You are on page 1of 5

PROJETO DE RESOLUO N.

620/XII (2)

Recomenda ao Governo que valorize o Turismo Religioso como um produto estratgico no mbito da reviso do Plano Nacional Estratgico do Turismo - PENT

Exposio de Motivos Aprovado na sua verso inicial em 2007, o Plano Estratgico Nacional do Turismo, PENT, constitui uma importante base de orientao estruturante do setor, permitindo a agentes pblicos e privados alinharem estratgias, compreenderem mutuamente os seus objetivos e definirem aes comuns mais eficazes e coerentes. Recorde-se que o Plano Estratgico Nacional do Turismo foi apresentado para um horizonte temporal de 10 anos. Nesse quadro, foram criados cinco eixos prioritrios e dez produtos estratgicos. Posteriormente, em meados de 2011, o anterior Executivo decidiu rever o plano e publicou o que denominou "PENT propostas para reviso no horizonte 2015 verso 2.0". Note-se ainda que o documento previa objetivos que em 2015 a receita de estrangeiros atingiria entre 10,6 e 12,2 mil milhes de euros, representando um crescimento mdio anual entre 6,9% e 9,9%, e que nesse ano o peso das receitas de estrangeiros nas exportaes de bens e servios iria rondar 15,8%. Todavia, a realidade demonstrou que a definio dos objetivos inscrita na aprovao do PENT no foi realista, uma vez que os resultados ficaram muito aqum do esperado. Importa referir que as receitas tursticas ficaram 21,5% aqum do objetivo; o nmero de hspedes internacionais situou-se 13% abaixo dos objetivos, com menos 1,1 milhes de turistas; e o turismo interno ficou 44 mil hspedes e 515 mil dormidas abaixo do objetivo.
1

Acresce que a instabilidade econmica e financeira da Europa que gera mais de 85% das dormidas internacionais em Portugal e a evoluo do PIB, emprego e rendimento disponvel, aconselha, tambm, maior prudncia na projeo dos fluxos tursticos. Foi neste contexto que o atual Executivo avanou com uma nova estratgia para o turismo - de acordo com as opes estratgicas aprovadas pelo Programa do XIX Governo -, embora sem abandonar trabalho feito no PENT, promovendo um ajustamento nos objetivos do Plano Estratgico Nacional do Turismo e para que estes se adaptassem nova realidade macroeconmica. Com efeito, no mbito da reviso dos objetivos do Plano Nacional Estratgico do Turismo (PENT), o Governo apresentou para discusso pblica uma proposta de reviso que concretiza uma nova viso estratgia do Governo para o Turismo, assente na diferenciao e autenticidade do servio e do produto, orientada por princpios de eficincia na gesto dos recursos financeiros e regulao da atividade, com vista ao reforo da competitividade do setor e com objetivos de crescimento mais adaptados realidade. Os grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP partilham das prioridades definidas pelo Governo no domnio das medidas e opes estratgicas includas no PENT, entre outras, ao nvel do reforo da atratividade do Turismo e em conferir maior expresso aos programas de Turismo Snior, Turismo para Emigrantes e Turismo para Cidados com deficincias e incapacidades, Turismo Religioso e Turismo de Sade, ou ainda aos programas de Turismo Residencial. Particularmente no tocante dinamizao do turismo temtico e no objetivo estratgico de incentivar a oferta de experincias que qualifiquem e diferenciem o produto turstico, os deputados subscritores enfatizam a necessidade de valorizar o Turismo Religioso no contexto da atual reviso do Plano Nacional Estratgico do Turismo.

Com efeito, no quadro na discusso da proposta de reviso ao PENT, entendemos que este o tempo certo para analisar aqueles que podero vir a ser os principais eixos de promoo do turismo nacional ao longo dos prximos anos. Em particular, nossa convico que o Turismo Religioso, enquanto potencial de um produto estratgico e prioritrio, dever consolidar-se como um fator gerador de riqueza para o pas. Alis, os ltimos dados disponveis, dizem-nos que 3/4 do patrimnio material e imaterial portugus se calcula ser religioso, entre igrejas, mosteiros, sinagogas, arte sacra, etc., e j hoje, se estima que o turismo religioso corresponde a um total de 10% do movimento turstico em Portugal. Tambm o afluxo de cerca de 5 milhes de visitantes por ano, por exemplo, em Ftima, passando por todas as outras rotas religiosas do pas como Braga, Porto, Lisboa, as judiarias, etc., so motivo bastante para fazer refletir sobre este recurso estratgico para o turismo nacional. No contexto mundial, a realidade tem-nos igualmente vindo a mostrar que este segmento de turismo movimenta um nmero superior a 1,9 bilies de turistas. Assim, os grupos parlamentares subscritores entendem que Portugal no pode ficar margem desta discusso, com posicionamentos claros de outros pases nesta matria, Santiago de Compostela, Lourdes, Roma, Terra Santa, Meca, enfim, todos smbolos e expoentes mximos de religies e pases, que o turismo tem sabido galvanizar. O prprio Turismo de Portugal, I.P. e a Associao Mundial de Turismo Religioso reconhecem que os dados existentes esto longe de serem totalmente fidedignos, estimase que alm de Ftima (com os seus mais de 5 milhes visitantes anuais), destinos como o Bom Jesus de Braga, Sameiro, So Gonalo de Amarante, Santurio da N. Sr. da Lapa e So Bento da Porta Aberta podero atrair cerca de um milho de visitantes anuais. O Santurio da Nossa Senhora da Penha em Guimares regista igualmente um nmero significativo de visitantes.
3

De igual modo, tambm em Portugal se nota o efeito positivo de um outro centro religioso peninsular: Santiago de Compostela. A seguir ao chamado Caminho Francs de Santiago, o Caminho Portugus Central de Santiago, com mais de 30 mil peregrinos anuais, que mais pessoas atrai. S em 2010 foram contabilizados no Caminho Portugus Central de Santiago peregrinos de cerca de 52 nacionalidades (desde o Brasil at Nova Zelndia, Austrlia, Japo e Coreia do Sul). De fato, o percurso portugus, embora ainda longe de esgotado o seu potencial de explorao turstica corresponder hoje a cerca de 13% do volume global de peregrinos a Santiago de Compostela. Assim, consciente da crescente importncia do turismo religioso na economia nacional, o XIX Governo Constitucional adotou na sua proposta de reviso do PENT medidas relevantes, nomeadamente ao nvel da relevncia e do destaque conferido no documento a este setor turstico, e tambm registamos que muito tem sido feito pela disponibilidade do Turismo de Portugal em apoiar a realizao de atividades no mbito do Turismo Religioso. Pretendemos, no entanto, tambm ver a Assembleia da Repblica a confirmar a importncia deste segmento turstico, a par com os demais produtos tambm estratgicos, em igual plano de reconhecimento. Face ao exposto, ao abrigo das disposies constitucionais e regimentais aplicveis, os Deputados dos Grupos Parlamentares do PSD e CDS-PP, abaixo-assinados, apresentam o seguinte Projeto de Resoluo: A Assembleia da Repblica resolve, nos termos do n 5 do artigo 166 da Constituio da Repblica Portuguesa, recomendar ao Governo que: O Turismo Religioso seja considerado como um dos produtos estratgicos a incluir no Plano Estratgico Nacional do Turismo (PENT), no mbito da atual reviso do plano de desenvolvimento do turismo no horizonte de 2015.

Palcio de So Bento, 21 de fevereiro de 2013,

Os Deputados,

Lus Montenegro (PSD); Nuno Magalhes (CDS-PP); Lus Menezes (PSD); Paulo Batista Santos (PSD); Helder Amaral (CDS-PP); Carina Oliveira (PSD); Nuno Reis (PSD); Joo Paulo Viegas (CDS-PP); Vasco Cunha (PSD); Duarte Marques (PSD); Manuel Isaac (CDS-PP); Jorge Paulo Oliveira (PSD); Mendes Bota (PSD); Pedro Pimpo (PSD); Nuno Matias (PSD); Hugo Soares (PSD); Maria Jos Castelo Branco (PSD); Maria Ester Vargas (PSD); Cludia Monteiro Aguiar (PSD); Nuno Encarnao (PSD); Maria Isilda Aguincha (PSD); Fernando Marques (PSD); Nuno Serra (PSD); Carlos So Martinho (PSD); Lus Leite Ramos (PSD); Maria Paula Cardoso (PSD); Virglio Macedo (PSD); Afonso Oliveira (PSD); Laura Esperana (PSD); Eduardo Teixeira (PSD); Paulo Simes Ribeiro (PSD); Paulo Cavaleiro (PSD); Emdio Guerreiro (PSD)

You might also like