You are on page 1of 14

SUMRIO

Relatrio de Desenvolvimento Humano 2009


Website do RDH: http//hdr.undp.org

Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

Relatrio de Desenvolvimento Humano 2009


O nosso mundo muito desigual. Para muitas pessoas em todo o mundo, sair da sua cidade natal, ou da sua aldeia, poder ser a melhor ou, s vezes, a nica opo para melhorar as suas oportunidades de vida. Com efeito, essa mudana poder melhorar bastante os rendimentos e os nveis de educao e de participao de cada indivduo, bem como das suas famlias, assim como as perspectivas futuras dos seus filhos. Mas essa alterao geogrfica tem um valor para alm disso: ter-se a possibilidade de decidir onde viver um elemento fundamental da liberdade humana. No possvel traar o perfi l tpico dos migrantes de todo o mundo. Apanhadores de fruta, enfermeiras, refugiados polticos, trabalhadores da construo civil, acadmicos e programadores informticos todos se incluem nos quase mil milhes de pessoas que se encontram em migrao dentro dos seus prprios pases ou para o exterior. Quando as pessoas se deslocam, quer atravessem ou no fronteiras internacionais, embarcam numa viagem de esperana e de incertezas. A maioria parte em busca de melhores oportunidades, na esperana de poder aliar os seus prprios talentos aos recursos existentes nos pases de destino, obtendo, assim, benefcios para si e para a sua famlia mais directa, que frequentemente os acompanha ou os segue. Comunidades locais e sociedades no seu todo tambm obtiveram os seus benefcios, tanto nos locais de origem como nos destinos. A diversidade destes indivduos e as regras que governam a sua deslocao fazem da mobilidade humana uma das questes mais complexas que hoje o mundo enfrenta, especialmente agora que se encontra em plena recesso. Em Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos, explora-se o modo como melhores polticas para a mobilidade podero fomentar o desenvolvimento humano. Primeiro, traa-se os contornos das deslocaes humanas nomeadamente, quem se desloca para onde, quando e porqu antes de se analisar o vasto impacto dessas mudanas nos migrantes e nas suas famlias, bem como nos locais de origem e de destino. Apresenta-se, ento, o modo como os governos devero reduzir as restries no que respeita s deslocaes, dentro dos limites do seu territrio e para fora dele, para assim alargar a possibilidade de escolha dos indivduos e as prprias liberdades humanas. Defender-se-, por fim, um conjunto de medidas prticas que podero melhorar as perspectivas dos migrantes chegada, o que, por sua vez, trar enormes benefcios tanto para as comunidades de destino como para os locais de origem. Note-se que as reformas enunciadas dirigem-se no s aos governos de destino, mas tambm aos governos de origem, a outros intervenientes fundamentais em particular, ao sector privado, aos sindicatos e s organizaes no governamentais e aos prprios indivduos migrantes. O Relatrio de Desenvolvimento Humano de 2009 coloca firmemente a questo do desenvolvimento humano na agenda dos decisores polticos, os quais, perante padres de deslocao humana cada vez mais complexos em todo o mundo, procuram obter os melhores resultados.

Copyright 2009 Pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento 1 UN Plaza, New York, NY 10017, USA Todos os direitos reservados. Nenhum excerto desta publicao poder ser reproduzido, armazenado num sistema de recuperao ou transmitido sob qualquer forma ou por qualquer meio, nomeadamente, electrnico, mecnico, tipogrco, de gravao ou outro, sem prvia permisso. Impresso nos EUA pela Colorcraft of Virginia, Inc. A capa foi impressa em 80 grs Chorus Silk Cover com revestimento numa das faces, 25% reciclada ps-consumidor. As pginas de texto foram impressas em 70 grs Rolland Opaque Smooth da Cascades Mills um papel obtido a partir de bra branqueada 30% reciclada ps-consumidor, certicado pelo Forest Stewardship Council, e sem cloro. Tanto a capa como as pginas de texto so impressas usando tintas vegetais e produzidas por meio de tecnologias compatveis com o ambiente. Por favor, recicle o celofane

Relatrio de Desenvolvimento Humano de 2009 Mundial


Os recursos relacionados com este relatrio esto disponveis em hdr.undp.org, incluindo exemplares e resumos completos do relatrio; resumos das consultas, seminrios e discusses em rede; a Coleco de Artigos de Investigao do Desenvolvimento Humano e material de imprensa. Todos os indicadores estatsticos e ferramentas de dados; mapas interactivos, chas descritivas dos pases e outro material podem ser gratuitamente acedidos no website.

Relatrios de Desenvolvimento Humano Nacionais, Subnacionais e Regionais


O primeiro RDH nacional foi lanado em 1992, e desde ento mais de 630 RDH nacionais e subnacionais foram produzidos por equipas de mais de 130 pases com o apoio do PNUD, assim como 35 relatrios regionais. Enquanto documentos de defesa de polticas, estes relatrios trazem o conceito de desenvolvimento humano para os dilogos nacionais atravs de processos de consulta, investigao e escrita realizados e detidos pelos pases. Os dados so frequentemente apresentados em separado para os diferentes gneros e grupos tnicos, ou seguindo linhas rurais / urbanas com vista a identicar desigualdades, a medir o progresso e a lanar os primeiros sinais de alerta de possveis conitos. Em virtude de estes relatrios se fundamentarem em perspectivas locais, podero inuenciar estratgias nacionais, incluindo as polticas para os Objectivos de Desenvolvimento do Milnio e outras prioridades de desenvolvimento humano. Para mais informaes, ver http://hdr.undp.org/en/nhdr/, incluindo os exemplares de todos os relatrios, um manual

Edio e Layout: Green Ink Deseign: ZAGO

sobre a medio, materiais de formao, e outros.

Journal of Human Development and Capabilities


Para uma lista de eventuais erros ou omisses encontrados posteriormente impresso, visite, por favor, o nosso website em http://hdr.undp.org A Multi-Disciplinary Journal for People-Centered Development [Revista do Desenvolvimento e Capacidades Humanos: Uma Revista Multi-Disciplinar para o Desenvolvimento Centrado nas Pessoas]. Esta revista uma publicao do Gabinete do Relatrio de Desenvolvimento Humano do PNUD e da Associao para o Desenvolvimento e Capacidade Humanos [HDCA Human Development and Capability Association]. Oferece um frum para a aberta troca de ideias entre um abrangente conjunto de decisores polticos, economistas e acadmicos. O Journal of Human Development and Capabilities uma revista analisada por especialistas, publicada trs vezes por ano (Maro, Julho e Novembro) pela Routledge Journals, uma editora do Taylor and Francis Group Ltd. Para assinaturas, aceda por favor a http://www.tandf.co.uk/journals.

Temas do Relatrio de Desenvolvimento Humano mundial


2007/2008 Combater as Alteraes Climticas: Solidariedade Humana num Mundo Dividido 2006 2005 2004 2003 2002 2001 2000 1999 1998 1997 1996 Aviso: As recomendaes de anlise e de polticas mencionadas no Relatrio no reectem necessariamente as perspectivas do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento, ou do seu Conselho Executivo, ou mesmo dos seus Estados-Membros. O Relatrio uma publicao independente sob a responsabilidade do PNUD. fruto de um esforo de cooperao por parte de uma equipa de consultores e conselheiros eminentes e da equipa do Relatrio de Desenvolvimento Humano. Jeni Klugman, Directora do Gabinete do Relatrio de Desenvolvimento Humano, coordenou este grupo de trabalho. 1995 1994 1993 1992 1991 1990 A gua para l da Escassez: Poder, Pobreza e a Crise Mundial da gua Cooperao Internacional numa Encruzilhada: Ajuda, Comrcio e Segurana num Mundo Desigual Liberdade Cultural num Mundo Diversicado Objectivos de Desenvolvimento do Milnio: Um Pacto entre Naes para Eliminar a Pobreza Humana Aprofundar a democracia num mundo fragmentado Fazendo as Novas Tecnologias Trabalhar para o Desenvolvimento Humano Direitos Humanos e Desenvolvimento Humano Globalizao com uma Face Humana Padres de Consumo para o Desenvolvimento Humano Desenvolvimento Humano para Erradicar a Pobreza Crescimento Econmico e Desenvolvimento Humano Gnero e Desenvolvimento Humano Novas Dimensoes da Segurana Humana Participao das Pessoas Dimenses Globais do Desenvolvimento Humano Financiamento do Desenvolvimento Humano Conceito e Medida do Desenvolvimento Humano

SUMRIO

Relatrio de Desenvolvimento Humano 2009


Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

Publicado para o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Agradecimento: A traduo e a publicao da edio portuguesa do Relatrio do Desenvolvimento Humano 2009 s foram possveis graas ao apoio do Instituto Portugus de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD)

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

Equipa responsvel pela elaborao do Relatrio de Desenvolvimento Humano 2009


Directora
Jeni Klugman

Pesquisa
Coordenao de Francisco R. Rodrguez, com a colaborao de Ginette Azcona, Matthew Cummins, Ricardo Fuentes Nieva, Mamaye Gebretsadik, Wei Ha, Marieke Kleemans, Emmanuel Letouz, Roshni Menon, Daniel Ortega, Isabel Medalho Pereira, Mark Purser e Cecilia Ugaz (directora adjunta at Outubro de 2008).

Estatstica
Coordenao de Alison Kennedy, com a colaborao de Liliana Carvajal, Amie Gaye, Shreyasi Jha, Papa Seck e Andrew Thornton.

RDH nacionais e rede de colaboradores


Eva Jespersen (directora adjunta do GRDH), Mary Ann Mwangi, Paola Pagliani e Timothy Scott.

Promoo e divulgao
Coordenao de Marisol Sanjines, com a colaborao de Wynne Boelt, Jean-Yves Hamel, Melissa Hernandez, Pedro Manuel Moreno e Yolanda Polo.

Produo, traduo, plano oramental e operaes, administrao


Carlotta Aiello (coordenadora de produo), Sarantuya Mend (directora de operaes) e Fe Juarez-Shanahan e Oscar Bernal.

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

Relatrio de Desenvolvimento Humano 2009


ndice do relatrio integral
CAPTULO 4
Os impactos na origem e no destino 4.1 Os impactos nos lugares de origem 4.1.1 Efeitos ao nvel do agregado familiar 4.1.2 Efeitos econmicos ao nvel da comunidade e da nao 4.1.3 Efeitos sociais e culturais 4.1.4 Estratgias de mobilidade e de desenvolvimento nacional 4.2 Efeitos nos locais de destino 4.2.1 Impactos econmicos em agregado 4.2.2 Impactos no mercado de trabalho 4.2.3 Urbanizao rpida 4.2.4 Impactos scais 4.2.5 Percepes e preocupaes acerca da migrao 4.3 Concluses

Prefcio Agradecimentos Acrnimos

SNTESE

CAPTULO 1
Liberdade e deslocao: como a mobilidade pode estimular o desenvolvimento humano 1.1 1.2 1.3 1.4 Questes de mobilidade Escolha e contexto: compreender a razo pela qual as pessoas se deslocam Desenvolvimento, liberdade e mobilidade humana O que trazemos para a mesa de debate

CAPTULO 5 CAPTULO 2
Pessoas em movimento: quem se desloca para onde, quando e porqu 2.1 As deslocaes humanas hoje 2.2 Olhando para trs 2.2.1 A viso a longo prazo 2.2.2 O sculo XX 2.3 Polticas e deslocao 2.4 Olhando em frente: a crise e para alm dela 2.4.1 A crise econmica e as perspectivas de retoma 2.4.2 Tendncias demogrcas 2.4.3 Tendncias ambientais 2.5 Concluses Polticas e instituies para optimizar os resultados do desenvolvimento humano 5.1 O pacote principal 5.1.1 Liberalizar e simplicar os canais regulares 5.1.2 Garantir direitos bsicos para os migrantes 5.1.3 Reduzir os custos das transaces associados com as deslocaes 5.1.4 Melhorar os resultados para os migrantes e as comunidades de destino 5.1.5 Possibilitar os benefcios da mobilidade interna 5.1.6 Tratar a mobilidade como uma parte integrante das estratgias de desenvolvimento nacional 5.2 A viabilidade poltica da reforma 5.3 Concluses Notas Bibliograa

CAPTULO 3
Como se saem os migrantes 3.1 Rendimento e padres de vida 3.1.1 Impactos no rendimento bruto 3.1.2 Custos nanceiros da deslocao 3.2 Sade 3.3 Educao 3.4 Inuncia, direitos civis e participao 3.5 Compreender os resultados de factores negativos 3.5.1 Quando a insegurana leva deslocao 3.5.2 Deslocaes induzidas por desenvolvimento 3.5.3 Trco humano 3.6 Impactos gerais 3.7 Concluses

ANEXO ESTATSTICO
Tabelas Guia do leitor Nota tcnica Denies de termos e indicadores estatsticos Classicao de pases

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos


Consideremos o Juan. Nascido no seio de uma famlia pobre no Mxico rural, a famlia lutou muito para lhe poder pagar a assistncia mdica, todos os cuidados e a educao. Com 12 anos, deixou a escola para ajudar no sustento da famlia. Seis anos mais tarde, Juan seguiu o tio na sua ida para o Canad em busca de um melhor salrio e de melhores oportunidades.
A esperana mdia de vida no Canad cinco anos mais elevada do que a do Mxico e os rendimentos so trs vezes melhores. Juan foi seleccionado para um trabalho temporrio no Canad, conseguiu o direito de residncia e, por fim, tornou-se empresrio num negcio que agora emprega canadianos nativos. Este apenas um caso de entre milhes de pessoas todos os anos que encontram novas oportunidades e liberdades ao migrarem, beneficiando-se a si mesmas, assim como os seus locais de origem e de destino. Consideremos agora Bhagyawati. Ela vive na zona rural de Andhra Pradesh, na ndia, e pertence a uma casta inferior. Viaja at cidade de Bangalore com os fi lhos para trabalhar nas obras durante seis meses por ano, onde ganha Rs 60 (1,20 dlares americanos) por dia. Enquanto est longe de casa, os fi lhos no vo escola porque esta fica demasiado longe do local da construo e, para mais, no sabem falar o idioma local. Bhagyawati no tem direito a qualquer subsdio de alimentao ou de assistncia mdica, e nem exerce o direito de voto, porque vive fora do distrito onde est registada. Como milhes de outros migrantes internos, dispe de poucas opes para melhorar a sua vida para alm de se mudar para uma cidade diferente em busca de melhores oportunidades. O nosso mundo muito desigual. As enormes diferenas em termos de desenvolvimento humano entre e dentro de cada pas tm constitudo um tema recorrente do Relatrio de Desenvolvimento Humano (RDH) desde a sua primeira publicao, em 1990. No relatrio de este ano, exploramos pela primeira vez o assunto da migrao. Para muitas pessoas de pases em desenvolvimento, sair da sua cidade natal, ou da sua aldeia, poder ser a melhor ou, s vezes, a nica opo para melhorar as suas oportunidades de vida. Com efeito, essa mudana poder
4

melhorar bastante os seus rendimentos, e os seus nveis de educao e de participao. Mas essa alterao geogrfica tem um valor para alm disso: ter-se a possibilidade de decidir onde viver um elemento fundamental da liberdade humana. Quando as pessoas se deslocam, quer atravessem ou no fronteiras internacionais, embarcam numa viagem de esperana e de incertezas. A maioria parte em busca de melhores oportunidades, na esperana de poder aliar os seus prprios talentos aos recursos existentes nos pases de destino, obtendo, assim, benefcios para si e para a sua famlia mais directa, que frequentemente os acompanha ou os segue posteriormente. Se forem bem sucedidos, a sua iniciativa e os seus esforos podero tambm beneficiar aqueles que deixaram para trs, bem como a sociedade no seio da qual construram os seus novos lares. Mas nem todos so, efectivamente, bem sucedidos. Os migrantes que deixam os amigos e a famlia podero vir a enfrentar a solido, sentir que no so bem-vindos entre as pessoas que temem ou que hostilizam os estrangeiros recm-chegados, podero perder o emprego ou adoecer e, por isso, no ser capaz de aceder aos servios de apoio de que necessitam para prosperar. O RDH 2009 explora o modo como melhores polticas para a mobilidade humana podero fomentar o desenvolvimento humano. Nomeadamente, sugere-se que os governos reduzam as restries no que respeita s deslocaes, dentro dos limites do seu territrio e para fora dele, para assim alargar a possibilidade de escolha dos indivduos e as prprias liberdades humanas. Nesse sentido, defende-se um conjunto de medidas prticas que podero melhorar as perspectivas dos migrantes chegada, o que, por sua vez, trar enormes benefcios tanto para as comunidades de destino como para os locais de origem.

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

Como e por que razo as pessoas se deslocam A perspectiva que constitui tipicamente o ponto de partida de todas as discusses sobre migrao a dos fluxos que se deslocam a partir dos pases em desenvolvimento em direco aos pases ricos da Europa, da Amrica do Norte e da Australsia. Contudo, a maioria das deslocaes no mundo no aquela entre os pases em desenvolvimento e os pases desenvolvidos. Na verdade, no sequer aquela que se verifica entre pases. Com efeito, a esmagadora maioria das pessoas que se desloca f-lo dentro do seu prprio pas. Para usar uma definio conservadora, estimamos que aproximadamente 740 milhes de pessoas sejam migrantes internas quase quatro vezes mais do que aquelas que se deslocaram internacionalmente. Entre as pessoas que se deslocaram atravessando fronteiras nacionais, pouco mais de um tero mudaram-se de um pas em desenvolvimento para um pas desenvolvido menos de 70 milhes de pessoas. A maioria dos 200 milhes de migrantes internacionais do mundo mudou-se de um pas em desenvolvimento para outro, ou entre pases desenvolvidos (mapa 1). A maior parte dos migrantes, internos e internacionais, consegue alcanar melhores rendimentos,

melhor acesso educao e assistncia mdica e melhores perspectivas de vida para os seus fi lhos (figura 1). Estudos realizados sobre os migrantes do conta que a maioria afirma sentir-se feliz nos seus pases de

Figura 1

Os benefcios ao nvel da educao so maiores para migrantes de pases com um baixo IDH Taxa bruta de escolarizao total na origem versus no destino por categoria de IDH do pas de origem, censos de 2000 ou da ltima ronda.

IDH baixo
(47% versus 95%)

IDH mdio
(66% versus 92%)

IDH elevado
(77% versus 92%)

IDH muito elevado


(92% versus 93%)

Taxa de escolarizao na origem

Taxa de escolarizao no destino

Fonte: Ortega (2009). Nota: A escolarizao total bruta inclui os nveis de ensino primrio, secundrio e superior.

Mapa 1

A maior parte das deslocaes ocorre dentro de uma mesma regio Origem e destino de migrantes internacionais, cerca de 2000

8,22

9 57 9,57 8,53

0,53

0,84

Europa Europa a
15,69 2 31,52 1,33 1,34 1,07 0,35

4 2,44

Amr Amrica do Nort Norte


1,30

sia

1 1,24
1 19,72 0,7 0,75 0,06

7,25 5

1 3,1

35 35,49 1,29

Am rica atin Amrica Latina Carab b e Carabas


3,54

13 13,18 3,13 0 30 0,30 0,25 0,35

0, 0,22 0,14

8 0,08

frica

1,65 0 0,31

0,13

0,02 02 0,73 Ocenia

ndice de Desenvolvimento Humano, 2007 Muito alto Elevado Mdio Baixo O tamanho dos pases proporcional populao de 2007.

0,01

Fonte: Estimativas da equipa do RDH baseadas na base de dados do Centro de Investigao de Desenvolvimento para a Migrao, Globalizao e Pobreza (Migration DRC 2007).

Regies Amrica do Norte Europa Ocenia Amrica Latina e Carabas sia frica

Nmero de migrantes (milhes) Migrao intra-regional

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

destino, apesar de uma srie de reajustes e obstculos que se prendem tipicamente com a prpria mudana. Uma vez estabelecidos, os migrantes aderem frequentemente mais a sindicatos ou a grupos religiosos e outros do que os residentes locais. Contudo, existe um outro lado da moeda e os benefcios da mobilidade no esto distribudos de forma equitativa. As pessoas que se deslocam por motivos de insegurana e de conflito enfrentam desafios especiais. Estima-se que existam 14 milhes de refugiados a viver fora do seu pas de cidadania, os quais representam cerca de 7% dos migrantes de todo o mundo. A maioria permanece perto do pas do qual fugiu e vive tipicamente em campos de refugiados at que

Figura 2

Os mais pobres so quem tem mais a ganhar com as deslocaes Diferenas entre os IDH do pas de destino e do pas de origem, 2000-2002

0,3

Amrica Latina e Carabas

Diferena mdia no destino por regio

0,2 frica 0,1

sia

Europa 0 | 0,2 | 0,4 | 0,6 | 0,8 | 1 Ocenia Amrica do Norte

IDH do pas de origem


0,1

as condies no seu pas permitam o seu regresso. Porm, cerca de meio milho por ano viajam at pases desenvolvidos em busca de asilo. Um nmero muito superior, que ronda os 26 milhes, tem estado deslocado internamente. Estas pessoas no atravessaram quaisquer fronteiras, mas podem enfrentar especiais dificuldades longe de casa, num pas fragmentado pelo conflito ou devastado por desastres naturais. Outro grupo vulnervel consiste em pessoas principalmente mulheres jovens que foram traficadas. Muitas vezes enganadas com promessas de uma vida melhor, a sua deslocao no se d de livre vontade mas por coao, muitas vezes acompanhada de violncia e abuso sexual. Todavia, em geral, as pessoas mudam-se por sua livre vontade, para lugares com melhores condies. Mais de trs quartos dos migrantes internacionais vo para um pas com um nvel mais elevado de desenvolvimento humano do que o do seu pas de origem (figura 2). Porm, so significativamente restringidos por polticas que impem obstculos sua entrada e pela escassez de recursos disponveis que lhes permitam a deslocao. As pessoas de pases pobres so as que menos se mudam: por exemplo, o nmero de africanos que se mudou para a Europa inferior a 1%. Com efeito, a histria e as evidncias actuais sugerem que o desenvolvimento e a migrao andam de mos dadas: a taxa mediana de emigrao num pas com desenvolvimento humano baixo inferior a 4%, ao passo que em pases com nveis elevados de desenvolvimento humano superior a 8% (figura 3).
Obstculos deslocao A taxa de migrantes internacionais entre a populao mundial tem-se mantido notavelmente estvel em cerca de 3% nos ltimos 50 anos, embora se pudesse esperar, dada a existncia de determinados factores, um aumento no fluxo. As tendncias demogrficas a saber, uma populao envelhecida nos pases desenvolvidos e populaes jovens, em crescimento, nos pases em desenvolvimento e as crescentes oportunidades de emprego, aliadas a comunicaes e transportes mais baratos, fizeram aumentar o desejo de migrao. No entanto, aqueles que procuram migrar tm encontrado cada vez mais obstculos sua deslocao em virtude das polticas dos governos. Efectivamente, para alm de o nmero de estadosnao ter quadruplicado para quase 200 no sculo anterior, criando-se, por conseguinte, mais fronteiras para atravessar, as alteraes nas polticas dos pases continuaram a limitar a escala das migraes, mesmo quando as barreiras ao comrcio se abriram.

Fonte: Estimativas da equipa do RDH baseadas na base de dados do Centro de Investigao de Desenvolvimento para a Migrao, Globalizao e Pobreza (Migration DRC 2007). Nota: Mdias estimadas com base na regresso da densidade apurada segundo regresses de densidade de Kernel.

Figura 3

mas so tambm quem menos se desloca. Taxas de emigrao por IDH e rendimento

Mediana das taxas de emigrao por grupo de IDH do pas de origem IDH baixo IDH mdio IDH elevado IDH muito elevado
| 0 | 2 | 4 | 3 | 8 | 10

Para pases em desenvolvimento Para pases desenvolvidos

Mediana da taxa de emigrao (%)


Fonte: Estimativas da equipa do RDH baseadas na base de dados do Centro de Investigao de Desenvolvimento para a Migrao, Globalizao e Pobreza (Migration DRC 2007) e em UN (2009e)

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

Os obstculos mobilidade so especialmente grandes para as pessoas pouco qualificadas, apesar de muitos pases ricos procurarem os seus servios. As polticas favorecem geralmente a admisso dos mais instrudos, por exemplo, ao permitir que os estudantes permaneam no pas aps completarem os seus graus acadmicos e ao convidar determinados profissionais a estabelecerem-se com as suas famlias. Mas os governos tendem a ser muito mais ambivalentes relativamente a trabalhadores pouco qualificados, cujo estatuto e trato deixam muito a desejar. Em muitos pases, os sectores da agricultura, da construo, da produo fabril e dos servios abrangem postos de trabalho que so preenchidos por esses migrantes. Porm, os governos procuram muitas vezes manter as pessoas menos instrudas em circulao para dentro e para fora do pas, tratando por vezes os trabalhadores temporrios que no esto devidamente legalizados como a gua de uma torneira que se pode abrir e fechar vontade. Estima-se que 50 milhes de pessoas estejam a viver e a trabalhar no estrangeiro com um estatuto irregular. Alguns pases, tais como a Tailndia e os Estados Unidos, toleram um elevado nmero de trabalhadores no autorizados. Isso permite-lhes aceder a empregos mais bem remunerados do que os que conseguem nos seus pases mas, apesar de frequentemente realizarem o mesmo trabalho e pagarem os mesmos impostos que os residentes nativos, podero no ter acesso a servios bsicos, correndo tambm o risco de serem deportados. Alguns governos, tais como o de Itlia e de Espanha, reconheceram que os migrantes no qualificados contribuem para as suas sociedades, pelo que legalizaram aqueles que tinham trabalho. Outros pases ainda, tais como o Canad e a Nova Zelndia, tm programas de migrantes sazonais bem definidos para sectores como o da agricultura. De facto, h um amplo consenso sobre o valor da migrao qualificada para os pases de destino. Contrariamente, os trabalhadores migrantes com poucas qualificaes geram muita controvrsia. De um modo geral, embora alguns acreditem que estes migrantes venham efectivamente preencher postos de trabalho vagos, entre outros persiste a ideia de que vm sobretudo roubar o emprego a trabalhadores nativos e so, para alm disso, responsveis pela reduo dos nveis salariais. Entre outras preocupaes manifestadas perante os fluxos de entrada de migrantes, tem-se apontado um maior risco de criminalidade, uma acrescida sobrecarga para as infra-estruturas dos servios locais e o receio de se perder coeso social e cultural. Mas estas preocupaes revelam-se muitas vezes desmesuradas. Embora as investigaes

evidenciem a possibilidade de a migrao, em determinadas circunstncias, ter efeitos negativos nos trabalhadores nativos com as mesmas qualificaes, o conjunto de factos apurados sugere que estes efeitos so geralmente pouco significativos e podem, em alguns contextos, ser totalmente inexistentes.
Os Argumentos a favor da mobilidade Este relatrio defende que os migrantes aumentam a produtividade econmica, com um custo irrelevante ou inexistente para os cidados nativos. Efectivamente, os efeitos positivos podero ser muito abrangentes por exemplo, quando a disponibilidade dos migrantes para a prestao de servios de cuidados infantis permite que as mes trabalhem fora de casa. medida que os migrantes adquirem a lngua e outras competncias necessrias para progredir nos seus nveis de rendimento, muitos integram-se muito naturalmente, fazendo com que os receios relativamente actual chegada de estrangeiros culturalmente inassimilveis no pas semelhantes queles manifestados no incio do sculo XX na Amrica face aos irlandeses, por exemplo paream infundados. Todavia, tambm verdade que muitos migrantes enfrentam desvantagens sistemticas, que lhes dificultam ou os impossibilitam de obter o mesmo acesso que os nativos tm aos servios locais. Este problema afigura-se especialmente grave no que diz respeito aos trabalhadores temporrios e em situao irregular. Nos pases de origem dos migrantes, os impactos das deslocaes so sentidos sob a forma de mais elevados rendimentos, maior consumo, melhor educao e condies de sade, e um aumento geral nos nveis cultural e social. Os benefcios mais directos que comummente emergem com a mudana geogrfica prendem-se com as remessas enviadas aos membros da famlia mais prxima. de salientar, porm, que as repercusses desses benefcios tm um vasto alcance: ao serem gastas, as remessas levam criao de emprego para os trabalhadores nativos. Por outro lado, verifica-se tambm uma alterao do prprio comportamento das pessoas, em resposta s ideias que lhes chegam do estrangeiro. Para dar um exemplo significativo, note-se como esta abertura pode levar a que se permita que as mulheres se libertem dos seus papis tradicionais. A natureza e a extenso destes impactos dependem de quem se desloca, de como se sai no estrangeiro e de permanecer ou no ligado s suas razes atravs de fluxos de dinheiro, conhecimento e ideias. Em virtude de os migrantes tenderem a chegar em elevado nmero a partir de determinados locais

Baixar as barreiras que se interpem s deslocaes e melhorar o tratamento dedicado queles que se deslocam podero trazer grandes vantagens para o desenvolvimento humano.

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

especficos por exemplo, de Kerala, na ndia, ou da provncia de Fujian, na China , os efeitos ao nvel da sua comunidade podem ser mais preponderantes do que propriamente ao nvel nacional. Todavia, a longo prazo, os efeitos do fluxo de ideias fomentado pelas deslocaes humanas podero atingir tais propores que acabam por afectar as prprias normas e estruturas sociais em todo um pas. O fluxo de sada de competncias muitas vezes visto como negativo, particularmente, no que respeita prestao de certos servios, tais como aqueles na rea da educao e da sade. No entanto, mesmo quando este o caso, a melhor resposta encetar polticas que abordem os problemas estruturais que motivaram essa sada, tais como baixos vencimentos, financiamentos inadequados e instituies fracas. Atribuir a culpa pela perda de trabalhadores qualificados aos prprios trabalhadores uma atitude que escamoteia as verdadeiras razes pelas quais estes abandonam os seus pases, e restries sua mobilidade sero provavelmente contra produtivas para no mencionar o facto de que essas restries negam o direito humano bsico de algum deixar o seu prprio pas. No entanto, a migrao internacional, mesmo que politicamente bem gerida, no representa, s por si, uma estratgia de desenvolvimento humano nacional. Com poucas excepes (e sobretudo em pequenos Estados insulares, onde mais de 40% dos habitantes se deslocam para o estrangeiro), no provvel que a emigrao esteja na base das perspectivas de desenvolvimento de toda uma nao. A migrao , no mximo, uma via que complementa esforos locais e nacionais mais amplos para reduzir a pobreza e melhorar o desenvolvimento humano. Estes esforos, por sua vez, continuam a ser to cruciais como sempre foram at aqui.

Enquanto redigamos este relatrio, o mundo estava a passar pela crise econmica mais grave do ltimo meio sculo. Economias que se retraem e momentos caracterizados por elevadas taxas de desemprego esto a afectar milhes de trabalhadores, incluindo os migrantes. Acreditamos que a actual retraco econmica deveria ser vista e aproveitada como uma oportunidade para instituir novos acordos para os migrantes acordos que beneficiassem tanto aqueles que trabalham no seu prprio pas como os que trabalham no estrangeiro, prevenindose uma reaco adversa proteccionista. Com a retoma, muitas das mesmas tendncias que tm fomentado e influenciado as deslocaes durante o ltimo meio sculo surgiro novamente, levando a que mais pessoas desejem migrar. vital que os governos comecem a pr em prtica as medidas necessrias para se prepararem para esta situao.
A nossa proposta Baixar as barreiras que se interpem s deslocaes e melhorar o tratamento dedicado queles que se deslocam podero trazer grandes vantagens para o desenvolvimento humano. necessria uma viso vigorosa para se ter a percepo destas vantagens. Este relatrio apresenta argumentos para um conjunto abrangente de reformas a colocar em prtica, o qual poder oferecer importantes benefcios aos migrantes, comunidades e pases. A nossa proposta contempla as duas dimenses mais significativas da agenda da mobilidade, onde h ainda espao para melhores polticas, nomeadamente, a admisso e o tratamento. As reformas traadas no nosso pacote principal tm efeitos a mdio e longo prazo (caixa 1). Elas dirigem-se no s aos governos dos pases de destino, mas tambm aos governos dos pases de origem, a outros intervenientes fundamentais em particular, ao sector privado, aos sindicatos e s organizaes no governamentais e aos prprios indivduos migrantes. Embora os decisores polticos enfrentem desafios comuns, tero seguramente de conceber e implementar diferentes polticas para a migrao nos seus respectivos pases, de acordo com circunstncias nacionais e locais. No obstante, existem algumas boas prticas que se destacam e que podero ser amplamente adoptadas. Tramos seis orientaes essenciais no sentido da reforma que podem ser seguidas individualmente mas que, usadas em conjunto numa abordagem integrada, podero optimizar os seus efeitos positivos no desenvolvimento humano. O alargamento dos canais de entrada existentes para que mais trabalhadores possam emigrar; a garantia de direitos bsicos

Caixa 1

O pacote principal

Em Ultrapassar Barreiras traamos um pacote principal de reformas, que assenta em seis pilares. Cada pilar benco s por si, mas os seis, conjuntamente, so capazes de produzir os melhores resultados na maximizao dos impactos do desenvolvimento humano na migrao: 1. Liberalizar e simplicar os canais regulares que permitam que pessoas com poucas qualicaes possam procurar trabalho no estrangeiro; 2. Garantir os direitos bsicos aos migrantes; 3. Reduzir os custos de transaco associados migrao; 4. Melhorar os resultados para as comunidades de migrantes e de destino; 5. Possibilitar os benefcios da mobilidade interna; e 6. Tratar a mobilidade como uma parte integrante das estratgias de desenvolvimento nacional.

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

aos migrantes; a diminuio dos custos da migrao; a procura de solues que beneficiem tanto as comunidades de destino como os migrantes que elas acolhem; uma maior facilidade nas deslocaes para pessoas que migram dentro dos limites do seu prprio pas; e o tratamento da migrao como um dos factores preponderantes nas estratgias de desenvolvimento nacionais so medidas que podero oferecer contributos importantes e complementares para o desenvolvimento humano. O pacote principal salienta dois caminhos para o alargamento dos canais de entrada mais comuns existentes: Recomendamos esquemas de expanso para o trabalho verdadeiramente sazonal em sectores tais como os da agricultura e do turismo, os quais j deram provas de serem eficazes em vrios pases. A boa prtica sugere que esta interveno dever envolver sindicatos e entidades patronais, juntamente com os governos dos pases de destino e de partida, particularmente, na concepo e aplicao de garantias de salrios base, condies de sade e de segurana e clusulas contratuais assegurando a possibilidade de novas visitas ao pas, como no caso da Nova Zelndia, por exemplo. Tambm propomos aumentar o nmero de vistos para pessoas pouco qualificadas, sob determinadas condies, de acordo com a procura no pas de destino. A experincia sugere que as boas prticas neste mbito incluem: garantir que os imigrantes tenham o direito a mudar de entidade empregadora (conhecido como portabilidade entre entidades empregadoras), permitir que peam o prolongamento da sua estadia e abram caminho para a eventual obteno do direito de residncia permanente, estabelecer condies que facilitem as viagens de regresso durante o perodo do visto e permitir a transferncia de benefcios de segurana social acumulados, tal como ficou estabelecido na recente reforma decretada na Sucia. Os pases de destino devero decidir quanto ao nmero desejado de indivduos a entrar no territrio atravs de processos polticos que deixem espao discusso pblica e ao equilbrio entre diferentes interesses. Os mecanismos para determinar o nmero de indivduos que entra no territrio devero ser transparentes e assentar na respectiva procura por parte das entidades empregadoras, estabelecendo-se quotas que estejam de acordo com as condies econmicas. No destino, os imigrantes so muitas vezes tratados de formas que infringem os seus direitos humanos bsicos. Mesmo que os governos no ratifiquem as convenes internacionais que protegem

os trabalhadores migrantes, devero assegurar-se de que estes usufruem dos seus plenos direitos nos locais de trabalho a saber, igual remunerao por idntico trabalho, condies de trabalho dignas e o direito organizao colectiva. Com efeito, poder haver necessidade de actuarem rapidamente para suprimir a discriminao. Os governos dos pases de origem e de destino devero tambm considerar colaborar conjuntamente no sentido de facilitar o reconhecimento de crditos obtidos no estrangeiro. A actual recesso tornou os migrantes particularmente vulnerveis. Alguns governos dos pases de destino intensificaram a aplicao das leis da migrao de formas que podero at mesmo infringir os direitos dos migrantes. Dar aos migrantes que foram despedidos a oportunidade de procurarem outra entidade empregadora (ou, pelo menos, conceder-lhes tempo para que possam tratar de encerrar os seus assuntos antes de partirem) e divulgar o panorama do emprego incluindo as retraces nos pases de partida so medidas que podero mitigar os custos desproporcionais da recesso, gerados tanto por migrantes actuais como por migrantes futuros. No que respeita as deslocaes internacionais, os custos da transaco inerentes aquisio dos documentos necessrios e ao preenchimento dos

Tabela 1

Mais de um tero dos pases restringe signicativamente o direito deslocao As restries s deslocaes internas e emigrao por categoria de IDH
Restries mobilidade, 2008 Os mais restritivos Os menos restritivos

Categorias de IDH

Total

IDH MUITO ELEVADO Pases Percentagem (%) IDH ELEVADO Pases Percentagem (%) IDH MDIO Pases Percentagem (%) IDH BAIXO Pases Percentagem (%) TOTAL Pases Percentagem (%)
Fonte: Freedom House (2009).

0 0

3 8

1 3

3 8

31 81

38 100

2 4

4 9

4 9

10 21

27 57

47 100

2 2

13 16

24 29

27 33

16 20

82 100

2 8

5 20

13 52

5 20

0 0

25 100

6 3

25 13

42 22

45 23

74 39

192 100

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

Embora no possa substituir outros esforos de desenvolvimento mais amplos, a migrao poder constituir uma estratgia vital para os agregados familiares e as famlias que procurem diversificar e melhorar os seus padres de vida.

requisitos administrativos para atravessar fronteiras nacionais so muitas vezes elevados e tendencialmente regressivos (proporcionalmente mais elevados para pessoas no qualificadas e para aqueles com contratos a curto prazo), podendo ter tambm o efeito indesejado de encorajar as deslocaes ilegais e o contrabando. Um em cada dez pases apresenta custos em passaportes que excedem os 10% do rendimento per capita. Como seria de esperar, estes custos esto negativamente correlacionados com as taxas de emigrao. Tanto os governos dos pases de origem como os dos pases de destino podero simplificar os procedimentos e reduzir os custos dos documentos, medida que ambas as partes podem tambm colaborar uma com a outra no sentido de melhorar e regulamentar os servios de intermediao. vital assegurar que cada migrante se possa estabelecer bem ao chegar, mas tambm crucial que as comunidades s quais se juntam no se sintam injustamente sobrecarregadas pelas exigncias acrescidas que eles representam em servios fundamentais. Quando esta situao coloca desafios s autoridades locais, podero ser necessrias transferncias fiscais acrescidas. Garantir que os filhos dos migrantes tenham o mesmo acesso educao e, sempre que necessrio, dar-lhes apoio para poderem recuperar os contedos perdidos e integrar-se na sua nova escola podero melhorar as suas perspectivas e evitar a formao de uma classe desfavorecida. O ensino da lngua fundamental para as crianas nas escolas, mas tambm para os adultos, atravs do local de trabalho ou atravs de esforos especiais no sentido de alcanar aquelas mulheres que no trabalham fora de casa. Algumas situaes necessitaro de esforos mais activos do que outras no combate discriminao, na resoluo de tenses sociais e, sempre que seja relevante, na preveno de surtos de violncia contra os imigrantes. A sociedade civil e os governos tm uma experincia positiva bastante ampla na preveno da discriminao atravs, por exemplo, de campanhas de consciencializao. Apesar de a maioria dos sistemas de planeamento centralizado em todo o mundo j terem sido abandonados, um nmero surpreendente de governos cerca de um tero continua, de facto, a levantar obstculos s deslocaes internas (tabela 1). As restries assumem tipicamente a forma de uma reduo no fornecimento de servios bsicos e na concesso de direitos para aqueles que no estiverem registados na sua rea local, discriminando assim migrantes internos, tal como ainda o caso na China. Assegurar a equidade no fornecimento de servios bsicos uma recomendao fundamental do relatrio no que respeita aos migrantes internos.

O tratamento equitativo importante para os trabalhadores temporrios e sazonais e suas famlias, para as regies para onde vo trabalhar, e tambm para que se possa assegurar um fornecimento de servios digno nos locais onde pertencem, de modo a que no se sintam compelidos a se deslocarem para obter o acesso a escolas e a servios de assistncia mdica. Embora no possa substituir outros esforos de desenvolvimento mais amplos, a migrao poder constituir uma estratgia vital para os agregados familiares e as famlias que procurem diversificar e melhorar os seus padres de vida, especialmente em pases em desenvolvimento Os governos precisam de reconhecer este potencial e integrar a migrao junto de outros aspectos das polticas para o desenvolvimento do pas. Um ponto crucial que emerge a partir da experincia a importncia das condies econmicas nacionais e da existncia de instituies fortes no sector pblico que permitam alcanar os maiores benefcios da mobilidade.
O caminho em frente Para avanar com esta agenda ser necessria uma liderana forte e iluminada, aliada a um esforo mais determinado no sentido de interagir com o pblico e despertar as suas conscincias para os factos reais da migrao. Para os pases de origem, uma contemplao mais sistemtica do perfi l da migrao e dos seus benefcios, custos e riscos ofereceria uma melhor base para integrar as deslocaes nas estratgias para o desenvolvimento nacional. A emigrao no uma alternativa aos esforos internos do pas no sentido de acelerar o desenvolvimento, mas a mobilidade poder facilitar o acesso a ideias, ao conhecimento e a recursos que podero complementar e, em alguns casos, optimizar o progresso. Para os pases de destino, por seu lado, as questes de como e quando estabelecer reformas depender de uma viso realista sobre as condies econmicas e sociais, tendo em considerao a opinio pblica e as restries polticas aos nveis local e nacional. A cooperao internacional, especialmente atravs de acordos bilaterais ou regionais, poder conduzir a uma melhor gesto poltica da migrao, a uma maior proteco dos direitos dos migrantes e a maiores contributos dos migrantes tanto para os pases de origem como para os de destino. Algumas regies esto a criar zonas de livre-trnsito para promover uma maior liberdade nas transaces comerciais e simultaneamente optimizar os benefcios da migrao tais como a frica Ocidental e o Cone Sul da Amrica Latina. Os alargados mercados de

10

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

trabalho criados nestas regies podem trazer benefcios substanciais aos migrantes, s suas famlias e s suas comunidades. Existem apelos para que se crie um novo regime mundial para melhorar a gesto poltica da migrao: com efeito, mais de 150 pases j participam no Frum Mundial sobre Migraes e Desenvolvimento. Os governos, que enfrentam

desafios comuns, desenvolvem respostas comuns uma tendncia que vimos emergir enquanto preparvamos este relatrio. Em Ultrapassar Barreiras coloca-se firmemente a questo do desenvolvimento humano na agenda dos decisores polticos, os quais, perante padres de deslocao humana cada vez mais complexos em todo o mundo, procuram obter os melhores resultados.

Resultados e tendncias do IDH 2007


O ndice de desenvolvimento humano (IDH) uma medida sumria do desenvolvimento humano de um pas. Mais concretamente, trata-se de um ndice que mede os avanos alcanados por um pas, em mdia, no que respeita a trs dimenses bsicas: uma vida longa e saudvel, avaliada com base na esperana mdia de vida nascena; acesso ao conhecimento, avaliado com base na taxa de alfabetizao de adultos e na taxa bruta combinada de escolarizao; e um nvel de vida digno, avaliado com base no PIB per capita em paridade do poder de compra (PPC), em dlares americanos. Estas trs dimenses esto padronizadas em valores entre 0 e 1, e atravs do clculo da sua mdia simples que se apura o valor fi nal do IDH numa classificao de 0 a 1. Os pases so, ento, classificados por ordem com base neste valor, sendo que uma classificao de 1 representa o valor mximo de IDH. O IDH deste ano que assenta em dados de 2007 foi calculado para 182 pases. Trs novos pases foram includos, a saber, Andorra e Listenstaine, ambos pela primeira vez, e o Afeganisto, pela primeira vez desde 1996. Os resultados apresentados no relatrio fundamentam-se tanto em novos dados como em revises de dados reunidos no passado. importante sublinhar que estes resultados do IDH, baseados em dados de 2007, no reflectem os efeitos da crise econmica mundial, a qual se espera vir a ter um enorme impacto no avano do desenvolvimento humano em muitos pases por todo o mundo. As setas na tabela indicam a ocorrncia de mudanas na ordem das classificaes, entre 2006 e 2007, com base em dados em srie temporal consistentes. Neste perodo, os valores de IDH desceram em quatro pases o que, em todos estes casos, se verificou em resultado da descida do PIB per capita e aumentaram em 174 situaes. Simultaneamente, registaram-se muitas outras alteraes na ordem da classificao dos pases. Em 2007, em relao a 2006, 50 pases desceram uma ou mais posies na ordem. Por outro lado, um nmero semelhante de pases subiu. A razo prende-se com o modo como as mudanas de ordem so afectadas no s pelo desempenho dos pases individualmente, mas tambm pelo seu progresso em relao aos outros, especialmente quando as diferenas de valores so pequenas. A China regista a maior subida na classificao (sete posies), seguida da Colmbia e do Per (cinco posies). Em cada um destes pases poder-se- atribuir estas alteraes a um relativamente rpido crescimento do rendimento. A Noruega encabea a lista seguida pela Austrlia, na segunda posio, e pela Islndia, que surge em terceiro lugar justamente as mesmas posies do ano passado, de acordo com os dados mais recentes. Registam-se poucas mudanas na ordem dos pases que ocupam as dez primeiras posies, e apenas um novo pas no grupo a Frana , que veio a ocupar o lugar do Luxemburgo. No final da lista, Nger, Afeganisto e Serra Leoa encontramse, respectivamente, nos ltimos trs lugares, no tendo igualmente mudado de posio entre 2006 e 2007. No se regista nenhuma entrada no conjunto de pases que ocupa as dez ltimas posies entre os mesmos dois anos. A maioria dos pases no mudou de posio em mais do que dois lugares na ordem das classificaes. Por exemplo, na frica Subsariana, Gana subiu duas posies (devido a avanos na educao), ao passo que o Chade, a Maurcia e a Suazilndia desceram dois.
11

SUMRIO RELATRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO 2009 Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos

IDH 2007
Valor e ordem em IDH de 2007 e alteraes na ordem entre 2006 e 2007
Notas:

Nmero de posies que os pases subiram em resultado de um melhor IDH entre 2006 e 2007. Nmero de posies que os pases desceram em resultado de um pior IDH entre 2006 e 2007

Um espao em branco signica que no houve alterao na posio ocupada em termos de IDH entre 2006 e 2007.

Desenvolvimento humano muito elevado (IDH >= 0,900) Noruega Austrlia Islndia Canad Irlanda Pases Baixos Sucia Frana Suia Japo Luxemburgo Finlndia Estados Unidos da Amrica ustria Espanha Dinamarca Blgica Itlia Listenstaine Nova Zelndia Reino Unido Alemanha Singapura Hong Kong, China (RAE) Grcia Coreia, Repblica da Israel Andorra Eslovnia Brunei Darussalam Kuwait Chipre Qatar Portugal Emiratos rabes Unidos Repblica Checa Barbados Malta 0,971 0,970 0,969 0,966 0,965 0,964 0,963 0,961 0,960 1 2 3 4 5 66 1 7 1 86 3 9

Litunia Antgua e Barbuda Letnia Argentina Uruguai Cuba Baaamas Mxico Costa Rica Jamahira rabe Lbia Om Seychelles Venezuela, Rep. Bolivariana da Arbia Saudita Panam Bulgria So Cristvo e Nevis Romnia Trindade e Tobago Montenegro Malsia Srvia Bielorssia Santa Lcia Albnia Federao Russa Macednia, Antiga Rep. Jugoslava da Domnica Granada Brasil Bsnia e Herzegovina Colmbia Per Turquia Equador Maurcia Cazaquisto Lbano

0,870 46 0,868 47 6 1 0,866 48 6 2 0,866 49 2 0,865 50 1 0,863 51 0,856 52 0,854 53 6 1 0,854 54 1 0,847 55 6 1 0,846 56 1 0,845 57 0,844 58 6 4 0,843 59 1 0,840 60 6 1 0,840 61 2 0,838 62 2 0,837 63 6 1 0,837 64 1 0,834 65 0,829 66 0,826 67 0,826 68 6 1 0,821 69 1 0,818 70 0,817 71 6 2 0,817 72 0,814 73 2 0,813 74 0,813 75 0,812 76 0,807 77 6 5 0,806 78 6 5 0,806 79 1 0,806 80 3 0,804 81 2 0,804 82 1 0,803 83 3

China Belize Samoa Maldivas Jordnia Surriname Tunsia Tonga Jamaica Paraguai Sri Lanka Gabo Arglia Filipinas El Salvador Repblica rabe da Sria Fiji Turquemenisto Territrios Ocupados da Palestina Indonsia Honduras Bolvia Guiana Monglia Vietname Moldvia Guin Equatorial Uzbequisto Quirguizisto Cabo Verde Guatemala Egipto Nicargua Botsuana Vanuatu Tajiquisto Nambia frica do Sul Marrocos

0,772 92 6 7 0,772 93 3 0,771 94 6 2 0,771 95 6 2 0,770 96 1 0,769 97 6 1 0,769 98 6 2 0,768 99 5 0,766 100 8 0,761 101 0,759 102 0,755 103 0,754 104 0,751 105 0,747 106 0,742 107 6 2 0,741 108 1 0,739 109 1 0,737 110 0,734 111 0,732 112 0,729 113 0,729 114 0,727 115 6 1 0,725 116 1 0,720 117 0,719 118 0,710 119 0,710 120 0,708 121 0,704 122 6 1 0,703 123 1 0,699 124 0,694 125 6 1 0,693 126 1 0,688 127 0,686 128 6 1 0,683 129 1 0,654 130 0,651 131 0,619 132 6 1 0,619 133 1 0,612 134 0,610 135 0,601 136 0,593 137 0,586 138 0,576 139

Imen Paquisto Suazilndia Angola Nepal Madagscar Bangladesh Qunia Papua-Nova Guin Haiti Sudo Tanznia Repblica Unida da Gana Camares Mauritnia Djibuti Lesoto Uganda Nigria

0,575 140 6 1 0,572 141 6 1 0,572 142 2 0,564 143 0,553 144 0,543 145 0,543 146 6 2 0,541 147 0,541 148 2 0,532 149 0,531 150 0,530 151 0,526 152 6 2 0,523 153 1 0,520 154 1 0,520 155 0,514 156 0,514 157 6 1 0,511 158 1

0,960 10 0,960 11 3 0,959 12 6 1 0,956 13 1 0,955 14 6 2 0,955 15 0,955 16 2 0,953 17 0,951 18 6 1 0,951 19 1 0,950 20 0,947 21 0,947 22 0,944 23 6 1 0,944 24 1 0,942 25 0,937 26 0,935 27 6 1 0,934 28 1 0,929 29 0,920 30 0,916 31 0,914 32 0,910 33 6 1 0,909 34 1 0,903 35 6 2 0,903 36 0,903 37 6 2 0,902 38 3

Desenvolvimento humano baixo (IDH < 0,500) Togo Malawi Benim Timor-Leste Costa do Marm Zmbia Eritreia Senegal Ruanda Gmbia Libria Guinea Etipia Moambique Guin-Bissau Burundi Chade Congo, Repblica Democrtica do Burkina Faso Mali Repblica Centro-Africana Serra Leona Afeganisto Nger 0,499 159 0,493 160 6 1 0,492 161 1 0,489 162 0,484 163 0,481 164 0,472 165 0,464 166 0,460 167 0,456 168 0,442 169 0,435 170 0,414 171 0,402 172 0,396 173 6 1 0,394 174 6 1 0,392 175 2 0,389 176 6 1 0,389 177 1 0,371 178 6 1 0,369 179 1 0,365 180 0,352 181 0,340 182

Desenvolvimento humano mdio (0,800 > IDH >= 0,500) Desenvolvimento humano elevado (0,900 > IDH >=0,800) Barm Estnia Polnia Eslovquia Hungra Chile Crocia 0,895 39 1 0,883 40 0,880 41 6 1 0,880 42 6 2 0,879 43 2 0,878 44 1 0,871 45 Armnia Ucrnia Azerbeijo Tailndia Iro, Repblica Islmica do Gergia Repblica Dominicana So Vicente e Granadinas 0,798 84 6 1 0,796 85 1 0,787 86 6 2 0,783 87 1 0,782 88 1 0,778 89 6 2 0,777 90 1 0,772 91 6 2

So Tom e Prncipe Buto Rep. Democrtica Popular do Laos ndia Ihas Salomo Congo Cambodja Mianmar Comores

12

You might also like