You are on page 1of 11

Pesquisa sobre o crack na sociedade e seus efeitos nos dependentes

1 matria: Crack, a droga maldita que seduz e destri vidas http://www.obid.senad.gov.br/portais/mundojovem/conteudo/web/noticia/ler_noticia.p hp?id_noticia=102421
- Relato de um usurio de crack, menor de idade: Antes de usar o crack eu pesava 55 quilos. Hoje estou com 25. As pessoas tentam me ajudar, mas eu no quero. O crack bom e no pretendo parar de usar. A triste declarao do garoto P., de 14 anos, que h dois anos vive nas ruas do Centro Histrico de Salvador. Ele experimentou a droga quando tinha 12 anos. Hoje o adolescente queima mais de 60 pedras por dia. Ele sabe que caminha por uma trilha que vai lev-lo morte. Mas no se importa. Assim como P., centenas de adolescentes e jovens esto condenados a morrer precocemente pelas prprias mos, dominados pelo crack, droga que causa uma rpida dependncia no organismo. Antonio Nery, coordenadorgeral do Centro de Estudos em Terapia de Abuso de Drogas (Cetad), explica que o crack deriva da coca, resultante da mistura de cocana, bicarbonato de sdio ou amnia e gua destilada, transformado em gros ou pedras que so fumadas em cachimbos. A droga surgiu na dcada de 80 e atualmente mais usada do que a cocana. O crack possui grandes atrativos para os dependentes. Por ser usado por via pulmonar, essa droga tem o poder de viciar muito mais rpido que a cocana. Alm disso, o crack tambm infinitamente mais barato. Por isso, a oferta maior e os usurios tm maior acesso., explicou Nery. Por ser estimulante, o crack ocasiona dependncia fsica e, posteriormente, a morte por sua terrvel ao sobre o sistema nervoso central e cardaco. Nery afirma que devido sua ao sobre o sistema nervoso central, o crack gera acelerao dos batimentos cardacos, aumento da presso arterial, dilatao das pupilas, suor intenso, tremores, excitao, maior aptido fsica e mental. Os efeitos psicolgicos so euforia, sensao de poder e aumento da auto-estima. Para o psiquiatra Luiz Fernando Pedroso, a pessoa quando comea a fazer uso do crack, conseqentemente j experimentou todos os tipos de drogas. Nessa fase, o usurio j est em processo avanado de autodestruio. O dependente constri sua vida social em funo da droga, substituindo a famlia, as amizades e rotinas saudveis pela droga. A maneira mais fcil do usurio se curar a internao. A dependncia do crack um quadro

psiquitrico grave, e por isso, necessita de medidas duras de tratamento. Nessa fase, o paciente precisa em regime de toxiprivao, ficar em abstinncia, disse. Pedroso explicou que a pessoa que quer se tratar tem que estar disposta, porque a cura muito mais psicolgica do que fsica. A compreenso e o apoio da famlia so muito importantes para a recuperao. A dependncia qumica est associada a outras patologias mentais que deixam o indivduo no vcio, afirmou. Depois da primeira pedra, difcil parar O psiquiatra Luiz Fernando Pedroso relata que tanto o crack quanto outras drogas viciantes alteram quimicamente uma parte do crebro, chamada sistema de recompensa. Quando as pessoas fumam crack, a droga prende a dopamina nos espaos entre as clulas nervosas. A dopamina cria as sensaes de satisfao que obtemos em atividades prazerosas, como comer ou fazer sexo. Com o uso excessivo de uma determinada quantidade, a droga comea a perder efeito, deixando a pessoa desanimada e depressiva, resultando em um desejo de fumar mais crack para se sentir bem de novo. O resultado que, depois de utilizar a droga por certo tempo, os usurios de crack se tornam menos sensveis a ela, e precisam utilizar mais e mais para obter o efeito desejado, explica o especialista. Nery tambm concorda que a melhor forma de tratamento para o crack o internamento, porm o Cetad s disponibiliza o tratamento ambulatorial. No temos internaes. Trabalhamos com prescrio de remdios, tratamento mdico e psicolgico. Alm disso, tambm vamos s ruas em locais com maior incidncia de crack, junto populao carente, na tentativa de dar apoio e trazer o usurio at ns, disse. Nery explica que em comparao cocana, o efeito do crack mais devastador. O efeito dura em torno de 10 a 15 minutos. O dependente no tem fome e torna-se agressivo. Passado esse tempo, a necessidade de usar volta imediatamente. Se inalado junto com lcool, o crack aumenta o ritmo cardaco e a presso arterial o que pode levar a resultados letais, relatou. O uso intensivo da droga ao mesmo tempo que cria uma sensao de alegria no usurio, tambm deixa muitos efeitos significativos e potencialmente perigosos no corpo. As pessoas que a utilizam mesmo poucas vezes correm riscos de sofrer infarto, derrame, problemas respiratrios e problemas mentais srios. Trocou a famlia pela rua Dependente de crack h trs anos, o morador de rua conhecido como Pateco, de 25, disse que abandonou a mulher e a filha de quatro anos por causa do crack. Morava em Cajazeiras

e depois que passei a freqentar o Centro Histrico como guia turstico, conheci a droga. Depois disso, no consegui mais largar essa vida. J perdi oito quilos. Cheguei a ficar quatro meses sem usar o crack e tive a impresso de que iria enlouquecer., disse. Ele ainda relatou que existe uma grande facilidade de comprar a droga no Pelourinho. As ruas das Flores e 28 de Setembro so os grandes pontos de venda de crack. Uma pedra da droga pode at ser vendida por R$ 5,00, disse. Dormindo em baixo de uma marquise e acompanhado por dois cachorros, G.J.R, 20 anos, possui o corpo todo marcado, ps inchados e quase no consegue falar devido aos efeitos devastadores do crack. Depois que conheci o Pel, no quis mais voltar para perto da minha famlia. L eu passava fome, no tinha emprego. O crack toma conta do meu corpo. Peo dinheiro aos turistas, lavo carro no estacionamento, trabalho como guia. Todo dinheiro que consigo vai para o crack., afirmou. G.J.R tambm disse que no consegue parar. A droga minha alegria de viver, seria capaz de me matar sem ela. J tentei me recuperar, mas no vejo perspectivas de vida, de emprego e de moradia. Aqui para mim muito cmodo, disse. De acordo com Carlos Habib, delegado titular da especializada em Txicos e Entorpecentes, a maioria das prises em flagrante nos ltimos cinco anos de pessoas que traficam crack. Essa droga o mal da dcada. Ela chegou a Salvador no ano 2000 e responsvel por vrias bocas-de-fumo no centro da cidade e nos bairros de Cosme de Farias, IAPI, Tancredo Neves, Itapu e todo o subrbio., contou. Habib tambm disse que tem uma diferena entre outras drogas. O comrcio fcil, rpido, barato e abrange todas as classes sociais. No h um perfil exato de traficante nem locais onde existem maior concentrao da droga em Salvador. O crack alcanou o sucesso porque atingiu as classes econmicas que no tinham poder aquisitivo para consumir a cocana. Sem dvida, podemos dizer que se trata do lixo da cocana, explicou. Habib ainda disse que intensa a participao do crack no trfico de drogas de Salvador. Dentre as drogas ilcitas, a maconha ainda a mais usada. Depois temos a chamada cola e o ter. O crack ocupa a 3 ou 4 posio das drogas mais consumidas. Isso muito preocupante para a sociedade, concluiu.

http://www.nuncaexperimenteocrack.com.br/composicao-e-efeitos.php

2 Pesquisa: Composio e seus efeitos O crack uma droga feita a partir da mistura das sobras do refino da cocana misturada com outras substncias, como amnia e bicarbonato de sdio. A droga geralmente fumada com um cachimbo, lata ou misturado com maconha. Quando utilizada por meio de uma lata de refrigerante, o usurio inala, alm do vapor da droga, o alumnio que se desprende com facilidade da lata aquecida. O metal se espalha pela corrente sangunea e provoca danos ao crebro, aos pulmes, rins e ossos.

Em menos de 10 segundos os efeitos da droga j podem ser sentidos, como euforia, hiperatividade, mas mesmo assim isso no alivia a sensao de cansao fsico do usurio. Se consumido em grandes quantidades, a pessoa pode se sentir agitada e hiperativa e depois que os efeitos diminurem, pode ocorrer episdios de depresso.

O crack interfere com um neurotransmissor qumico do crebro chamado de dopamina, envolvido nas respostas do corpo ao prazer. A liberao de dopamina faz o usurio de crack ficar mais agitado, o que leva ao aumento da presena de adrenalina no organismo. A consequncia o aumento da frequncia cardaca e da presso arterial. Problemas cardiovasculares, como infarto, podem ocorrer.

Ao mesmo tempo o uso da droga provoca leses no crebro, causando perda de funo de neurnios. Isso resulta em deficincias de memria e de concentrao (e por conseqncia em altos ndices de abandono escolar), oscilaes de humor, baixo limite para frustrao e dificuldade em manter relacionamentos afetivos. O tratamento permite reverter parte desses danos cerebrais, entretanto muitas vezes o quadro irreversvel.

O efeito estimulante da droga comea a decair em menos de 10 minutos, deixando o usurio desanimado, depressivo e com nuseas, o que resulta no desejo de fumar mais crack para se sentir bem de novo (fissura), e assim o ciclo se inicia novamente.

O organismo passa a funcionar em funo da droga. O dependente quase no come ou dorme. Ocorre um processo rpido de emagrecimento. Os casos de desnutrio so comuns.

A dependncia tambm se reflete por conta da ausncia de hbitos bsicos de higiene e cuidados com a aparncia.

A fumaa do crack gera leses nos pulmes, levando a disfunes, alm de sangramentos na gengiva e corroso dos dentes. Como j h um processo de emagrecimento, os dependentes ficam vulnerveis a doenas como pneumonia e tuberculose. Tambm h evidncias de que o crack causa problemas respiratrios agudos, incluindo tosses constantes, falta de ar e dores fortes no peito.

O desejo sexual dos usurios diminui. Os homens tm dificuldade em obter uma ereo. H pesquisas que associam o uso do crack maior vulnerabilidade infeces sexualmente transmissveis como a Aids. No momento da fissura, alguns usurios podem manter relaes sexuais desprotegidas para conseguir dinheiro para comprar crack ou mesmo recebem crack como pagamento de relaes sexuais.

Usurios de crack tem mais chance de desenvolver doenas cardiovasculares (derrame e infarto) e respiratrias, com prognstico de tratamento mais desfavorvel. A ausncia de condies mnimas de vida, aliada violncia e situaes de perigo, como o envolvimento com traficantes, tambm so caractersticas que limitam as condies de vida destas pessoas, aprofundando a vulnerabilidade.

Trajetria da droga

O crack surgiu nos Estados Unidos na dcada de 1980. O primeiro relato de uso no Brasil data de 1989. Desde ento, o consumo da substncia vem crescendo, principalmente nos ltimos cinco anos. A situao de vulnerabilidade social de muitos jovens e pessoas em situao de rua, entre outras situaes, tambm contribui para a disseminao da droga. Entretanto, hoje em dia, a droga afeta as mais variadas classes sociais, desde as mais abastadas at o limite da pobreza.

Os dados mais recentes sobre o consumo do crack no pas esto disponveis por meio do Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas (CEBRID). Segundo uma

pesquisa do orgo, 0,1% da populao brasileira consome a droga. Grande parte dos usurios de crack relata incio do uso da substncia entre 13 e 26 anos.

O crack atinge os centros neurolgicos de prazer de uma forma mais rpida do que por meio de outras drogas, porm seus efeitos so de pouca durao, o que leva o usurio a fumar imediatamente outra pedra. Esse ciclo ininterrupto de uso potencializa os prejuzos sade fsica, as possibilidades de dependncia e os danos sociais. Portanto quem fuma crack, em geral, deseja prazer imediato, suprimir ou evitar um sofrimento.

O consumo traz distrbios e mudanas de comportamento importantes que afetam a famlia e todos que esto a sua volta. Em razo de diferentes contextos de vulnerabilidade, onde o consumo da droga apenas mais um, os dependentes tm seus laos sociais fragilizados e terminam por ser alvo de um forte processo de excluso social.

Como todo uso de drogas est associado a fatores biopsicossociais, o consumo de crack no diferente. Alm dos problemas fsicos, h os de ordem psicolgica, social e legal. Ocorrem graves perdas nos vnculos familiares, nos espaos relacionais, nos estudos e no trabalho, bem como a troca de sexo por drogas e, ainda, podendo chegar realizao de pequenos delitos para a aquisio da droga. H controvrsia se tais condutas socialmente desaprovadas tm relao com o estado de "fissura" para usar ou se resulta da prpria intoxicao. A unanimidade que o usurio desemboca numa grave e complexa excluso social.

Em geral, no existem usurios exclusivos do crack, quem consome a droga tambm consome outras substncias ilcitas ou lcitas.

O crack uma droga com potencial de produzir srios prejuzos, os usurios ficam expostos a situaes relacionadas com o trfico, criminalidade, a doenas sexualmente transmissveis, como o HIV/Hepatite B e C, por conta de comportamento sexual desprotegido e outras situaes de extrema vulnerabilidade.

HTTP://WWW.SENADO.GOV.BR/JORNAL/NOTICIA.ASP? CODNOTICIA=96289&DATAEDICAOVER=20100511&DATAEDICAOATUAL=20100511&CODEDITO RIA=521&NOMEEDITORIA=ESPECIAL+CIDADANIA

3 PESQUISA: ESPECIAL CIDADANIA Edio de tera-feira 11 de maio de 2010 Crack expande seu terrvel poder destrutivo Se o conselho vale para qualquer droga, no caso do crack ganha um carter imperativo: jamais experimente. Fumar uma s vez suficiente para aprisionar o usurio, abrindo um ciclo destrutivo do qual poucos conseguem sair.

Ns somos impotentes em relao ao crack. Ns no dominamos o crack. No que a gente comea a usar, o poder est com a droga adverte a pesquisadora Solange Nappo, do Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas (Cebrid), da Universidade Federal de So Paulo.

O crack barato e causa dependncia muito rapidamente (veja infogrfico), marginalizando o usurio em semanas ou at dias, e assim deixando pouco tempo para uma reao por parte da famlia. E quanto mais tempo o tratamento demorar a comear, menores as chances de recuperao. Solange afirma que ele deve ser iniciado de preferncia ainda no primeiro ms.

O presidente do Instituto Potiguar de Preveno e Combate s Drogas, Murilo Vieira, 38 anos, experimentou as conseqncias avassaladoras do consumo de crack. Ele conta que em 1998, usurio de maconha, foi induzido por um traficante a fumar um cigarro mesclado, composto parcialmente por crack.

Eu achei que teria uma vida social normal, mas me viciei imediatamente. O cara que fumou crack no tem essa histria de administrar o vcio. Ele usa direto. Tudo o que faz voltado para o crack afirma.

Em apenas um ms de uso, Murilo perdeu todo o dinheiro. Sua loja de bicicletas foi falncia, e ele chegou a entregar, em troca da droga, os talonrios de notas fiscais para os traficantes utilizarem como instrumento de lavagem de dinheiro. Percebendo que corria

para a runa, procurou ajuda. Um pastor evanglico o abrigou em sua casa, no permitindo que sasse durante um ms. Para Murilo, foi a salvao.

Motivado pelo propsito de ajudar outras pessoas a vencerem o vcio, h seis anos ele fundou a comunidade teraputica Nova Aliana, em Pium, nos arredores de Natal (RN), para atender principalmente usurios de crack. Atualmente a comunidade tem 82 pacientes, quase todos dependentes dessa droga. O ndice de recuperao, de acordo com Murilo, est entre 20% e 30%. Para que o tratamento obtenha xito, os fatores preponderantes, segundo ele, so em primeiro lugar motivao pessoal e, em seguida, apoio da famlia.

Nem pense em entrar no crack, mas, se entrar, procure uma sada o mais rpido possvel, seno a situao fica cada vez mais grave aconselha.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/05/11/brasil,i=191776/SENAD O+BUSCA+MEDIDAS+PARA+CONTER+AVANCO+DO+CRACK+NO+PAIS.shtml Senado busca medidas para conter avano do crack no pas

Agncia Senado Publicao: 11/05/2010 16:34

Senadores e especialistas discutiram, em audincia pblica nesta tera-feira (11), medidas para conter o aumento do consumo de crack no Brasil. De acordo com estudo apresentado na semana passada, o nmero de usurios dessa droga no pas chegaria a aproximadamente 1,2 milho - e a idade mdia para incio do consumo seria de 13 anos.

A audincia, promovida pela Comisso de Assuntos Sociais (CAS) e pela Subcomisso Permanente de Promoo, Acompanhamento e Defesa da Sade, foi solicitada pelo senador Augusto Botelho (PT-RR). Alm de reiterar que "o Brasil enfrenta uma epidemia de crack", o parlamentar ressalta que "os efeitos dessa droga suplantam os malefcios causados, em conjunto, por outras substncias ilcitas ou de venda controlada, como os solventes, a maconha, as anfetaminas e a cocana". "Precisamos envolver o Senado na discusso sobre o tema", alertou Augusto Botelho.

Presidente da CAS, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) tambm vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, que foi lanada na semana passada. Ao concordar com Augusto Botelho sobre a necessidade de o Legislativo discutir a questo, Rosalba lembra que essa droga, "que avana em todo o Brasil", tem baixo custo e alto ndice de dependncia.

Falam aos senadores, entre outros convidados, Francisco Cordeiro, representando a Coordenadoria de Sade Mental do Ministrio da Sade; Ronaldo Ramos Laranjeira, professor da Universidade Federal de So Paulo e investigador do Instituto Nacional de Polticas do lcool e Drogas; e Paulo Camargo, representante da Rede Rede Brasil Sul (RBS). O crack e o crime 19/4/2010 http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=771009

Nos ltimos meses, a violncia experimenta um "boom" em nossa cidade. Os pequenos crimes e as grandes violncias triplicaram e nossas autoridades no sabem como lidar com esta onda de insegurana. No souberam como lidar com a maior das chagas hodiernas a alimentar o crime. A sociedade finge que no v e apenas fica chocada quando os casos escabrosos ocorrem com repercusso na mdia. Pasmo e sem saber o que fazer, o cidado chocado esbraveja contra o que v mas sua resposta apenas o medo rondando-lhe a porta. E o maior deles, o medo que a doena das drogas lhes roubem os filhos para sempre. A educao deficiente, pois permite que a criana e o adolescente dividam seu tempo em poucas horas na escola e muitas nas ruas.

uma situao de alta vulnerabilidade na qual o traficante chega primeiro que o educador, oferecendo a primeira dose gratuita que traz segundos de euforia e horas de angstia e depresso. O adolescente da minha juventude quando usava entorpecente com efeitos colaterais bem menos desastrosos, o fazia para preencher o seu vazio com momento de relaxamento. Hoje, o uso do "crack" se aliou ao crime organizado, fomentado por traficantes que muitas vezes recebem cobertura da esfera escura existente nos bastidores da polcia. E esse veneno encapsulado que transforma filhos, adolescente, crianas, jovens, de pessoas boas em monstros capazes de vender tudo da famlia para cobrir o vcio. H 30 anos, nosso mestre, Dr. Silas Munguba, j alertava as autoridades

governamentais para a elaborao urgente de uma poltica pblica de preveno ao uso de entorpecentes na juventude. O Estado, em todas as suas esferas, tem a obrigao de agir e apoiar as inmeras organizaes no-governamentais que voluntariamente realiza o trabalho de preveno e que mantm casas de recuperao cujo funcionamento alia tcnicas teraputicas com equipes de profissionais alicerados na espiritualidade. Somente o "Deusamor" pode preencher o vazio deixado pela qumica que intoxica o corpo e a alma dos filhos de nossa gerao.

Francisco Caminha - Deputado estadual

Processo de Bruno Alves

imputabilidade: devido ao fato de ser usurio de crack desde 15 anos de idade (o ru tem 20 anos); (o ru mencionou no depoimento no dia da audincia, que era usurio de drogas, sendo elas maconha e crack)

pequeno espao de tempo de um crime para outro, sendo assim no podendo responder o crime duas vezes (foi de dois dias, como pode ser verificado na denuncia do M.P.)

no pode responder pelo art.175, 2, devido ter praticado o crime utilizando uma arma de brinquedo, com isso sendo mais adequado o art.157, caput. Subtrai coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio...

You might also like