You are on page 1of 3

Anemia por Perda Sangunea

Aguda sangue, o que pode acontecer nos acidentes, cirurgias, sangramentos gastrintestinais. Uma perda do volume sanguneo de at 10% tolervel, tendo em vista que este valor se iguala ao de uma doao de sangue, no entanto uma perda do volume sanguneo de 11% a 20% causa tonturas, desmaios e hipotenso postural. Diagnstico: O diagnostico principal a queda da presso arterial, tendo tambm, outros sinais e sintomas que poder servi de diagnostica como; hipovolmia e hipoxmia e incluem a astenia, irritabilidade, pele fria e hmida, hipotenso, taquicardia, e diminuio dos valores da hemoglobina. Exame: hemograma, com diminuio do nmero e concentrao de eritrcitos. Crnica sangue, acarretando a falta de oxignio de todos os tecidos e palidez do paciente. No esquecendo que o volume total do sangue continua normal.

- Perda sbita de sangue, ou seja, quando h perda expressiva e acelerada de - Diminuio dos eritrcitos e hemoglobina, ocasionando um descoramento do

Diagnstico: baixa na produo de hemoglobina provoca palidez cutnea e


nas mucosas, cansao, falta de memria, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolncia, falta de ar ou respirao muito curta, palpitao e taquicardia, porque o corao obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento necessrio de oxignio a todas as clulas do corpo. A intensidade dos sintomas aumenta com a atividade fsica. Exame: hemograma, diminuio dos valores da hemoglobina.

Anemia por Diminuio da Produo


Deficincia de Ferro - caracteriza-se por manifestase somente aps o estoque de ferro no organismo esteja muito baixo, seja por absoro deficiente, por inadequao de ferro ingerido (inadequao nutricional), por alteraes orgnicas ou funcionais do trato gratrointestinal (perda crnica de sangue por verminose, doena dispptica alta, poliposes, hemorridas, divertculos, neoplasias, etc.) ou ainda por aumento da necessidade de ferro (gesta .o e prematuridade), sendo classificada como anemia hipocrmica microcticas. Megaloblstica - A anemia megaloblstica caracterizada pelo tamanho anormal e imaturidade das hemcias, alm da diminuio de leuccitos e plaquetas. Sendo ocasionado pela carncia de vitaminas do complexo B, que prejudica o desenvolvimento e a diviso de clulas precursoras, diminuindo a produo de hemcias. Podendo ser causada pela falta de fator intrnseco, dieta pobre em vitaminas do complexo B, m absoro de vitaminas do complexo B (anemia macrocticas normocrmica). A. doena crnica - caracterizada por que aparece no curso de doenas infecciosas ou inflamatrias cnicas. Apresenta distrbios caractersticos do metabolismo do ferro, comumente uma maior incorporao de ferro ao heme e consequente sobrecarga do sistema histiocitico macrofgico (anemia normocromicra normocitica). Mielotsica Se caracteriza pela substituio da medula ssea por processos infiltrativos, como carcinomas metastsicos e doena granulomatosa. Levando liberao precoce de precursores eritroides e granulociticos (leucoeritroblastose), e ao aparecimento de hemcias em forma de lagrima no sangue perifrico. A. Aplstica - Caracteriza-se pela falncia da stem-cell medular, em produzir as clulas do sangue, com consequente anemia, leucopenia e plaquetopenia. Resultando assim a diminuio de todas as clulas produzidas na medula ssea, incluindo hemcias. Tendo como exemplo de causa: tratamento de cncer, exposio a venenos, distrbios autoimunes, infeces virais (anemia normocromicra normocitica).

Diagnstico: O diagnstico feito pela observao das alteraes morfolgicas caractersticas em sangue perifrico: macrocitose, policromasias e que so passos importantes anisocitose nos eritrcitos, para estabelecer o diagnstico. leucopenia com presena de pleiocariocitose nos neutrfilos, plaquetopenia com anisocitose plaquetria. tambm, o cansao, palidez, taquicardia, diarrias, fraqueza. Esses sinais auxiliam muito no diagnstico, que feito atravs de exame de sangue.

Diagnstico: Levantamento da histria, avaliao clnica e dos hbitos alimentares, alm da realizao de exames,

Diagnstico:
O diagnstico feito atravs do exame de sangue (hemograma), em que provavelmente apresentaro hemcias normocrmicas e normocticas, ou seja, de tamanho e colorao normais, hematcrito (percentual de hemcias no volume total de sangue) baixo, contagem normal ou pouco elevada de reticulcitos (hemcias imaturas) e ferro srico (ferro que compe a hemoglobina) diminudo. Outras alteraes podem ocorrem em outros exames bioqumicos, estando relacionadas doena de base.

Diagnstico: Geralmente requer uma bipsia de medula ssea para diferenci-la de outras causas.

Diagnstico: O diagnstico baseia-se no hemograma e no estudo da medula ssea (aspirado e bipsia).

Exame:
Exames laboratoriais (hemograma, sangue oculto nas fezes, por exemplo) e da imagem (ultrassom, endoscopia) para investigar a origem de possveis perdas de sangue.

Exame:

Exame:

Exame:

Exame:
aspirado e

No exame de sangue Nveis de hemoglobina, Exame da medula ssea Hemograma, (hemograma) as clulas contagem de glbulos mostra infiltrao ou bipsia. apresentam-se normocrmicas vermelhos, contagem de puno seca (colorao normal) e reticulcitos, ferritina srica, macrocticas (tamanho soro de ferro, outras anlises aumentado). ao sangue.

Anemia por Aumento da Destruio


Extrnseca ao eritrcito - Caracteriza pela hemlise causada pela agresso (leso tecidual), ao eritrcito (mecanismo extracorpuscular). Estas anemias so sempre adquiridas. Podendo ser: destruio por substncias txicas (Saturnismo, infeces, mordida de serpentes), destruio por parasitas (malria, bartonelose), destruio por trauma mecnico (prteses valvares, coagulao intravascular disseminada CID, alteraes vasculares), destruio por anticorpos (Doena hemoltica do recm-nascido e anemia auto-imune). Intrnseca ao eritrcito

- Caracteriza-se pelo defeito est no eritrcito, na sua membrana ou em seu contedo. Geralmente so anemias hereditrias; o caso das hemoglobinopatias, anomalias de membrana ou enzimopatias. Isso os torna frgeis e lhes d um perodo de vida muito reduzido, pois so rapidamente recolhidos, destrudos e consumidos quando o sangue passa a travs do bao.

Diagnstico: Bilirrubina: colorao amarela das esclertidas e urina escura. A bilirrubina produto da quebra do heme. O fgado responsvel por limpar a bilirrubina do sangue. Sintomas Fadiga, palidez, astenia. Esfregao com drepancitos. Exame: Exames de sangue (para medir a hemoglobina e contagem de reticulcitos, teste que revela quantos novos glbulos vermelhos esto sendo produzidos), adicionais exames de sangue (para verificar a funo heptica, bem como a presena de certos anticorpos), testes de urina.

Diagnstico: Pode ser suspeitado a partir de constataes gerais sobre uma histria clnica completa e exame fsico, tais como queixas de cansao fcil, pele plida e os lbios, ou um batimento cardaco acelerado (taquicardia). Alm de um exame fsico completo, o seu mdico pode pedir os seguintes testes diagnsticos: exames de sangue, testes de urina, Exame: Uma queda no nvel do VCM (Volume Corpuscular Mdio) e elevao real da CHCM (Concentrao de Hemoblobina Corpuscular Mdia ).

As anemias so classificadas de acordo com o VCM (volume corpuscular mdio), ou tamanho das hemcias, em microcticas , macrocticas e normocticas. (Drauzio Varella)

You might also like