You are on page 1of 3

Exerccios de Sade Coletiva 1) Quais os programas de ateno sade que existem em Sade Pblica 2) Qual o objetivo do programa de sade

e da criana. 3) Cite 4 atribuies do Tec. Enfermagem no programa de sade da criana. 4) Cite um mtodo anticoncepcional, sua ao no organismo, 3 Vantagens e 3 desvantagens. 5) Cite quais as vacinas necessrias no primeiro ano de vida da criana 6) A vacina antitetnica utilizada para prevenir que doena, como transmitida, qual a via de aplicao, e como o esquema de doses. 7) Tem como objetivo reduzir a morbi mortalidade materna por problemas relacionados ao perodo frtil e ao cncer de colo uterino, este o objetivo do programa:
Integral a Sade do Adulto Integral a Sade da Mulher Adulta Integral a Sade da Mulher na puberdade e adolescncia 8) Integral a Sade da Mulher Captao precoce da gestante com controle continuo preparando-a para a maternidade. Programa de Assistncia ao Pr Natal, Parto e Puerprio. Programa Integral a Sade da Mulher em idade frtil Assistncia Integral a Sade da Mulher na puberdade e adolescncia Integral a Sade da Mulher Adulta Integral a Sade da Mulher 9) A visita domiciliar um recurso til a ateno primria a Sade. Esta atribuio de responsabilidade do: Somente do Ag. de Sade Ag. de Sade e Mdico Ag. de Sade, Mdico e enfermeiro. Ag. de Sade, Mdico e Tc. de Enfermagem. Ag. de Sade e demais profissionais que atuam na Unidade 10) Dentre as atividades de preveno primria que o Tcnico de Enfermagem realiza, destacamos: Planejamento familiar/Imunizaes/Controle de doenas transmissveis. Programas para detectar deficincias auditivas e visuais Controle de doenas transmissveis/Planejamento familiar/ Imunizaes Planejamento familiar/Imunizaes/Educao para a Sade e aleitamento materno Controle de doenas transmissveis/Imunizaes e Aleitamento materno.

11) Quais os niveis de ateno sade. 12) No nivel primrio quais as aes que a ateno basica de saude realiza 13) Cite 3 exemplos de aes de niveis tercirio. 14) Preveno terciria : a) Prevenir ou limitar a extenso das sequaelas e as complicaes causadas por doenas. b) Conjunto de medidas voltadas para o periodo em que a doena j existe, visa impedir sdua evoluo e suas complicaes. c) Aes voltadas para preveno da ocorrencia, atua objetivamente sobre o periodo que antecede a doena. 15) Marque com (X) a alternativa correta. Medidas de preveno primria (promoo sade) ( ) Saneamento basico, educao sexual, tratamento de contatos. ( ) Tratamento de contatos, hospitalizao, terapia ocupacional. ( ) Saneamento basico, educao sexual, planejamento familiar. Medidas de preveno secundria ( ) Exame de mamas, exame ginelgico. ( ) Exame de mamas, dieta especial ( ) Recreao e lazer, dieta especial Medidas de preveno Terciria ( ) Saneameto bsico, planejamento familiar, terapia ocupacional ( ) Terapia ocupacional, dieta especial, reintegrao social ( ) Exame de mama, dieta especial, recreao e lazer So conceitos de preveno secundria: ( ) Diagnostico e tratamento precoce, tem por objetivo identificar o processo patognico antes do aparecimento dos sintomas. ( ) Visa a promoo da saude por meiodo atendimento das necessidades basicas e por meio da preveno das doenas, da proteo especfica. ( ) Engloba medidas que objetivam readaptar uma pessoa com deficiencia a uma nova condio de vida util e produtiva. 16) Cite alguns fatores que podem predispor um organismo sadio doena. 17) Exemplifique um determinante cultural que predispoe um organismo ao adoecer.

18) Cite 3 (trs) atividades desenvolvidas na Programa da Sade da Criana na Escola 19) Seu Jos hipertenso, procurou o Posto de Sade afim de aferir sua Presso Arterial. Aps a verificao da mesma, o que podemos orientar para o controle e preveno das crises hipertensivas. 20) Que orientaes podemos fazer para seu Joo, sabendo que portador de diabetes Tipo II ? ( ) dieta hiperssdica e hipogordurosa, atividades fsicas regulares, cuidado de higiene e proteo dos ps ( ) dieta hipossdica e hipogordurosa, evitar atividades fsicas regulares, cuidado de higiene e proteo dos ps ( ) dieta hipossdica e hipogordurosa, atividades fsicas regulares, cuidado de higiene e proteo dos ps ( ) dieta hipossdica e hipergordurosa, atividades fsicas regulares, cuidado de higiene e proteo dos ps.

You might also like