You are on page 1of 13

PLANO DE FUGA ABANDONO DE REA

PROCEDIMENTO DE SEGURANA ACALANTO/BABY BRINK

DESCRIO DAS DEPENDNCIAS DA ACALANTO


NOME: PLSTICOS ACALANTO ENDEREO: RUA DEJANIRA MARIA BASTOS, S/N CAJI- LAURO DE FREITAS-BA GRAU DE RISCO: 3 ATIVIDADE: FABRICAO DE BRINQUEDOS REA TOTAL: 8000 M2 MEIOS DE ESCAPE: SADAS LATERAIS, SINALIZADAS POR PLACAS INDICATIVAS,LUZES DE EMERGNCIA EM CASO DE CORTE DE ENERGIA, SINALIZAO DE EMERGNCIA POR MEIO DE SIRENES. EQUIPAMENTOS DE SEGURANA: EXTINTORES DE INCNDIO PORTTEIS, SISTEMA DE HIDRANTES,ILUMINAO DE EMERGNCIA. BRIGADA DE INCNDIO: 20 BRIGADISTAS RISCO EM POTENCIAL: Incndio Substncias Inflamveis Plsticos MEIOS DE AJUDA EXTERNA: CORPO DE BOMBEIROS FONE-193

PROCEDIMENTOS DE SEGURANA QUE CONTEMPLAM ABANDONO DE REA

ANLISE PRIMARIA: Sempre que houver uma suspeita de princpio de incndio( por calor, cheiro, fumaa e outros meios), o mesmo dever ser investigado. Nunca dever ser subestimada uma suspeita. ALARME: Ao ser detectado um princpio de incndio real, dever ser acionado o alarme de incndio ou seja um sinal sonoro sirene num toque intermitente de 50 segundos. ANLISE SECUNDRIA: Aps identificao do local sinistrado, os brigadistas de planto devero anlisar a emergncia e dar os primeiros combates contra o fogo, caso no der para controlar a situao, dever acionar o Corpo de Bombeiros mais prximo. CORTE DE ENERGIA: Caso necessrio, dever ser providenciado o corte de energia eltrica(parcial ou total) o corte geral dever ser executado pelo pessoal da Manuteno que dever estar a disposio do chefe da brigada.

Objetivo e Definies
Elaborao de regras de acordo com as normas tcnicas atuais, visando proteger a vida e o patrimnio, bem como reduzir as conseqncias sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente. Definies:

Emergncia: Sinistro ou risco iminente que requeira ao imediata Plano de fuga Plano estabelecido em funo dos riscos da empresa, para definir a melhor utilizao dos recursos materiais e humanos em situao de emergncia. Risco: Possibilidade de perda material ou humana Risco Iminente: Risco com ameaa de ocorrer brevemente e que requer ao imediata. Sinistro: Ocorrncia de prejuzo ou dano, causado por incndio ou acidente, em algum bem. Profissional Habilitado: Profissional com formao em Segurana do Trabalho, devidamente registrado nos rgo e conselhos competentes.

Referncias Normativas
As normas a seguir relacionadas contn disposies que, ao serem citadas neste texto, constituem prescries para melhor serem discritas. As edies indicadas esto em vigor no momento da publicao. Nornas Utilizadas na elaborao deste plano de fuga

NBR 14.276/99 Programa de Brigada de Incndio Portaria Ministerial(MTb) 3.214/78 NR-23

AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE

Gerncia de Planta Tcnico de Segurana Brigadistas Cipeiros Lider de Equipe Objetivo:

Atender os Procedimentos Praticar os Exerccios Simulados

ROTINA DE ABANDONO DE REA

O procedimento estabelecido e implementado para abandono da unidade fabril da Plsticos Acalanto, ser mediante sinal sonoro, com deslocamentos atravs de rotas de fugas e acesso aos pontos de encontro estabelecidos. Esta rotina de exerccios simulados ser registrada em livro de Ata.

AVISO SONORO
Na hiptese de uma emergncia. Ser acionado pelo responsvel da Brigada ou pelos Cipeiros.

ROTA DE FUGA
Rota estabelecida para que sirva de orientao aos colaboradores no momento de abandono do ambiente de trabalho na ocorrncia de Alarme Sonoro. As Rotas de Fugas de eventual ocorrncia de incndio nas unidades da Plsticos Acalanto numa emergncia.No ser atravs de sinalizao de solo porm a evacuao do ambiente fabril ser atravs de placas indicativas e fluorescentes(visveis no escuro). A falta de Energia gerada numa eventual emergncia Nas unidades da Plsticos Acalanto, ser suprida por lmpadas de emergncia, indicando assim os corredores e sadas de suas dependncias.

PONTOS DE ENCONTROS
O local seguro de encontro dos colaboradores,foi definido por brigadistas e Membros da Cipa da Acalanto,que aps a evacuao de sua dependncia fabril os colaboradores se reuniro do lado externo da fbrica em local pr-definido. O acesso a este local se dar atravs de 04 pontos. Ponto 01-Sada pela porta localizada no Setor de Corte. Ponto 02-Sada pela porta localizada no Setor dos Fornos. Ponto 03-Sada pela porta localizada no Setor da Administrao. Ponto 04-Sada pela porta localizada no Setor da Expedio

CONFERNCIA DOS COLABORADORES


Na hiptese de uma eventual emergncia nas dependncias da Plsticos Acalanto, aps a evacuao das pessoas do interior da unidade fabril, haver verificao por parte dos cipeiros brigadistas e lideres de equipe se todos os colaboradores deixaram o local. Os lideres de equipe verificaro se sua equipe est presente Realizar buscas nos pisos e locais fechados. Cronometrar o tempo de evacuao, se numa sada houver fila demorada orientar os colaboradores para sair por uma mais prxima.

EXECUO DO PLANO DE FUGA


Este plano de fuga ser executado segundo as orientaes de pessoal responsvel pela elaborao do mesmo, cabendo a chefia o encargo de audita-lo e coloca-lo am prtica para assim prevenir os colaboradores sobre os riscos de um iminente sinistro. Os colaboradores estaro no encargo de cumprir e colaborar com estas instrues de alerta sobre uma possvel emergncia real.

Elaborao/Bibliografia
SESMT-ACALANTO/BABY BRINK RESPONSVEL TCNICO: Robson Macedo dos Santos. Reg. Mtb n BA/000335.2

BIBLIOGRAFIA: Suplimento especial revista proteo-Setembro de 1997 Conceitos bsicos orientados pelo Corpo de Bombeiros de Porto Alegre

You might also like