You are on page 1of 5

O QUE SO ARTRPODES: Os invertebrados que possuem patas articuladas, nome formado de Athros, que significa articulaes, o podes, que

significa ps patas. Os artrpodes tem uma carapaa protetora externa, que o seu esqueleto, formada por uma substncia resistente e impermevel, chamada quitina, endurecida por conter muito carbonato de clcio.

Artropodes: Os insetos so os nicos artrpodes que podem voar. Os aracndeos possuem quatro patas, e seu corpo se divide em: Cefalotrax e abdome

CLASSIFICAO DOS ARTRPODES: Os artrpodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critrio o nmero de patas. ARTRPODES N de patas Classe Exemplos 6 Insetos Barata, mosquito 8 Aracndeos Aranha, escorpio 10 Crustceos Camaro, siri 1 par por seg. Quilpodes Lacraia 2 par por seg. Diplpodes Piolho de cobra INSETOS: So artrpodes com seis patas distribuda em trs partes. Os insetos apresenta o corpo subdividido cabea, trax e abdome. Possuem um par de antenas e trs pares de patas no trax. Nas maioria das espcies, h dois pares de asas, mas h espcies com apenas um par e outros sem asas. Reproduo dos insetos: Os insetos so animais de sexos separados e ovparos. Depois que os ovos so botados pelas fmeas, eles se desenvolvem e forma um novo inseto. Classificao dos insetos: Existem aproximadamente 800 mil espcies de insetos, distribudas por mais de 30 ordens. Existem vrios critrios para classificao dos insetos como a forma das asas por exemplo.

ARACNDEOS: Os aracndeos so representados pelas aranhas, pelos escorpies e pelos carrapatos. Todos eles possuem um par de quelceras e quatro pares de patas locomotoras. As quelceras so apndices em forma de pinas, situados na parte anterior da cabea. um exemplo uma aranha jovem e uma adulta. Seus corpos tm a mesma forma.Todos os aracndeos no sofrem metamorfose. Outra caracterstica importante dos aracndeos que eles tm a cabea e o trax numa pea s, chamada cefalotrax. fcil distinguir um aracndeo de um inseto, pelo exame externo do corpo. Classificao dos aracndeos: Os Aracndeos podem ser distribudas por 3 ordens, com base no aspecto externo do corpo: Ordem Corpo Aranedeos cefalotrax e abdmen Escorpindeos cefalotrax, abdome e psabdmen Acarinos cefalotrax fundido com abdmen Exemplos aranhas escorpies carrapato

CRUSTCEOS: Crustceos so os artrpodes que possuem uma crosta protegendo o corpo. Os principais representantes dessa classe so os camares, as lagostas,os caranguejos e os siris, todos com 5 pares de patas. So, portanto, decpodes( deca= dez; podes= patas, ps). Na maioria dos decpodes, as 2 patas dianteiras so modificadas e bem desenvolvidas como adaptao preeno de alimentos. Classificao dos crustceos: O nmero de patas um bom critrio, que permite dividir a classe dos crustceos em duas ordens: Decpodes e Ispodes. Os decpode: So crustceos de dez patas. Os ispodes so crustceos que possuem numerosas patas, todas semelhantes. O exemplo mais conhecido um ispodes encontrado em toda a costa litornea do Brasil, conhecido por tatu, tatura ou tatuzinho de de praia. Dentre os artrpodes, os crustceos so os que possuem exoesqueleto mais volumoso e mais desenvolvido; Ele forma a crosta, que deu nome aos crustceos,

e que reveste e protege o corpo desses animais. Essa crosta constituda por quitina e carbonato de clcio. Os crustceos so, na sua maioria animais aquticos, e de respirao branquial. Quilpodes e Diplpodes: Tem como principal caracterstica a diviso de corpo em vrios segmentos, onde se prendem as patas. Os quilpodes e os diplpodes possuem um par de antenas e olhos simples, no possuindo olhos compostos. Quilpodes: Principal exemplo: centopia (lacraia, escolopendra). Principais caractersticas: - 1 par de patas em cada segmento - corpo dividido em 2 regies, cabea e tronco. Diplpodes: Principal exemplo: piolho-de-cobra (embu). Principais caractersticas: - 2 pares de patas em cada segmento; - corpo dividido em trs regies: cabea, trax e abdmen.

Digesto
Vrios artrpodes so carnvoros, mas h tambm os herbvoros, que se alimentam de diferentes partes das plantas. O sistema digestrio dos artrpodes completo, e os resduos alimentares, isto , as fezes, so eliminados pelos nus.

Circulao
A circulao dos artrpodes aberta, isto , o "sangue" no circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaos do corpo do animal. Esse "sangue" incolor ou ligeiramente azulado e no transporta gases, apenas os nutrientes.

Respirao
Nas diversas classes de artrpodes, o tipo de respirao varia.

Muitos artrpodes so terrestres, como os insetos, diplpodes e quilpodes, e respiram retirando oxignio do ambiente por estruturas denominadas traquias. A traquia est ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espirculos da traquia. Os artrpodes aquticos, como os crustceos, podem ter respirao branquial. As brnquias so estruturas que retiram oxignio dissolvido na gua para a respirao animal. Esto presentes em grande parte dos invertebrados aquticos e nos peixes. Os microcrustceos (crustceos muito pequenos) fazem respirao cutnea, isto , respiram pela pele.

Reproduo
Na maioria dos artrpodes, o sexo so separados e a fecundao interna, isto , o macho lana os gametas masculinos dentro do corpo da fmea. O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes j nascem semelhantes aos pais, como o caso de muitos aracndeos, e portanto esses animais no passam por metamorfose.

No desenvolvimento indireto, como ocorre com grande parte dos insetos, o animal que sai do ovo passa por uma metamorfose antes de atingir a vida adulta.

A metamorfose pode ser completa ou incompleta. Na metamorfose completa, o animal passa pelas fases de larva, pupa e adulto - isso ocorre, por exemplo, nas borboletas e moscas. Na metamorfose incompleta, no h a fase de larva ou a de pupa - o que ocorre, por exemplo, com as baratas e os gafanhotos.

You might also like