You are on page 1of 24

PENIEL ENCONTRO COM DEUS FACE A FACE

Gnesis 32:22-32 Geograficamente falando, Peniel um vale, um lugar especial. Foi ali que Jac viu Deus face a face, e teve sua vida transformada e salva. Depois que passou por Peniel, ele j no era mais Jac - o usurpador (enganador). Passou a chamar-se Israel. Espiritualmente falando, Peniel lugar de luta e de guerra, de acerto de contas e de transformao. Foi naquele local que Jac sentiu a dor na articulao da coxa, deslocada no confronto com Deus. Dali saiu manquejando, arrastando uma perna, numa dor insuportvel. Mas saiu inteiro, ntegro. Ali Jac foi refeito pelo encontro que teve com o Senhor. O esperto, o negociante, o gil Jac sempre venceu seus opositores. Em Peniel o jeitinho Brasileiro de negociar no funciona. Nesse encontro face a face com Deus, somos desarticulados porque Ele conhece o nosso ponto fraco. Por essa razo Jac pde atravessar Peniel ferido, mas abenoado.

I.

Jac foi um homem que imaginou poder ter a beno, sem ter santidade Tinha f, fazia cultos, mas trazia consigo problemas srios de comportamento:

A histria de Jac era permeada de trapaa, mentira, humilhao e fuga:


Nasceu disputando espao com seu irmo Esa. Seu nome: enganador. Querendo a beno de qualquer jeito, colocou a me no fogo (cmplice) e enganou o seu pai, Isaque. Diante do pecado contra Esa, roubando a primogenitura, Jac fugiu. Achou que o tempo resolveria as coisas. A vida de Jac ficou amarrada. A biblia diz que quem planta colhe. Trabalhou 7 anos para Labo em vo. Depois de muita luta, conseguiu algumas coisas na vida. Mas o pecado estava l, atormentando. Seu nome continuava Jac (enganador). A crise: Jac precisava definir as coisas: Ou apostatar de Deus ou am-lo! - Em meio a sua vida incoerente que confessava a religio de seus pais, mas no a vivia com veemncia, Jac foi levado a uma crise existencial, decisiva em Peniel.

II.

Para ter esse encontro radicalmente transformador com Deus, Jac precisou de duas atitudes:

1. Tomar a deciso - enfrentar seu passado Inimizade c/ Esa (Gl 5:20 2. Ficar s Jac fez passar adiante de si tudo o que lhe pertencia: Famlia,
bens,relacionamentos, preocupaes, dvidas, etc. obra carne)

Peniel lugar de encontro com o Pai. Ali vemos Deus face a face. Por isso lugar onde no se pode ir com outros. lugar de solido. lugar de silncio. onde me encontro comigo e com o Senhor. Em Peniel procurao no tem validade. Ningum pode ir em nosso nome. Meus pais, filhos, amigos, pastores no respondem por mim. Em Peniel declarao de bens tambm no significa nada. Cursos, diplomas, currculo, extratos bancrios, bens, posses, nada vale. No encontro face a face com o Senhor somos despidos de tudo o que decora nossa existncia. O que para os homens referncia de significao social, para Deus, quase sempre, no passa de vaidade e fuga. Em Peniel nos encontramos ss. Ali estamos nus. Ali somos verdadeiramente quem somos. E Deus nos visita.

E levantou-se aquela mesma noite, e tomou as suas duas mulheres, e as suas duas
servas, e os seus onze filhos, e passou o vau de Jaboque. E tomou-os e f-los passar o ribeiro; e fez passar tudo o que tinha. Jac, porm, ficou s; e lutou com ele um homem, at que a alva subiu. (vs. 23,24) Peniel reinvindica solido, reflexo profunda, separao absoluta!

III.

Um Encontro com Deus exige luta Jac no estava ali para um encontro romntico, soft.Era necessrio um duelo decisivo entre sua humanidade pecaminosa e a santidade de Deus.

PENIEL! um lugar de luta e de choro, um lugar de dor, mas tambm de transformao A Luta de Jac com Deus em Peniel pode ser descrita em pelo menos 6 afirmaes:

1. Essa uma luta de Deus com o homem (vs. 24) No apenas um anjo, mas o Deus
Santssimo veio para confrontar sua vida, seus padres, seu comportamento, suas atitudes mentais, enfim, seu passado e seu pecado.

ficando ele s; e lutava com ele um homem, at ao romper do dia. - vs. 24

Voc est aqui, no para ouvir pregadores ou ter comunho com os irmos Voc que deseja um Encontro com Deus, este exigir de voc uma grande luta! Deus quer nos nocautear - colocar por terra todas as nossas resistncias e defesas (vs. 25) Deus desconjuntou Jac. Deus desarticulou Jac. Deus quebrantou Jac.

Vendo este que no podia com ele, tocou-lhe na articulao da coxa;


deslocou-se a junta da coxa de Jac, na luta com o homem. vs. 25

Ser nocauteado render-se e reconhecer que est enfermo e precisa de cura Jac at ento tentou fazer de conta que era um homem de Deus. Agora era preciso vencer sua hipocrisia e justia prpria, e confront-lo com a verdade.

Se voc entrar em Peniel cheio de justia prpria, Deus vai derrubar voc Ele precisa lhe levar a um profundo arrependimento e para isso ele tem que quebrar voc.

2. Deus quer fazer de voc ISRAEL, um Prncipe de Deus (vs. 28) Se voc

for determinado o suficiente para ir at o fim nesta luta com Deus, sua identidade e sua vida sero mudadas a partir de hoje!

Ento, disse: J no te chamars Jac, e sim Israel, pois como prncipe lutaste com Deus
e com os homens e prevaleceste.- vs. 28

3. Nesta luta de Peniel, Deus prevalece quando o homem prevalece Se voc no

agarrar em Deus com a atitude de no te deixarei se no me mudares, sairo voc e Deus derrotados desta luta! A vitria de Deus est em se deixar dominar pela minha alma sequiosa O meu choro e arrependimento tm que vencer Deus e leva-lo a mudar a minha vida. O Deus Todo-Poderoso tem uma grande impotncia: Ele no pode ocultar-se de uma alma que o busca at as ltimas conseqncias! O mulher siro-fencia um grande exemplo disso (Mc 7:24 essa mulher no era judia, mas Jesus no pode ocultar-se).

4. Deus altera a maneira de ns andarmos Deus colocou uma marca no andar de


Jac. Ele nunca mais foi o mesmo. Todos podiam notar a marca de Deus em seu caminhar.

Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa. vs. 31

Voc vai comear um novo dia como Jac! O sol nascia e um homem de Deus andava diferente.

5. Essa luta com Deus mudar ambientes e circunstncias em sua vida Diz a

Palavra que, desde ento, os judeus nunca mais comeram do nervo do quadril dos animais. Costumes foram mudados, geraes foram influenciadas, por causa do encontro de Jac com Deus em Peniel.

Por isso, os filhos de Israel no comem, at hoje, o nervo do quadril, na articulao da

coxa, porque o homem tocou a articulao da coxa de Jac no nervo do quadril. vs. 32

Deus espera que ao sair daqui hoje, o ambiente onde voc vive seja mudado Sua famlia, seus amigos, seu ambiente de trabalho, recebero o impacto do que Deus vai fazer em voc!

6. O propsito de Deus em trazer-nos a Peniel confrontar-nos com nossa real

situao. Em Peniel, Deus opera uma cirurgia profunda de carter, de identidade no homem. Mas para isso ele tem que abrir os pores da nossa vida.

Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jac vs. 27 I.


absolutamente necessrio tirar as mscaras e a confessar quem realmente temos sido A pergunta de Deus hoje : QUAL O TEU NOME? Jac respondeu: Meu nome enganador. Esta era a identidade do seu carter. A sua resposta pode ser, por exemplo: (fecho os ohos e medite...)

Meu nome mentiroso Mentiras com o cnjuge, pais, nos negcios, com os pastores... Meu nome bruto (Brucutu) Pai de famlia estpido, violento. Patro arrogante e injusto... Meu nome desonesto Vende gato por lebre, sonega, vive fazendo servio porco, rouba do patro (tempo ou dinheiro)... Meu nome adltero Casos extraconjugais que ningum sabe, pornografia, fantasias mentais (pensando em outra ou desejando as irms). Meu nome rebelde Filho respondo, dissimulado, indisposto. Ovelha que no se submete, que fala mal dos lderes... Meu nome preguioso / irresponsvel Chefe de famlia que no assume seu papel ou esbanja em seu prprio interesse, sem pensar nos outros. Homens que no param em emprego porque so irresponsveis. Consumistas que compram e no pagam... Meu nome insensvel (cnico) Egosta, que no se compadece com o sofrimento alheio (s vezes at de pai e me). Cnico em relao ao mover do Esprito, cheio de blasfmias e incredulidade (no concorda com o mover de Deus na igreja). Meu nome arrogante Gosta de pisar nas pessoas e se fazer superior a elas. No aceita que ningum toque em sua vida. Meu nome hipcrita Aparentemente um santo, por trs uma pessoa completamente carnal e sem vida com Deus. Meu nome avarento No reparte com ningum. Rouba a Deus nos dzimos e ofertas. Se voc no confessar a sua real identidade at aqui, no h nada que Deus possa fazer por voc Sem arrependimento e confisso, no h mudana de vida!

II.

III.

No possvel seguirmos no plano de Deus sem enfrentar o nosso pecado Jac fugiu por 20 anos e as conseqncias do seu pecado cresceram. Agora eram quatrocentos homens marchando contra ele!

E os mensageiros voltaram a Jac, dizendo: Fomos a teu irmo Esa; e tambm ele vem para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele. (GN 32:6)

IV.

Se no enfrentarmos nossos pecados, eles nos enfrentaro Satans tem legalidade sobre ns enquanto andamos em trevas. O caminho confisso e arrependimento. No h atalhos! Jac tentou primeiro resolver com presentes: (Gn 32: 20).

V.

E direis tambm: Eis que o teu servo Jac vem atrs de ns. Porque dizia: Eu o aplacarei
com o presente, que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura ele me aceitar.

VI.

S quando assumimos o nosso pecado que nos vemos livres dele - Pecado tem nome, CPF e RG.

Em Peniel a carne ferida:

- As articulaes da vaidade, do egosmo, do egocentrismo, da prepotncia so tocadas e desarticuladas. Peniel ringue, campo de batalha, onde Deus atinge o nosso orgulho e nossos vis interesses. Nessa luta Deus desnuda a ferida e a toca profundamente. Dali samos machucados, mancos, desarticulados .... mas transformados, ali nossa alma restaurada, refeita. Nossa vida se enche da presena de Deus. lugar de batalha e de luta, onde ser vencido ser vencedor. Ali a vida se renova, ali, onde a ferida da carne se abre e a ferida da alma se fecha. Em Peniel as dores nos conduzem cura. Se Ele toca, somos curados. Se nos escondemos, evitando o encontro, somos pouco a pouco consumidos pelo cncer que se alastra. Nos destrumos, somos desfigurados. J no somos quem eramos. ali que Deus toca com carinho de Pai nossos feridas abertas e nos faz novo. Renascem a f, a esperana, a vida. Por isso necessitamos de Peniel. CONCLUSO: PENIEL UM LUGAR DE DECISO! VAI CONTINUAR SENDO JAC E DEIXAR QUE SEUS INIMIGOS TRATEM COM VOC OU VAI LUTAR COM DEUS PARA SER TRANSFORMADO EM ISRAEL? VAI INVESTIR NA DISSIMULAO AT QUE A MO DE DEUS O APANHE, OU VAI CONFESSAR O SEU PECADO E HUMILHAR-SE PARA MUDAR DE VIDA?

ORAO COMO ESTILO DE VIDA

Mateus 6:5-15

Introduo dialogar com Deus, adorar e louvar ao Senhor, confessar a ele nossos pecados, fazer guerra espiritual.

1. Princpios para orao


Ser sincero sem (hipocrisia). Devemos orar para que Deus nos oua, No para que as pessoas nos escutem. preciso se humilhar na orao e no se exaltar Ter intimidade com Deus. Revelar segredos ao Senhor. (no deixar reservas) Ser objetivo com o Deus (dizer o que deseja e precisa) Ser disciplinado: Tirar tempo para a orao. o Com a famlia o Pela famlia o Por si Honrar a santidade de Deus Prestar adorao - a entrada no Santo dos Santos para exaltar a Deus pelo que Ele . Apresentar louvor - A orao de louvor um passo alm das aes de adorao. So expresses de louvor a Deus pelo que Ele faz. Louvar reunir todos os feitos de Deus e express-los em palavras, numa atitude de exaltao e glorificao ao Seu Nome. Ser grato - A expresso do nosso reconhecimento pelo que ele fez e far. Devemos ter um propsito na orao Orao sem propsito como sairmos sem saber para onde vamos, andamos, andamos e no chegamos a lugar nenhum; Muitas pessoas falam muito em orao, mas no dizem nada, pois falam sem objetivo, sem propsito.

a) A orao deve ser acompanhada de f; sem f no h respostas:


Hb 11:1 diz: A f o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que no se v A f nos leva a tomar posse daquilo que estamos pedindo, mesmo que materialmente no estejamos vendo.

b) Devemos estar atentos plenamente convictos de que Deus est atento ao que falamos. O Senhor no somente ouve, mas atende as nossas oraes.

2. Os Tipos de Orao: 1 - Deus como centro das nossas oraes H oraes que so dirigidas a Deus, visando Deus mesmo, o que Ele , o que Ele faz e o que Ele nos tem feito. No buscamos outra coisa, seno apresentar-lhe nossa gratido, louvor e adorao. Dentro deste nvel temos trs tipos de orao: 1 - Aes de Graa 2 - Louvor 3 - Adorao -

2 - Ns mesmos como o centro das oraes Aqui vamos a Deus para apresentar necessidades pessoais. Embora falando com Deus, o foco da ateno a resoluo de nossas necessidades. Vamos a Deus em busca de uma resposta para a alterao de alguma circunstncia em nossa vida. Nesse nvel temos tambm trs tipos de orao: 1 - Petio - "um pedido formal a um poder maior". a apresentao a Deus de um pedido, visando satisfazer uma necessidade pessoal, tendo como base uma promessa de Deus. Nesse tipo de orao j temos o conhecimento de qual a Sua vontade, pelo que o pedido ser feito em f, com a certeza da resposta, antes mesmo da sua manifestao, de acordo com Marcos 11:24. 2 - Entrega - uma atitude de submisso vontade de Deus, transferir para Deus, sua inquietao. lanar o cuidado sobre o Senhor, com um conseqente descanso. Sl 37: 5 a 7 3 - Livramento aquela orao, curta, objetiva, em momentos de grande aflio e dificuldade. O socorro divino imediato. 4- Intercesso - Aqui vamos a Deus como sacerdotes, intercessores, levando a necessidade de outra pessoa. Nosso motivo primeiro ver as circunstncias alteradas na vida de outrem.
Formas de Orao

Todos os tipos de orao podem ser levados a Deus de trs formas: 1 - Orao Privada (Mt. 6:6). Cada filho de Deus tem direito de entrar em Sua presena, com confiana, e apresentar-Lhe a orao da f (Hb. 4:16). Nessa forma de orao s o Esprito de Deus testemunha. Ela pode ser feita apenas no corao, ou em palavras audveis.

2 - Orao de Concordncia (Mt. 18:18-20). Aqui, dois ou trs se renem em comum acordo sobre o que pedem a Deus. H um poder liberado atravs da concordncia, de acordo com Dt. 32:30.

3 - Orao Coletiva (At. 4:23-31) - Esta feita quando o Corpo se une em orao. uma orao de concordncia com um nmero maior. Quando um corpo de cristos levanta sua voz a Deus, unnime, no s na palavra ou expresso, mas no mesmo esprito.
Recursos de Auxlio Orao Toda manifestao do poder de Deus o resultado da unio entre o Esprito Santo e a Palavra de Deus. Esses dois grandes recursos nossa disposio para o exerccio espiritual da orao levam-nos a uma experincia feliz em nosso relacionamento com Deus. Seu poder comea a ser demonstrado em grande medida em nossas vidas e na vida daqueles por quem intercedemos. Esses recursos so: o uso da Palavra e a dependncia do Esprito Santo na orao.

1 - Orando a Palavra Ler a Palavra, promessa de Deus e lev-la de volta a Ele, atravs da orao, Isaas 62:6-7. Quem ora a Palavra e de acordo a vontade de Deus, recebe resposta. A vontade de Deus est expressa em Sua Palavra e toda orao de acordo com Sua vontade, Ele ouve. 2 - Orando no Esprito, (1 Co. 14:14; Ef. 6:18; Jd. 20). Em reas conhecidas pela mente, podemos aplicar a Palavra escrita, orando de acordo com o nosso entendimento. Mas, quando chegamos ao limite da mente, o Esprito Santo vem em nosso auxlio (Rm. 8:26-27). Podemos orar no esprito, pelo Esprito de Deus, e isso, para alm de um recurso tremendo, pois oramos em linha com o corao do Pai, uma arma poderosa contra as foras das trevas. 3 Orando em Lnguas (I Co 14:5, 18, 39 ss) Esta uma prtica que deve ser buscada e usada com abundncia pelos santos. Orar em lnguas edifica a si mesmo, fortalece o esprito e no se d conhecimento da nossa orao ao inimigo. Para se ter edificao no orar em lnguas, devemos observar o seguinte:

Quando oramos em lnguas, o nosso raciocnio deve orar com compreenso, pois do contrrio, no haver edificao; A orao com a mente deve ser orientada e inspirada pelo Esprito Santo.

No deve orar em lnguas como forma de exibicionismo; mas em completa humildade e submisso.
Oito Passos para Receber a Resposta Sua Orao 1. Sendo especfico naquilo que quer de Deus. Jesus entrava na cidade de Jeric, quando passou por um cego, que gritou: "Tem misericrdia de mim e ajuda-me. Ao que Jesus lhe perguntou: "O que queres de mim?"; foi ento que o cego lhe falou especificamente: "Senhor, que eu tenha vista". Ento Jesus curou-o. (Marcos 10:46-52). 2. Procure uma passagem bblica que lhe prometa aquilo que quer pedir a Deus. Deus s responsvel em cumprir as Suas promessas, e principalmente as que esto descritas na Bblia. Jeremias 1:12 diz: ... eu velo sobre a minha Palavra, para a cumprir". Deus s lhe responder, se aquilo que voc pedir, estiver de

3. 4. 5.

6.

7.

8.

acordo com a Vontade d'Ele. Toda a Vontade de Deus, est descrita na Bblia. Ento, l que voc tem de procurar a Sua promessa. Antes de pedir, medite nessas promessas. "Se vs estiverdes em mim, e as minhas palavras es tiverem em vs, pedireis tudo o que quiserdes, e vos ser feito". (Joo 15:7) Faa a orao ao Pai, no Nome de Jesus: Joo 16:23 diz: "... Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, Ele vo-lo h de dar. Acredite na resposta, no momento em que orou. O ato de acreditar que recebe a resposta orao no instante que orou, equivalente a semear a semente no solo. O tempo de espera equivalente ao crescimento da semente, quanto mais regar (louvar a Deus pela resposta), mais rpido ser o seu crescimento. O ato de ver a resposta equivalente ceifa. Enquanto espera pela materializao do pedido, louve a Deus pela resposta. Deve louvar a Deus todos os dias, pela resposta. Por exemplo: "Obrigado Pai, porque j recebi a minha Cura, por isso estou curado. Deus, eu posso no me ver curado, posso no me sentir curado, mas eu no ando pelas vistas, mas ando pela F. Por isso Te louvo porque pelas pisaduras de Jesus j estou curado! Amm!. Recuse-se a duvidar. Tiago 1:6-7 diz: "Pea-a, porm, com f, no duvidando; porque o que duvida semelhante onda do mar, que levada pelo vento, e lanada de uma para outra parte. No pense tal homem que receber do Senhor alguma coisa". Ento diante desta dvida, o que fazer? (Tiago 4:7) "Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo, e ele fugir de vs". Continue a meditar nas promessas bblicas, que usou. Josu 1:8 traz No se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo o que nele est escrito; porque far prosperar o teu caminho, e ento prudentemente te conduzirs.

PENIEL ONDE VEJO DEUS FACE A FACE Gnesis 32:22-32 INTRODUO

Jac, Filho de Isaque, e Rebeca, juntos faziam cultos, e tinha f, foi um homem que imaginou poder ter a beno, semter santidade. Trazia consigo problemas srios de comportamento:

Mentia, Enganava, Mau carter, Provocava inimizade, Fugia da responsabilidade.

1. A HISTRIA DE JAC 1. Gmeo com Esa, nasceu disputando espao com seu irmo, (calcanhar) 2. Querendo a beno de qualquer jeito,

Enganou o seu pai Isaque, Envolveu sua me, Traiu seu irmo. (usurpou a beno)

3. Diante do pecado contra Esa, fugiu. (Pad-Ar, casa de Betuel sogro de Isaque) Achou 4. 5. 6. 7.

que o tempo resolveria as coisas. Sua vida ficou amarrada. Quem planta colhe. Labo irmo de sua me, (o Levou a 14 anos de trabalho) Depois de muita luta, conseguiu algumas coisas na vida. Mas o pecado estava l, atormentando. continuava Jac! Ele j havia passado por Maanaim (Acampamento de Deus), mas precisava enfrentar Peniel!

2. DEUS LEVA JAC A UMA DECISO DE VIDA 1. Apostatar a Deus Ou am-lo! 2. Em meio a sua vida incoerente que confessava a religio de seus pais, no tinha resolvido

sua situao de carter, nem tinha tido um ENCONTRO COM DEUS. 3. Para ter esse Encontro radicalmente transformador com Deus, Jac precisou de duas atitudes:

Enfrentar o seu passado A inimizade com Esa. Jac fez passar adiante si tudo o que lhe pertencia o famlia o bens o relacionamentos Ficar s em Peniel reflexo profunda separao absoluta

1. Um Encontro com Deus exige luta


Jac no estava ali para um encontro romntico, soft. Era um duelo decisivo entre a humanidade pecaminosa e a santidade de Deus; Voc est aqui para isto. Este lugar peniel! um lugar de luta, de choro. Um lugar de dor, mas tambm de transformao.

A) LUTANDO EM PENIEL Voc est aqui, no para ouvir pregadores ou ter comunho com os irmos Voc veio lutar O Anjo do Senhor Cristo veio para confrontar o sua vida, seus padres, o seu comportamento, o suas atitudes mentais, o seu passado e seu pecado. ficando s; lutava com ele um homem, Deus quer te nocautear, colocar por terra todas as tuas resistncias e defesas Deus desconjuntou, desarticulou, quebrantou Jac. Ser nocauteado render-se e reconhecer que es enfermo e preciso de cura Jac at ento tentou fazer de conta que era um homem de Deus. Agora era preciso vencer

sua hipocrisia, justia prpria, confront-se com a verdade. Se voc veio para Peniel cheio de justia prpria, Deus vai derrubar voc aqui Ele precisa lhe levar a um profundo arrependimento e para isso tem que quebrar voc. O propsito de Deus confrontar com sua real situao Em Peniel, Deus opera uma cirurgia profunda de carter, de identidade no homem.

Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jac. enganador.

B) NECESSRIO TIRAR AS MSCARAS

Deus est perguntando hoje pra voc: QUAL O TEU NOME?


Meu nome mentiroso Mente para a esposa, nos negcios, para os pastores... Meu nome bruto Pai de famlia estpido, violento. Patro arrogante e injusto... Meu nome desonesto Vende gato por lebre, o sonega, o faz servio porco, o rouba do patro (tempo ou dinheiro)... Meu nome adltero Casos extraconjugais que ningum sabe, pornografia, fantasias mentais (pensando em outra ou desejando as irms). Meu nome homossexual carter deformado Meu nome rebelde Filho respondo, indisposto. Ovelha que no se submete, que fala mal dos lderes... Meu nome preguioso (irresponsvel) Chefe de famlia que no assume seu papel Esbanja em seu prprio interesse, sem pensar nos outros. Homens que no param em emprego porque so irresponsveis. Consumistas que compram e no pagam...

Meu nome insensvel (cnico) Egosta, que no se compadece com o sofrimento alheio (s vezes at de pai e me). Cnico em relao ao mover do Esprito, Cheio de blasfmias e incredulidade. Meu nome arrogante Pisar nas pessoas e se fazer superior a elas. No aceita correo

Meu nome hipcrita Aparentemente um santo, por trs uma pessoa carnal e sem vida com Deus. Meu nome avarento No reparte com ningum. Rouba a Deus nos dzimos e ofertas. Assassino talvez tenha matado literalmente, ou os sonhos, a f a alegria

C)CONFESSAR A SUA REAL IDENTIDADE

No h nada que Deus possa fazer por voc o Se no houver arrependimento, o confisso, o mudana de vida! Pv 28:13. O que encobre as suas transgresses nunca prosperar; mas o que as confessa e deixa, alcanar misericrdia . I Jo 1:9. Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia.

No possvel seguirmos no plano de Deus sem enfrentar o nosso pecado Jac fugiu por 20 anos e as conseqncias do seu pecado cresceram. Agora eram quatrocentos homens marchando contra ele (Gn 32:6)! Se no enfrentar os pecados, eles te enfrentaro Satans tem legalidade sobre voc enquanto peca O caminho confisso e arrependimento. No h atalhos! Jac tentou primeiro resolver com presentes (Gn 32: 20). Existem Pessoas que tentam comprar Deus com grandes ofertas e presentes a pessoas carentes S quando assumir os seus pecados que voc se v livres deles D nome a seus pecados, CIC e RG.

D) O EXEMPLO DE DAVI

Homem segundo o corao de Deus Muitos comeam muito bem na f. Caiu porque no vigiou Desprezou sua famlia e deixou de fazer guerra. O pecado o levou a atos absurdos o Cobia o adultrio o engano o homicdio Pecado oculto sempre trar maldies A morte e a imoralidade entraram na casa de Davi. Sua vida tornou-se um inferno quando voc pecou. Enquanto calei o meu pecado, os meus ossos se envelheceram dentro de mim... Sl 32:3; Davi s voltou sua posio depois de chorar e arrepende-se Sua atitude diante de Nat foi o seu verdadeiro Peniel. Confessei ao Senhor as minhas transgresses e tu perdoaste a iniqidade do meu pecado Sl 32:5.

5. TROCANDO DE IDENTIDADE

Seja determinado v at o fim nesta luta com Deus, sua vida ser mudada neste lugar

Ento, disse o Anjo: J no te chamars Jac, e sim Israel,


Nesta luta em Peniel, Deus e voc iro prevalecer A vitria de Deus est em voc se deixar dominar pela vontade de Deus O seu choro, arrependimento tm que vencer Deus e lev-lo a mudar a sua vida. O Deus Todo-Poderoso no pode ocultar-se de uma alma que o busca at as ltimas conseqncias! A mulher siro-fencia, um grande exemplo disso M,7:24 em seu caminhar. Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa Deus colocou uma marca no andar de Jac. Deus vai mudar o teu andar Voc vai comear um novo dia como Jac! Luta com Deus muda ambientes circunstncias Deus espera que ao sair daqui, sejas mudado Sua famlia, seus amigos, seu ambiente de trabalho recebero o impacto do que Deus vai fazer em voc! CONCLUSO

Voc est em peniel e este um lugar de deciso!


Vai continuar sendo Jac e deixar que seus inimigos tratem com voc, Ou vai lutar para que Deus te transforme em Israel? Vai investir na dissimulao at que a mo de Deus o apanhe, ou vai confessar o seu pecado e humilhar-se para mudar de vida?

A IMPORTNCIA DO ENCONTRO COM DEUS Texto: Ams 4.12 - Durao: 1h30min

INTRODUO

Todos ns temos um passado sem Deus. Vivemos uma parte de nossa vida sem compreender a necessidade de gerar um relacionamento ntimo e profundo com Aquele que nos criou. Porm, a graa de Deus nos alcanou e, como resultado, estamos aqui para nos submeter a Sua vontade e aprender a andar pelos Seus princpios. Voc est neste Encontro para que a sua vida seja completamente transformada. Decida no sair como voc chegou, pelo contrrio, prepare-se para encontrar com Deus.

I.

Causas de um Encontro Casualidade Quando o encontro no foi planejado, mas ele acontece. Preparao Quando o encontro acontece por vrios motivos, como: interesse, amor, dor, obedincia, etc. Preparao para um Encontro com Deus

II.

Um encontro precisa de, no mnimo, duas pessoas para acontecer. Porm, para que seja bem sucedo, necessrio haver disposio, preparao e responsabilidade das partes envolvidas:

1 Parte: JESUS Ele sempre est disponvel para Se encontrar conosco (Jo 17.24; Ap. 3.20). Porm, justo e jamais toma o culpado por inocente (Naum 1.3), assim como Misericordioso, est sempre disposto a perdoar (Lm 3.22-23). 2 Parte: EU Preciso reconhecer que sou pecador (Rm. 3.23). Desejar intensamente encontrar-me com Deus (Jr. 29.13-14) e tornar-me uma pessoa santa, sabendo que tenho uma carne fraca que me faz depender de Jesus para acertar (Jo 15.5).

III.

Dois tipos de Encontro

1 Encontro: Encontro com o mundo (Tg. 4.4).

Precisamos nos conscientizar de que um dia nos encontramos com o mundo e esse encontro nos deixou com muitas seqelas. O encontro com o mundo somente ministra destruio, decepo, frustrao, tudo para nos impedir de encontrarmos Jesus. Muitos tiveram dificuldades de chegar aqui no Encontro. Os homens seguem os caminhos que o mundo oferece. Passam por cima das pessoas, denigrem a imagem uns dos outros, mentem, enganam tudo em busca de felicidade. Satans se aproveita dessas situaes para encant-los. Nada h nada de errado em procurar a felicidade. Mas, por onde andamos e o que fazemos para consegui-la pode nos levar ao erro. Um dia agimos assim e buscamos a felicidade nos lugares errados, achamos que ter fama, prazer, dinheiro era tudo. - As iluses do mundo a) A fama

A fama uma das maiores mentiras na vida do homem. O diabo trabalha para gerar o desejo pela fama, pelo estrelato. Deixamo-nos iludir tanto quanto os prprios dolos deste mundo. Os artistas, os heris, as modelos, passam a ser os dolos - assim mesmo que os chamamos no mundo.

b) O dinheiro O amor ao dinheiro gera situaes estranhas: pessoas do R$ 15,00 num carto de bingo, mas no ofertam na igreja; filhos matam os pais por causa de herana etc. A bblia diz que no devemos amar o dinheiro (I TM 6.10). Deus deve ser o centro do nosso amor, no o dinheiro. O dinheiro uma beno quando bem aplicado e quando abenoa outros, mais uma maldio quando chega com maus desgnios ao corao (MT 6.21).

c) O prazer Muitas pessoas vivem em funo de buscar prazer. Inmeros casamentos so destrudos porque se busca prazer sexual em uma terceira pessoa. Geralmente, o homem do mundo no se preocupa com a satisfao sexual da esposa, desde que ele obtenha prazer. Pessoas pagam para se prostituir. Suas relaes sexuais s servem para terem prazer fsico, como se homens e mulheres fossem animais; nunca pensam que os seus parceiros so a imagem de Deus. Ainda que consigamos fama, dinheiro e prazer passageiro, no temos a felicidade. Este e o resultado do encontro com o mundo; isso foi o que o diabo programou para voc: uma grande frustrao. Mais, hoje voc esta aqui para buscar algo diferente, a felicidade verdadeira. Essa felicidade tem nome: JESUS, o nico que proporciona tudo que voc tem necessidade e o que o diabo nunca lhe deu. 2 Encontro: Encontro com Jesus

S o encontro com Jesus pode tirar as seqelas do encontro com o mundo (ler J 4.1-42 passadamente). A mulher samaritana ao se encontrar-se com Jesus, entendeu que somente Ele poderia ajud-la a sair das situaes que lhe causavam vergonha. Ela fixou sua ateno no que Jesus estava ministrando naquele encontro. Ela se deixou expor, para ser transformada. Quando encontramos Jesus, a nossa vida muda para melhor, pois ele nos mostra quem verdadeiramente somos. Ele se apresenta a ns e nos faz enxergar toda a confuso de alma na qual vivemos. Ele transforma as nossas vidas e nos leva a uma dimenso por ns nunca imaginada.

- A experincia com Deus a) Reconhecimento de pecado (J 4:29) Deus criou uma Eva para cada Ado e um Ado para cada Eva (Gn 2.18). Jesus mostrou mulher samaritana teve cinco Ados. Ele disse: ... porque cinco maridos tivestes, e o que agora tens no teu marido; (Jo 4.18). Por anos, ela levou uma vida de prostituio, envolvendo-se com vrios homens.

Porm, diante das palavras de Jesus, que revelava a sua vida, ela agiu com honestidade e reconheceu o seu pecado. Ela se disps a buscar naquele Encontro a mudana para sua situao calamitosa este ato fez com que ela alcanasse graa, misericrdia e perdo da parte de Deus. A mulher samaritana no adiou o confronto sobre os seus problemas e pecados, pelo contrario, foi diligente em receber a palavra, abriu o corao e foi liberta.

b) Restaurao emocional Jesus renovou as emoes da mulher samaritana. Ele removeu de sua vida toda a ociosidade, ansiedade, tristeza, vergonha etc. e deu a ela um novo corao. Ela no saiu daquele encontro a mesma, porque percebeu que Jesus se importava com as suas necessidades. Jesus fez da mulher samaritana um vaso novo ao restaurar suas emoes. Desde o dia, em que a mulher samaritana se encontrou com Jesus, ela nunca mais foi a mesma. Por onde passava as pessoas viam a transformao em sua vida e eram impactadas pelo o seu testemunho. E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher, que testificava: ele me disse tudo quanto tenho feito. (Jo 4.39). Essa mulher tornou-se uma grande missionria. Ela foi uma das primeiras evangelistas do novo testamento.

c) Restaurao espiritual Jesus Cristo mencionou o principal problema daquela mulher. Quando isso aconteceu, ela reconheceu que Ele era Profeta. Ela entendeu que Ele era o Senhor (Jo 4.20). Porm, ela tinha uma outra necessidade que precisava ser suprida: a necessidade de adorar. Jesus respondeu sua dvida dizendo que os verdadeiros adoradores adoram em esprito e em verdade (Jo 4.20-24). A atitude da mulher samaritana de deixar totalmente o seu passado, testificava que ela havia entendido que, para adorar a Deus, no precisava ir ao monte ou a Jerusalm; no era o lugar o mais importante, mais a atitude do seu corao. Ela disse: Vinde e vede o homem... poderia ser este o Cristo. (Jo 4.29-30).

IV.

O que acontece durante o encontro

1 Somos transformados

medida que conhecemos o Senhor, permitindo que Ele Se d a conhecer a ns, temos a vida totalmente transformada. Mas, para isso, necessrio sair da agitao e remover tudo o que impede o corao de ter uma relao mais profunda com Deus. Temos muitas preocupaes no mundo. Por

isso, durante esses dias, preciso um despojar, um esvaziar de ns mesmos para encontramos Jesus. s vezes, no estamos abertos para o que Deus que nos falar. Se voc testemunhar, muitos crero em Jesus. No tenha receio. O sangue de Jesus nos limpa e purifica, dando uma nova vida (Jo 4.39). A mulher foi cidade e deu muitos frutos, levou muitos a presena de Jesus. Quando nos encontramos com Jesus, uma nova histria comea em nossas vidas, porque reconhecemos que somente por Ele podemos caminhar rumo verdadeira felicidade. Ele disse a mulher samaritana: Eu o sou, eu que falo contigo (Jo 4.26). Ela recebeu a correo com alegria. E deixando seu cntaro foi ao povo... (Jo 4.28). Aquela mulher era uma adltera, no tinha respaldo nem credibilidade na sociedade, mas desejava a mudana. Ela teve um Encontro com Jesus, e, ento, largou o que era do passado e foi chamar os outros com firmeza, determinao e ousadia.

2 Somos Restitudos

Toda alegria e prazer pela vida, que um dia foram roubados, o Senhor restitui. Ele ressuscita o prazer de viver! Resgata a felicidade! Aformoseia o rosto! (Pv 15.13). O entendimento se abre para as promessas de Deus e o corao se enche de esperana e f, crendo que cada promessa se cumprir no tempo formoso do Senhor (Ec 3.11). Todos os sentimentos negativos que permeavam a mente saem para dar lugar a graa e misericrdia divinas. Na h mais lugar para as mentiras do diabo, porque o corao est convicto de que Deus no rejeitar jamais. A chama de atender ao chamado de Deus: frutificar e multiplicar o que arde no peito. A compreenso de que este o tempo de ser adestrado, para num tempo breve treinar discpulos que reproduziro frutos de multiplicao com qualidade, torna-se a motivao correta, dando espao para guardar os ensinamentos recebidos, refletindo sobre tudo o que est sendo ensinado, para o bem dos outros.

CONCLUSO

A mulher samaritana recebeu a palavra especfica de Deus. Assim como voc, ela saiu da cidade, abandonou o cntaro que falava do passado pecaminoso e decidiu encontrar-se com Deus. Voc tambm ter sua histria de vida transformada neste Encontro. Quando corremos ao Encontro de Jesus, ressuscitamos em todas as reas, porque Ele nos proporciona uma vida melhor. Seja como mulher samaritana que se despojou, abandonou tudo e deixou-se ser ministrada por Ele; a partir disso ela levou a multido consigo 9jo 4.9-12). Voc est em um Encontro a partir do qual multides lhe seguiro. Voc trar vidas, frutos do que este Encontro lhe proporcionou, e as multides, como fruto do seu trabalho, tambm viro a estes Encontros.

Neste Encontro, voc receber a fortaleza de Jesus. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece (Fp 4.13). O Senhor diz: Eis que estou porta e bato (Ap 3.20). Ele est sua disposio. Se voc aceitou Jesus Cristo, Ele certamente entrou no seu corao e voc tornou-se Seu filho. Ele lhe escolheu para estar aqui, porque voc muito importante. Ao lhe escolher, o Senhor no viu que voc era, mas o que voc ser e far, a partir deste Encontro com Deus.
CURA INTERIOR I Ts 5:23

INTRODUO

Pela Palavra de Deus e pela experincia, podemos ver que o homem possui trs partes e cada uma delas possui a sua funo especfica. O corpo a parte material, onde esto os nossos sentidos fsicos. Sua funo bsica manter contato com o mundo material atravs dos cinco sentidos. A alma por sua vez, a parte que nos permite ter contato com ns mesmos e com os nossos semelhantes atravs dos sentimentos. a parte que nos permite ter autoconscincia, ou seja, conscincia de ns mesmos. A alma o centro de nossa personalidade. O esprito nossa parte imaterial pela qual temos comunho com Deus. a parte do homem onde Deus habita e mantm relacionamento.

Somos, portanto, um ser trino:


1. Somos um esprito pronto, reconciliado com Deus, 2. Temos uma alma (marcada, mas sendo restaurada)... 3. Habitamos num corpo que precisa ser disciplinado at que receba a transformao de incorruptibilidade.

I FUNES DO ESPRITO O esprito humano possui trs funes bsicas:


1. Intuio: que a capacidade de conhecer, saber, independente de qualquer influncia exterior. o conhecimento que chega a ns, sem qualquer ajuda da mente ou da emoo. As revelaes de Deus, por exemplo, se tornam conhecidas por ns pela intuio do esprito. Veja Jr 31: 34 E no ensinaro mais cada um a seu prximo, nem cada um a seu irmo, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecero, desde o menor deles at o maior, diz o Senhor. 2. Conscincia: a capacidade de discernir entre o certo e o errado, no segundo os critrios da mente, mas segundo a sensao do esprito. Rm 9:1 Digo a verdade em Cristo, no minto, dando testemunho comigo a minha conscincia no Esprito Santo...,Testificar, confirmar, recusar, acusar, so funes da conscincia.

Com muita freqncia nossa conscincia condena coisas que a nossa mente aprova. Este julgamento, a conscincia no tem como base nossa disposio mental, mas o entendimento do esprito. 3. Comunho: a capacidade de adorar a Deus. Toda genuna comunho com Deus feita no nvel do nosso esprito. Deus no percebido pelos nossos pensamentos, sentimentos e intenes, pois ele s pode ser conhecido diretamente em nosso esprito. Aqueles que no conseguem perceber este atributo em seu prprio esprito, no conseguem tambm adorar a Deus, pois s adoramos a Ele em esprito.

II FUNES DA ALMA A alma humana a sede de nossa personalidade; o nosso eu. O que constitui a personalidade do homem so as trs faculdades:
1. Vontade: A vontade o instrumento para nossas decises e indisposies: querer ou no querer. Sem ela o homem seria reduzido a um ser autmato. na vontade da nossa alma que est o nosso poder de escolha. Com o pecado nossa vontade deixou de auxiliar o nosso esprito, mas passou a contrapor, pois ela ficou escrava do pecado e tornou-se completamente distorcida. O homem passou a ter uma vontade prdisposta para o erro. 2. Mente: a funo mais importante da alma. O conhecimento uma funo da mente (Pv 2:10), logo, a mente uma funo da alma. Alm disto, o saber, lembrar tambm um atributo da mente; aqui onde residem nossas lembranas, que se forem tristes ou amargas, precisam ser tratadas pois distorcem a nossa vontade e perturba nossas emoes. O pecado alm de deturpar (Do seu ntimo brota a maldade; da sua mente transbordam maquinaes Sl 73:7). trouxe vrias conseqncias nossa mente: o Mente vazia: Deus criou o homem com uma mente para ser fonte de conhecimento e centro de nossas lembranas. O inimigo atravs do pecado, gera a princpio um estado vazio, pois assim o campo fica frtil para que ele manipule. o Mente passiva: passividade se abster de mover por si mesmo e deixar que elementos exteriores faam isso. Este um estgio mais avanado da manipulao maligna. uma mente que est espera de uma fora exterior para ativ-la. I Co 11: 3, diz: O que receio, e quero evitar, que assim como a serpente enganou Eva com astcia, a mente de vocs seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoo a Cristo. o Mente pervertida: Jeremias 47:10 diz: ...Porque confiaste na tua maldade e disseste: Ningum me v; a tua sabedoria e o teu conhecimento, essas coisas te perverteram; e disseste no teu corao: Eu sou, e fora de mim no h outra. Quando o inimigo encontra uma mente vazia, ele a torna passiva; de controle ento desta mente, ele a perverte, para que cumpra os desgnios do pecado: Atos 13:9-10 Ento Paulo, cheio do Esprito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse:Filho do Diabo e inimigo de tudo o que justo! Voc est cheio de toda espcie de engano e maldade. Quando que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? o Mente cauterizada: Este o pior estgio pelo qual uma mente humana pode se encontrar. uma situao em que a pessoa perde no somente a conscincia de pecado, como o senso do dever e de responsabilidade. Ef 4: 17-19 Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que no vivam mais como os gentios, que vivem na inutilidade dos seus pensamentos. Eles esto obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorncia em que esto devido ao endurecimento do seu corao. Tendo perdido toda a sensibilidade, eles se entregaram depravao, cometendo com avidez toda espcie de impureza. 3. Emoo: uma das mais importantes experincias humana. As emoes do cor a nossa vida, todavia jamais podemos nos deixar ser guiado por ela. Atns do pecado, nossas emoes eram o canal mais ntegro de expresso da harmonia entre criatura e criador. O pecado distorceu isso. Tanto nossa mente como a nossa emoo foi corrompida; somente a cura do Senhor para restaurar o que o diabo perverteu. Ele transformou alegria tristeza; amor em dio, zelo em cime; posse em obsesso; fome em glutonaria; esperana em desespero; ira em clera; e assim por diante...

Jesus veio para que tenhamos paz! Uma paz que nos faz estar satisfeito I Ts 5:23 Deus quer salvar-nos completamente (corpo, alma e esprito).

III FUNES DO CORPO A Palavra de Deus nos diz que nosso corpo apenas nossa casa terrestre (II Co 5:1-4). a habitao transitria de nosso esprito e de nossa alma. Sua funo bsica nos manter em contato com o mundo fsico. As faculdades inerentes ao corpo so: 1. Sensao: Ela se constitui dos 5 sentidos do corpo. Tudo o que entra em nossa alma, entra atravs dos cinco sentidos. Se desejarmos obter vitria sobre o pecado, precisamos disciplinar o nosso corpo para que, atravs dele, no entre nada sujo ou pecaminoso. 2. Locomoo: Como vivemos em um mundo dinmico, nosso corpo, mesmo limitado ao tempo e ao espao, ele precisa se locomover para interagir com a dimenso fsica, material. Esta locomoo se d pelo comando da alma (mente, vontade e emoo). Quando nossa alma no est tratada nem sujeita ao Esprito Santo, ela induz nosso corpo mover-se em direo ao erro. 3. Instinto: So reaes automticas do nosso organismo que no dependem do comando da mente (alma); e em si mesmas no so pecaminosas; entretanto elas so a base da concupiscncia da carne. Deus criou os instintos bons, mas por causa do pecado, eles foram degenerados e hoje precisamos exercer domnio sobre eles. H 3 instintos bsicos: o De sobrevivncia: Inclui o comer, o beber e as necessidades fisiolgicas; so inatos; ningum precisa ensinar uma criana a mamar, j nasce sabendo; o pecado transformou em bebedices, glutonarias, etc. o De defesa: Inclui os reflexos de proteo, como esquivar-se, esconder-se, proteger-se, etc. O pecado transformou em brigas, faces e todo tipo de violncia. o Sexual: Que foi criado com o propsito de gerar relacionamento ntimo, de promover satisfao e ser canal de procriao foi corrompido e se transformou em fornicao, lascvia, perverso moral, prostituio e coisas parecidas.

Portanto, nosso corpo deve ser dominado e no nos dominar; e isto s possvel, se nosso esprito estiver recriado e nossa alma restaurada. Rm 6: 12-14, diz: Portanto, no permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocs obedeam aos seus desejos. No ofeream os membros do corpo de vocs ao pecado, como instrumentos de injustia; antes se ofeream a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofeream os membros do corpo de vocs a ele, como instrumentos de justia. Pois o pecado no os dominar, porque vocs no esto debaixo da Lei, mas debaixo da graa.

Quando aceitamos a Cristo, e nos entregamos totalmente a Ele, inicia-se um processo de completa restaurao de nosso ser:

Atravs da Libertao ele vivifica nosso esprito; Atravs da Cura Interior Ele sara nossa alma e Atravs da Santificao disciplinamos o nosso corpo.

Neste encontro, o Senhor j vivificou o seu esprito atravs da libertao, neste momento sua alma ser restaurada pela CURA INTERIOR, e no processo de consolidao e santificao diria, seu corpo e todo o seu ser sero santificados e disciplinados para viverem conforme o projeto original de Deus para suas vidas.

Is 53:5 A cura da alma tem que ser um resultado da cruz (O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele...). Cura interior alcanar paz com Deus, comigo e com meus semelhantes. Ns precisamos permitir que Deus mude a nossa mente (maneira como entendemos o mundo e a vida Se os teus olhos forem maus, tudo que h em ti ser trevas Mt 6:23) Rm 12:2. Durante o desenrolar de sua vida, muitas coisas marcaram sua alma; e estas marcas condicionam nosso comportamento e nosso estilo de vida; e elas podem ser assim classificadas:

REA ABERTA Voc e os outros sabem. Esta a nica rea que voc vive s claras. A chave para a cura nesta rea conscientizao e arrependimento

REA CEGA Voc no sabe e os outros sabem. A chave para a cura nesta rea se dispor para receber e aceitar o confronto.

REA DESCONHECIDA REA ESCONDIDA Voc sabe, mas os outros no sabem. nesse poro que vive os ratos A chave para a cura nesta rea o desmascaramento Voc e os outros no sabem. S Deus sabe. A chave para a cura nesta rea REVELAO

o o o

Muitas vezes no conseguimos cumprir o nosso papel (como pais, como amigos, como ministros de Deus, etc...) porque ainda temos uma alma enferma. Samos do Egito, mas as experincias do Egito no saram de ns Ex: Os dez espias (Nos vimos como gafanhotos). Ns temos uma origem e isso muitas vezes est determinando negativamente nossa identidade (Tu s Simo, filho de Joo...). Jesus gastou muito tempo curando pessoas (muitas vezes a palavra usada terapia que fala de alma no apenas patos, doena fsica). atravs do pecado, nosso ou dos outros, que Satans mais abre feridas em nossa alma. Is 1:4-9 Ai desta nao pecaminosa, povo carregado de iniqidade, raa de malignos, filhos corruptores; abandonaram o SENHOR, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trs.Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabea est doente, e todo o corao, enfermo. Desde a planta do p at cabea no h

nele coisa s, seno feridas, contuses e chagas inflamadas, umas e outras no espremidas, nem atadas, nem amolecidas com leo

O pecado traz conseqncias duras para nossa alma.

Moiss o exemplo de um homem que teve que ser sarado.

Quando ele lana a vara e se transforma em cobra, Deus est mostrando que o que ele tem pode ser usado para o bem ou para o mal. Deus mostra que a sua alma est enferma (leprosa), mas o manda meter novamente a mo no peito e faz uma cura real! Is 30:26 A luz da lua ser como a do sol, e a do sol, sete vezes maior, como a luz de sete dias, no dia em que o SENHOR atar a ferida do seu povo e curar a chaga do golpe que ele deu A glria se multiplicar (sete vezes mais!) quando a Igreja for curada e Deus atar suas feridas.

1. Jl 2:17-19 - Quando os sacerdotes comearem a chorar, a cura vem a caminho.

1. COMO SURGEM AS FERIDAS EMOCIONAIS?


Atravs de rejeio (sentimento de que no somos amados) Atitudes de outros que nos levaram a sentirnos sem valor ou no amados. Morte, separao, abandono, crtica, indiferena, ausncia ou violncia por parte dos pais. Rejeio no ventre (gravidez indesejada) ou ao nascer (se esperava uma menina). Preferncia dos pais por outro filho. Rejeio no casamento, adultrio, desprezo. Palavras destrutivas liberadas por pessoas amadas (Voc burro, feio, gordo...). Gozaes por causa do nome (Novalgina de Oliveira) ou aparncia (orelhudo, narigudo, nego...). Atravs da auto-rejeio (quando ns mesmos no nos amamos) Quando ns mesmos no aceitamos nossa condio (raa, classe social, profisso, aparncia fsica) Atravs da culpa (quando cometemos erros, fomos envolvi dos e no conseguimos superar). O pecado abre feridas Ter induzido algum a abortar. Ter matado ou participado da morte de algum. Ter abusado sexualmente de algum. Ter sido molestado ou violentado sexualmente. Ter vivido uma vida de promiscuidade. Ter sido apontado como responsvel pela morte ou destruio de algum (morte da me no parto, alcoolismo do pai por desgosto, suicdio de algum...)

2. COMO SABER QUE PRECISO DE CURA?


Quando algo do passado me causa dor Se uma lembrana, uma pessoa, um ambiente me causa desconforto medo, tristeza, isso um indicador de que h ferida no cicatrizada.

Jos colocou o nome de seu filho Manasses Deus me fez esquecer (Mas quando encontrou seus irmos chorou to alto que foi ouvido na casa de Fara). Quando tenho comportamentos limitadores-mesmo no tendo lembranas desconfortveis, apresento comportamentos constantes e inadequados. Pessoas que vivem ameaando. Pessoas que vivem chantageando. Pessoas que vivem racionalizando tudo. Pessoas que sentem prazer no fracasso do prximo. Pessoas que no conseguem ter sonhos. Pessoas que desconfiam de todos Pessoas ciumentas. Pessoas que brincam muito. Pessoas que vivem fazendo comparaes. Pessoas que gastam o que no tm. Pessoas que vivem sob angstia. Pessoas que se sentem sem mrito. Pessoas que no tm prazer sexual. Pessoas que se masturbam compulsivamente. Pessoas que no conseguem desenvolver relacionamentos afetivos. Pessoas que apresentam desvios ou distrbios sexuais: o Anafrodisia Falta de desejo sexual. o Coito psquico No h necessidade de contato (apenas um retrato, pea de roupa ou presena de algum deflagra grande desejo sexual). o Narcisismo, Admirao exagerada pelo prprio corpo. o Exibicionismo, Obsesso por exibir o corpo e rgos genitais. o Fetichismo Fixao do interesse sexual em uma parte do corpo ou objeto. o Bestialismo Desejo sexual por animais. o Masoquismo Prazer sexual estimulado pelo sofrimento o Pedofilia Atrao sexual por crianas. o Homossexualismo Atrao sexual por pessoas do mesmo sexo. o Transexualismo Indivduo que no aceita o seu sexo e quer mud-lo.

3. COMO PODEMOS SER CURADOS?

Admitir que precisamos de cura Os que se acham sos nunca procuram os mdicos. Ex: Jesus e o paraltico: Queres ficar so??? Crer que h cura em Deus preciso apropriar-se dos benefcios da cruz.

Entrar em contato com as lembranas dolorosas Muitas vezes ser necessrio externar (colocar para fora, atravs da confisso, do choro, da expresso) velhos sentimentos escondidos. Ex: Jesus e o homem da mo mirrada / O segredo : Lembra de onde caste. Romper os domnios de Satans Numa atitude de f, tirar as situaes traumticas das mos do diabo. No permitir mais que ele as use.- Is 52:2 Sacode-te do p, levanta-te e toma assento, Jerusalm; solta-te das cadeias de teu pescoo, cativa filha de Sio. Vencer as lembranas dolorosas Enfrentar as situaes do passado e declarar o perdo e a vitria do Senhor. Se o filho do homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres! MINISTRAO 2. Afastar as cadeiras e fazer com que todos se sentem confortavelmente. 3. Explicar que no se trata de regresso, hipnose, mas de deixar que o Esprito Santo nos leve a lembrar ou ter conscincia de fatos que traumatizaram nossas vidas. Ningum vai perder a conscincia! 4. Mostrar que a pessoa no vai enfrentar essas lembranas sozinhas, Jesus vai estar ao seu lado.

5. Orar para que mente e emoes estejam completamente sujeitas ao Esprito Santo. Proibir qualquer ao
demonaca e perda de controle da conscincia. 6. Ministrar cura sobre as reas em que o Esprito for direcionando, e enviar um obreiro para orar com as pessoas que forem se manifestando, levantando as mos.

You might also like