You are on page 1of 16

Comunicao, disciplina indiciria

JOS LUIZ BRAGA*

RESUMO O artigo reflete sobre a presena de estudos de caso na pesquisa comunicacional, relacionando-os ao paradigma indicirio. Explicita como caractersticas desse modelo epistemolgico: o estudo de casos; a busca de indcios para percepo de fenmenos mais complexos; a distino entre indcios essenciais e acidentais; e a articulao entre indcios para elaborao de inferncias. Sobre os indcios articulados, considera a construo de modelos interpretativos em dois nveis de inferncias: sobre regras internas de funcionamento do caso e sobre sua insero em contextos de interesse do pesquisador. Palavras-chave: campo da comunicao, paradigma indicirio, modelos epistemolgicos, inferncias ABSTRACT This article is a reflection upon the presence of case studies in research on the field of communication, relating them to the evidentiary paradigm. It considers as traits of this epistemological model: case studies; the search for evidence in order to grasp more complex phenomena; the distinction between essential and accidental evidence; and the articulation among different pieces of evidence in order to build inferences. As for the articulated evidence, it considers the construction of interpretative models on two levels of inference: about the internal working rules of a case and about its inclusion into contexts that might be of interest to the researcher. Key words: field of communication, evidentiary paradigm, epistemological models, inference

* Professor titular
no Programa de PsGraduao em Cincias da Comunicao da Unisinos (RS) desde 1999, tendo coordenado o Programa de 2002 a 2004. Doutor em Comunicao pelo Institut Franais de Presse (1984). Foi pesquisador no Instituto de Pesquisas Espaciais (Projeto Saci) e professor na UFPB e na UnB. Foi Presidente da Comps, gesto 1993-95. Autor de A sociedade enfrenta sua mdia dispositivos sociais de crtica miditica (So Paulo: Paulus, 2006) e de outros livros e artigos acadmicos na rea da comunicao.
jlbraga@via-rs.net

73

Comunicao, disciplina indiciria

1. Refere-se s disciplinas voltadas para a investigao de leis e regularidades (naturais ou sociais).

2. Jol Candau (2004: 6) observa, porm, sobre essa categoria, que [] preciso ainda se interrogar sobre as modalidades de interpretao (traduo nossa).

3. No campo da Sociologia uma disciplina originalmente nomottica esto os estudos etnometodolgicos, que se voltam para estudos singulares. No campo Psi, convivem conhecimentos diferenciados, como uma psicologia experimental, nomottica; e uma psicologia clnica, que desenvolve conhecimentos indicirios.

INTRODUO Debati, algumas vezes, com estudantes, um texto de Jean Piaget (1971) em que o autor examina as cincias sociais a partir do modelo epistemolgico que estas adotam em sua construo de conhecimento, categorizando as disciplinas como nomotticas1, histricas, normativas e filosficas. Dois pontos so interessantes nesse debate: o problema de situar os estudos da comunicao; e o de saber se podemos, ainda, caracterizar uma disciplina, como um todo, dentro de um nico modelo epistemolgico. Uma resposta simples para a primeira questo que os estudos de comunicao estariam mais provavelmente em um mbito no referido por Piaget, o das disciplinas interpretativas2. Mas justamente, a perspectiva que temos sobre a segunda questo a de reconhecer, hoje, que cada uma das cincias humanas e sociais se desdobra, nas suas pesquisas prprias e nas interfaces com as demais, em uma variedade de modelos epistemolgicos em funo dos objetivos especficos de cada pesquisa, das subreas de especializao disciplinar, dos enfoques tericos que adotam e/ou constroem e das relaes que elaboram com a realidade social pesquisada3. Mais que categorizar disciplinas, trata-se de refletir sobre os usos que fazem de determinados modelos de produo de conhecimento. O ttulo do presente artigo no corresponde afirmao de que Comunicao uma disciplina indiciria; mas sim se refere inteno de examinar algumas questes conceituais e/ou metodolgicas quando as pesquisas do campo assumam essa perspectiva: Comunicao quando disciplina indiciria. *** Uma contribuio importante do paradigma nomottico, na construo do conhecimento, fornecer percepes verificveis sobre regularidades processuais nos fenmenos sociais. Na rea da comunicao, entretanto, dificilmente encontramos pesquisas nomotticas. Vamos buscar nossas proposies abstratas gerais, com as quais damos sustentao ao trabalho de investigao, em trs fontes principais: a) leis e regularidades expressas em teorias de reas vizinhas mormente sociologia e lingstica, mas eventualmente tambm em outras cincias nomotticas do homem (demografia, economia, psicologia...); b) conhecimentos sobre o mundo, derivados de outros modos de observao e anlise, em disciplinas no-nomotticas (normativas, etnogrficas, histricas, interpretativas...) que, abordando ou no questes comunicacionais,

74

MATRIZes

N. 2 abril

2008

DOSSI

lograram constituir espaos de reconhecimento sobre fenmenos humanos e sociais suficientemente abrangentes para serem usados como conhecimento estabelecido e como fundamento terico-metodolgico transfervel a questes de Comunicao; c) proposies abrangentes derivadas de elaboraes ensasticas ou de especulao filosfica gerados diretamente na rea ou a partir de reas vizinhas quando estas pensam questes de seu interesse, mas que confluem com preocupaes da rea da comunicao. claro que estes aportes so relevantes e tm fornecido fundamentao pertinente para pesquisas da rea. Por outro lado, uma estrita dependncia em relao a tais aportes apresenta problemas. As regularidades percebidas que efetivamente existem e aparentemente foram as primeiras que impressionaram os pesquisadores da rea parecem hoje insuficientes na sua exposio abrangente para, sozinhas, dar conta da complexidade dos fenmenos. Oferecem afirmaes gerais onde, hoje, precisamos perceber distines finas. As teorias das reas vizinhas, mesmo quando tratam diretamente de comunicao, o fazem com atribuio de maior relevncia a questes habituais da rea prpria, perante as quais os fenmenos comunicacionais so coadjuvantes o que no ajuda no esforo de desentranhamento do objeto comunicacional e das questes pertinentes para o campo. As perspectivas derivadas de formulao ensastica ou especulativa reconhecendo-se sua relevncia em apropriaes macro no viabilizam a elaborao de distines entre fenmenos especficos dentro da apreenso abrangente; nem se prestam, tipicamente, construo de relaes expressas entre proposio abstrata e realidade concreta especfica. Tais limites sugerem a possibilidade de que, ao lado destes mbitos de referncia, a rea desenvolva tambm outros espaos de elaborao terica, no primariamente voltada para a formulao de regularidades abrangentes; mas, sim, mais perto dos fenmenos de seu interesse, procurando desenvolver a, na concretude de particulares, fundamentaes relacionadas construo do campo de estudos. Com uma dupla preocupao, de construo do campo comunicacional por desentranhamento de seu objeto, diretamente no mbito da sociedade, e de busca de espao no qual se desenvolvam articulaes entre realidades especficas e gerao terica, os estudos de caso e o paradigma indicirio de Carlo Ginzburg parecem compor um modelo epistemolgico bem ajustado a necessidades da rea.
P. 73-88 JOS LUIZ BRAGA

75

Comunicao, disciplina indiciria

ESTUDOS DE CASOS Nos projetos enviados s agncias de fomento, em artigos de peridicos, nos debates em congressos, nos projetos de candidatos ps-graduao, notamos um nmero significativo de estudos de caso evidenciando que essa modalidade de pesquisa tem interessado os pesquisadores da rea. Por outro lado, no tenho encontrado muitas reflexes sistematizadas sobre o sentido epistemolgico desse mbito de estudos para o campo da comunicao; nem indicaes metodolgicas derivadas diretamente de pesquisas comunicacionais. Howard Becker observa, sobre estudos de caso, que o mtodo supe que se pode adquirir conhecimento do fenmeno adequadamente a partir da explorao intensa de um nico caso (1993: 117). Em contraste com os estudos de caso, as pesquisas de recorte nomottico envolvem a busca e o estabelecimento de leis e regularidades abrangentes, que se manifestam em diferentes objetos e situaes (os quais se renem exatamente por tais regularidades detectadas). Trabalham com poucas variveis e se baseiam em uma reduo dos objetos e situaes, abstraindo os elementos considerados singulares ou episdicos com relao s regularidades de interesse exatamente por no terem relevncia para a constituio da regularidade observada. Na comunicao, a escassez de pesquisas nomotticas parece derivar da dificuldade de eliminar traos singulares e de concentrar a preocupao em elementos comuns a uma classe de eventos (o que permitiria a determinao de regularidades abrangentes) dificuldade decorrente da complexidade do fenmeno interacional. Entre os processos comunicacionais, seus objetivos, suas circunstncias e seu contexto, h relaes que, omitidas, impediriam a percepo clara do fenmeno. Alm disso, os fenmenos comunicacionais, na sociedade contempornea, apresentam uma diacronia muito dinmica no apenas em conseqncia do avano tecnolgico, mas tambm dos processos sociais interacionais que se diversificam correlatamente. Os estudos de caso, portanto, se prestam particularmente produo de conhecimento nas condies atuais de constituio da disciplina. Encontramos uma variedade dinmica de fenmenos que claramente solicitam uma apreenso de seus aspectos propriamente comunicacionais; e no dispomos de uma proviso suficiente de grandes regras bsicas prprias ao campo, com formalizaes tericas transversais generalidade do objeto, nem suficientemente consensuais, que permitam fazer redues preliminares. Voltados para a anlise de fenmenos singulares, os estudos de caso parecem poder ser direcionados a pelo menos quatro finalidades articuladas:
76
MATRIZes

N. 2 abril

2008

DOSSI

a) gerar conhecimento rigoroso e diversificado sobre uma pluralidade de fenmenos que so intuitivamente percebidos como de interesse para a rea (o conhecimento dos casos em si); b) assegurar elementos de articulao e tensionamento entre situaes de realidade e proposies abstratas abrangentes prvias (situaes particulares versus conhecimento estabelecido); c) pela lgica prpria dos processos indicirios, gerar proposies de crescente abstrao a partir de realidades concretas; d) caracterizar-se como mbito de maior probabilidade de sucesso no desentranhamento de questes comunicacionais diretamente relacionadas ao fenmeno em sociedade (ver Braga, 2004). Entretanto, a ausncia de uma clara reflexo e de debates sobre as possibilidades epistemolgicas dos estudos de caso para a constituio da rea de conhecimento leva ao risco de alguns aportes potenciais no se realizarem plenamente. Isso pode ocorrer seja porque a prpria natureza da modalidade de anlise (enfocada em situaes singulares) leve disperso dos estudos em meio variedade dos objetos; ou porque, na ausncia de teorias mais prximas do campo comunicacional, as teorias de reas vizinhas que se pem como auxiliares de nossa pesquisa exeram uma atrao desviante, quando se trata de elaborar declaraes tericas mais gerais. Ao lado destes riscos, de disperso e de derivao centrfuga, outros direcionamentos de estudos de caso podem resultar em reduzida contribuio para desenvolvimentos na constituio da rea de conhecimento. Um desses desvios ocorre quando o caso estudado serve apenas para confirmar uma teoria: fala-se abstratamente sobre um objeto, com base em teorias aprioristicamente escolhidas, mostrando que este se conforma s perspectivas expressas por estas. Outro desvio ocorre quando o caso trabalhado apenas na apreenso emprica da coisa singular evidenciando seu funcionamento descritivamente, sem fazer inferncias, ou fazendo apenas inferncias tcnicas. Detalhamse todos os ngulos percebidos, intuitiva ou sistematicamente levantados4, sem estabelecer ordens de relevncia, ou apenas de modo impressionstico, no expressamente justificado. Embora isso possa ter utilidade prtica, no representa avano de conhecimento. Aqui, no h tensionamento do objeto por perspectivas tericas nem destas pelo objeto. Trata-se de riscos opostos: na primeira alternativa, no se d suficiente ateno ao caso em sua singularidade emprica; na segunda, no se faz o esforo de avanar das constataes empricas para o desenvolvimento terico.
P. 73-88 JOS LUIZ BRAGA

4. No ocorrendo, ento, um trabalho de distino entre indcios essenciais e acidentais.

77

Comunicao, disciplina indiciria

Os quatro riscos assinalados (disperso, derivao centrfuga, empirismo e apriorismo) podem ser enfrentados atravs de alguns encaminhamentos relativos ao paradigma indicirio. OS INDCIOS E A COISA INDICIADA O artigo Sinais, razes de um paradigma indicirio, de Carlo Ginzburg (1989: 143-179), oferece uma reflexo aprofundada sobre a histria e caractersticas do paradigma indicirio. Inferimos das perspectivas do autor, relacionandoas a consideraes sobre estudos de casos (em Howard Becker, 1993) e a mtodos de pesquisa (em Peter Burke, 2000), que as seguintes estratgias podem ser tomadas como centrais: o estudo de casos singulares; a busca de indcios que remetem a fenmenos no imediatamente evidentes; a distino entre indcios essenciais e acidentais; o tensionamento mtuo entre teoria e objeto; o trabalho de articulao entre indcios selecionados; e a derivao de inferncias. A prpria lgica do trabalho com situaes singulares relaciona diretamente o paradigma indicirio com os estudos de caso. Ginzburg observa, em diferentes formas de saber que tradicionalmente se caracterizam como indicirias, uma atitude orientada para a anlise de casos individuais, reconstruveis somente atravs de pistas, sintomas, indcios (1989: 154 grifo nosso). Estas formas de saber tradicionais apresentam como substrato bsico o seu envolvimento com a concretude da experincia. Apesar da proximidade com o concreto, o indicirio no corresponde a privilegiar exclusivamente o emprico. A base do paradigma no colher e descrever indcios mas selecionar e organizar para fazer inferncias. Uma perspectiva empiricista ficaria apenas na acumulao de informaes e dados a respeito do objeto singular. Diversamente, o paradigma indicirio implica fazer proposies de ordem geral a partir dos dados singulares obtidos. Uma questo relevante essa articulao entre os dados empricos e proposies de ordem geral. O que caracteriza esse saber a capacidade de, a partir de dados aparentemente negligenciveis, remontar a uma realidade complexa no experimentvel diretamente (idem: 152 grifo nosso). Depois de referir os processos da caa primitiva como provvel origem desse modelo de conhecimento, Ginzburg observa seu desenvolvimento histrico atravs de variados saberes prticos e de disciplinas de conhecimento sempre com base na relao fundamental entre indcios e percepes mais gerais. Mostra assim como se chegou, a partir de indcios concretos, em circunstncias especficas, a um conhecimento de ordem superior ao descritivo, levando percepo de realidades mais complexas sobre o fenmeno singular.
78
MATRIZes

N. 2 abril

2008

DOSSI

Se a realidade opaca, existem zonas privilegiadas sinais, indcios que permitem decifr-la. Essa idia, que constitui o ponto essencial do paradigma indicirio [...], penetrou nos mais variados mbitos cognoscitivos, modelando profundamente as cincias humanas (Ginzburg, 1989: 177).

H sempre uma relao entre indcios e um ngulo das coisas para o qual aqueles indcios sero reveladores. Mas no automaticamente: preciso fazer articulaes entre pistas e fazer inferncias. Dois nveis de percepo, ento, so necessrios. Perceber o prprio indcio (ou seja: que um dado aparentemente irrelevante pode ser significativo) e desenvolver relaes com uma proposio buscada: fazer inferncias. Isso envolve distinguir entre indcios essenciais e acidentais. ESSENCIAIS & ACIDENTAIS Como os indcios so os elementos perceptveis do caso a ser estudado, tratase, logicamente, de fazer levantamento extensivo e detalhado dos traos que caracterizam o objeto. Entretanto, a proliferao de fatos, processos e detalhes torna evidente que uma tarefa que se pretendesse exaustivamente descritiva seria impossvel. No cessaramos de acrescentar dados, dos mais bvios aos mais insignificantes. preciso ento (como sempre, em cincia) operar selees reduzir o objeto a seus elementos mais significativos. Esse gesto de abstrao apresenta dificuldades. As cincias nomotticas fazem uma reduo sistemtica e generalizada de elementos assumidos (por uma teoria) como irrelevantes. Saussure funda sua lingstica em um gesto radical de abstrao, separando a lngua da fala (nesta ltima encontramos os fatos singulares proliferantes) e podendo, assim, pesquisar regularidades do cdigo lingstico. No estudo de singulares, como evidente, no podemos ter regras gerais apriorsticas que determinem as eliminaes a serem feitas5. Temos ento que derivar critrios ad-hoc e portanto tentativos, para fazer a separao entre indcios essenciais e acidentais. As distines entre indcios dependem de pelo menos trs determinantes: a) o problema da pesquisa ou seja, o tipo de percepo que buscamos a respeito de nosso caso; b) as estruturas e processos prprios do objeto ou situao suas lgicas de articulao interna, de desenvolvimento, de relaes com o contexto;
P. 73-88 JOS LUIZ BRAGA

5. No mximo, podemos pretender a derivao de regras de abstrao para determinados tipos de caso, dentro de um mbito terico-metodolgico especfico. Mas isso j nos coloca em um territrio produzido por estudos de caso anteriores.

79

Comunicao, disciplina indiciria

c) o conhecimento disponvel sobre o tipo de objeto e sobre os mbitos em que este se processa o que envolve principalmente, mas no exclusivamente, o conhecimento terico. Esses trs determinantes se afetam mutuamente. Mesmo as lgicas da situao singular em exame, que pareceriam primeira vista objetivas (pois fazem parte do objeto em si), no so exclusivamente determinantes um objeto complexo funciona segundo mltiplas lgicas, relacionadas a aspectos internos e contextuais diferenciados. Conforme nossa pergunta de pesquisa, estaremos interessados em ressaltar algumas dessas lgicas e daremos menos relevncia a outras. Segundo as teorias disponveis, podemos perceber algumas processualidades e sequer ter acesso a outras, histrica ou conjunturalmente impensveis. Essa situao exige processos tentativos, atravs de idas e vindas entre os trs determinantes, utilizando indicaes de cada um deles para questionar e testar os outros em um processo de tensionamento mtuo. Estaremos ento procurando descobrir relaes entre indcios (ainda no definidos como vlidos para a pesquisa: poderamos cham-los de indcioscandidatos) e a coisa indiciada tambm ainda no calculada, uma vez que depende dos processos de seleo e articulao dos indcios. Isso leva a riscos e problemas para o rigor da pesquisa no h relaes biunvocas evidentes entre indcios e situao indiciada. Um mesmo indcio pode ser pista para diferentes possibilidades interpretativas; e uma situao complexa expe indcios diversos, sem distino clara entre essenciais e acidentais. Arriscamos, ento, atribuir relevncias no pertinentes e tomar um indcio como pista equivocada para uma inferncia insustentvel. Ginzburg estuda processualidades comuns entre o mtodo de Giovanni Morelli (no final do sculo 20) para atribuio de autoria de obras de arte antigas; e a psicanlise de Sigmund Freud (relacionando-o tambm com o uso de pistas para desvendar mistrios policiais, nas obras de Conan Doyle). Morelli prope examinar, nos quadros, os pormenores mais negligenciveis (Ginzburg, 1989: 144) como o desenho do lbulo de orelhas, as unhas, a forma dos dedos dos ps. Nestes detalhes, o pintor expressaria estilo pessoal menos influenciado por caractersticas da escola de pertencimento e menos atentamente observado por um imitador. interessante assinalar a nfase no negligencivel. Quando estamos buscando os elementos essenciais, isso poderia parecer uma contradio. Entretanto percebemos aqui, justamente, a intervenincia de fatores que ultrapassam a mera concretude emprica do objeto em si. Quando Morelli prope examinar
80
MATRIZes

N. 2 abril

2008

DOSSI

os pormenores mais negligenciveis, est sugerindo, em funo de sua problematizao do caso distinguir cpias e autnticos, fazer atribuies corretas de autoria uma clivagem entre essenciais e acidentais diferente da habitual. A clivagem mais evidente era determinada por outro problema o de assinalar, em um conjunto de quadros previamente assumidos como autnticos, determinados indcios que atravessam o conjunto e se demarcam de modo relevante como elementos de estilo caracterizadores do gesto do autor. Na psicanlise freudiana, a busca de elementos despercebidos (que surgem como emanao direta do inconsciente) essencial para descobrir estruturas profundas da psique do indivduo enquanto os traos mais evidentes da personalidade, sendo conscientes, podem ser trabalhados intencionalmente para ajustar-se aos padres culturais aceitos. Estes ltimos indcios seriam pistas para outra questo a do comportamento cultural expresso pelo indivduo em sociedade por exemplo, nas pesquisas de psicologia social. Alm desse trabalho de busca da pertinncia entre as pistas e os objetivos da pesquisa, devemos sublinhar tambm que os indcios no remetem de modo direto realidade a ser capturada. do conjunto de indcios relacionados pela pesquisa que se podem inferir lgicas, processos e estruturas que caracterizam o caso. Eventualmente alguns indcios podem parecer irrelevantes e s adquirem valor indicirio por sua articulao com os demais. preciso ainda perceber os tensionamentos entre os prprios indcios. Para compreender o sentido de um autor necessrio concordar todas as passagens contrrias (Pascal, Fragmento 694 citado por Goldmann, 1970: 95). Isso corresponde tambm proposio do detetive Hercule Poirot, personagem de Agatha Christie, como critrio para julgar solues propostas para um crime: a boa soluo deve explicar no apenas as pistas que concorrem para uma interpretao, mas tambm as que parecem contradiz-la. Faz parte, ento, dos estudos de caso, o trabalho de (a) levantar indcios; (b) decidir de sua relevncia para o objeto e para a pergunta da pesquisa; e (c) articular conjuntos de indcios derivando, da, inferncias sobre o fenmeno. Isso pode ser feito atravs de um tensionamento triangular entre situao emprica, bases tericas e problema de pesquisa. TENSIONAMENTO MTUO ENTRE TEORIA E OBJETO EMPRICO Para alm dos processos de observao e levantamento de indcios, precisa-se, naturalmente, de fundamentos tericos na base de um estudo de caso. Uma viso empiricista que pretendesse extrair conhecimento diretamente do material ou situao observada, a olhos nus, no iria muito alm de descries superficiais, de senso comum ou em perspectivas idiossincrticas.
P. 73-88 JOS LUIZ BRAGA

81

Comunicao, disciplina indiciria

Por outro lado, chegar ao caso de estudo rigidamente aparelhado de teorias irremovveis tambm no promete grandes avanos de conhecimento. A tendncia, a, seria a de demonstrar que a viso terica pr-adotada capaz de explicar totalmente o caso singular selecionado. Nesse caso, a pesquisa se limitaria a ilustrar a teoria com mais um caso. Nem se desenvolve a teoria, nem se amplia o conhecimento do caso em sua singularidade limitando o resultado do estudo a uma descrio do objeto nos termos da teoria tal ou a uma categorizao do caso em um sistema classificatrio apriorstico. Se pesquisamos um caso singular, para alm de sua inscrio possvel em um mbito terico ou sua categorizao com base em um sistema classificatrio estabelecido, temos, sobretudo, a expectativa de encontrar restos: ngulos ainda no plenamente esclarecidos, espaos no totalmente cobertos pelas teorias solicitadas. nesse espao que o estudo de caso particularmente produtivo. Esse tipo de esforo reflexivo que pode ser caracterizado como de tensionamento mtuo entre teoria e objeto. Mais do que aplicar teorias e conceitos para apreender, categorizar ou explicar completamente um objeto ou situao emprica, trata-se de problematizar o caso em estudo a partir dos fundamentos adotados. Este o tensionamento do objeto pela teoria. Se determinados conceitos, premissas, hipteses forem adotadas, que desafios e questes dirigem a esse tipo de caso? Paralelamente, o objeto pode sempre desprender questes, desafiar a teoria nos mbitos do concreto. Sendo abstrao, e sendo provavelmente desenvolvida a partir de outras questes e materiais do mundo, pouco provvel que uma teoria, na rea das cincias humanas e sociais, possa dar conta integralmente de todos os aspectos que se desdobram de casos especficos outros. Alis, se as teorias adotadas lograssem explicar completamente (isto , nossa satisfao) os casos que nos interessam, no haveria razo para pesquis-los. assim que o objeto pode sempre, de algum modo, tensionar as teorias adotadas. No no sentido de neg-las, mas de complementar com ngulos especficos; de observar diferenas na semelhana (realizaes singulares ainda no percebidas na proposio geral), ultrapassando o nvel geral da proposio abstrata e buscando perceber variaes internas desta. Tais tensionamentos permitem outras proposies gerais hipotticas para apreenso do objeto que, sem necessariamente negar a proposio geral de partida, podem assinalar perspectivas mais interessantes para o exame de casos daquele tipo. Alm disso uma vez que nossas teorias de partida so, em geral, recebidas de reas vizinhas quando se est preocupado com a construo do campo da comunicao, deve-se buscar ngulos de especificidade de campo no plenamente trabalhados naquelas disciplinas fornecedoras de proposies
82
MATRIZes

N. 2 abril

2008

DOSSI

gerais. H ento um tensionamento de campo, para o qual nossas pesquisas deveriam estar particularmente atentas. CONSTRUO DE MODELOS Os indcios articulados e as inferncias assim viabilizadas sobre o fenmeno podem ser expressos na forma de um modelo explicativo do caso. A construo de modelo, em um estudo de caso, corresponde a uma descrio reconstrutiva do objeto ou situao, baseada no na soma superficial do maior nmero de detalhes, mas sim, em perspectiva oposta a esta, em um nmero reduzido de indcios relevantes (pistas, sintomas) que articulados pelo pesquisador aproximam o olhar sobre as lgicas processuais bsicas que fazem o objeto funcionar, tanto em sua organizao interna (articulao entre as partes); como nas relaes com contextos e outras situaes com que este entra relevantemente em relao, na perspectiva do pesquisador. Jean-Philippe Uzel (1997: 26) afirma que cada caso particular contm em si uma regra sui-generis que pede para ser inferida. Podemos considerar que, nesse primeiro patamar de construo de modelos, o que o pesquisador pretende justamente explicitar a regra interna de funcionamento do caso, atravs dos indcios a que teve acesso. Conforme Howard Becker, [o] modelo fornece respostas para as questes tericas do estudo e demonstra a contribuio de cada parte da estrutura para a explicao do fenmeno em questo (1993: 127). A tarefa que se coloca para o pesquisador a de fazer a passagem da srie material (indcios relacionados entre si) srie indiciada (a realidade percebida indiretamente, atravs dos indcios). Como tal articulao no evidente por si mesma, depende da elaborao de inferncias. As dificuldades a serem enfrentadas nessa tarefa so de pelo menos trs ordens: a) no h processos lgicos (algortmicos) para a descoberta de relaes entre os indcios em seleo6 e a situao e seu contexto social. Estas relaes devem, portanto, ser tentativamente elaboradas; b) fenmenos diversos podem produzir indcios similares de modo que no possvel remontar diretamente do indcio ao fenmeno (a sua causa no fenmeno) por processos estritamente indutivos (do efeito causa, da experincia a seu princpio, do conseqente ao antecedente); c) as hipteses iniciais de apreenso geral do caso sua prpria definio inicial, enquanto caso provavelmente se baseiam nos indcios inicialmente mais evidentes; e/ou em premissas dependentes do conhecimento
P. 73-88 JOS LUIZ BRAGA

6. E no: selecionados. O particpio faria supor que os indcios essenciais teriam sido completamente distinguidos, quando se comea a relacion-los entre si e com processos a detectar no fenmeno. Na verdade, o jogo da seleo de essenciais, das articulaes e das inferncias se desenvolve de modo imbricado, atravs de idas e voltas reiteradas entre os trs processos.

83

Comunicao, disciplina indiciria

estabelecido (teorias) sobre a classe de fenmenos em que inscrevemos o caso. Isso quer dizer que j partimos de idias prvias que, de algum modo, conduzem a reflexo, devendo, portanto, ser tensionadas pela pesquisa. Assim, a dmarche bsica em um estudo de caso, no que se refere ao tratamento de suas hipteses, corresponde a assumir que as percepes de partida so excessivamente simples ou mesmo equivocadas. O trabalho de pesquisa envolve (em perspectiva oposta nomottica, que quer confirmar ou infirmar uma proposio rigorosa e especfica inicial) desenvolver, tornar mais complexas, aprofundar, ajustar ou mesmo substituir as hipteses de partida por outras, mais adequadas ao conjunto de indcios disponveis, sistematicamente levantados e articulados. Os modelos produzidos sobre o conjunto de indcios, atravs de inferncias e construo descritiva, permanecem hipotticos. Tais hipteses fi nais sero, entretanto, submetidas a dois nveis de teste. Em um primeiro nvel, pela observao de sua prpria competncia para efetivamente estabelecer relevncia de indcios e para articular esses indcios em um quadro perceptivo do objeto. Assim, podemos dizer que se trata de um bom modelo se articula coerentemente os indcios, confirmando sua relevncia; e se faz inferncias evidentemente derivadas dos dados assim organizados. Nesse sentido, o modelo explicativo e as inferncias desenvolvidas devem gerar uma impresso de obviedade. Entretanto, as inferncias devem passar por um segundo nvel de teste: o enfrentamento da falseabilidade decorrente de objees. No se trata, a, de propostas de desacordo a partir de tal ou tal teoria estabelecida uma vez que o desacordo seria mtuo, entre o modelo singular e a teoria, restando em suspenso e dependente de avanos posteriores saber qual estaria mais prximo de uma viso rigorosa das coisas. A falseabilidade depende de se assinalar, no objeto, indcios contraditrios com o modelo; ou indicar incoerncia da articulao hipotetizada. As objees mais interessantes so aquelas que evidenciam a insuficincia da modelizao proposta para o caso, discutindo a coerncia da articulao ou a pertinncia do que foi inferido. *** Em funo daquelas dificuldades assinaladas acima, fazer inferncias sobre um fenmeno dado, a partir dos indcios de um caso singular, exige um trabalho de descoberta ou inveno que , inevitavelmente, um processo de risco. Conforme indica Ginzburg, trata-se da inferncia que Peirce chamou de presuntiva ou abdutiva, distinguindo-a da induo simples (1989: 264 nota 38). Jean-Philippe Uzel, por sua vez, observa:
84
MATRIZes

N. 2 abril

2008

DOSSI

A abduo, que Peirce descreve como a nica operao lgica que introduz uma idia nova (5.171), corresponde de fato ao momento preciso da criao da hiptese explicativa, hiptese que deve ser validada em seguida de modo emprico (induo), e depois verificada (deduo) pela multiplicao de experincias ou de enqutes (1997: 27 traduo nossa).

A modelizao do caso particular que permite a passagem a esse outro nvel referido por Uzel atravs da comparao de modelos de casos singulares. Nesse nvel, o estudo do caso particular ultrapassa a produo de conhecimento pontual para servir de base a teorizaes mais abrangentes. INFERNCIAS TRANSVERSAIS As descries indicirias de casos singulares exposio de suas regras internas e de articulaes com o contexto no se limitam estritamente ao mbito do caso emprico. O conhecimento aprofundado de caso nico, em sua modelizao, se articula (atravs de recurso ao conhecimento social estabelecido) a proposies de ordem geral. Howard Becker observa que:
... o estudo de caso geralmente tem um propsito duplo. Por um lado, tenta chegar a uma compreenso abrangente do grupo em estudo [...]. Ao mesmo tempo, [...] tambm tenta desenvolver declaraes tericas mais gerais sobre regularidades do processo e estrutura sociais (1993: 118 grifo nosso).

possvel prever, ento, em um estudo de caso, dois nveis principais de inferncias: a) aquelas referentes s lgicas especficas do caso singular, suas regras de funcionamento internas; b) e aquelas referentes insero do caso em determinados contextos sociais de interesse da pesquisa em que o estudo das condies concretas, relacionadas ao conhecimento estabelecido, permite proposies de ordem geral sobre o contexto. Em O queijo e os vermes (1987 - um dos textos fundadores da microhistria), Carlo Ginzburg desenvolve, a partir da anlise de caso da condenao do moleiro Menocchio por heresia, um estudo alentado sobre a cultura popular do sculo XVI. Trata-se do esforo abdutivo de enxergar o geral no especfico (Burke, 2000: 16) o que um movimento inverso ao de classificar o especfico na regra geral j estabelecida.
P. 73-88 JOS LUIZ BRAGA

85

Comunicao, disciplina indiciria

7. Essa processualidade pode ser verificada na histria do conhecimento antropolgico.

A derivao de conhecimento mais amplo com base em pesquisas indicirias no se baseia na premissa de tipicidade ou de representatividade do caso singular mas sim na constatao da possibilidade de existncia do fenmeno ainda que de baixa freqncia ou mesmo nica. possvel, ento, pesquisar e teorizar sobre as condies sociais dessa possibilidade. Pode-se, assim, fazer declaraes tericas mais gerais isso completa a teoria do caso, ao lado da elucidao das regras internas e das lgicas de contextualizao. As ampliaes de abrangncia das proposies desenvolvidas a partir de um caso no so generalizaes pelo menos no no sentido dos estudos quantitativos por amostragem, ou no sentido nomottico. No se trata, naquela ampliao de abrangncia das proposies, de afirmar de todos os casos de um conjunto o que se descobriu para o caso especfico. Mas sim de fazer inferncias abstratas (genricas) sobre o mundo em que aquele caso pode ocorrer. Aqueles dois nveis de produo de inferncias (sobre o caso singular e sobre seu contexto) so elaborados no espao especfico de cada pesquisa. Considerando agora o conjunto de pesquisas no mbito de uma disciplina, podemos entrever um terceiro nvel de proposies. Trata-se das inferncias transversais a uma pluralidade de casos comparveis (por semelhana ou por diferenciao) que permitam derivar proposies gerais sobre classes de fenmenos e tipos de lgicas e processos em ao. O cotejo de casos singulares gerando conhecimentos transversais atravs de uma modelizao de ordem superior do caso individual permite utilizar o conhecimento indicirio, assim desenvolvido, como base para formulao de proposies gerais da rea e como fundamentao terico-metodolgica para estudos subseqentes de casos 7. Nesse terceiro nvel de inferncias, que atravessa o conjunto de casos pesquisados na disciplina, encontra-se em processo a prpria constituio do campo de estudos em comunicao. Uma pergunta geral pode se colocar no horizonte dos estudos de caso que tenham algum interesse para a construo da disciplina o que h, a, de propriamente comunicacional? Em artigo anterior (Braga, 2004: 225), observamos que a construo [da disciplina] parece demandar um desentranhamento do objeto de perspectivas outras, ao mesmo tempo em que uma elaborao propriamente dita, que no deixe de fora aspectos do objeto que so fundamentais para [sua] compreenso. Os estudos de caso oferecem essa possibilidade, por recusar a reduo apriorstica de elementos contextuais relevantes para a percepo em situao dos fenmenos comunicacionais.
N. 2 abril

86

MATRIZes

2008

DOSSI

Ao fazer um estudo de caso, o pesquisador que o inscreva em reflexes sobre o campo perguntar que lgicas interacionais so relevantes para seu funcionamento; e como essas lgicas se relacionam com processos sociais outros que caracterizam o fenmeno. Para poder perceber tais relaes, ser preciso inferir, atravs do exame de indcios pertinentes para isso, o que propriamente comunicacional e o que deriva de circunstncias sociais de outras ordens, modulando a comunicao. Encontramos toda uma diversidade de estudos de caso na rea abordando processos de produo, produtos, instncias de recepo, processos de circulao, dispositivos crticos, mediatizao de processos sociais e culturais; e ainda casos de enfoque comunicacional sobre objetos no mbito de outros conhecimentos assim como de enfoques pertinentes a outras reas sobre fenmenos de comunicao. Toda essa diversidade evidencia a possibilidade e o interesse da produo de conhecimento geral atravs do estudo de objetos e situaes singulares. Para alm desse interesse diversificado, o que assinalamos, sobretudo, que essa produtividade pode e deve ser pensada enquanto modo gerador de conhecimentos mais amplos constitutivos de um acervo de proposies tericas no mbito prprio disciplina da Comunicao. nesse mbito que podemos considerar a Comunicao uma disciplina indiciria.

P. 73-88

JOS LUIZ BRAGA

87

Comunicao, disciplina indiciria

REFERNCIAS Becker, Howard S (1993). Mtodos de pesquisa em Cincias Sociais [1992]. So Paulo: Hucitec. Braga, Jos Luiz (2004). Os estudos de interface como espao de construo do campo da comunicao. Contracampo, vol. 10/11, fascculo 2004/2. Burke, Peter (2000). Histria e teoria social [1992]. So Paulo: Unesp. Candau, Jol.. Traces singulires, traces partages? Socio-Anthropologie, n 12, Traces, URL: http://socio-anthropologie.revues.org/document.html?id=149 - mis en ligne le 15 mai 2004. Ginzburg, Carlo (1987). O queijo e os vermes. So Paulo: Companhia das Letras. , (1989)..Sinais: razes de um paradigma indicirio. In: Mitos, emblemas, sinais morfologia e histria [1986]. So Paulo: Companhia da Letras. Goldmann, Lucien (1970)..O conceito de estrutura significativa na histria da cultura. In: Dialtica e Cultura [1958]. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Piaget, Jean (1971). A situao das cincias do homem no sistema das cincias [1970]. Lisboa: Livraria Bertrand. Sebeok, Thomas A..e Jean Umiker-Sebeok (2004). Voc conhece o meu mtodo: uma justaposio de Charles S. Peirce e Sherlock Holmes. O signo de trs (Umberto Eco & Thomas A. Sebeok (orgs.), [1983]. So Paulo: Perspectiva. Uzel, Jean-Philippe (1997).. Pour une sociologie de lindice. Sociologie de lArt, n 10, 1997. URL: www.unites.uqam.ca/greso/pdf/spciologie_indice.pdf.

88

MATRIZes

N. 2 abril

2008

You might also like