You are on page 1of 12

PORTARIA N. 03, DE 1 DE MARO DE 2002 Baixa instrues sobre a execuo do Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT).

A SECRETRIA DE INSPEO DO TRABALHO E O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO, no uso de suas atribuies legais, considerando o disposto no art. 9, do Decreto n. 05, de 14 de janeiro de 1991, RESOLVEM: I DO OBJETIVO DO PROGRAMA DE ALIMENTAO DO TRABALHADOR (PAT) Art. 1 O Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT), institudo pela Lei n. 6.321, de 14 de abril de 1976, tem por objetivo a melhoria da situao nutricional dos trabalhadores, visando a promover sua sade e prevenir as doenas profissionais. II DAS PESSOAS JURDICAS BENEFICIRIAS Art. 2 Para inscrever-se no Programa e usufruir dos benefcios fiscais, a pessoa jurdica dever requerer sua inscrio Secretaria de Inspeo do Trabalho (SIT), atravs do Departamento de Segurana e Sade no Trabalho (DSST), do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), em impresso prprio para esse fim a ser adquirido nos Correios ou por meio eletrnico utilizando o formulrio constante da pgina do Ministrio do Trabalho e Emprego na Internet (www.mte.gov.br). * 1 A cpia do formulrio e o respectivo comprovante oficial de postagem ao DSST/SIT ou o comprovante da adeso via Internet dever ser mantida nas dependncias da empresa, matriz e filiais, disposio da fiscalizao federal do trabalho. * 2 A documentao relacionada aos gastos com o Programa e aos incentivos dele decorrentes ser mantida disposio da fiscalizao federal do trabalho, de modo a possibilitar seu exame e confronto com os registros contbeis e fiscais exigidos pela legislao. ** 3 A pessoa jurdica beneficiria ou a prestadora de servios de alimentao coletiva registradas no Programa de Alimentao do Trabalhador devem atualizar os dados constantes de seu registro sempre que houver alterao de informaes cadastrais, sem prejuzo da obrigatoriedade de prestar informaes a este Ministrio por meio da Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS).
* Art. 2, 1, com redao dada pela Portaria n. 08, de 16 de abril de 2002. * Art. 2, 2, com redao dada pela Portaria n. 08, de 16 de abril de 2002. ** Acrscimo do 3 no art. 2, com redao dada pela Portaria n. 61, de 28 de outubro de 2003.

Art. 3 As pessoas jurdicas beneficirias podero incluir no Programa, trabalhadores de renda mais elevada, desde que esteja garantido o atendimento da totalidade dos trabalhadores que percebam at cinco salrios-mnimos, independentemente da durao da jornada de trabalho. Pargrafo nico. O benefcio concedido aos trabalhadores que percebam at cinco salrios-mnimos no poder, sob qualquer pretexto, ter valor inferior quele concedido aos de rendimento mais elevado. Art. 4 A participao financeira do trabalhador fica limitada a 20% (vinte por cento) do custo direto da refeio. *Art. 5o Os programas de alimentao do trabalhador devero propiciar condies de avaliao do teor nutritivo da alimentao, conforme disposto no art. 3o do Decreto n. 5, de 14 de janeiro de 1991. 1o Entende-se por alimentao saudvel, o direito humano a um padro alimentar adequado s necessidades biolgicas e sociais dos indivduos, respeitando os princpios da variedade, da moderao e do equilbrio, dandose nfase aos alimentos regionais e respeito ao seu significado socioeconmico e cultural, no contexto da Segurana Alimentar e Nutricional. 2o As pessoas jurdicas participantes do Programa de Alimentao do Trabalhador - PAT, mediante prestao de servios prprios ou de terceiros, devero assegurar qualidade e quantidade da alimentao fornecida aos trabalhadores, de acordo com esta Portaria, cabendo-lhes a responsabilidade de fiscalizar o disposto neste artigo. 3o Os parmetros nutricionais para a alimentao do trabalhador estabelecidos nesta Portaria devero ser calculados com base nos seguintes valores dirios de referncia para macro e micronutrientes:
Nutrientes Valor Energtico Total Carboidrato Protena Gordura Total Gordura Saturada Fibra Sdio Valores dirios 2000 calorias 55-75% 10-15% 15-30% <10% >25g 2400mg

I - as refeies principais (almoo, jantar e ceia) devero conter de seiscentas a oitocentas calorias, admitindo-se um acrscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relao ao Valor Energtico Total VET de duas mil calorias por dia e devero corresponder faixa de 30- 40% (trinta a quarenta por cento) do VET dirio;
o * Art. 5 , com redao dada pela Portaria 193, de 5 de dezembro de 2006.

II - as refeies menores (desjejum e lanche) devero conter de trezentas a quatrocentas calorias, admitindo-se um acrscimo de vinte por cento (quatrocentas calorias) em relao ao Valor Energtico Total de duas mil calorias por dia e devero corresponder faixa de 15 - 20 % (quinze a vinte por cento) do VET dirio; III - as refeies principais e menores devero seguir a seguinte distribuio de macronutrientes, fibra e sdio:
Carboidratos Protenas Gorduras (%) (%) Totais (%) Desjejum/lanche 60 15 25 Almoo/jantar/ceia 60 15 25 Refeies Gorduras Saturadas (%) <10 <10 Fibras (g) 4 -5 7 - 10 Sdio (mg) 360-480 720-960

IV - o percentual protico - calrico (NdPCal) das refeies dever ser de no mnimo 6% (seis por cento) e no mximo 10 % (dez por cento). 4 Os estabelecimentos vinculados ao PAT devero promover educao nutricional, inclusive mediante a disponibilizao, em local visvel ao pblico, de sugesto de cardpio saudvel aos trabalhadores, em conformidade com o 3 deste artigo. 5 A anlise de outros nutrientes poder ser realizada, desde que no seja substituda a declarao dos nutrientes solicitados como obrigatrios. 6 Independente da modalidade adotada para o provimento da refeio, a pessoa jurdica beneficiria poder oferecer aos seus trabalhadores uma ou mais refeies dirias. 7 O clculo do VET ser alterado, em cumprimento s exigncias laborais, em benefcio da sade do trabalhador, desde que baseado em estudos de diagnstico nutricional. 8 Quando a distribuio de gneros alimentcios constituir benefcio adicional queles referidos nos incisos I, II e III do 3 deste artigo, os ndices de NdPCal e percentuais de macro e micronutrientes podero deixar de obedecer aos parmetros determinados nesta Portaria, com exceo do sdio e das gorduras saturadas. 9 As empresas beneficirias devero fornecer aos trabalhadores portadores de doenas relacionadas alimentao e nutrio, devidamente diagnosticadas, refeies adequadas e condies amoldadas ao PAT, para tratamento de suas patologias, devendo ser realizada avaliao nutricional peridica destes trabalhadores.

10 Os cardpios devero oferecer, pelo menos, uma poro de frutas e uma poro de legumes ou verduras, nas refeies principais (almoo, jantar e ceia) e pelo menos uma poro de frutas nas refeies menores (desjejum e lanche). 11 As empresas fornecedoras e prestadoras de servios de alimentao coletiva do PAT, bem como as pessoas jurdicas beneficirias na modalidade autogesto, devero possuir responsvel tcnico pela execuo do programa. 12 O responsvel tcnico do PAT o profissional legalmente habilitado em Nutrio, que tem por compromisso a correta execuo das atividades nutricionais do programa, visando promoo da alimentao saudvel ao trabalhador. Art. 6 vedado pessoa jurdica beneficiria: I suspender, reduzir ou suprimir o benefcio do Programa a ttulo de punio ao trabalhador; II utilizar o Programa, sob qualquer forma, como premiao; III utilizar o Programa em qualquer condio que desvirtue sua finalidade. Art. 7 Todas as empresas participantes do Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT), beneficirias, fornecedoras ou prestadoras de servio de alimentao coletiva e respectivas associaes de classe, devero promover a realizao de atividades de conscientizao e de educao alimentar para os trabalhadores, alm de divulgao sobre mtodos de vida saudvel, seja mediante campanhas, seja por meio de programas de durao continuada. III DAS MODALIDADES DE EXECUO DO PAT Art. 8 Para a execuo do PAT, a pessoa jurdica beneficiria poder manter servio prprio de refeies ou distribuio de alimentos, inclusive no preparados, bem como firmar convnios com entidades que forneam ou prestem servios de alimentao coletiva, desde que essas entidades sejam registradas pelo Programa e se obriguem a cumprir o disposto na legislao do PAT e nesta Portaria, condio que dever constar expressamente do texto do convnio entre as partes interessadas. *Art. 9 As empresas produtoras de cestas de alimentos e similares, que fornecem componentes alimentcios devidamente embalados e registrados nos rgos competentes, para transporte individual, devero comprovar atendimento legislao vigente.
*Art. 9, com redao dada pela Portaria n. 61, de 28 de outubro de 2003.

Art. 10. Quando a pessoa jurdica beneficiria fornecer a seus trabalhadores documentos de legitimao (impressos, cartes eletrnicos, magnticos ou outros oriundos de tecnologia adequada) que permitam a aquisio de refeies ou de gneros alimentcios em estabelecimentos comerciais, o valor o documento dever ser suficiente para atender s exigncias nutricionais do PAT. Pargrafo nico. Cabe pessoa jurdica beneficiria orientar devidamente seus trabalhadores sobre a correta utilizao dos documentos referidos neste Artigo. IV DAS PESSOAS JURDICAS FORNECEDORAS E DAS PRESTADORAS DE SERVIOS DE ALIMENTAO COLETIVA Art. 11. As pessoas jurdicas que pretendam registrar-se como fornecedoras ou prestadoras de servios de alimentao coletiva devero requerer seu registro no PAT mediante preenchimento de formulrio prprio oficial, conforme modelo anexo a esta Portaria, o qual se encontra tambm na pgina do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) na Internet, e que, aps preenchido, dever ser encaminhado com a documentao nele especificada ao Departamento de Segurana e Sade no Trabalho (DSST), da Secretaria de Inspeo do Trabalho (SIT), por intermdio da Delegacia Regional do Trabalho local ou diretamente pela Internet. Pargrafo nico. As empresas prestadoras de servios de alimentao coletiva devero encaminhar o formulrio e a documentao nele especificada exclusivamente por intermdio da Delegacia Regional do Trabalho local. Art. 12. A pessoa jurdica ser registrada no PAT nas seguintes categorias: I fornecedora de alimentao coletiva: a) operadora de cozinha industrial e fornecedora de refeies preparadas transportadas; b) administradora de cozinha da contratante; c) fornecedora de cestas de alimento e similares, para transporte individual.

II prestadora de servio de alimentao coletiva: a) administradora de documentos de legitimao para aquisio de refeies em restaurantes e estabelecimentos similares (refeio convnio); b) administradora de documentos de legitimao para aquisio de gneros alimentcios em estabelecimentos comerciais (alimentao convnio).

Pargrafo nico. O registro poder ser concedido nas duas modalidades aludidas no inciso II, sendo, neste caso, obrigatria a emisso de documentos de legitimao distintos. V DA OPERAO DAS PESSOAS JURDICAS PRESTADORAS DE SERVIOS DE ALIMENTAO COLETIVA Art. 13. Cabe s prestadoras de servios de alimentao coletiva: I garantir que os restaurantes e outros estabelecimentos por elas credenciados se situem nas imediaes dos locais de trabalho; II garantir que os documentos de legitimao para aquisio de refeies ou gneros alimentcios sejam diferenciados e regularmente aceitos pelos estabelecimentos credenciados, de acordo com a finalidade expressa no documento; III reembolsar ao estabelecimento comercial credenciado os valores dos documentos de legitimao, mediante depsito na conta bancria em nome da empresa credenciada, expressamente indicada para esse fim; IV cancelar o credenciamento dos estabelecimentos comerciais que no cumprirem as exigncias sanitrias e nutricionais e, ainda, que, por ao ou omisso, concorram para o desvirtuamento do PAT mediante o uso indevido dos documentos de legitimao ou outras prticas irregulares, especialmente: a) a troca do documento de legitimao por dinheiro em espcie ou por mercadorias, servios ou produtos no compreendidos na finalidade do PAT; b) a exigncia de qualquer tipo de gio ou a imposio de descontos sobre o valor do documento de legitimao; c) o uso de documentos de legitimao que lhes forem apresentados para qualquer outro fim que no o de reembolso direto junto prestadora do servio, emissora do documento, vedada a utilizao de quaisquer intermedirios. * Art. 14. Poder ser cancelado o registro da pessoa jurdica fornecedora ou prestadora de servios de alimentao coletiva que: I deixar de cumprir obrigaes legtimas de reembolso rede de estabelecimentos comerciais junto a ela credenciados; ou II deixar de garantir a emisso de documento de legitimao impresso em papel, quando esta modalidade estiver estabelecida em contrato com a empresa beneficiria.
* Art. 14, com redao dada pela Portaria n. 61, de 28 de outubro de 2003.

Art. 15. As prestadoras de servios de alimentao coletiva devero manter atualizados os cadastros de todos os estabelecimentos comerciais junto a elas credenciados, em documento que contenha as seguintes informaes: I categoria do estabelecimento credenciado, com indicao de que: a) comercializa refeies (restaurante, lanchonete, bar ou similar); ou b) comercializa gneros alimentcios (supermercado, armazm, mercearia, aougue, peixaria, hortimercado, comrcio de laticnios e/ou frios, padaria, etc.). II capacidade instalada de atendimento, com informao do nmero mximo de refeies/dia, medida da rea de atendimento ao pblico, nmero de mesas, cadeiras ou bancos e o nmero de lugares possveis em balco, no caso do inciso I, alnea a; III capacidade instalada de atendimento, com indicao da rea e equipamento, tais como caixa registradora e outros, de modo a permitir que se verifique o porte do estabelecimento, no caso do inciso I, alnea b. * Pargrafo nico. Cabe s prestadoras de servios de alimentao coletiva proceder verificao in loco das informaes prestadas pelos estabelecimentos comerciais credenciados, devendo o documento de cadastramento ficar disposio da fiscalizao federal do trabalho. VI DOS DOCUMENTOS DE LEGITIMAO Art. 16. O fornecimento de documentos de legitimao, para as finalidades previstas no art.10, atribuio exclusiva das empresas prestadoras de servio de alimentao coletiva, credenciadas de conformidade com o disposto nesta Portaria. Pargrafo nico. A pessoa jurdica beneficiria celebrar contrato com a prestadora de servio de alimentao coletiva visando ao fornecimento dos documentos de legitimao mencionados no caput, que podero ser na forma impressa, na de cartes eletrnicos ou magnticos, ou outra forma que se adeqe utilizao na rede de estabelecimentos conveniados. Art. 17. Nos documentos de legitimao de que trata o artigo anterior, devero constar: I razo ou denominao social da pessoa jurdica beneficiria; II numerao contnua, em seqncia ininterrupta, vinculada pessoa jurdica beneficiria;
*Art. 15, pargrafo nico, com redao dada pela Portaria n. 08, de 16 de abril de 2002.

III valor em moeda corrente no Pas, para os documentos impressos; IV nome, endereo e CGC da prestadora de servio de alimentao coletiva; V prazo de validade, no inferior a 30 dias, nem superior a 15 meses, para os documentos impressos; VI a expresso vlido somente para pagamento de refeies ou vlido somente para aquisio de gneros alimentcios, conforme o caso. 1 Na emisso dos documentos de legitimao devero ser adotados mecanismos que assegurem proteo contra falsificao. 2 Os documentos de legitimao destinados aquisio de refeio ou de gneros alimentcios sero distintos e aceitos pelos estabelecimentos conveniados, de acordo com a finalidade expressa em cada um deles, sendo vedada a utilizao de instrumento nico. * 3 A pessoa jurdica beneficiria dever exigir que cada trabalhador firme uma declarao, que ser mantida disposio da fiscalizao federal, acusando o recebimento dos documentos de legitimao, na qual dever constar a numerao e a identificao da espcie dos documentos entregues. ** 4 Quando os documentos de legitimao previstos nesta Portaria forem concedidos sob a forma de cartes magnticos ou eletrnicos, a pessoa jurdica beneficiria dever obter de cada trabalhador uma nica declarao de recebimento do carto, que ser mantida disposio da fiscalizao, e servir como comprovao da concesso do benefcio. 5 Quando os documentos de legitimao previstos nesta Portaria forem concedidos sob a forma de cartes magnticos ou eletrnicos, o valor do benefcio ser comprovado mediante a emisso de notas fiscais pelas empresas prestadoras de servios de alimentao coletiva, alm dos correspondentes contratos celebrados entre estas e as pessoas jurdicas beneficirias. 6 Os documentos de legitimao, sejam impressos ou na forma de cartes eletrnicos ou magnticos, destinam-se exclusivamente s finalidades do Programa de Alimentao do Trabalhador, sendo vedada sua utilizao para outros fins. 7 A validade do carto magntico e/ou eletrnico, pelas suas caractersticas operacionais, poder ser de at cinco anos.
* Art. 17, inciso VI, 3, com redao dada pela Portaria n. 08, de 16 de abril de 2002. * *Art. 17, inciso VI, 4, com redao dada pela Portaria n. 08, de 16 de abril de 2002.

Art. 18. Em caso de utilizao a menor do valor do documento de legitimao, o estabelecimento comercial dever fornecer ao trabalhador um contravale com a diferena, vedada a devoluo em moeda corrente. VII DAS DISPOSIES FINAIS Art. 19. A execuo inadequada do Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT) acarretar o cancelamento da inscrio ou registro no Ministrio do Trabalho e Emprego, com a conseqente perda do incentivo fiscal, sem prejuzo do disposto no art. 8, pargrafo nico, do Decreto n 05, de 14 de janeiro de 1991. * Art. 20. O Ministrio do Trabalho e Emprego, atravs da Secretaria de Inspeo do Trabalho, emitir Instruo Normativa relativa fiscalizao do cumprimento da legislao de sustento do Programa de Alimentao junto s empresas inscritas e registradas no mesmo. Art. 21. As dvidas e casos omissos sero dirimidos pelo(a) DSST/SIT/MTE. Art. 22. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. Art. 23. Revogam-se a Portaria MTb n 87, de 28 de janeiro de 1997, e demais disposies em contrrio.

VERA OLMPIA GONALVES Secretria de Inspeo do Trabalho JUAREZ CORREIA BARROS JNIOR Diretor do Departamento de Segurana e Sade no Trabalho

* Art. 20, caput, com redao dada pela Portaria n. 08, de 16 de abril de 2002.

(Frente)
MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO

REGISTRO NO PAT NMERO_______

Coordenao-Geral Programa de Alimentao do Trabalhador (LEI N. 6321/76)

DATA___/___/___

1. IDENTIFICAO DA EMPRESA FORNECEDORA E/OU PRESTADORA DE SERVIOS DE ALIMENTAO COLETIVA 1.1. Razo Social

1.2 Endereo (Rua, n., etc.)

1.3. Bairro

1.4 Municpio

1.5. UF

1.6. Telefone

1.7 CEP

1.8. CNPJ da Matriz

2. IDENTIFICAO DO SERVIO DE ALIMENTAO 2.1 Cozinha Industrial para distribuio de refeies prontas 2.2 Administrao de cozinhas e refeitrios 2.3 Refeio-convnio 2.4 Alimentao-convnio 2.5 Cesta de alimentos

(Verso) INFORMAES DE ORDEM GENRICA A empresa poder buscar orientao diretamente no Ministrio do Trabalho e Emprego, Edifcio Anexo Ala B 1 Andar Sala 120 Braslia-DF ou nas Delegacias Regionais do Trabalho e Emprego. A empresa fornecedora e/ou prestadora de servios de alimentao coletiva responsabilizar-se- pelo cumprimento da legislao do PAT. A ficha deve ser apresentada em 1 (uma) via original, adquirida e protocolizada na DRT ou no PAT-DF e acompanhada de carta de encaminhamento, elaborada em papel timbrado, de acordo com o modelo abaixo. Observaes: A EMPRESA DEVER ANEXAR: modelo de documento de refeio-convnio (frente e verso), para as prestadoras de servio de refeio coletiva; modelo de documento da alimentao-convnio (frente e verso), para as prestadoras de servio de alimentao coletiva; nome(s) do(s) profissional(ais) legalmente habilitados(s) em nutrio responsvel(eis) tcnico(s), nmero e regio do respectivo Conselho Regional, para qualquer modalidade do servio de alimentao coletiva.

MODELO DE CARTA PARA SOLICITAO DE REGISTRO


(Use papel timbrado da empresa)

___________________,___ de ___________ de ____ Secretaria de Inspeo do Trabalho Departamento de Segurana e Sade no Trabalho Coordenao-Geral do Programa de Alimentao do Trabalhador Ministrio do Trabalho e Emprego Braslia-DF __________________________________________________________________
(nome da empresa)

Solicita o registro para fins de prestao de servios a pessoas jurdicas, nos termos da Legislao que rege a matria. Declara que o profissional responsvel tcnico __________________________________________________________
(nome)

Inscrito no CRN_________________sob o n__________.


(Regio)

Atenciosamente, Nome:____________________________________________________________ Cargo:____________________________________________________________ E-mail:____________________________________________________________

_____________________________________

Assinatura

You might also like