You are on page 1of 6

PROVA ESCRITA DE Durao da prova: 80 minutos Tolerncia: 10 minutos

GEOGRAFIA GEOGRAFIA
19 / maro / 2012

10 ANO TURMA B 10 ANO TURMA B TESTE DE ETAPA verso 2

NOTA PRVIA:

. Identifique claramente os grupos e os itens a que responde. . Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta azul ou preta. . interdito o uso de esferogrfica-lpis e de corretor. . As cotaes da prova encontram-se na pgina 6. . Pode utilizar rgua e mquina de calcular no alfanumrica. . Nos itens de resposta aberta com cotao igual a 20 pontos, cerca de 10% da cotao atribuda comunicao em lngua portuguesa.

. Nos grupos I, II, III e IV, em cada um dos itens, SELECIONE a alternativa CORRETA. . Na sua folha de respostas, indique claramente o NMERO do item e a LETRA da alternativa pela qual optou. . atribuda a cotao zero pontos aos itens em que apresente: - mais do que uma opo (ainda que nelas esteja includa a opo correta); - o nmero e/ou letra ilegveis. . Em caso de engano, este deve ser riscado e corrigido, frente, de modo bem legvel. . Nos grupos V e VI, nos itens em que pedido um nmero determinado de elementos: - se a resposta ultrapassar esse nmero, a classificao feita segundo a ordem pela qual esto apresentados; - a indicao de elementos contraditrios anula a classificao de igual nmero de elementos corretos.

Professor Rui Pimenta

p. 1 de 6

GRUPO I A radiao solar global total mdia que o nosso Pas bastante superior mdia europeia. No entanto, verifica-se uma acentuada diferenciao espacial, como se observa na Figura 1.

1 Por radiao solar global entende-se


A. a energia proveniente do sol que atinge a superfcie terrestre de forma direta. B. a energia proveniente do sol. C. a energia proveniente do sol que atinge a superfcie terrestre, quer de forma direta quer de forma difusa. D. a energia que transformada em calor pela Terra.

2 Em Portugal continental, a radiao solar global A. mais baixa no extremo Norte e no Litoral ocidental. B. aumenta de Norte para Sul e do Interior para o Litoral. C. superior nas regies do Sul e do Litoral ocidental. D. diminui de Sul para Norte e do Interior para o Litoral. Figura 1

3 A desigual distribuio da radiao solar em Portugal continental deve-se, entre


outras razes, A. influncia da latitude e da proximidade do mar. B. s consequncias do movimento de translao da Terra. C. inclinao da Terra sobre o plano da sua rbita. D. variabilidade sazonal da radiao solar global.

4 Portugal tem um potencial muito elevado para aplicaes da energia solar.


Esta afirmao verdadeira A. nomeadamente do fornecimento de energia eltrica para a sinalizao rodoviria, os sistemas SOS nas autoestradas e os sistemas de controlo de trfego areo. B. como demonstra a instalao de centrais solares na regio do Alentejo. C. mas a sua utilizao como recurso energtico ainda no feita. D. e esse potencial maior nas regies do Litoral ocidental e no Alentejo.

5 As excelentes condies de insolao e a amenidade do clima no nosso Pas


A. acentuam o tradicional problema da sazonalidade do turismo balnear no nosso Pas. B. contribuem para o desenvolvimento do turismo, em particular o turismo snior. C. tm conduzido ao crescimento das receitas econmicas no setor do turismo. D. tm sido o principal fator de crescimento turstico nos ltimos anos, em Portugal.
Professor Rui Pimenta p. 2 de 6

GRUPO II Observe com ateno a mapa onde se

representou a distribuio da precipitao total registada em Portugal Continental durante o ms de janeiro de 2008.

1 As maiores quantidades de precipitao


registaram-se, de acordo com o mapa, na rea que se localiza entre os A. 40 N a 41 N e os 7 30 W a 9 W. B. 40 N a 41 N e os 630 W a 8 W. C. 41 N a 42 N e os 630 W a 8 W. D. 41 N a 42 N e os 7 30 W a 9 W.

2 A diferena de precipitao entre o extremo norte e o extremo sul de Portugal Continental, em janeiro de 2008, foi A. igual ou superior a 200 mm. B. entre 151 mm e 199 mm. C. entre 101 mm e 150 mm. D. igual ou inferior a 100 mm.

3 Os valores de precipitao registados no ms de janeiro em Portugal Continental devem-se, sobretudo, a ocorrncia de chuvas A. ciclnicas e convectivas. B. frontais e orogrficas. C. convectivas e frontais. D. orogrficas e ciclnicas.

4 A diferena entre os valores de precipitao registados no Noroeste e no Nordeste de


Portugal continental deve-se, entre outras razes, a A. menor penetrao dos ventos de norte, na regio noroeste. B. maior frequncia da passagem das perturbaes da frente polar, no nordeste. C. maior ocorrncia de chuvas orogrficas nas montanhas localizadas a noroeste. D. menor profundidade dos vales da bacia do rio Douro, na regio nordeste.

5 A produo de eletricidade, em Portugal Continental, a partir de recursos hdricos est


muito condicionada pelas condies climticas, na medida em que A. a variao da temperatura ao longo do ano faz diminuir a quantidade de precipitao. B. a reduo da velocidade do vento reduz a produo de energia elica. C. o aumento do numero de dias sem sol faz diminuir a produo de energia solar. D. a variao inter e intra-anual da precipitao afeta a produo de energia eltrica.

Professor Rui Pimenta

p. 3 de 6

GRUPO III Observe com ateno a informao que se segue: mapa sobre os domnios climticos de Portugal e os grficos termopluviomtricos (A, B, C, D, E e F) dos lugares assinalados no mapa.

1 As maiores quantidades de precipitao


registaram-se, de acordo com o mapa, na rea que se localiza entre os A. 41 N a 42 N e os 7 30 W a 9 W. C B. 40 N a 41 N e os 7 30 W a 9 W. C. 40 N a 41 N e os 7 30 W a 9 W. D. 41 N a 42 N e os 6 30 W a 8 W. B A

1 Clima o mesmo que


A. as condies registadas na atmosfera durante o dia. B. os estados de tempo registados na troposfera, durante um dia. C. sucesso mais habitual dos estados de tempo de uma regio, durante um longo perodo de tempo. D. as estaes do ano em Portugal continental.

2 No grfico D, em maio, o valor registado para a temperatura foi de aproximadamente


A. 40 milmetros. B. 20 centgrados. C. 10 centgrados. D. 30 centgrados.

3 Os grficos assinalados com as letras B e F correspondem a


A. Penhas Douradas e Lisboa, respetivamente. B. duas reas do interior. C. duas reas do litoral. D. Lisboa e Faro, respetivamente.

4 O grfico onde se regista uma maior amplitude trmica anual o grfico


A. D, pois trata-se de um lugar com altitude elevada. B. C, que representa uma rea a sul do rio Tejo. C. B, uma vez que, como se sabe, a temperatura diminui sempre que latitude diminui. D. E, dado que se refere a uma rea do interior.

5 Em todo o territrio portugus


A. dominam as caratersticas do clima mediterrnico. B. o perodo seco estival ocorre predominantemente no inverno. C. a influncia da continentalidade faz-se sentir de forma mais acentuada junto ao litoral. D. o fator que mais influncia exerce sobre o clima a altitude.
Professor Rui Pimenta p. 4 de 6

GRUPO IV Considere a fotografia que ilustra um troo da costa portuguesa junto a Arrifana, localizado no SW do Alentejo (2005).

1 A arriba
A. constitui uma forma do litoral que resulta fundamentalmente da ao das mars. B. a escarpa litoral de paredes quase verticais. C. sofre uma ao continuada de desgaste no topo, a qual conduz aos desmoronamento de materiais para o mar. D. no seu ciclo de evoluo, avana em direo ao mar, transformando-se assim nas chamadas arribas mortas.

2 A rea assinalada com X na fotografia faz parte do/da


A. talude continental. B. dorsal ocenica. C. plataforma de abraso. D. plancie abissal.

3 O ilhu assinalado com Y na fotografia um testemunho da


A. antiga posio da arriba e do recuo da arriba paralelamente a si prpria. B. influncia da deriva norte-sul e da descida do nvel mdio das guas do mar. C. antiga posio da arriba e da descida do nvel mdio das guas do mar. D. influncia da deriva norte-sul e do recuo da arriba paralelamente a si prpria.

4 Na costa oeste de Portugal Continental, a subida superfcie de guas frias, provocada


pela ocorrncia de nortada, designa-se por A. corrente do Golfo. B. upwelling. C. deriva norte-sul. D. jet stream.

5 Nas costas baixas, geralmente


A. rochosas, o trabalho de desgaste das ondas muito significativo, limitando-se praticamente ao arredondamento do material existente. B. arenosas, o trabalho de desgaste das ondas pouco intenso, conduzindo formao de assinalveis reas de plataforma de abraso. C. rochosas, o trabalho de eroso das ondas muito intenso, sendo responsvel por profundas alteraes no traado da linha de costa. D. arenosas, o trabalho de eroso das ondas muito fraco, limitando-se praticamente ao arredondamento do material existente.
Professor Rui Pimenta p. 5 de 6

V Observe com ateno o mapa mudo de Portugal, onde se destacaram algumas das particularidades da costa portuguesa (A, B, C e D). 1 Caraterize a linha de costa portuguesa. 2 Diga a que se deve a submerso de reas situadas junto
linha de costa.

3 Identifique as particularidades da linha de costa assinaladas


no mapa pela letra C.

B C

4 Explique o processo de formao de uma das particularidades assinaladas no mapa: A, B ou D.

VI Considere a seguinte frase:


A pesca uma atividade historicamente importante em D Portugal, assim como o consumo de peixe por habitante que o mais elevado da Unio Europeia. Apesar disso, regista-se pouco a pouco uma reduo das capturas, concentrando-se 70% das do continente em trs espcies (), sendo a contribuio da atividade das pescas para o PIB inferior a 1 %.

1 Diga o que entende por plataforma continental. 2 Caraterize, no geral, a frota de pesca portuguesa. 3 Refira o nome de duas das trs espcies mais pescadas em Portugal continental. 4 Justifique o fato de a contribuio da atividade das pescas para o PIB portugus ser inferior
a 1 %.

FIM
COTAES Grupo I 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 pontos 5 5 5 5 5 pontos Grupo IV 5 5 5 5 5 pontos Grupo II 12345. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 pontos 5 5 5 5 5 pontos 5 5 5 5 5 pontos

Grupo III 12345-

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

12345-

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

. . . . .

25 pontos Grupo V 1234. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 10 10 20 pontos Grupo VI 1234. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

25 pontos 10 10 10 20 pontos

50 pontos

50 pontos 200 pontos Total

Professor Rui Pimenta

p. 6 de 6

You might also like