You are on page 1of 24

FOTO ILUSTRATIVA

MANUAL DE INSTRUES
LAPTOP EDUCACIONAL

Introduo
Leia o manual
Leia com ateno este manual e guarde-o para futuras consultas. Lendo o manual, voc conseguir obter o rendimento mximo deste equipamento.

Notas especiais
As fotos e os desenhos exibidos neste manual so de carter meramente ilustrativo. Especificaes sujeitas a alteraes sem prvio aviso. Nomes de empresas, produtos ou servios podem ser marcas registradas ou marcas de servios de terceiros.

Garantia de qualidade
Leia atentamente o CERTIFICADO DE GARANTIA fornecido com este equipamento. Guarde cuidadosamente a NOTA FISCAL de compra do produto, pois voc precisar apresent-la ao Servio Autorizado se houver necessidade de consertar o equipamento.

Este produto est homologado pela ANATEL, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resoluo 242/2000, e atende aos requisitos tcnicos aplicados. Para mais informaes, consulte o site da ANATEL www.anatel.gov.br O seu Laptop vem equipado com um transceptor conforme modelo descrito abaixo. Transceptor modelo Q802XRN3-01

Contedo da embalagem
1 Laptop Educacional. 1 Bateria para o Laptop. 1 Fonte alimentao (Adaptador AC). 1 Cabo de alimentao da fonte. 1 Manual de Instrues. 1 Bolsa para Transporte.

0994-11-1949

(01) 07898944338937
Este equipamento opera em carter secundrio, isto , no tem direito a proteo contra interferncia prejudicial, mesmo de estaes do mesmo tipo, e no pode causar interferncia a sistemas operando em carter primrio.

Introduo
A norma ISO 13406-2 estabelece a quantidade mxima de pixels ou subpixels no funcionais que so considerados aceitveis em um display plano, classificando-os em 4 categorias que so: Classe I, Classe II, Classe III e Classe IV. Pixel o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira. Um pixel formado por um conjunto de trs subpixels (1 vermelho, 1 verde e 1 azul). Um pixel ou subpixel pode ser considerado no funcional quando ele permanece constantemente aceso ou constantemente apagado durante a operao normal de uso do display. A tabela abaixo que corresponde ao padro estabelecido na norma ISO 13406-2 para painis LCD Classe II, mostra os critrios de aceitao de pixels ou subpixels no funcionais para painis LCD utilizado neste produto. Observando-se esses critrios, no necessria a substituio do painel.

Resoluo padro
Display 800 x 480 1024 x 600 1024 x 768 1280 x 800 1280 x 1024 1366 x 768 1400 x 1050 1440 x 900 1680 x 1050 1600 x 1200 1920 x 1200 348.000 614.400 786.432 1.024.000 1.310.720 1.049.088 1.470.000 1.296.000 1.764.000 1.920.000 2.304.000

Pixels Aceso 1 2 2 2 3 2 3 3 4 4 5 Apagados 1 2 2 2 3 2 3 3 4 4 5

Subpixels Acesos ou apagados 2 3 4 5 7 5 7 7 9 10 12

Introduo
ndice
Introduo 2 Recomendaes para instalao e uso / Instrues para garantir a segurana 4 Ateno: Professores, Pais e Supervisores 5 Conhecendo o equipamento 7 Abrindo o painel LCD 7 Vista frontal 7 Indicadores de sistema e funcionamento 8 Vista lateral esquerda 9 Vista lateral direita 9 Vista inferior 10 Iniciando 10 Operao 11 Como instalar / Remover a bateria 11 Trabalhando com a energia da bateria 12 Carga da bateria e tempo de carregamento 13 Utilizando o Laptop Educacional 14 Touchpad 14 Teclas de atalho Windows 15 Gerais 16 Resolvendo problemas 16 Especificaes tcnicas 19 Termo de garantia 20

Recomendaes para instalao e uso / Instrues para garantir a segurana


No instale nem use o equipamento em locais muito quentes, frios, empoeirados, midos ou que estejam sujeitos a vibraes. No exponha o equipamento a choques, pancadas ou vibraes, e evite que ele caia, para no prejudicar as peas internas. Tome cuidado para no obstruir as aberturas laterais do gabinete do equipamento, destinadas ventilao. Se esta recomendao no for seguida a temperatura interna do equipamento aumentar muito, prejudicando o funcionamento do aparelho. No deixe o equipamento perto de recipientes contendo lquidos. No derrame gua nem qualquer outro lquido no equipamento. Ao utilizar a fonte de alimentao, deixe-a em um local fresco e com boa ventilao. Coloque o equipamento sobre uma superfcie plana e uniforme, em local adequado. Ao conectar ou desconectar adaptador da tomada eltrica, segure o cabo de alimentao pelo plugue. Se voc desconectar puxando-o pelo cabo poder danific-lo. A tomada onde o equipamento ser ligado dever estar em um local de fcil acesso ao usurio. Desligue o equipamento antes de iniciar a limpeza, retire a bateria e desconecte a fonte de alimentao. Use um pano levemente umedecido em gua. No use lquido nem limpadores em spray. Limpe regularmente as fendas de ventilao do equipamento para garantir bom arrefecimento do equipamento. Para efetuar esta limpeza, voc pode usar um pincel macio ou um aspirador

Introduo
de p (com um bico de suco apropriado) para remover a sujeira que ficar acumulada nas fendas de ventilao. Ouvir sons com mais de 85 decibis por longos perodos pode provocar danos ao sistema auditivo. As informaes contidas neste manual esto sujeitas a alteraes sem prvia notificao com o intuito de melhorar a confiabilidade, design e funcionamento do equipamento e no representa um comprometimento por parte do fabricante. O fabricante no ser responsvel, em hiptese nenhuma, por danos diretos, indiretos, especiais, ou circunstncias acidentais ou consequentes, advindos do uso inadequado do produto ou documentao, mesmo que a possibilidade de tais danos seja avisada. Este documento contm informao patenteada protegida por leis de propriedade intelectual. Todos os direitos so reservados. Nenhuma parte deste manual poder ser reproduzida por nenhum meio mecnico, eletrnico ou outros, em qualquer forma sem a permisso prvia por escrita do fabricante.

Ateno: Professores, Pais e Supervisores


Certifiquem-se que os estudantes compreendam o seguinte: Este aparelho uma ferramenta educacional e no um brinquedo. O equipamento, a fonte de alimentao de energia, a bateria ou o cabo de fornecimento de energia no devem ser derrubados, amassados, pisoteados ou sofrer qualquer outro uso abusivo. Este produto destinado a crianas de idade escolar, de seis anos para cima. Tenham certeza de que os estudantes compreendam perfeitamente como fazer o manuseio seguro e apropriado do cabo da fonte de alimentao de energia. O uso inapropriado pode resultar em ferimentos srios. Sejam cautelosos quando utilizarem este equipamento na presena de crianas mais jovens. No deixem cabos ou acessrios pequenos ao alcance de crianas mais jovens. Se o equipamento estiver danificado, guardem as partes pequenas (exemplo: tecla do teclado ou qualquer parte que se soltou) em um lugar inacessvel a elas e informem o responsvel imediatamente sobre o dano. O professor, pais ou supervisor adulto deve inspecionar o equipamento periodicamente. Os estudantes devem informar imediatamente qualquer dano ou pea solta a seu professor ou supervisor adulto. Limpe o aparelho somente com um pano macio ligeiramente umedecido em gua. No use nenhum lquido no aparelho. No limpe o equipamento quando ele estiver em funcionamento ou quando estiver conectado na tomada da rede eltrica.

Introduo
No deixe o equipamento conectado ou ligado dentro de qualquer objeto fechado, sem ventilao, como uma mochila de escola por exemplo. Tal procedimento poder fazer com que o equipamento sofra aquecimento excessivo. Recomenda-se aos estudantes que descansem 5 minutos a cada 30 minutos de uso. Para se desfazer de baterias usadas, consulte o departamento de limpeza de sua cidade a respeito da legislao da sua regio quanto ao descarte ou reciclagem de baterias. Use somente o Adaptador AC fornecido para recarregamento. ATENO: Se a bateria for substituda incorretamente poder haver perigo de exploso. Somente tcnicos qualificados devem substituir ou descartar a bateria. Substitua-a somente por outra igual ou de tipo equivalente recomendada pelo fabricante. O descarte das baterias deve ser efetuado de acordo com as instrues do fabricante ou leis locais.

Medidas de Segurana com a Bateria


A bateria foi planejada para ser usada somente com este Laptop. A bateria substituvel e de responsabilidade do usurio. Somente tcnicos qualificados devem substitu-la. No desmonte a bateria. No jogue a bateria no fogo ou na gua. Para evitar riscos de incndio, queimaduras ou danos na sua bateria, no permita que objetos metlicos entrem em contato com a bateria. Manuseie cuidadosamente uma bateria que esteja vazando ou danificada. Se voc entrar em contato com o eletrlito, lave a rea exposta com gua e sabo. Se houve contato com os olhos, enxgue-os com gua por 15 minutos e procure um mdico. No recarregue a bateria se a temperatura ambiente exceder 40C (113F). Entre em contato com o revendedor local para substituir a bateria interna. No armazene a bateria em ambientes com temperaturas altas (acima de 60C, 140F).

Cuidados com a Bateria de Ltio / Bateria Interna:


Este equipamento contm uma bateria de ltio para acionar o sistema de circuito do relgio e do calendrio.

ATENO: Perigo de exploso se a bateria for recolocada incorretamente. Substitua-a somente por uma similar ou tipo equivalente recomendada pelo fabricante. Siga as instrues do fabricante para se desfazer da bateria gasta.

ATENO: Esta parte quente. Tome cuidado. Quando encontrar este smbolo, tome cuidado, pois este local pode ser muito quente.

Conhecendo o equipamento
Abrindo o Painel LCD Vista Frontal
9 10

CUIDADO: Para evitar danos tela: 1. No feche o painel com fora. 2. No coloque nenhum objeto sobre o equipamento quando ele estiver aberto ou fechado. 3. Verifique se o sistema est desligado ou no modo suspenso antes de fechar o painel. 4. Com o painel LCD aberto, voc ver vrias funes importantes para operar o seu Laptop.

1. Cmera Use esta cmera para qualquer aplicao de vdeo conferncia. 2. Display LCD O painel onde o contedo do sistema exibido. 3. Boto Liga/Desliga a. Para Ligar - Pressione por alguns segundos para ligar o sistema. b. Forar o desligamento somente se necessrio. Pressione e segure por pelo menos 4 segundos. c. Pressione brevemente para entrar no modo de suspenso. Pressione novamente para voltar ao modo normal.

Conhecendo o equipamento
4. Leds indicadores do estado operacional Luz vermelha acesa indica que o sistema est operando usando a bateria e a bateria est com carga baixa. Luz acesa indica que a bateria est sendo recarregada. Luz vermelha piscando indica que a carga da bateria est muito baixa. Luz azul acesa indica que a bateria est com carga completa e o adaptador AC est ligado. Luz azul acesa indica que a bateria est com a carga completa e o adptador AC est desligado. Quando o adaptador AC est desligado e a bateria atinge aproximadamente 85% de carga restante, o indicador fica aceso na cor vermelha. 5. Teclado O Teclado utilizado para inserir dados. 6. No utilizado neste modelo

Os Leds indicadores exibem o estado de operao do seu Laptop. Quando uma funo ativada, um Led se acender. A seo seguinte descreve os indicadores do sistema e funcionamento.

Indicadores do Sistema e Funcionamento


Smbolo Grfico Indicao

7. Touchpad O touchpad um dispositivo interno que possui as mesmas funes que um mouse comum. 8. Botes do Touchpad Trabalha do mesmo modo que os dois botes do mouse comum. OBSERVAO: O Touchpad tambm equipado com uma barra de rolagem para que voc possa trabalhar num documento grande. Barra de Rolagem: desliza o contedo de documentos pela tela, na vertical, tais como textos, desenhos ou imagens. usado frequentemente para mostrar grande quantidade de dados que no se poderia ver ao todo ao mesmo tempo. 9. Microfone interno a entrada para captao de som (microfone interno), onde o som do ambiente recebido durante gravaes e conferncias. 10. LED da cmera Acende quando a cmera est ativada.

Luz azul indica que o teclado numrico est ativo. Luz azul indica que a tecla que deixa os caracteres maisculos (caixa alta) foi acionada. Luz azul indica que o sistema est acessando a unidade de disco rgido. Luz azul indica que o modo WLAN est ativo. O Led da bateria manifesta seu estado do seguinte modo: Nenhuma luz indica que a bateria e o adaptador no esto instalados no seu sistema. Isto tambm indica que o sistema est desligado e o adaptador no est conectado.

Conhecendo o equipamento
Vista Lateral Esquerda Vista Lateral Direita

5 1 2 3 4 5

5 6 7

1. Tomada VGA. Para conexo de um monitor externo. 2. Tomada de sada HDMI Ligue nessa tomada, via cabo HDMI (no fornecido), a entrada de um equipamento com tomada HDMI para reproduzir udio e vdeo digitais sem compresso. Dessa forma, voc poder obter imagem de alta qualidade. 3. Porta USB 2.0 (x1) Esta porta est em conformidade com os padres mais recentes do USB 2.0 Plugar e Usar. 4. Grade de Ventilao A grade de ventilao onde o ar trocado para dispersar o calor interno. No bloqueie as reas de ventilao. 5. Abertura para colocao de leitor de carto Coloque o carto de memria MMC/SD (no fornecido) antes de instalar a bateria.

1. Grade de Ventilao A grade de ventilao onde o ar trocado para dispersar o calor interno. No bloqueie as reas de ventilao. 2. Entradas para fones de ouvido estreo A entrada do fone de ouvido (dimetro 3.5 mm) o local onde voc deve conectar o fone de ouvido ou os alto-falantes externos. 3. Entrada para microfone A entrada do microfone (dimetro 3.5 mm) o local para se conectar o microfone externo (no fornecido). 4. Porta USB 2.0 (x1) Esta porta est em conformidade com os padres mais recentes do USB 2.0 Plugar e Usar. 5. Leds indicadores do estado operacional

J explicado na pgina 8.
6. Ethernet / LAN Port Utilize um cabo UTP (no fornecido) para realizar esta conexo de modo a permitir acesso rede local. 7. Entrada do conector de energia (DC-in) O pino de sada do Adaptador AC conectado aqui e tem a funo de alimentar a unidade.

Conhecendo o equipamento
Vista inferior Iniciando
Conectando o Adaptador AC
O Adaptador AC fornecido para alimentar o equipamento na rede eltrica e tambm para recarregar a bateria do equipamento.

1. Alto-falantes internos Os alto-falantes internos produzem som estreo. 2. Compartimento da Bateria Este compartimento contm a bateria do seu sistema. 3. Trava da bateria (travar/destravar) Deslize-a para travar ou destravar o compartimento da bateria. Esta chave bastante rgida para evitar que a bateria se solte do equipamento aps sofrer uma queda.

IMPORTANTE Utilize somente o adaptador fornecido com o produto.

PERIGO: No use um adaptador diferente a no ser o original. Desta forma, voc estar evitando o risco de danos ao seu equipamento. Sempre que possvel, mantenha o Adaptador AC conectado ao Laptop Educacional e a uma tomada eltrica de modo a permitir a carga da bateria. CUIDADO: Nunca desligue ou reinicie seu Equipamento enquanto ele estiver acessando o disco rgido; isto poder causar a perda ou mesmo a destruio das informaes contidas nele. Aguarde pelo menos 5 segundos depois de desligar o Equipamento para lig-lo novamente. Ligar e desligar em sucesso rpida pode danificar o circuito eltrico do seu Equipamento.

10

Operao
Como instalar / Remover a bateria

11

Operao
Trabalhando com a Energia da Bateria
O Laptop Educacional vem com bateria recarregvel permitindo sua utilizao sem energia vinda de uma fonte externa. PERIGO H perigo de exploso se a bateria for substituda incorretamente. Substitua a bateria somente por um tipo similar ou equivalente recomendado pelo fabricante. Descarte as baterias usadas de acordo com as instrues do fabricante ou leis locais. O Laptop Educacional usa bateria de ltio que fornece energia quando voc no tem acesso a uma tomada de rede eltrica. OBSERVAO: A bateria deve ser recarregada no mnimo seis horas antes de us-la pela primeira vez. No modo de espera / suspender, uma bateria 100% carregada perde a carga em aproximadamente meio dia ou menos. A bateria se descarregar em um ou dois meses se no for usada. Aviso de nvel baixo da bateria 1. Aviso de bateria com carga baixa A condio de bateria com carga baixa ocorre quando a energia da bateria reduzida para 10%. O indicador de bateria piscando na cor vermelha indica bateria baixa. Nesta situao um beep soar a cada 16 segundos. 2. Aviso de Bateria com carga muito baixa A carga da bateria est muito baixa quando apresenta menos de 5% de carga. O cone de Bateria pisca na cor vermelha e emite um beep a cada 4 segundos. Quando o Laptop Educacional avisa que a bateria est muito baixa, voc tem de 3 a 5 minutos para salvar seu trabalho e desligar o sistema, ou conectar a alimentao via rede eltrica. AVISO: No exponha a bateria a temperaturas abaixo de zero grau Celsius (32 F) ou acima de 60 Celsius (140 F). Tal procedimento poder prejudic-la.

12

Operao
Carga da Bateria e tempo de carregamento
Para carregar a bateria, conecte o Adaptador AC no Laptop Educacional e depois conecte na tomada eltrica. Uma bateria totalmente descarregada levar aproximadamente duas horas para chegar a uma capacidade de 90%, e aproximadamente trs horas para chegar a uma capacidade de 100% se o Laptop Educacional estiver desligado. O tempo estimado para recarregar a bateria ao nvel 100% quando o Laptop Educacional est ligado de 5 horas aproximadamente. Quando a bateria est completamente carregada, o indicador de carga da bateria fica aceso na cor azul com o adaptador e na cor vermelha sem o adaptador. OBSERVAO Se o sistema estiver executando programas pesados ou estiver num ambiente de temperatura alta, possvel que a bateria no fique completamente carregada. preciso continuar a carreg-la com o Adaptador AC ligado at que o LED indicador de carregamento da bateria fique aceso na cor azul. O sistema no recarregar a bateria se a temperatura ultrapassar 40 Celsius. Conferindo o nvel da Bateria possvel conferir o nvel restante da bateria indo at o Indicador de Status da Bateria localizado no sistema operacional. Prolongando a Vida da Bateria e Perodos de Uso H meios para prolongar a vida til da bateria. Use o Adaptador AC sempre que tiver uma tomada de energia eltrica disponvel. Isto garantir um trabalho sem interrupes no equipamento. Guarde a bateria em local com temperatura ambiente. Temperaturas mais altas descarregam a bateria rapidamente. Faa bom uso da funo de gerenciamento de energia. Hibernar (salvar no disco) poupa muito mais energia pois a condio atual de uso do equipamento armazenada no disco rgido. O tempo de vida til da bateria de aproximadamente 300 recargas. Use a tecla fn+f7 para diminuir o brilho da tela (Windows). Modo Espera/Suspender O sistema entra automaticamente neste modo depois de um perodo de inatividade, conforme a configurao escolhida na caixa de dilogo Gerenciamento de Energia. No Modo de Espera (Standby), dispositivos tipo hardware, por exemplo, o painel de LCD e o disco rgido so desligados para poupar energia. Modo Hibernar Neste modo, todas as informaes do sistema so salvas no disco rgido antes do desligamento. Quando este modo ativado, todo o contedo e a posio de uso atual do equipamento so salvos na unidade de disco rgido depois de um perodo de inatividade definido pelo usurio. Desta maneira nenhuma energia ou muito pouca energia extrada da bateria. Entretanto, o tempo necessrio que o sistema requer para restaurar todo o seu contedo anterior pode variar de cinco a vinte segundos, dependendo da quantidade de RAM (memria) instalada no seu equipamento. Para ativar o modo Suspender, pressione a tecla fn + f2. Para voltar condio normal, pressione o boto Liga/Desliga ( ) e aguarde at que a tela de abertura aparea.

13

Operao
Utilizando o Laptop Educacional
Cuidados com o display de LCD As telas de LCD so delicadas e precisam de manuseio cuidadoso. Preste ateno s seguintes precaues: Quando voc no estiver usando o equipamento, feche-o para no expor a tela LCD poeira. Se voc precisar limpar a tela de LCD, use um pano macio. Limpe a superfcie da tela de LCD delicadamente. No coloque seus dedos ou objetos pontiagudos diretamente na superfcie e nunca borrife produtos de limpeza diretamente na tela. No force ou coloque objetos sobre o equipamento quando ele estiver fechado. Isto poder quebrar a tela.

Touchpad
O Touchpad um painel eletrnico retangular localizado exatamente abaixo do teclado. Voc pode utiliz-lo movendo seu dedo sobre ele para mudar a posio do cursor. Voc pode usar os botes logo abaixo para proceder s mesmas operaes efetuadas com os botes esquerdo/direito de um mouse comum.

Cuidados com o Touchpad O Touchpad um dispositivo sensvel ao toque. Anote os seguintes cuidados: No permita que o Touchpad entre em contato com sujeira, lquidos ou graxa. No toque na rea sensvel com os dedos sujos. No coloque objetos pesados na rea sensvel do Touchpad ou sobre os botes.

14

Operao
Teclas de atalho
Teclas a serem pressionadas Descrio da funo

WLAN. Liga e desliga o mdulo Wireless. Ativa o modo de suspenso. Silencia o volume do sistema.

Diminui o volume dos alto-falantes.


+

Aumenta o volume dos alto-falantes.


+

Modo LCD/CRT. Muda a modalidade do display na seguinte seqencia: somente a tela do netbook = somente a tela externa = tela do netbook e tela externa simultaneamente. Diminui o brilho da tela.

Aumenta o brilho da tela.

15

Gerais
Resolvendo Problemas
Somente adultos devem realizar as operaes referentes Soluo de Problemas. Antes de ser liberado pela fbrica, seu equipamento foi submetido a um teste completo e est em conformidade com as especificaes. Entretanto, operaes incorretas e/ou manejo errneo podem causar problemas. Este captulo funciona como uma referncia para identificar e corrigir problemas comuns de hardware e software que talvez ocorram no seu equipamento. Quando se deparar com um problema, primeiro tente reler as recomendaes neste captulo. Ao invs de mandar de volta o Laptop Educacional e esperar pelo seu conserto, talvez voc possa resolver o problema facilmente levando em considerao as seguintes situaes e solues possveis. Se o erro persistir, entre em contato com o seu revendedor para obter mais informaes. Antes de tomar qualquer medida, considere as seguintes sugestes: Verifique se o problema persiste quando todos os dispositivos perifricos foram removidos. Verifique se o cabo de alimentao est conectado corretamente na tomada da rede eltrica e no equipamento. Verifique se o boto liga/desliga do equipamento est na posio Ligado. Verifique se o teclado est funcionando, apertando e segurando uma tecla. Verifique se no h nenhum cabo solto ou uma conexo errada. Certifique-se que as travas dos conectores esto realmente bem travadas no lado do receptor. Confira se todos os drivers dos dispositivos esto instalados corretamente. Por exemplo, o alto-falante e o microfone no funcionaro se o driver de udio for instalado incorretamente. Se dispositivos perifricos tais como, cmera, USB, escaner ou impressora no funcionarem corretamente quando conectados ao sistema, geralmente um problema do prprio dispositivo. Consulte em primeiro lugar o fabricante do dispositivo. Problemas de udio No h sada de som O controle do volume de som est configurado para o mnimo no software do sistema operacional, ou est no modo Mudo. Clique duas vezes no cone alto-falante no canto inferior direito da barra de tarefas para ver se o alto-falante est no modo Mudo ou est no Mnimo. A maioria dos problemas de udio est relacionada com o software. Se o seu equipamento trabalhava bem antes, provvel que o software tenha sido configurado incorretamente. O Som no pode ser gravado Clique duas vezes no cone alto-falante no canto direito inferior da barra de tarefas para ver se o microfone est no modo Mudo. Problemas com o Disco Rgido O Disco Rgido no funciona ou no reconhecido. Se voc acabou de fazer um upgrade do disco rgido, verifique se o conector do mesmo no est solto e que o drive do disco rgido est colocado corretamente. Remova-o e volte a coloclo firmemente, depois reinicie seu Laptop. (Veja a seo Iniciando, na pgina 10.) O novo HDD (disco rgido) pode necessitar particionamento e formatao. O sistema operacional (OS) e drivers tero que ser reinstalados tambm. Verifique o LED do disco rgido. Quando voc acessa um arquivo, o led (indicador luminoso) deve acender por um instante.

16

Gerais
O HDD novo pode estar com defeito ou no ser compatvel. Se o seu equipamento foi exposto eletricidade esttica ou choque fsico, existe a possibilidade de danos no disco. O Disco Rgido est fazendo barulho anormal Voc dever fazer um backup de seus arquivos o mais rpido possvel. Verifique se a origem do barulho anormal realmente do disco rgido e no do ventilador ou de outros dispositivos. O Disco Rgido chegou sua capacidade mxima Mova todas as pastas de arquivo ou programas que no estejam sendo mais usadas para outro meio de armazenamento ou desinstale os programas desnecessrios. H muitos browsers que armazenam os arquivos na unidade de disco rgido sob a forma de cache para acelerar o desempenho. Verifique no programa de ajuda on-line para obter mais informaes sobre como diminuir o tamanho do cache ou como remover arquivos temporrios da Internet. O Disco Rgido demora mais para ler um arquivo Processos interrompidos ou problemas com outros dispositivos de hardware podem ter ocupado o processador e, portanto, diminudo a velocidade de desempenho do sistema. Problemas de Exibio No aparece nada na tela quando o sistema ligado Verifique se o equipamento no est no Modo de Espera (Standby) ou no Modo Suspender (Hibernar). A tela de exibio desligada para poupar energia nos modos descritos acima. No se consegue ler corretamente o que est na tela A resoluo da tela deve ser configurada em torno de 1024x600 para uma visualizao otimizada. A tela fica piscando normal a tela piscar por alguns segundos ao ligar ou desligar o equipamento. Problemas com o teclado e o touchpad O Touchpad integrado funciona de maneira irregular Certifique-se de que suas mos no esto midas ou suadas quando tocar no Touchpad. Mantenha a superfcie do Touchpad limpa e seca. No descanse a palma da sua mo ou o punho na superfcie do Touchpad enquanto estiver digitando ou usando o Touchpad. O Teclado Integrado no aceita nenhuma entrada de dados Se um teclado externo estiver conectado ao sistema, o teclado integrado talvez no funcione. Tente reiniciar o sistema. Os caracteres na tela se repetem ao digitar Talvez voc esteja pressionando as teclas alm do necessrio ao digitar. Mantenha o teclado limpo. Poeira e sujeira na parte inferior das teclas poderiam faz-las colarem. (prenderem). Problemas de Memria Na tela de inicializao no aparece a indicao de aumento de capacidade de memria quando voc j instalou memria adicional. Algumas marcas de mdulos de memria talvez no sejam compatveis com seu sistema. Solicite do seu fornecedor uma lista de DIMM compatvel. O mdulo de memria pode estar com defeito.

17

Gerais
O Sistema Operacional emite uma mensagem de erro Memria Insuficiente durante uma operao Geralmente isto um problema relacionado ao software ou ao Sistema de Operao. Talvez um programa esteja esgotando os recursos da memria. Feche os programas de aplicao que voc no est usando e reinicie o sistema. preciso instalar um mdulo de memria adicional. Adaptador de Rede / Problemas com o Ethernet O Adaptador Ethernet no funciona Verifique se as conexes fsicas dos dois lados do cabo esto perfeitas. O hub de rede ou o concentrador podem no estar funcionando corretamente. Verifique se outros terminais conectados ao mesmo hub de rede ou concentrador esto funcionando. O Adaptador Ethernet parece no operar no Modo de Transmisso 100mbps Certifique-se de que o hub de rede que voc est usando suporta uma operao de 100mbps Verifique se o cabo RJ-45 est de acordo com as exigncias do 100Base-TX Verifique se o cabo Ethernet est conectado na tomada que sustenta o modo 100Base-TX. O hub de rede pode possuir ambas as tomadas: 10Base-TX e 100Base-T. Problemas de Funcionamento O equipamento parece estar quente Num meio ambiente de 35C, certas reas na parte posterior do equipamento podem alcanar 50. No bloqueie as sadas de ar. Se o ventilador parece no estar funcionando em temperaturas altas (50 ou mais), entre em contato com a assistncia tcnica. O telefone encontra-se na contra capa deste manual. Alguns programas que requerem processamento intensivo podem aumentar a temperatura do equipamento a um nvel onde o prprio equipamento automaticamente reduz o passo do Clock da CPU para se proteger contra o excesso de calor. O programa aparenta estar parado ou executa muito lentamente. Reinicie o equipamento. Isto talvez seja normal quando o mesmo est processando outros programas, ou quando o sistema est acessando dispositivos de velocidade baixa, por exemplo, o drive do floppy disc. Talvez voc esteja executando um nmero muito grande de aplicaes. Tente fechar algumas aplicaes ou aumente o sistema de memria para melhorar o desempenho. Talvez o processador tenha esquentado demais devido incapacidade do sistema em regular a temperatura interna do equipamento. Verifique se as reas de ventilao esto bloqueadas. Problemas com o USB2.0 O Dispositivo USB no funciona Verifique se o cabo est conectado corretamente. Certifique-se que voc instalou os drivers necessrios do dispositivo. Entre em contato com o vendedor do dispositivo para informaes adicionais.

18

Gerais
Especificaes Tcnicas
CPU processador Intel ATOM N2600, 1.6GHz 1M L2 Cache Memria DDR3 So-DIMM DRAM mdulo 2 GB So-DIMM 204-pinos (soquete) Core Logic IntelNM10 Express Chipset Audio Codec Realtek udio Integrado Azalia Analog 2.1 Controlador LAN Suporta 10 e 100Mb/s (Operao Full e Half Duplex). LAN sem fio Formato do Mini-Carto Wi-Fi 802.11 b/g/n Teclado Teclado integrado ABNT 2 (85 teclas) Resistente derramamento de lquido Dispositivo Apontador Touchpad PS/2 com boto de clicar direito e esquerdo e barra de rolagem. Cmera (opcional) Interface USB2.0 30fps @ 1280x1024, 1.3M Suporta Driver/AP do Windows Armazenagem 2.5 HDD Single-HDD para suporte 2.5 9,5 mm SATA Suporta SATA 2.0 Suporta 5400 rpm 320 GB LCD 10.1 com resoluo de 1024 x 600 Bateria 6 clulas 3S2P Adaptador AC Comutao automtica Tenso de entrada de 100 a 240VAC, 50/60Hz , 40 Watts 19V/40W Cabo de conexo de 2 pinos BIOS Suporte PnP & ACPI 2.0 Sistema Operacional Windows Descrio Fsica Dimenses aproximadas em mm: (L) 268 x (A) 34 x (P) 237 (com ala) Peso com bateria: 1,54 kg EMC CE FCC CCC RF FCC/R&TTE Segurana UL / CB

19

Termo de garantia
O fabricante, por este certificado de Garantia, compromete-se a prestar assistncia tcnica a este produto nos termos da legislao pertinente e nos limites aqui estabelecidos: 1. O Fabricante assegura ao comprador-consumidor deste Equipamento, a Garantia de 24 (vinte e quatro) meses contados a partir da data de entrega constante do Termo de Recebimento do Equipamento. Entende-se por Garantia, o perodo em que o Fabricante compromete-se a manter os Equipamentos em funcionamento, com assistncia tcnica do tipo on-site; ou seja, os Equipamentos sero reparados nos locais da instalao. O Fabricante prov estrutura de Central de Atendimento, gratuita, por meio de linha telefnica 0800, para o acionamento da Garantia: Funcionamento em dias teis, das 9h00min s 18h00min; No caso de substituio de Equipamento defeituoso, o Fabricante dever atentar para os seguintes critrios: - faz-lo por modelo igual ou superior ao ofertado; - em havendo substituio por soluo superior, o Fabricante dever se responsabilizar pela integrao dos Equipamentos, no que se refere ao hardware e software, com os entregues anteriormente; - o nus pela substituio caber ao Fabricante. 2. O perodo de 24 (vinte e quatro meses) de Garantia composto de: * Garantia Legal de 90 dias, atendendo ao cdigo do consumidor. * Garantia Adicional de 640 dias. 3. imprescindvel, para o atendimento gratuito, que o Equipamento esteja dentro do prazo estipulado acima, e o nmero de srie do Equipamento corresponda obrigatoriamente ao nmero de srie constante deste Certificado. 4. O posto autorizado poder, quando necessrio, substituir as peas defeituosas por peas idnticas ou similares, sempre mantendo e privilegiando a equivalncia de qualidade e desempenho do Equipamento. As peas retiradas do Equipamento durante os reparos realizados na condio de garantia sero de propriedade do Fabricante. 5. Quanto aos programas (softwares): * Os programas (softwares) fornecidos juntamente com o Equipamento, j esto instalados em seu computador e, portanto, no necessrio efetuar outra instalao. * Se houver necessidade de reinstalar o Sistema Operacional Original, dever procurar a Coordenadoria Regional de Educao - CRE, que o rgo que possui os recursos necessrios para executar essa tarefa. * Importante: Faa periodicamente backup (cpia de segurana) dos seus dados e arquivos pessoais, pois o Fabricante no se responsabiliza por danos e prejuzos causados por perda de informaes decorrentes de falha nos dispositivos de armazenamento do Equipamento coberto por esta garantia. 6. Fica automaticamente cancelada a Garantia na ocorrncia dos seguintes eventos: * Alterao das condies originais do produto. 20

Termo de garantia
* Instalao e utilizao imprpria ou inadequada do Equipamento, de acordo com os procedimentos descritos no Manual de Instrues que acompanha o Equipamento. * M utilizao ou desconfigurao proposital ou acidental dos softwares que acompanham o Equipamento, que demandem a reinstalao dos mesmos. * Instalao de softwares e programas especficos que alterem a configurao original do Equipamento. * Danos decorrentes de m utilizao do software. * Danos provocados por queda, batida, descarga eltrica, inundao, desabamento, fogo, descuido no manuseio e presena de lquido no interior do Equipamento. * Danos causados por enchente, terremoto, maresia, raio, vendaval e insetos. * Danos decorrentes de desgaste natural. * Danos provocados por umidade, exposio excessiva a luz solar e salinidade. * Por ter sido ligado a rede eltrica imprpria ou sujeita a flutuaes excessivas de tenso. * Instalao por parte do usurio ou de empresas ou pessoas no credenciadas pelo Fabricante, de dispositivos, peas, produtos e acessrios que impeam o perfeito funcionamento do Equipamento. * Infeco causada pela introduo de vrus, mesmo que ela tenha ocorrido acidentalmente e sem o conhecimento do usurio. * Sinais de violaes externas e rompimento dos lacres do Equipamento. * Interveno ou conserto realizado por pessoas ou empresas no credenciadas pelo Fabricante. * Se a etiqueta que contm o nmero de srie do produto que 21 est fixada no aparelho estiver adulterada, rasurada ou se foi removida. * No esto cobertos pela garantia (nus do consumidor): Servios de instalao, limpeza e orientaes de uso. * A presente Garantia limita-se somente ao reparo do defeito apresentado ou substituio da pea defeituosa. * Nenhuma outra Garantia, implcita ou explcita, dada ao Equipamento. * O Fabricante no se responsabiliza por qualquer dano, perda, inconvenincia ou prejuzo direto ou indireto que possa advir de uso ou inabilidade de se usarem os Equipamentos cobertos por esta Garantia. 7. Havendo dvida, consulte a Central de Atendimento ao Consumidor. De Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 09h:00min s 18h:00min, pelo telefone:

0800-727-5665

Anotaes

22

Anotaes

23

SAC

Servio de Atendimento ao Consumidor

De segunda-feira a sexta-feira, das 9:00h s 18:00h, pelo telefone:

0800-727-5665

INDSTRIA BRASILEIRA

1.06.73400.01

You might also like