You are on page 1of 3

Unidade: Ncleo Unio da Vitria Orientadoras: Adriane Antunes Lopes (Raciocnio Lgico) e Athauyara Lopes Valena de Melo (Letramento).

Coordenadora: Adriely Ap. de Brito reas de conhecimento: Lngua Portuguesa, Literatura e Matemtica Ideia sugerida: Centenrio da Poetisa Paranaense Helena Kolody Objetivo: Apresentar aos alunos a biografia de Helena Kolody; Estimular a leitura dos haicais; Pesquisar sua literatura; Produo de poemas inspirados em textos poticos de Helena Kolody; Descobrir as caractersticas para escrever um haicai; Desenvolver tcnicas de leitura e interpretao de poesias; Confeccionar Tangram atravs de dobraduras; Confeccionar Tangram no software Geogebra; Desafiar a criar figuras com o Tangram; Desenvolver o raciocnio lgico para a resoluo de problemas, coordenao motora e habilidades na utilizao dos materiais a serem utilizados; Estimular o trabalho coletivo para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo a troca de ideias. Diferenciar rea e permetro; Fazer ilustraes dos poemas com Tangram.

Desenvolvimento/aplicao: O incio do projeto ser por meio da disponibilizao de vdeos e slides sobre a biografia da poetisa, apresentao de poesias/haicais de Helena Kolody aos alunos. O projeto ser desenvolvido, primeiramente, pelos alunos da 1 a srie do Ensino Mdio e depois ser organizado para toda a comunidade escolar, atravs de exposies dos trabalhos confeccionados pelos alunos, filmes sobre sua vida e obra. Apresentao do Projeto aos alunos; Slides com fotos e fatos da vida da autora Helena Kolody;

Histria de vida da poetisa Helena Kolody; Linha do tempo da vida da poetisa; Pesquisas sobre Helena Kolody no laboratrio de informtica; Origem e caracterizao do Haicai; Produo de Haicai; Produo de trabalho slides, vdeos, coleta de poemas, depoimentos; Origem e confeco do Tangram; Estudo das propriedades das figuras planas que originaram o Tangram; Estudo de rea e Permetro; Ilustrao dos haicais contendo figura formada pelo Tangram; Feira do Contraturno com a apresentao e exposio das atividades desenvolvidas.

Conhecimentos envolvidos: Origem, interpretao e produo de Haicais, Geometria, origem, confeco com dobradura, desafios e propriedades do Tangram.

Nmero de participantes: 20

Materiais necessrios: Livros, aparelho de som, televiso, DVD, pendrive, sulfite, mquina fotogrfica, laboratrio de informtica, computador, datashow, E.V.A, cartolina, papel dobradura, canetinha, giz de cera, lpis de cor, cola. Avaliao: Compreenso, criatividade e participao na realizao dos Haicais com Tangram. Produto final: Feira do Contraturno com a apresentao e exposio das atividades desenvolvidas.

Referncias Bibliogrficas: FVERO, Marcela Barbado Loureno. Projeto Tangram: Construindo o Saber. Disponvel em: http://odoricosegundociclo.blogspot.com.br/2010/09/projeto-tangramconstruindo-o-saber.html. Acesso: 13.ago.2012.

KOLODY, Helena. Alegria de Viver. Curitiba: Instituto Euclides da Cunha, 2006.

NOVAK, Tereza Cristina Umburanas Nascimento. Geometria e origami uma combinao perfeita. Disponvel em: Acesso:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/719-2.pdf. 17.ago.2012.

Silhuetas

de

Tangram.

Disponvel

em: Acesso:

http://www.matematica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/Silhuetas_do_tangram.pdf.

17.ago.2012.

Vdeo:

Helena

Kolody

100

anos.

Disponvel

em:

http://www.youtube.com/watch?v=386iG6vNoUc

Vdeo: Origem do Haicai. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=5-24eF56FFM

You might also like