You are on page 1of 3

ERA VARGAS HISTRIA Prof.

: Jorge Medeiros

I Crise do caf: agonia da Primeira Repblica. Queda das exportaes de caf: crise mundial do capitalismo. Crise de superproduo da indstria dos Estados Unidos: quebra da bolsa de Nova York. Recesso econmica: comerciantes estadunidenses deixaram de comprar. Preo da saca de caf despencou no Brasil. Crise do caf afetou diversos setores da economia brasileira. Declnio do poder poltico dos cafeicultores. Rompimento da poltica do caf-com-leite. Formao da Aliana Liberal: RS, PB, MG. Getlio Vargas lanado candidato presidncia e Joo Pessoa vice. Programa da AL tinha grande aceitao entre as classes mdias urbanas e militares ligados ao tenentismo: voto secreto (fim das fraudes), criao de algumas leis trabalhistas, incentivo produo industrial.

Formao do Bloco Operrio Campons. Movimento rebelde de 1930. Deposio de Washington Luis. Getlio Vargas assume o poder.

II Governo Provisrio Primeiras medidas adotadas: suspenso da Constituio de 1891, fechamento do Poder Legislativo e indicao de interventores militares ligados ao tenentismo para chefiar os governos estaduais. Objetivo era acabar com o poder dos coronis-fazendeiros. Vargas revelou-se centralizador, preocupado com as questes sociais e a defesa das riquezas nacionais. Instituio do Cdigo Eleitoral brasileiro: criao da Justia Eleitoral, voto passou a ser secreto e mulheres poderiam votar.

Movimento constitucionalista de 1932. Insatisfao de grupos polticos paulistas: nomeao de um interventor civil e paulista, novas eleies e convocao de uma Assemblia Constituinte. Luta armada contra o governo federal.

Governo federal convoca eleies para a Assemblia Nacional Constituinte em 1933.

III Governo Constitucional

Constituio de 1934: voto secreto e feminino (analfabetos e militares at sargento continuavam sem votar), Justia Eleitoral, direitos trabalhistas, nacionalismo econmico. Primeiro presidente seria eleito de forma indireta pelos membros da Assemblia Constituinte. Vargas vence.

Intensa agitao social: integralistas x aliancistas. Integralismo: movimento inspirado nas ideias de Mussolini e Hitler. Criao da AIB. Princpios: combate ao comunismo e ao liberalismo, nacionalismo extremado, existncia de um Estado poderoso dirigido pelo chefe, disciplina e hierarquia. Lema: Deus, Ptria e Famlia

Aliana

Nacional Libertadora: oposio

ao

integralismo. Programa

poltico:

combate ao

capitalismo e ao liberalismo, estatizao das empresas estrangeiras, no-pagamento da dvida externa brasileira e reforma agrria. Po, terra e liberdade. Vargas declara ANL ilegal e ordena priso de seus lderes. Intentona Comunista: comunistas planejaram uma revolta militar contra o governo federal. Rebelies em batalhes.

Pretexto para Vargas radicalizar o regime poltico em nome do perigo comunista. Prises de sindicalistas, operrios, militares e intelectuais acusados de subverso. Plano Cohen: uma farsa.

III Governo Ditatorial Vargas outorga nova Constituio, a Constituio de 1937. Caractersticas polticas do Estado Novo: Estado de emergncia (amplos poderes para o presidente), fim do federalismo (interventores da confiana do presidente) e supresso das instituies democrticas (partidos polticos extintos e eleies suspensas, greves proibidas). DIP: rgo ligado diretamente presidncia encarregado de coordenar a propaganda oficial e censurar os meios de comunicao.

Ministrio da Educao tornou obrigatria a adoo nas escolas da disciplina moral e cvica, aulas de canto, realizao de desfiles e a adoo de livros didticos que exaltavam Getlio Vargas. Vargas encomendava canes com letras favorveis sua poltica a compositores famosos como Ataulfo Alves e Wilson Batista. Grupo verde-amarelo: corrente do nacionalismo modernista direcionada por Vargas para a ditadura do Estado Novo. Exaltao da nao transformou-se em exaltao do governo. Vargas inicialmente procurou manter uma posio de neutralidade durante a Segunda Guerra. Contudo, a partir de 1941, comeou a fazer acordos internacionais para apoiar os Aliados. Tropas da FEB foram enviadas Itlia.

Vargas, a partir de 1945, inicia abertura poltica e renasce a vida partidria no Brasil: UDN, PSD, PTB, PSP e PCB. Queremismo: movimento popular que pedia permanncia de Getlio no poder apoiado pelos membros do PTB e do PCB. Lei antitruste: limitava a entrada de capital estrangeiro no Brasil. Representantes das empresas estrangeiras e polticos da UDN reuniram foras para derrubar Vargas.

IV Industrializao e Trabalhismo:

Medidas intervencionistas: adoo de polticas que buscavam estabilizar a cafeicultura, diversificar a produo agrcola e estimular o desenvolvimento industrial. No plano social, perodo de instituio de legislao trabalhista. Proibio do plantio de novas mudas de caf durante trs anos e queima de sacas de caf. Incentivo ao cultivo de outros produtos: algodo, cana-de-acar e frutas tropicais.

Poltica industrial: substituir importaes de artigos estrangeiros fabricados no Brasil. Aumento das taxas de importao. Estatismo da era Vargas: Vale do Rio Doce e CSN. Trabalhismo: promoo de uma legislao trabalhista e social voltada para massa de trabalhadores urbanos. Leis foram reunidas na CLT. Populismo: adoo de leis trabalhistas cumpria objetivos populistas. Poltica fundada na seduo de grupos sociais de menor poder aquisitivo por meio de medidas que representam ou parecem representar seus interesses.

Poltica populista de Vargas representou uma garantia de ordem pblica e estabilidade social.

You might also like