You are on page 1of 47

(AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO-TCDF/MARO DE 2012-CESPE)

Verificando a regularidade da aquisio de dispositivos sensores de presena e movimento para instalao em uma repartio pblica, os fiscais constataram que os proprietrios das empresas participantes da licitao eram parentes. Diante dessa constatao, o gestor argumentou da seguinte maneira: P: As empresas participantes do certame foram convidadas formalmente ou tomaram conhecimento da licitao pela imprensa oficial.

Q: Os proprietrios das empresas formalmente no eram parentes.

convidadas

R: Se os proprietrios das empresas convidadas formalmente no eram parentes e os proprietrios das empresas participantes da licitao eram parentes, ento as empresas participantes no foram convidadas formalmente. Concluso: As empresas participantes tomaram conhecimento da licitao pela imprensa oficial.

A partir das informaes acima apresentadas, julgue os quatro itens a seguir. 20) (AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO-TCDF/MARO DE 2012-CESPE) Incluindo entre as premissas a constatao da equipe de fiscalizao, o argumento do gestor ser um argumento vlido.

Constatao: Os proprietrios das empresas participantes da licitao eram parentes. P: As empresas participantes do certame foram convidadas formalmente ou tomaram conhecimento da licitao pela imprensa oficial. Q: Os proprietrios das empresas convidadas formalmente no eram parentes. R: Se os proprietrios das empresas convidadas formalmente no eram parentes e os proprietrios das empresas participantes da licitao eram parentes, ento as empresas participantes no foram convidadas formalmente. Concluso: As empresas participantes tomaram conhecimento da licitao pela imprensa oficial.

Resoluo:

Resoluo: A: Os proprietrios das empresas participantes da licitao eram parentes. B: As empresas participantes do certame foram convidadas formalmente. C: As empresas participantes do certame tomaram conhecimento da licitao pela imprensa oficial. D: Os proprietrios das empresas convidadas formalmente no eram parentes.

21) (AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO-TCDF/MARO DE 2012-CESPE) A partir da argumentao do gestor correto inferir que todas as empresas que tomaram conhecimento do certame pela imprensa oficial participaram da licitao.

22) (AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO-TCDF/MARO DE 2012-CESPE) Se alguma das premissas, P, Q ou R, for uma proposio falsa, ento o argumento apresentado ser invlido.

23) (AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO-TCDF/MARO DE 2012-CESPE) O fato de determinado argumento ser vlido implica, certamente, que todas as suas premissas so proposies verdadeiras.

24) (PERITO CRIMINAL-CPC-SEAD-PA/JULHO DE 2007) Um argumento vlido uma sequncia de trs proposies, bsicas ou compostas. Se as duas primeiras proposies dessa sequncia so V, ento a terceira proposio, chamada concluso, tambm V. As sequncias so duas formas de argumento vlido.

Simbolize adequadamente as proposies abaixo e identifique a sequncia que tem a forma de um argumento vlido. a) 1. Se Joana uma farsante ento Joana infeliz. 2. Se Joana infeliz ento Joana fica doente. 3. Portanto, se Joana fica doente ento Joana uma farsante.

b) 1. Se o crime no compensa ento no existem criminosos. 2. No existem criminosos. 3. Portanto, o crime no compensa.

c) 1. Se 9 menor do que 4 ento 9 um nmero par. 2. 9 no menor do que 4. 3. Portanto, 9 no um nmero par.

d) 1. Se o promotor no consegue as provas ento Jos no condenado. 2. Se o promotor consegue as provas ento as provas so falsas. 3. Portanto, se Jos condenado ento as provas so falsas.

25) (ANALISTA MINISTERIAL-CINCIAS JURDICAS-MPE-TO/AGOSTO DE 2006) correto afirmar que, simbolizada adequadamente, a argumentao abaixo vlida. 1. Se um casal feliz, ento os parceiros tm objetivos comuns. 2. Se os parceiros tm objetivos comuns, ento trabalham no mesmo Ministrio Pblico. 3. H rompimento se o casal infeliz. 4. H rompimento se os parceiros no trabalham no mesmo Ministrio Pblico.

Resoluo: P: O casal feliz. Q: Os parceiros tm objetivos comuns. R: Os parceiros trabalham no mesmo Ministrio Pblico. S: H rompimento.

Resoluo:

PQ QR ~P S ~R S

(TCNICO MINISTERIAL REA: INFORMTICA-MPE-PI/JANEIRO DE 2012-CESPE)

A fim de minimizar o risco de desvios de recursos pblicos por meio da segregao de funes, uma repartio estabeleceu as seguintes regras para os processos de aquisio de bens/servios: R1: Se o servidor participa da elaborao das especificaes tcnicas, no participa do julgamento das propostas; R2: Se o servidor participa do julgamento das propostas, no atesta o recebimento dos bens/servios; R3: Se o servidor atesta o recebimento dos bens/servios, no ordena seu pagamento.

Com base nessas informaes, julgue o prximo item. 26) (TCNICO MINISTERIAL REA: INFORMTICA-MPE-PI/JANEIRO DE 2012-CESPE) A proposio Se um servidor participa da elaborao das especificaes tcnicas, ento no atesta o recebimento dos bens/servios uma concluso vlida a partir das premissas R1 e R2.

Resoluo: R1: Se o servidor participa da elaborao das especificaes tcnicas, no participa do julgamento das propostas R2: Se o servidor participa do julgamento das propostas, no atesta o recebimento dos bens/servios Se um servidor participa da elaborao das especificaes tcnicas, ento no atesta o recebimento dos bens/servios

Resoluo: P: O servidor participa da elaborao das especificaes tcnicas Q: O servidor participa do julgamento das propostas R: O servidor atesta o recebimento dos bens/servios

Resoluo: P ~Q

Q ~R

P ~R

(AGENTE DE POLCIA FEDERAL/MAIO DE 2012-CESPE) Um jovem, ao ser flagrado no aeroporto portando certa quantidade de entorpecentes, argumentou com os policiais conforme o esquema a seguir: Premissa 1: Eu no sou traficante, eu sou usurio; Premissa 2: Se eu fosse traficante, estaria levando uma grande quantidade de droga e a teria escondido; Premissa 3: Como sou usurio e no levo uma grande quantidade, no escondi a droga. Concluso: Se eu estivesse levando uma grande quantidade, no seria usurio.

27) (AGENTE DE POLCIA FEDERAL/MAIO DE 2012-CESPE) Sob o ponto de vista lgico, a argumentao do jovem constitui argumentao vlida.

Resoluo: Premissa 1: Eu no sou traficante, eu sou usurio; Premissa 2: Se eu fosse traficante, estaria levando uma grande quantidade de droga e a teria escondido; Premissa 3: Como sou usurio e no levo uma grande quantidade, no escondi a droga. Concluso: Se eu estivesse levando uma grande quantidade, no seria usurio.

Resoluo: P: Sou traficante Q: Sou usurio R: Levo uma grande quantidade de droga S: Escondi a droga

(ASSISTENTE EM CINCIA E TECNOLOGIA 1MCTI/AGOSTO DE 2012-CESPE) Considere o argumento formado pelas proposies de 1 a 4 enunciadas a seguir. Proposio 1: Se ocorre desenvolvimento cientfico no Brasil, ento o pas dispe de recursos humanos capacitados. Proposio 2: Se o Brasil dispe de recursos humanos capacitados, ento o pas realizou investimentos consistentes, contnuos, de longo prazo e de porte para construir sua competncia cientfica.

Proposio 3: O Brasil realizou investimentos consistentes, contnuos, de longo prazo e de porte para construir sua competncia cientfica. Proposio 4: Ocorre desenvolvimento cientfico no Brasil. Com base no argumento acima, julgue os dois itens a seguir.

Resoluo: P: Ocorre desenvolvimento cientfico no Brasil. Q: O Brasil dispe de recursos humanos capacitados. R: O Brasil realizou investimentos consistentes, contnuos, de longo prazo e de porte para construir sua competncia cientfica.

Resoluo: Proposio 1: P Q Proposio 2: Q R Proposio 3: R Proposio 4: P

28) (ASSISTENTE EM CINCIA E TECNOLOGIA 1MCTI/AGOSTO DE 2012-CESPE) Um argumento que tenha como premissas as proposies 1, 2 e 4 e como concluso a proposio 3 um argumento vlido.

Resoluo: PQ QR P R

29) (ASSISTENTE EM CINCIA E TECNOLOGIA 1MCTI/AGOSTO DE 2012-CESPE) Um argumento que tenha como premissas as proposies 1, 2 e 3 e como concluso a proposio 4 um argumento vlido.

Resoluo: PQ QR R P

(INSPETOR DE POLCIA CIVIL DE 1 CLASSE-PC-CE/MARO DE 2012-CESPE)

O exerccio da atividade policial exige preparo tcnico adequado ao enfrentamento de situaes de conflito e, ainda, conhecimento das leis vigentes, incluindo interpretao e forma de aplicao dessas leis nos casos concretos. Sabendo disso, considere como verdadeiras as proposies seguintes.

P1: Se se deixa dominar pela emoo ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins. P2: Se no tem informaes precisas ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins. P3: Se est em situao de estresse e no teve treinamento adequado, o policial se deixa dominar pela emoo ao tomar decises. P4: Se teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, ento o policial tem informaes precisas ao tomar decises. Com base nessas proposies, julgue os trs itens a seguir.

30) (INSPETOR DE POLCIA CIVIL DE 1 CLASSE-PC-CE/MARO DE 2012-CESPE) A partir das proposies P2 e P4, correto inferir que O policial que tenha tido treinamento adequado e tenha se dedicado nos estudos no toma decises ruins uma proposio verdadeira. Anlise da proposio O policial que tenha tido treinamento adequado e tenha se dedicado nos estudos no toma decises ruins

Resoluo: P2: Se no tem informaes precisas ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins. P4: Se teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, ento o policial tem informaes precisas ao tomar decises. Se o policial teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, ento no toma decises ruins.

Resoluo: P: O policial tem informaes precisas ao tomar decises. Q: O policial toma decises ruins. R: Teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos.

Resoluo: ~P Q

RP

R ~Q

31) (INSPETOR DE POLCIA CIVIL DE 1 CLASSE-PC-CE/MARO DE 2012-CESPE) Da proposio P3 correto concluir que tambm ser verdadeira a proposio O policial que tenha tido treinamento adequado no se deixa dominar pela emoo ao tomar decises, mesmo estando em situaes de estresse. Anlise da proposio: O policial que tenha tido treinamento adequado no se deixa dominar pela emoo ao tomar decises, mesmo estando em situaes de estresse.

Resoluo: P3: Se est em situao de estresse e no teve treinamento adequado, o policial se deixa dominar pela emoo ao tomar decises.

Se o policial teve treinamento adequado e est em situao de estresse, ento ele no se deixa dominar pela emoo ao tomar decises.

32) (INSPETOR DE POLCIA CIVIL DE 1 CLASSE-PC-CE/MARO DE 2012-CESPE) Considerando que P1, P2, P3 e P4 sejam as premissas de um argumento cuja concluso seja Se o policial est em situao de estresse e no toma decises ruins, ento teve treinamento adequado, correto afirmar que esse argumento vlido.

Resoluo: P1: Se se deixa dominar pela emoo ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins. P2: Se no tem informaes precisas ao tomar decises, ento o policial toma decises ruins. P3: Se est em situao de estresse e no teve treinamento adequado, o policial se deixa dominar pela emoo ao tomar decises. P4: Se teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, ento o policial tem informaes precisas ao tomar decises. Se o policial est em situao de estresse e no toma decises ruins, ento teve treinamento adequado

Resoluo: P: O policial se deixa dominar pela emoo ao tomar decises. Q: O policial toma decises ruins. R: O policial tem informaes precisas ao tomar decises. S: O policial est em situao de estresse T: O policial teve treinamento adequado U: O policial se dedicou nos estudos.

You might also like