You are on page 1of 24

CNB Biologia

_________________________________________________________________________________________________________________________

*MDULO 1*

PENICILLIUM SPP Esse fungo um eucarionte, isto , possui uma clula com ncleo e organelas celulares, como o complexo golgiense e mitocndrias. O mofo foi batizado de Penicillium (pincelzinho, em latim) porque as colnias em que vive formam fios que lembram um pincel. Acima, uma clula isolada.

Citologia Microrganismos
Luta desigual
As clulas mais simples tm material gentico, mas ele fica disperso. No existe um envoltrio nuclear protegendo o DNA nem membranas separando as diferentes estruturas. Os seres vivos que possuem esse tipo de estrutura so conhecidos como procariontes, e seus exemplos mais famosos so as bactrias. Bactrias so seres bsicos. Com tamanho entre 0,5 m e 1 m (micrmetro, ou milionsima parte do metro), so os seres unicelulares mais simples que existem. A parede da clula formada por um polissacardeo e por peptdeos (e algumas tm flagelos para facilitar a locomoo). Dentro da estrutura, os elementos celulares no so compartimentados. O citoplasma possui uma molcula de DNA circular, ribossomos e, em muitos casos, pequenas molculas de DNA, os plasmdeos, que podem dar bactria resistncia a antibiticos. Elas so responsveis por uma srie de doenas, em especial difteria, ttano, pneumonia, clera e tuberculose. Mas tambm tm diversas utilidades para os seres humanos. Os lactobacilos, por exemplo, podem ser adicionados a derivados de leite e ocorrem naturalmente na flora intestinal, em que auxiliam a digesto de protenas e inibem a proliferao de bactrias nocivas. Durante o processo de fabricao de queijos azuis, como o gorgonzola, os Lactobacillus spp inicialmente adicionados so duramente perseguidos por uma espcie eucarionte, que se caracteriza pela grande organizao interna das clulas membranas que diferenciam os departamentos, em especial o ncleo. Esses caadores so os fungos Penicillium spp (veja a seguir os dois organismos).

Os vrus so seres acelulares que no possuem metabolismo. Isto , eles no vivem realmente. Isso significa que precisam de uma clula viva de outro ser para sua reproduo, que faa o metabolismo necessrio para criar outros vrus. Os seres vivos celulares dividem-se em procariontes e eucariontes. Os procariontes, como bactrias e/ou cianobactrias, possuem apenas membrana celular, DNA e ribossomos. Os eucariontes, como fungos, possuem uma clula completa. As vacinas funcionam da seguinte forma: injeta-se em uma pessoa algo parecido com o vrus perigoso uma parte do vrus ou o vrus morto ou enfraquecido. Isso faz o sistema imunolgico desse indivduo pensar que est enfrentando uma doena real, a chamada resposta imune primria. Quando o vrus real aparece, acontece a resposta imune secundria: o organismo j conhece o vrus e produz anticorpos de forma muito mais eficiente do que em algum que no foi imunizado. O soro imune, como o soro antiofdico ou antitetnico, produzido mediante a coleta de anticorpos prontos do sangue de um ser vivo (por exemplo, um cavalo) previamente inoculado com o antgeno (toxina). O uso do soro faz-se necessrio porque a ao das toxinas to rpida que no h tempo para o organismo reagir criando anticorpos. A membrana a parede que limita a clula, mas ela tambm efetua trocas com o meio ambiente, chamadas de transporte. Esse transporte pode ser passivo, quando a clula simplesmente troca substncias com o exterior sem gasto de energia (osmose e difuso), ou ativo, quando ela gasta energia para que as substncias sejam transportadas por meio de bombas. A membrana tem receptores nos quais se ligam substncias especficas, como hormnios que agem em processos metablicos da clula. O citoplasma funciona como uma grande fbrica em que ocorre o metabolismo celular e que rene diversas organelas. Entre elas, destaca-se a mitocndria, que possui DNA prprio e realiza a respirao celular.
CNB Biologia

Procariontes e eucariontes
Conhea as diferenas entre os dois organismos
LACTOBACILLUS SPP uma bactria, isto , ser procarionte de estrutura celular simples, dividida apenas em membrana e citoplasma, sem carioteca (envoltrio nuclear), com DNA circular e com uma nica organela, os ribossomos, que sintetizam protenas. Alm da membrana, apresenta uma parede celular externa, a peptideoglicana, que vulnervel ao ataque qumico do Penicillium spp.
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

205

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

O ncleo onde fica armazenado o cdigo gentico, na forma de cromatina, constituda por DNA e protenas, na forma de um filamento. Os filamentos se enrolam durante a diviso celular, originando os cromossomos. Esse cdigo lido pela clula para produzir protenas e reproduzido antes da diviso celular, que pode ser de dois tipos: mitose, que resulta em duas clulas com o mesmo nmero de cromossomos da anterior; ou meiose, que resulta em quatro clulas com metade dos cromossomos da anterior, processo pelo qual so gerados os gametas. O ncleo a identidade da clula. Se ele substitudo, a clula passa a se comportar como se pertencesse a outro indivduo o que acontece no processo de clonagem e tambm na produo de clulas-tronco. Mitose o processo pelo qual uma clula diploide, isto , com um par de cada cromossomo, d origem a outra clula idntica e tambm diploide. Na mitose, os cromossomos se duplicam, afastam-se para os cantos da clula, e ela se parte ao meio. Meiose o processo para a criao de clulas haploides, com apenas uma verso de cada cromossomo, destinadas a ser gametas, como espermatozoides e vulos. Durante a meiose, os cromossomos podem trocar pedaos com seus pares, aumentando a variabilidade gentica. O DNA uma molcula muito longa, formada por duas fitas de nucleotdeos que se ligam uma outra por tnues pontes de hidrognio entre as bases nitrogenadas. Um nucleotdeo se prende a outro por uma ligao entre um fosfato e um acar chamado desoxirribose. O DNA capaz de produzir uma cpia exata dele mesmo. Esse processo, chamado replicao ou duplicao, semiconservativo. O RNA possui uma fita s. A base uracila entra no lugar da timina, e o acar a ribose. Existem trs tipos de RNA na clula eucarionte: transportador, mensageiro e ribossmico. Adenina (A), citosina (C), timina (T) e guanina (G) so as bases nitrogenadas, as quatro letras do DNA. Na fita dupla, uma adenina sempre se liga a uma timina, e uma guanina sempre se liga a uma citosina. O DNA no o responsvel direto pela produo de protenas. Isso feito pelo RNA criado com as informaes do DNA, por meio do processo de transcrio e traduo. No ncleo, a fita de DNA aberta e, a partir dela, criada uma fita de RNA mensageiro que copia suas informaes. No citoplasma, o RNA mensageiro lido em sequncia pelos ribossomos. A informao contida nele suficiente para formar uma protena. Com a ajuda do RNA transportador, que vai busc-los no citoplasma, componentes de protena chamados aminocidos so encaixados uns aos
206

outros, segundo o cdigo gentico, at que se tenha uma protena completa. Chama-se transcrio o processo pelo qual criado o RNA mensageiro no ncleo. Traduo a criao de protenas por meio da leitura desse RNA no citoplasma.

*ATENO, ESTUDANTE!* Para complementar o estudo deste Mdulo, utilize seu LIVRO DIDTICO.

*********** ATIVIDADES ***********


.1. (ENEM-MEC)
O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condies precrias de higiene, representa fatores de risco para o aparecimento de uma infeco denominada ceratite microbiana, que causa ulcerao inflamatria da crnea. Para interromper o processo da doena, necessrio tratamento antibitico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuio da oxigenao corneana e determinam mudanas no seu metabolismo, de um estado aerbico para anaerbico. Como decorrncia, observa-se a diminuio no nmero e na velocidade de mitoses do epitlio, o que predispe ao aparecimento de defeitos epiteliais e invaso bacteriana.
CRESTA, F. Lente de contato e infeco ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. So Paulo: Moreira Jr., v. 4, n. 4, 2002 (adaptado).

A instalao das bactrias e o avano do processo infeccioso na crnea esto relacionados a algumas caractersticas gerais desses microrganismos, tais como: (A) a grande capacidade de adaptao, considerando as constantes mudanas no ambiente em que se reproduzem, e o processo aerbico, como a melhor opo desses microrganismos para a obteno de energia. (B) a grande capacidade de sofrer mutaes, aumentando a probabilidade do aparecimento de formas resistentes, e o processo anaerbico da fermentao, como a principal via de obteno de energia. (C) a diversidade morfolgica entre as bactrias, aumentando a variedade de tipos de agentes infecciosos, e a nutrio heterotrfica, como forma de esses microrganismos obterem matria-prima e energia. (D) o alto poder de reproduo, aumentando a variabilidade gentica dos milhares de indivduos, e a nutrio heterotrfica, como nica forma de obteno de matria-prima e energia desses microrganismos. (E) o alto poder de reproduo, originando milhares de descendentes geneticamente idnticos entre si, e a diversidade metablica, considerando processos aerbicos e anaerbicos para a obteno de energia.
CNB Biologia

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

.2. (ENEM-MEC)
Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhes de pessoas infectadas pelo HIV (o vrus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infeces continuam crescendo, principalmente na frica, sia e Rssia. Nesse cenrio de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhes de vidas. Certamente seria um marco na histria planetria e tambm uma esperana para as populaes carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento mdico.
TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanas. Cincia Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

.4. (ENEM-MEC)
Os sintomas mais srios da gripe A, causada pelo vrus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente a menor imunidade desses grupos contra o vrus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vrus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetveis. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenas infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque (A) possui anticorpos contra o agente causador da doena. (B) possui protenas que eliminam o agente causador da doena. (C) estimula a produo de glbulos vermelhos pela medula ssea. (D) possui linfcitos B e T que neutralizam o agente causador da doena. (E) estimula a produo de anticorpos contra o agente causador da doena.

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria (A) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminao viral. (B) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a sntese de enzimas protetoras. (C) produzir antgenos capazes de se ligarem ao vrus, impedindo que este entre nas clulas do organismo humano. (D) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses so os principais transmissores do vrus para os seres humanos. (E) estimular a imunidade, minimizando a transmisso do vrus por gotculas de saliva.

.5. (ENEM-MEC)
Durante as estaes chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de preveno dengue, que tm como objetivo a reduo da proliferao do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vrus da dengue. Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reproduo desse mosquito? (A) Colocao de telas nas portas e janelas, pois o mosquito necessita de ambientes cobertos e fechados para a sua reproduo. (B) Substituio das casas de barro por casas de alvenaria, haja vista que o mosquito se reproduz na parede das casas de barro. (C) Remoo dos recipientes que possam acumular gua, porque as larvas do mosquito se desenvolvem nesse meio. (D) Higienizao adequada de alimentos, visto que as larvas do mosquito se desenvolvem nesse tipo de substrato. (E) Colocao de filtros de gua nas casas, visto que a reproduo do mosquito acontece em guas contaminadas.

.3. (ENEM-MEC)
A vacina, o soro e os antibiticos submetem os organismos a processos biolgicos diferentes. Pessoas que viajam para regies em que ocorrem altas incidncias de febre amarela, de picadas de cobras peonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de sade relacionados a essas ocorrncias devem seguir determinadas orientaes. Ao procurar um posto de sade, um viajante deveria ser orientado por um mdico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento (A) antibiticos contra o vrus da febre amarela, soro antiofdico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose. (B) vacina contra o vrus da febre amarela, soro antiofdico caso seja picado por uma cobra e antibitico caso entre em contato com a Leptospira sp. (C) soro contra o vrus da febre amarela, antibitico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas. (D) antibitico ou soro, tanto contra o vrus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose. (E) soro antiofdico e antibitico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vrus causador da doena.
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

________________________________________________
*Anotaes*

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

207

CNB Biologia

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

.6. (ENEM-MEC)
O vrus do papiloma humano (HPV, na sigla em ingls) causa o aparecimento de verrugas e infeco persistente, sendo o principal fator ambiental do cncer de colo de tero nas mulheres. O vrus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaa, embora em alguns casos a defesa natural do organismo no seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em at 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infeco persistente em comparao com pessoas no vacinadas.
Disponvel em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12/6/2011.

O benefcio da utilizao dessa vacina que pessoas vacinadas, em comparao com as no vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vrus HPV em decorrncia da(o) (A) alta concentrao de macrfagos. (B) elevada taxa de anticorpos especficos anti-HPV circulantes. (C) aumento na produo de hemcias aps a infeco por vrus HPV. (D) rapidez na produo de altas concentraes de linfcitos matadores. (E) presena de clulas de memria que atuam na resposta secundria. Texto para as questes de 7 a 9.

Volta estaca zero


Especialistas suecos admitem erro em estudo e invalidam pesquisa que prometia um tratamento menos agressivo contra o cncer de mama

Radiografia de mama: a deteco precoce continua sendo a arma mais eficaz contra o cncer

ANTNIO MILENA

Foi um balde de gua fria. Em 2009 e 2010, veculos de comunicao de todo o mundo repercutiram com entusiasmo os resultados de uma pesquisa que identificara uma nova droga, capaz de ajudar as pacientes com cncer de mama que no conseguem se
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

beneficiar do uso do tamoxifeno, tratamento menos agressivo do que a quimioterapia e que costuma ser eficiente em 70% dos casos. No fim de 2010, veio a decepo: os prprios pesquisadores, da Sucia, publicaram uma nota em que retrataram o estudo, afirmando que suas concluses no eram vlidas. Explica-se: revisando seus achados, eles perceberam que os arquivos do Excel responsveis pelos principais resultados continham srios erros de clculo. Assim, os cientistas voltaram estaca zero. O erro dizia respeito a uma pesquisa para beneficiar 30% de mulheres que no conseguem resultados no tratamento com o tamoxifeno. Funciona assim: a maioria dos cnceres de mama s se desenvolve sob o efeito de estrgenos, os principais hormnios sexuais femininos, responsveis pela mudana do formato do corpo na adolescncia, pelo ciclo menstrual e pela fertilidade, e tambm presentes em anticoncepcionais. Os estrgenos agem nas clulas cancergenas, estimulando o desenvolvimento do tumor. O tratamento atualmente mais comum contra esse tipo de cncer utiliza o tamoxifeno, que tem a propriedade de bloquear os receptores de estrgeno na parede celular das clulas cancergenas. Esses receptores, localizados na membrana, so responsveis pelo reconhecimento de molculas que agem em cada tipo de clula, como o estrgeno. Na prtica, como se o tamoxifeno entupisse o buraco pelo qual a molcula entraria, o que acaba impedindo o cncer de se desenvolver. No entanto, o tratamento no funciona em aproximadamente 30% dos casos, nos quais o cncer cresce mesmo sem o efeito do estrgeno esses casos, em geral mais agressivos, so tratados por meio da quimioterapia. Em seu estudo, os pesquisadores acreditavam ter descoberto uma protena, batizada de Wnt-5a, capaz de criar receptores de estrgeno na membrana das clulas que normalmente no os tm. Assim, as clulas cancergenas se tornariam vulnerveis ao tamoxifeno. Usando uma molcula sinttica similar Wnt-5a, qual chamaram Foxy5, os pesquisadores fizeram testes com clulas in vitro e com ratos cancerosos. Em ambos os casos, pensaram ter obtido sucesso at revisarem o estudo e perceberem os erros de clculo que invalidaram os resultados. Assim, um ano aps a massiva divulgao da pesquisa, os autores enviaram uma nota para as revistas Proceedings of the National Academy of Sciences e Cell Cycle, explicando o ocorrido e pedindo a retratao dos artigos, por conterem informaes incorretas. No entanto, a retratao do estudo no mereceu o mesmo nvel de repercusso na imprensa mundial, o que implica o risco de pessoas por todo o planeta ainda depositarem suas expectativas nesse prometido tratamento.
208
CNB Biologia

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

Por outro lado, h estudos e dados que comprovam os efeitos antimetastticos da Foxy5, que podem subsidiar o desenvolvimento de medicamentos para conter a metstase dos cnceres. Por ora, os cientistas continuaro investindo nessa linha de investigao e descartaro a possibilidade de progredir nas pesquisas sobre a associao da Foxy5 e do tratamento com tamoxifeno, pois no h base confivel para futuros estudos. No foi desta vez que as pacientes com o tipo de cncer que mais mata no Brasil puderam ter uma nova esperana de cura. A incidncia da doena continua crescendo, em razo de mudanas no estilo de vida das mulheres, que tm menos filhos e amamentam menos, o que altera seu ciclo hormonal.
Superinteressante, abr. 2011.

.10. (ENEM-MEC)
O milho-verde recm-colhido tem um sabor adocicado. J o milho-verde comprado na feira, um ou dois dias depois de colhido, no mais to doce, pois cerca de 50% dos carboidratos responsveis pelo sabor adocicado so convertidos em amido nas primeiras 24 horas. Para preservar o sabor do milho-verde, pode-se usar o seguinte procedimento em trs etapas: 1. 2. 3. descascar e mergulhar as espigas em gua fervente por alguns minutos; resfri-las em gua corrente; conserv-las na geladeira.

.7. (AED-SP)
O tamoxifeno atua sobre uma estrutura da membrana plasmtica, impedindo sua funo normal. Qual seu nome e sua funo? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

A preservao do sabor original do milho-verde pelo procedimento descrito pode ser explicada pelo seguinte argumento: (A) O choque trmico converte as protenas do milho em amido at a saturao; este ocupa o lugar do amido que seria formado espontaneamente. (B) A gua fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos gros de milho, impedindo a difuso de oxignio e a oxidao da glicose. (C) As enzimas responsveis pela converso desses carboidratos em amido so desnaturadas pelo tratamento com gua quente. (D) Microrganismos que convertem esses carboidratos em amido, ao retirarem nutrientes dos gros, so destrudos pelo aquecimento. (E) O aquecimento desidrata os gros de milho, alterando o meio de dissoluo onde ocorreria espontaneamente a transformao desses carboidratos em amido.

.8. (AED-SP)
possvel dizer que o tamoxifeno j capaz de curar todos os casos de cncer de mama? Justifique. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

.11. (ENEM-MEC)
A gua um dos componentes mais importantes das clulas. A tabela abaixo mostra como a quantidade de gua varia em seres humanos, dependendo do tipo de clula. Em mdia, a gua corresponde a 70% da composio qumica de um indivduo normal.
Tipo de clula Tecido nervoso substncia cinzenta Tecido nervoso substncia branca Medula ssea Tecido conjuntivo Tecido adiposo Hemcias Ossos (sem medula) Quantidade de gua 85% 70% 75% 60% 15% 65% 20%

.9. (AED-SP)
Baseado no texto, possvel afirmar que: (A) o tamoxifeno um medicamento indicado para o tratamento de qualquer tipo de cncer, pois inibe a ao do hormnio estrgeno em todas as clulas do organismo feminino. (B) o tamoxifeno s atua em 30% das mulheres com cncer de mama. (C) a membrana plasmtica das clulas mamrias apresenta receptores de estrgeno que podem ser bloqueados pelo tamoxifeno. (D) o hormnio feminino estrgeno inibe o desenvolvimento de clulas tumorais quando se liga aos seus receptores de membrana. (E) os tumores mais agressivos so aqueles que apresentam maior nmero de receptores de estrgeno em suas membranas.
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Bsica. 8. ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

209

CNB Biologia

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

Durante uma bipsia, foi isolada uma amostra de tecido para anlise em um laboratrio. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Aps secagem em estufa, quando se retirou toda a gua do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa uma amostra de (A) (B) (C) (D) (E) tecido nervoso substncia cinzenta. tecido nervoso substncia branca. hemcias. tecido conjuntivo. tecido adiposo.

Depreende-se do modelo que (A) a nica molcula que participa da produo de protenas o DNA. (B) o fluxo de informao gentica, nos sistemas biolgicos, unidirecional. (C) as fontes de informao ativas durante o processo de transcrio so as protenas. (D) possvel obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrio. (E) a molcula de DNA possui forma circular e as demais molculas possuem forma de fita simples linearizadas.

.12. (ENEM-MEC)
Define-se genoma como o conjunto de todo o material gentico de uma espcie, que, na maioria dos casos, so as molculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possvel relao entre o tamanho do genoma medido pelo nmero de pares de bases (pb) , o nmero de protenas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas comeam a aparecer e j deixam claro que essa relao no existe, como mostra a tabela abaixo.
Nome comum arroz camundongo homem rato mosca-da-fruta Tamanho estimado do genoma (pb) 5.000.000.000 3.454.200.000 3.400.000.000 2.900.000.000 180.000.000 N. de protenas descritas 224.181 249.081 459.114 109.077 86.255

.14. (ENEM-MEC)
Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos j ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porm, foi apenas em 1952, um ano antes da descrio do modelo do DNA em dupla-hlice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dvidas que o DNA material gentico. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molcula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molcula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando istopos pesados de nitrognio que foram incorporados s bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicao da molcula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa bsica o rompimento das pontes de hidrognio entre as bases nitrogenadas.
GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introduo Gentica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Espcie

Oryza sativa Mus musculus Homo sapiens Rattus norvegicus Drosophila melanogaster

Disponvel em: www.cbs.dtu.dk e www.ncbi.nlm.nih.gov. Acesso em: 23/2/2008 (adaptado).

De acordo com as informaes acima, (A) o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA. (B) a produo de protenas no est vinculada molcula de DNA. (C) o tamanho do genoma no diretamente proporcional ao nmero de protenas produzidas pelo organismo. (D) quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma. (E) genomas com mais de um bilho de pares de bases so encontrados apenas nos seres vertebrados.

Considerando a estrutura da molcula de DNA e a posio das pontes de hidrognio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicao dessa molcula levaram concluso de que (A) a replicao de DNA conservativa, isto , a fita dupla filha recm-sintetizada e o filamento parental conservado. (B) a replicao de DNA dispersiva, isto , as fitas filhas contm DNA recm-sintetizado e parental em cada uma das fitas. (C) a replicao semiconservativa, isto , as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recm-sintetizada. (D) a replicao de DNA conservativa, isto , as fitas filhas consistem de molculas de DNA parental. (E) a replicao semiconservativa, isto , as fitas filhas consistem de uma fita-molde e uma fita codificadora.
210
CNB Biologia

.13. (ENEM-MEC)
A figura seguinte representa um modelo de transmisso da informao gentica nos sistemas biolgicos. No fim do processo, que inclui a replicao, a transcrio e a traduo, h trs formas proteicas diferentes denominadas a, b e c.
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

.15. (ENEM-MEC)
Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experimento no qual ratas prenhes foram submetidas a uma dieta rica em vitamina B12, cido flico e soja. Os filhotes dessas ratas, apesar de possurem o gene para obesidade, no expressaram essa doena na fase adulta. A autora concluiu que a alimentao da me, durante a gestao, silenciou o gene da obesidade. Dez anos depois, as geneticistas Eva Jablonka e Gal Raz listaram 100 casos comprovados de traos adquiridos e transmitidos entre geraes de organismos, sustentando, assim, a epigentica, que estuda as mudanas na atividade dos genes que no envolvem alteraes na sequncia do DNA.
A reabilitao do herege. poca, n. 610, 2010 (adaptado).

.17. (ENEM-MEC)
Um fabricante afirma que um produto disponvel comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratao dos cabelos. Sobre as caractersticas qumicas dessa molcula essencial vida, correto afirmar que o DNA (A) de qualquer espcie serviria, j que tm a mesma composio. (B) de origem vegetal diferente quimicamente dos demais, pois possui clorofila. (C) das bactrias poderia causar mutaes no couro cabeludo. (D) dos animais encontra-se sempre enovelado e de difcil absoro. (E) de caractersticas bsicas assegura sua eficincia hidratante.

Alguns cnceres espordicos representam exemplos de alterao epigentica, pois so ocasionados por (A) aneuploidia do cromossomo sexual X. (B) polipoidia dos cromossomos autossmicos. (C) mutao em genes autossmicos com expresso dominante. (D) substituio no gene da cadeia beta da hemoglobina. (E) inativao de genes por meio de modificaes nas bases nitrogenadas.

________________________________________________
*Anotaes*

.16. (ENEM-MEC)
A identificao da estrutura do DNA foi fundamental para compreender seu papel na continuidade da vida. Na dcada de 1950, um estudo pioneiro determinou a proporo das bases nitrogenadas que compem molculas de DNA de vrias espcies.
Exemplos de materiais analisados Espermatozoide humano Fgado humano Medula ssea de rato Espermatozoide de ourio-do-mar Plntulas de trigo Bactria E. coli BASES NITROGENADAS ADENINA 30,7% 30,4% 28,6% 32,8% 27,9% 26,1% GUANINA 19,3% 19,5% 21,4% 17,7% 21,8% 24,8% CITOSINA 18,8% 19,9% 21,5% 18,4% 22,7% 23,9% TIMINA 31,2% 30,2% 28,5% 32,1% 27,6% 25,1%

A comparao das propores permitiu concluir que ocorre emparelhamento entre as bases nitrogenadas e que elas formam (A) pares de mesmo tipo em todas as espcies, evidenciando a universalidade da estrutura do DNA. (B) pares diferentes de acordo com a espcie considerada, o que garante a diversidade da vida. (C) pares diferentes em diferentes clulas de uma espcie, como resultado da diferenciao celular. (D) pares especficos apenas nos gametas, pois essas clulas so responsveis pela perpetuao das espcies. (E) pares especficos somente nas bactrias, pois esses organismos so formados por uma nica clula.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

211

CNB Biologia

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

*MDULO 2*

Gentica As leis de Mendel


O padre e as leguminosas
Em 1856, em um mosteiro da cidade austraca de Brnn (hoje Brno, na Repblica Tcheca), um padre agostiniano quarento plantava ervilhas. Seu nome era Gregor Mendel e o que ele estava fazendo era uma revoluo na Biologia s comparvel Teoria da Evoluo.
REPRODUO

.2. No entanto, quando Mendel cruzou essas plantas


amarelas descendentes de verdes, os resultados eram que 75% deles eram amarelos e outros 25% eram verdes. Sinal de que o fator para o verde no tinha sumido.

Mendel: muito frente de sua poca

Mendel fez milhares de cruzamentos entre plantas da ervilha-de-cheiro, espcie que foi interessante a sua pesquisa porque as sementes eram sempre amarelas ou verdes, sem tons intermedirios, e lisas ou rugosas. Essa simplicidade o ajudou a deduzir as leis fundamentais da gentica um sculo antes de o DNA ser compreendido. Cruzando as ervilhas, Mendel concluiu que cada organismo tem um par de fatores responsveis pelo aparecimento de uma caracterstica; um vem do pai e o outro da me, isto , cada gameta s pode ter um fator. O que leva Primeira Lei de Mendel: Cada carter condicionado por um par de fatores que se separam na formao dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples. O trabalho do padre foi publicado em 1866, mas os cientistas da poca no lhe deram muita ateno. Cerca de um sculo depois, a descoberta da meiose confirmaria que ele tinha razo: os genes ocorrem aos pares, mas, na reproduo, apenas um deles passado adiante. Com apenas modelos lgicos e matemticos, Mendel havia adiantado em 100 anos o estudo da transmisso das caractersticas dos seres vivos. Gregor Mendel, um padre do sculo XIX, descobriu as leis bsicas da gentica estudando sua plantao de ervilhas. Mendel descobriu que cada ser vivo recebe dois genes de seus ancestrais, mas passa a seus descendentes apenas um. Essa a chamada Primeira Lei de Mendel, ou da Segregao. O padre tambm notou que cada caracterstica fsica independente das outras, e a passagem de um gene no depende da passagem de outro gene. Essa a Segunda Lei de Mendel, ou da Segregao Independente. Mendel percebeu que algumas verses da mesma caracterstica dominam outras por exemplo, no cruzamento de ervilhas verdes e amarelas, as descendentes eram sempre amarelas. A isso ele chamou caracterstica dominante; outra, recessiva. Quando se discute gentica, os genes dominantes e recessivos so expressos por letras maisculas e minsculas. Mendel no previu isto, mas, s vezes, pode acontecer de ambos os alelos de um gene terem
CNB Biologia

.3. Mendel notou que cada ervilha passava adiante


apenas uma de seu par de caractersticas herdadas. Chamou a caracterstica ervilha amarela de dominante e a ervilha verde de recessiva. O resultado so os conhecidos gentipos, sendo os genes representados por letras maisculas e minsculas.

A revoluo em duas cores


As experincias que levaram formulao da Primeira Lei de Mendel

.1. Mendel imaginou que, se uma ervilha fosse verde, ela


deveria ter algum fator responsvel por essa cor. Para descobri-lo, resolveu cruzar plantas de sementes verdes com as de sementes amarelas. Teve o cuidado de autofecundar cada planta por seis geraes. O resultado foi que todos os novos indivduos (hbridos) tinham sementes amarelas. O que aconteceu com o fator verde?
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

212

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

influncia no fentipo, em vez de um ser cancelado pelo outro. Uma flor, por exemplo, pode ser vermelha ao ter a dupla VV, branca se for BB e rosa com os alelos VB. Isso se chama codominncia. Algumas combinaes produzem a morte do embrio e modificam as propores com que certos fentipos so encontrados. Um rato que tenha dois genes dominantes para o pelo amarelo AA, por exemplo, morre antes de nascer. Isso se chama gene letal. Os genes no agem apenas por meio de dominncia e recessividade. Em certos casos, eles interagem uns com os outros para formar caractersticas, como a cor da pele humana, que depende da somatria de dois pares de genes. Alm de reforarem-se uns aos outros, pode acontecer de alguns genes calarem seus vizinhos. Galinhas brancas existem porque um gene dominante faz com que o gene que produz a cor de suas penas seja silenciado. Quando dois ou mais pares de genes esto localizados no mesmo par de cromossomos homlogos, est ocorrendo ligao fatorial ou linkage, e no ocorrer segregao independente entre eles, porm pode ocorrer permuta durante a meiose. Na espcie humana, h dois sistemas de tipagem sangunea, baseados na presena de antgenos nas hemcias e de anticorpos no plasma sanguneo. No sistema ABO, os indivduos podem ser A (antgeno A e anticorpos anti-B), B (antgeno B e anticorpos anti-A), AB (receptor universal, com antgenos A e B) e O (doador universal, com anticorpos anti-A e anti-B). No sistema Rh, quem apresenta o antgeno (fator Rh) Rh positivo. O ser humano possui 44 cromossomos autossomos (cromossomos somticos, que no esto ligados ao sexo) e dois cromossomos sexuais. Os homens possuem um cromossomo X e um Y, isto , seu par sexual XY, e as mulheres, dois X, ou XX. O cromossomo Y minsculo e possui cerca de 30 genes ativos relacionados s diferenas sexuais masculinas. O cromossomo X possui genes para muitas funes alm das que esto relacionadas a caractersticas sexuais. Como os homens s tm um cromossomo X, defeitos nesse cromossomo causados por genes recessivos atuam como se fossem causados por genes dominantes isto , basta um alelo para que se manifestem. Clones de mamferos so criados substituindo-se o ncleo de um vulo pelo de uma clula adulta e
213

reprogramando-o quimicamente para que se comporte como um vulo normal. Esse embrio implantado em uma me de aluguel e gerado normalmente. Clulas-tronco embrionrias com o mesmo DNA do doador so criadas da mesma forma que se faz um clone, mas o embrio no implantado. Em vez disso, as clulas so colhidas no incio de sua diviso. Alguns cientistas suspeitam de que o processo tenha problemas porque o DNA dos clones est velho essa seria a causa da vida curta da pioneira ovelha Dolly, que morreu antes de completar sete anos. Para realizar um teste de DNA, o cdigo gentico a ser testado retalhado com o uso de enzimas e reorganizado eletronicamente. A imagem obtida por esse processo diferente em cada indivduo. como se fosse uma foto de seu DNA, chamada de impresso digital de DNA. Para realizar um teste de paternidade, necessrio fazer primeiro um teste de maternidade. Comparando-se a impresso digital de DNA da me com a do filho, possvel saber quais partes devem ser comparadas s do suspeito de paternidade. Transgnicos so seres vivos que possuem material gentico modificado por engenharia gentica, em geral mediante a introduo de genes, ou seja, pedaos de DNA de outros organismos. Pode-se introduzir genes usando vrus, bactrias ou diretamente. A forma mais antiga de criar transgnicos, usada desde os anos 1970, remover um plasmdeo de uma bactria, abri-lo com uma enzima, fech-lo novamente e reinseri-lo na bactria, que, assim, ser transgnica. Organismos transgnicos produzem protenas que originalmente eram produzidas pelos organismos que doaram genes a eles.

*ATENO, ESTUDANTE!* Para complementar o estudo deste Mdulo, utilize seu LIVRO DIDTICO. ________________________________________________
*Anotaes*

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

CNB Biologia

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

*********** ATIVIDADES ***********


Texto para as questes de 1 a 4.

Romance proibido
Casal de irmos enfrenta a Justia da Alemanha para recuperar a guarda dos filhos

Apesar dos argumentos dos advogados, pesou na deciso da Justia o fato de que trs dos quatro filhos do casal apresentam problemas genticos, dois com srias complicaes mentais, uma com problema cardaco. A nica criana da qual o casal possui a guarda a nascida em 2004 ela no tem nenhum problema.
Mundo Estranho, nov. 2010 (adaptado).

.1. (AED-SP)
Uma das filhas de Patrick e Susan: trs dos quatro filhos do casal apresentaram problemas genticos

A lei que probe o incesto na Alemanha data de 1871, quando os costumes eram bem mais rgidos. Por que os juzes no a consideram ultrapassada? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

.2. (AED-SP)
AFP

Qual a razo de haver maior risco de problemas hereditrios entre filhos de relaes incestuosas? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

Patrick Stuebing e Susan Karolewsky formavam um jovem casal alemo que teve a primeira filha em 2001. Por essa unio, Patrick foi condenado a um ano de priso em regime aberto. Susan era menor de idade, mas no foi isso que fez Patrick complicar-se com a lei. O que o levou priso foi o fato de ele ser irmo de Susan por parte de pai e me. Patrick foi criado longe da famlia at os 23 anos, quando resolveu conhec-la e descobriu que tinha uma irm mais nova. Segundo os dois, quando a me deles morreu, eles se apaixonaram. Patrick foi preso novamente em 2004. A essa altura, o casal j tinha trs filhos todos enviados a orfanatos pblicos. Enquanto ele estava na cadeia, nasceu sua quarta filha. O alemo decidiu, ento, levar o caso a uma instncia superior. Seus advogados pediram o fim da lei de 1871, que classifica o incesto como uma ofensa criminal. Em maro de 2008, o caso chegou at a Corte Constitucional da Alemanha, a ltima instncia da Justia no pas, similar ao Supremo Tribunal Federal do Brasil (a propsito: a legislao brasileira no considera incesto um crime, desde que praticado por maiores e capazes). O argumento dos advogados de Patrick que a lei que probe o incesto ultrapassada e uma agresso ao direito individual das pessoas, ao impedir que dois adultos tenham relaes consensuais. Eles comparam essa medida legal s antigas leis que proibiam a homossexualidade. A Corte alem, no entanto, no aceitou o argumento. Segundo os juzes, ainda vale a regra segundo a qual, ao casar-se com um parente muito prximo, os pais so responsveis pelas doenas genticas que os filhos venham a ter. Assim, Patrick voltou cadeia para cumprir mais 16 meses.
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

.3. (AED-SP)
Os filhos de parentes muito prximos necessariamente problemas hereditrios? tm

___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

.4. (AED-SP)
Levando-se em considerao o texto: I. II. A lei alem de 1871 obsoleta, pois ainda no se conhecia a gentica mendeliana. Teria sido uma atitude tica do casal buscar aconselhamento gentico e saber das probabilidades de doenas hereditrias. Com o aconselhamento gentico, nenhuma criana do casal teria nascido com problemas genticos.

III.

Est(o) correta(s): (A) (B) (C) (D) (E)


214

apenas I. apenas II. apenas III. apenas I e II. I, II e III.


CNB Biologia

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

.5. (ENEM-MEC)
Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, Mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicao oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da gerao inicial (P) possuam dois fatores dominantes iguais para essa caracterstica (VV), e as plantas de flores brancas possuam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira gerao de filhos (F1), tinham um fator de cada progenitor e eram Vv, combinao que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores so vermelhas, como distinguir aquelas que so VV das que so Vv? (A) Cruzando-as entre si, possvel identificar as plantas que tm o fator v na sua composio pela anlise de caractersticas exteriores dos gametas masculinos, os gros de plen. (B) Cruzando-as com plantas recessivas, de flores brancas. As plantas VV produziro apenas descendentes de flores vermelhas, enquanto as plantas Vv podem produzir descendentes de flores brancas. (C) Cruzando-as com plantas de flores vermelhas da gerao P. Os cruzamentos com plantas Vv produziro descendentes de flores brancas. (D) Cruzando-as entre si, possvel que surjam plantas de flores brancas. As plantas Vv cruzadas com outras Vv produziro apenas descendentes vermelhas, portanto as demais sero VV. (E) Cruzando-as com plantas recessivas e analisando as caractersticas do ambiente onde se do os cruzamentos, possvel identificar aquelas que possuem apenas fatores V.

As probabilidades de os indivduos 7, 12 e 13 serem portadores do alelo mutante so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) 0,5; 0,25 e 0,25. 0,5; 0,25 e 0. 1; 0,5 e 0,5. 1; 0,5 e 0. 0; 0 e 0.

.7. (UnB-DF)
O daltonismo um carter ligado ao sexo. O cromossomo X transporta um gene recessivo para o daltonismo, no havendo alelo correspondente no cromossomo Y. Isso explica por que: (A) existem muito mais homens daltnicos que mulheres daltnicas. (B) existem muito mais mulheres daltnicas que homens daltnicos. (C) o nmero de homens e mulheres daltnicos aproximadamente o mesmo. (D) o daltonismo depende do fentipo racial. (E) o daltonismo, embora de carter gentico, influenciado pelo meio ambiente.

.8. (ENEM-MEC)
Investigadores das Universidades de Oxford e da Califrnia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modificada que candidata para uso na busca de reduo na transmisso do vrus da dengue. Nessa nova variedade de mosquito, as fmeas no conseguem voar devido interrupo do desenvolvimento do msculo das asas. A modificao gentica introduzida um gene dominante condicional, isto , o gene tem expresso dominante (basta apenas uma cpia do alelo) e este s atua nas fmeas.
FU, G. et al. Female-specific flightless phenotype for mosquito control. PNAS 107 (10): 4550-4554, 2010.

.6. (FUVEST-SP)
No heredograma abaixo, o smbolo representa um homem afetado por uma doena gentica rara, causada por mutao num gene localizado no cromossomo X. Os demais indivduos so clinicamente normais.

Prev-se, porm, que a utilizao dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois h demanda de muitos estudos com relao ao impacto ambiental. A liberao de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modificada reduziria o nmero de casos de dengue em uma determinada regio porque (A) diminuiria o sucesso reprodutivo desses machos transgnicos. (B) restringiria a rea geogrfica de voo dessa espcie de mosquito. (C) dificultaria a contaminao e reproduo do vetor natural da doena. (D) tornaria o mosquito menos resistente ao agente etiolgico da doena. (E) dificultaria a obteno de alimentos pelos machos geneticamente modificados.
215
CNB Biologia

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

.9. (ENEM-MEC)
Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma clula sinttica, uma bactria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequncia de nucleotdeos, que formam o nico cromossomo dessa bactria, o qual foi introduzido em outra espcie de bactria, a Mycoplasma capricolum. Aps a introduo, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides comeou a gerenciar a clula, produzindo suas protenas.
GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science, v. 329, 2010 (adaptado).

.10. (ENEM-MEC)
Considerando-se que os animais Z, W e Y no tm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as caractersticas genticas da vaca (A) Z, apenas. (B) W, apenas. (C) Y, apenas. (D) Z e da W, apenas. (E) Z, da W e da Y.

.11. (ENEM-MEC)
Se a vaca Y, utilizada como me de aluguel, for a me biolgica da vaca W, a porcentagem de genes da me de aluguel, presente no clone, ser (A) 0%. (B) 25%. (C) 50%. (D) 75%. (E) 100%.

A importncia dessa inovao tecnolgica para a comunidade cientfica se deve (A) possibilidade de sequenciar os genomas de bactrias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais. (B) capacidade de criao, pela cincia, de novas formas de vida, utilizando substncias como carboidratos e lipdios. (C) possibilidade de produo em massa da bactria Mycoplasma capricolum para sua distribuio em ambientes naturais. (D) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas e combustveis. (E) capacidade da bactria Mycoplasma capricolum de expressar suas protenas na bactria sinttica e estas serem usadas na indstria. Texto para as questes 10 e 11. A sequncia abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma vaca: I. II. Retirou-se um vulo da vaca Z. O ncleo foi desprezado, obtendo-se um vulo anucleado. Retirou-se uma clula da glndula mamria da vaca W. O ncleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da clula. O ncleo da clula da glndula mamria foi introduzido no vulo anucleado. A clula reconstituda foi estimulada para entrar em diviso. Aps algumas divises, o embrio foi implantado no tero de uma terceira vaca Y, me de aluguel. O embrio se desenvolveu e deu origem ao clone.
216

.12. (ENEM-MEC)
A Embrapa possui uma linhagem de soja transgnica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta est passando por testes de segurana nutricional e ambiental, processo que exige cerca de trs anos. Uma linhagem de soja transgnica requer a produo inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas so selecionadas as dez mais estveis, com maior capacidade de gerar descendentes tambm resistentes. Esses descendentes so submetidos a doses de herbicida trs vezes superiores s aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores so separadas e apenas uma delas levada a testes de segurana. Os riscos ambientais da soja transgnica so pequenos, j que ela no tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinizao cruzada com outro tipo de soja de apenas 1%. A soja transgnica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque (A) a resistncia ao herbicida no estvel e assim no passa para as plantas-filhas. (B) as doses de herbicida aplicadas nas plantas so trs vezes superiores s usuais. (C) a capacidade da linhagem de cruzar com espcies selvagens inexistente. (D) a linhagem passou por testes nutricionais e aps trs anos foi aprovada. (E) a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relao a sua segurana.
CNB Biologia

III.

IV.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

.13. (ENEM-MEC)
Os transgnicos vm ocupando parte da imprensa com opinies ora favorveis ora desfavorveis. Um organismo, ao receber material gentico de outra espcie, ou modificado da mesma espcie, passa a apresentar novas caractersticas. Assim, por exemplo, j temos bactrias fabricando hormnios humanos, algodo colorido e cabras que produzem fatores de coagulao sangunea humana. O belga Ren Magritte (1896-1967), um dos pintores surrealistas mais importantes, deixou obras enigmticas. Caso voc fosse escolher uma ilustrao para um artigo sobre os transgnicos, qual das obras de Magritte, abaixo, estaria mais de acordo com esse tema to polmico? (A) (D)

.14. (INEP-MEC)

O Globo, 28/5/2009.

A tira acima deriva seu humor do fato de Ado ser o nico homem no mundo e, ainda assim, exigir de Eva um exame de DNA, suspeitando que o filho possa no ser dele. O exame de DNA funciona comparando-se (B) (E) sequncias de DNA do pai e do filho. Sabendo-se que Ado o nico homem no mundo, pode-se afirmar: (A) salvo mutao, espera-se que todas as sequncias de nucleotdeos que no provenham de Eva batam com as dele. (B) alm da paternidade, no haveria como determinar, por exemplo, marcadores de grupos tnicos no DNA de Ado, uma vez que no haveria ainda outros com (C) quem comparar essas sequncias. (C) se o beb for do sexo masculino, seu cromossomo Y deve ser idntico ao de Ado, mas o X no idntico ao de Eva, mesmo tendo vindo dela. (D) alm de Ado, seria necessrio testar o DNA de Eva para saber quais sequncias vieram de quem. (E) todas as alternativas anteriores esto corretas.

________________________________________________
*Anotaes*

________________________________________________
*Anotaes*

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

217

CNB Biologia

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

*MDULO 3*

Evoluo Lamarck, Darwin e o Neodarwinismo


A sobrevivncia do mais apto
Quando o naturalista britnico Charles Darwin resolveu publicar A Origem das Espcies, em 1859, estava apreensivo. Ele passou quase 30 anos elaborando sua obra-prima e a levava a pblico por medo de ser plagiado. Aos 50 anos, era um cientista respeitado por seu trabalho de catalogar espcies e fsseis, que havia comeado com sua travessia ao redor do mundo no navio HMS Beagle, de 1831 a 1836, viagem na qual passou pelo Brasil e pelas ilhas Galpagos (Equador). O fato de ele ser um cientista influente foi fundamental para que a Teoria da Evoluo fosse levada a srio. Num tempo em que os gelogos ainda explicavam os dinossauros como produtos do dilvio bblico, a teoria de Darwin abandonava qualquer ideia de interveno divina na formao de novas espcies. O mecanismo darwinista fundamental chama-se seleo natural: em qualquer populao de animais, existe variao entre suas caractersticas uns so maiores, menores, mais fortes ou fracos, de uma cor ou de outra. Diante das presses do ambiente, alguns animais conseguiro deixar mais descendentes que outros. Essas caractersticas tendero a dominar na gerao seguinte, at que a espcie inteira acabe tendo um aspecto novo. Isso no tem a ver com o animal ser mais forte que os outros: animais mais fortes exigem mais alimentos. Se os alimentos so escassos, a seleo natural favorecer os mais fracos e econmicos. Darwin tambm explicou como espcies novas se formam a partir do isolamento geogrfico. O cientista notou como as espcies de tentilhes das ilhas Galpagos eram similares s da Amrica, assim como os pssaros do Cabo Verde se pareciam com os da frica, mas haviam se tornado diferentes o bastante para ser espcies distintas. Assim, quando duas populaes passam a viver em locais diferentes e no se cruzam mais entre si, a seleo natural leva a espcies novas. Depois, Darwin ampliaria sua teoria falando de seleo sexual, o que faz, por exemplo, com que o rabo do pavo seja uma caracterstica interessante, mesmo quando parece atrapalhar o bicho. Foi ele que afirmou tambm que o ser humano descende provavelmente de um tipo de macaco.

ESTDIO PINGADO

A seleo em ao
Um exemplo de como podem ter surgido novas espcies

.1.

DIVERSIDADE Em determinada populao, existe diversidade entre os animais. Certas caractersticas podem tornar esses animais mais aptos que outros. Por exemplo, suponha que os gnus resolvam pastar onde existe um tipo de grama venenosa. Alguns deles podem comer essa grama sem adoecer.

.2.

SELEO NATURAL Os animais que so capazes de resistir grama venenosa se alimentam melhor que os outros. Isso significa que acabam escapando mais facilmente de predadores e sobrevivendo mais a doenas. Em outras palavras, eles tm maior capacidade de sobrevivncia e, assim, se reproduzem mais. Nas geraes seguintes, a tendncia que haja mais gnus capazes de comer erva venenosa que incapazes. SELEO SEXUAL Em certas espcies, como muitos mamferos, os animais mais fortes e bem alimentados tambm podem vencer em disputas por fmeas, aumentando ainda mais sua vantagem evolutiva.

________________________________________________
*Anotaes*

.3.

NOVAS ESPCIES Se h separao geogrfica entre as populaes, com o tempo a seleo natural diferencial poder criar espcies completamente novas, caso ocorra isolamento reprodutivo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

218

CNB Biologia

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

Darwin no foi o primeiro a propor uma teoria da evoluo. Lamarck tinha outra teoria, que acabou se mostrando incorreta, mas abriu caminho para a aceitao da ideia de que os seres vivos se modificam com o passar do tempo. A teoria fundamental na evoluo darwinista a da seleo natural: seres vivos nascem de todos os jeitos, mas os mais adaptados ao meio geram mais descendentes, que sobrevivem mais. As caractersticas sero selecionadas e tendero a dominar, modificando a espcie. Darwin no conheceu a gentica mendeliana nem sabia que existem mutaes, que provocam mudanas aleatrias nos genes dos seres vivos e tambm so um fator importantssimo na evoluo. As limitaes na teoria da evoluo original fizeram com que fosse muito contestada aps a morte de Darwin, em 1882, at os anos 30, quando surgiu a Teoria Sinttica da Evoluo ou Neodarwinismo. O Neodarwinismo conciliou a seleo natural com a gentica mendeliana e o conceito de mutaes, alm de explicar como se formam espcies com o isolamento geogrfico. Desde ento, a Teoria da Evoluo passou a ser amplamente aceita. A ideia darwinista de que todos os animais descendem de um mesmo ancestral, formando uma rvore que vai se dividindo, leva a uma dvida: como surgiu o primeiro ser vivo? Antigamente, acreditou-se que animais como moscas podiam surgir de matria morta em decomposio. Experincias provaram que isso impossvel. Mas o primeiro ser vivo deve ter surgido da matria inanimada o nome dessa ideia abiognese. Surgida nos anos 30, a abiognese moderna acredita que o primeiro ser vivo pode ter surgido em uma sopa primordial de compostos como amnia e metano nos oceanos, sob efeito de tempestades eltricas e raios ultravioleta solares. Experincias provaram que possvel criar certos aminocidos dessa forma. Uma explicao alternativa para a abiognese, que est ganhando fora, a exognese: a ideia de que a vida veio parar na Terra por meio de um meteorito carregando bactrias ou talvez apenas fragmentos de material gentico.

*********** ATIVIDADES ***********


Texto para as questes de 1 a 3.

Evoluo acelerada
Estudos indicam que, nos ltimos 5000 anos, a mudana gentica ocorreu de forma 100 vezes mais rpida do que em qualquer perodo anterior da humanidade

*ATENO, ESTUDANTE!* Para complementar o estudo deste Mdulo, utilize seu LIVRO DIDTICO.
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

Uma viso popular a respeito da evoluo de seres humanos que, ao menos nos pases civilizados, ela no ocorreria mais. Na sociedade urbana atual, praticamente todas as pessoas tm chances de se reproduzir. No precisamos mais correr de lees nem de hienas, e muitas doenas hereditrias, que condenariam o indivduo morte prematura ou a uma vida de sofrimento, podem ser tratadas pela medicina. Assim, as pessoas podem passar esses genes adiante onde foi parar a seleo natural? Segundo um estudo conduzido pelos professores John Hawks e Henry Harpending, da Universidade de Utah (EUA), a mudana gentica nos ltimos 5000 anos ocorreu de forma 100 vezes mais rpida do que em qualquer perodo anterior da humanidade. Por exemplo, os genes para olhos azuis nas populaes nrdicas e a resistncia malria em populaes africanas so mutaes que surgiram mais ou menos quela poca, mas que hoje atingem at 40% de certos povos. como se fosse o ataque dos invasores de corpos, disse Hawks em artigo no jornal interno da universidade. Outros exemplos citados pelos cientistas como mudanas recentes foram a diminuio no tamanho do corpo, dos dentes e do crebro (sim, seu crebro menor que o do homem das cavernas). E tambm o desenvolvimento da tolerncia lactose em adultos, que atinge uma parcela enorme de populaes europeias e centro-africanas, mas praticamente inexistente no Extremo Oriente, no sul da frica e na Amrica. O gene surgiu quando esses povos passaram a criar gado, e as pessoas que podiam tomar leite a vida toda sem ter dor de barriga acabaram tendo uma dieta melhor que as outras. Conforme declarou Harpending rede britnica BBC, h dois fatores para a evoluo estar mais rpida: Um deles que h muito mais pessoas quanto mais pessoas voc tem, mais oportunidades existem para uma mutao vantajosa aparecer. O segundo fator a mudana de ambiente: Nossas dietas mudaram, vivemos em ambientes radicalmente diferentes. Com um tamanho de populao maior, surgem vrios tipos de doenas novas. Um estudo de 2009 conduzido por Stephen Stearns, da Universidade de Yale, tentou identificar e descrever algumas mudanas que esto ocorrendo neste momento. A tese de Stearns que, se, de fato, no estamos sofrendo mais tantas presses por sobrevivncia, as diferenas em reproduo ainda contam como seleo natural. Estudando o registro mdico de mulheres norte-americanas desde 1948, sua equipe estabeleceu um
219
CNB Biologia

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

perfil de quem seriam as vencedoras da seleo natural: as mais baixas e gorduchas, que tinham filhos mais cedo, e menopausa mais tarde, e com nvel mais baixo de colesterol. A partir da, a concluso do estudo que a tendncia para o futuro seria que, em 400 anos, as mulheres aumentem 1 quilo de peso e percam 2 centmetros de altura. No chega a ser impressionante, mas talvez algum j comece a dizer que as top models magrrimas so fsseis vivos.
Superinteressante, set. 2010.

.1. (AED-SP)
Das mudanas evolutivas recentes citadas por Hawks e Harpending, qual no faria sentido ter ocorrido na Idade da Pedra? Por que no seria vantagem algum possuir esses genes nessa poca? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

(A) adotou a acomodao evolucionria como forma de sobrevivncia ao se dar conta de suas deficincias impostas pelo meio ambiente. (B) utilizou o conhecimento e a tcnica para criar equipamentos que lhe permitiram compensar as suas limitaes fsicas. (C) levou vantagens em relao aos seres de menor estatura, por possuir um fsico bastante desenvolvido, que lhe permitia muita agilidade. (D) dispensou o uso da tecnologia por ter um organismo adaptvel aos diferentes tipos de meio ambiente. (E) sofreu desvantagens em relao a outras espcies, por utilizar os recursos naturais como forma de se apropriar dos diferentes espaos.

.5. (ENEM-MEC)
As mudanas evolutivas dos organismos resultam de alguns processos comuns maioria dos seres vivos. um processo evolutivo comum a plantas e animais vertebrados: (A) movimento de indivduos ou de material gentico entre populaes, o que reduz a diversidade de genes e cromossomos. (B) sobrevivncia de indivduos portadores de determinadas caractersticas genticas em ambientes especficos. (C) aparecimento, por gerao espontnea, de novos indivduos adaptados ao ambiente. (D) aquisio de caractersticas genticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanas ambientais. (E) recombinao de genes presentes em cromossomos do mesmo tipo durante a fase da esporulao.

.2. (AED-SP)
A resistncia malria uma caracterstica que seria til mesmo antes de nos tornarmos agrcolas. Quais razes os cientistas apontam para que uma alterao desse tipo tenha se tornado relativamente comum? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

.6. (ENEM-MEC)
Alguns anfbios e rpteis so adaptados vida subterrnea. Nessa situao, apresentam algumas caractersticas corporais como, por exemplo, ausncia de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns casos, ausncia de olhos. Suponha que um bilogo tentasse explicar a origem das adaptaes mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que (A) as caractersticas citadas no texto foram originadas pela seleo natural. (B) a ausncia de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso. (C) o corpo anelado uma caracterstica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas primeira gerao de descendentes. (D) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa caracterstica foi incorporada ao patrimnio gentico e ento transmitida aos descendentes. (E) as caractersticas citadas no texto foram adquiridas por meio de mutaes e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.
220
CNB Biologia

.3. (AED-SP)
A frase as top models magrrimas so fsseis vivos empregada em tom de humor, mas tem uma razo ligada ao texto. Explique-a. ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

.4. (ENEM-MEC)

Nova Escola, n. 226, out. 2009.

A tirinha mostra que o ser humano, na busca de atender suas necessidades e de se apropriar dos espaos,
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

.7. (ENEM-MEC)
As cobras esto entre os animais peonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na rea rural. As cascavis (Crotalus), apesar de extremamente venenosas, so cobras que, em relao a outras espcies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao rudo de seu chocalho, que faz com que suas vtimas percebam sua presena e as evitem. Esses animais s atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas tm sido caadas continuamente, por serem facilmente detectadas. Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras tm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas no as percebem, aumentam os riscos de acidentes. A explicao darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa que (A) a necessidade de no ser descoberta e morta mudou seu comportamento. (B) as alteraes no seu cdigo gentico surgiram para aperfeio-la. (C) as mutaes sucessivas foram acontecendo para que ela pudesse adaptar-se. (D) as variedades mais silenciosas foram selecionadas positivamente. (E) as variedades sofreram mutaes para se adaptarem presena de seres humanos.

.9. (INEP-MEC)
Os pesquisadores Robert Simmons e Lue Scheepers questionaram a viso tradicional de como a girafa desenvolveu o pescoo comprido. Observaes feitas na frica demonstraram que as girafas que atingem altura de 4 a 5 metros geralmente se alimentam de folhas a 3 metros do solo. O pescoo comprido usado como uma arma nos combates corpo a corpo pelos machos na disputa por fmeas. As fmeas tambm preferem acasalar com machos de pescoo grande. Esses pesquisadores argumentam que o pescoo da girafa ficou grande devido seleo sexual; machos com pescoo mais comprido deixavam mais descendentes do que machos com pescoo mais curto.
Fonte: Simmons and Scheepers, 1996. American Naturalist Vol. 148: pp. 771-786 (adaptado).

Sobre a viso tradicional de como a girafa desenvolve um pescoo comprido, correto afirmar que: (A) na viso tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoo comprido pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam o pescoo geram uma prole que j nasce com pescoo mais comprido e, cumulativamente, atravs das geraes, o pescoo, em mdia, aumenta de tamanho. (B) na viso tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoo comprido com a sobrevivncia diferencial de girafas. Aquelas com pescoo comprido conseguem se alimentar de folhas inacessveis s outras e deixam, portanto, mais descendentes. (C) na viso tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoo comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoo comprido conseguem se alimentar de folhas inacessveis s outras e deixam, portanto, mais descendentes. (D) na viso tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoo comprido com a sobrevivncia diferencial de girafas. Aquelas com pescoo comprido conseguem se alimentar de folhas inacessveis s outras e deixam, portanto, mais descendentes. (E) na viso tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoo comprido com a sobrevivncia diferencial de girafas. As girafas que esticam o pescoo geram uma prole que j nasce com pescoo mais comprido e, cumulativamente, atravs das geraes, o pescoo, em mdia, aumenta de tamanho.

.8. (FUVEST-SP)
Os resultados de uma pesquisa realizada na USP revelam que a araucria, o pinheiro brasileiro, produz substncias antioxidantes e fotoprotetoras. Uma das autoras do estudo considera que, possivelmente, essa caracterstica esteja relacionada ao ambiente com intensa radiao UV em que a espcie surgiu h cerca de 200 milhes de anos. Com base na Teoria Sinttica da Evoluo, correto afirmar que: (A) essas substncias surgiram para evitar que as plantas sofressem a ao danosa da radiao UV. (B) a radiao UV provocou mutaes nas folhas da araucria, que passaram a produzir tais substncias. (C) a radiao UV atuou como fator de seleo, de maneira que plantas sem tais substncias eram mais suscetveis morte. (D) a exposio constante radiao UV induziu os indivduos de araucria a produzirem substncias de defesa contra tal radiao. (E) a araucria um exemplo tpico da finalidade da evoluo, que a produo de indivduos mais fortes e adaptados a qualquer ambiente.
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

________________________________________________
*Anotaes*

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

221

CNB Biologia

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

.10. (UNESP)

.12. (ENEM-MEC)
Os ratos Peromyscus polionotus encontram-se distribudos em ampla regio na Amrica do Norte. A pelagem de ratos dessa espcie varia do marrom-claro at o escuro, sendo que os ratos de uma mesma populao tm colorao muito semelhante. Em geral, a colorao da pelagem tambm muito parecida cor do solo da regio em que se encontram, que tambm apresenta a mesma variao de cor, distribuda ao longo de um gradiente sul-norte. Na figura, encontram-se representadas sete diferentes populaes de P. polionotus. Cada populao representada pela pelagem do rato, por uma amostra de solo e por sua posio geogrfica no mapa.

FERNANDO GONSALES

O criador de Nquel Nusea, Fernando Gonsales, diz que Rato Ruter um rato mutante que tem o peso de um gato gordo, a capacidade digestiva de um tanque de cido sulfrico e o temperamento de uma motosserra desgovernada. Levando-se isso em conta, e as afirmaes abaixo: I. A mutao de Rato Ruter necessariamente benfica, pois ele mais forte e a evoluo a sobrevivncia do mais forte. A mutao de Rato Ruter talvez seja deletria, pois pode no haver alimento suficiente. O quadrinho indica que, em certas situaes, de fato a seleo natural pode favorecer o mais forte. O quadrinho indica a transmisso caractersticas s geraes seguintes. de

II. III.

IV.

Esto corretas: (A) (B) (C) (D) (E) apenas Il, III e lV. apenas IV. apenas II e lV. apenas II. apenas I, II e IV.

.11. (INEP-MEC)
A Teoria da Evoluo foi formulada por vrios pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essncia as noes de Darwin sobre a seleo natural e incorporando noes de gentica. Segundo essa teoria, afirmou-se que: I. II. A Teoria Sinttica considera a populao como unidade evolutiva. A enorme diversidade de fentipos em uma populao indicadora da variabilidade dessa populao. Um fator que determina alterao na frequncia dos genes de uma populao a mutao.

MULLEN, L. M.; HOEKSTRA, H. E. Natural selection along an environmental gradient: a classic cline in mouse pigmentation. Evolution, 2008.

O mecanismo evolutivo envolvido na associao entre cores de pelagem e de substrato (A) a alimentao, pois pigmentos de terra so absorvidos e alteram a cor da pelagem dos roedores. (B) o fluxo gnico entre as diferentes populaes, que mantm constante a grande diversidade interpopulacional. (C) a seleo natural, que, nesse caso, poderia ser entendida como a sobrevivncia diferenciada de indivduos com caractersticas distintas. (D) a mutao gentica, que, em certos ambientes, como os de solo mais escuro, tem maior ocorrncia e capacidade de alterar significativamente a cor da pelagem dos animais. (E) a herana de caracteres adquiridos, capacidade de organismos se adaptarem a diferentes ambientes e transmitirem suas caractersticas genticas aos descendentes.
222
CNB Biologia

III.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, lI e III.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

Texto para as questes de 13 a 15. O assunto na aula de Biologia era a evoluo do Homem. Foi apresentada aos alunos uma rvore filogentica, igual mostrada na ilustrao, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.

.15. (ENEM-MEC)
Se fosse possvel a uma mquina do tempo percorrer a evoluo dos primatas quantos em sentido contrrio, de anos aproximadamente milhes

precisaramos retroceder, de acordo com a rvore filogentica apresentada, para encontrar o ancestral comum do homem e dos macacos antropoides (gibo, orangotango, gorila e chimpanz)? (A) 5. (B) 10. (C) 15. (D) 30. (E) 60.

________________________________________________
*Anotaes*

Mamferos insetvoros rvore filogentica provvel dos antropoides

.13. (ENEM-MEC)
Aps observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram vrias opinies, a saber: I. os macacos antropoides (orangotango, gorila, chimpanz e gibo) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem. alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropoides. na histria evolutiva, os homens e os macacos antropoides tiveram um ancestral comum. no existe relao de parentesco gentico entre macacos antropoides e homens.

II. III. IV.

Analisando a rvore filogentica, voc pode concluir que (A) (B) (C) (D) (E) todas as afirmativas esto corretas. apenas as afirmativas I e III esto corretas. apenas as afirmativas II e IV esto corretas. apenas a afirmativa II est correta. apenas a afirmativa IV est correta.

.14. (ENEM-MEC)
Foram feitas comparaes entre DNA e protenas da espcie humana com DNA e protenas de diversos primatas. Observando a rvore filogentica, voc espera que os dados bioqumicos tenham apontado, entre os primatas atuais, como nosso parente mais prximo o (A) (B) (C) (D) (E) Australopithecus. Chimpanz. Ramapithecus. Gorila. Orangotango.
223
CNB Biologia

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

*MDULO 4*

Eles tm a fora
Entenda como as novas geraes de gafanhoto se tornam cada vez mais resistentes a inseticidas, que vo perdendo a eficcia
INFESTAO Plantaes fornecem uma quantidade de alimento que gafanhotos no encontrariam na natureza. Assim, sua populao aumenta. COMBATE Inseticidas conseguem, a princpio, controlar a populao de gafanhotos. Mas isso tem seu preo: o veneno se espalha pelo meio ambiente. RETORNO Por variao gentica, alguns gafanhotos so resistentes ao veneno. Resultado: esses so selecionados, geram descendentes, e o veneno perde sua eficcia. CONTAMINAO Para piorar, o veneno, a essa altura, atingiu inocentes: insetos polinizadores e animais que se alimentam de gafanhotos. Como eles se reproduzem mais devagar, no tero a mesma chance que os gafanhotos de se adaptar ao veneno.

Evoluo A ao do homem
Efeitos colaterais
Existem duas formas de seleo artificial. Uma o trabalho milenar que o ser humano realiza voluntariamente, tentando adequar plantas e animais sua necessidade, o melhoramento gentico. A outra so as consequncias indesejadas das tentativas do homem de se livrar das pragas que o afligem. Ao introduzir elementos estranhos em um meio, o homem pode induzir seus habitantes a entrar em um tipo de competio com consequncias prejudiciais a seus interesses. Isso ocorre marcadamente na pecuria e na agricultura, que utilizam intensamente as tcnicas de melhoramento gentico. O uso de inseticidas e fungicidas em lavouras pode ter um efeito perverso. Em vez de exterminarem pragas, esses venenos podem acabar selecionando os parasitas resistentes a eles e contaminando os predadores naturais desses insetos. Os insetos que sobrevivem a uma aplicao de inseticida vo cruzar entre si e gerar descendentes mais resistentes exatamente como ocorre na seleo artificial, em que as pessoas selecionam animais a seu gosto para cumprir funes especficas. Com o tempo, o agrotxico no vai mais surtir efeito nessas pragas, que formaro linhagens cada vez mais difceis de serem combatidas. Os efeitos no ambiente tambm podem ser drsticos, uma vez que esses agrotxicos no permanecem nas plantaes. Eles so levados pelas chuvas, pelos lenis freticos e pelos prprios insetos contaminados por eles. Insetos que polinizam as plantas podem ser atingidos pelo veneno e morrer, levando at mesmo extino de espcies vegetais. E predadores de insetos, como pssaros, podem ser intoxicados pelo acmulo do produto no ambiente. Esses animais no se reproduzem to rpido quanto as pragas e no tm tempo de se adaptar. A mesma coisa ocorre dentro do organismo humano sob efeito de remdios. Desde o incio da medicina moderna, travamos uma corrida contra os agentes causadores de doenas. Uma doena surge, criamos um tratamento, e alguma cepa do agente infeccioso resistente ao tratamento acaba se sobrepondo verso anterior, por seleo natural. A partir da, um novo tratamento deve ser pesquisado.

ESTDIO PINGADO

Ao tentar controlar pragas, o ser humano influencia a evoluo delas, fazendo com que sejam selecionados indivduos resistentes ao veneno ou remdio utilizados. Por essa razo, com o tempo, os antibiticos e agrotxicos tendem a perder sua eficcia. Os agrotxicos podem contaminar o meio ambiente e, pela ao das chuvas, contaminar os lenis freticos, causando problemas a vertebrados, que podem no sentir seu efeito de imediato, acumulando-os no corpo, o que provoca doenas e mutaes a longo prazo e pode levar a extines. Os agrotxicos tambm no diferenciam entre insetos teis e pragas, matando polinizadores de
CNB Biologia

________________________________________________
*Anotaes*

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

224

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

plantas silvestres, como borboletas e abelhas. Isso pode levar extino no apenas desses insetos, mas das prprias plantas que eles polinizam. Inseticidas qumicos em geral so inespecficos e atingem muitas espcies diferentes, matando insetos teis. Inseticidas biolgicos ou predadores introduzidos costumam ser especficos, atingindo apenas a espcie-alvo. Isso no significa que eles sejam totalmente livres de riscos, mas isso tem a vantagem de preservar os insetos desejveis. O ser humano pode extinguir espcies de diversas formas. Ele pode ca-las at o ltimo exemplar, pode destruir seu ambiente para abrir espao para fazendas e cidades, pode contaminar seu ambiente com agrotxicos e poluio industrial e pode introduzir espcies invasivas no ambiente, que caam os animais locais at a extino ou concorrem com eles por recursos. Exceto pela pesca predatria de espcies marinhas, a principal forma de extino no mais caar at o ltimo exemplar. Atualmente, a causa mais frequente a destruio de ambientes, seguida pela introduo de espcies invasivas. Desde tempos remotos, o ser humano seleciona animais domsticos para adequ-los a suas necessidades. O nome disso melhoramento gentico ou seleo artificial. No confunda seleo artificial, conforme definida por Darwin, isto , melhoramento gentico, com aquela que acontece contra a vontade do ser humano, a de bactrias e outras pragas. O primeiro animal domesticado foi o co, que era originalmente o lobo-cinzento-asitico. Cruzamentos orientados pelo homem (melhoramento gentico) e isolamento geogrfico levaram ao surgimento das centenas de raas atuais. Mutaes tambm so importantes para o melhoramento gentico, pois geram novas caractersticas que podem ser interessantes para o homem. Diversas raas de cachorro surgiram da seleo de caractersticas originadas por mutaes. Com a inveno da agricultura, h 10.000 anos, o ser humano passou a realizar melhoramento gentico em plantas. O melhoramento gentico tem seus problemas. Ao buscarmos uniformidade, ns podemos criar animais e plantas com pouca variedade gentica, que so suscetveis a doenas. No caso das plantas, realizamos clonagem h milhares de anos. Para clonar uma planta, basta criar uma muda, isto , tirar um ramo de uma planta e coloc-lo no solo, onde ele passa a crescer at se tornar uma rvore inteira. A planta que surge da tem o mesmo DNA da original. Isso diferente de uma semente, que gerada por reproduo sexuada e tem o DNA diferente da planta de origem.
225

O problema em clonar plantas que todas acabam ficando com o mesmo DNA, e, assim, todos os indivduos so igualmente suscetveis a doenas. Muitas variaes de bananeira foram perdidas por causa de uma nica praga, capaz de matar todos os ps, diferentemente do que ocorreria se eles tivessem DNAs diferentes.

*ATENO, ESTUDANTE!* Para complementar o estudo deste Mdulo, utilize seu LIVRO DIDTICO.

*********** ATIVIDADES ***********


Texto para as questes de 1 a 3.

Luta inglria
A batalha da humanidade contra pragas como os gafanhotos no tem vitrias apenas perodos de trgua

No mundo inteiro, e o Brasil no exceo, os gafanhotos so uma das piores pragas da agricultura. Em 2004, uma infestao de gafanhotos do deserto (Schistocerca gregari) no norte da frica causou nuvens com 230 quilmetros de extenso que atingiram o Egito, Israel e a Jordnia e at Creta e Portugal, provocando prejuzos estimados em 2,5 bilhes de dlares. A situao s no foi pior porque os gafanhotos foram controlados com inseticida aplicado de avies e do solo. No Brasil, desde os anos 1990, a Embrapa, em parceria com diversas universidades, vem tentando desenvolver uma soluo biolgica para o controle de gafanhotos (aqui a espcie-problema o Rhammatocerus schistocercoides), e at agora a melhor soluo tem sido o fungo do arroz Metarhizium anisopliae. O fungo capaz de destruir os rgos internos do gafanhoto e espalhar seus esporos a partir do animal morto ou vivo, contaminando os insetos prximos. O Rhammatocerus ataca nos estados de Mato Grosso e Rondnia, em culturas de arroz e cana-de-acar. Para combat-lo, tem sido usada grande quantidade de inseticida. A humanidade aprendeu a duras penas o efeito dos inseticidas na evoluo. Em 1939, um inseticida chamado DDT (diclorodifeniltricloroetano) passou a ser empregado no combate a mosquitos e foi considerado uma panaceia que nos livraria para sempre de insetos indesejveis. Afinal, o DDT, aparentemente, no era txico para vertebrados, ainda que fizesse os insetos ter convulso at a morte. Em 1955, a OMS iniciou uma campanha massiva de aplicao do DDT, na tentativa de erradicar a malria, doena causada por um protozorio e transmitida por um mosquito. A princpio, o programa teve enorme sucesso, eliminando a malria em regies como o Caribe, o Mediterrneo, o sul dos Estados Unidos e em alguns
CNB Biologia

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

estados brasileiros. Em cinco anos, no entanto, comearam a aparecer insetos que no morriam com a aplicao do veneno. O uso massivo havia selecionado cepas resistentes de pernilongos, para os quais o DDT no fazia mais efeito. Dessa forma, apenas pases com certa infraestrutura puderam aproveitar essa janela sem mosquitos e curar os pacientes existentes, erradicando a malria quando os mosquitos voltaram, no havia mais doentes a quem picar nem contaminar. Descobriu-se, alm disso, que o DDT absorvido pelos animais e no mais expelido, acumulando-se no organismo. A contaminao prolongada por DDT pode causar cncer e problemas hormonais em vertebrados inclusive em pessoas que se alimentavam de caa e peixes contaminados. Em 1962, a zologa norte-americana Rachel Carson (1907-1964) lanou o livro Silent Spring (A Primavera Silenciosa), em que denunciava os efeitos do DDT. A obra levou proibio do uso agrcola do DDT nos anos 1970 e considerada o marco do movimento ecolgico moderno. O veneno ainda utilizado, no entanto, em pases como a ndia, para tentar conter surtos de doenas transmitidas por mosquitos, como malria, leishmaniose e dengue.
Mundo Estranho, set. 2008 (adaptado).

.4. (ENEM-MEC)
Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrognio, fsforo e potssio) com alto teor de sais minerais. A irrigao dessa lavoura feita por canais que so desviados de um rio prximo dela. Aps algum tempo, notou-se uma grande mortandade de peixes no rio que abastece os canais, devido contaminao das guas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor. Que processo biolgico pode ter sido provocado na gua do rio pelo uso do adubo NPK? (A) Lixiviao, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a gua do rio. (B) Acidificao, processo em que os sais, ao se dissolverem na gua do rio, formam cidos. (C) Eutrofizao, ocasionada pelo aumento de fsforo e nitrognio dissolvidos na gua, que resulta na proliferao do fitoplncton. (D) Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na gua do rio, que eleva sua temperatura. (E) Denitrificao, processo em que o excesso de nitrognio que chega ao rio disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes.

.1. (AED-SP)
A Embrapa defende o uso de fungos no lugar de inseticidas qumicos. Existe um precedente histrico que justifique a adoo dessa proposta? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

.5. (ENEM-MEC)
A ocupao predatria associada expanso da fronteira agropecuria e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuio da biodiversidade, a eroso do solo, a escassez e a contaminao dos recursos hdricos no bioma Cerrado. Segundo ambientalistas, o Cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto. A respeito desse assunto, analise as afirmaes a seguir.

.2. (AED-SP)
Quando o DDT comeou a ser usado extensivamente, acreditava-se que ele fosse txico para o ser humano? possvel dizer que a deciso de us-lo foi bem embasada cientificamente? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________

I.

Considerando-se que, em 2010, restem apenas 20% da cobertura vegetal original do Cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o Cerrado brasileiro se transformar em deserto. Sabe-se que a eventual extino do bioma Cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, no causar impacto sistmico no conjunto dos biomas brasileiros. A substituio de agrotxicos por bioinseticidas reduz a contaminao dos recursos hdricos no bioma Cerrado.

II.

III.

.3. (AED-SP)
Com o tempo, o DDT perdeu seu efeito. A que se pode atribuir isso? A frmula ficou mais fraca? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

correto o que se afirma (A) (B) (C) (D) (E)


226

apenas em I. apenas em III. apenas em I e II. apenas em II e III. em l, II e III.


CNB Biologia

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

.6. (ENEM-MEC)
Na regio sul da Bahia, o cacau tem sido cultivado por meio de diferentes sistemas. Em um deles, o convencional, a primeira etapa de preparao do solo corresponde retirada da mata e queimada dos tocos e das razes. Em seguida, para o plantio da quantidade mxima de cacau na rea, os ps de cacau so plantados prximos uns dos outros. No cultivo pelo sistema chamado cabruca, os ps de cacau so abrigados entre as plantas de maior porte, em espao aberto criado pela derrubada apenas das plantas de pequeno porte. Os cacaueiros dessa regio tm sido atacados e devastados pelo fungo chamado vassoura-de-bruxa, que se reproduz em ambiente quente e mido por meio de esporos que se espalham no meio areo. As condies ambientais em que os ps de cacau so plantados e as condies de vida do fungo vassoura-de-bruxa, mencionadas acima, permitem supor que sejam mais intensamente atacados por esse fungo os cacaueiros plantados por meio do sistema (A) convencional, pois os ps de cacau ficam mais expostos ao sol, o que facilita a reproduo do parasita. (B) convencional, pois a proximidade entre os ps de cacau facilita a disseminao da doena. (C) convencional, pois o calor das queimadas cria as condies ideais de reproduo do fungo. (D) cabruca, pois os cacaueiros no suportam a sombra e, portanto, tero seu crescimento prejudicado e adoecero. (E) cabruca, pois, na competio com outras espcies, os cacaueiros ficam enfraquecidos e adoecem mais facilmente.

Essa campanha publicitria relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa: (A) O comrcio ilcito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, uma ameaa para a biodiversidade nacional. (B) A manuteno do mico-leo-dourado em jaula a medida que garante a preservao dessa espcie animal. (C) O Brasil, primeiro pas a eliminar o trfico do mico-leo-dourado, garantiu a preservao dessa espcie. (D) O aumento da biodiversidade em outros pases depende do comrcio ilegal da fauna silvestre brasileira. (E) O trfico de animais silvestres benfico para a preservao das espcies, pois lhes garante a sobrevivncia.

.8. (ENEM-MEC)
Se a explorao descontrolada e predatria verificada atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se antecipar a extino do mogno. Essa madeira j desapareceu de extensas reas do Par, de Mato Grosso, de Rondnia, e h indcios de que a diversidade e o nmero de indivduos existentes podem no ser suficientes para garantir a sobrevivncia da espcie a longo prazo. A diversidade um elemento fundamental na sobrevivncia de qualquer ser vivo. Sem ela, perde-se a capacidade de adaptao ao ambiente, que muda tanto por interferncia humana como por causas naturais.
www.greenpeace.org.br (com adaptaes).

Com relao ao problema descrito no texto, correto afirmar que (A) a baixa adaptao do mogno ao ambiente amaznico causa da extino dessa madeira. (B) a extrao predatria do mogno pode reduzir o nmero de indivduos dessa espcie e prejudicar sua diversidade gentica. (C) as causas naturais decorrentes das mudanas climticas globais contribuem mais para a extino do mogno que a interferncia humana. (D) a reduo do nmero de rvores de mogno ocorre na mesma medida em que aumenta a diversidade biolgica dessa madeira na regio amaznica. (E) o desinteresse do mercado madeireiro internacional pelo mogno contribuiu para a reduo da explorao predatria dessa espcie.

.7. (ENEM-MEC)
A figura abaixo parte de uma campanha publicitria.

________________________________________________
*Anotaes*

Com Cincia Ambiental, n. 10, abr. 2007.


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

227

CNB Biologia

CNB Biologia
_________________________________________________________________________________________________________________________

.9. (ENEM-MEC)
A biodiversidade garantida por interaes das vrias formas de vida e pela estrutura heterognea dos habitats. Diante da perda acelerada de biodiversidade, tem sido discutida a possibilidade de se preservarem espcies por meio da construo de bancos genticos de sementes, vulos e espermatozoides. Apesar de os bancos preservarem espcimes (indivduos), sua construo considerada questionvel do ponto de vista ecolgico-evolutivo, pois se argumenta que esse tipo de estratgia: I. II. III. no preservaria a variabilidade gentica das populaes; dependeria de tcnicas de preservao de embries, ainda desconhecidas; no reproduziria ecossistemas. a heterogeneidade dos

.11. (ENEM-MEC)
Para evitar o desmatamento da Mata Atlntica nos arredores da cidade de Amargosa, no Recncavo da Bahia, o Ibama tem atuado no sentido de fiscalizar, entre outras, as pequenas propriedades rurais que dependem da lenha proveniente das matas para a produo da farinha de mandioca, produto tpico da regio. Com isso, pequenos produtores procuram alternativas como o gs de cozinha, o que encarece a farinha. Uma alternativa vivel, em curto prazo, para os produtores de farinha em Amargosa, que no cause danos Mata Atlntica nem encarea o produto a (A) construo, nas pequenas propriedades, de grandes fornos eltricos para torrar a mandioca. (B) plantao, em suas propriedades, de rvores para serem utilizadas na produo de lenha. (C) permisso, por parte do Ibama, da explorao da Mata Atlntica apenas pelos pequenos produtores. (D) construo de biodigestores, para a produo de gs combustvel a partir de resduos orgnicos da regio. (E) coleta de carvo de regies mais distantes, onde existe menor intensidade de fiscalizao do Ibama.

Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

.12. (ENEM-MEC)
Os progressos da medicina condicionaram a sobrevivncia de nmero cada vez maior de indivduos com constituies genticas que s permitem o bem-estar quando seus efeitos so devidamente controlados atravs de drogas ou procedimentos teraputicos. So exemplos os diabticos e os hemoflicos, que s sobrevivem e levam vida relativamente normal ao receberem suplementao de insulina ou do fator VIII da coagulao sangunea.
SALZANO, M. Francisco. Cincia Hoje: SBPC: 21(125), 1996.

.10. (ENEM-MEC)
A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espcies, ecossistemas, como a funes, e coloca problemas de gesto muito diferenciados. carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar: a eliminao da ao humana, como a proposta da ecologia radical; a proteo das populaes cujos sistemas de produo e cultura repousam num dado ecossistema; a defesa dos interesses comerciais de firmas que utilizam a biodiversidade como matria-prima, para produzir mercadorias.
GARAY, I. & DIAS, B. Conservao da biodiversidade em ecossistemas tropicais (adaptado).

Essas afirmaes apontam para aspectos importantes que podem ser relacionados evoluo humana. Pode-se afirmar que, nos termos do texto, (A) os avanos da medicina minimizam os efeitos da seleo natural sobre as populaes. (B) os usos da insulina e do fator VIII da coagulao sangunea funcionam como agentes modificadores do genoma humano. (C) as drogas medicamentosas impedem a transferncia do material gentico defeituoso ao longo das geraes. (D) os procedimentos teraputicos normalizam o gentipo dos hemoflicos e diabticos. (E) as intervenes realizadas pela medicina interrompem a evoluo biolgica do ser humano.

De acordo com o texto, no tratamento da questo da biodiversidade no Planeta, (A) o principal desafio conhecer todos os problemas dos ecossistemas, para conseguir proteg-los da ao humana. (B) os direitos e os interesses comerciais dos produtores devem ser defendidos, independentemente do equilbrio ecolgico. (C) deve-se valorizar o equilbrio do meio ambiente, ignorando-se os conflitos gerados pelo uso da terra e seus recursos. (D) o enfoque ecolgico mais importante do que o social, pois as necessidades das populaes no devem constituir preocupao para ningum. (E) h diferentes vises em jogo, tanto as que s consideram aspectos ecolgicos, quanto as que levam em conta aspectos sociais e econmicos.
SEE-AC Coordenao de Ensino Mdio

________________________________________________
*Anotaes*

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________

228

CNB Biologia

You might also like