You are on page 1of 13

Como evitar acidentes de trabalho

Apesar de parecer um tema simples evitar acidentes de trabalho no uma tarefa fcil. Evitar acidentes de trabalho requer disciplina de administradores e funcionrios. A grosso modo, temos como sugesto algumas medidas simples que podero ser eficiente no combate ao acidente. Conscientizao A segurana do trabalho s flui na empresa atravs de conscientizao. necessrio que a empresa adote uma linguagem clara no tocante a aos riscos e as medidas que devero ser adotadas. 9.5.2 Os empregadores devero informar os trabalhadores de maneira apropriada e suficiente sobre os riscos ambientais que possam originar-se nos locais de trabalho e sobre os meios disponveis para prevenir ou limitar tais riscos e para protegerse dos mesmos.

A conscientizao dos funcionrios de longe a prtica mais importante para um gesto de segurana do trabalho de sucesso. Fazes da conscientizao: - Divulgao dos riscos A empresa precisa divulgar de forma clara os riscos a que esto expostos os funcionrios da empresa. Afinal, impossvel algum que queira se prevenir daquilo que nem conhece, no ? Essa conscientizao pode acontecer atravs de palestras como SIPAT (que obrigatria), dentre outras, e tambm usando comunicao visual, placas de perigo, risco, cuidado, a at o Mapa de Risco. Um Mapa de Risco bem elaborado com uma linguagem clara muito til para conscientizao. O Mapa de Risco consegue conscientizar e orientar at aqueles que ainda no tiveram chance de participar de palestras, como visitantes da empresa por exemplo.

- Divulgao das medidas preventivas Antes de fornecer o EPI o funcionrio deve ser orientado. Muitas empresas entregam o EPI e obrigam o uso sem nem ao menos se dar ao trabalho de mostrar para que o EPI serve e como se deve usar. Todos os funcionrios devem receber essa orientao antes de iniciar o uso, isso uma atitude que mostra respeito. Essa orientao nem precisa ser demorada, talvez possa ser ministrada at no momento de assinar a Ordem de Servio, em uma conversa com o funcionrio. EPCs So o foco de todo prevencionista inteligente. J abordamos na postagem EPI ou EPC qual devo indicar que o EPC deve ser a primeira opo a ser analisada para atenuao ou eliminao dos riscos no ambiente de trabalho. O EPI s deve ser indicado em ltimo caso, ou como medida passageira segundo a NR 6 (veja de forma aprofundada no link anterior).

EPIs So muito usados e conhecidos na maioria das empresas. uma medida fornece proteo por um preo bem em conta. So o pesadelo de muitos Tcnicos em Segurana do Trabalho. Dilogos individuais e palestras podem ajudar muito na conscientizao dos funcionrios mais resistentes ao uso. FERRAMENTAS DE PREVENO - DDS Dilogo Dirio de Segurana
uma tima ferramenta de conscientizao dos funcionrios. So palestras curtas, que normalmente no chegam a 15 minutos. Habitualmente ministradas no prprio ambiente de trabalho. Com temas focados nos riscos presentes no ambiente, e nas medidas preventivas adotadas pela empresa. Em algumas empresas o DDS dirio para todos os trabalhadores, em outras, cada dia feito com uma parte da equipe de trabalho, outras optam por palestras semanais, mensais.

- Check lists Possuem vrias utilidades. Na Segurana do Trabalho podem ser usadas para verificaes de segurana em locais de trabalho, veculos, mquinas, ferramentas, equipamentos, EPIs e at para funcionamento de rgo como SESMT e CIPA. Tm tambm os famosos check lists de NRs que servem para adequar empresa as exigncias da NR utilizada como fonte do prprio chec klist. - Investigao de acidentes importante para determinar a causa do acidente, para tentar evitar que aconteam acidentes parecidos.

- PPRA O programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA) A primeira vista quando lemos o nome do programa logo temos a primeira impresso que um programa sobre meio ambiente, mas, na verdade esse programa visa proteo da sade do trabalhador no ambiente de trabalho. O PPRA documento fundamental, para a proteo e sade dos trabalhadores, e tambm para uma boa gesto de segurana e medicina do trabalho na empresa. A partir do mapeamento dos riscos feitos no PPRA fica mais fcil fazer o monitoramento e controle dos riscos existentes no local de trabalho. - Inspees de segurana Visam identificao dos riscos causadores de acidentes e doenas ocupacionais, fazendo uso da tcnicas e recursos apropriados. Aps o completo mapeamento dos riscos, sero determinadas as medidas preventivas e corretivas necessrias.

Tipo de inspeo Geral Envolve todos os setores da empresa ou grande parte dela, normalmente esse tipo de inspeo previamente definida. Parcial feita em setores de trabalho, maquinrios, ou partes especficas. De rotina So inspees eventuais ou feitas em intervalos regulares curtos e previamente definidos. Esse tipo de inspeo muito usado por profissionais de segurana do trabalho. Peridica realizada com data e local previamente definido. Adotando-se para tanto um cronograma que indicar os locais e periodicidade de inspeo adotada para cada setor listado. Tem como objetivo dar ateno s condies de segurana dos diversos setores existentes em uma empresa.

Eventual Feitas sem previso de data. o tipo de inspeo que depende da sensibilidade do profissional. Normalmente surte bons resultados por causa do fator surpresa. Oficial So realizadas por rgo governamentais do trabalho como Ministrio do Trabalho, Bombeiros, e empresas particulares como seguradoras e parceiros de trabalho. Especial o tipo de inspeo mais aprofundada. Que requer equipamentos ou aparelhos especiais. - PCMSO O Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional (PCMSO) tem como objetivo de promoo e preservao da sade do conjunto dos seus trabalhadores. Sendo ento, um programa que em conjunto com os demais somar foras em prol da sade dos

trabalhadores. Tem carter de preveno, mapeamento precoce e diagnstico dos agravos a sade dos trabalhadores, alm da constatao dos casos de doenas profissionais ou danos irreversveis sade dos trabalhadores. O responsvel legal por esse programa deve ser um profissional formado em Mdicina do Trabalho. - APR A Anlise Preliminar de Risco (APR) uma tcnica que visa preveno de acidentes do trabalho atravs da antecipao dos riscos. uma viso antecipada do trabalho a ser executado, que permite a identificao dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa, e ainda permite a condio de evit-los ou conviver com eles em segurana. - PT A Permisso de Trabalho (PT) ou Permisso de Trabalho Especial (PTE) um formulrio normalmente utilizado em trabalhos de risco

elevado. um formulrio usado para documentar a liberao de um trabalho por um tempo determinado. uma ferramenta de avaliao e documentao de possveis riscos causadores de acidentes de trabalho e doenas ocupacionais. Uma das fases da PT a APR (Anlise Preliminar de Risco). - Sinalizao / placas de aviso Sinalizao e sinalizao de segurana se confundem. Afinal, ambas servem como orientadores. Uma pessoa bem orientada tem menos chances de sofrer um acidente. As placas de aviso tipo perigo, risco, cuidado devem ser usadas com inteligncia, no podemos rotular tudo como perigoso. Quem faz assim corre o risco de ter sua sinalizao como desacreditada. Uma sinalizao desacreditada se torna invlida e no cumpre sua misso.

- Organizao do ambiente Sabemos que um ambiente desorganizado um convite ao acidente. Ento, devemos tambm estar de olho na organizao e at na limpeza do ambiente. Mantenha contato permanente com o pessoal do setor de limpeza, descubra quais so as reas mais vulnerveis a carentes de limpeza e de vez ou outra d uma conferida. Limpeza e organizao andam juntas. - No improvisar uma regra de ouro da segurana do trabalho. O improviso um dos maiores causadores de acidentes e acidentes de trabalho. - Participar dos treinamentos oferecidos pela empresa
muito importante a participao dos funcionrios nos treinamentos de segurana oferecidos pela empresa. O ideal que at os lderes da empresa participem para dar o exemplo. Fazendo assim, o treinamento ganha em credibilidade, e cada vez mais pessoas se sentiro motivadas a participar.

- Cumprir as normas de segurana adotadas pela empresa Como bem sabemos, a empresa a responsvel pela prestao de servio, ela que deve coordenar como o trabalho desenvolvido. E tambm arcar com a responsabilidade e conseqncia dessa coordenao. importante que a empresa se faa ser ouvida a respeito das normas de segurana estabelecidas por ela. As normas internas devem ser seguidas pelos funcionrios como se fossem leis. Para isso podemos at usar das penalidades previstas por leis e jurisprudncias. O que no pode que as normas sejam somente de fachadas, que no sejam cumpridas, que no sejam aceitas A empresa precisa ser consciente no momento da criao das normas internas, ela no pode criar normas apenas por modismo! No pode criar procedimentos que ferem a legislao e a tica pessoal do trabalhador. As normas de segurana devem ser pensadas e elaboradas a fim de proteger os funcionrios. Esse o nico motivo da existncia delas.

Concluso Essas foram apenas algumas de muitas outras tcnicas que so totalmente viveis e apresentam timos resultados para evitar acidentes de trabalho. O importante que tudo seja usado com muita conscincia e seriedade. Afinal, tudo isso envolve o maior bem que a empresa possui que so seus funcionrios. Que Deus nos abenoe

You might also like