You are on page 1of 7

Significados importantes MATRIA: tudo aquilo que ocupa lugar no espao VOLUME: espao ocupado por determinada matria

MASSA: peso de determinada matria DENSIDADE: massa pelo volume SUBSTNCIA QUMICA: poro da matria EQUAO QUMICA: representao de uma reao SISTEMA: poro da matria a ser estudada REAGENTES: formaram novas substancias PRODUTOS: novas substncias formadas Mudanas de estado fsico

Existe um ponto de fuso (temperatura na qual determinada substncia sofre fuso durante a fuso ou solidificao) e o ponto de ebulio (temperatura na qual determinada substncia sofre ebulio- durante a vaporizao ou condensao) Substncias Qumicas

Cada substncia possui caractersticas prprias, como: ponto de fuso e ebulio, cor, densidade, odor. Jamais substncias diferentes tero TODAS as caractersticas idnticas.

SUBSTNCIAS PURAS Uma substncia apenas. No adicionada a nenhuma outra.

Homognea

Heterognea

1 estado fsico Podem ser tambm:

2 ou + estados fsicos

Simples: formadas por apenas tomos de um mesmo elemento Compostas: formadas por tomos de elementos diferentes MISTURA DE SUBSTNCIAS Mistura de 2 ou + substncias puras. A partir do momento em que elas se unem passam a ser componentes da mistura e deixam de ser substncias puras.

HOMOGNEAS Quando no apresentam fases da soluo. Inseparveis os componentes a olho nu.

HETEROGNEAS Quando a soluo apresenta duas ou mais fases. Os componentes podem ser diferenciados/separados a olho nu

Processos de separao de misturas Decantao Heterogneas slido/lquido Espera-se que ocorra o processo de sedimentao, ento se transporta o lquido para outro recipiente. Acelerao da decantao. Gira a soluo a uma alta velocidade ento o componente mais denso precipita. Despeja a substancia sobre uma superfcie porosa, o liquido atravessa, mas o solido retido. Um processo de filtrao acelerado, onde ocorre o mesmo processo, mas em um filtro apropriado, onde a presso menor que a atmosfrica, forando a acelerao da filtrao. A mistura colocada em um funil que contm uma torneira que quando aberta deixa passar toda a fase inferior para outro recipiente. adicionado um lquido substncia, e que possa ser dissolvido um dos componentes da mistura, assim formada uma nova fase, a nova mistura passa por um processo de filtrao que ir isolando as substncias aos poucos. colocada a mistura sob a exposio do sol, a parte lquida ir evaporar sobrando a slida. A mistura colocada em um balo de vidro e aquecida, a substncia lquida entrar em processo de ebulio, mas a slida no, a parte lquida eleva-se a

Centrifugao Heterogneas slido/lquido Filtrao simples Filtrao a vcuo Funil de separao Heterogneas slido/lquido

Heterogneas slido/lquido

Heterogneas lquido/lquido

Dissoluo fracionada

Heterogneas slido/slido (slido)

Evaporao Destilao simples

Heterogneas slido/lquido Heterogneas slido/lquido

um tubo dentro do condensador que refrigera o lquido que condensar e ser recolhido. Usa-se colunas de ao, onde a mistura aquecida, cada parte da coluna tem uma temperatura mais elevada que a outra e entre essas partes h tubos,a medida em que as substancias vo vaporizando elas passam por esses tubos onde ocorre o processo de destilao simples, as restantes continuaram ascendendo na coluna at vaporizarem e passarem pelo mesmo processo.

Destilao fracionada

Heterogneas lquido/lquido (lquido)

Leis Aristteles- matria contnua Boyle- o conceito de elemento qumico Lavoisier- conservao da massa Benjamin Franklineletricidade Proust- propores constantes Modelos atmicos DALTON: - tomos: partculas indivisveis; - todas as substncias so formadas por tomos; - os tomos de um mesmo elemento qumico so iguais em todas as suas caractersticas e tomos de elementos diferentes so diferentes em suas caractersticas; - substncias simples so formadas por tomos de um mesmo elemento qumico; - as substancias compostas so formadas por tomos diferentes que se combinam sempre sobre uma mesma proporo; - tomos so esferas macias e indestrutveis; - nas reaes qumicas os gases se recombinam. Tudo era formado a partir dos 4 elementos: terra, fogo, ar, gua. No havia espaamento entre a matria. Elemento qualquer substncia que no sofre decomposio. Em uma reao qumica a massa dos reagentes tem que ser igual a massa do produto. Existncia de cargas eltricas. os opostos se atraem e os iguais se repelemeltrons Substncias compostas tm uma composio fixa sempre tero os mesmos elementos e mesma proporo. A LEI NO VALE PARA MISTURAS.

- as molculas so as menores unidades que apresentam a composio caracterstica de uma substancia. Elas so formadas pela unio de 2 ou + tomos. - Elemento qumico passou a ser o conjunto de tomos de mesmas caractersticas.

CADA ELEMENTO QUIMICO TEM UM NOME E UM SMBOLO PRPRIO.

Dalton explica Lavoisier: como os tomos no so destrudos ou criados, apenas reposicionados, a massa dos reagentes sempre igual massa do produto.

THOMSON: - partculas menores que os tomos, dotadas de cargas eltricas negativas: eltrons. - destri a idia de um tomo ser indivisvel. - modelo do pudim de passas _ uma esfera de carga eltrica positiva, com eltrons anexos, estabelecendo um equilbrio positivo-negativo. - descoberta de uma partcula positiva: o prton. Cargas eltricas - atrao e repulso Muitos materiais quando atritados em outros ficam eletrizados. Quando a carga eltrica de mesmo sinal, se repelem e quando so de sinais diferentes, se atraem. Os Semelhantes Se Repelem E Os Opostos Se Atraem.

Descargas eltricas em gases a baixa presso Gases presso ambiente no costumam conduzir eletricidade, mas quando submetidos baixa presso, podem se tornar condutores eltricos. Para concluir isto fizeram uma experincia em um tubo de raios catdicos, que diminuem a presso interna, nas duas pontas desse tubo, h extremidades metlicas, eletrodos (+nodo e ctodo), ligados a uma bateria. Quando a presso interna fica muito baixa, um gs entre os eletrodos emiti uma luminosidade, se a presso diminui ainda mais, a luminosidade some. Resta apenas uma mancha luminosa atrs do plo +, os cientistas atriburam essa mancha a raios, denominados raios catdicos.

Prtons e Eltrons Thomson descobriu que os raios catdicos, na verdade, so constitudos pelo fluxo de partculas menores que o tomo e dotadas de carga eltrica negativa, so chamadaseltrons. Prova de que o modelo de Dalton estava errado e os tomos so divisveis.

Modelo do pudim de passas Uma esfera de carga + com eltrons anexos, de forma que a carga total fosse nula.

Com algumas modificaes nos tubos catdicos foi possvel descobrir outra partcula subatmica dotada de carga eltrica +, foi chamada de prton. Necessidade de um novo modelo atmico.

Modelo de Rutherford Atirou em uma folha de ouro, finssima, pequenas partculas portadoras de carga eltrica + (partculas alfa ) em volta da folha de ouro havia um material fluorescente que ao ser atingido por essas partculas emite uma luminosidade instantnea. Resultado esperado: a maioria das partculas atravessaria a lmina sem sofrer desvios. Resultado obtido: a maioria atravessou, algumas sofreram grandes desvios e raras no atravessaram. As que foram ricochetadas porque tinha chegado prximas ao ncleo e foram repelidas pelos prtons

MODELO: -tomo no macio; - 2 regies: ncleo prtons e eletrosfera eltrons - prope a existncia de partculas sem carga para diminuir a repulso entre os prtons. DEFICINCIA: quando partculas eltricas esto em movimento perdem energia, iriam colidir com o ncleo.

Chadwick

Nova partcula subatmica, massa muito prxima do prton, mas sem carga eltrica, localizada no ncleo junto aos prtons, essas partculas so chamadas de nutrons (n).

Z Nmero e massa atmicos: N atmico (Z) = n de prtons Massa atmica (A) = n de prtons + n de nutrons IstoPos sbAros IstoNos =

A =

N =

IsoEletrnicas mesmo n de eltrons

Elementos qumicos Quando dois elementos se unem atravs da eletrosfera. O ncleo no se altera em uma reao qumica. Z determina as propriedades qumicas de um tomo. Elemento qumico o conjunto de tomos de mesmo Z. ons Em um tomo neutro, Z = n eltrons Quando um tomo neutro ganha ou perde eltrons ele vira um on, podendo se tornar um ction ou um nion.

Cientista Dalton Thomson Rutherford

Modelo Esferas macias, indestrutveis e indivisveis. Pudim de passas: cargas positivas e negativas Existncia de 2 nveis, ncleo e eletrosfera, tomo no macio

You might also like