You are on page 1of 16

Corporeidade: o legado de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty

Jocimar Daolio*, Ana Carolina Capellini Rigoni**, Odilon Jos Roble***

Resumo
O objetivo deste artigo realizar um dilogo entre as contribuies de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty, no que diz respeito s reflexes elaboradas por ambos sobre o corpo e a corporeidade. Embora a base terica do primeiro seja a antropologia e a do segundo, a fenomenologia, ambos se preocuparam em superar a famosa dicotomia inaugurada por Descartes entre pensamento e matria. O texto busca, alm de apontar as aproximaes tericas dos dois autores, mostrar a possibilidade de dilogo entre suas concepes. Procuramos demonstrar que o dilogo entre os autores possvel no s por suas diferenas, mas tambm por suas semelhanas. Para isso, trazemos algumas contribuies de estudiosos e pesquisadores que, baseados nos autores trabalhados ou em ideias semelhantes, objetivam ampliar a discusso sobre corpo e corporeidade na sociedade contempornea. *** Professor da Faculdade de Educao Fsica da Unicamp, Campinas, SP, Brasil. roble@fef.unicamp.br * Professor da Faculdade de Educao Fsica da Unicamp, Campinas, SP, Brasil. jocimar@fef.unicamp.br ** Doutoranda da Faculdade de Educao Fsica da Unicamp, Campinas, SP, Brasil. anacarolinarigoni@ yahoo.com.br

Palavras-chave
corporeidade; Marcel Mauss; Merleau-Ponty.

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

179

PROPOSICOES 20 NOV.indd 179

11/28/12 12:47 PM

Corporeity: the legacy of Marcel Mauss and Maurice Merleau-Ponty

Abstract
The purpose of this article is to make a dialogue between Marcel Mauss and Maurice Merleau-Pontys contributions in respect to the reflections produced by both of them about body and corporeity. Although the theoretical basis for the first one is anthropology and for the second, phenomenology, both of them were concerned about overcoming the famous dichotomy inaugurated by Descartes between thinking and matter. The text seeks, while pointing out the theoretical approaches from both authors, to show the possibility of dialogue between their views. Our intention was to show that the dialogue between the authors is possible not only by their differences, but also by their similarities. To do so, we bring some contributions from scholars and researchers who, based on the studied authors or on similar ideas, seek to amplify the discussion about body and corporeity in contemporary society.

Key words
corporeity; Marcel Mauss; Merleau-Ponty.

180

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

PROPOSICOES 20 NOV.indd 180

11/28/12 12:47 PM

Introduo
O objetivo deste trabalho traar um paralelo entre as contribuies de Marcel Mauss e Maurice Merleau-Ponty, no que diz respeito s reflexes elaboradas por ambos sobre o corpo e a corporeidade. O primeiro, socilogo/antroplogo francs, considerado um dos pais da Antropologia Social contempornea; e o segundo, tambm francs, filsofo, considerado um dos maiores representantes da fenomenologia. Os dois estudiosos se preocuparam em superar a famosa dicotomia inaugurada por Descartes entre pensamento e matria. Ambos se empenharam em discutir e praticar uma cincia que avanasse do tradicional modelo utilizado pelas cincias naturais para outro que fosse capaz de contribuir para a criao das cincias do homem. Marcel Mauss (1872-1950), sobrinho de Durkheim, com quem trabalhou at a morte deste, em 1917, partilhava as ideias do tio, para o qual a criao de uma cincia social dependia de olhar para os fatos sociais como coisas, a fim de serem comparados com outros fenmenos prprios da vida em sociedade. Tanto para Durkheim como para Mauss era necessria a sistematizao de uma abordagem que desse conta da anlise do homem no como resultado de estados individuais de conscincia, nem como fruto de observao da sociedade como um conjunto de hbitos exticos. Foi nesse sentido que Mauss organizou suas reflexes a respeito do ser humano, e foi nesta direo que ele elaborou noes como a de Fato Social Total, Homem Total, Ddiva, Tcnicas do Corpo e outras ainda. Pensando com base num referencial sociolgico, o autor se baseou principalmente em noes como as de tradio e de hbitos para explicar os modos como os indivduos fazem usos de seus corpos1. Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) criticou o chamado pensamento de sobrevoo, fundado por Descartes como consequncia da ciso conscincia-mundo. Para Merleau-Ponty, esta ciso originou tanto o subjetivismo filosfico como o objetivismo cientfico. No primeiro caso, converteu o mundo numa representao dele prprio, valorizando a atitude consciente e distanciada do observador em relao aos objetos. No segundo caso, reduziu o objeto s suas propriedades especficas, como se, para sua compreenso, fossem necessrias unicamente a descrio e a observao de suas caractersticas, conforme tentado pelas cincias naturais (Chaui, 1980). Merleau-Ponty foi reconhecido como fenomenlogo, principalmente por suas teorias a respeito da percepo do homem. O autor

1.

Termo utilizado pelo autor em seu texto As tcnicas do corpo, ao afirmar que o corpo o primeiro e mais importante instrumento do homem. Para alm de uma viso utilitarista, qual o termo possa remeter, Mauss tinha a inteno de demonstrar como nossas tcnicas corporais so tradicionais e nossos gestos nada tm de naturais, mas so produzidos por normas coletivas.

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

181

PROPOSICOES 20 NOV.indd 181

11/28/12 12:47 PM

direciona seus estudos baseado na ideia de que o corpo a condio primeira do ser humano, e, portanto, por meio dele que tomamos conscincia do nosso modo de estar no mundo. Comentando sobre a viso da escola francesa em relao ao acesso ao outro, Merleau-Ponty afirma:
[...] a escola francesa falhava no acesso ao outro que, no obstante, a prpria definio da sociologia. Como compreender o outro sem sacrific-lo nossa lgica e sem sacrific-la a ele? Assimilando muito depressa o real a nossas idias ou, ento, declarando-o impermevel, a sociologia falava como se pudesse sobrevoar seu objeto e o socilogo era um observador absoluto. Faltava uma penetrao paciente no objeto e a comunicao com ele (Merleau-Ponty, 1980, p.194).

Para o autor, no h um observador absoluto, nem na sociologia de Durkheim, nem na psicanlise de Freud ambas, em boa parte, desenvolvidas nas primeiras dcadas do sculo XX. Da mesma forma, no h um objeto absoluto. Merleau-Ponty pondera sobre isso por meio do exemplo de uma casa.
[...] a casa ela mesma no a casa vista de nenhum lugar, mas a casa vista de todas as partes. O objeto acabado translcido, penetrado de todos os lados por uma infinidade atual de olhares que se recortam em sua profundidade e no deixam nada escondido a (Merleau-Ponty, 1971, p.82).

Em outros termos, o que o autor est afirmando que o objeto no existe por si s, mas depende da forma como visto e apreendido pelas pessoas. A casa no definida pela soma de suas caractersticas objetivas, mas pela quantidade de olhares sobre ela. Esse movimento de crtica ao pensamento de sobrevoo da cincia, de certa forma, tambm encontrado na obra de Mauss. Embora concordando com Durkheim que o fato social deveria ser visto como coisa e que era irredutvel explicao em nvel psicolgico, Mauss acreditava que o fato social s poderia ser completamente compreendido, se observado em sua incorporao numa experincia individual. Em outras palavras, os costumes de um povo estariam encarnados em cada indivduo

182

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

PROPOSICOES 20 NOV.indd 182

11/28/12 12:47 PM

membro desse povo, e s atravs de sua unidade, tal como incorporada na experincia individual, que poderiam ser compreendidos. Nesse sentido, embora abordando a teoria dos autores de modo geral, atentaremos para suas produes, principalmente no que diz respeito forma como eles pensavam o corpo. Acreditamos que, apesar dos distanciamentos que podem ser claramente percebidos entre os dois tericos, possvel aproxim-los e, por vezes, coloc-los em dilogo, numa tentativa no s de compreender o legado por eles deixado como de ampliar a viso de corpo e corporeidade presente nos estudos atuais.

Marcel Mauss
Em sua obra de maior vulto, O ensaio sobre a ddiva, Mauss desenvolveu o conceito de Fato Social Total (FST). Esta noo implica a compreenso de que, em qualquer realizao do ser humano, podem ser encontradas as dimenses sociolgica, psicolgica e fisiolgica. Esta trplice abordagem s possvel de ser alcanada porque tais dimenses constituem uma unidade, quando encarnadas na experincia de qualquer indivduo membro de determinada sociedade (Lvi-Strauss, 1974). Foi com base nos mesmos princpios utilizados para elaborar a noo de FST que Mauss, mais tarde, em As tcnicas do corpo, se referiu noo de Homem Total (HT). O autor dedica esse ensaio especificamente ao tema corpo e aos modos como os homens, sociedade por sociedade, servem-se de seus corpos. Levando-se em conta a poca de sua produo, dado extremamente relevante neste caso, em que qualquer superao a respeito do tema se deparava com inmeras limitaes tericas e, inclusive, de linguagem, a elaborao de Mauss sobre os usos do corpo sugere implicaes atuais. Optamos por compreender a noo de usos do corpo, sem nos tornarmos refns da viso utilitarista a que o termo possa remeter. No pretendemos negar o possvel vcuo terico presente numa concepo que, justamente pelos limites j citados, apresenta resqucios da concepo dualista, a qual separa o ser do ter um corpo. Lembremos que a inteno de Mauss era justamente superar tais entendimentos sobre o ser humano e sobre o corpo. preciso lembrar, ainda, dos limites encontrados nas teorias atuais sobre o tema, as quais, mesmo aps quase cem anos dos escritos de Mauss, apresentam resqucios de tal dualismo e parecem no encontrar a melhor maneira de super-lo. a partir de outra noo presente no texto das tcnicas corporais que percebemos um dos principais legados de Mauss: a noo de imitao prestigiosa. Mauss

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

183

PROPOSICOES 20 NOV.indd 183

11/28/12 12:47 PM

discorre sobre o imitar e o aprender gestos de pessoas que, de certa forma, obtiveram sucesso. Ao pensar no cotidiano das sociedades contemporneas, podemos enumerar uma srie de categorias que podem servir no s como parmetros de sucesso (no sentido maussiano), mas como modelos a serem alcanados por pessoas que desejam se enquadrar em determinados padres, como, por exemplo, ser magro, ser bonito, ser famoso, ser puro, ser habilidoso, ser forte, etc. Ainda pensando em usos do corpo, h que levar em conta a proximidade do termo com aquilo que Pierre Bourdieu pensa sobre o habitus2. Inspirado, a princpio, no que Mauss afirma sobre o hbito, Bourdieu amplia o conceito e torna-o conhecido. importante lembrar que, ao elaborar aquilo que entendemos por habitus em sua teoria, Bourdieu aproxima suas reflexes noo de incorporao. Para o autor, ns aprendemos pelo corpo, no qual a ordem social se inscreve por meio de confrontos permanentes. Nesse sentido, pensar em incorporao entender que ela se d por obra da razo prtica (coletiva e individual). Segundo Wacquant (2002, p.118), fortemente influenciado pela teoria de Bourdieu, interiorizamos uma srie de disposies inseparavelmente mentais e fsicas ao longo do tempo. Para ele, a socializao adequada a algo ou a algum grupo depende da habituao dos gestos e dos comportamentos. Wacquant afirma que o habitus emerge da ordem de uma razo prtica, que, incrustada no fundo do corpo, escapa lgica da escolha individual. Sendo assim, o sentido prtico orienta escolhas que no deixam de ser sistemticas s por no serem deliberadas. Influenciando a produo de inmeros autores, a proposta de Mauss de pensar num ser humano de forma totalizante expressiva. Tentando relacionar as esferas biolgica, psicolgica e social, no que diz respeito ao que ele chamou de usos do corpo, o autor defende a ideia de que
interessante lembrar, como exemplo, quando Bourdieu cita o caso do criado do caf, de Sartre (ver Bourdieu, 2009, p.88), para afirmar que as tradies so encarnadas nos corpos e nas vestes habitadas por um certo habitus. Bourdieu alerta para o fato de que a histria inscrita no corpo do criado demonstra um habitus, uma tradio. No entanto, isso no significa que ele tenha aprendido a ser criado de caf imitando outros criados de caf, como se fossem modelos constitudos. Ele se identifica com a funo de criado de caf, como a criana se identifica com o seu pai (social) e adota, sem sequer precisar fingir, uma maneira parecida de se portar e que parece constituir o ser social do adulto perfeito.

2.

toda tcnica corporal tradicional. Tentando relativizar a nfase biolgica que sempre recaiu sobre o corpo, o autor considera-o como uma construo cultural prpria de cada sociedade, j que seres humanos diferentes utilizam seu corpo de formas diferenciadas (Mauss, 1974). Para ele, o corpo humano , ao mesmo tempo, matria-prima e ferramenta da cultura, o que o leva a afirmar que no possvel encon-

184

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

PROPOSICOES 20 NOV.indd 184

11/28/12 12:47 PM

trar um modo natural no adulto. Para Mauss, os gestos mais naturais so fabricados por normas coletivas. H uma construo social do corpo e do gesto, mas que se impe de modo diferenciado a cada indivduo, de acordo com suas condies de estar no mundo. Nesse sentido, deparamo-nos com uma das maiores questes presentes no debate contemporneo sobre o tema, ou seja, o modo como alguns pesquisadores vm operando com vises deterministas sobre o corpo. A ideia de Mauss a respeito do corpo como matria-prima e produtor da cultura pode gerar um tipo de entendimento no qual o corpo determinado social ou culturalmente. De fato, estamos habituados a tecer crticas justamente viso oposta, ou seja, aquela que opera partindo da ideia de um determinismo biolgico e ignora ou nega as implicaes da vida social na educao e na construo dos corpos. Com relao a essas vises deterministas, Pierre Bourdieu (2003, p.32) fala sobre a evidncia da individuao biolgica que nos impede de ver que a sociedade existe sob formas inseparveis. Para o autor, h
[...] de um lado as instituies que podem revestir a forma de coisas fsicas, monumentos, livros, instrumentos etc.; do outro, as disposies adquiridas, as maneiras duradouras de ser ou de fazer que encarnam em corpos (e a que eu chamo de habitus). O corpo socializado (aquilo a que se chama o indivduo ou a pessoa) no se ope sociedade: uma de suas formas de existncia.

No que a teoria de Mauss se apresente de forma determinista, mas nesse sentido que entendemos que Merleau-Ponty incrementa o debate. Um possvel dilogo no qual acrescentssemos as contribuies deste autor minimizaria reflexes deterministas e ampliaria a viso e o modo como pensamos o corpo nas pesquisas atuais.

Maurice Merleau-Ponty
Em sua obra Signes, de 1960, Merleau-Ponty publicou o captulo intitulado De Mauss a Claude Lvi-Strauss, em defesa da ocupao da cadeira de Antropologia Social por Lvi-Strauss, no Collge de France. Trata-se do reconhecimento do autor importncia que a Antropologia teve, ao esclarecer o papel do observador em sua relao com o seu objeto pesquisado, que tambm sujeito. Segundo Merleau-Ponty,

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

185

PROPOSICOES 20 NOV.indd 185

11/28/12 12:47 PM

aps essa contribuio, no h mais que escolher entre o indivduo e o coletivo. H aqui a considerao da intersubjetividade, j que o objeto pesquisado no um animal ou uma coisa inanimada, mas um ser humano, diferente em alguns aspectos, mas to humano quanto o pesquisador. Para o autor, o que interessa da Antropologia ao filsofo precisamente o tomar o homem como , em sua situao afetiva de vida e conhecimento (Merleau-Ponty, 1980, p.205). Nesse caso, interessante perceber que, mesmo sendo fenomenlogo e reconhecido por sua teoria da percepo, na qual o corpo pleno de subjetividade, Merleau-Ponty reconhece a intersubjetividade marcada numa condio corprea que se d entre aes individuais e coletivas. A influncia de Mauss e Lvi-Strauss na fenomenologia de Merleau-Ponty torna-se imprescindvel, justamente por promover a dissoluo de uma ideia de sentido que apenas interna. Na medida em que Merleau-Ponty busca romper com a oposio entre natureza e cultura, ele elabora uma noo de corporeidade que considera, a princpio, o corpo (carne) como modo de apreenso sensvel do significado, o qual no possvel de ser reduzido ordem da natureza humana. Se, para ele, as percepes e as apreenses do mundo esto fundamentadas num corpo biolgico, concomitantemente elas so definidas pela sociedade e pela cultura especfica de cada grupo. Considerando a estrutura psicolgica, Merleau-Ponty aponta, em Fenomenologia da percepo, que o corpo o local da experincia com o outro e com o mundo. O corpo possibilita e inaugura a existncia e a presena do ser no mundo. Em O visvel e o invisvel, o autor trata o corpo como uma realidade ontolgica, enfatizando a experincia subjetiva encarnada que, passando pela conscincia do ser permite a compreenso das inmeras significaes que organizam o esquema corporal (Merleau-Ponty, 1992). Se, para Mauss, tcnica e tradio so termos mais significativos, para Merleau-Ponty, a noo de carne se sobrepe:
A carne no matria, no esprito, no substncia. Seria preciso, para design-la, o velho termo elemento, no sentido em que era empregado para falar-se da gua, do ar, da terra e do fogo, isto , no sentido de uma coisa geral, meio caminho entre o indivduo espcio-temporal e a idia, espcie de princpio encarnado que importa um estilo de ser em todos os lugares onde se encontra uma parcela sua (Merleau-Ponty, 1992, p.135).

186

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

PROPOSICOES 20 NOV.indd 186

11/28/12 12:47 PM

nesse sentido que Furlan e Bocchi (2003) analisam o carter corpreo da significao. Os sentidos localizados na carne apontam para o gesto. Os autores apropriam-se da teoria de Merleau-Ponty, ao pensarem o gesto como movimento expressivo originrio da linguagem. Afinal, para o autor, o gesto produz a comunicao na medida em que articula fala, corpo, percepo e expresso.
Merleau-Ponty diz que eu s consigo compreender a intencionalidade do outro e sua atitude para comigo porque atravs do meu corpo posso torn-la minha. Assim, encontramos em seu pensamento um lugar especial para o corpo, a ele atribuda uma potncia expressiva que lhe imanente: o corpo intencionalidade que se exprime, e que secreta a prpria significao (Furlan; Bocchi, 2003, p.449).

Nesse caso, o corpo tanto expresso de uma conduta como criador de sentido, uma vez que, antes da expresso, h apenas uma ausncia. O que preenche as lacunas dessa ausncia o gesto. A presena do outro se faz pela carne. Merleau-Ponty afirma que
um outro esse corpo animado de todos os tipos de intenes, sujeito de aes ou afirmaes das quais me lembro e que contribuem para o esboo de sua figura moral para mim. [...] e a aparncia total desse corpo parece-nos conter todo um conjunto de possibilidades das quais o corpo a presena propriamente dita (Merleau-Ponty, 2004, p.43).

O corpo, para o autor, no s expressa a presena do outro como nos torna conscientes da nossa presena. Pois, para Merleau-Ponty, s sentimos que existimos depois de termos entrado em contato com outros. Para ele, nossa conscincia de ns mesmos se d no retorno, aps termos frequentado o outro. A fenomenologia, em sentido amplo, e as contribuies de Merleau-Ponty, em particular, abriram diversas perspectivas de anlise no pensamento posterior e ainda so substratos metodolgicos e conceituais, como no caso da filosofia francesa contempornea. Maffesoli (1998, p.116-117) supe a descrio como uma herana fenomenolgica que subsidia a elaborao de uma razo sensvel, quer por colocar em uma mesma organicidade sujeito e mundo, quer por ter sido certo idealismo cls-

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

187

PROPOSICOES 20 NOV.indd 187

11/28/12 12:47 PM

sico substitudo, desde Husserl, por uma promoo da idia de horizonte, na qual a perspectiva causal superada pela anlise descritiva do ser no mundo. Em sentido prximo, Onfray (2006, p.68) advoga por uma razo corporal, mtodo apresentado por ele como alternativo, ao saber que desce dos cus, pois encontrado nas paixes, na sade e na doena, na fora e na fraqueza da carne. Para Lipovetsky (2004), os tempos atuais exigem compreenso dos prprios movimentos do homem na cultura, extremamente efmeros, no dependentes exclusivamente nem das tradies, nem da moral, mas de fenmenos muito mais cambiantes, como a moda, instituindo uma lgica s compreensvel no prprio devir social. Por diversos caminhos, o mtodo fenomenolgico se faz presente na anlise contempornea e, como o corpo e a percepo parecem assumir papis de destaque em muitas delas, a obra de Merleau-Ponty reafirma sua atualidade.

Aproximaes e dilogos possveis


Podemos constatar que tanto Merleau-Ponty quanto Mauss, por caminhos diversos, encontraram na facticidade do ser humano a soluo para o impasse em que a cincia se colocou a partir do dualismo cartesiano. Porque o ser humano, em sua constante ao no mundo, mais do que um ser dotado de individualidade psquica e mais do que um organismo puramente biolgico. Enquanto Mauss trata do fato social total como composto sincronicamente das dimenses psicolgica, fisiolgica e sociolgica e sintetizado na experincia individual do ser humano, Merleau-Ponty trata de um sujeito encarnado, de um ser no mundo, de um mundo vivido e no apenas pensado. Entendemos melhor agora por que os dois autores dedicam parte de sua obra ao tema corpo. Ora, para Merleau-Ponty o corpo justamente o que encarna o sujeito no mundo, que mediatiza a relao do sujeito com ele. O autor insiste que [...] o corpo o veculo do ser no mundo (Merleau-Ponty, 1971, p.94). Mauss aborda o corpo como dotado, alm do componente biolgico patrimnio universal do ser humano , do aspecto psicolgico e do aspecto sociolgico. Um gesto humano implica disposies fisiolgicas, mas tambm composto pela individualidade psicolgica, que diferencia o realizador do gesto de outra pessoa, e est relacionado a uma sociedade que d determinada significao a esse movimento. H de se perguntar se Merleau-Ponty deixou de lado o nvel sociolgico destacado no corpo por Mauss. Apesar de, muitas vezes, ser criticado por isso, Merleau-Ponty

188

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

PROPOSICOES 20 NOV.indd 188

11/28/12 12:47 PM

no esquece o aspecto social inerente ao corpo. Quando afirma que a aquisio de um hbito [...] a apreenso motora de uma significao motora (Merleau-Ponty, 1971, p.154), ele est considerando que o ser humano, por meio de seu corpo, aprende determinados movimentos que so significativos num contexto social especfico. O autor afirma que o corpo compreendeu e o hbito foi adquirido quando se deixou penetrar por uma nova significao, quando assimilou um novo centro significativo (Merleau-Ponty, 1971, p.158). Merleau-Ponty compara o corpo a uma obra de arte, justamente por se constituir num n de significaes vivas. Mauss, provavelmente, partilharia dessa comparao. O que parece diferenciar Merleau-Ponty de Mauss no a definio de corpo, mas a forma de analisar o ser humano no mundo. Em Merleau-Ponty, h um movimento que parte do sujeito encarnado, dotado de um corpo prprio, em direo vinculao social. J em Mauss, o movimento parece ser contrrio, parte da construo social especfica de um corpo, em direo a uma sntese individual. Em Merleau-Ponty, o sujeito encarnado passvel de significao. Em Mauss, a sociedade est encarnada na experincia individual. claro que essa distino do percurso investigativo, meramente formal, solucionada como abordagem orgnica tanto por um como por outro autor. Em Merleau-Ponty, por exemplo, o papel das essncias fundamental. Mas, diferentemente de uma razo abstrata, como a presente na tradio filosfica, a essncia encarnada no real, tal como lemos em Reale e Antiseri (2003, p. 615, grifos dos autores):
A fenomenologia [para Merleau-Ponty] o estudo das essncias: por exemplo, a essncia da percepo e a essncia da conscincia, mas a fenomenologia tambm uma filosofia que repe as essncias na existncia e pensa que no se pode compreender o mundo e o homem seno com base na sua faticidade.

Merleau-Ponty parece estar mais interessado no movimento que ocorre a partir de uma experincia fenomenolgica. J Mauss parece ter atentado mais para o que foi objetificado a partir da experincia. Portanto, pensar nas diferenas bsicas que marcam estes autores parece-nos que significa tambm compreender que a noo de subjetividade provm de pontos de vista distintos em cada um deles. Enquanto Mauss entende o ser humano pelo vis da coletividade no nega a individualidade, mas a assume como algo fundamental para pensar o ser humano , Merleau-

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

189

PROPOSICOES 20 NOV.indd 189

11/28/12 12:47 PM

-Ponty tem como tema de fundo de sua filosofia a relao conscincia-mundo (Reale; Antiseri, 2003). No nega a relao entre indivduo e coletividade: ao contrrio, considera o movimento de significao como algo construdo pela coletividade, possibilitado pela vida social. Um dilogo entre os autores ampliaria a viso sobre corpo e corporeidade, no somente entendendo que as diferenas tericas de ambos podem ser superadas, uma vez que os autores tambm dialogam pelas semelhanas. Tanto para Mauss como para Merleau-Ponty, o corpo, dotado de significados socialmente partilhados, a expresso de uma dada sociedade. justamente nesse dilogo que percebemos a possibilidade de ampliao daquilo que pensamos sobre o corpo e sobre o ser humano. Ao possibilitar que a discusso sobre corpo seja ampliada de um referencial unicamente biolgico para uma perspectiva mais relacional, que considera o ser humano como um ser no mundo e para o mundo, as diferenas entre os autores aparecem minimizadas. Baseados em pressupostos que se originam no tipo de teoria desenvolvida por Mauss e Merleau-Ponty, mesmo tendo o caminho desviado em algum momento, inmeros autores utilizam esse tipo de dilogo para problematizar questes e pesquisas mais recentes. Almeida (2004) reporta que, na dcada de 1970, Mary Douglas desenvolveu os argumentos de Mauss para falar sobre os smbolos naturais e considera que o durkheimianismo de Douglas desemboca na elaborao de uma antropologia do corpo baseada em anlises dos usos metafricos dos smbolos na reproduo da ordem social, o que resulta num tipo de anlise que acaba por definir sistemas de classificao. Almeida ainda aponta que Michel Jackson (1989), contrariando a ideia de cultura como algo superorgnico, afirma que a subjetividade est localizada no corpo. Com base nas concepes fenomenolgicas, ele contraria a posio simbolista e diz que o corpo no se limita a refletir a sociedade (Almeida, 2004). No sentido oposto ao de Durkheim e Douglas, o que Jackson est propondo que possamos compreender que aquilo que permite a vida em comum entre os seres humanos se d num envolvimento que , ao mesmo tempo, prtico e sensual. Nesse sentido, Jackson contraria a ideia de corpo como mero local de inscrio. Isso demonstra, de certa forma, uma ampliao e superao de vises deterministas sobre o ser humano e sobre o corpo. De modo geral, podemos dizer que o que Jackson realiza um dilogo entre concepes fenomenolgicas e socioantropolgicas.

190

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

PROPOSICOES 20 NOV.indd 190

11/28/12 12:47 PM

Na perspectiva estrutural de Douglas, h o reconhecimento de que o corpo no determinado de forma absoluta pelo social. Mas, ao que parece, as teorias sobre corpo no tm estabelecido, de maneira suficiente, o dilogo entre os domnios do biolgico e do social. Como se num cabo de guerra estivesse, de um lado, o determinismo biolgico e, do outro, o determinismo social. O fato que, para utilizar esta metfora, preciso entender que, em algum momento, a corda vai pender para um dos lados e, nessa briga de foras, continuaremos a operar com conceitos limitados por um vazio terico. Outra tentativa de superar esse vazio foi a do antroplogo Thomas Csordas, reconhecido por sua antropologia da corporeidade. No prefcio de seu livro Corpo, significado e cura, Steill (2008), que o principal propagador da obra de Csordas no Brasil, comenta que a perspectiva de Csordas ir alm do significado. O que este pretende compreender a experincia do que significa ser humano, enquanto um corpo no mundo. O autor defende que a abordagem da corporeidade est para alm da representao e do discurso, sem, no entanto, incluir essas dimenses. Combinando de forma produtiva os trabalhos de Merleau-Ponty sobre corpo e percepo e os trabalhos de Bourdieu sobre o habitus, Csordas visa a colapsar as dicotomias corpo-mente, sujeito-objeto e outras. Embora o autor parta da experincia religiosa, principalmente da compreenso dos fenmenos de cura, para desenvolver seus argumentos, sua teoria pode ser desdobrada para inmeras pesquisas de outro cunho, que no o religioso, incluindo reflexes que visem compreenso de questes relacionadas ao paradigma da corporeidade. Um dos principais argumentos de Csordas que dimenses subjetivas presentes no movimento, ou seja, na experincia corprea, escapam ao discurso; portanto, no podem reduzir-se a ele. Interessante notar que, ao elaborar seu paradigma da corporeidade, ele traz para o texto noes fundamentais do pensamento fenomenolgico e aponta como ele pode dialogar com a teoria sociolgica de Bourdieu. Ao citar Bourdieu, ele no se esquece de fazer referncia a Mauss e ao modo como a noo de habitus diz respeito ao pensamento maussiano.
Paralelamente ao objetivo de Merleau-Ponty de deslocar o estudo da percepo dos objetos para o processo de objetificao, o propsito de Bourdieu ir alm da anlise do fato social como um opus operantum, para a anlise do modus operandi da vida social. Sua estratgia colapsar as dua-

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

191

PROPOSICOES 20 NOV.indd 191

11/28/12 12:47 PM

lidades de corpo-mente e signo-significao no conceito de habitus. Esse conceito foi introduzido por Mauss em seu ensaio seminal sobre as tcnicas do corpo, para referir-se soma total de usos culturalmente padronizados do corpo numa sociedade. Para Mauss, foi um modo de organizar o que de outra maneira seria uma miscelnea de comportamentos culturais padronizados, merecendo apenas um pargrafo de elaborao. Ainda assim, Mauss antecipou como um paradigma da corporeidade pode mediar dualidades fundamentais [...] em sua declarao de que o corpo simultaneamente o objeto original sobre o qual o trabalho da cultura se desenvolve e a ferramenta original com a qual aquele trabalho se realiza. , de uma vez, um objeto da tcnica, um meio tcnico e a origem subjetiva da tcnica (Csordas, 2008, p.109).

Partindo originalmente da noo de hbito de Mauss, o que Bourdieu fez foi inaugurar a ideia de um corpo socialmente informado, com seus gostos e desgostos, ou, em uma palavra, com seus sentidos, o que veio a ser, posteriormente, utilizado com frequncia por inmeros pesquisadores (como o caso de Csordas), que, de forma semelhante, buscam romper com as dicotomias e os dualismos nos estudos sobre corpo. Poderamos, ainda, citar outros exemplos de como o dilogo entre tais concepes pode ser produtivo na busca da compreenso sobre o que o corpo e o ser humano. O fato que, para a ampliao de um debate a respeito da corporeidade, parece evidente considerarmos o salto possibilitado por autores como Mauss e Merleau-Ponty e, mais do que evidente, parece necessria uma tentativa de operar com um tipo de pensamento que coloque em dilogo teorias do mesmo gnero, as quais deixem de negar determinadas esferas humanas em detrimento de outras. Afinal, se o corpo condio primeira da relao do homem com o mundo e se experincias corpreas escapam ao discurso, demonstrando dimenses subjetivas do que significa ser humano, por outro lado, nosso contato conosco sempre se faz por meio de uma cultura, pelo menos por meio de uma linguagem que recebemos de fora e que nos orienta para o conhecimento de ns mesmos (Merleau-Ponty, 2004, p.49). Sendo assim, considerar as dimenses individuais, sem negar as coletivas, e vice-versa, compreender, como afirma Merleau-Ponty (2004), p.50), que no h vida em grupo que nos livre do peso de ns mesmos, que nos dispense de ter uma opinio; e no existe vida interior que no seja como uma primeira experincia de nossas relaes com o outro.

192

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

PROPOSICOES 20 NOV.indd 192

11/28/12 12:47 PM

Referncias bibliogrficas
ALMEIDA, M. V. O corpo na teoria antropolgica. Revista de comunicao e linguagem, Lisboa, n. 33, p. 49-66, 2004. BOURDIEU, P. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 2009. BOURDIEU, P. Questes de Sociologia. Lisboa: Fim de Sculo, 2003. CHAUI, M. Prefcio. In: MERLEAU-PONTY, M. Os pensadores: textos selecionados. So Paulo: Abril Cultural, 1980. CSORDAS, T. Corpo, significado, cura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. FURLAN, R.; BOCCHI, J. C. O corpo como expresso e linguagem em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia, Natal, n. 8, p. 445-450, 2003. LVI-STRAUSS, C. Introduo obra de Marcel Mauss. In: MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. So Paulo: EDU/EDUSP, 1974. v. 2. LIPOVETSKY, G. Os tempos hipermodernos. 3. ed. So Paulo: Barcarolla, 2004. MAFFESOLI, M. Elogio da razo. 2. ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. MAUSS, M. Sociologia e Antropologia. So Paulo: EDU/EDUSP, 1974. v. 2. MERLEAU-PONTY, M. Conversas-1948. So Paulo: Martins Fontes, 2004. MERLEAU-PONTY, M. De Mauss a Claude Lvi-Strauss. In: MERLEAU-PONTY, M. Os pensadores: textos selecionados. So Paulo, Abril Cultural, 1980. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepo. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971. MERLEAU-PONTY, M. O visvel e o invisvel. 3. ed. So Paulo: Perspectiva, 1992. MERLEAU-PONTY, M. Signes. Paris: Gallimard, 1960. ONFRAY, M. La puissance d`exister. Paris: Grasset, 2006. REALE, G.; ANTISERI, D. Histria da filosofia. 6. ed. So Paulo: Paulus, 2003. v.3. STEILL, C. A. Prefcio. In: CSORDAS, T. Corpo, significado, cura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008. WACQUANT, L. Corpo e alma: notas etnogrficas de um aprendiz de boxe. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2002.

Recebido em 21 de setembro de 2011 e aprovado em 18 de abril de 2012.

Pro-Posies | v. 23, n. 3 (69) | P. 179-193 | set./dez. 2012

193

PROPOSICOES 20 NOV.indd 193

11/28/12 12:47 PM

194

PROPOSICOES 20 NOV.indd 194

11/28/12 12:47 PM

You might also like