You are on page 1of 4

Os 10 maiores filmes de Kung Fu (Ocidentais)

Filme de Kung Fu para esse Top 10 o que no falta. Tanto que est dividido em duas partes: uma s para as produes orientais e esse, s com as produes ocidentais. Agora no vai faltar "wa-ta", "hay" e outros gritinhos energticos nos cinemas uma vez que o maior sucesso do ano, Matrix Reloaded, explora muito a faceta oriental das artes marciais. E com ele uma nova leva de filmes est usando esse antigo filo. Quem assistiu Matrix com certeza lembra da cena em que Neo diz "Eu sei Kung Fu" e instantes depois se acabava em socos e pontaps com seu mestre, Morpheus, at dominar o corpo com o uso da mente. Pois , aquilo era Kung Fu, a arte milenar chinesa que combina filosofia, medicina e tcnicas marciais em diversos estilos, criada pelos chineses h mais de 2.000 anos. Hoje h mais de 300 estilos de luta catalogados e mais de 30 tipos de armas que valorizam a conduta moral do praticante, o que torna o Kung Fu no apenas uma tcnica de luta e sim uma doutrina de vida. E para voc saber mais sobre os grandes filmes que usam o Kung Fu, preparamos esse Top 10 especial.

10. Hora do Rush, Hora do Rush 2, Bater ou Correr e Bater ou Correr em Londres
(Rush Hour - 1998, Rush Hour 2 - 2001, Shanghai Noon - 2000, Shanghai Knights - 2003)

Jackie Chan em quatro comdias. Na primeira Chan faz parceria com o comediante Chris Tucker e enfrenta problemas em Los Angeles no primeiro filme e em Hong Kong no segundo. Em Bater ou Correr e Correr em Londres Chan faz parceira com Owen Wilson, primeiro no velho oeste e depois na Inglaterra da era vitoriana. Nos quatro, Chan demonstra suas acobracias, saltos e golpes espertos quase sempre sem ajuda de dubls. Kung Fu, mesmo que seja comdia.

9. O Beijo do Drago
(Kiss of the Dragon - 2001)

Jet Li de novo. Com roteiro de Luc Besson (O Quinto Elemento) em cima de uma histria do prprio Li, essa produo francesa traz a histria do policial chins bonzinho que trado enquanto faz uma investigao pela Frana atrs do baro da droga local. Testemunha da negociao, Li se envolve com a prostituta Jessica (Bridget Fonda) e tem de salvar seu pescoo (e o da prostituta) da bandidagem e da polcia at conseguir dar o tal "beijo do drago" no policial que o traiu. Outro filme de mocinhos versus bandidos com muito "tum", "pof" e "soc".

8. Pacto dos Lobos

(Brotherhood of the Wolf - 2002)

E desde quando ndio Mohawk manja de Kung Fu? Bem... no importa. O filme uma espcie de Arquivo X do sculo 18 onde um retratista/filsofo/autopsista da corte real francesa e seu parceiro, um indio Mohawk (Mark Dacascos), so enviados para o interior para investigar uma srie de assassinatos cometidos por uma besta sobrenatural. Enquanto se aprofundam na trama, o francs e o ndio trocam tapas e potaps que deixaria muito mestre de Kung Fu de queixo cado. Ou de queixo quebrado.

7. O Confronto
(The One - 2001)

Um Jet Li do bem e um Jet Li do mal. E cada um tem seu prprio estilo de lutar. O do bem luta no estilo Bagua Zhang (Pa Qua), que tem como caractersticas os longos crculos e as mos quase sempra abertas; e o do mal luta no estilo Xing Yi Quan (Tsing Yi), mais energtico, rpido e direto. No filme, o Jet Li do bem tem que enfrentar sua contraparte de um universo alternativo que fica mais poderoso ao matar seus "eus" de outros universos alternativos. Uma salada de Jet Lis, lutas e uma das melhores cenas de luta dos ltimos tempos.

6. Drago - A Histria de Bruce Lee


(Dragon: The Bruce Lee Story - 1993)

Um filme-biografia digna de uma boa e velha Sesso da Tarde. O filme meia-boca e reconta a trajetria de Bruce Lee nos EUA at a sua misteriosa morte em 1973. O legal a briga de Bruce Lee (Jason Scott Lee) com o capanga dos antigos mestres para incorporar seu prprio estilo de Kung Fu, o Jeet Kune Do, e ter a permisso de ensinar a nobre arte para os ocidentais. H um outro filme-biografia de Lee, o chins Bruce Lee: A Dragon Story (1974), que por sinal traz um protagonista que a cara dolutador e bem fiel sua vida na fase "oriental". Em ambos, o Kung Fu transborda das telas.

5. Romeu Tem que Morrer


(Romeo Must Die - 2000)

Uma espcie de Romeu & Julieta

das minorias norte-americanas.

Ela (a finada cantora Aaliyah) a filha negra do maior traficante de drogas do pedao; ele (Jet Li) o policial chins que vai para os States buscando justia para o irmo assassinado. O filme tem produo de Joel Silver (de Matrix) e traz brigas de gangues, tiroteio e pancadaria com direito a um raio-x "em tempo real" de uma coluna vertebral sendo esmigalhada por um soco.

4. O Monge Prova de Balas


(Bulletproof Monk- 2003)

Um monge tibetano sem nome (Chow Yun-Fat) sai procura de um novo pupilo e encontra um jovem "batedor de carteira" com muito potencial para ser o prximo guardio de um "papiro" mgico. O jovem em questo Kar (Seann William Scott), que aprendeu Kung Fu no cinema onde trabalha e mora. Com um enredo desses, baseado na HQ Bulletproof Monk , o filme traz feiticaria, nazistas, mfia russa e Kung Fu pra ningum botar defeito. Ainda no estreou por aqui, mas quando estrear, a diverso j est garantida.

3. Os Aventureiros do Bairro Proibido


(Big Trouble in Little China - 1986)

Jack Burton (Kurt Russel) um buscar a noiva do amigo no aeroporto. seqestrada para servir de noiva um quando Jaci e Wang tm que entrar no resgat-la. Armas de fogo, artes quando os trs capangas do mago, para acabar com os heris. Filme nos anos 80.

caminhoneiro que vai com um amigo Chegando l, a tal garota velho mago chins. A treta comea submundo de Chinatown para marciais, magia e muito Kung Fu tambm mgicos, aparecem do nada despretensioso que virou sucesso

2. The Matrix

(The Matrix - 1999)

A cena do Dojo j vale o ingresso. nela que Neo descobre seus novos "poderes" e quebra as regras da Matrix vencendo Morpheus. Kung Fu de tirar o flego e tudo coreografado pelo mestre Yuen Wo Ping, diretor de cenas de ao de dezenas de filmes de Hong Kong. Sem contar a luta de Trinity no incio do filme e o quebra-quebra de Neo com o agente Smith no metr. Recheada de cmeras lenta, efeitos Bullet Time e outras traquinagens que s os computadores so capazes de transportar para as telonas, Matrix o filme que revitalizou o Kung Fu e a fico cientfica nos cinemas. Reloaded no fica de fora e, alm de trazer a luta com mais de cem Smiths, traz Kung Fu com armas, espadas, navalhas e o lema "voc no conhece uma pessoa at lutar com ela".

1. Operao Drago

(Enter the Dragon; The Deadly Three - 1973)

Considerado a primeira produo norte-americana de artes marciais, Operao Drago o filme mais famoso de Bruce Lee no ocidente e traz o lutador como um agente contratado para investigar as atividades ilegais de Sr. Han, um poderoso chefo das drogas. Tudo se passa durante um campeonato internacional de artes marciais. Sob a fachada do torneio, Sr. Han queria mesmo era contratar novos recrutas para sua organizao do mal. Ao lado de John Saxon e Jim Kelly, Bruce pe fim na marginlia e, de quebra, vinga a irm morta por um dos capangas de Han. Muita pancadaria, karat, mulheres bonitas e Bruce Lee arrepiando com os punhos, nunchaku e basto. O filme tem uma bela trilha sonora do compositor Lalo Schifrin que j fez, entre outros, o tema de Misso Impossvel.

Os 10 maiores filmes de Kung Fu (orientais)

10. Shaolin Soccer


(Siu lam juk kau - 2001)

Kung Fu quase to popular na China quanto o futebol no Brasil. E que tal misturar essas duas paixes num filme? Foi isso que Stephen Chow fez. Mesclou Kung Fu com uma pelota e deu no que deu: comdia de primeira. O filme traz a histria de um ex-jogador de futebol que encontra um estudante de Kung Fu disposto a espalhar seus conhecimentos. O jogador ajuda o estudante a se reconciliar com seus cinco irmos e juntos eles montam um time de futebol incomum, mesclando a arte marcial com a cultura da bola e entram num torneio na tentativa de faturar o prmio de US$1 milho de doletas.

9. Mestre Invencvel

(Drunken Master; Snake Fist And Cat`s Paw - 1978)

Verso comdia da histria de Wong Fei Hung, um dos heris mais populares da China. Com Jackie Chan no papel principal, Drunken Monkey mostra a juventude de Hung que forado pelo pai a aprender o estilo dos Oito Deuses Bbados com seu tio, cuja preparao est voltada para a revanche com um lutador contratado para matar seu pai. Ver Jackie Chan lutando bbado j vale o ingresso. Ou o aluguel.

8. Era Uma Vez na China


(Once Upon a Time in China; Wong Fei-hung - 1991)

Srie de filmes que conta a histria do lendrio heri das artes marciais Wong Fei-Hung (1847-1924) contra as foras estrangeiras, no caso os ingleses, franceses e, depois, americanos. A treta comea ainda no primeiro filme quando quando Hung (Jet Li) escalado para defender sua provncia dos interesses estrangeiros sobre o pio e a escravido. A coisa so acaba quando sobem os crditos da quinta fita. Traz cenas memorveis e lutas para todos os gostos.

7. O Tigre e o Drago

(Crouching Tiger, Hidden Dragon; Wo hu cang long - 2000)

Fantasia e Kung Fu num filme que colocou a China nas telas do mundo todo. O filme conta a histria do guerreio Li Mu Bai (Chow Yun-Fat) que decide se aposentar e entregar sua espada mgica, a Destino Verde, a uma amiga em Pequim, a tambm guerreira Yu Shu Lien (Michele Yeoh). O rolo comea quando a espada roubada e o casal tem de se unir para recuper-la. Com direo de Ang Lee (Hulk), o filme faturou quatro Oscar e traz as melhores cenas de "vo" que o Kung Fu poderia ter. Tudo coreografado pela equipe do mestre Yuen Wo Ping, o mesmo de Matrix.

6. Lutar ou Morrer

(Fist of Legend; Cheng Miu Ying Hung; Jing Wu Ying Xiong - 1994)

Mesmo sendo um remake de A Fria do Drago (com Bruce Lee), Lutar ou Morrer um dos maiores clssicos das artes marciais de todos os tempos. No filme Li o patriota que retorna Shangai aps o trmino da Segunda Guerra e encontra seu mestre morto. Parte ento para a vingana contra os japoneses que assassinaram seu mestre. Apesar de no ser o estilo de Li, a luta final memorvel.

5. O Jogo da Morte

* Como Bruce Lee morreu bem antes de finalizar o Jogo da Morte, o filme traz aproximadamente quarenta minutos de montagem original com Bruce, principamente nas cenas inciais e nas de luta. Aqui, o astro enfrenta o mestre do nunchaku Don Inosanto e Kareen Abdul Jabbar, o gigante americano negro, ex-aluno de Lee e ex-jogador profissional de basquete. Tirando a montagem tosca feita para cobrir a ausncia do ator, o filme vale pelas poucas cenas de lutas reais com Bruce.
(Si wang you ju; Game of Death - 1978) * Co-produzido pela Concord Productions Inc. (EUA), empresa de Bruce Lee.

4. Hero

(Ying xiong - 2002)

Ainda indito no Brasil, Hero conta a histria de como Qin, o rei de uma das provncias da China antiga, desmente um guerreiro sem nome (Jet Li) que aparece em seu reino clamando a morte de seus trs maiores temores: Broken Sword, Flying Snow e Sky. Com cenas belssimas e muito cabos, os atores voam, literalmente. A produo vem no embalo de O Tigre e o Drago e concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2003. Vale pela fotografia, coreografia e caligrafia.

3. Drago Chins
(Tang shan da xiong; The Big Boss - 1971)

Lee um rapaz simples que vai trabalhar junto com alguns primos numa fbrica de gelo na Tailndia. Quando descobre que a fbrica era uma fachada para o trfico de drogas sua famlia assassinada e a casa cai. Filmado com oramento mnimo na Tailndia, o filme foi um sucesso nas brilheterias.

2. O Templo de Shaolin

(Shao Lin tzu ; The Shaolin Temple - 1979)

Este foi o primeiro filme a usar praticantes de Kung Fu em vez de atores. Financiado por japoneses traz os melhores lutadores de Kung Fu da poca e levou dois anos para ser filmado devido s leses do elenco causadas por golpes reais nas lutas com os dubls. Se j rolou pancadaria na produo imagine quando foi finalizado. O roteiro baseado na histria real do folclore Shaolin e mostra a trajetria do jovem que ingressa no Templo Shaolin e faz votos de defender o Templo enquanto busca sua vingana. O filme tambm marca a estria de Jet Li nos cinemas e tem as coreografias feitas pelos prprios atores, com destaque para Hu Jianqiang no papel do lder dos jovens monges. Jianqiang, amigo e mestre de Jet Li, um dos poucos mestres em ambos estilos Shaolin, o do Norte e o do Sul. Sem truques, sem dubls, sem "cabos". Kung Fu em estado de arte.

1. A Fria do Drago
(Jing Wu Men; Fist of Fury; Chinese Connection - 1972)

Bruce Lee Chen Chen, um artista marcial e patriota que retorna a Shangai aps a Segunda Guerra depois de saber que seu mestre fora assassinado. Enquanto luta contra a discriminao japonesa, Chen descobre a verdade por trs do assassinato de seu mestre e luta contra os japoneses que pretendem arruinar sua escola. No perca os minutos finais do filme, onde rola a luta no dojo. de prender no sof.

You might also like