You are on page 1of 14

CONVIVNCIA E INTEGRAO DAS GERAES NO AMBIENTE DA IGREJA

TEXTO: EFSIOS 6.1-4 A igreja composta de pessoas de todas as faixas etrias, que procuram viver unidas, entrelaadas pela ao do Esprito Santo. Qualquer diferena deve ser resolvida nas bases do fruto do Esprito. A relao entre jovens e pessoas maduras. impensvel que vivamos nossa experincia crist luz dos mecanismos discriminatrios da sociedade secular. O desprezo aos mais velhos no pode caracterizar nosso modo de proceder. Deus exige que os idosos sejam inseridos e integrados nossa vida (Lv 19.32). A relao entre pessoas maduras e jovens. A vida do jovem pode se tornar um pesadelo na igreja, se tudo o que os mais velhos quiserem for engess-los com frases: no meu tempo era diferente.... Cada um vive o seu prprio tempo, e certamente, os tempos so diferentes. Precisamos, como crentes, podemos chamar de mais velhos, tentar compreender os adolescentes e jovens da desta gerao.

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AOS ADOLESCENTES:


Procurar entender a sua linguagem. Eles se comunicam por grias, gestos, neologismos, cdigos diversos. Descobrir seus anseios mais profundos. Muitas vezes perdemos nossos adolescentes e jovens porque no conseguimos compreend-lo na fase que precisa de muito mais apoio. Devemos observ-lo para ajudar quanto a busca das amizades, desenvolvimento de talentos e criatividade, programaes atraentes, namoro, adorao, projetos novos. Compreender seu mundo e seu estilo de vida. Muitas vezes temos dificuldades em compreender o mundo no qual gira a cabea do adolescente. Se como pais e irmos em Cristo pudermos entend-los em seus conflitos e acomodao prpria vida, eles nos ouviro, e seremos referenciais em suas vidas.

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AOS ADOLESCENTES:


Preservar seus valores de grupo. O adolescente cristo tem na igreja a sua primeira ideia de grupo; j do berrio eles aprendem sobre relacionamento e ideia de posse. Depois, as classes diversas de EBD, os grupos musicais, de teatro e coreografia. Talvez algumas coisas que eles gostem tm sido o n na cabea da liderana da igreja. O que podemos fazer para ajudar os adolescentes na busca de uma vida crist equilibrada: 1. Seja amigo sem consentir com o erro; 2. Invista com carinho e dedicao que certamente os frutos viro. No podemos pensar que a fase da adolescncia seja uma fase de descuido, de falta de compromisso e de oba-oba.

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AOS JOVENS:


A igreja espera do jovem...para hoje. Mas ser que temos dado a devida ateno dinmica da vida jovem? O jovem de hoje no como o de outros tempos. Cazuza definiu tudo como sendo vida louca vida breve. Bem verdade que ele falava de sua prpria vida Dizem que hoje estamos vivendo a juventude chamada de Gerao Z. Alguns diriam que a gerao zzzzzzz, porque eles gostam de dormir demais. A Gerao Z marcada pelo controle remoto, do click rpido, do Xbox, do celular e de outras coisas instantneas. Nas redes sociais os jovens criam as suas networking e netloving.

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AOS JOVENS: A juventude crist tambm vive a influncia da modernidade, do corre-corre e da falta de tempo. Assim, acabamos percebendo que a igreja acaba sofrendo com a vida acelerada da juventude. Mas podemos acreditar que quem mais sofre o prprio jovem, que no tem mais tempo para viver a sua vida crist como nos velhos tempos, como dizem hoje os seus pais.

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AOS JOVENS:


O que fazer para atrair os jovens para momentos de maior comuno entre eles e entre os demais membros da igreja. Vejamos: Fazer uma viagem missionria Planejar treinamento para evangelizao Promover encontros que possam trazer amigos da escola, trabalho e vizinhana Promover atividades esportivas e de confraternizao Promover retiros

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AOS ADULTOS:


De meia idade: 35 a 55 anos adulto maduro : de 56 a 70 anos terceira idade: acima de 71 Fase da meia idade (35 a 55 anos). O adulto dessa fase pode viver uma realidade scio-econmica e psicolgicofamiliar mais segura. Mas, por outro lado, podem surgir algumas crises, tais como: Fracasso. No trabalho, no casamento ou em outros alvos da vida. Reduzidas as possibilidades para novos comeos, alguns adultos de meia idade entram em pequenos perodos de tristeza, que se no cuidados, acentuam-se levando a um quadro depressivo.

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AOS ADULTOS:


De meia idade: 35 a 55 anos adulto maduro : de 56 a 70 anos terceira idade: acima de 71 Problemas no casamento. Os cnjuges vo ficando menos tolerantes e inflexveis, o que torna possvel o rompimento afetivo e matrimonial. A igreja no pode ficar imaginando que isso s acontece com as pessoas do mundo. A sade e a idade. O tempo passou, e com ele foi o vigor e o nimo da juventude. O que fomos na juventude, nos dias de paquera e namoro j se foi; preciso conviver com o que somos agora. Aparecem as dores, o cansao fsico e as limitaes.

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AOS ADULTOS: Filhos adolescentes. O conflito de geraes se instala na casa. Achamos que nossos filhos no nos entendem e eles acham que ns no os entendemos. Mas h tambm a crise de no ter gerado filhos; no so poucos os casais que nesta fase da vida rompem com o casamento. Menopausa e andropausa. Este um perodo nem sempre fcil de ser vencido e pode gerar depresso e ansiedade, alm de desgaste relacional entre as pessoas envolvidas (cnjuges).

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AOS ADULTOS: O ninho vazio. A ocupao com os filhos passou; talvez alguns casais digam: e agora, o que vamos fazer?. A casa ficou grande e o tempo tambm. Nesta fase possvel o casal fazer novos planos, redescobrir a vida a dois. bom aproveitar o tempo do ninho vazio porque logo o ninho vai encherse de netos. Para muitos, os netos trazem de volta a alegria perdida com a sada dos filhos.

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AO ADULTO MADURO (56 A 70 ANOS). Esta fase marca a sada da meia-idade, e quem sobreviveu ao perodo anterior pode usar as experincias para minorar os problemas que surgiro a partir de agora. Talvez seja muito pessimismo falar nos problemas que surgiro, mas na verdade, eles aparecem. Mas possvel vivenciar muitas possibilidades. Algumas crises dessa fase: doenas prolongadas, a morte do cnjuge, sentimento de frustrao, a prpria idade avanada, a solido etc. Mas diante desse quadro triste, ainda assim possvel vencer os problemas com a fora que vem do Senhor. A igreja deve ter condies de acompanhar as pessoas nessa fase ajudando na superao dos problemas.

ALGUMAS QUESTES EM RELAO AO ADULTO MADURO (56 A 70 ANOS).

O adulto maduro e a sua aposentadoria. Talvez a aposentadoria no permita a realizao dos sonhos acalentados no tempo de atividade. Os recursos no so mais os mesmos e os gastos aumentam a cada dia ( uma conta que no fecha). A prpria questo da aposentadoria pode gerar tristeza, sentimentos de somenos importncia, solido ou mesmo inutilidade. Tambm podemos, como igreja, criar situaes que envolvam os idosos, para que eles possam maximizar sua autoestima e na velhice ainda darem frutos (Sl 92.14).

CONCLUSO
Mais que conhecer quem so as crianas, os adolescentes, os jovens e os adultos, necessrio construir, aperfeioar e desenvolver estratgias ou possibilidades de ao, para maior integrao entre as pessoas de todas as geraes.

You might also like