Daiane disse:

23.05.2012
ol! eu casei com 15 anos e no tinha ideia do que estava fazendo em relao a regime em que casei. hoje tenho 11 anos de casada e s agora me dei conta da besteira que fiz.. quando casamos meu esposo e eu no possuamos nenhum bens ,pra no dizer que ele no tinha nada , ele tinha um carro ano 85. s agora ele conseguiu muitas coisas carro zero, tem trs casas,

terreno, empresa e outras coisas que mesmo sabendo que eu no tenho direito ele esconde de mim! casei por amor! mas hoje sei que temos que pensar no futuro tbm. passei por muitas dificuldades com ele e fico pensando se caso ele arrumar uma amante ela tem mais direito do que eu! isso muito injusto! ( ele no foi e no um bom esposo, passei por muitas situao que s Deus sabe!

Fernanda disse: 28.08.2012


Ola Daine, Agradecemos que voc compartilhou sua estria e sentimos muito pelo ocorrido. Realmente poucas pessoas tm plena conscincia de seus direitos e deveres patrimonais e no-patrimoniais ao se casarem, jovens e adultos. Desta forma tem aumentado a procura de orientao nesta rea chamada de PLANEJAMENTO PATRIMONIAL E SUCESSRIO. Para saber mais sobre o assunto leia no nosso blog: http://www.advocaciatribst.com.br/2012/03/26/partilha-em-vida-facilita-sucessao-debens-planejamento-sucessorio/ Caso tiver mais dvidas entre em contato conosco no telefone 3578-6698. Agradecemos o contato!

Abraos e boa sorte!

56.

Daiane disse:

23.05.2012
ol! eu casei com 15 anos e no tinha ideia do que estava fazendo em relao a regime em que casei. hoje tenho 11 anos de casada e s agora me dei conta da besteira que fiz.. quando casamos meu esposo e eu no possuamos nenhum bens ,pra no dizer que ele no tinha nada , ele tinha um carro ano 85. s agora ele conseguiu muitas coisas carro zero, tem trs casas, terreno, empresa e outras coisas que mesmo sabendo que eu no tenho direito ele esconde de

mim! casei por amor! mas hoje sei que temos que pensar no futuro tbm. passei por muitas dificuldades com ele e fico pensando se caso ele arrumar uma amante ela tem mais direito do que eu! isso muito injusto! ( ele no foi e no um bom esposo, passei por muitas situao que s Deus sabe! o regime em que casei foi SEPARAO DE BENS. (HOJE ELE TEM 53 ANOS EU 26

57.

cleiciane disse:

24.05.2012
acrdito que a maioria dos noivos nao tem conhecimento sobre o regime de bens, eu prticamente por nao ter um bom conhecimento no assunto fui influenciada a separao total de bens, e o que foi combinado foi comunhao parcial de bens, na hora fiz confusao, agora pretendendo mudar, e procuro uma forma de anula, isso uma situao muto delicada para o casal trazendo futuros transtornos, vejo que uma boa opo para quem quer se casar de ser marcado uma reuniao com o casal para tratar e esclarecer esses assuntos e ser peguntado duas vezes se possivel ao casal sobre a escolha, assim evitando futuras problemas com papeladas que em fim sao desgastantes,

Fernanda disse: 28.08.2012


Ola Cleiciane, Realmente poucas pessoas tm plena conscincia de seus direitos e deveres patrimonais e no-patrimoniais ao se casarem. Desta forma tem aumentado a procura de orientao nesta rea chamada de PLANEJAMENTO PATRIMONIAL E SUCESSRIO. Para saber mais sobre o assunto leia no nosso blog: http://www.advocaciatribst.com.br/2012/03/26/partilha-em-vida-facilita-sucessao-debens-planejamento-sucessorio/

Caso tiver mais dvidas entre em contato conosco no telefone 3578-6698. Agradecemos o contato!

Abraos!

58.

Fernando Bessa disse:

28.05.2012
Estimados,

Me casei com o Regime de Comunho Parcial e Bens.

Aps o casamento nos mudamos para o Chile (minha mulher Chilena).

No adquirimos nada aps o casamento.

Perguntas:

1) Tenho um apartameno comprado antes do casamento, para vender-lo minha mulher tem que assinar a escritura ou algum documento ?

2) Minha me vai fazer uma doao em dinheiro para eu comprar um outro apartamento no Brasil. Minha mulher vai ter direito a esse apartamento (mesmo sendo de origem direta de doao da minha me) ?

3) Para a comprar de esse novo apartamento minha mulher tem que assinar a escritura ou algum documento ?

4) Pela razo de vivermos fora do Brasil (e milha mulher dificilmente ir ao Brasil) posso alterar o regime de casamento, uma justificativa vlida para os juizes ?

Muito obrigado !!!!

Fernando Bessa

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Fernando, Primeiramente agradecemos seu contato. Quanto a suas questoes seguem nossas orientacoes segundo a lei brasileira: 1) sendo seu apto. particular sua esposa nao precisa assinar. Porem seria positivo caso ela assinasse para deixar suas documentacoes ainda mais claras. 2) Esta doacao podera ser exclusiva caso sua mae coloque uma clausula de INCOMUNICABILIDADE direcionando o valor exclusivamente a voce 3) sendo seu apto. particular sua esposa nao precisa assinar. Porem seria positivo caso ela assinasse registrando que nao participa do bem. 4) Seus direitos brasileiros permanecem independente de residir no Brasil. Ademais os juizes brasileiros nao buscam proibir mudanca de regime, que e livre do casal. O judiciario apenas verifica se a mudanca nao visa fraudar, desviar bens de credores, se eximir de dividas do casal.

Estamos a sua disposicao caso queira mais informacoes ou agendar conosco: (11) 4329-8407 ou (11)9250-1592

59.

Simone disse:

28.05.2012
Boa tarde, acho que meu caso bem complicado: me casei em 2009 com seprao parcial, mas meu marido teve uma empresa que quebrou, antes de casarmos, e tem diversas dvidas com tributos e trabalhistas. Aps o casamento no adquirimos nenhum bem como casa e carros, somente coisas pequenas como utenslios domsticos. Porm tenho medo de que em alguns anos eu queira adquirir um bem e que este seja penhorado para pagar dvidas dele. Posso mudar nosso regime de bens. Ele concorda em

mudar tambm. H, outro problema que tenho o nome sujo no serasa. Me ajude a esclarecer estas dvidas! Obrigada

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Simone, A mudanca de regimes de bens pela lei so pode ocorrer atraves do Judiciario. O Judiciario nao visa impedir a mudanca que e de livre escolha das partes, apenas quer assegurar que dividas de uma das partes ou do casal nao serao fraudadas e impedir seu pagamento ao credor. Caso uma das partes tenham dividas, poderemos na minuta de mudanca de regime mostrar ao juiz que a parte possui condicoes de arcar com sua parte na divida mesmo com a partilha de bens e mudanca de regime. Juntaremos algumas certidoes e logo o Judiciario aprova. Assim mesmo com dividas e possivel modificar o regime de bens, iremos juntos analisar caso a caso para verificar: valor da divida e valor de bens/contas.

Estamos a sua disposicao caso queira mais informacoes ou agendar conosco: (11) 4329-8407 ou (11)9250-1592 contato@advocaciatribst.com.br

Agradecemos o contato!

60.

Naoby disse:

30.05.2012
Gostaria de tira uma duvida. Minha irm foi morar fora do Brasil aos 19 anos de idade, aos 24 anos ela resolveu casar, porem assinou o pacto de total separao de bens, ela tinha uma vida muito boa, porm esta se separando de seu esposo e ela gostaria de saber se ela tem direito algo

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Naoby, Segundo a lei brasileira ela tem direito a pensao, caso necessite. Quanto aos bens ela tera direito sim se provar que contribuir para a estabilidade do marido e/ou financeiramente para a compra dos bens. No pais que ela mora nao sei como funcina a lei. Ela esta casada em qual pais? Registrou o casamento no Brasil ? Reside ainda no exterior ou no Brasil?

Estamos a sua disposicao caso queira mais informacoes ou agendar conosco: (11) 4329-8407 ou (11)9250-1592

61.

JUNIA SOUZA disse:

04.06.2012
CASEI COM SEPARAAO DE BENS MEU MARIDO ERA DIVORCIADO PELA SEGUNDA VEZ . VERDADE QUE ELE NAO PODERIA SE CASAR COM COMUNHAO DE BENS OU PARIAL?

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Junia, A lei deixa a escolha de bens por livre escolha das partes. Independente que quantas vezes se casam. A lei apenas limita a escolha quando uma das partes for maior de 80 anos. Neste caso nao podem escolher o regime de bens pois a lei impoe separacao obrigatoria de bens. Esta lei alterada recentemente mudou de 70 anos para 80 anos.

Espero ter-lhe ajudado a esclarecer esta questao! Obrigada!

62.

Magda disse:

11.06.2012
Tenho 31 anos meu marido 81 moramos juntos a 10 anos decidimos nos casr e devido a lei nosso casamento sera em regime de separao toatal de bens, tenho docomentos feitos em cartorio feito a mais de 6 anos comprovando que ja moramos juntos a mais de 10 anos .temos um filho de 8 anos sei que meus direito so nulos ento eu gostaria de saber se eu no me casar terei mais direitos do que casando.

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Magda, Apenas para esclarecer: 1) o regime da separacao total de bens = e de livre escolha das partes e segue uma regra em que a viuva/vivuo possui direito a heranca no caso de falecimento, entre outros direitos. 2) o regime da separacao OBRIGATORIA de bens = nao e de livre escolha das partes, mas imposto por lei. Neste regime a viuva nao tera direito a heranca. Porem existem sim alternativas para seu caso que devem ser planejadas atraves de um procedimento similar ao procedimento de Planejamento Sucessorio

Saiba mais aqui: http://www.advocaciatribst.com.br/2012/03/26/partilha-em-vida-facilita-sucessao-debens-planejamento-sucessorio/

Estamos a sua disposicao para iniciarmos o procedimento ou caso queira mais informacoes ou agendar conosco:

(11) 4329-8407 ou (11)9250-1592 contato@advocaciatribst.com.br

63.

monique disse:

14.06.2012
ola gostaria de saber se posso trocar meu regime,pois sou casada em separao total de bens , e gostaria de saber qual o valor a ser cobrado. Obrigado Aguardo resposta

Fernanda disse: 21.06.2012


Ola Monique, Agradecemos o contato. Para iniciarmos o procedimento entre em contato conosco e lhe passaremos o procedimento e o valor:

Estamos a sua disposicao para iniciarmos o procedimento ou caso queira mais informacoes ou agendar conosco: (11) 4329-8407 ou (11)9250-1592 contato@advocaciatribst.com.br

64.

david disse:

18.06.2012
ol, tenho uma duvida ! eu vivi com uma pessoa sem casar, do ano de 2000 ate 2006 e em 2007 eu casei no regime de separao parcial de bens, se eu me separar agora qual data vale p/ a diviso dos bens, a de antes de casar ou a de 2007 que costa na certido de casamento ?

Fernanda disse:

21.06.2012
Ola David, Valera duas regras, uma para o periodo que viveram em uniao estavel e outra para o periodo que estiverem casados. Um direito nao compete com o outro, ambos serao assegurados.

Abracos

Estamos a sua disposicao caso queira mais informacoes ou agendar conosco: (11) 4329-8407 ou (11)9250-1592

65.

geraldo disse:

19.06.2012
prezados senhores, Eu casei com regime de comuhao de bens, apos 7 anos decidimos alterar nosso regime para separacao total de bens com vontade dos ambos, no qual ja foi julgada e transmitida pelo Juiz , e depois de dois anos e tres meses, a minha esposa entrou no processo de anulacao , e possivel cancelar ? Obrigado

Fernanda disse: 28.08.2012


Ola Geraldo, Agradecemos o contato! A anulao de qualquer ato jurdico um processo complexo e difcil e as causas que permitem anulao so vrias, como exemplo, a coao. Apenas para esclarecer com um exemplo, uma pessoa que aponta um revolver na cabea de outro e o obriga a assinar um documento poder ter seu documento anulado. A coao no a simples presso, um ato complexo e maiores informaes sobre o

assunto demanda tempo e anlise de cada caso especfico. Espero termos esclarecido a questo e estamos prontos a orient-lo caso deseje. Entre em contato no telefone 3578-6698 que lhe explicaremos com mais detalhes.

Abraos,

66.

Patricia Loschiavo Daniel disse:

02.07.2012
Boa tarde,

Estou em unio estvel com meu companheiro desde 2006. Ele tem um filho do primeiro relacionamento e temos uma filha de 5 anos. Estamos pensando obter a certido de nascimento. Ouvi falar que se o marido tiver alguma restrio de nome que a esposa tambm adquiri e vice e versa. Isso verdade? legal? Se eu me casar com separao total de bens isso tambm acontecer? Digo isso pois tenho uma empresa e fico com receio de algo dar errado por uma questo dessa. Abs e obrigada.

Fernanda disse: 28.08.2012


Ol Patricia, Agradecemos o contato! Pelo que entendi voc est se referindo a restrio de crdito e regime de bens, correto De um modo geral a separao de bens no gera a comunho de dvidas adquiridas aps a data do casamento, nem anterior. Por outro lado a unio estvel sem contrato e o casamento que adotar o regime da comunho parcial de bens ir partilhar as dvidas contradas a partir da data do incio da unio. Esperamos ter esclarecido suas dvidas! Recomendo verificar a questo e caso tiver mais dvidas entre em contato conosco no telefone 3578-6698 que lhe explicaremos cada passo.

Abraos!

67.

ERNESTO AUGUSTO LOVATO disse:

07.07.2012
No tem

abs Ernesto

68.

Joyce disse:

07.07.2012
E qual o valor para mudar de regime de comunho parcial, para comunho total?

Fernanda disse: 28.08.2012


Ol Joyce, agradecemos o contato!

Para obter este tipo de informao entre em contato conosco no telefone 3578-6698. Estamos no aguardo! Abraos,

69.

nelci dutra disse:

09.07.2012
nao pelo menoe]os eu qundo casei nao tinha

70.

maria rita disse:

11.07.2012
Com certeza que no. Percebo uma certa inocncia das pessoas com relao a este assunto. Muitas acham que tem todos os direitos sobre o que do cnjuge apenas casando.

Fernanda disse: 28.08.2012


Agradecemos a opinio Maria Rita! Realmente poucas pessoas tm conscincia desta questo to importante quanto aos deveres e direitos patrimoniais e no-patrimoniais ao se casarem. Poucos conhecem a importncia do PLANEJAMENTO PATRIMONIAL E SUCESSRIO. Para saber mais sobre o assunto leia no nosso blog: http://www.advocaciatribst.com.br/2012/03/26/partilha-em-vida-facilita-sucessao-debens-planejamento-sucessorio/

Abraos!

71.

maria rita disse:

11.07.2012
Tenho a pretenso de me casar. Meu noivo tem um problema com um banco (dvidas por no encerramento de conta) praticamente impagvel hoje para ele. Alm do mais ele divorciado e tem trs filhos que moram com a ex-mulher. Na separao eles fizeram um acordo no qual ele deixaria a parte da casa para a ex e os filhos e ela no exigiria pensa para os filhos nem para ela. Qual a precauo devo tomar para no ter problemas futuros com relao a isso?

Fernanda disse: 28.08.2012


Ola Maria Rita, Agradecemos o contato! Muitas pessoas assim como voc tm procurado orientao nesta rea atravs do PLANEJAMENTO PATRIMONIAL E SUCESSRIO. Para saber mais sobre o assunto leia no nosso blog:

http://www.advocaciatribst.com.br/2012/03/26/partilha-em-vida-facilita-sucessao-debens-planejamento-sucessorio/ Importante informar que a lei brasileira no permite um acordo em que a me ou o pai da criana RENUNCIE ao direito de penso dos filhos, pois este direito irrenuncivel. Recomendo verificar a questo e caso tiver mais dvidas entre em contato conosco no telefone 3578-6698 que lhe explicaremos cada passo.

Abraos!

72.

Ronaldo Gomes dos Reis disse:

12.07.2012
Boa tarde!

Preciso de ajuda:

Me casei em maro/2012 com comunho de bens, minha esposa quando se casou j estava com o nome sujjo ela empresta o nome dela pra todo mundo da famlia dela.

Compramos um apto antes de nos casar, mas preciso solicitar a alterao como fao?

Fernanda disse: 28.08.2012


Boa tarde Ronaldo, O procedimento de mudana de regime de bens relativamente simples e rpido! Entre em contato conosco no telefone 3578-6698 que lhe explicaremos cada passo.

Abraos,

73.

Patrcia Thomaz disse:

19.07.2012

Primeiramente, parabenizo-lhes pelos esclarecimentos que so de grande valia para todos ns, e aproveito para tirar algumas dvidas Estou noiva h aproximadamente dois anos, e agora decidimos marcar a data do nosso casamento, no entanto no que diz respeito a escolha do Regime Matrimonial, meu noivo desde ento optou pela Separao Total de Bens, e acabou me pegando de surpresa, afinal no havia pensado nesta possibilidade e as consequencias pela escolha deste. Depois de tamanho empenho e sacrifcio, meu noivo finalmente quitou o financiamentodo do seu apartamento, e agora esta prestes a vender este imovel tendo em vista a compra de sua to sonhada chacara, sendo necessrio o financiamento de parte do imovel em vista. Ele uma pessoa super correta, honesta e realmente merece desfrutar de seus sonhos, e por esse motivo que compreendi sua escolha pelo Regime de Separao Total de Bens. Nos conhecemos em fases diferentes de nossas vidas, e eu estou pleiteando adiquirir meu primeiro Terreno, e ele muito me estimula e incentiva para o crescimento. Se eu optar por este Regime, e no tiver filhos quem ir se beneficiar com os bens dele, seus pais? Se ns tivermos filhos, quais sero seus direitos? E se por ventura um dia eu adoecer, no terei direito a nada, a no ser o sobrenome dele? E quanto a herana que um dia poderei receber de meus pais, ele ter direito tambm? Afinal, qual a diferena de Separao Parcial de Bens e Separao Total de Bens? Me ajudem!!! Obrigada,

Cristiane disse: 10.08.2012


Ol Patricia!

Optando pelo regime da Separao Total de Bens, voc s no ter direito aos bens de seu futuro esposo em caso de divrcio, pois na partilha cada cnjuge ficar com o que adquiriu em esforo prprio, podendo compartilhar algum bem, caso deixe estabelecido

no pacto antenupcial. Num eventual falecimento ser herdeira de seu marido, e herdar seguindo a ordem de vocao estabelecida pelo Cdigo Civil, que a seguinte: 1- descendentes (filhos) em concorrncia com o cnjuge; 2- ascendente (pais) em concorrncia com o cnjuge; 3- cnjuge sobrevivente; 4- colaterais (irmos, sobrinhos, tios, primos). A nica possibilidade de herdar sozinho os bens do outro cnjuge, ser no caso de no ter filhos ou no ter pais vivos. Essa ordem seguida rigorosamente aos herdeiros necessrios (descendente, ascendente e cnjuge) sobre 50% da herana do cnjuge falecido, pois os outros 50% ele pode dispor em vida do modo que bem entender (ex.: deixa em testamento 50% de seus bens a uma instituio filantrpica). No Regime da Comunho Parcial de Bens voc ser meeira, ou seja, tem direito a 50% dos bens que o casal adquiriu aps o casamento, e ser herdeira somente dos bens particulares dele (bens que adquiriu antes do casamento), seguindo a mesma ordem de vocao. Estamos a disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at logo!

74.

Carolina disse:

21.07.2012
Quando me casei escolhemos comunho parcial de bens, mas no mometo do casamento no cartrio com toda ansiosidade e nervosismo do momento nem percebemos que na certido ficou como separao total de bens. Mas deixamos o tempo passar e agora queremos arrumar esse erro. Como devemos proceder?

Cristiane disse: 21.07.2012

Ol Carolina, para a alterao do regime de bens necessrio preencherem os seguintes requisitos: a)pedido de ambos os cnjuges; b)motivao do pedido; c)procedncia das razes invocadas; d)ressalva dos direitos de terceiros; e)autorizao judicial. Como um pedido judicial necessrio o auxilio de um advogado, assim ter custo com os honorrios do profissional, estamos a sua disposio no e-mail contato@advocaciatribst.com.br e nos fones: (11) 6706-8857

75.

profclaudio disse:

22.07.2012
Sou casado a 23 anos em regime de comunho parcial. Tenho 3 irmos e 2 sobrinhos, mas no tenho filhos. Tenho diteiro a uma herana em caso de falecimento de minha me. Como posso proteger essa herana para a minha esposa? Devo mudar o regime de comunho de parcial para total ou h outro meio? E temos um imvel prprio EM MEU NOME, comprada aps o casamento. Existe um risco de minha esposa no ficar com a casa como nica herdeira em caso de meu falecimento? Nos dois casos, como posso proteg-la? Desde j agradeo sua orientao.

Cristiane disse: 10.08.2012


Ol Claudio!

No regime da comunho parcial de bens, os bens adquiridos por herana no entram na comunho, com isso sua esposa no tem direito a eles como meeira, ou seja, aos 50% que possui direito sobre os bens comuns do casal em caso de falecimento ou

divrcio. Mas, considerando que no possui filhos sua esposa sua nica herdeira e ter direito aos bens que deixar. Veja ela ter direito tanto aos bens da herana, como ao imvel do casal que est em seu nome. Assim, no h necessidade de alterao do regime de bens. Estamos a disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at breve!

76.

Aparecida Las-Casas disse:

25.07.2012
Os noivos quando esto casando no tem informao alguma, muito menos conscincia do que um casamento com comunho universal de bens. Quando eu me casei eu era uma pessoa totalmente inocente e fui induzida a este regime de casamento, no entanto hoje sou bem mais experiente e tenho sofrido conseqncias por ter casado com o regime acima citado.

77.

Geza Prado disse:

26.07.2012
Sou casada no religioso a 5 anos, pois o meu companheiro vivo. Ele tem um processo de inventario na vara da familia que ainda no finalizou. Posso casar no regime de separao total de bens e mudar para o regime de comunho parcial de bens apos a finalizao do inventario?

Aguardo resposta

Cristiane disse: 10.08.2012


Ol Geza!

Considerando que possui uma causa suspensiva para seu casamento, que o fato de seu companheiro ser vivo e estar em processo de inventrio dos bens do casal para dar partilha aos herdeiros, o nico regime que pode casar o da separao obrigatria de bens. Findando a causa suspensiva plenamente possvel a alterao do regime.

O regime que rege a Unio Estvel o da comunho parcial de bens (quando no disposto em declarao de outro modo), considerando que j est a 05 anos nessa unio, talvez lhe seja mais vantajoso manter-se em unio estvel do que formalizar o casamento, at a finalizao do processo de inventrio. Estamos a sua disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at logo!

78.

JORDANIA MARIA JORDO disse:

28.07.2012
EU QUANDO FUI DA ENTRADA NO CARTRIO DE MANGARATIBA FALEI QUE QUERIA CASAR COMUNHAO DE BENS ELE FALOU QUE NO TINHA CASEI PARCIAL DE BENS CASEI DIA DOZE DE JULHO DE 2012 ELE FALOU QUE ERA MEU ERA MEU E O QUE ERA DELE ERA DELE S DO DIA 13072012 INDIANTE ERA NOSSO POIS ACHEI ENGRAADO MINHA COLEGA CASDOU DEPOIS E CONSEQUIU CASAR COMUNHAO DE BENS AGORA O QUE TENHO QUE FAZER

Cristiane disse: 09.08.2012


Ol Jordania!

Infelizmente o cartrio no lhe prestou as informaes necessrias sobre os regimes de casamento e o que era necessrio fazer para casar-se no regime da comunho universal de bens, mas mesmo depois de casada plenamente possvel a alterao do regime com o consentimento de ambos os cnjuges e auxilio de um advogado, tendo em vista que um procedimento judicial. Estamos a sua disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at logo!

79.

Flvio G.Medeiros disse:

29.07.2012
Boa noite,

Casei em regime parcial de bens em 1994 e tinha um terreno como investimento; porm durante o casamento dei entrada em uma casa utilizando o valor da venda deste terreno. minha esposa nunca trabalhou durante o casamento e agora com a casa quitada gostaria de mudar o regime de casamento , pois abri mo de muitas coisas para suprir a falta de participao de minha esposa. posso pelo menos recuperar meu investimento feito no terreno?

Cristiane disse: 09.08.2012


Ol Flvio!

Se voc tem como provar que possua esse terreno antes de se casar e que investiu numa casa aps o casamento, sim, o valor do terreno pode ser descontado da partilha. Agora, para mudana de regime necessrio que ambos os cnjuges estejam de acordo, com isso, ser necessrio que sua esposa concorde que o valor do terreno seja descontado para a alterao do regime. Estamos a disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at logo!

80.

SANDRA SOUSA disse:

29.07.2012
Por favor me tirem uma dvida, sou casada em comunho parcial de bens meu marido vai receber uma herana e com esse dinheiro vamos investir em imoveis, eu vou ter direito a metade desses imoveis se algo acontecer ? Ele possui um filho de outro casamento, ns no temos filho , como ficaria nesse caso? Obrigado ..

Cristiane disse: 09.08.2012


Ol Sandra!

Em regra a herana no entra em partilha no regime da comunho parcial de bens, artigo 1659, inciso I do Cdigo Civil. Agora se o seu marido utilizar o dinheiro da herana para compra de imveis, para que voc no tenha direito ele precisa fazer constar na escritura dos bens que a compra se deu com dinheiro de herana. Filhos sempre tem direito a 50% da herana dos pais, ou seja, se o seu marido vier a falecer voc tem direito a 50% dos bens comuns do casal como meeira (porque casada no regime da comunho parcial de bens) e o filho dele tem direito a 50% da herana que o pai deixar. Os outros 50% seu marido antes de morrer pode dispor da forma que bem entender (ex. deixando em testamento para algum), caso ele no deixe testamento o filho herda tudo o que o pai deixou, descontando os 50% da meao. Voc s ser herdeira de bens particulares, bens que seu marido possua antes de se casar. Estamos a disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at logo!

81.

LEILA ALENCAR disse:

30.07.2012
VIVO COM O MEU MARIDO A 7 ANOS, SOMOS CASADOS A 8 MESES TEMOS 1 FILHO DE 4 ANOS E 8 MESES.TRABALHEI JUNTO O MEU MARIDO ELE COMO MOTORISTA E EU COMO AJUDANTE DURANTE 3 ANOS,QUANDO EU ENGRAVIDEI TIVE DESCOLAMENTO DA PLACENTA POR CONTA DO TRABALHO PESADO.FIQUEI DE REPOUSO DURANTE 4 MESES E DENTRO DESTE PERIODO ELE TRABALHOU SO.E CONSEGUIU AJUNTAR MAIS UM POUCO DE DINHEIRO VENDEU O TERRENO QUE COMPRAMOS JUNTOS E COMPRAMOS UMA CHACARA,SO QUE ELE COLOCOU NA HORA DE FAZER O REGISTRO SO O NOME DELE E EU FIQUEI SOMENTE COMO TESTEMUNHA.ELE NO QUIS COLOCAR MEU NOME POR QUE EU TENHO 2 FILHOS DO MEU 1 CASAMENTO E ELE ALEGA P/ MEUS FILHOS NO TEREM DIREITO,MAS E EU COMO FICO NESTA SITUAO SE ELE QUISER VENDER ELE TEM ESSE DIREITO,POR QUE EU NO ACEITO.QUERO SABER QUAL O MEU DIREITO

Cristiane disse:

09.08.2012
Ol Leila!

Nenhum dos cnjuges poder vender ou onerar bens imveis de sua propriedade, ou de propriedade do casal, sem a competente outorga uxria ou marital, que nada mais do que o consentimento do outro cnjuge. O legislador quando criou a norma estabelecendo esta relao de dependncia para os atos de vida privada de cada um visou o equilbrio do padro de vida do casal no admitindo que, inesperadamente, qualquer dos cnjuges possa mudar radicalmente sua situao econmico-financeira em prejuzo at do relacionamento familiar. O Cdigo Civil s abre exceo para o regime da separao absoluta. Caso o bem venha ser vendido sem autorizao do outro cnjuge ou suprida pelo Juiz, o ato praticado se torna anulvel, e essa anulao deve ser pleiteada em at 02 anos depois de terminada a sociedade conjugal. Estamos a sua disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at breve!

82.

MARCIA disse:

31.07.2012
Boa noite,tenho uma dvida,quando fui morar com meu esposo fizemos uma unio estvel,la declaramos os bens que cada um tinha,porem a 2 anos nos casamos com a universal de bens,gostaria de saber se os bens que declaramos na unio estvel tem que aparecer na hora da separao,ou aquilo que tinhamos morre la?obrigado

Cristiane disse: 09.08.2012


Ol Mrcia!

Para se casarem no regime da Comunho Universal de Bens foi necessrio um Pacto Antenupcial onde poderiam dispor sobre os bens que gostariam que ficassem

particularmente com cada um dos cnjuges, dando validade a declarao de Unio Estvel que fizeram no passado, se nada dispuseram no pacto referente a esses bens, concordaram que todos os bens que possuam antes ou depois do casamento pertencem a ambos os cnjuges. Estamos a disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at breve!

83.

ROSA MARIA MACHADO disse:

31.07.2012
Grande parte no sabe do que se trata. Assim que marcam o casamento algum do cartrio deveria orient-los. Digo mais, aqueles que no tem nenhuma instruo , a pessoa competente deveria explicar num linguagem adequada para que possam entender. Do caso contrrio no adiantaria a instruo, vista que no existiria o feedback.

84.

ROSA MARIA MACHADO disse:

31.07.2012
Quando me casei pela segunda vez, , tinha um imvel terminado e uma laje batida e as reparties, que era do primeiro casamento, que ficou registrado uso fruto meu.

Depois de muito tempo com ajuda de meu filhos foi batido a segunda laje e foi entijolado.

Antes de me casar havia declarado em cartrio Unio Estvel, e neste somente foi citado um caminho que ajudei a comprar. Passado meses resolvemos a nos casar foi comunho parcial de bens, conforme citado acima o segundo pavimento ja havia, faltando o acabamento.

No tenho escritura da casa nem do terreno, somente recibo. Pago IPTU da primeira casa, e nunca veio da segunda que estamos morando.

Gostaria de saber se meu atual esposo tem direito ? Quero legalizar a situao das casas passando para somente aos meus filhos,

Como fica esta situao?

Att,

Rosa

Cristiane disse: 09.08.2012


Ol Rosa!

Se casada no regime da Comunho Parcial de Bens, e o imvel que possui foi adquirido antes do casamento e tem como comprovar, num eventual divrcio seu marido no possui direito nesse bem. Quando for regularizar a escritura do imvel importante que faa constar a data de aquisio do bem, para evitar quaisquer transtorno. Estamos a sua disposio para eventuais dvidas, at breve!

85.

JOS REIS DE SANTANA disse:

31.07.2012
Ao meu v a maioria no tem conciencia e que por isto acredito que seria prudente e necessrio que houvesse um cursinho sobre todas as consequencias de um casamento e da escolha do regime de bens, promovido pelo poder judicirio e tendo como instrutor um bacharel em direito de preferencia um Juiz de Paz. Muitas pessoas escolhem regimes no adequados por falta de conhecimento, incluse eu fui um deles.

E quando as pessoas chegam no cartrio para comunicar a intena de se casar as passoas que atendem no informam nada, nem se quer perguntam, j colocam a regra.

86.

Aurelio disse:

31.07.2012

sou casado desde 1978 regime total de bens, no temos acordo ante-nupcial e queremos vender um imvel, qual o procedimento agora?

Cristiane disse: 09.08.2012


Ol Aurlio!

Considerando que no possuem Pacto Antenupcial, o regime que possuem o da Comunho Universal de Bens, com isso, para venda de imvel necessrio o consentimento de ambos os cnjuges, ou seja, ambos devem assinar o contrato de compra e venda do imvel. Estamos a disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at logo!

87.

silvia disse:

01.08.2012
acredito q nao,eu mesmo nem sabia o q era isso,hj depois de 17 anos casados talvez isso me atrapalhe ,pois meu marido quer separacao e tenho 1 filha de 14 anos,acredito eu q ele nao quer me dexar na mao,entao quero saber ,posso hj depois de 17 anos casados posso mudar minha certidao de casamento de regime de comunhao parcial ,para total com direitos todas dos bens ?se os concordarem pode ser refeito isso ,bgda

Cristiane disse: 08.08.2012


Ol Silvia!

Se h concordncia de ambos os cnjuges, independente do tempo que so casados, plenamente possvel a alterao do regime de bens. Estamos a sua disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at logo!

88.

Kelly Apolinaria disse:

03.08.2012
Boa noite.Meu nome e Kelly e sou casada a 10 anos com comunho parcial de bens e temos uma filha.Moramos no mesmo terreno que meus sogros,mas meus sogros faleceu e meu marido tem mais dois irmos.Gostaria de saber como meu marido faz a diviso sendo que um quer vender o imovel e o outros dois no quer vender.E gostaria de saber se a parte que cabe ao meu marido eu tenho direitos ou no.Desde de j muito obrigado

Cristiane disse: 08.08.2012


Ol Kelly!

A partilha deve ocorrer por inventrio judicial ou extrajudicial (em cartrio quando no h menores envolvidos), com o auxilio de um advogado, aps a partilha cada um faz o que quiser com sua quota parte, inclusive vender, mas os que no querem vender tem direito de preferencia para a compra. Como casada no regime da comunho parcial de bens, segundo o artigo 1659, inciso I do Cdigo Civil, no tem direito a esse bem, j que fruto de herana. Estamos a sua disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at logo!

89.

MARIA LCIA disse:

06.08.2012
Depende. Se se trata de noivos jvens, de primeiras npcias e sem formao acadmica em direito e um razovel estudo e um pouco de domnio em direito de famlia, com certeza no teem no dispe de informaes suficientes para eleger de forma, consciente, o regime de bens para a relao conjugal.

90.

Ndia disse:

06.08.2012

Sou casada pelo regime de comunho universal. Mas devido a famlia eu e meu marido resolvemos mudar esse regime de comunho. Vi que mudando para separao total de bens h a diviso antes da mudana. Se optar pelo regime parcial de bens, h essa partilha tambm? Pois o problema que eu tenho ainda em nome dos meus pais imveis que um dia sero passados a mim e j sei o que pode vir a acontecer numa situao de perda do meu esposo. Existe algum contrato firmado em cartrio sobre restries quanto a famlia se impor sobre isso? O nico motivo que nos leva a querer mudar isso.. famlia. Desde j agradeo a ajuda..

Cristiane disse: 08.08.2012


Ol Ndia!

Considerando que seus pais ainda esto vivos e que ainda no recebeu herana, j que no existe herana de pessoa viva, no ser necessrio fazer partilha. Agora se possuem bens prprios antes do casamento, sim, tero de partilha-los e s depois fazer a alterao para o regime da comunho parcial de bens.

Sobre a questo familiar, esses devem obedecer o que est imposto na lei, importante esclarecer que a partilha de bens faz referencia ao divrcio e no ao falecimento de um dos cnjuges, em caso de falecimento o cnjuge sobrevivente ser meeiro (tem direito a 50% dos bens do falecido) ou herdeiro, ou ambos dependendo do regime de bens.

Estamos a sua disposio para quaisquer outro esclarecimento, at logo!

91.

Elisabete tozze disse:

06.08.2012
No acredito que os noivos saibam sobre o regime de bens que escolheram. Informaes do cartorio deveriam ser obrigatrio, assim que os noivos vo dar os nomes para

casar teriam tempo suficiente para deciso sabia. Muitos casais hoje com mais experiencia de algumas leis, esto em perfeita guerra at com a propria familia do marido.

Cristiane disse: 08.08.2012


Ol Elisabete!

Infelizmente a falta de conhecimento e esclarecimento uma realidade em nosso pas, o que ocasiona muitos transtornos no futuro. A intenso do nosso escritrio com o Blog justamente esclarecer dvidas sobre questionamentos no direito de famlia, no intuito de evitar tantos traumas com a falta de informao. Agradecemos sua participao!

92.

Flvio Cmara disse:

16.08.2012
Com certeza, no! A maioria dos noivos no pensam no regime, ou acabam deixando pra ultima hora. Na maioria das vezes, deixando pra ultima hora, a forma definida pode no agradar futuramente.

93.

ELIANA MELLO disse:

18.08.2012
CASEI FAZ 4 MESES COM SEPARAAO TOTAL DE BENS OBRIGATORIA PELA IDADE DELE AGORA QUERO MUDAR PARA COMUNHAO DE BENS POSSO ME AJUDE POR FAVOR ME MANDA UM IMAIL OBRIGADA

Fernanda disse: 28.08.2012


Ola Eliana, Agradecemos o contato! Pelo que nos informou me parece que vocs casaram-se pelo

regime da separao obrigatria de bens por uma das partes ser maior de 60 anos. Neste caso o Judicirio no permite alterar o regime mas permite reorganizar o patrimnio atravs de um procedimento chamado de PLANEJAMENTO PATRIMONIAL E SUCESSRIO. Para saber mais sobre o assunto leia no nosso blog: http://www.advocaciatribst.com.br/2012/03/26/partilha-em-vida-facilita-sucessao-debens-planejamento-sucessorio/ Caso tiver mais dvidas entre em contato conosco no telefone 3578-6698 e estamos prontos orient-la.

Abraos!

94.

Hilda Maria Fusco Amorim disse:

18.08.2012
Na verdade eles nao fazem ideia do que estao fazendo. Unica coisa que a maioria tem em mente e ter suas vidas unidas por paixao, amor e a razao vai para o espaco. Pois nao percebem que entre este temo do casamento ate o fim de suas vidas muitas coisas podem acontecer. E muitos na verdade nao sabem com quem realmente estao se casando, so vao descobrir anos mais tarde. triste mas acho que deveriam ao invez de ficar fazendo cursinhos de noivos em igrejas, coisa hipocrita, decadente, deveriam ser instruidos para esta forma legal de O QUE e O Casamento na verdade Att Hilda

Fernanda disse: 28.08.2012


Ola Hilda, Agradecemos que voc compartilhou sua opinio sobre o assunto.

Realmente poucas pessoas tm plena conscincia de seus direitos e deveres patrimonais e no-patrimoniais ao se casarem, jovens e adultos. Desta forma tem aumentado a procura de orientao nesta rea chamada de PLANEJAMENTO PATRIMONIAL E SUCESSRIO. Para saber mais sobre o assunto leia no nosso blog: http://www.advocaciatribst.com.br/2012/03/26/partilha-em-vida-facilita-sucessao-debens-planejamento-sucessorio/ Caso tiver dvidas entre em contato conosco no telefone 3578-6698.

Abraos e sucesso!

95.

fernanda disse:

18.08.2012
nao eu sou uma dessas que quando me casei pensei que o regime parcial de bens era que tudo que tinhamos juntos antes de casar depois de separar seria repartido igualmente mas me enganei.seria bom se na hora o juiz explicase como e cada um.vou correr atraz pra mudar

Cristiane disse: 23.08.2012


Ol Fernanda!

Infelizmente muitas pessoas erram por falta de conhecimento, estamos a sua disposio para auxilia-l caso queira proceder a mudana de regime de bens de seu casamento, at logo!!!

96.

Sueli disse:

20.08.2012
Boa noite, sou casada em regime de comunho parcial de bens,meu marido tem uma filha de outro casamento,ajudei ele comprar a casa onde moramos e agora quero comprar um carro s

que quem vai pagar sou eu ,se amanha ele me faltar eu serei obrigada a vender meu carro pra dar parte pra filha dele e a casa tambm,,posso colocar a casa no nome dos meus dois filhos pequenos, ou melhor eu mudar meu regime de casamento de comunho parcial de bens pra separao de bens, s no quero no futuro ter que ficar sem casa com meus filhos ,pra poder dar a parte pra filha dele o que devo fazer ?desde j agradeo

Cristiane disse: 23.08.2012


Ol Sueli!

No regime da comunho parcial de bens todos os bens que o casal adquirir a partir do casamento, independente de quem paga, pertence a ambos. Num eventual divrcio ser partilhado em 50% para cada. No que se refere a sucesso, ou seja caso o seu marido vier a falecer, a esposa tem direito a meao 50% dos bens, e os 03 filhos de maneira igualitria (dividido em 03 partes iguais) a herana, que so os 50% restantes. O bem que possuem em comum s pode ser passado para o nome dos filhos com o consentimento de ambos os cnjuges, do mesmo modo a alterao do regime de casamento. Fora isso para alterar o regime ser necessrio fazer a partilha dos bens que possuem em comum. A parte da herana em que a filha do seu marido tem direito pode ser paga em dinheiro, sem a necessidade da venda do bem. Estamos a disposio para quaisquer outros esclarecimentos, at logo!

97.

ADRIANA DOS SANTOS OLIVEIRA disse:

24.08.2012
ESTOU COM CASAMENTO MARCADO PARA OUTUBRO E GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO MUDAR ESSA QUESTO DA COMUNHAO DE BENS ANTES DO CASAMENTO MESMO ESTANDO MARCADO PARA EVITAR A QUESTO DE JUIZ ETC

Fernanda disse: 28.08.2012


Ola Adriana, Sim, possvel resolver a questo. Entre em contato conosco e lhe orientaremos! F: 3578-6698 Boa tarde!

98.

aline von randow caminhas disse:

11.10.2012
gostaria de saber se tenho direito aos imoveis que comprei junto com meu marido pois ele quer a separao depois de apenas quatro meses de casado.me sinto lograda e usada como devo proceder?tem algum beneficio para este tipo de magoa?

Fernanda disse: 03.12.2012


Ol Aline, Tudo depende do regime de bens que adotou. No regime de comunho universvel os bens sero partilhados em metade para cada. Seu advogado poder fazer uma tese sobre a particularidade do seu casamento (4 meses). Caso tenha casado com comunho parcial de bens, e os bens foram adquiridos antes do casamento, nada ser partilhado. Para maiores informaes entre em contato no (11) 3578-6698 ou cel. (11) 99250.1592 e lhe ajudaremos no que for necessrio!

Abraos!

99.

Eu disse:

13.10.2012

No meu caso e de minhas filhas nao, nao sabiamos o que acarretava os tipos de regimes matrimoniais.

Fernanda disse: 03.12.2012


Ol Gracy, Sim, como voc a maioria das pessoas no tem conhecimento do impacto desta escolha nos seus direitos, tanto no divrcio como no falecimento.

Abraos e obrigada pela participao!

100.

Fabiano disse:

30.11.2012
Ola! Fui casado por 3 anos e fiquei vivo, quando fui me casar agora a certido de bito veio com uma observao que deixa bens. Por causa disso fui obrigado a casar em regime separao total de bens. Como fao agora para mudar este regime para comunho parcial de bens?

Fernanda disse: 14.02.2013


Ol Fabiano, Pelo que nos parece voc no fez o inventrio da sua esposa falecida? necessrio regularizar isto antes de alterar o regime de bens. Caso precise de nossos servios somos especializados na rea. Entre em contato com F:3578-6698 e lhe orientaremos!

101.

l alvarenga disse:

01.12.2012

gostaria de mudar meu regime de bens preciso de mais informaes desde j agradeo

Fernanda disse: 03.12.2012


Ol L Alvarenga,

Todas as informaes esto no texto do site. Para maiores informaes entre em contato no (11) 3578-6698 ou cel. (11) 99250.1592 e lhe ajudaremos no que for necessrio!

Abraos!

102.

Dbora Nau disse:

09.12.2012
Acho que no tem conscincia pelo menos no tive, fui informada s na porta do cartrio como casaramos ,na separao total de bens. E s semanas depois fiquei sabendo do que significaria .Burice minha e no me conformo at hoje de tanta ignorncia, e da atitude de meu marido.Hoje tento mudar , e vou tentar at conseguir.

Fernanda disse: 22.01.2013


Ol Debora, Agradecemos a participao. Sabemos que infelizmente muitas pessoas passam por situaes como a sua. Caso deseje, estamos disposio no contato F:(11) 3578-6698.

103.

Andrea Fernandes disse:

11.12.2012

Ol sou casada pelo 2 vez com o regime de separao total de bens. Eu gostaria de mudar para comunho parcial de bens. Poderia me passar as informaes em relao a custos para fazer isso? Aguardo

Fernanda disse: 22.01.2013


Ol Andrea, Agradeo a participao. Com relao aos custos, estes so informados apenas por telefone ou reunio. Caso deseje, estamos disposio nos contatos F:(11) 3578-6698 para iniciar a mudana de regime.

104.

Karina disse:

14.12.2012
Boa tarde,

Concordo que o casal quando se casa no pensa muito nas consequncias das suas escolhas para o regime de comunho. Gostaria de saber se o fato de eu ter uma enteada e ser a responsvel pela compra dos bens do casal, posso alterar a comuno parcial para total mesmo tendo casado em 09/2011?

Fernanda disse: 22.01.2013


Ol Karina, Agradeo sua participao. Sim, as justificativas para se mudar o regime so bem simples. simplesmente a realidade do casal. Podemos fazer esta mudana para vocs. Estamos disposio nos contatos: (11) 3578-6698 /cel. (11) 99250.1592

105.

Norton disse:

19.12.2012
Ol, Agradeo a oportunidade de esclarecimento. Sou casado com separao de bens. Eu e a minha esposa queremos quitar o nosso financiamento junto a CEF com o meu fundo de garantia. O imvel est no nome dela. Acredito que o caminho seja mudar o regime para comunho universal de bens. Mas tem um porm. Tive que ajudar um irmo que ficou com cancer e contrai algumas dividas com bancos. Atualmente no tenho nenhum imvel no meu nome. Estou pagando uma parte das dividas e outra parte est pendente por falta de disponibilidade financeira. Se o imvel ficar no meu nome e da minha esposa, h risco de ser confscado por credores ? J ouvi falar de um advogado, que bem unico impenhorvel, isto verdade ? Qual o custo mdio para mudana de regime no casamento ?

Obrigado.

Fernanda disse: 22.01.2013


Ol Norton, Caso deseje mudar o regime de bens voc pode fazer sim, sem problemas. Para te ajudar com preciso precisamos que voc nos leve os documentos das dvidas (do banco) e tambm o financiamento do imvel. L te orientaremos sobre o melhor a fazer, caso seja mudar de regime agora ou aguardar. Caso sim, te passaremos uma lista de documentos e marcaremos para iniciar o procedimento de mudana de regime. L te passaremos tambm os custos desta mudana. Para agendar entre contato conosco, ligue para F:(11)3578-6698.

para saber mais sobre a impenhorabilidade do nico bem lei este artigo em nosso blog: 1) http://www.advocaciatribst.com.br/2012/08/24/preclusao-nao-atingeimpenhorabilidade-de-bem-de-familia-alegada-so-na-apelacao/ 2) http://www.advocaciatribst.com.br/2012/04/25/mantida-impenhorabilidade-de-bem-defamilia-em-usufruto-da-mae-do-devedor/

Estamos te aguardando!

106.

Luciane Cruzz disse:

20.12.2012
No acho que somos bem esclarecidos, quando vamos por conta prpria ao cartrio fazer um contrato de Unio Estvel, no nosso caso fizemos assim pois no havamos condies naquele momento para contratar um advogado, mas ao fazer o mesmo em cartrio, ficou dvidas depois e insegurana.

107.

Matheus disse:

26.12.2012
Ol! Me casei no regime de separao total de bens com medo de que alguma possvel e desconhecida pendenga judicial ou cadastral (Serasa, SPC, etc) de minha esposa afetar os meus bens se fosse em outro regime que no a separao total Porm, soube que, em caso de morte, e com o casamento sob regime de separao total de bens, minha esposa no receberia penso verdade? Se positivo, tem como reverter isto sem mudar o regime de casamento (para evitar a burocracia judicial da mudana)?

Fernanda disse: 09.01.2013


Ol Matheus, Obrigada pela participao. Hoje em dia muitos casais nos procuram para separar os

bens para que as dvidas de um no atrapalhe ou prejudique o patrimnio do outro, resguardando o direitos futuros dos filhos e da famlia. A penso a que voc se refere a penso do INSS? A burocracia de mudana de regime de bens no grande. Nos procure e ns o auxiliamos no que for preciso. Nosso contato F:3578-6698 /(11)99250-1592.

108.

CHIRLENE FRANCO GALDINO disse:

09.01.2013
VOU ME CASAR GOSTARIA DE SABER SE OPTAR PELO REGIME DE SEPARAO TOTAL DE BENS POSSO ADQUIRIR ALGUM IMOVEL JUNTO COM MEU CONJUGE

Fernanda disse: 09.01.2013


Ol, Sim plenamente possvel adquirir um imvel junto. Apenas a forma no automtica, o imvel deve ser registrado no nome de ambos. No registro se informa a porcentagem que cada um contribuir (ex: 50% marido e 30% mulher e o restante ser financiado, parcelado etc). Assim como dois irmos ou dois amigos podem adquirir um imvel juntos, em condomnio. O ideal para vocs buscar um Planejamento Sucessrio Patrimonial, visando acumular patrimnio. Vocs podem inclusive ser scios de uma empresa para cuidar do patrimnio da famlia.

Estamos disposio para maiores informaes ou agendar F:(11)3578-6698/ 99250.1592

Para mais informaes sobre Planejamento Sucessrio e Patrimonial leia: http://www.advocaciatribst.com.br/2011/09/14/voce-sabe-o-que-e-planejamentosucessorio/

categoria: http://www.advocaciatribst.com.br/category/saiba-mais/planejamentosucessorio/

109.

Gilberto Fonseca disse:

18.01.2013
Bom dia, Sou casado com comunho parcial de bens. Antes de casar adquiri um imvel atravs de leilo e cuja ltima parcela foi paga logo aps eu me casar e utilizando o meu fundo de garantia. Bom, no momento da escritura e registro do imvel j estava casado, ficando o apartamento no nome do casal. Tenho 2 perguntas: 1) Para ter certeza, este imvel mesmo do casal ou pode haver outro entendimento uma vez que o pagamento foi realizado apenas com meus recursos? 2) Caso eu pea a alterao do regime parcial de bens para o regime de separao total de bens e o juiz aceite o pedido. O juiz ao determinar a partilha dos bens, estes imveis (apartamento e outro terreno adquirido aps o casamento) devero ter novas escrituras e registros no cartrio de imveis e notas no nome de cada um? Grato

Fernanda disse: 22.01.2013


Ol Gilberto, Pelo que nos conta, o bem foi adquirido com montantes exclusivos seu. Assim o imvel seria apenas seu, particular, apesar do registro ter ocorrido aps a data do casamento, isto nada influencia caso tenha as provas da origem do dinheiro.

Por outro lado, de livre e espontnea vontade registrou em nome do casal, passando a dividir o direito com sua esposa. Quanto a 2a pergunta, devemos esclarecer: a mudana de regime de bens deve ser OBRIGATORIAMENTE CONSENSUAL ENTRE O CASAL. Assim ambos devem estar totalmente de acordo sobre o novo regime. No pode apenas uma das partes ingressar em juzo, mas o casal. Assim vocs, de um modo GERAL, podem partilhar os bens como quiserem, desde que no prejudiquem direitos de terceiros. PARA uma resposta concreta sobre o seu caso, somente com a anlise dos documentos todos mencionados pessoalmente por um advogado especialista. Leve ao escritrio as certides dos imveis, FGTS, certido de casamento e outros expostos no artigo e poderemos orient-lo e proceder estas alteraes. Caso queiram nos consultar, estamos disposio nos contatos: (11) 3578-6698 /cel. (11) 99250.1592

110.

elizangela disse:

19.01.2013
Nao tem informacao direto,..Porque eles nao dao a informacao certa ai vc acaba casando sem saber o certo que ambas partes quer..muito obrigada

111.

Edna disse:

22.01.2013
Acredito que no, eu sou um exemplo disso. Casei no regime de comunho parcial de bens. Meu marido deixou todos os bens do primeiro casamento para a ex mulher e os filhos, que ficaram muito bem financeiramente e ns fomos morar de aluguel. Depois de 15 anos de casada, adquirimos dois imveis com muito trabalho e algumas privaes, como por exemplo: uma viajem de frias. Recentemente fui me informar e fiquei indignada ao saber que se meu marido falecer antes de mim, terei que dividir com os filhos dele, os bens que adquirimos com tanta

dificuldade! Se na poca eu tivesse conhecimento disso, teria casado com separao total de bens e contrato pr-nupcial e colocado tudo o que compramos no meu nome.

Fernanda disse: 22.01.2013


Ol Edna, Entendo sua dignao. Porm saiba que possvel legalmente diminuir muito o direito dos filhos e proteger o direito do casal. Uma delas a mudana de regime de bens, mas existem muitas outras de contornar a lei, tudo de maneira LEGAL e aceita na legislao brasileira. Mas para isto precisar de uma profissional do ramo de direito de famlia e sucesses para te orientarem e fazer todo o procedimento! Caso queiram nos consultar, estamos disposio nos contatos: (11) 3578-6698 /cel. (11) 99250.1592

Abraos!

112.

Natasha disse:

22.01.2013
Fernanda, Boa tarde!

Quais so os documentos necessrios para iniciar a alterao do regime de bens, alm destes abaixo?

Procurao especfica de cada um dos cnjuges separadamente; Certido negativa de dbitos; certido de casamento; cpias dos documentos pessoais do casal;

Grata Natasha

Fernanda disse: 22.01.2013


Ol Natasha! boa tarde, Caso vocs tenham filhos, a certido de nascimento de cada um tambm necessria. Caso o casal tenha imveis ou carros, preparar tambm os documentos destes bens (certido do imvel e doc. do veculo). Tudo pronto, podemos comear! Estamos a disposio nos contatos F:(11) 3578-6698/cel. (11) 99250.1592

113.

Ana Claudia de Almeida disse:

27.01.2013
Eu tenho 34 anos .Meus pais tem uma casa que esta uso e fruto no meu nome desde quando eu tinha 12 anos , eu me casei a um ano no sistema de comunho parcial de bens , no futuro se meus pais falecerem e eu Deus me livre e guarde me divorciar o meu marido tem direito na minha casa?

Fernanda disse: 30.01.2013


Ol Ana Claudia, O regime da comunho parcial de bens exclui o marido/esposa de receber heranas vinda dos seus pais, bem como dos pais. Desta forma a herana dos pais de vocs so incomunicveis. Caso deseje uma reunio entre em contato com F:3578-6698. Abraos!

114.

Mary Anni Lima disse:

31.01.2013
Gostaria de saber se posso mudar o regime do casamento, o casamento foi na igreja, mas ainda no fui ao cartrio para fazer o registro.

Fernanda disse: 01.02.2013


Ol Mary, O casamento religioso precisa ter efeitos civis para ser vlido legalmente. Um casamento apenas religioso no considerado casado para a lei. Assim, caso no tenha nenhum registro civil do seu casamento, vocs no precisam mudar de regime, simplesmente antes de casar informem no cartrio qual regime desejam e a se registrem! Abraos e parabns!

115.

jose orlando soares disse:

14.02.2013
Com certeza , os noivos desconhecem esse direito.Deveria haver uma pequena palestra para os nubentes,sobre seus direitos, deveres e a possibilidade da modificao do regime adotado.

Fernanda disse: 14.02.2013


Ol Jos Orlando, Possumos esta palestra gratuita sim. Envia para ns por email no fernanda.tribst@advocaciatribst.com.br seu endereo completo com CEP e ns enviamos pelo correio as informaes sobre as prximas palestras gratuitas!

You might also like