You are on page 1of 6

ESCOLA SECUNDRIA C/ 3 CEB DE LOUSADA

CONTEXTUALIZAO HISTRICO-SOCIAL DA OBRA / Apesar de a aco da obra ter lugar em 1817, importa situar os acontecimentos que esto na sua origem:
Com autoproclamao de Napoleo, em 1799, como 1. imperador dos franceses, a Europa atravessa um perodo conturbado. A situao poltica em Portugal reflecte, pois, decises estrangeiras Intimado por Napoleo a declarar guerra Inglaterra, em 1805, o Governo Portugus tenta contemporizar, fechando os portos s mercadorias, mas no hostilizando os ingleses residentes. Forado a aderir ao bloqueio continental, em 1807, Portugal sequestra alguns bens ingleses, apesar de permitir a livre circulao dos produtos. A dubiez do Governo desencadeia a ira de Napoleo, que, nesse mesmo ano, conclui um tratado com Espanha e exclui Portugal do mapa europeu. Para a execuo do tratado, o imperador francs envia Junot para o nosso pas. O prncipe regente, D. Joo, a conselho do Governo Ingls, abandona Portugal e refugia-se no Brasil. Aps as batalhas de Rolia e do Vimeiro, em 1808, Wellesley derrota as tropas francesas, as quais so autorizadas a sair do pas com todos os despojos de guerra. Um ano depois, em 1809, Soult invade, pela 2. vez, Portugal, e novamente Wellesley e Beresford rechaam o exrcito invasor. Massena ser o ltimo representante napolenico a tentar conquistar Portugal. Em 1810, as tropas invasoras so derrotadas nas batalhas do Buaco e de Linhas de Torres. Com a rendio da guarnio francesa, o exrcito francs abandona, definitivamente, o pas. A corte estava ausente (o rei encontrava-se no Brasil) e a administrao do reino fora entregue a uma trade governativa (D. Jos Antnio de Meneses e Sousa Coutinho, D. Miguel Pereira Forjaz e William Beresford). Mas o pas era palco de descontentamento, motivado no s pela ausncia da corte, como tambm pelas dificuldades acrescidas advindas da guerra. A contestao ao governo fantoche liderado por Beresford e a pesada carga onerosa para a manuteno da corte e do rei, entretanto aclamado (em 1816) em terras estrangeiras, geravam a desconfiana e o desagrado de um povo, que, mais uma vez, se sentia abandona sua triste sorte. A passividade e o clima de suspeio que se sentia propiciaram as ideias de conjura e a procura de um lder. Amado pelo povo, respeitado pelos amigos e odiado pela classe governativa, Gomes Freire escolhido como elemento sacrificial, no pelas aces que comete, mas pelo perigo que representa.

Estes so, no fundo, os antecedentes que explicam, em Felizmente h Luar, o TEMPO DA HISTRIA, que diferente do TEMPO DA ESCRITA, embora entre ambos haja um paralelismo histrico, quer em relao ao estado do pas, quer em relao poltica vigente. Vejamos como feita essa analogia na obra:

Felizmente h Luar!
I Tempo da Histria
A conspirao abortada de 1817 (anterior ao triunfo do liberalismo) sentimento de abandono dos portugueses face ao monarca (Brasil); sentimento de revolta perante a drenagem de dinheiro para o Brasil (rendas e contribuies); declnio comercial; influncia britnica no exrcito e na Regncia. 1817 = priso de alguns indivduos por conspirarem contra a vida do Marechal Beresford, o governo e as instituies vigentes. = execuo de doze indivduos, incluindo o presumvel chefe da conspirao: o tenentegeneral Gomes Freire de Andrade. Acto que no evita rebeldias, mas que as estimula devido tirania demostrada pelos governantes e impossibilidade do cidado comum alterar as suas condies de vida. O rei e o governo, longe de Portugal, no se davam conta das tenses polticas e econmicas existentes e a Regncia (para agradar aos governantes) ignorava certos factos e escondia a sua gravidade.

A Revolta de 1820
Ausncia do rei e do governo ( o rei estava no Brasil desde as invases francesas) Revolta do exrcito (Porto, Agosto de 1820) Formao de uma Junta Provisional do Governo Supremo do Reino sob a presidncia do brigadeiro- general Antnio da Silveira.

OBJECTIVOS: tomar conta da Regncia e convocar as Cortes para adoptar uma Constituio.
Em Lisboa h uma resistncia da Regncia atravs de denncias e condenao dos revolucionrios como inimigos da Ptria. Em Setembro, h uma revoluo dos regentes e constituio de um governo provisrio sob a presidncia de Freire de Andrade (parente do tenente-general Gomes Freire de Andrade). Em 28 de Setembro, Norte e Sul fundem- se numa nova Junta Provisional sob a presidncia do Principal Freire de Andrade e sob a vice-presidncia de Andrade da Silveira. 1834 = acordo de vora Monte e implantao definitiva desse regime contra o Antigo Regime absolutista.

RESPOSTA S ASPIRAES DO POVO


desejo de uma constituio poltica assente sobre bases populares, uma limitao severa s prerrogativas do rei, liberdade de religio, de impresso e de palavra, liberdade de comrcio e de indstria opostas ao despotismo.

REFERENTE HISTRICO DA PEA


Temtica: movimentos que tentaram implantar entre ns o regime liberal tendo Gomes Freire de Andrade como crebro da conjura que, embora nunca aparea, est sempre presente e condiciona toda a estrutura interna da pea.

Gomes Freire de Andrade (1757- 1817)


General portugus nascido em Viena de ustria, que seguiu a vida militar depois de ter vindo para Portugal aos 24 anos. Participou em vrias guerras at ser preso por ter sido acusado de ter participado na terceira invaso francesa. Contudo, mais tarde, foi reabilitado dessa acusao, mas obrigado a manter residncia fixa em Lisboa. Ligado aos ideais progressistas e membro da Maonaria, foi acusado de ter participado na conspirao de 1817, que punha em causa a ausncia da corte de D. Joo VI no Brasil, a presena militar inglesa no pas e a grave situao econmica que ento se vivia. O general foi enforcado no forte de Julio da Barra e depois queimado. O fomento da revoluo estava lanado e iria dar os seus frutos no dia 24 de Agosto de 1820, com a revoluo liberal.

Surto de conscincia liberal entre o exrcito e a burocracia. (MATILDE) As classes dominantes (Conselho de Regncia) temem a ameaa de destruio da estrutura tradicional do Reino, supresso dos privilgios de que gozavam e destruio da hierarquizao das classes sociais. (D.MIGUEL FORJAZ / PRINCIPAL SOUSA / BERESFORD)

II Tempo da Escrita (1958-1962) Regime Salazarista


2.1. Como surgiu o regime salazarista e que aspectos o caracterizam? Com a abolio da monarquia e a proclamao da 1. Repblica, a 5 de Outubro de 1910, Portugal encerrava um volume da sua histria, estando agora liberto das cadeias monrquicas. No entanto, a surpresa da liberdade pouco durou, pois, em 1914, comeou a I Grande Guerra e o pas foi forado a participar enquanto aliado da Inglaterra. A 5 de Dezembro de 1917, o general Sidnio Pais proclama-se chefe de Estado, aps um golpe militar bem sucedido, vindo a ser assassinado a 14 de Dezembro de 1918. A rendio da Alemanha e o armistcio proporcionavam Europa um perodo de paz, aps 4 anos de guerra, todavia, em Portugal, as dificuldades governativas eram cada vez maiores at que, a 28 de Maio de 1926, o general Gomes da Costa toma o poder na sequncia de um golpe de Estado; os seus ideais polticos iro, gradualmente, dar forma a um novo sistema poltico o Estado Corporativo , o qual ser definido na nova Constituio Poltica. Eleito novo presidente da Repblica, a 25 de Dezembro de 1928, scar Carmona convida para Ministro das Finanas Antnio de Oliveira Salazar, que ascender a Presidente do Conselho de Ministros em 1932, cargo que desempenhar at 6 de Setembro de 1968, tendo sido afastado por doena (derrame cerebral). Os 40 anos em que Salazar dirigiu a Nao tornaram o pas num Estado enraizadamente rural, moral e paternal. Para Salazar, a melhor forma de governar era disciplinar o povo atravs do silncio e da invisibilidade, ou seja, num Estado Corporativo, a individualidade era o elemento desestabilizador que causava o caos na aparente harmonia e na moral hipcrita que condicionavam a existncia de um povo e de um pas. Salazar instaura um sistema poltico baseado no medo, no ostracismo, na suspeio e na denncia a que no sero alheios os princpios de conduo e de controlo do inconsciente colectivo. Para manter a harmonia no pas, Salazar cria em 1933, a PVDE (Polcia de Vigilncia e de Defesa de Estado), transformada, posteriormente, em 1954, em PIDE (Polcia Internacional e de Defesa de Estado) e, por fim, em 1969, a DGS (Direco-Geral de Segurana). As funes deste rgo eram: interrogar; exilar prender; censurar torturar; assassinar

O Estado Novo de Salazar nada tinha de novo: ao totalitarismo da monarquia sucedia o totalitarismo de Estado; Inquisio sucedia a PIDE. Enquanto isso, o povo continuava, na sua ingenuidade, a acreditar que a figura paternal do rei, neste caso do Presidente do Conselho, se preocupava com o seu bem-estar e que, tal como antigamente, voltaria a ser dono de um imprio e grande na sua histria. Em 1958, o marasmo que se fazia sentir na poltica, em Portugal, vai ser sacudido pela agitao da candidatura do General Humberto Delgado (que ficou conhecido como o general sem medo) Presidncia da Repblica contra o candidato institucional Amrico Toms. Todavia, a 8 de Junho de 1958, na corrida para as eleies presidenciais, Amrico Toms declarado vencedor por maioria absoluta. E foi-o, de facto, mas atravs da fraude e da manipulao do acto de voto. Em 1960, Humberto Delgado, perante vrias presses, pede asilo Embaixada do Brasil e parte, em Abril, para esse pas. Aps algumas tentativas falhadas, Humberto Delgado assassinado, em 1965, por uma brigada da PIDE, chefiada pelo inspector Rosa Casaco.

Concluso: A nvel governamental, notava-se, portanto: a proibio de todas as iniciativas pblicas oposicionistas; represso e prises de elementos ligados s ideias liberais e socialistas (Mrio Soares, Ramos da Costa) e ligados s juntas de aco patritica (Aquilino Ribeiro, Arlindo Vicente). Entre 1958-1962, a GNR e polcia de choque manifestam represso violenta face a algumas manifestaes pblicas: 5 de Outubro; 1. de Maio; greves estudantis. Este era, ento, o clima vivido devido ao regime isolado (regime Salazarista) e luta pela sobrevivncia at Revoluo de 25 de Abril (termo da ditadura) Lus de Sttau Monteiro recorre a um exemplo da histria portuguesa para denunciar a ditadura, com a violncia , as perseguies e a opresso, dos anos sessenta do sculo XX poca da produo da obra.

III Paralelismo Histrico


Escrita em 1961, Felizmente h Luar! , portanto, uma pea, atravs da qual o seu autor denuncia o totalitarismo e a violncia do Estado, estabelecendo um paralelismo histrico com o perodo que antecede o Liberalismo. Com efeito, o discurso implcito, ao longo da pea, um discurso duro, de crtica e de anlise, sobre um pas isolado, ostracizado pela classe dirigente, miservel no ser e no sentir das suas gentes. Vejamos, ento, o seguinte esquema: 1817 hipocrisia da sociedade; povo oprimido e resignado; clima de suspeio e denncia; luta contra o regime absolutista; passividade e obscurantismo. 1961 denncia da hipocrisia social; povo oprimido e explorado; clima de medo e denncia; luta contra o regime ditatorial e totalitrio; ignorncia e revolta.

Todavia, o paralelismo histrico , tambm, estabelecido ao nvel das personagens que, atravs de um processo de mitificao popular, simbolizam o advento da mudana. Assim: Gomes Freire Humberto Delgado

Prestgio e liderana Ausncia Smbolo da integridade executado

Oposio e liderana Presena Smbolo da mudana assassinado

Morrem em nome do Estado

LUS DE STTAU MONTEIRO E BERTOLT BRECHT


BERTOLT BRECHT
Dramaturgo alemo que nasceu a 10 de Fevereiro de 1898 e faleceu em 1956. A seguir I Guerra Mundial debruou- se sobre os princpios da dramaturgia e usou todos os meios visuais, auditivos e literrios. A Vida de Galileu (1933) / Me Coragem e seus Filhos (1938) Elaborou a teoria do teatro pico e dominou a evoluo do teatro contemporneo para satisfazer as necessidades de uma idade nova, revolucionria e cientfica. TEATRO = instrumento de construo e transformao social. Brecht considerava que o teatro aristotlico criava terror e piedade no espectador, porque este se identificava com o heri e se esquecia de si prprio (caracterstica hipntica). Assim, considerava tudo isto fisicamente repugnante e obsceno.

TEATRO (segundo Brecht): mais do que um bem de consumo que se assimila, mas se esquece facilmente; deve fazer com que os espectadores pensem sem impor emoes. NB: Atravs da distanciao histrica, o espectador deveria ser capaz de reflectir sobre acontecimentos passados e ter uma percepo da complexidade da condio humana perante as diferentes foras sociais, econmicas e histricas que afectam o seu dia- a- dia.

MEIOS UTILIZADOS PARA ESTIMULAR AS FACULDADES CRTICAS (TEATRO PICO)


a personagem emerge da funo social do indivduo; a histria desenrola- se numa srie de situaes separadas (cada uma acabada e completa em si mesmo); o efeito de conjunto da pea produzido pela justaposio e montagem de episdios contrastantes; os elementos no literrios da representao (dcor, msica e coreografia) so independentes e devem servir para destruir a iluso da realidade; 5) as atitudes essenciais dos seres humanos so expressas pelos sinais exteriores (comportamento, entoaes, jogos de fisionomia); 6) a luz essencial para criar a atmosfera e sugerir estados de alma, mas as suas fontes devem ser visveis aos olhos do pblico de modo a no dar origem a iluses secretas; 7) a mensagem de revolta contra o poder poltico e a convico que necessrio mostrar ao mundo e o homem em mudana esto sempre presentes. 1) 2) 3) 4)

defesa das capacidades do homem ( direito e dever de transformar o mundo) tentativa de mostrar a realidade para o espectador reagir criticamente e tomar uma posio

You might also like