You are on page 1of 17

Universidade Catlica de Pelotas Escola de Informtica Curso de Cincia da Computao

Por Eduardo Pereira Rodrigo Moura {eduardopereira/rodrigomoura}@ucpel.tche.br Professor

Adenauer Correa Yamin

Sumrio
Introduo RRDtool SNMP Instalao Software Conceitos Desempenho Aplicaes Programas semelhantes Concluso Referncia

2 de 17

Introduo
Distribuido sob a licena GPL. Utiliza MySql para armazenar dados. Cacti traduzida como uma soluo completa de grficos de rede. Cacti provem um poller rpido, templating de grfico avanado, mtodos de aquisio de dados mltiplos e administrao de usurio. Tudo isto forma um pacote intuitivo e uma interface de fcil uso para rede pequenas e at redes complexas com centenas de dispositivos. Disponivel no endereo www.cacti.net
3 de 17

RRDtools
RRD (Round Robin Database) sistema monitora e armazena dados em srie, que so obtidos durante um perodo de tempo pr-determinado. Estes dados armazenados so denominados circulares, pois seu tamanho em disco no aumenta independente do tempo e da quantidade de dados j armazenados. Necessita de um front-end, pois no gera pagina html ou grficos.

4 de 17

SNMP
SNMP (Simple Network Management Protocol) protocolo de gerncia que obtm informaes de servidores SNMP. parte integrante do protocolo de aplicao. Dados so obtidos por requisio a um ou mais agentes por UDP. Desenvolvido para gerenciar, monitorar e controlar configuraes, performance, falhas, estatsticas e segurana em rede. Permite acompanhamento da rede em tempo real.

5 de 17

SNMP
Pode ser utilizado para gerenciar diferentes tipos de sistemas. MIB condjunto de informaes organizadas hierarquicamente e que so acessadas atravs de protocolos de gerencia de redes. Funcionamento baseado em Agente e Gerente Agente: faz comunicao entre gerente e os equipamentos da rede; Gerente: servidor (host), responsvel pelo monitoramento.

6 de 17

INSTALAO Ubuntu
Pr requisitos:
Apache, PHP, MySql, net-snmp, rrdtool possvel instalar o Cacti e mais todos os pacotes com o seguinte comando;
Sudo apt-get install apache2 mysql-sever php5 php5-common php5cgi php5-cli php5-mysql php5-gd snmp rrdtool cacti

Aps resta configurar o Mysql (usurios) e o servidor WEB (Apache2).

7 de 17

Software
O fron-tend completamente orientado a PHP. Cacti armazena todas as informaes necessrias para criar grficos e preench-los com dados de um banco MySQL. Layout

8 de 17

Conceitos/caracteristicas
Cactis lhe permite criar praticamente qualquer grfico usando o padro rrdtool. A seleo de cor, texto e outras funes que ajudam na criao de grficos. Permite ajuste de grficos em uma rvore hierrquica para fins organizacionais. Permite criar usurios com permisses para mudar parmetros do grfico, enquanto outros s podem visualizar. Desenvolvido em PHP

9 de 17

Desempenho/recursos
Possibilidade de adio de mdulos contendo funcionalidades especficas (plugins), desenvolvidos em PHP. Consulta de dados feita via WEB, diminuindo processamento do servidor. Coleta de dados locais como desempenho do hardware. No notifica quedas de desempenho ou indisponibilidade na rede .

10 de 17

Desempenho/recursos

11 de 17

Aplicaes
Ferramenta de extrema importncia no gerenciamento de corporaes. Monitoramento eficiente para todos os tipos de processos relativos a rede. Desempenho do equipamento ou hardware, que faz parte da interface da rede. Independe de plataforma em que esta sendo executado. Qualquer ambiente pequeno ou grande se torna um atrativo para a utilizao do Cacti.

12 de 17

Programas semelhantes

Coleta de dados a partir de ativos que gerncia. Deteco de problemas e suas causas. Possibilita ligar ou desligar interfaces de rede em switches e sevidores. Suporte plugins do Nagios e Cacti.

13 de 17

Programas semelhantes

Possui protocolo SNMP nativo. Faz gerenciamento e monitorao atravs de grficos, alertas e mensagens via e-mail. Utiliza banco MySQL ou PostgreSQL.

14 de 17

Concluso
Eficiente no ambiente em que foi proposta sua utilizao. Adaptou em uma plataforma RRDtools se tornando seu frontend. Disponibilizando de forma organizada e bem estrurada informaes armazenadas em um banco de dados Mysql. Instalao e configurao razovel. Exige certo tempo de utilizao para poder explorar de forma adequada suas funcionalidades. A possibilidade usurio explorar recursos. No informa falta de servio ou resposta por parte da rede ou do hardware que esta monitorando.

15 de 17

Referncias
www.cacti.net http://oss.oetiker.ch/rrdtool www.scribd.com/doc/7234195/cacti http://guaiba.ulbra.tche.br/si/content/tcc/ http://www.zenoss.com/ http://www.sucesumt.org.br/mtdigital/anais/files/Gerenciamento _de_Recursos_Tecnologicos_em_Software_Livre.pdf http://www.zabbix.com/ http://www.ataliba.eti.br/files/txts/zabbix.pdf Andrew S.Tanenbaum. Redes de Computadores, terceira edio Editora Campus

16 de 17

17 de 17

You might also like