You are on page 1of 18

IEMANJ Iemanj um orix africano, cujo nome deriva da expresso ioruba Yy Omo ej, Me cujos filhos so peixes.

. Iemanj, a grande me, o oceano que origina tudo. De seu ventre saram todos os Orixs, dos seus seios correm os rios que fertilizam a terra, simbolicamente, claro. Como toda matriarca, benevolente e preocupada com o bem-estar de todos, mas exerce uma autoridade mais pela astcia que pela fora. No Brasil a deusa do mar, da gua salgada, enquanto na Nigria, a deusa de um rio, e orix dos Egb, onde existe o rio Yemonj. Iemanj, tambm a deusa do encontro das guas do rio e do mar, dona, mas quero frizar que tem entidade como Ob, que esta diretamente ligada principalmente a pororoca. No Brasil, Iemanj um orix muito popular e reverenciada no Candombl, no Batuque, e na umbanda.

Uma das maiores comemoraes em honra Iemanj ocorre no ltimo dia do ano em vrias praias do litoral brasileiro. Antes e aps a queima de fogos da passagem do ano, os devotos fazem oferendas Rainha do Mar, um dos ttulos dos quais ela saudada. O ano que entra entregue a sorte a Aquela que nos recebe quando nascemos. Iemanj mais antiga Iy Sagba, que quer dizer, A Me que passeia sobre as ondas. Iemanj a imperatriz fecunda e resoluta totalmente aberta a criatividade. A umbanda por influncia do sincretismo, promoveu Iemanj como nova entidade, criao puramente brasileira. Moralizada como me de todos os orixs. Nela ficam condensadas as caractersticas das diversas entidades femininas. Para as pessoas que querem crer em uma me puritana, extremamente bondosa, etc, como as colocaes de todos os santos da igreja catlica, com certeza vai se decepcionar com a realidade dos Orixs que so em essncia uma realidade do nosso mundo ou o nosso mundo uma realidade da dos orixs: Dual. Polarizado. Iemanj em suas manifestaes:

POSITIVA: Magnitude, criatividade, destemor, constncia, gestao. NEGATIVA: Rudeza, insensibilidade, medo demasiado, e excessivo, crueldade, orgulho desmedido, gula.

Iemanj, a Me reconhecida como estando na segunda posio de autoridade, mas aptica, falsa e pouco disposta a atender as necessidades dos outros. A representao de Iemanj que se tem difundida o superou em muito a imagem de sereia ou de grande me cujos seios descem at o cho. Hoje uma moa branca a sair do mar, cheia de luz, santa da igreja catlica. gritante a semelhana imposta pelos catlicos, mesmo que apresente traos sedutores, antes de tudo a me boa, desafricanizada. Sempre descrita como orix me, para quem esplendidas oferendas florais so devotadamente depositadas em todas as praias do Brasil. Mas esta apenas uma faceta do Orix, cujas qualidades negativas ficam ocultas para o grande pblico. Iemanj, vista um pouco menos feminina que algumas outras Orixs, porque me dos Orixs e claro, mais velha e inibida. Apesar de seus gestos meigos, ela mostra menos interesse em dar-se ou prestar ateno nos outros. Ela em geral, mais distante e sua meiguice interpretada, simplesmente, como boas maneiras. Ela a deusa do mar e protetora das mes e esposas. Representa a gestao e a procriao. Iemanj est associada foz dos rios e quebra-mares, me dos peixes e de todos as cabeas. invocada para trazer prosperidade e abundncia. um orix que tem o poder da curar as doenas com gua, sem derramamento de sangue, com sua prpria riqueza, os peixes, pode curar um mau ori, no ato do ebri. um dos orixs mais velhos entre os irunmonls, podendo algumas vezes comer junto com os eguns. Iemanj, por presidir a formao da individualidade, que como sabemos est na cabea, est presente em todos os rituais, especialmente no Bori. Chamada tambm como a Deusa das Prolas, Iemanj aquela que apara a cabea dos

bebs no momento do nascimento.

Se Bar fecunda e Oxum cuida da gestao, Iemanj quem vai receber aquela nova vida no mundo e entreg-la ao seu regente, que inclusive pode ser at ela mesma. Isto tem uma importncia muito grande, no sentido e na viso da Cultura Africana, sobre a fecundao e concepo da vida humana. Da o titulo de Iy , me, melhor, Iy Ori, me da cabea, e plasmadora de todas as cabeas, aquela que gera o Ori, que d o sentido da vida e nos permite pensar, raciocinar, viver normalmente como seres pensantes e inteligentes. Essa fora da natureza tambm tem um papel muito importante em nossas vidas, pois ela que vai reger nossos lares, nossas casas, Iemanj que vai dar o sentido de famlia a um grupo de pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela a geradora e personalidade ao grupo formado por pai, me e filhos, transformando-os num grupo coeso. Iemanj o sentindo de educao que damos aos nossos filhos, os mesmos que recebemos de nossos pais, que aprenderam com nossos avs. Iemanj rege at o castigo, as sanes que aplicamos aos filhos. o sentido bsico, a base da formao de uma famlia, aquela que vai gerar o amor do pai pelo filho, da me pelo filho, dos filhos pelos pais, transformando tais sentimentos num s, poderoso, imbatvel, que se perpetuar. Iemanj a famlia! Rege as reunies de famlia, os aniversrios, as festas de casamento, as comemoraes que se fazem dentro da famlia.

o sentido da unio, seja ligado, por laos consanguneos, ou no. Dentro do culto, numa casa de santo, Iemanj tambm atua organizando e dando sentindo ao grupo, comunidade ali reunida e transformando essa convivncia num ato familiar. Iemanj tambm est presente nas decises, nos momentos de angstia e preocupao pelo ente querido, pois seus sentimentos geram os nossos, a necessidade de saber se aqueles que amamos esto bem, a dor pela preocupao, uma regncia de Iemanj, que no vai deixar morrer dentro de ns o sentido de amor, do amor ao prximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, me, outro parente, ou amigo muito querido. Iemanj a preocupao e o desejo de ver aquilo que amamos a salvo, sem problemas. Iemanj est presente nos mares e oceanos. a Senhora das guas salgadas e ser ela que proporcionar boa pesca nos mares, regendo os seres aquticos e provendo o alimento vindo de seu reino. Iemanj a onda do mar, o maremoto, a praia em ressaca, a marola, Ela quem controla as mars, ela quem protege a vida no mar.

Mitologia Olodumar fez o mundo e repartiu entre os orixs vrios poderes, dando a cada um reino para cuidar. A Bar deu o poder da comunicao e a posse das encruzilhadas. A Ogum o poder de forjar os utenslios para agricultura e o domnio de todos os caminhos. A Od o poder sobre a caa e a fartura. A Obaluai o poder de controlar as doenas de pele.

A Oxumar seria o arco-ris, embelezaria a terra e comandaria a chuva, trazendo sorte aos agricultores. A Xang o poder da justia e sobre os troves. A Oy reinaria sobre os mortos e teria poder sobre os raios. A Ew controlaria a subida dos mortos para o Orum, bem como reinaria sobre os cemitrios. A Oxum seria a divindade da beleza, da fertilidade das mulheres e de todas as riquezas materiais da terra, bem como teria o poder de reinar sobre os sentimentos de amor e dio. A Nan a ddiva, por sua idade avanada, de ser a pura sabedoria dos mais velhos, alm de ser o final de todos os mortais; nas profundezas de sua terra, os corpos dos mortos seriam recebidos. Alem disso do seu reino sairia a lama da qual Oxal modelaria os mortais, pois Odudua j havia criado o mundo. Todo o processo de criao terminou com o poder de Oxaguian que inventou a cultura material. Para Iemanj, Olodumare destinou os cuidados da casa de Oxal, assim como a criao dos filhos e de todos os afazeres domsticos. Iemanj trabalhava e reclamava de sua condio de menos favorecida, afinal, todos os outros deuses recebiam oferendas e homenagens e ela, vivia como escrava. Durante muito tempo Iemanj reclamou dessa condio e tanto falou, nos ouvidos de Oxal, que este enlouqueceu. O ori de Oxal no suportou os reclamos de Iemanj. Oxal ficou enfermo, Iemanj deu-se conta do mal que fizera ao marido e, em poucos dias curou Oxal. Oxal agradecido foi a Olodumar pedir para que deixasse a Iemanj o poder de cuidar de todas as cabeas. Desde ento Iemanj recebe oferendas e homenageada quando se faz o bori e demais ritos cabea.

Olodumare-Olofim vivia s no Infinito, cercado apenas de fogo, chamas e vapores, onde quase nem podia caminhar. Cansado desse seu universo tenebroso, cansado de no ter com quem falar, cansado de no ter com quem brigar, decidiu pr fim quela situao. Libertou as suas foras e a violncia delas fez jorrar uma tormenta de guas. As guas debateram-se com rochas que nasciam e abriram no cho profundas e grandes cavidades. A gua encheu as fendas ocas, fazendo-se mares e oceanos, em cujas profundezas Olocum foi habitar. Do que sobrou da inundao se fez a terra. Na superfcie do mar, junto terra, ali tomou seu reino Iemanj, com suas algas e estrelas-do-mar, peixes, corais, conchas, madreprolas. Ali nasceu Iemanj em prata e azul, coroada pelo arco-ris Oxumar.

Aj Salug Aj Salug a irm mais nova de Iemanj. Ambas so as filhas prediletas de Olokun. Quando a imensido das guas foi criada, Olokun dividiu os mares com suas filhas e cada uma reinou numa diferente regio do oceano. Aj Salug ganhou o poder sobre as mars. Eram nove as filhas de Olokun e por isso se diz que so nove as Iemanjs. Dizem que Iemanj a mais velha Olokun e que Aj Salug a Olokun caula. Olokun deu s suas filhas os mares e tambm todo o segredo que h neles. Mas nenhuma delas conhece os segredos todos, que so os segredos de Olokun. Aj Salug era, porm,menina muito curiosa e sempre ia bisbilhotar em todos os mares. Quando Olokun saa para o mundo, Aj Salug fazia subir a mar e ia atrs cavalgando sobre as ondas. Ia disfarada sobre as ondas, na forma de espuma borbulhante. To intenso e atrativo era tal brilho que s vezes cegava as pessoas que olhavam. Um dia Olokun disse sua filha caula:

O que ds para os outros tu tambm ters, sers vista pelos outros como te mostrares. Este ser o teu segredo, mas sabe que qualquer segredo sempre perigoso.
Na prxima vez que Aj Salug saiu nas ondas, acompanhando, disfarada, as andanas de Olokun, Seu brilho era ainda bem maior, porque maior era seu orgulho, agora detentora do segredo. Muitos homens e mulheres olhavam admirados o brilho intenso das ondas do mar e cada um com o brilho ficou cego, seu poder cegava os homens e as mulheres. Mas quando Aj Salug tambm perdeu a viso, ela entendeu o sentido do segredo. Iemanj est sempre com ela, quando sai para passear nas ondas. Ela a irm mais nova de Iemanj.

Quando se encontrava no cu perto de Mawu, o caramujo Aje se chamava Aina e erado sexo feminino. Naquela poca, Fa Ayedogun passava por srias dificuldades financeiras e, por ser muito pobre, no era convidado a participar de qualquer festa ou reunio social. Aina, recm nascida, era muito feia. Sua aparncia terrvel fazia com que todos evitassem sua companhia e ningum aceitava t-la em casa. Depois de ser rejeitada em todas as casas, Aina bateu na porta de Fa Ayidogun, que apesar do estado de misria em que se encontrava, acolheu a menina. Uma bela noite, Aina acordou Fa, anunciando que estava prestes a vomitar. O hospedeiro apresentou-lhe uma tigela para que vomitasse, mas ela recusou-se. Uma cabaa foi trazida e tambm recusada e depois, uma jarra foi objeto de nova recusa. F perguntou ento, o que poderia fazer para ajud-la e Aina disse:

L no lugar de onde venho,costuma-se vomitar todos os dias, no quarto.


Conduzida ao quarto, Aina comeou a vomitar todos os tipos de pedras preciosas, brancas, azuis,vermelhas, verdes, etc. Naquele momento, um marabu que passava,penetrou na casa de F e perguntou por Aina. -Ela est no quarto,acometida por uma crise de vmitos. Respondeu F. O estrangeiro foi ver o que se passava e ao deparar com Aina vomitando pedras preciosas, exclamou:

Ha! Ns no conhecamos os poderes de Aina, hoje revelados!


Disposto a serv-la, colocou-lhe o nome de Anabi ou Ainayi, que emYoruba quer dizer: Aina vomita, Aina deu toda riqueza a F Ayidogun.

Arqutipo So imponentes, calmas, sensuais, fecundas e cheias de dignidade e dotados de irresistvel fascnio ,pelo menos a primeira vista, pois geralmente as pessoas tendem a desconfiar das maneiras de atuao dos filhos de Iemanj, por isso so campees de descasamentos, de encontros desmarcados, aps um primeiro encontro. So voluntariosos, fortes, rigorosos, protetores, altivos e, algumas vezes, impetuosos e arrogantes, nesse item ganham o trofu disparado. Tm o sentido da hierarquia, fazem-se respeitar e so justas, mas formais. Pem prova as amizades que lhes so devotadas, custam muito a perdoar uma ofensa e, se a perdoam, no a esquecem jamais. As mulheres de Iemanj preocupam-se com os outros, so maternais e srias. Sem possurem a vaidade de Oxum, gostam do luxo, das coisas vistosas, das jias caras, isso serve para os filhos tambm que gostam de exageros, tendncia vida suntuosa mesmo se as possibilidades do cotidiano no lhes permitem. As filhas de Iemanj so boas donas de casa, educadoras prdigas e generosas, criando at os filhos de outros. No perdoam facilmente, quando ofendidas. So possessivas e muito ciumentas. So pessoas muito voluntariosas e que tomam os problemas dos outros como se fossem seus.

So pessoas fortes, rigorosas e decididas. Gostam de viver em ambientes confortveis com certo luxo e requinte. Esses filhos pem a prova as suas amizades, que tratam com um carinho maternal, mas so incapazes de guardar um segredo, por isso no merecem total confiana. Eles costumam exagerar em suas verdades, para dizer que no mentem e fazem uso de chantagens emocionais e afetivas. So pessoas que do grande importncia aos seus filhos, mantm com eles os conceitos de respeito e hierarquia sempre muito claros. Sempre nas grandes famlias, h um filho de Iemanj, pronto a se envolver com os problemas de todos, pois gosta tanto disso que pode se revelar um excelente psiclogo. Fisicamente, os filhos de Iemanj tendem a obesidade, ou a uma certa desarmonia no corpo. As mulheres, por exemplo, acabam ficando com os seios cados e as ndegas contidas e preferem os cabelos compridos. So extrovertidos e sempre sabem de tudo, mesmo que no saibam. Os filhos de Iemanj so quase sempre sensveis, emotivos, e podem ter dupla personalidade. So metdicos, aceitam com revolta seu destino, sentem fascinao por tudo que seja oculto. Tendncia a mais de um casamento. Sua revolta intensa comparada as ondas do mar. Num constante vai e vem por toda a vida. Propensa a obesidade, cncer de mama, problemas de coluna, doena mental. Seus filhos sentem-se donos da verdade, passam a aparncia de calmos, polidos, meigos, humildes, mas no fundo so muito arrogantes, e voc no sabe o que na realidade esto pensando. O aspecto fsico marcado pelo corpo e a ossadura grande, ancas largas, seios generosos. As mulheres de Iemanj so muito mais me do que esposa, bastante independente em relao aos homens, maridos, amantes, ou pai. Seus sentimentos maternais exprimem-se antes no zelo e no amor com que se dedicam educao de crianas que podem at nem ser delas do que dando a luz inmeros rebentos. No gostam de anarquias, brigas. Dificilmente um filho de Iemanj fala bem de algum. Muitas vezes so mesquinhos,

conformistas, mas no duvide que traia algum para conseguir alguma coisa. Entidade de ligao

Exu Marab Ligado a Iemanj, tem atuao sobre toda a orla martima e reas de pesquisa cientfica. Encarregado de fiscalizar o plano fsico, distribuindo ordens ao seus comandados, nos mais diversos planos de sua jurisdio. Dificilmente baixa em terreiros. Fala e escreve perfeitamente o francs. Quando incorpora, usa o nome de seu companheiro Agalieraps , exu Mangueira. Ork Iyemoja mo pe Iemanj eu te chamo Yy awon eja mo pe Me dos filhos peixes eu te chamo Eniti nso agan di olomo mo pe A pessoa que tornou aquela mulher frtil para ter filhos, eu te chamo Eniti nso talaka di olowo mo pe A pessoa que tornou pobre em rico, eu te chamo Inu re ni Olokun ti jade Dentro de voc, saiu Oloku

Inu re ni ss ti jade Dentro de voc, saiu Oxoss Inu re ni Ode ti jade Dentro de voc, saiu Od Inu re ni Olosa ti jade Dentro de voc, saiu Olos Ko wa gbo igbe ebe mi. Para voc ouvir o meu grito de clamor. Bl Bl ! Iyemoja gbd dhn ire Iemanj , de dentro das gua, responde com o bem. y mi. Minha me, Aseperiola. Que pode ser chamada para trazer prosperidade. Abrn ye lnu A que sorri elegantemente. Iwo l'oko mi Voc minha senhora. Abrn iy ls mjj Louvveis so os passos de seus ps. Olw or mi Dona do meu or. Omi ow k wn nl wa A gua que traz prosperidade no falta em nossa casa. Omi l bureke gua em abundncia. Iyemoja a t f'ara t b k Iyemanj,firme como a montanha, nela podemos nos apoiar. O l'mi nl b egbele Possui casa formada por muitas guas. rs t nfi omi tt wo rn Orix que cura doenas com gua fria.

A wo rn fn olomo m gba j Que cura as doenas sem pedir sangue aos familiares do doente. Iyemoja a tn or eni t k sunwn se Iemanj , que melhora o mau ori. Tb tn or mi se kal o. Melhora mais e mais o meu ori, at o fim da minha vida. Agbe ni igbe're ki Iyemoja Ibikeji odo. o pssaro que leva fortuna boa ao Esprito da Me da Pesca, a Deusa do Mar. Aluko ni igbe're k'losa, ibikeji odo. o pssaro Aluko que leva fortuna boa ao Esprito da Lagoa, o Assistente para a Deusa do Mar. Ogbo odidere i igbe're k'oniwo. o papagaio que leva fortuna boa ao Chefe de Iwo. Omo at'Orun gbe 'gba aje ka'ri w'aiye. crianas que trazem fortuna boa de Cu para Terra. Olugbe-rere ko, Olugbe-rere ko, Olugbe-rere ko, Grande que d coisas boas, Grande que d coisas boas, Grande que d coisas boas. Gbe rere ko ni olu-gbe-rere Me d Coisas Boas do Grande que d Coisas Boas Ax prece Oh! Iemanj, sereia do mar. Canto doce, acalanto dos aflitos. Me do mundo, tenha piedade de ns. Benditas so as benes que vem do teu reino. Meu corao e minha alma se abrem para receber as suas bnos. Me que protege, que sustenta, que leva embora toda dor. Me dos Orixs, me que cuida e zela pelos seus filhos

e os filhos de seus filhos. Iemanj, tua luz norteia meus pensamentos e tuas guas lavam minha cabea. ttulos e qualidades Akur : Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas,cujo olhar insustentvel; muito altiva e escuta apenas virando-se de costas ou inclinandose ligeiramente de perfil; perigosa e voluntariosa; mata afogado os maus pescadores que pescam pela prazer e no por necessidade. Usa uma corrente de prata no tornozelo; foi a mulher de Orunmil, apesar de ter usado um dos intrumentos da adivinhao quando ele estava ausente, tanto que dizem que indignado, Orunmil teria expulsado-a momentaneamente, vindo posteriormente a reinar. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro. Come com Nan. Bom ,Asdgba Ou Sobasoba : a mais velha, manca de uma perna devido a uma luta com Bar, rabugenta, e feiticeira, fala de costas, gosta de fiar seu cristal. Comanda as caadas mais profundas do oceano, tem afinidade com Nan. Veste branco. Ataramaba : Nessa forma ela est no colo de seu pai Olokun.

Ataramogba/ Iyku : Vive na espuma da ressaca da mar.

Ayio : Muito velha. Veste sete anguas para se proteger. Vive no mar e descansa nas lagoas. Come com Oxum e Nan.

Bos ou Oloss : Come com Oxum e Nan. Veste verde-claro e suas contas so branco cristal. a Iemanj mais velha da terra de Egbado.

Iyemoyo, Awoy; Yemuo; Y Ori ou Iemowo : uma das mais velha, possui ligao com Oxal, o seu fundamento est no ori, representa a vida, pode curar doenas da cabea. Veste branco e cristal. Iya Iy Mass Masemale ou Iamasse :Iemanj unida a Ornhai. Deu incio a sagrada dinastia dos primeiros reis de Oi. Trabalhadora, briguenta, violenta, feiticeira, baila com uma cobra enrolada no brao. representanda como uma sereia de longos cabelos pretos. Rege a maternidade, e a me dos peixes que representam fecundidade. Seu dia sbado. Nas grandes "obrigaes", so oferecidos cabra branca, pata ou galnha branca. Gosta muito de flores e costume oferecer-lhe sete rosas brancas abertas, que so jogadas ao mar para agradecimento. Sua cor a branca com azul. Usa um ad com franjas de missangas que esconde o rosto. Leva na mo um leque ritual de metal prateado de forma circular, com uma sereia recortada no centro. a me de Xang e quem cuidou de Oxumar. Esposa de Oranian e muito festejada durante as festas consagradas a seu filho Xang. As suas contas so branco leitosas, rajadas de vermelho e azul. Konl : Filha de Olkun, vodun (Deus), em Benin, ou conhecida como uma Deusa, em If, do mar. Konl veste-se de verde gua e suas contas so verdes cristais claros, gosta de muitos peixes de gua salgada, camaro e uma bacia bem cheia de pras e ovos de pata. Maleleo ou Maiyelewo : Esta Iemanj vive no meio do oceano no lugar onde se encontram as sete correntes ocenicas.

Odo : Tem aproximao com Oxum, e vive na gua doce sendo muito feminina e vaidosa. Ogunt : Considerada guerreira, dona da espada, esposa de Ogum ferreiro,Alagbed ,e me de Ogum Akor e Od. O seu nome significa aquela que contm Ogum. Vive perto das praias, no

encontro das guas com as pedras. Traz na cintura um faco e todas as ferramentas de Ogum. Veste branco; azul marinho, cristal, ou verde e branco. Oyo : Benfica, muito feminina, saudada na cerimnia do Pad, veste de branco, rosa e azul claro.

Saba : Fiadeira de algodo, foi esposa de Orunmil.

Susure : Ligada gestao. Voluntariosa e respeitvel, mensageira de Olokun, o deus do mar. Vive nas guas sujas do mar e muito esquecida e lenta. Come com Obaluai e Ogum. Alm do prprio assentamento, tem que se assentar Oxum e Obaluai. Veste branco, verde gua e suas contas branco cristal. Yina ou Malel : Aquela que os filhos sempre sero peixes. Tambm conhecida como Marab, mora nas guas mais profundas. a sereia, ligada reproduo dos peixes, vem sempre a beira do mar apanhar as suas oferendas, est ligada a Oxal e Bar.

Curiosidades Frase De Impacto:

y m ns ow pl-pl nnu omi


Minha me esta erguendo as mos,suavemente dentro das guas. ANIMAIS :Patas, galinha branca , cabra e ovelha branca.

BALANA : Composta de 32,16 ou 08 pessoas,homens e mulheres.

BEBIDAS : gua de coco, mel, gua salgada ou potvel, champanha ,vinho branco e suco de suas prprias ervas e frutos.

COMIDAS : So tambm brancas como eb de milho branco com mel, arroz e angu. Canjica branca, peixe fritos,assados, arroz, arroz-doce com mel, aca, pudim, manjar.

CONTAS : Vidro transparente.

CORES : Branco, rosa-claro , azul-claro tradicional alm da cor prata.

DIA :Sbado ,algumas qualidades na sexta-feira.

DOENAS : Barriga e seios,obesidade,cncer de mama.

DOMNIO : Maternidade adulta e a pesca, atividades econmicas desenvolvidas no mar em geral.

ELEMENTO : Agua salgada.

ERVAS PARA BANHO E DEFUMAO: Jasmim, araticum-da-praia, folhada-costa, graviola, capeba, me-boa, musgo marinho encontrado nas pedras marinhas, alcaparra.

FERRAMENTAS : ncora e o leme.Todos adornos femininos em prata, peixe, leque, caramujos, barco, conchas, lua, moedas e bzios .

FLORES: Rosas e palmas brancas.

FRUTAS: Mamo, graviola, uvas brancas, melancia ,Coco ,Uva dedo de dama .

LOCAL PREFERIDO : gua salgada.

METAL : Prata e platina.

NMEROS : 8 e 16.

PARTES DO CORPO : Cabea , crebro .

SAUDAO : Odoi!!! ou Od-f-iab ou Odofiab!!!!

SMBOLO : Abeb, leque de metal prateado com a figura de um peixe.

You might also like