You are on page 1of 7

SISTEMA DE ARREFECIMENTO E SEUS ACIONAMENTOS Prezados colegas falaremos neste captulo sobre as maneiras de ser acionar os eletro ventiladores

de arrefecimento, como por exemplo: sistema com resistor, srie e paralelo, velocidade dupla e 12v e sinal PWM. Os dois primeiros so bem conhecidos nas oficinas mas os dois ltimos muitas vezes so desconhecidos provocando assim um diagnstico muitas vezes errneos perdendo a credibilidade com o cliente por isso apresentaremos os circuitos, aproveitem, obrigado.

DISPOSITIVO DE SEGURANA DO CIRCUITO O controle da temperatura do lquido de arrefecimento e das presses no circuito do condicionador assumido por interruptores dependentes da temperatura e da presso. No qual de acordo com a necessidade, ligam os eletro ventiladores ou desligam o compressor. Em situaes extremas a vlvula de alvio atua (2 segurana do sistema de presso), liberando parcialmente o fluido refrigerante reduzindo a presso no circuito do condicionador de ar.

Interruptor trmico duplo do radiador

Pressostato do condicionador de ar

Transdutor de presso do condicionador de ar

SISTEMAS VELOCIDADE DUPLA E 12V

VENTILADORES DE ARREFECIMENTO No Sistema do Ventilador de Arrefecimento de Alta Potncia, os motores so do tipo velocidade dupla e 12V . A construo integrada do motor do ventilador consiste de quatro escovas e quatro ms permanentes. Um chicote eltrico (rabicho) com trs cabos conectado permanentemente aos dois motores e fixado ao defletor de polipropileno do ventilador, em duas posies, atravs de presilhas integradas moldadas como parte do defletor. O chicote eltrico do motor LD conectado diretamente ao chicote eltrico do motor atravs de um conector de 6 pinos. Tambm h um conector adicional com 4 pinos que faz conexo ao chicote eltrico do motor LE, e permite a remoo individual dos conjuntos do motor e ventilador LE e LD, quando necessrio. Os dois conectores eltricos associados so conectados ao defletor atravs de presilhas travas deslizantes. O motor conectado ao defletor do ventilador atravs de trs parafusos nos flanges de fixao instalados nos flanges rosqueados que projetam simetricamente na extremidade traseira da carcaa do motor do ventilador. A carcaa embutida do motor do ventilador construda em ao revestido de zinco amarelo. Um furo de drenagem est localizado na extremidade inferior da carcaa para permitir o respiro e a drenagem de toda penetrao de umidade.

1. Sistema de Ventilador de Arrefecimento de Alta Potncia e Radiador 2. Motores de Ventilador de Alta Potncia de Dupla Velocidade

esquema de ventiladores e arrefecimento

OPERAO DOS VENTILADORES:

1 ESTGIO: OS DOIS VENTILADORES ACIONADOS EM VELOCIDADE BAIXA Os motores do ventilador funcionam em duas velocidades e incluem um chicote eltrico com trs cabos eltricos. Em cada chicote eltrico h um cabo positivo e dois cabos negativos. O cabo positivo conecta permanentemente a tenso eltrica da bateria s duas escovas positivas em cada motor do ventilador. Cada cabo negativo conectado a uma escova negativa. Quando um cabo negativo em cada motor conectado massa (atravs do rel localizado no quadro de rels no compartimento do motor, identificado Rel do Ventilador de Arrefecimento do Motor 1'), os dois motores do ventilador de arrefecimento iro funcionar em velocidade baixa. FUNCIONAMENTO O funcionamento do ventilador de arrefecimento de velocidade baixa ativado quando o Rel do Ventilador de Arrefecimento do Motor 1' energizado pelo Mdulo de Controle da Carroaria BCM atravs de solicitao do Mdulo de Controle do Conjunto de Trao (PCM). O PCM ir solicitar a ativao e a desativao do ventilador de velocidade baixa atravs de comunicao de dados seriais para o BCM no circuito 800 (Cabo Vermelho/Preto) Assim que o PCM solicitar uma alterao no estado do Rel do Ventilador de Arrefecimento do Motor 1' (ou seja, Desligar/Ligar ou Ligar/Desligar), o BCM ir enviar ao PCM uma resposta atravs de dados seriais confirmando o recebimento da mensagem. O PCM determina o momento da ativao do Rel do Ventilador de Arrefecimento do Motor 1' conforme as entradas do sinal de solicitao do A/C, Sensor de Temperatura do Lquido de Arrefecimento (CTS) e Sensor de Velocidade do Veculo (VSS). O Rel do Ventilador de Arrefecimento do Motor 1' ser ativado quando houver as condies:

Indicao de solicitao do condicionador de ar (SIM) e velocidade do veculo abaixo de 30 km/h; Presso do condicionador de ar acima de 1500 kPa; Temperatura do lquido de arrefecimento acima de 104C; Deteco de falha do sensor de temperatura do lquido de arrefecimento do motor no PCM.

Aps a chave de ignio ser posicionada de On para Off e a temperatura do lquido de arrefecimento do motor estiver acima de 117C, o BCM continuar energizando o Rel do Ventilador de Arrefecimento do Motor 1' durante quatro minutos. O PCM ir solicitar que o BCM desligue o Rel do Ventilador de Arrefecimento do Motor 1' quando houver as condies abaixo: A - No indicao de solicitao do condicionador de ar (No) e temperatura do lquido de arrefecimento abaixo de 99C; B - Indicao de solicitao do condicionador de ar (Sim) com presso abaixo de 1170 kPa, velocidade do veculo acima de 50 km/h e temperatura do lquido de arrefecimento abaixo de 99C.

2 ESTGIO: OS DOIS VENTILADORES ACIONADOS EM VELOCIDADE ALTA Quando o segundo cabo negativo (conectado internamente segunda escova negativa em cada motor do ventilador) for conectado massa (atravs do rel localizado no quadro de rels no compartimento do motor, identificado Rel do Ventilador de Arrefecimento do Motor 2'), os dois cabos negativos de alta e de baixa velocidade sero conectados massa, permitindo o fluxo da corrente no motor. Os dois ventiladores de

arrefecimento iro funcionar em velocidade alta. O rel do ventilador de arrefecimento do Motor 2' ser acionado se o Rel do Ventilador de Arrefecimento do Motor 1' estiver energizado durante um segundo e se houver as condies abaixo: 1. 2. 3. 4. Falha na resposta de mensagem do BCM para o PCM, com gravao de DTC P1064; Deteco de falha do sensor de temperatura do lquido de arrefecimento do motor no PCM; Temperatura do lquido de arrefecimento do motor acima de 107C; Presso do condicionador de ar acima de 2400 kPa.

O PCM ir acionar o ventilador de arrefecimento 2 Estgio quando houver as condies abaixo: 1. 2. 3. A temperatura do lquido de arrefecimento estiver abaixo de 108C; No houver indicao de solicitao do condicionador de ar; Houver indicao de solicitao do condicionador de ar e a presso estiver abaixo de 2000 KPa.

SISTEMA DE ARREFECIMENTO COM SINAL PWM O sinal PWM consiste em Pulse widith modulate que quer dizer, sinal digital com amplitude de pulso modulado. Quando o mdulo recebe informaes do sistema de arrefecimento atravs do sensor de temperatura do motor ou do transdutor de presso do condicionador de ar, o mesmo comanda os eletro ventiladores acionando um ou mais motores. Com sinais modulados, sem a necessidade de resistores ou sistema srie e paralelo e at mesmo bobinas duplas 12V, podemos obter vrias velocidades em um s eletro ventilador sem a necessidade de trancos, podendo ampliar ou reduzir suas velocidades, mantendo sempre uniforme as rotaes em funo do controle mais afinado de presso ou temperatura. No sistema com PWM o perodo constante variando somente a amplitude do sinal, possibilitando ao sistema operar os ventiladores em mltiplas velocidades e adequando melhor a cada situao.

Com o sinal PWM possibilita ao sistema manter-se o mais uniforme possvel evitando a perda de energia devido aos estados que o sistema se encontra (a cada situao), favorecendo a uniformidade do sistema sem desperdcios, aproveitando o mximo de energia possvel.

A vida uma pea de teatro que no permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e a pea termine sem aplausos. H.G. Wells

Adriano de Oliveira Gomes Dpto. Tcnico Royce

Informaes e pesquisas dos fabricantes, tais como: A Biblioteca Virtual Estudante


Brasileiro/TC2000. Autor: Augusta Niederauer, DUPONT, DENSO DO BRASIL, DELPHI, GENERAL MOTORS DO BRASIL e VOLKSVAGEN DO BRASIL, BEHR, CITROEN, MERCEDEZ BENZ e FIAT.

You might also like