You are on page 1of 18

C

ontribuies da Semitica de Peirce para os estudos da narrativa

Licia Soares de Souza 1


Proposta de utilizao da semitica peirceana, com seu princpio ternrio de constituio do signo, para a composio de uma teoria narrativa que vise, inicialmente, o personagem romanesco como um tipo de signo particular que se transforma em figuras narrativas imbudas de vises de mundo determinadas. Esta visada sgnica deve tambm configurar um modelo de personagem hbrido e mestio, como vem sendo delineado nas teorias da psmodernidade e da ps-colonizao.

Resumo:

Palavras-chave: Peirce, interpretante,personagem, ator, actante, hbrido, ps-modernidade

Universidade do Estado da Bahia

2 Em O que Semitica (1983), Lcia Santaella apresenta uma biografia de Peirce e os princpios bsicos dessa Semitica. Ele deixou para a posteridade 80000 manuscritos e 12000 pginas publicadas em vida.

De acordo com Santaella 2 , a Semitica peirceana uma filosofia cientfica da linguagem, em lugar de ser uma cincia a mais. Esta filosofia representa o dilogo de um s homem com 25 sculos de tradio filosfica ocidental. Peirce foi contemporneo de Saussure, embora os dois no tenham se conhecido. Gerard Deledalle ( 1979 ) um dos estudiosos de Peirce que traa um paralelo entre os dois enfoques, ressaltando que o semioticista estado-unidense no aceita o psicologismo, to central em Saussure, que une a imagem acstica a um conceito. A idia, em Peirce, um fenmeno ou faneron, sendo tudo o que , de qualquer maneira, em qualquer sentido, presente na mente, que corresponda ou no a qualquer coisa do real. Sua fenomenologia batizada de faneroscopia e no aceita que a manifestao dos signos entretenham relaes com os fatos fisiolgicos ou cerebrais. Isso no quer dizer que os fenmenos sgnicos no tenham uma origem psquica, mas essa origem no intervm em sua natureza lgica, assim como com os nmeros cuja natureza lgica no se modifica pelo fato de serem pensados por uma mente humana.

Como a Semitica de Peirce no psicologisante e recusa o sujeito do discurso ( crtica a Descartes ), ela fundamentalmente social, diz Deledalle. Peirce sempre defendeu a natureza social do signo, no opondo, como o faz Saussure Lngua/Fala, mas eliminando simplesmente o sujeito do discurso. O eu que fala o lugar de comunicao dos interpretantes em situao, e toda situao social. Esta recusa de um subjetivismo isolado aproxima Peirce de Bakhtine. Assim, j podemos resumir as trs propostas de Peirce, que retiramos do semioticista quebequense Jean Fisette (1990): 1. O pensamento de Peirce ternrio. O imaginrio de Saussure e de Hjelmslev e o pensamento cartesiano se baseiam nos princpios aristotlicos da nocontradio e do terceiro excludo. Peirce se inscreve nas correntes dialticas que aceitam o terceiro includo. 2. O signo imaginado por Peirce est em movimento constante. Na tradio saussureana, o signo uma unidade fixada em diversas relaes, principalmente na da diferena. Em Peirce, o signo pertence a uma srie de cdigos que esto sempre se transformando. 3. O pensamento no est em ns; pelo contrrio, ns estamos no pensamento. Em Peirce, a semitica no um quadro aplicado realidade. Ela d conta de um processo de aquisio de saberes. E se o saber pensado como uma eterna pesquisa, a noo de falibilidade se instaura no seio da semitica peirceana. O que se destaca nestas trs caractersticas de Peirce que, primeiramente, o movimento rege as relaes dos signos. O signo no tem um lugar fixo e estvel em uma estrutura. Assim, em lugar de projetarmos uma lgica espacial de controle de um dado territrio onde os signos so encontrados bem alojados (crtica semiologia saussureana) , passamos a perceber um fluxo temporal onde se inscreve o processo de aprendizagem de novos saberes.

As categorias fenomenolgicas ( faneroscpicas )

O termo faneroscopia define uma epistemologia de ordem fenomenolgica (feno em grego o que percebido pelos sentidos e fnero o que brilha ). Categoria um modo de ser lgico das coisas, reais ou no. A semitica de Peirce tem por objeto a investigao de todas as linguagens possveis e, nesse sentido, ela lana base para o exame de modos de constituio de todo e qualquer fenmeno, como fenmeno de produo de sentido. Os fenmenos aparecem conscincia, segundo trs modos categoriais (qualidade, existncia e lei) que no so entidades mentais, mas modos de operao do pensamento- signo que se processam na mente. A primeiridade (Fitness). a categoria da possibilidade qualitativa, a qualidade sensvel das coisas. o domnio do virtual. Um sentimento aparece sem relao com outras coisas; a qualidade absoluta de uma cor, por exemplo, a branquido, a azulidade, sem remeter a outros sentimentos. Nesse caso, o primeiro um signo presente e imediato, de modo que no entra em relao com outro, e no segundo para uma representao. Ele iniciante, original, fresco e livre, porque se ele envelhecer j se secundariza. Ele no pode ser pensado, nem afirmado, porque afirm-lo tambm secundarizlo, pois as afirmaes pressupem uma negao de alguma coisa. A secundidade ( Secondness). a categoria da existncia, o domnio do fato atual.

Se a qualidade uma parte do fenmeno quando ela se incorpora e passa a existir em algum lugar, em relao a alguma coisa, ela entra na categoria da secundidade. No momento em que se identifica o sentimento relacionandoo a algum fato, ele se torna segundo, singular e passa a existir. A secundidade a categoria do reagir e interagir, o plano da interao dialgica. A terceiridade ( Thirtness ) a categoria da lei, o domnio da legislao A terceiridade aproxima o primeiro e o segundo numa sntese explicativa. Ela corresponde ao pensamento em signos, no momento em que se interpreta as relaes estabelecidas entre os signos. O terceiro um signo mediador entre o intrprete e os fenmenos, o signo que traduz um objeto de percepo em um julgamento de percepo. Por isso, ele um legislador.

Definio de signo

3 O tringulo bem conhecido de Ogden e Richards ( 1923) representa uma relao entre dois termos, o signo e um referente, tendo perpetuado a idia de que o significado de um termo tem uma relao estreita com a coisa a que o termo se refere, contrariamente ao tringulo de Peirce ( Vide Eco, 1972, 59) 4 Charles Morris se baseia em Peirce e compe um modelo tridico do signo em trs dimenses sinttica,semntica e pragmtica. Mas Morris quis desenvolver uma cincia dos signos com uma base biolgica e dentro da estrutura da cincia do comportamento. ( Vide Nth, 1996, 184)

Todos sabem que existe uma quantidade de definies de signo espalhadas nos textos de Peirce. Em uma correspondncia com Lady Welby, Peirce apresenta uma definio simples que tem sido bastante utilizada pela clareza do propsito: (...) something knowing which we know something else (8.332), (apud Fisette, ibid., 9) Esta definio significa que o signo um dado de conscincia conduzindo, pelo fato de existir como objeto de saber, a um mais, a uma aquisio, a um saber suplementar. E a significao um processo dinmico em movimento que Peirce chama de semiose ilimitada. Logo, o signo uma coisa que representa uma outra coisa, seu objeto. Ele representa seu objeto para um intrprete, e produz na mente desse intrprete alguma outra coisa que est relacionada ao objeto, mas pela mediao do signo. O signo que entra numa verdadeira relao tridica de significao chamado de representamen. a face do signo imediatamente perceptvel e faz parte da primeiridade. O objeto 3 uma forma de representao do referente. Faz parte da secundidade, da experincia existencial, a o qu o interpretante envia o signo em um processo de semiose 4 . O interpretante o signo mediador do pensamento, um terceiro, que permite relacionar o signo apresentado ao objeto que ele representa. Os elos entre estes trs tipos de signo so representados em um diagrama:

R, o representamen um signo primeiro. Ele no remete diretamente ao objeto representado que um segundo. Para represent-lo, ele precisa da mediao do signo do pensamento, o interpretante que um terceiro. Logo, no existe uma relao estreita entre signo e objeto; o signo s representa um objeto via interpretante que pode tambm se tornar um outro representamen que convoca outro interpretante que o levar a outro objeto e assim por diante.

A est o princpio da semiose ilimitada que se torna possvel pelo fluxo temporal dos interpretantes. o processo da interpretncia que nos permite captar um processo de significao como um todo.

As tricotomias

A partir dessa diviso lgica do signo, Peirce estabeleceu uma rede de classificaes sempre tridicas (trs a trs) dos tipos possveis de signo. Dentre vrias tricotomias, existe o quadro de nove tipos de signos, que se tornou a mais conhecida.
Quadro I- As tricotomias fundamentais do signo O signo em relao a: Si mesmo (representamen) Objeto Interpretante Primeiridade Qualisigno 1.1 cone 2.1 Rema 3.1 Secundidade Sinsigno 1.2 ndice 2.2 Dicisigno ou Dicent 3.2 Terceiridade Legisigno 1.3 Smbolo 2.3 Argumento 3.3

5 Esta semelhana no perfeita, nem uma cpia conforme, como muitos pretendem. Ela permite certos comportamentos comuns entre o signo e o objeto do signo, mediatizados pelos outros tipos de signos do quadro e pelos trs tipos de interpretante.

Observe-se que a indicao das trs categorias na vertical e na horizontal segue os caracteres lgicos do 1, 2 e 3. Por exemplo, o ndice se encontra na posio 2.2, uma dupla secundidade, pois ele o segundo em relao ao objeto e segundo na relao tridica R-O-I. Mas, para entendermos melhor essa dinmica das tricotomias, vejamos a descrio de cada signo: 1. Qualisigno. Uma qualidade que um signo. Esta qualidade no depende do fato que ela se encarne ou no em um objeto concreto. Ex: o branco uma qualidade mesmo se no existe objetos brancos. 2. Sinsigno. Coisa ou acontecimento existindo realmente que um signo. O prefixo sin a primeira slaba de singular, logo trata-se de um signo singular. Quando uma qualidade, o branco por exemplo, percebido em um objeto determinado. 3. Legisigno. Uma lei que um signo. Ex: o termo palavra quando diz que caderno uma palavra. um tipo geral que se manifesta e se realiza em uma existncia individual O signo em relao ao objeto: 1. cone. Signo de um possvel. Em virtude de qualidades prprias, se assemelha 5 ao objeto que ele representa. 2. ndice. Signo que remete ao objeto em razo de uma relao direta de contigidade, O cone est ligado ao objeto pela semelhana, o ndice o pela relao ativa de indicao. 3. Smbolo. Signo que remte a seu objeto em virtude de uma conveno, lei ou associao de idias gerais. Ele contm um ou vrios ndices. O signo em relao ao interpretante: 1. Rema. Signo de possibilidade qualitativa; termo ou funo proposicional que representa uma espcie de objeto possvel. 2. Dicisigno ou Dicent. o signo de uma existncia real, uma proposio envolvendo um rema. 3. Argumento. Signo de uma lei. A expresso abreviada de um signo completo: o legisigno simblico argumental. O argumento contm os dicisignos e a expresso de todo sistema comportando regras. Este modelo permite gerar uma tipologia dos signos divididos segundo as formas faneroscpicas. Percebe-se, nessa breve exposio, a profunda interdependncia entre os diferentes tipos de signo; cada momento ligado organicamente aos dois outros e conduz a uma compreenso da semiose como processo de representao, interpretao e produo de sentido.

6 Vide Souza ( 2003), Televiso e cultura : anlise semitica da fico seriada.

Vide Grard Deledalle ( 1979 )

Prestemos ateno terceira categoria tanto na vertical ( legisigno, smbolo, argumento), como na horizontal ( rema, dicisigno, argumento ), que o campo das leis e dos hbitos. Na horizontal, so os trs termos da interpretncia que entra em um processo social, pois engloba as produes coletivas da comunidade de sujeitos intrpretes. Ela governa a vida do esprito pelo princpio da continuidade. Esta continuidade, que pressupe a traduo do signo em um ou vrios outros, sublinha o carter mltiplo das interpretaes. Melhor: a partir das percepes imediatas, se produz uma percepo mediata, e inferencial das relaes que presidem produo dos signos. Ns propusemos dois estudos sobre a narrativa baseados na fanesroscopia. O primeiro relativo insero dos anncios publicitrios nas telenovelas, tentando formular um modelo narrativo, atravessado de enunciaes de tipo verbal e visual, ancorado no desenvolvimento das categorias sgnicas. O segundo concerne igualmente a busca de um modelo narrativo nas telenovelas capaz de mostrar o dinamismo sgnico de vrios argumentos narrativos que se enquadram e se encaixam nas longas tramas teleromanescas 6 . Voltaremos a falar da narrativa, de acordo com a faneroscopia, mais adiante. Lembremos nesse momento que a teoria peirceana pode tambm conduzir a estudos lingsticos capazes de acompanhar a evoluo de qualisignos, sinsignos e legisignos em um contexto social determinado e em suas relaes com o cone, ndice e smbolo 7 . O cone uma imagem de objeto, mas no necessariamente visual, o que uma particularidade dessa semitica. Uma palavra, como legisigno, e tornando-se rema para entrar na lgica proposicional, tambm tem relao com o objeto sendo assim um cone dentro do contexto argumentativo em que aparece. A vantagem da semitica reside assim no fato de que o verbal pode ser visualizado e o visual verbalizado, dentro de uma lgica argumentativa que no emana necessariamente dos estudos lingsticos carter didico e centralizado apenas nas manifestaes da lngua.

Semiose de signos textuais

8 Este conjunto, ns descrevemos seguindo o quadrado de comunicao de Pierre Schaeffer ( 1970): Ma, meios autorizados, o poder de uma instituio miditica, Mp, meio dos produtores, os artfices das mensagens, A, o autor, P, o pblico. E no meio deles, o M, o mediador, que se modifica a depender da mensagem. Na telenovela, M o personagem, no telejornal M o jornalista que est em regime de discurso, distncia prxima e olhar no olhar.

Trabalhando com a insero da publicidade e da propaganda nas telenovelas (SOUZA, 1994), observamos a construo dos personagens como signos mediadores dos argumentos narrativos e dos argumentos propagandsticos. A interseco das aes dos dois regimes mimticos surgia como ponto de emergncia das regras de um estilo de vida. O personagem torna-se mediador fictcio de um conjunto de homens multimdia 8 e mediador textual de mensagens heterogneas. Seria ento preciso uma teoria do signo que revelasse as condies reais de sua ao no contexto de produo/recepo onde ele produzido. A noo de interpretncia nos permite mostrar como os elementos narrativos e comunicacionais se combinam na semiose geral do signo. Ela indica as vias do estabelecimento dos hbitos que determinam as regularidades do pensamento, da significao e da ao. Inscrevemos ento o ator narrativo como lugar de emergncia das relaes proposicionais funcionando como os ndices de dois sistemas simblicos presentes na ao telenovela/publicidade. A teoria peirceana ainda no foi explorada como um potencial sgnico para uma teoria narrativa. Precisamos assim formular algumas correspondncias fundamentais de conceitos clssicos da narratologia com a diligncia de Peirce. Com

o conceito de diacronia, pudemos postular uma correspondncia preliminar, no que concerne considerao do fluxo temporal permitindo o deslocamento e a modificao dos signos; esta correspondncia podia ser estendida aos conceitos de intertextualidade e interdiscurso que, a nosso ver, entram no campo de atividade dos interpretantes dinmicos. Nesse caso, j teramos as diligncias de Genette e Bakhtine propcias a nosso propsito. Precisvamos dos conceitos de ator e actante, mas os esquemas greimasianos se apresentam em estruturas fixas e determinadas por um sistema de oposies binrias. Consultamos ento Mieke Bal ( 1984), cuja teoria narratolgica questiona o estabelecimento de uma focalizao unitria em uma obra. Trabalhando com o princpio de descentramento dos pontos de vista, Bal recorre ao conceito de iconicidade peirceana para mostrar as redes relacionais dos signos narrativos. Ela pe luz os efeitos de similaridade ( diagramticos) que entretm elementos dispersos de uma descrio romanesca com a histria inteira onde eles esto includos. Ora, Bal dinamiza os conceitos de ator e actante que podemos examinar a partir da iconicidade, que nos permite levantar seus traos qualisignificativos que seriam os equivalentes do conjunto smico de um personagem. E assim poderamos igualmente contemplar as modificaes dos papeis actanciais dentro da lgica ternria que postula o esvaziamento de todo processo pensado em termos binrios, de todo fenmeno considerado como ao entre pares. Acompanhando o ponto de vista ontolgico, ou fenomenolgico, de Peirce, vimos que todo interpretante de um signo se transforma em outro signo e garante a semiose ilimitada at que um interpretante final encerre provisoriamente o fluxo interpretativo. assim que o signo personagem teleromanesco, enquanto representamen, comanda o estabelecimento de regras de um estilo de vida, enquanto est em ao para a recepo, isto , enquanto est sendo dirigido pelos interpretantes dinmicos que o deixa conectado com a experincia colateral dos intrpretes. E sabemos que, nesse caso, basta uma m palavra dada para que a interpretncia dinmica positiva se encerre e para que o personagem seja rejeitado pelos intrpretes. Propusemos ento o seguinte quadro:
Quadro II- Produo e recepo do signo textual Nvel categorial Nvel do signo Primeiridade Personagem Legisigno icnico remtico Ator ou actante narrativo Sinsigno indicirio dicent Nvel textual Traos do ator como pessoa real e da essncia prestabelecida dos tipos teleromanescos Encenao do personagem no papel actorial ou actancial Nvel do contexto de produo

Inventio ma-M-A MA (meios autorizadosMediador-Autor) Dispositio ma-M-mp Mm (meios autorizadosMediador-meio dos programadores) Codificao narrativa A-M-P MP (autor-mediador-pblico)

Secundidade

Terceiridade

Figura narrativa Legisigno simblico argumental

Programas narrativos, programas de trabalho fictcio e programas opagandsticos

Um personagem corresponde a um legisigno icnico remtico. Ele uma lei-signo, ele representa uma famlia de qualidades estveis, ordenadas por regras similares de gerao. Para a telenovela, existem regras determinadas de um cdigo narrativo maniquesta que divide os bons e os maus, heris e viles. No campo literrio, sabemos que cada perodo formulou seu cdigo de produo, como o romntico que, no Brasil, idealizou os amerndios , como o modernista que seguiu o Manifesto Antropfago., etc.

Icnico: ele entretm uma relao de similaridade com o objeto que ele representa. No nvel da virtualidade, da organizao das qualidades afetivas, o personagem deve apresentar uma rede de diagramas pessoais que acione uma analogia com uma pessoa determinada. assim que, no incio de cada telenovela, revistas e a prpria televiso apresentam o perfil dos novos protagonistas do novo drama. Na literatura, os resumos igualmente podem fornecer a configurao icnica de personagens. Remtico: Ele tem qualidades, predicados, atributos virtuais que ainda no foram postos em ao para o intrprete, ainda no ganharam existncia. O personagem faz parte assim da Inventio, reserva de atributos e argumentos potenciais, e, no caso da televiso, um mediador programado pelo autor e os ma, a instncia do poder. Passando para a secundidade, o personagem assume seus papeis actoriais e actanciais e se singulariza diante dos modelos pr-estabelecidos dos personagens. Torna-se um signo real e existente cujas relaes a seu objeto se efetuam pelas relaes de indicao aos argumentos narrativos que se desdobram, e, no caso que descrevemos, aos argumentos de propaganda. Como personagem, ele era remtico, mas, como ator ou actante, ele se torna um interpretante proposicional, age e fala com singularidade. O coroamento do processo de interpretncia, aps um desenvolvimento suficiente das relaes existenciais, a apreenso de uma figura narrativa normatizada, produzindo efeitos propriamente simblicos de um estilo de vida que deve conter uma srie de regras, ditas de encerramento provisrio, que articulam um cdigo scio-esttico datado, apto a reger as normas de comportamento de um grupo. Para a compreenso do quadro II, preciso ter em mente o princpio de interdependncia das relaes mediticas, assim como o princpio de interrelao das MA categorias do signo. O signo nasce como possibilidade na relao ma-M-A , chega MP como argumento simblico na relao A-M-P onde o mediador interliga o Autor ao Pblico. Nesse momento de terceiridade, o signo tende a uma quase-autonomia simblica, pois havendo interferncias na comunicao, o signo pode sempre regressar ao seu estado de primeiridade, com seus atributos virtuais ( remticos), para recomear toda uma outra semiose. essa a especificidade da fenomenologia peirceana que no podemos perder de vista quando aceitamos utilizar conceitos de outros sistemas tericos. J sabemos que o que se tece na triangularidade incessante da semiose um crescimento determinado de conhecimentos no seio de uma comunidade dada. J vimos que as leis sociais esto inscritas nos fios deste tecido semitico e que o sujeito s se constitui como tal tambm no interior deste tecido. O pensamento no portanto uma coisa puramente subjetiva, mas depende igualmente das articulaes temporais, entre o que j foi expresso no passado e o que poder ser expresso no futuro. A semiose assim ternria ( mediao), social e histrica. Voltando questo da formao de personagens, gostaramos de tentar elaborar formas para contemplarmos personagens luz da semitica ternria. Partimos do princpio de que um modelo de personagem sempre um legisigno icnico remtico. Mas ele entra em um tecido multidimenrsional de mediao que se enquadra e se modifica nos fluxos ternrios. Um objeto pode ser representado por um signo para um interpretante, e este interpretante se torna outro signo que produz uma mediao com outro objeto. O que objeto torna-se signo que se torna interpretante, e o que interpretante vira signo ou objeto, e assim por diante. Esse tecido articula a atualizao dos personagens, cuja constituio como atores ou actantes depende desta tecedura.

9 Lembremos que o smbolo terceiro e s mesmo alcanando a maturidade simblica, o signo pode progredir voltando a ser cone, com novo interpretante, e dando continuidade semiose. Mas, se ele para no ndice e no atinge a terceiridade, ele fica rgido e no evolui.

Passemos a considerar uma obra clssica como Madame Bovary ( 1856 ) de Gustave Flaubert, como um sintoma da decadncia do romantismo e do advento do realismo na histria literria, e como um sintoma da sociedade industrial, segundo o ponto de vista de Neiva Jr. ( 1991, 24). Ema Bovary uma leitora assdua dos romances romnticos que forjam sua subjetividade. Logo, seus traos subjetivos no emanam dela mesma enquanto pessoa, mas provm das leituras que efetuou. O Romantismo chega a uma etapa em que esgota suas frmulas e s faz produzir clichs. Um clich na semitica ternria um legisigno indicirio remtico que no pode mais evoluir para a terceiridade autntica, para o nvel dos argumentos; um legisigno, pois faz parte de um cdigo, indicirio porque remete a outra coisa que a si prprio j tendo enfraquecido suas relaes de analogia, e remtico porque tambm enfraqueceu suas potencialidades de formar proposies e argumentos. Em torno de 1850, um clich de heri bravo como um leo j havia perdido a fora argumental e se ainda podia afetar a percepo de uma moa porque sua subjetividade era formada para crer mais em representaes estereotipadas do que na experincia. o que forja, em nossos dias, a subjetividade de muitos jovens que se fascinam pela indstria dos folhetins eletrnicos e da publicidade. Flaubert lana magistralmente um novo modelo de personagem que, pela experincia de se identificar com personagens de outras fices j marcados pela incapacidade de progredirem simbolicamente 9 , vai se tornar o smbolo de um novo movimento esttico destinado a romper com uma representao do real que j ia se tornando ilusria e perigosa para a sade mental. Mme Bovary, inaugurando o bovarismo, um processo semitico que critica outro processo semitico passado. Ema Bovary e o farmacutico Hormais surgem como legisignos icnicos remticos. Eles fazem parte de um cdigo: Ema uma leitora de romances romnticos, e Hormais um leitor da estereotipia cientfica e repetidor do anticlericalismo de Voltaire; eles so compostos por analogia a vrios outros atores sociais e tm a capacidade de se desdobrarem como atores narrativos, na esfera do sinsigno, da singularidade, para conduzirem a novos argumentos destinados a criticar a educao sentimental atravs dos clichs da indstria cultural. Ema se torna figura narrativa de terceiridade plena posta para acionar malhas triangulares da interpretncia em qualquer sculo. Por outro lado, observemos a formao do personagem potico, a menina Bahiazinha.
Bahia, minha Bahiazinha, Vou escrever hoje o teu poema, terrinha do meu corao! Bahia de Todos os Santos es u'a morena preguiosa certas horas dormindo descuidada, na rede azul que o sol balana (...) s faceira apetitosa e dengosa, de seios tmidos e pontudos como jabuticaba, verdes e enormes. (...) Eu gosto de ti minha Bahia, porque s tu u'a morena educada (Eurico Alves, 1929, apud. Rita Olivieri-Godet, 1999 ).

10

Pesquisa que efetuamos sobre o personagem guerrilheiro em reomances brasileiros e quebequenses. No Quebec, a srie literria faz parte do ciclo da crise de outubro de 1970, poca em que o Front de Libration du Qubec ( FLQ ) radicalizou suas aes com dois seqestros, o do embaixador ingls James Cross e o do ministro do trabalho, Pierre Laporte, que acabou sendo executado. O FLQ se configurou como o mais audacioso dos grupos nacionalistas que a onda independentista tenha originado desde os anos 1960, semeando o pnico em Montreal. O primeiro ministro do Quebec Robert Bourassa solicitou auxlio ao governo federal, chefiado por Pierre Elliot Trudeau que decretou a Lei de Medida de Guerra, autorizando o exrcito a ocupar Montreal, a prender e a interrogar suspeitos arbitrariamente. No Brasil, observar os anos 1970 como importante perodo histrico, suscetvel de promover uma produo literria significa abordar o crescimento das guerrilhas urbanas e rurais destinadas a enfrentar a ditadura militar instalada no pas desde 1964. O movimento guerrilheiro no origina um ciclo literrio especfico, capaz de abarcar narrativas da ditadura, a exemplo do ciclo de outubro do Quebec. So antes narrativas dispersas no tempo, que vo aparecendo principalmente no incio do processo de abertura. Em 1979, o guerrilheiro Fernando Gabeira, lder do grupo que havia sequestrado o embaixador dos Estados Unidos no Rio, em 1969, lana O que isso companheiro?, traduzido em Paris, em 1980, como Les gurilleros sont fatigus. Em 1980, Emiliano Jos e Oldack de Miranda produzem Lamarca, o capito da gurilha, e, em 1996, Marcelo Rubens Paiva lana No s tu, Brasil . Em 2004, a Companhia das Letras produz quatro livretos reunidos sob o ttulo Vozes do golpe , com dois contos e duas memrias: Me judia 1964 de Moacyr Scliar, A mancha de Luis Fernando Verssimo, Um voluntrio da ptria de Zuenir Ventura e a Revoluo dos Caranguejos de Carlos Heitor Cony. Os guerrilheiros afirmam que a causa revolucionria deve liberar os francfonos explorados em seu prprio territrio, como "carneiros" diante de "tubares vorazes". E em Mourir en automne (1974), Anne comenta que a ttica revolucionria dos sequestradores de Laporte foi inspirada do exemplo do sequestro de Burke Elbrick, realizado pelo grupo de Gabeira, no Rio. Por outro lado, os brasileiros denunciam a aliana dos imperialistas americanos com os latifundirios, e Carlos H. Cony, parodiando o AI-2, mostra a crnica que publicou em 1965, no Correio da Manh: Art. 1 - A partir a publicao desse Ato, os Estados Unidos do Brasil, passam a denominar-se Brasil dos Estados Unidos (...) -Art. 3 O presidente da Repblica promovido funo de governadorgeral, com vencimentos em dlares. ( Cony, 2004, 77)

A menina Bahiazinha, vista em um espectro icnico, deixa transparecer vrios diagramas predicativos ( dengosa, faceira, apetitosa ) que indicam que a assistimos singularizao ( um sinsigno) de um signo j codificado ( um legisigno) que identifica a cidade da Bahia como uma morena redonda e sensual, uma tradio literria que vem de muitos poetas, entre eles Jorge de Lima. A formao de uma esteira simblica em torno da Bahia sensual define evidentemente um caminho intertextual que s pode ser explorado pelos interpretantes dinmicos que vo exatamente completar os objetos imediatos de uma representao atual com informaes dos objetos dinmicos de representaes passadas que se conservam na memria cultural de uma sociedade.

Interpretao de analogias diagramticas

J sabemos como efetuar uma categorizao smica dos atores, assim como as formas de repertoriar, em um texto, as isotopias figurativas e temticas, a partir da semitica greimasiana,. necessrio dinamizar os atores e actantes nas malhas ternrias do signo, para que possam se desdobrar e se intercambiar no fluxo interpretante. Eles podem ser identificados pelas analogias diagramticas de seus signos de qualidade ( qualisignos ) e de seus mediadores ( remas ). Em um ciclo de romances da guerrilha 10 , podemos ver como a estrutura diegtica pode se desdobrar , de acordo com a focalizao visada, em processo de degradao ou de melhoramento. como se tivssemos dois sistemas de interpretantes dinmicos paralelos que conduzissem a dois interpretantes finais coexistentes no mesmo texto, apontando para duas espcies de interpretao possveis. 1 Por exemplo, no episdio da morte do tenente Mendes Jnior 1 pelos guerrilheiros, o narrador confronta os comunicados da PM e do prefeito de So Paulo Paulo Maluf aos comunicados de Lamarca. No primeiro, ressai a srie de qualisignos capazes de compor a zona afetiva que cerca a figura do tenente ( era digno de farda, filho extremoso, expresso viva do pensamento ao p do pavilho nacional ), que heroizado e assim simbolizado, passando a ser nome de rua. Ele ento singularizado para depois virar um legisigno que um elemento do cdigo de heris que figuram nas placas das ruas da cidade de So Paulo. O percurso sgnico do tenente exemplar no sentido em que ele caminha da primeiridade passando pela experincia da secundidade at chegar argumentao da terceiridade. E essa terceiridade sempre pode voltar primeiridade, zona das qualidades, do sentimento, das sensaes, para poder confirmar ou desalojar o processo de simbolizao que foi inferido do signo do tenente. Temos aqui uma visada particular do processo semitico em romances que tratam de hipotextos histricos, determinando a potica histrica nacional, na concepo de Bakhtine, pelos mecanismos da plurifocalizao e da polifonia. Com a semitica ternria, podemos perseguir as relaes sistemticas que se desdobram entre conjuntos qualisignificativos dados, por um lado, e os mecanismos presentes no texto para singulariz-los e torn-los lei, por outro lado, isto , afixar os interpretantes aptos a desencadear sistemas de pensamento determinados, compatveis ou incompatveis. o que define o carter esttico da obra. Da mesma forma, contemplamos as obras e os estudos sobre Canudos12 , cujas matrias qualisignificativas, investidas na rede semitica, no constituem certamente um conjunto homogneo, no se originam da mesma fonte, no tm os mesmos fundamentos e no remetem aos mesmos tipos de interpretantes. Uma

1 1 12

Vide Paiva ( 1996, 207-214)

Vide nosso texto A influncia centenria de uma fundao: Os Sertes como a grande narrativa histrica do Brasil, Revista da ANPOLL, 16, 2004, pg. 146-181.

13

So remticos enquanto no formam uma proposio ( dicisigno) e, na relao com o objeto, podem ser smbolos, os categoremticos, nomes comuns e verbos; ndices, os sintacategoremticos, artigos, pronomes pessoais e relativos, indefinidos, advrbios, conjunes, preposies; e cones, os adjetivos qualificativos e particpios passados. Vide Deledalle, 1979.

pesquisa profunda sobre essa guerra que ainda se constitui num enigma nacional, atravs das redes semiticas nos textos, vai sempre revelar que o que se manifesta, ento, sob a forma de investimentos de sentido nas matrias qualisignificativas, um trabalho social e histrico. Trabalhamos tambm sobre a enunciao do ponto de vista subjetivo, na tradio de Benveniste e Jakobson e, do ponto de vista sociosemitico. interessante notar que, na semitica ternria, as palavras do ponto de vista gramatical, so legisignos remticos 13 . O sujeito pode tomar uma posio na cadeia sgnica e produzir enunciados para se comunicar com os outros. Assumindo uma das pessoas gramaticais para emitir seus discursos, ele utiliza um ndice com a funo de indicar literalmente o funcionamento interpretante. Mas, se o embreante do discurso for uma unidade lexical, o sujeito toma uma posio com um legisigno remtico simblico que, j sendo investido pela terceiridade do signo, promove uma ordenao lgica dos processos de continuidade interpretante mais carregada ideologicamente. o caso de enunciados que lemos atualmente nos jornais O partido no tem erros, A Bahia est unida, A opinio nacional est estarrecida. Sendo uma teoria do conhecimento, a semitica ternria permite que possamos aprofundar a questo dos enlaamentos e das heterogeneidades, sobretudo com a questo da imagem institucional, atravs de diagramas lgicos para se repensar as imemoriais interrogaes acerca das realidades e das verdades de uma sociedade. As formas de incorporao, por ndices ou smbolos, representam possibilidades de criao de um ethos produtivo, possibilidades de funcionamento sgnico pelas quais novas trades so criadas no e pelo ato de interpretao. Lembramos igualmente de obras que abordam a atividade escritural de Graciliano Ramos,como Memrias do crcere dele mesmo e Em liberdade de Silviano Santiago. Examinando os ciclos literrios de Canudos e da guerrilha, percebemos uma esteira interpretante que avalia, ora criticando, ora ironizando, as atitudes das instituies brasileiras, e sobretudo o exrcito e a polcia militar. A obra de Graciliano empreende, da mesma forma, uma focalizao crtica em outra poca, a do Estado Novo. Em liberdade, alm de entreter as discusses metalingsticas, de ordem da terceiridade autntica, o argumento, sobre a natureza da enunciao social, materializa no texto o processo de incorporao dos dois escritores: Essa a voz de Cludio na minha fico. ( Santiago, 1994, 236) Podemos perceber luz da semitica ternria, que a incorporao de Cludio Manoel da Costa em Graciliano produz, em primeiro lugar, uma relao icnica completa. uma imagem fusionada, composta pela analogia de proporo e metafrica: ela representa seu prprio carter representativo, discutindo sobre o como e o porqu esta analogia produzida e produtiva.Os dois escritores foram vtimas de regimes autoritrios, mesmo que em sculos diferentes. Mas o que mais produtivo que todo o cone passa a ser um fenmeno existente, singular que age e reage no universo material da obra, depreendendo toda sua totalidade fenomnca, isto , suas qualidades corporificadas que ativam o sentimento esttico: Temos medo do nosso vivido pela verdade corrosiva que contm sobre ns mesmos, sobre os outros e sobre a sociedade em que vivemos" ( Santiago, ibid., 235). Percebe-se aqui todo o potencial representativo em nvel de qualidade e nas relaes internas entre signo e objeto. O vivido, a verdade, a sociedade, trs qualisignos em relao icnica de similaridade que se conjuga com a relao de analogia entre os dois poetas (e com o vagabundo e poltico progressista) e desencadeiam os efeitos interpretantes sobre as condies ideolgicas e histricas da produo literria.

O projeto sgnico da descolonizao

Vejamos agora como a semtica ternria pode servir ao projeto sgnico da descolonizao. O conceito de hibridismo de Homi K. Bhabha tem sido bastante discutido, pois surge em um contexto de colonizao. Como membro da elite local de uma sociedade colonizada pelos ingleses durante dois sculos, o autor se inclinou sobre o discurso colonial britnico na ndia no sculo XIX. Trata-se assim de uma sociedade que viveu sob a gide de dois sitemas de valores. Inicialmente, Bhabha analisou a representao do sujeito em textos escritos por autores coloniais ingleses, contrastando as maneiras diferentes de representar o sujeito colonial, fosse ele colonizado ou colonizador. Abordando a questo da construo da identidade, Bhabha procurou entender as linguagens usadas para representar o sujeito. Valorizando o hibridismo como elemento constituinte da linguagem, o autor revela que o projeto semitico que preside representao historicista e realista, prpria literatura colonial, trata de um signo unitrio e pr-construdo. Por conseguinte, cria-se uma lacuna entre o significante e o significado que passa despercebida, resultando na aparente estabilidade e previsibilidade do significado. o espao intersticial , considerado como um espao esquecido da significao, o espao entre pensar e explicar o hibridismo que precisa ser recuperado. Bhabha critica a viso abstrata e idealizada do signo saussureano que supe uma ligao estreita e direta entre o significante e o significado. Para ele, este signo j vem pronto, normalizado e pr-interpretado e ele no vislumbra uma gerao de conotaes com este modelo de signo. Este conceito de signo no pode atender s necessidades dos debates ps-coloniais, pois no d conta das justaposies conflitantes lingsticas e culturais que emanam de tais debates. Vejamos o seguinte esquema 14 :
14
Tirado de Menezes de Souza (2004, 119) Quadro III- O esquema do signo de Bhabha Signo

Significante

Significado

Intrprete Sujeito Lcus de enunciao TERCEIRO ESPAO HIBRIDISMO

Cultura 1 Histria 1 Ideologia 1

Cultura 2 Histria 2 Ideologia 2

15

Um martinicano, falecido em 1961, que um dos tericos do papel da violncia nos processos libertadores dos sistemas coloniais. Foi fundamental na histria da independncia da Arglia e reconhecido como um dos heris da revoluo africana anticolonial.

16

Fanon o autor de Black skin, White masks, que gerou a metfora pele escura, mscara branca.

No contexto da colonizao, o processo de construo da identidade algo conflitante e ambguo. Na situao colonial, existe um jogo de posies discursivas onde o sujeito deve se instalar para enunciar. Com base na teoria psicopoltica de Frantz Fanon 15 (1986), Bhabha indica os trs aspectos fundamentais do processo de construo da identidade em contextos coloniais: 1) Existir significa ser interpelado com relao a uma alteridade; s se existe para um Outro; 2) No espao relacional, marcado pela alteridade, surge o desejo ambguo da vingana que provoca o processo de ciso. Existe um espao perturbador entre o Eu colonizador e o Outro colonizado; 3) O processo de identificao no deve se limitar afirmao de uma imagem pr-existente. Deve haver uma ciso nesse processo de identificao na percepo do espao intersticial e relacional entre a imagem (que uma mscara16 ) e a pele, para buscar uma imagem autntica.

17

At o sculo XVIII, o mestio era um bastardo, fruto da unio de raas consideradas desiguais.

Nesse sentido, se desdobra seu enfoque sobre a cultura, que ele considera uma construo hbrida, abordagem condensada em seus termos traduo cultural. Essas culturas hbridas ps-coloniais so marcadas por histrias do deslocamento de espaos e origens, em decorrncia das experincias das disporas migratrias tanto entre as metrpoles e as colnias quanto com a experincia da escravido. Assim, a cultura, como algo aberto e dinmico, funciona menos como um substantivo que como um verbo, uma estratgia de sobrevivncia que transnacional e tradutria. O vo rpido que fizemos do pensamento de Bhabha pode se conjugar com os conceitos que tm circulado em relao cultura ps-moderna e global, como transculturao, mestiagem cultural, crolisation, e nos leva agora a propor o modelo ternrio como paradigma propcio ao exame da dinmica cultural atual. A cultura parece ser o resultado de tantas tentativas histricas coletivas para se negociar com as contradies e ambigidades de um mundo em contnua transformao. O hibridismo e a mestiagem seguem caminhos diversos. Em um dos caminhos, o hibridismo (com as variantes hbrido e hibridao) conota desordem, confuso, impureza, alm de representar unio irregular de espcies diferentes. A mestiagem, de carter biolgico, tambm lembra unio irregular 17 entre etnias distintas. Nessa visada particular dos efeitos de sentido dos dois termos, existe evidentemente elos produtivos com as formaes discursivas em que eles evoluram , o que significa constituio de um campo smico que torna possvel a incorporao dos locutores. E no mbito do tecido de liames dos signos peirceanos, podemos dizer que os termos se caracterizam como legisignos indiciais remticos. Legisignos: so unidades pr-codificadas; indiciais: em termo de existncia, eles tm individualidade prpria, mas indicam outras realidades alm da que o signo representa; remticos, ao nvel do interpretante, permanecem no plano da possibilidade, e no chegam a compor proposies ( dicent ) capazes de desenvolver um campo argumental completo para os efeitos de cientificidade requeridos para a problemtica considerada. Por outro lado, hibridismo e mestiagem entram na zona do dialogismo cultural que oferece a imagem das relaes produtivas entre identidades mveis. O pensamento mestio foi tambm concebido por Gruzinski, historiador francs do Novo Mundo. A mestiagem representa aqui o enfrentamento entre a cultura europia e a cultura autctone que deu origem a uma cultura nova, nascida da conjugao dos contrrios. A mestiagem conduz a uma terceira cultura, ao terceiro espao, espao between gerado pelo encontro de povos distintos. Quanto ao termo hibridao, ele o emprega para se referir s mesclas efetuadas no interior de uma mesma civilizao ou de um mesmo conjunto histrico, como, por exemplo, a Europa crist, a Mesoamrica, ou entre tradies que coexistem a sculos. Trata-se agora da coexistncia de culturas que geram novos espaos investidos de novas formaes discursivas com novos enlaamentos sociais e institucionais. E justamente, no nvel da triangularidade sgnica, os termos mestiagem, hibridismo, heterogeneidade, transculturao e mesmo crioulidade, penetram em um tecido significativo como legisignos indiciais dicent. So dicent, em relao aos signos anteriores, pois dispem da natureza proposicional, sempre aptos a se articularem para produzirem o tecido argumental necessrio ao efeito de cientificidade requerido. Eles devem se articular em torno de uma descrio de fenmenos pontuados por preocupaes de esclarecimento da constituio de identidades novas que emergem dos confrontos de culturas distintas. Voltando s aanalogias entre a Bahiazinha e as morenas dengosas, vemos que j foram bastante criticadas como uma tentativa de se mostrar o extico e a parte folclorizada e caricatural de mestios baianos, que Jorge de Lima e Jorge Amado

perpetuaram. No seu dirio Em liberdade, Graciliano discute inclusive que os intelectuais da poca consideravam que Mar morto representava uma poetizao da misria, longe de apresentar as contradies sociais dos pescadores baianos. Mas, do ponto de vista cultural, esses autores lanam mo de uma verdadeira mitologia da regio, em seus aspectos qualisignificativos que apelam para a formao tnica, com a valorizao do lado carnal, voluptuoso, sensual, dionisaco dos mestios afrodescendentes. Mantm-se uma analogia de proporo, bem verdade, entre cor e qualidades sensuais e essa estratgia tem o sentido de valorizar as qualidades morais de um povo que, mesmo no sofrimento, conserva a alegria de viver. Quanto Mar morto, a tenso entre probreza e espiritualidade, representada pelas lendas e cnticos africanos, conduz a um milagre como smbolo argumental que o milagre da mulher (Lvia) que no se entrega prostituio e resolve trabalhar aps a viuvez, o que era difcil na poca. A nosso ver, Amado e Jorge de Lima expressam uma viso crioulizada, de terceiro espao, dos afrodescendentes, atravessada dos discursos populares. Sempre dissemos que os mitos nesses autores no esto obrigatoriamente contra as contradies histricas. Ao contrrio, eles podem se instalar no centro do quadro das tricotomias de Peirce e serem vistos inicialmente como secundidade autntica: sinsignos indiciais dicent. Signos singulares, eles se encarnam na histria, eles so vividos no cotidiano, eles tm contedo proposicional. Eles so sempre reatualizados no imaginrio popular e regressam primeiridade qualisignificativa para gerar novos ncleos mticos que passam pela existncia e vo ser legislados como peas de cdigos ativos na sociedade. Eles assim se inscrevem no painel argumental da crioulidade e da transculturao que preconizam trocas significativas e tranferncias entre culturas. No mbito das tricotomias, do qualisigno ao sinsigno, o presente d continuidade a um passado que se constri, assim como na descontruo dos cdigos histricos, passa-se do legisigno ao qualisigno para mostrar que existe descontinuidade entre o presente e o passado, se for o caso. Tambm verdade que, como a literatura romntica de Madame Bovary, no se pode utilizar abundantemente esta mitologia para se criar o clich, que perde a fora argumental e passa a reproduzir uma imagem fixa, como mscaras de colonizador, como Bhabha denuncia. Para tentarmos sistematizar uma semtica da transculturao e da crioulizao, como processos relacionais, devemos ainda trazer alguns exemplos que retiramos da literatura do Nordeste. Quem no sabe que o Nordeste constituiu sempre uma construo identitria para a cultura brasileira? Para uma cultura que pudesse exatamente mostrar as fontes produtoras de transculturao, de transferncias, de trocas. Albuquerque Jr. (1999) mostra como o Nordeste tem sido inventado, tem sido matria de uma formao discursiva nacional-popular que tentou conceituar a nao como homognea e buscava a construo de uma identidade para o Brasil e os brasileiros capaz de suprimir as diferenas. Mas, esta conceituao levou revelao de vrios regionalismos e mostrou, com todas as evidncias, a fragmentao do pas. Nesta conceituao, foi formulado um cdigo que estabeleceu temas para configurar a regio e que foram impostos como verdades pela repetio: cangao, messianismo, coronelismo, misticismo, legisignos icnicos remticos que formam o cdigo nordestino. Na formao discursiva, os discursos retomam esses legisignos adaptando-os a formulaes naturalistas, positivistas, marxistas, estruturalistas, etc. Da, foram surgindo os sinsignos: Lampio, Conselheiro, Padre Ccero, Paulo Honrio, etc., que so formulados pelos qualisignos, subjetivao de sensaes e de qualidades que circulam entre os enunciadores da identidade nordestina. Esta emerge com pontes

mltiplas, ora cristalizando imagens rgidas, como a da violncia e da barbrie, ora rompendo essas mesmas imagens para construir a imagem do povo sofredor, puro, e guardio das tradies originais do pas. Seja como for, o que se pode observar, nesse exemplo, que os pontos mltiplos do Nordeste sofrem variadas injunes sendo ressignificados de vrias formas, o que evita a atribuio de signifcados objetivos, como o denuncia Bhabha. a lgica dos interpretantes em que podemos dizer que o nordestino e no violento, e no sofredor, e no festivo, a depender das circunstncias em que os signos aparecem. Esta lgica aceita a contradio. Desde Euclides da Cunha, o serto visualizado como terceiro espao, lugar que dialetiza o encontro das duas nacionalidades, o homem do Brasil profundo, das caatingas, e o litorneo, colonizador. E a luta fratricida o interpretante argumental que indica a contradio entre esses dois tipos de patrcios e deixa os signos abertos para sempre novas investidas significativas. De tal forma que todos os escritores do ciclo canudiano iconizam os saberes e as festividades populares do Nordeste, como fruto de uma mistura produtiva dos portugueses colonizadores, com uma cultura ainda medieval, com os africanos e os ndios. E da surge o sertanejo, espcie de terceiro homem, hbrido e crioulizado. So muitas as questes em torno dessa capacidade do Nordeste, como terra de colonizao, ter conservado tantas prticas culturais originais e de poder se adaptar ao mundo ps-moderno, qui ps-colonial, sem ter que se render ao turismo predatrio, estereotipando assim seus emblemas culturais. Se no tivesse conservado preciosamente sua cultura, o Nordeste teria entrado numa zona semitica descontextualizada que negaria a visibilidade da crioulizao com sua imagem dinmica do arquiplago. O importante que o Nordeste est sempre passando por reterritorializaes qualisignificativas aptas a configurar novos smbolos. O Nordeste , pois, visto como painel de transculturao, sendo um palco privilegiado para a reviso crtica de conceitos, onde podemos pensar a investir o terceiro espao da descolonizao com o projeto ternrio da semitica mostrando como a dialtica do signo peirceano se torna capaz de assumir a referenciao ideal para as expresses de mestiagem e do hibridismo..

Algumas concluses

Todo este dinamismo ternrio nos leva a vislumbrar um tipo de pesquisa indita que precisa ainda ser aprofundada: o emprego da Semitica para o exame das narrativas literrias ou audiovisuais. Pensamos em classificar personagens nas categorias, mas precisamos ainda determinar que tipos de signos nas tricotomias podem equivaler s funes ou predicados, s estruturas temporais e focalizadoras. uma pista de pesquisa prometedora! J tentamos derrubar uma idia completamente errnea que circula sobre a semitica. Muitos autores tm afirmado que a presena do objeto, no projeto de signo de Peirce, preconiza uma semitica estritamente ligada ao real. E pelo fato das tricotomias do objeto terem sido as mais conhecidas, estima-se que a semitica s propcia anlise da imagem visual. No entanto, tentamos mostrar que a presena do objeto um dos componentes do signo que o representa atravs da mediao de um signo de pensamento, o interpretante, de forma que a relao entre signo e objeto no se d por uma mmese estreita. Por outro lado, a analogia supe um grau de reconhecimento entre o signo e o objeto sem a qual no pode haver representao,

e ela no determina uma adequao to simples como signo=objeto. A Semitica se presta a anlises narrativas e lingsticas, mesmo porque o cone no apenas uma imagem visual, o cone tambm imagem sonora, verbal, ttil, olfativa, etc. Quanto ao projeto de signo presente nas teorias atuais da globalizao, psmodernismo e ps-colonialismo, podemos dizer o seguinte: So vrios os conceitos que abraam os fenmenos representativos de uma poca que valoriza a diversidade cultural oriunda das disporas e de infindveis migraes de vrios povos. Bhabha desdobra seu projeto de descolonizao, buscando determinar um espao intersticial entre o significante e o significado, entre a enunciao e o enunciado, um terceiro espao pronto a valorizar a fala e a cultura nova de seres hibridizados entre duas culturas que se enfrentaram na relao colonizador/ colonizado. Pesquisando em Peirce, podemos buscar as seguintes conseqncias tericas: O conceito de Interpretante designa de modo preciso o processo de continuidade da semiose e no permite que significados fiquem congelados no tempo. A semitica ternria temporal e diacrnica, por isso ela social e histrica. Pelo princpio da continuidade, percebemos que os vrios tipos de signo apresentado no quadro das tricotomias no se apresentam estanques em uma estrutura significativa. Um pode sempre se transformar em outro e o que produtivo que um signo que atinge a maturidade simblica com o argumento pode sempre regressar ao qualisigno para novos investimentos interpretantes. O interpretante final como a denotao de Barthes que encerra provisoriamente uma srie interpretante ou uma srie de conotaes. Poderemos assim pesquisar vrios tipos de encerramentos mticos, quer seja por naturalizao de opinies hegemnicas ( mdia), quer seja por cristalizao de saberes populares (mitos etnolgicos), quer seja por apresentao metafrica ( mitos literrios). O exerccio dos interpretantes dinmicos, agindo na coluna 2 (sinsigno, ndice, dicent), e buscando os objetos dinmicos, se aparenta ao exerccio ativo da intertextualidade. Podemos derivar uma teoria narratolgica da semitica ternria, buscando primeiramente caracterizar o personagem como legisigno icnico remtico, enquanto elemento de cdigos literrios pr-estabelecidos. Enquanto ator ou actante, ele entra em um percurso singular que especifica o cdigo narrativo dado, at atingir a maturidade simblica como figura narrativa argumental. E podemos, evidentemente, tentar captar a dinmica cultural de personagens hbridos e mestiados com o exerccio dos interpretantes.
RSUM:On propose dans ce travail l'utilisation de la smiotique peircenne, avec son principe ternaire dans la constitution du signe, pour la composition d'une thorie narrative qui vise d'emble le personnage romanesque comme un type de signe particulier qui se transforme en figures narratives investies de visions de monde dtermines. Cette vise signique doit aussi configurer un modle de personnage hybride et mtiss, comme il est esquiss dans les thories de la post-modernit et de la post-colonisation. MOTS-CLEFS: Peirce,interprtant, personnage, acteur, actant, hybride, post-modernit.

Referncias Bibliogrficas

AGUIAR, F., VASCONCELOS, S., O conceito de transculturao na obra de Angel Rama. Em: JNIOR, B. Abdala (org.), Margens da cultura. Mestiagem, ALBUQUERQUE Jr., Durval M., A inveno do Nordeste e outras artes. So Paulo, Cortez editora, Recife, Editora Massangana, 1999. BAKHTINE, Mikhail, A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento, So Paulo, Hucitec, UNB, 1987. BAKHTINE, Mikhail, Problemas da Potica de Dostoievski, Rio de Janeiro, Forense universitria, 1983. BAL, Mieke, Narratologie: Essais sur la signification narrative dans quatre romans modernes. Utrecht, hES Publishers, 1984. BARTHES, Roland, Elementos de Semiologia, So Paulo, Cultrix, 1971. BARTHES, Roland, Mythologies, Paris, Seuil, 1957. BHABHA, Homi K., O local da cultura, Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1998. BHABHA, Homi K., Culture's In-Between. Em: HALL, S., DU GAY P., Questions of Cultural Identity, London, Sage, 1996. BERND, Zila, O elogio da crioulidade: o conceito de hibridao a partir dos autores francfonos do Caribe. Em: JNIOR, B. Abdala (org.), Margens da cultura. Mestiagem, hibridismo &outras misturas. So Paulo, Boitempo, 2004, pg. 99-1 12. BERND, Zila ( org.) Escrituras hbridas. Estudos em literatura comparada. Porto Alegre, : Ed. Universidade/UFRGS, 1998. BONNY, Yves, Sociologie du temps moderne. Modernit avance ou postmodernit ? Paris, Armand Collin, 2004. DELEDALLE, Gerard, Thorie et pratique du signe. Introduction la smiotique de Charles S. Peirce., Paris, Payot, 1979. ECO, Umberto, A estrutura ausente, So Paulo, Perspectiva, 1971 ( orig. 1968.) FISETTE, Jean, Pour une pragmatique de la signification, Montral, XYZ, 1996. FISETTE, Jean, Introduction la smiotique de C. S. Peirce., Montral, XYZ, 1990. GENETTE, Grard, Figures III, Paris, Seuil, 1972. GENETTE, Grard, Fronteiras da narrativa, Anlise estrutural da narrativa. Pesquisas semiolgicas. Petrpolis, Vozes, 1973, pp. 255274. GLISSANT, douard, Potique de la relation, Paris, Gallimard, 1990. GREIMAS,A. J., Semntica estrutural. So Paulo, Cultrix, 1973. GRUZINSKI, Serge, O pensamento mestio, Trad. Rosa F. d'Aguiar, So Paulo, Companhia das Letras, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique, Novas tendncias em anlise do discurso, 2 ed., Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1993. MENEZES DE SOUZA, L.M.T., Bhabha. Em:

Hibridismo e traduo cultural em

JNIOR, B. Abdala (org.), Margens da cultura. Mestiagem, hibridismo &outras misturas. So Paulo, Boitempo, 2004, pg. 1 13-134. NEIVA Jr., Eduardo, Comunicao. Teoria e Prtica Social. So Paulo, Brasiliense, 1991. NTH, Winfried, A Semitica no sculo XX, So Paulo, Annablume, 1996. OLIVIERI-GODET, Rita, A poesia de Eurico Alves. Imagens da cidade e do serto. Salvador, Secretaria da Cultura e Turismo, Fundao Cultural, EGBA, 1999. (Coleo Selo Editorial Letras da Bahia 52) PEIRCE, Charles S., Semitica, So Paulo, Ed. Perspectiva, 1977. PEIRCE, Charles S., Semitica e Filosofia, So Paulo, Editora Cultrix, 1993. SANTAELLA, Lcia, A teoria geral dos signos. Semiose e autogerao. So Paulo, Editora tica, 1995. SANTAELA, Lcia, O que semitica, So Paulo, Brasiliense, 1983 ( Primeiros Passos, 103). SOUZA, Licia Soares de, A influncia centenria de uma fundao: Os sertes como a grande narrativa histrica do Brasil, Revista da ANPOLL, n. 16, So Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 2004, pp. 147182. SOUZA, Licia Soares de , Utopies amricaines au Qubec et au Brsil, Ste. Foy, Presses de l'Universit Laval, 2004a. ( Coll. Amricana) SOUZA, Licia Soares de, Televiso e Cultura. Anlise semitica da fico seriada. Salvador, Secretaria da Cultura e Turismo, FUNCEB, 2003. ( Coleo Selo Editorial Letras da Bahia 92 ). .SOUZA, Licia S., Memria e identidade na formao de uma opinio pblica nacional em Os Sertes. Em: SOUZA, L.S., OLIVIERIGODET, R. (orgs.) Identidades e representaes na cultura brasileira. Joo Pessoa. Idia. 2001, p. 35-60. SOUZA, Licia S., Conselheiro e Riel, resistncia sertaneja e mestia no Novo Mundo como configuraes identitrias. Canadart IX, Salvador-UNEB, jan/dez 2001a, p. 75/84. SOUZA, Licia Soares de, Reprsentation et idologie. Les tlromans au service de la publicit. Montral, ditions Balzac, 1994. (Collection Univers du Discours). TODOROV, Tzvetan, Mikhail Bakhtine, le principe dialogique, Paris, Seuil, 1981. TODOROV, Tzvetan, As estruturas narrativas, So Paulo, Editora Perspectiva, 1970. ( Coleo Debates 101 ) VARII, Anlise estrutural da narrativa. Pesquisas semiolgicas. Introduo de Miltom Jos Pinto, Petrpolis, Vozes, 1973.-120.

Obras romanescas:

CARON, Louis, Le coup de poing, Montral, Boral, 1990. DECOTRET, Claude, Mourir en automne., Ottawa, Les ditions de l'Actuelle, 1971. FONTES, Oleone C., Canudos. A quinta expedio. Salvador, Ponto&Vrgula, 2002. FOURNIER, Roger, Moi mon corps mon me etc., Paris, ditions Albin Michel, 1974. GABEIRA, Fernando, O que isso companheiro ? 23 edio, Rio de Janeiro, Codecri, 1981. GATTAI, Zlia, Anarquistas, graas a Deus, 19 ed., Rio de Janeiro, Record, 1993. JOS, Emiliano, MIRANDA, Oldack de, Lamarca, o Capito da guerillha, 16a edio, So Paulo, Global, 2004. ( orig. 1980) LADOUCEUR, Pierre, L'escalade, Ottawa, Les ditions K, 1971. MAJOR, Andr, Une soire en octobre, Ottawa, ditions Lemac inc., 1975. PAIVA, Marcelo Rubens, No s tu, Brasil, 3a edio, So Paulo, Mandarim, 1996. RAMOS, Graciliano, Memrias do Crcere, v1-2, 17a. ed., Rio, So Paulo, Record, 1984. SANTIAGO, Silviano, Em liberdade, 4a ed., Rio de Janeiro, Rocco, 1994.

Vozes do Golpe, Companhia das letras,So Paulo, 2004 :

CONY, Carlos Heitor, A revoluo dos caranguejos. SCLIAR, Moacyr, Me Judia, 1964. VENTURA, Zuenir, Um voluntrio da ptria. VERSSIMO, Luis Fernando, A Mancha

You might also like