You are on page 1of 74

Cantos Quaresma Semana Santa Pscoa

Parquia Nosso Senhor do Bonfim Graja - MA

Acolhe, Deus
Acolhe, Deus, o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. V quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. /: Por teu amor, tem misericrdia! 1. Voltai, agora para mim com o corao arrependido. Rasgai, no as vestes, mas o corao," diz o Senhor! 2. "Se o mpio se arrepender dos pecados cometidos e praticar a justia, na certeza viver," diz o Senhor! 3. "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossas aes. Aprendei a fazer o bem, procurai o que certo," diz o Senhor!

Canto da converso
Convertei-vos, voltai a mim e eu voltarei a vs. Renunciai a vossos dolos. Convertei-vos e vivereis! 1. A morte do pecador no me compraz, mas a sua converso traz-me alegria. Afastai-vos do caminho que seguis, porque hs de perecer, Israel! 2. No mais te mostrarei o meu furor, Israel no eterno o meu rancor. Reconhece to somente a tua falta: infiel foste ao Senhor que teu Deus! 3. Eu vos reconduzirei at Sio, tereis pastores segundo o meu corao. E, ento, derramarei o meu Esprito sobre cada um de vs o infundirei!

Ah, se o povo de Deus


Ah! Se o povo de Deus no Senhor cresse! Ah! Se hoje atendesse sua voz! (2x) 1. Ah! Se a gente atendesse sua voz. Vamos juntos fazer louvao, neste templo aclamar o Senhor, o rochedo pra ns salvao, /: com alegria cantar seu louvor. 2. Ah! Se a gente atendesse sua voz. Grande Deus, sobre todos rei; fez a terra as montanhas, o mar, de alto a baixo, o que existe seu. /: Nosso Deus tem o mundo na mo! 3. Ah! Se a gente atendesse sua voz. De joelhos em adorao na presena do Deus Criador, rebanho do seu corao. /: Ele nosso Deus e Pastor. 4. Ah! Se a gente atendesse sua voz sem a Ele fechar o corao, como outrora fizeram os pais, no deserto uma provocao, /: esquecidos do Deus Salvador: 5. Ah! Se a gente atendesse sua voz. Desgostou-me to m gerao, por quarenta anos peregrinou de mim longe o seu corao. /: O repouso jurei no lhe dar.

Dom da vida
1. Dom da vida, Pai, celebramos na alegria de irmos a cantar; por teu filho Jesus, te louvamos, e queremos com fora aclamar. Senhor, ns queremos a vida, por Jesus que se faz nosso irmo. Em seu povo na f reunido, na partilha do amor e do po. 2. Dom da vida o sonho eterno de Deus Pai que nos fez filhos seus; seu projeto um mundo fraterno e depois vida plena nos cus. 3. Dom da vida a felicidade, de saber com alegria viver. Vida plena na paz, na bondade em Jesus haveremos de ter. 4. Jesus Cristo por ns deu sua vida, testemunho fiel, bom pastor; a tal gesto tambm nos convida, pelo irmo nos doarmos no amor.

Fala assim meu corao


Fala assim meu corao: "Vou buscar a tua face!" /: Senhor, o teu semblante no me escondas, no! 1. s, Senhor, o meu abrigo, segurana e proteo, tenho os olhos em ti fixos, minha rocha e salvao. V meu corao contrito, vem me guia a tua mo. 2. Da maldade, vem, me livra, tira-me da perdio. Teu semblante minha luz, farol na escurido. Em teu corao encontro s bondade e compaixo. 3. A ti peo s uma coisa: em tua casa habitar cada dia de minha vida, r o teu amor provar! Cantarei, ento, pra sempre, meu Deus, o teu louvor!

Alegres vamos casa do Pai


Alegres vamos casa do Pai; e na alegria cantar seu louvor. Em sua casa somos felizes: participamos da Ceia do amor. 1. A alegria nos vem do Senhor; seu amor nos conduz pela mo. Ele luz que ilumina o seu povo. Com segurana lhe d a salvao. 2. O Senhor nos concede os seus bens, nos convida sua mesa sentar, e partilha conosco o seu po. Somos irmos ao redor deste altar. 3. Voltarei sempre casa do Pai; de meu Deus cantarei o louvor. S ser bem feliz uma vida que busca em Deus sua fonte de amor. 3

Fiquei foi contente


Fiquei foi contente com o que me disseram: regozijaivos sempre no Senhor, mas eu fiquei. Fiquei foi contente com o que me disseram: regozijai-vos sempre no Senhor. 1. Nossos passos j pisam teu cho, cidade bem fortificada! Para l vai subindo a nao, as tribos do Senhor; pois j virou tradio pra celebrar, pra celebrar o nome do Senhor! 2. Pois l que esto os tribunais, tribunais da justia do Rei; venham todos e peam a paz para Jerusalm! Vivam tranquilos demais os que te amam; dentro de Ti, segurana e todo o bem. 3. Por aqueles que so meus irmos, os amigos a quem quero bem, "Paz contigo!" Ser meu refro. Por causa deste templo, que do Senhor manso; do nosso Deus, eu te desejo a paz e todo bem.

Sabe quanto custa


1. Sabe quanto custa um filho seu partir, certo que esta herana poupar suor? O silncio diz que vai se ferir, ao cair em si, nada ao seu redor. Vamos preparar tudo sem igual, tragam do rebanho o que melhor cresceu! Roupas e um anel, nem perguntem qual, que hoje este meu filho renasceu! 2. Sabe quanto custa ter um filho seu, longe, sem notcia, descuidado assim? A esperana diz que no se perdeu: logo voltar tenho bem pra mim. 3. Sabe quanto custa ter um filho ao lu, fome, desconsolo, triste, e sem ningum? Corao me diz: vai sentir-se um ru, mas se levantar saber tambm.

Senhor, Deus de nossos pais


1. Senhor, Deus de nossos pais, aqui estamos. Teu amor, alegres, vimos celebrar. Tua graa, que nos salva, ns buscamos, nossa vida colocamos neste altar. Somos povo da Aliana, caminhando na esperana, conduzidos por tua mo! Com os ps no cho da vida, rumo Pscoa to querida, te pedimos converso! 2. A Palavra nos anima e orienta, fortalece e d sentido nossa cruz. O teu po nos une a todos, nos sustenta, por caminhos da justia nos conduz. 3. Nesta casa, reunidos em famlia, aprendemos o valor da orao, do jejum, que nos educa na partilha, do amor, que faz a gente ser irmo. 4. Celebrando a Eucaristia, ensaiamos nossa Pscoa, vida plena em comunho. Pelas lutas e conquistas te louvamos, tua bno te pedimos pra misso.

Joao Batista clamou no deserto


1. Joo Batista clamou no deserto: Preparai ao Senhor uma estrada, eis que o reino de Deus est perto, escutai gerao transviada! Mudai de vida, mudai, Convertei-vos de corao! Fazei a vontade do Pai, amai, servi aos irmos, fazei a vontade do Pai, lutai por um mundo de irmos; fazei a vontade do Pai. O cho de todos e o po! 2. Jesus Cristo, o Filho de Deus, batizado por Joo no Jordo, inaugura o reino do Pai, com este santo e solene prego: 3. Escutai, Igreja de Deus; eis, o tempo da graa chegou, o Senhor da justia que passa; sua Pscoa entre ns comeou.

Senhor, eis aqui o teu povo


Senhor, eis aqui o teu povo que vem implorar teu perdo; grande o nosso pecado, porm maior o teu corao. 1. Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador, e assim lhe devolveste tua paz e teu amor, tambm, nos colocamos ao lado dos que vo buscar no teu altar a graa do perdo. 2. Revendo em Madalena a nossa prpria f, chorando nossas penas diante dos teus ps, tambm ns desejamos o nosso amor te dar, porque s muito amor nos pode libertar. 3. Motivos temos ns de sempre confiar, de erguer a nossa voz, de no desesperar; olhando aquele gesto que o bom ladro salvou, no foi, tambm, por ns, teu sangue que jorrou?

Lembra, Senhor, o teu amor


Lembra, Senhor, o teu amor fiel para sempre! Que os inimigos no triunfem sobre o povo! De suas angstias, Senhor, livra tua gente! 1. Senhor, meu Deus, a ti elevo a minha alma, em ti confio: que eu no seja envergonhado. No se envergonhe quem em ti pe sua esperana, mas, sim, quem nega por um nada sua f! 2. Mostra-me, Senhor os teus caminhos, e faz-me conhecer a tua estrada! Tua verdade me orienta e me conduza, porque s o Deus da minha salvao! 3. Recorda, Senhor meu Deus tua ternura w a tua compaixo que so eternas. No recordes meus pecados quando jovem, nem te lembres de minhas faltas e delitos. 4. O Senhor piedade e retido, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justia, e aos pobres ele ensina o seu caminho. 5. Verdade e amor so os caminhos do Senhor para quem segue sua aliana e seus preceitos. Senhor, por teu nome e tua honra, perdoa os meus pecados que so tantos.

Transfigurao (Lc 5, 18-36)


1. muito bom, nosso Deus, do cu provar, mas Tu convidas a montanha a descer e enfrentar toda e qualquer dificuldade para fazer este teu Reino acontecer.

Transfigurados, Senhor, em Tua Imagem, seremos sempre testemunhas da mensagem, do Teu amor, da Tua cruz e Tua glria, que nossos atos resplandeam tua memria. 2. Ordem do Pai: Este meu filho muito amado, sejam felizes, faam o que Ele vos disser. A humildade, a mansido e a caridade: so estes passos pra escutar o que Deus quer. 3. Toda a verdade no Tabor bem revelada exprime a vida e o sonho do cristo, tomando a cruz em toda sua caminhada, transfigurando o seu prprio corao.

Venham, sedentos e famintos


Ateno, todos que esto com sede! Ateno, todos que esto com fome! Venha o sedento, buscar seu alimento na fonte da alegria que sacia o ser! Venha o faminto saber: sua fome eu sinto! Manjares em fartura, bem que dura ele h de ter! 1. Por que gastar o dinheiro em vaidade, se a felicidade est no meu amor?! Voltem a mim, pois neste mundo tudo passa, somente a minha graa tem do eterno o sabor! Se ouvirem minha voz, no andaro mais tristes, ss: seu corao em paz tero, de alegria exultaro! 2. Por que andar por caminhos do deserto, se eu estou bem perto, me deixo encontrar?... Junto de mim, descanso, paz e esperana; eterna Aliana com vocs quero selar! Piedade eu terei de quem seguir a minha Lei... Deixem o mal, treva fatal: sou o Bem, a Luz total! 3. Por que apoiar no que frgil sua vida, se em mim sem medida a graa e o perdo?... Em vez de espinhos, cresam flores e palmeiras, de frutos sementeiras, no jardim do corao!... Meu nome, ento, enfim, ser a glria dos que assim os passos seus, junto dos meus, buscam novos terra e cus!

PERDO
Ato penitencial
1. Senhor, que fazeis passar da morte para a vida quem ouve a vossa palavra, tende piedade de ns. Senhor, tende piedade de ns. (bis) 2. Cristo, que quisestes ser levantado da terra para atrair-nos a vs, tende piedade de ns. O Cristo, tende piedade de ns. (bis) 3. Senhor, que nos submetestes ao julgamento da vossa cruz, tende piedade de ns. Senhor, tende piedade de ns (bis)

Misericrdia
Misericrdia, Senhor, Misericrdia! (bis) 1. Senhor, escuta o lamento e tem de ns compaixo. Ao povo d novo alento, a tua graa e perdo.

Pequei meu Pai


Pequei meu Pai, eu quero o teu perdo, por teu amor, espero salvao. (bis) 1. As coisas deste mundo afastaram-me de Ti, mas hoje estou de volta, meu Pai estou aqui. 2. Do teu imenso amor eu confesso que esqueci, mas hoje estou de volta, meu Pai estou aqui. 3. No amor aos meus irmos me neguei, me omiti, mas hoje estou de volta, meu Pai estou aqui. 4. Eu quero prometer nunca mais fugir de Ti, por isso estou de volta, meu Pai estou aqui.

Convite gentil
1. Convite gentil no sei desprezar. Que importa o que foi? Eu vim pra curar! Quem nega o perdo em nome da lei, no quer ver o mundo irmo. Perdo, Senhor, misericrdia! Perdo, Senhor Deus da vida! 2. No posso aceitar o zelo fatal do fogo do cu em troca do mal. Eu vim me propor, no vim pra forjar resposta com tal furor! 3. Tecer elogios por coisa qualquer revela, afinal, o quanto se quer. Porm, escutai: mais vale cumprir o quanto ensinei do Pai!

Perdo, Senhor, para o vosso povo


Perdo, Senhor, para o vosso povo! (2x) 1. Perdo, Senhor, por termos preferido confiar em nossa fraqueza, sem saber que sois a fortaleza! 2. Perdo, Senhor, por termos preferido recusar a vossa verdade, sem saber que ela liberdade! 3. Perdo, Senhor, por termos tantas vezes caminhado sem esperana, sem saber que sois a segurana!

Em cada caminho
1. Em cada caminho que ponho meus ps, encontro a Ti naqueles que passam estendendo as mos. Chamando tu ests eu no quis ouvir. Fechado em mim faltou-me coragem pra exercer a misso. Senhor, eu te peo perdo, pelas vezes que eu no acreditei que juntos podemos fazer deste mundo um mundo de irmos! Senhor eu te peo perdo, pois o medo no me deixa agir. Faze-me um instrumento, um profeta que fala de ti. (2X) 2. Ouvindo a palavra eu pude entender que estando sozinho, sem o outro, no estou em ti. O outro aparece mendigando o po, querendo a partilha e no sendo profeta, tambm disse no.

Por nossas fraquezas


1. Por nossas fraquezas humanas, Senhor, tende piedade! Por nosso injusto egosmo, Senhor, tende piedade! Por nossa falta de f e de amor, piedade, piedade Senhor! (bis) 2. Porque no fui solidrio, Senhor, tende piedade! Porque fomos indiferentes, Senhor, tende piedade!

Quantas vezes
1. Quantas vezes quis tudo pra mim: o poder, o saber, a riqueza. Quo mesquinho parece o teu reino se rejeito as migalhas da mesa. Senhor, Senhor, por nossa voz, tende piedade, olhai por ns! Por nossas mos, e o corao, tende piedade, olhai por ns!

2. Quantas vezes olhei com desdm as sementes, dezenas e centenas. Quo intil parece o teu reino se descuido das coisas pequenas. Cristo, Jesus, por nossa voz, tende piedade, olhai por ns! Por nossas mos, e o corao, tende piedade, olhai por ns! 3. Quantas vezes passei por aqui sem notar o tesouro que havia. Quo distante parece o teu reino se descanso esperando o meu dia. Senhor, Senhor, por nossa voz, tende piedade, olhai por ns! Por nossas mos, e o corao, tende piedade, olhai por ns!

Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo. Assim como era no princpio, agora e sempre, por todos os sculos, amm! Amm!

Derramarei sobre vs
"Derramarei sobre vs um gua pura, sereis purificados de todas as faltas. Eu vos darei um corao novo", diz o senhor. 1. Tende piedade de mim, Deus, segundo a vossa grande misericrdia. Por vossa bondade imensa, apagai minha iniquidade. 2. Lavai-me todo inteiro de minha culpa e do meu pecado purificai-me. Sim, reconheo a minha maldade, minha frente est sempre o meu pecado. 3. Dos meus pecados desviai a vossa face e todas as minhas culpas apagai. Criai em mim um corao que seja puro, meu Deus, ponde em mim um esprito resoluto.

Senhor, servo de Deus


1. Senhor, servo de Deus, que libertastes a nossa vida, tende piedade de ns! Senhor, tende piedade de ns! 2. Cristo, nosso irmo, que conheceis nossa fraqueza, tende piedade de ns! Cristo, tende piedade de ns! 3. Senhor, Filho de Deus, que vos tornastes obediente, tende piedade de ns! Senhor, tende piedade de ns!

preciso renascer
preciso renascer. preciso renascer. Deixai dios, violncias. preciso renascer. (bis) 1. Convertei-vos e acreditai. Eis a nova que venho darvos: Amai todos sem distino, porque todos somos irmos. Aceitai, aceitai, aceitai o Reino de Deus. 2. Tudo quanto vos ensinei que ameis os vossos irmos. Sereis dignos do meu amor se fizerdes o que vos mando. Aceitai, aceitai, aceitai o Reino de Deus. 3. Se algum diz que me tem amor guardar a minha palavra. O meu Pai tambm o amar e faremos nele morada. Aceitai, aceitai, aceitai o Reino de Deus. 4. Na verdade sois meus amigos, no vos posso tratar por servos. Porque o servo vive distante dos caminhos do seu senhor. Aceitai, aceitai, aceitai o Reino de Deus.

Senhor, tende piedade de ns!


1. Senhor, tende piedade de ns! Senhor, tende piedade de ns! Tende piedade, tende piedade! Senhor, tende piedade de ns! 2. Cristo, tende piedade de ns! Cristo, tende piedade de ns! Piedade, piedade, piedade de ns! 3. Senhor, tende piedade de ns! Senhor, tende piedade de ns! Tende piedade, tende piedade! Senhor, tende piedade de ns!

ASPERSO
gua Santa
gua santa! agua pura, vem! Purifica este povo! /: D-nos da neve a brancura, e um corao sincero, forte, grande, novo. 1. Lembrana do meu batismo, grande graa do Senhor! Que afogou o meu egosmo e regou em mim o amor! 2. No do templo por certo que jorram guas assim; do corao aberto de quem quis sofrer por mim! 3. Ns somos raa escolhida, Deus no te quer bem em vo... Muitos erros tens na vida. Deus tem muito mais perdo.

Lavai-me, Senhor, lavai-me


1. Lavai-me, Senhor, lavai-me, e bem limpo eu vou ficar! (bis) Senhor, vs me lavareis, de to limpo eu vou brilhar! (bis) Misericrdia de mim, Deus de bondade! Misericrdia por tua compaixo! Vem me lavar das sujeiras do pecado, vem me livrar de tamanha perdio. Reconheo toda a minha maldade, diante de mim a vastido de minha ofensa. Foi contra ti, meu Senhor, o meu pecado e pratiquei o que mal em tua presena. 2. Mostrai-nos vossa bondade, salvai-nos, Redentor! (bis) Senhor, eu peo, escutai-me, a vs chegue o meu clamor! (bis)

Aspergi-me, Senhor
Aspergi-me, Senhor, e serei limpo; lavai-me e serei mais puro do que a neve! /: Tende piedade de mim, Deus, na vossa grande bondade!

IMPOSIO DAS CINZAS

Converter ao Evangelho
1. Converter ao Evangelho, na Palavra acreditar, caridade e penitencia, quem as cinzas abraar. /: No esqueas: somos p e ao p vamos voltar. 2. No as vestes, mas o peito o Senhor manda rasgar. Jejuai, mudai de vida... Em sua face a chorar. /: No esqueas: somos p e ao p vamos voltar. 3. Quo bondoso o nosso Deus, inclinado a perdoar. Quem dos males se arrepende, compaixo vai encontrar. /: No esqueas: somos p e ao p vamos voltar. 4. Chora e diz o sacerdote entre a porta e o altar: Pela vida do meu povo vo meus lbios suplicar. /: No esqueas: somos p e ao p vamos voltar. 5. Convertei-vos, povo meu, do Senhor vamos lembrar. Eis o tempo prometido, as ovelhas vem salvar. /: No esqueas: somos p e ao p vamos voltar.

6. Compaixo, misericrdia vos pedimos, redentor; /: pela virgem, me das dores, perdoai-nos, Deus de amor!

Convertei-vos e crede no Evangelho


Convertei-vos e credes no Evangelho, eis o tempo favorvel! (bis) 1. Tirarei de vs um corao de pedra, e porei em vs um corao de carne! 2. Dar-vos-ei o meu esprito de vida, mudarei a escravido em liberdade! 3. Retornai de corao arrependido, porque Deus compassivo e indulgente!

O vosso corao de pedra


O vosso corao de pedra se converter em novo, em novo corao. 1. Tirarei de vosso peito vosso corao de pedra, no lugar colocarei novo corao de carne. 2. Dentro em vs eu plantarei, plantarei o meu esprito; amareis os meus preceitos, seguireis o meu amor. 3. Dentre todas as naes, com amor vos tirarei, qual pastor vos guiarei para a terra, a vossa ptria. 4. Esta terra habitareis; foi presente a vossos pais. E sereis sempre o meu povo, eu serei o vosso Deus.

Pecador, agora tempo


1. Pecador, agora tempo de pesar e de temor. /: Serve a deus, despreza o mundo, j no sejas pecador! 2. Neste tempo sacrossanto o pecado faz horror. /: Contemplando a cruz de cristo, j no sejas pecador! 3. Vais pecando, vais pecando, vais de horror em mais horror; /: filho acorda dessa morte, j no sejas pecador 4. Passam meses, passam anos, sem que busques teu Senhor; /: como um dia para o outro, assim morre o pecador! 5. Pecador arrependido, pobrezinho pecador, /: vem, abraa-me contrito com teu Pai, teu Criador!

Piedade, Senhor, tende piedade Salmo 51 (2 melodias)


Piedade, Senhor, tende piedade, pois pecamos contra vs! 1. Tende piedade, meu Deus, misericrdia! Na imensido de vosso amor, purificai-me! Do meu pecado, todo inteiro, me lavai e apagai completamente a minha culpa. 2. Eu reconheo toda a minha iniquidade, o meu pecado esta sempre minha frente. Foi contra vs, s contra vs que eu pequei e pratiquei o que e mal aos vossos olhos! 3. Criai em mim um corao que seja puro, dai-me de novo um esprito decidido. Senhor, no me afasteis de vossa face nem retireis de mim o vosso Santo Esprito! 4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmaime com esprito generoso! Abri meus lbios, Senhor, para cantar, e minha boca anunciar vosso louvor!

3. No afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vs o meu auxlio! No me esqueais nem me deixeis abandonado, meu Deus e salvador! 4. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

O Senhor bondoso Salmo 103(102)


O Senhor bondoso, bondoso e compassivo. 1. Bendize, minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, minha alma, ao Senhor, no te esqueas de nenhum de seus favores! 2. Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva tua vida e te cerca de carinho e compaixo. 3. O Senhor indulgente, favorvel, paciente, bondoso e compassivo. Quanto os cus por sobre a terra se elevam, tanto grande o seu amor aos que o temem.

Em minhas dores, Senhor Salmo 91(90)


Em minhas dores, Senhor, permanecei perto de mim! 1. Quem habita o abrigo do Altssimo e vive a sombra do Senhor Onipotente, diz ao Senhor: Sois meu refgio e proteo, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente. 2. Nenhum mal h de chegar perto de ti, nem a desgraa bater tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem. 3. Havero de te levar em suas mos, para o teu p no se ferir nalguma pedra. Passars por sobre cobras e serpentes, pisars sobre lees e outras feras. 4. Porque a mim se confiou, hei de livr-lo e proteglo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atend-lo, e a seu lado eu estarei em suas dores.

Provai e vede Salmo 33(34)


Provai e vede (3x) quo suave o Senhor! 1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estar sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouam os humildes e se alegrem! 2. Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou. 3. Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto no se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angstia. Maravilhas fez conosco Salmo 126(125) Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! 1. Quando o Senhor reconduziu nossos cativos parecamos sonhar, encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lbios de canes. 2. Entre os gentios se dizia: Maravilhas fez com eles o Senhor! Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria! 3. Mudai a nossa sorte, Senhor como as torrentes nos desertos. Os que lanam as sementes entre lgrimas ceifaro com alegria. 9

O Senhor minha luz Salmo 27(26)


O Senhor minha luz, minha luz e salvao. 1. O Senhor minha luz e salvao; de quem eu terei medo? O Senhor a proteo da minha vida; perante quem eu tremerei? 2. Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixo! Meu corao fala convosco confiante, vossa face que eu procuro.

4. Chorando de tristeza sairo, espalhando suas sementes; cantando de alegria voltaro carregando os seus feixes!

Verdade e amor Salmo 25(24)


Verdade e amor (3x) so os caminhos do Senhor. 1. Mostrai-me, Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvao. 2. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixo, que so eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericrdia e sois bondade sem limites, Senhor! 3. O Senhor piedade e retido e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justia e aos pobres ele ensina o seu caminho.

2. Pois foi l que os opressores nos pediram nossos cnticos; nossos guardas exigiam alegria na tristeza: "Cantai hoje para ns algum canto de Sio! 3. Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira? Se de ti, Jerusalm, algum dia eu me esquecer, que resseque a minha mo! 4. Que se cole a minha lngua e se prenda ao cu da boca se de ti no me lembrar! Se no for Jerusalm minha grande alegria!

Criai em mim um corao Salmo 51(50)


Criai em mim um corao que seja puro. (Dai-me de novo um esprito decidido!) 1. Tende piedade, meu Deus, misericrdia! Na imensido de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado e apagai completamente a minha culpa! 2. Criai em mim um corao que seja puro, dai-me de novo um esprito decidido. Senhor, no me afasteis de vossa face nem retireis de mim o vosso Santo Esprito! 3. Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmaime com esprito generoso! Ensinarei vossos caminhos aos pecadores, e para vs se voltaro os transviados.

Andarei na presena de Deus Salmo 116(115)


Andarei na presena de Deus, /: junto a ele, na terra dos vivos. 1. Guardei a minha f, mesmo dizendo: demais o sofrimento em minha vida! sentido por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. 2. Eis que sou o vosso servo, Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhes da escravido! Por isso oferto um sacrifcio de louvor, invocando o nome santo do Senhor. 3. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presena de seu povo reunido; nos trios da casa do Senhor, em teu meio, cidade de Sio!

Senhor, tens palavras Salmo 19(18)


Senhor, tens palavras de vida eterna. 1. A lei do Senhor Deus perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor fiel, sabedoria dos humildes. 2. Os preceitos do Senhor so precisos, alegria ao corao. O mandamento do Senhor brilhante, para os olhos uma luz. 3. puro o temor do Senhor, imutvel para sempre. Os julgamentos do Senhor so corretos e justos igualmente. 4. Mais desejveis do que o ouro so eles, do que o ouro refinado. Suas palavras so mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

Que se prenda a minha lngua Salmo 137(136)


Que se prenda minha lngua ao cu da boca se de ti, Jerusalm, eu me esquecer! 1. Junto aos rios da Babilnia nos sentvamos chorando, com saudades de Sio. Nos salgueiros por ali pendurados nossas harpas.

10

Fala, Senhor!
Fala, Senhor, fala Senhor, Palavra de fraternidade! Fala, Senhor, fala Senhor, s luz da humanidade! 1. A tua Palavra fonte que corre, penetra e no morre, no seca jamais. 2. A tua Palavra que a terra alcana luz, esperana que faz caminhar. 3. A tua Palavra, farol de justia que vence a cobia, bno e paz.

O homem no vive somente de po, mas de toda Palavra da boca de Deus.

Louvor e glria a ti, Senhor


Louvor e glria a ti, Senhor, /: Cristo Palavra de Deus! 1. (1 D. Q.) O homem no vive somente de po, Mas de toda a palavra da boca de Deus. 2. (2 D. Q.) Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vs. 3. (3 D. Q.) Na verdade sois, Senhor, o Salvador do mundo. Senhor, dai-me gua viva a fim de eu no ter sede! 4. (4 D. Q.) Pois eu sou a luz do mundo, quem nos diz o Senhor! E vai ser a luz da vida quem se faz meu seguidor! 5. (5 D. Q.) Eu sou a ressurreio, eu sou a vida. Quem cr em mim no morrer eternamente.

Glria e louvor a vs
Glria e louvor a vs, Cristo! (bis) O homem no vive somente de po, mas de toda Palavra da boca de Deus.

Honra, glria, poder e louvor


Honra, glria, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor! O Homem somente de po, mas de toda a Palavra da boca de Deus.

Jesus Cristo sois bendito


Jesus Cristo, sois bendito, o ungido de Deus Pai. (bis) O homem no vive somente de po, mas de toda palavra da boca de Deus

Louvor a vs
Louvor a vs, Cristo Rei, /: Rei da eterna glria! 1. O homem no vive somente de po, mas de toda Palavra da boca de Deus. 2. Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: eis meu filho muito amado, escutai-o todos vs! 3. Convertei-vos, nos diz o Senhor, porque o Reino dos cus est perto! 4. Vou levantar-me e vou a meu Pai e direi: meu Pai, eu pequei contra o cu e contra ti! 5. De corao convertei-vos a mim, pois sou bom, compassivo e clemente! 6. Jesus Cristo se tornou obediente, obediente at a morte numa cruz, pelo que o Senhor Deus o exaltou e lhe deu um nome muito acima de outro nome!

Louvor e glria a ti
Louvor e glria a ti, Senhor! Cristo, Palavra, Palavra de Deus!

11

Bendito s tu
1. Bendito s tu, Deus criador, revestes o mundo da mais fina flor, restauras o fraco que a ti se confia e junto aos irmos, em paz o envias. Deus do universo, s Pai e Senhor; por tua bondade recebe o louvor! (bis) 2. Bendito s tu, Deus criador, por quem aprendeu o gesto de amor: colher a fartura e ter a beleza de ser a partilha dos frutos na mesa! 3. Bendito s tu, Deus criador, fecundas a terra com vida e amor! A quem aguardava um canto de festa a mesa promete eterna seresta!

Este pranto em minhas mos


1. Muito alegre eu te pedi o que era meu. Partir! Um sonho to normal. Dissipei meus bens, o corao tambm. No fim, meu mundo era irreal. Confiei no teu amor e voltei. Sim, aqui meu lugar! Eu gastei teus bens, Pai, e te dou este pranto em minhas mos. 2. Mil amigos conheci; disseram adeus. Caiu a solido em mim. Um patro cruel levou-me a refletir: meu Pai no trata um servo assim! 3. Nem deixaste-me falar da ingratido; morreu, no abrao, o mal que eu fiz. Festa, roupa nova, o anel, sandlia aos ps; voltei vida; sou feliz.

Bendito seja Deus


Bendito seja Deus, Pai do Senhor Jesus Cristo, por Cristo nos brindou todas as bnos do Esprito. 1. Pois, juntamente com Cristo, antes de o mundo criar, Deus j nos tinha escolhido a fim de nos consagrar. De amor oferta sem mancha; para a adoo destinou, seus filhos somos por Cristo, de sua graa o louvor. 2. Pois sobre ns esta graa, conforme havia traado, Deus, nosso Pai, derramou, pelo seu Filho amado; que com seu sangue consegue pra ns a libertao, a remisso dos pecados, graa sem comparao! 3. Sim, derramou sobre ns graa abundante e saber, nos revelando o mistrio, plano do seu bem-querer, de conduzir a histria plena realizao: Cristo encabea o universo, terra e cus se uniro!

Os cristos tinham tudo em comum


Os cristos tinham tudo em comum, dividiam seus bens com alegria. /: Deus espera que os dons de cada um se repartam com amor no dia-a-dia. 1. Deus criou este mundo para todos; quem tem mais chamado a repartir com os outros o po, a instruo e o progresso fazer o irmo sorrir. 2. Mas, acima de algum que tem riquezas est o homem que cresce em seu valor e, liberto, caminha pra Deus, repartindo com todo o amor. 3. No desejo de sempre repartimos nossos bens, elevemos nossa voz ao trazer po e vinho para o altar, em que Deus vai se dar a todos ns.

Recebe, Deus amigo


1. Recebe, Deus amigo, estes dons que a ti trazemos e felizes entre todos a partilha ns faremos. Deus Pai, a ti trazemos po e vinho uma vez mais; um s corpo ns seremos, com Jesus e pela paz! 2. Recebe, Deus amigo, nossos ps e nossos braos que encontram na unidade o alento pro cansao. 3. Recebe, Deus amigo, os projetos que alimentam o convvio e o respeito entre os povos que se enfrentam. 4. Recebe, Deus amigo, os esforos do teu povo que trabalha com carinho pra criar um mundo novo.

Eis o tempo de converso


Eis o tempo de converso, eis o dia da salvao; ao Pai voltemos, juntos andemos; eis o tempo de converso! 1. A) Os caminhos do Senhor so verdade, so amor. Dirigi os passos meus, em vs espero, Senhor. B) Ele guia ao bom caminho, quem errou e quer voltar, ele bom, fiel e justo, ele busca e vem salvar. 2. A) Viverei com o Senhor, ele o meu sustento. Eu confio mesmo quando minha dor no mais aguento. B) Tem valor aos olhos seus meu sofrer e meu morrer. Libertai o vosso servo e fazei-o reviver. 3. A) A palavra do Senhor a luz do meu caminho, ela vida, alegria; vou guard-la com carinho. B) Sua lei, seu mandamento, viver a caridade; caminhemos todos juntos construindo a unidade. 12

Recebe este canto do cho


1. Recebe este canto do cho! Que o cu e a terra estremece! Solo: o lamento do povo que sofre! Todos: E cada um de ns oferece. Cada um de ns oferece! Cada um de ns oferece! (2x)

2. O po que o padeiro amassou, e a uva que o homem esmagou: Solo: a nossa oferenda, irmo! Todos: E cada um de ns oferece! 3. O homem a terra cavou, do cho a semente brotou: Solo: a luta pela vida, irmo! Todos: E cada um de ns oferece! 4. Ns damos tudo com amor, a maneira de dar o presente. Solo: Vale bem mais que o presente. Todos: Que cada um ao Pai oferece!

Volta o Teu olhar, Senhor


Volta o teu olhar Senhor e d-nos teu perdo. Bendito seja teu imenso corao! (bis) 1. Aceita Deus Santo a nossa orao. Compadecido olha para ns, Senhor. Liberta nossas vidas, te suplicamos, e andaremos para sempre em teus caminhos. 2. Acolhe Deus bondoso, a nossa caminhada, revivendo o teu amor para sempre. Confiantes, aguardamos o teu perdo, e do mal seremos ns purificados. 3. Aceita o jejum e a nossa penitencia, que revivemos neste tempo quaresmal. Confirma-nos em teu amor grandioso, bendito sejas, Senhor Deus do universo!

Retorna Israel
Retorna Israel, ao teu Senhor, pois Ele guarda os teus passos das ciladas, Ele perdoa sempre a tua iniquidade, retorna Israel ao teu Senhor. 1. Curarei tuas feridas, tomarei-te pela mo, cuidarei com muito amor. Isto diz o nosso Deus! 2. Eu serei como o orvalho e Israel florescer, frutos mil vai produzir. Isto diz o nosso Deus! 3. Retorna para mim e teu trigo reviver, tua videira se espalhar. Isto diz o nosso Deus! 4. Qual rvore frondosa com seus galhos verdejantes, assim o meu perdo. Isto diz o nosso Deus!

Todo povo sofredor


Todo povo sofredor o seu pranto esquecer, /: pois o que plantou na dor na alegria colher! 1. Retornar do cativeiro fez-se sonho verdadeiro, sonho de libertao. Ao voltarem os exilados, Deus trazendo os deportados libertados pra Sio! 2. Ns ficamos to felizes, nossa boca foi sorrisos, nossos lbios s canes! Ns vibramos de alegria: "O Senhor fez maravilhas", publicaram as naes! 3. Senhor, Deus poderoso, no esqueais o vosso povo a sofrer na escravido. Nos livrai do cativeiro, qual chuvada de janeiro alagando o serto. 4. Semeando na agonia, espalhando cada dia a semente do amanh; a colheita uma alegria, muito canto e euforia, fartura, Cana.

S bendito, Senhor
1. S bendito, Senhor, para sempre, pelos frutos das nossas jornadas repartidos na mesa do Reino, anunciam a paz almejada! Senhor da vida tu s a nossa salvao! Ao prepararmos a tua mesa, em ti buscamos ressurreio! 2. S bendito, Senhor, para sempre, pelos mares, os rios e as fontes! Nos recordam a tua justia, que nos leva a um novo horizonte! 3. S bendito, Senhor, para sempre, pelas bnos qual chuva torrente; tu fecundas o cho desta vida que abriga uma nova semente.

Suba a ti, Deus Pai


Suba a ti, Deus Pai, como prece, nossa oferta do vinho e do po! Se o teu Reino de amor acontece, paz, justia se abraaro! 1. Ofertamos a voz do teu povo, que defende a vida e diz: no! Ao sistema injusto que nega liberdade e vida ao irmo. 2. Ofertamos a luta do pobre que espera seu po conseguir no suor do seu rosto sofrido, para um mundo mais justo surgir. 3. Teus caminhos, Senhor, so justia, de paz que tu queres falar, partilhar nossos bens, sem cobia, servio, e forma de amar! 4. Como Igreja, tambm te ofertamos o empenho intenso de quem em defesa do povo trabalha dando tempo e talento aos que tem.

13

A quem ns servimos
1. A quem ns servimos, quando partimos o po do amor? Criana sem nome, morrendo de fome, eras tu, Senhor!? Vem ser nesta mesa o po da igualdade e da libertao. Teu corpo e teu sangue animem, sustentem a nossa misso! 2. A quem acolhemos, quando envolvemos de humano calor? O velho esquecido, tambm excludo, eras tu, Senhor!? 3. De quem ns cuidamos, quando curamos feridas e dor? O pobre doente da vida descrente, eras tu, Senhor!? 4. A quem escutamos, quando tratamos com digno valor? O ndio poeta, de sangue profeta, eras tu, Senhor!? 5. A quem amparamos, quando mostramos um mundo melhor? O jovem drogado, por no ser amado, eras tu, Senhor!? 6. A quem ns somamos, quando irmanados na luta e na dor? Aquele operrio, chorando o salrio, eras tu Senhor!? 7. A quem apoiamos, quando medimos do rosto o suor? O homem do campo em seu desencanto, eras tu, Senhor!? 8. A quem defendemos, denunciando o mal, sem temor? Mulher explorada, o negro ainda escravo, eras tu, Senhor!?

Anunciamos tuas grandes riquezas


1. Anunciamos tuas grandes riquezas, os teus bens dados na criao. Preservar - isto a ns foi pedido, na partilha, na paz, comunho! Neste tempo favorvel de unidade e converso deixo a todos minha herana: vida plena no meu Reino. Minha lei, minha justia, aprendei de corao: "No podeis servir a Deus e ao dinheiro". 2. O que torna o homem seguro no ter muitos bens, ambio! Mas os que buscam em ti o refgio "L nos cus o tesouro tero". 3. Muito acima do lucro que oprime, Tu nos ds um valor a viver: teu amor a ns todos redime! Nesta f ns possamos crescer. 4. Tua Palavra - a lei justa e fiel, abomina a explorao. Ai daqueles que a cobrem com vus, impedindo a justia ao irmo. 5. Teu altar nos revela o abrigo da justia que faz construir, e na eterna Aliana contigo aprendemos os bens repartir.

Como o raiar do dia


Como o raiar, raiar do dia a tua luz surgir /: e minha glria te seguir! 1. Penitncia que me agrada livrar o oprimido das algemas da injustia, abrigar o desvalido, repartir comida e roupa com o faminto e maltrapilho! 2. Teus clamores ouvirei, tuas chagas sararo, se expulsares de tua terra toda vil escravido, se com pobres e famintos dividires o teu po! 3. Tua noite ser clara como um dia de vero, te guiarei pelo deserto, te darei da fora o po, teu jardim florescer, vivas fontes jorraro! 4. Sobre antigos alicerces reconstris nova cidade, se prezares o meu nome, se meu dia respeitares; se por mim deixas teus planos achars felicidade!

Agora o tempo se cumpriu


Agora o tempo se cumpriu, o reino j chegou. Irmos convertam-se e creiam firmes no evangelho! 1. Feliz aquele homem que no anda conforme os conselhos dos perversos 2. Que no entra no caminho dos malvados nem junto aos zombadores vai sentar-se. 3. Mas encontra seu prazer na lei de Deus e medita, dia e noite, sem cessar. 4. Eis que ele semelhante a uma rvore que beira da torrente est plantada. 5. Ela sempre d frutos a seu tempo q jamais as suas folhas vo murchar. 6. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva morte.

Convidado para a mesa


1. Convidado para a mesa, da partilha, da esperana, o teu povo aqui deseja, celebrar nova aliana. Pra vencer a idolatria do dinheiro e do poder, ns buscamos, na alegria, o teu po que faz viver. Em tua mesa solidrios, repartimos o teu po. Com justia e mais trabalho haver mais comunho. 2. Contemplamos l no monte a vitria sobre a cruz: do calvrio, no horizonte, vida nova j reluz. No nos 14

seja indiferente tanto pranto, tanta dor, o lutar de nossa gente por emprego e mais valor. 3. s a fonte que sacia toda sede eternamente, vem Senhor, dar, neste dia, dessa gua a toda gente, pois, assim, logo veremos os direitos que Deus quer, respeitados nos pequenos, no idoso e na mulher. 4. Nova lei que vem do amor, faz nascer fraternidade; como filhos do Senhor, temos vida em liberdade. Vem, Senhor, nos conduzir pra vencer a diviso. Ns queremos construir o Teu Reino em mutiro.

Destru este templo, disse Cristo


Destru este templo, disse Cristo, e em trs dias haverei de reergu-lo. /: Ele falava do templo do seu corpo. 1. Senhor de corao eu vou dou graas porque ouvistes as palavras dos meus lbios! Perante vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me. 2. Eu agradeo vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vs me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma. 3. Os reis de toda a terra ho de louvar-vos quando ouvirem, Senhor vossa promessa. Ho de cantar vossos caminhos e diro: Como a glria do Senhor grandiosa! 4. Altssimo o Senhor, mas olha os pobres, e de longe reconhece os orgulhosos. Se no meio da desgraa eu caminhar, vs me fazeis voltar vida novamente. 5. Completai em mim a obra comeada; Senhor, vossa bondade para sempre! Eu vou peo: no deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mos!

Ela muito amou, tem a minha paz; vai seguir caminho sem temor! Sabe quem eu sou e ser capaz de espalhar na terra o meu amor! 2. Ela ultrapassou toda a medida, no lhe bastando meros preceitos. Lgrimas, perfume - que acolhida! Nem se importando com preconceitos. 3. Se ningum ousou dizer bem claro o que pensava daquele gesto, Ele revelou como era raro esse carinho to manifesto. 4. Ele sempre mais que um convidado, se pe mesa, nutrindo a vida; olha os coraes e pe de lado toda a aparncia, cura a ferida!

Ento da nuvem luminosa


Ento, da nuvem luminosa dizia uma voz: "Este meu filho amado, escutem sempre o que ele diz!" 1. Transborda um poema do meu corao; Vou cantarvos, rei, esta minha cano. 2. Sois to belo, o mais belo entre os filhos dos homens! Porque Deus, para sempre, vos deu sua beno. 3. Levai vossa espada de glria no flanco, heri valoroso, no vosso esplendor. 4. Sa para a luta no carro de guerra em defesa da f, da justia e verdade! 5. Vosso trono, Deus, eterno, sem fim; vosso cetro real sinal de justia. 6. Vs amais a justia e odiais a maldade. por isso que Deus vos ungiu com seu leo. 7. Cantarei vosso nome de idade em idade, para sempre havero de louvar-vos os povos!

Este meu Filho muito amado


Este meu Filho muito amado: escutai-o todos vs! Ento o vosso corao se alegrar, e em vossos olhos brilhar a sua luz! 1. A beleza da glria celeste que a Igreja esperando procura, Cristo a mostra no alto do monte, onde mais que o sol claro fulgura. 2. Este fato nos tempos notvel: ante Pedro, Tiago e Joo, Cristo fala a Moiss e a Elias sobre a sua futura Paixo. 3. Testemunhas da lei, dos profetas e da graa estando presentes, sobre o Filho, Deus Pai testemunha, vindo a voz duma nuvem luzente. 4. Com a face brilhante de glria Cristo hoje mostrou no Tabor o que Deus tem no cu preparado aos que o seguem vivendo no amor. 5. Da sagrada viso o mistrio ergue aos cus o fiel corao. E, por isso, exultante de gozo, sobe a Deus nossa ardente orao. 6. Pai e Filho, e Esprito Amor, um s Deus, vida e paz, sumo bem, concedei-nos por vossa presena esta glria no Reino. Amm!

Dizei aos cativos: sa!


Dizei aos cativos: "sa!" Aos que esto nas trevas: "Vinde luz!" /: Caminhemos para as fontes, o senhor quem nos conduz! 1. A) Foi no tempo favorvel que eu te ouvi, te escutei, no dia da salvao socorri-te e ajudei. B) E assim te guardarei, te farei mediador d'aliana com o povo, ser seu libertador! 2. A) No tero mais fome e sede, nem o sol os queimar; o Senhor se compadece, qual pastor os guiar... B) Pelos montes, pelos vales passaro minhas estradas, e viro de toda parte e encontraro pousada. 3. A) Cus e terra alegrai-vos, animai-vos e cantai; o Senhor nos consolou, dos aflitos se lembrou! B) Poderia uma mulher de seu filho se esquecer? Ainda que isso acontecesse nunca iria te perder!

Ela muito amou


1. Tanto que esperou pudesse um dia chegar bem perto, dizendo tudo! Se no conseguiu como queria, o seu silncio no ficou mudo. 15

Eu vim para que todos tenham vida


Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente. (2x) 1. Reconstri a tua vida em comunho com teu Senhor, reconstri a tua vida em comunho com teu irmo. Onde est o teu irmo, eu estou presente nele. 2. Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males. Hoje s minha presena junto a todo sofredor. Onde sofre o teu irmo, eu estou sofrendo nele. 3. Entreguei a minha vida pela salvao de todos. Reconstri, protege a vida de indefesos e inocentes. Onde morre o teu irmo, eu estou morrendo nele. 4. Vim buscar e vim salvar o que estava j perdido. Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda esperana. Onde salvas teu irmo, tu me ests salvando nele. 5. Este po, meu corpo e vida para a salvao do mundo presena e alimento nesta santa comunho: Onde est o teu irmo, eu estou tambm com ele. 6. Salvar a sua vida quem a perde, quem a doa. Eu no deixo perecer nenhum daqueles que so meus. Onde salvas teu irmo, tu me ests salvando nele. 7. Da ovelha desgarrada eu me fiz o bom pastor. Reconduze, acolhe e guia, a quem de mim se extraviou. Onde acolhes teu irmo, tu me acolhes, tambm, nele. 8. Quem comer o po da vida viver eternamente. Tenho pena deste povo que no tem o comer. Onde est um irmo com fome, eu estou com fome nele.

E ns cantaremos a mesma cano, unidos no mesmo corao. (bis) 2. Mestre, ao sairmos daqui ns iremos teus passos seguir com sementes nas mos. Mestre, ns queremos plantar o teu Reino em todo lugar e crescer como irmos.

Ns vivemos de toda a Palavra


Ns vivemos de toda a Palavra que procede da boca de Deus; /: a palavra de vida e verdade que sacia a humanidade. 1. Impelidos ao deserto retomamos a estrada que conduz ao paraso, nossa vida e morada. 2. As prises da humanidade assumidas pelo Cristo so lugares de vitria, Ele veio para isto! 3. O Senhor nos deu exemplo ao vencer a noite escura: superou a dor do mundo, renovando as criaturas. 4. Progredimos neste tempo conhecendo o Messias. Ele veio para todos, alegrando nossos dias. 5. Celebramos a memria do amor que ao mundo veio. Junto dele venceremos o inimigo verdadeiro. 6. Contemplamos nossa terra em mistrio fecundada. Flor e fruto so promessas ao findar a madrugada.

O meu Reino tem muito a dizer


1. O meu Reino tem muito a dizer, no se faz como quem procurou aumentar os celeiros bem mais e sorriu. Insensato, que vale tais bens, se hoje mesmo ters o teu fim, que tesouros tu tens pra levar alm? Sim, Senhor, nossas mos, vo plantar o teu Reino! O teu po vai nos dar, teu vigor, tua paz! 2. O meu Reino se faz bem assim: se uma ceia quiseres propor no convides amigos, irmos e outros mais, sai rua procura de quem no puder recompensa te dar, que o teu gesto lembrado ser por Deus. 3. O meu Reino, quem vai compreender? No se perde na pressa de quem, sacerdote e levita que vo sem cuidar. Mas se mostra em quem no se contm se aproxima e procura o melhor para o irmo agredido que viu no cho. 4. O meu Reino no pode aceitar quem se julga maior que os demais por cumprir os preceitos da lei, um a um. A humildade de quem vai alm e se empenha e procura o perdo o terreno onde pode brotar a paz. 5. O meu Reino um apelo que vem transformar as razes do viver, que te faz desatar tantos ns que ainda tens. Dizer sim saberes repor tudo quanto prejuzo causou; dar as mos, repartir, acolher, servir.

Feliz o homem que da culpa absolvido


Feliz o homem que da culpa absolvido e convidado para a ceia do Senhor! /: No lar paterno, com o Cristo revestido da veste nova que seu Pai lhe preparou. 1. Feliz o homem cuja falta perdoada, que foi no sangue do Senhor purificada! 2. Feliz o homem que caminha na verdade, em cuja alma no h mais duplicidade! 3. Feliz o povo que confessa seu pecado, porque ser pelo Senhor purificado! 4. Feliz quem deixa se instruir pelo Senhor e seus caminhos vai trilhando com amor! 5. Feliz aquele que confia em seu nome; seu corao no sentir, jamais, a fome! 6. Quem se confia, no Senhor, sinceramente, envolvido, pela graa, inteiramente! 7. Felizes todos os de reto corao! Louvai a Deus, porque Ele graa e compaixo! 8. Misericrdia e bondade o Senhor! Povo remido cantai hoje seu louvor!

Pai, teu povo busca vida nova


1. Pai, teu povo busca vida nova na direo da Pscoa de Jesus. Em nossa fronte, o sinal das cinzas, na caminhada, vem ser fora e luz! Provai e vede como Deus bom, feliz de quem no seu amor confia! Em Jesus Cristo se faz graa e dom, se faz Palavra e Po na Eucaristia. 16

Mestre, bom estarmos aqui


1. Mestre, bom estarmos aqui, reunidos bem perto de ti, no silncio e na paz. Mestre, reunidos no amor, ns vivemos ao monte Tabor para em Ti repousar.

2. A nossa Igreja, Pai, se faz caminho na direo da Pscoa de Jesus. Vem, nos ajuda a renascer das cinzas, na caminhada, vem ser fora e luz. 3. Quando, na vida, andamos no deserto e a tentao vem nos tirar a paz, a fortaleza e a palavra certa em ti buscamos, Deus de nossos pais. 4. Peregrinamos entre luz e sombras, a cruz nos pesa, o mal nos desfigura, mas na orao e na Palavra achamos a tua graa, que nos transfigura. 5. Deus, conheces nosso sofrimento, h muita dor, grande a aflio. Transforma em festa nossa dorlamento, acolhe os frutos bons da converso. 6. Quando o pecado nos consome e fere, e em ti buscamos a paz do perdo, o nosso rio de aflio se perde no mar profundo do teu corao. 7. Por que ficar em coisas j passadas? O teu perdo liberta e nos renova. O teu amor nos abre nova estrada, traz alegria e paz, nos revigora.

tropearem... Os perigos mais temidos, sem temor vai enfrent-los; "j que a mim se confiou, cuidarei de resguard-lo!"

Reconciliai-vos com Deus


Reconciliai-vos com Deus, em nome de cristo rogamos, que no recebais em vo sua graa, seu perdo; eis o tempo favorvel, o dia da salvao! 1. A) Quem tem sede venha fonte, quem tem fome venha mesa; vinho, trigo, leite e mel, comereis, manjar do cu! B) Vinde, vinde, e se me ouvirdes, vida nova vivereis, aliana ns faremos, minhas promessas cumprirei! 2. A) Um sinal de vs farei, das naes sereis o guia, chamareis os que esto longe e viro todos um dia. B) Ao Senhor vinde e buscai, pois se deixa encontrar, ao senhor vinde, invocai, pois to perto ele est! 3. A) O mau deixe sua maldade, pecador, deixe seus planos, ao Senhor volte e ver o perdo de seus enganos. B) Meu pensar no o vosso, vosso agir no o meu, to distantes um do outro, quanto a terra est do cu! 4. A) Como a chuva cai do cu e no volta sem molhar, sem encher de vida o cho, sem nos dar o trigo e o po. B) Assim faz minha palavra, nunca volta a mim em vo sem fazer minha vontade, sem cumprir sua misso!

Prova de amor
Prova de amor maior no h, que doar a vida pelo irmo. (2x) 1. Eis que eu vos dou o meu novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 2. Vs sereis os meus amigos, se seguirdes meu preceito: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 3. Como o Pai sempre me ama, assim tambm, eu vos amei: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 4. Permanecei em meu amor e segui meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 5. E chegando a minha Pscoa, vos amei at o fim: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 6. Nisto todos sabero, que vs sois os meus discpulos: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado!

Se conhecesses o dom de Deus


1. Se conhecesses o dom de deus; quem que te diz: d-me de beber? s tu que lhe pedirias e ele te daria d'gua viva, sempre a correr! Senhor, d-me de beber, vem e me sacia em tua fonte viva! Senhor, d-me de beber, vem e me sacia nesta santa eucaristia! 2. Quem cr em mim, dentro de si ter meu Santo Esprito, fonte a jorrar um rio de gua viva capaz de saciar a sua sede, sede de Deus!

Quando invocar, eu atenderei


Quando invocar, eu atenderei, na aflio com ele estarei; libertarei, glorificarei, minha salvao eu lhes mostrarei! 1. Tu que moras sob a sombra do Senhor Onipotente lhe dirs em confiana: "Meu refgio, meu batente, s em ti que eu confio!" E ele vem to fielmente te livrar do caador r da peste inclemente. 2. Vai cobrir-te com tuas pernas, em suas asas tu te abrigas, o seu brao teu escudo, armadura em que te fias. No ters o que temer nem de noite, nem de dia, venha a flecha e o terror, venha a peste, epidemia... 3. Caiam mil junto de ti e dez mil vem ao teu lado, nada vai te atingir, no sers prejudicado... Com teus olhos hs de ver qual dos maus o resultado; no senhor tens teu refgio, nenhum mal ters passado! 4. O Senhor mandou seus anjos pra teus passos vigiarem; eles te sustentaro pra teus ps no 17

Se eu no partilhar
1. Se eu no partilhar em todos os momentos meus dons e meus talentos e os bens que tu me ds jamais entenderei a tua Eucaristia, milagre que extasia e traz to grande paz. Preciso compreender, Senhor, que neste po repartido, que neste vinho bebido toda verdade se encerra sobre a justia da terra, sobre o amor e a bondade e sobre a fraternidade que tu vieste ensinar, que tu vieste ensinar. 2. Se eu no der de mim podendo me doar serei ento culpado do vinho e do po. Se acaso eu partilhar da Santa Eucaristia a Paz que ela irradia em mim no brilhar.

3. No dia em que eu me for a fim de te encontrar eu quero estar tranqilo do po que eu dividi. E tu, que s Salvador, irs multiplicar meus dons e tudo aquilo que em vida eu repartir.

Se o gro de trigo no morrer


Se o gro de trigo no morrer, caindo em terra fica s; mas se morrer dentro da terra Dara frutos abundantes! 1. Eu vou exalto, Senhor, pois me livrastes, e no deixastes rir de mim meus inimigos! Senhor, clamei por vs pedindo ajuda, e vs meu Deus, me devolvestes a sade. 2. Vs tirastes minha alma dos abismos e m salvastes, quando estava j morrendo! Por vs, meu Senhor, agora eu clamo, e imploro a piedade do meu Deus. 3. Escute-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, meus farrapos em adornos de alegria. 4. Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graas e invocai seu santo nome. Se a tarde vem o pranto visitar-nos, de manh nos vem saudar a alegria.

Senhor, nesta mesa buscamos o alimento que a todos refaz. Na procura da terra sem males, que o penhor da justia e da paz. 2. Senhor, criaste a terra, colocaste nela a vida, deste ao povo como herana. Pra teus filhos, tuas filhas, tu sonhaste um paraso: dom, saudade e esperana. 3. Uma terra sem os males do egosmo e violncia, da ambio e todo o vcio. projeto do teu Reino, utopia o teu povo, nosso sonho e compromisso. 4. Tu visitas esta terra com as chuvas e o orvalho, e com a vida que a invade. Mas, pra muitos falta o solo; para tantos, o trabalho; falta, enfim, fraternidade. 5. Nesta terra, que de todos, h indgenas sem rumo de naes j dizimadas. H sem-terras e sem-teto, sem sade e sem-escola; h pessoas mal amadas. 6. Jesus, a Boa Nova semeaste pelas casas, pelos campos e cidades. Convocaste teus amigos pra contigo construrem uma nova sociedade. 7. Que a paz e a justia, caminhando de mos dadas, venam o dio, a fome, a guerra; o que juntos esperamos, de acordo com a promessa: Novos cus e nova terra.

Tanto Deus amou o mundo


Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu filho nico. /: Quem cr nele no perece, mas ter a Luz da vida! 1. Eu vos amo, Senhor, sois minha fora, minha rocha, meu refugio e salvador! Minha fora e poderosa salvao, sois meu escudo e proteo: em vs espero! 2. Ao Senhor eu invoquei na minha angstia e elevei o meu clamor para o meu Deus; de seu templo ele escutou a minha voz e chegou aos seus ouvidos o meu grito. 3. Do alto estendeu a sua mo e das guas mais profundas retirou-me; libertou-me do inimigo poderoso e de rivais muito mais fortes do que eu. 4. Assaltaram-me no dia da aflio, mas o Senhor foi pra mim um protetor; colocou-me num lugar bem espaoso; o Senhor me libertou porque me ama. 5. Senhor, fazei brilhar a minha lmpada; meu Deus, iluminai as minhas trevas! Junto convosco eu enfrento os inimigos, com vossa ajuda eu transporto altas montanhas.

Vamos juntos para a mesa


1. Vamos juntos para a mesa do banquete da aliana, que o Senhor nos preparou. Esta mesa nos sustenta nos caminhos da esperana, nas estradas do amor.

18

Baio do jovem
1. Os punhos no ar, sonho novo, ns somos sementes do povo, queremos ser livres, amar! Trazemos no peito a esperana, a histria na mo, confiana, que um dia ns vamos ganhar! Aonde tem gente se unindo, depressa, ns vamos sorrindo, ns cremos no novo amanh. J chega de morte, injustia! Abaixo egosmo, a preguia. Da vida ns somos os fs! Vamos l! Vamos l! /: A histria ningum deter. rio que corre pro mar. Ningum vai nos calar, nos calar! 2. Um ano pro jovem bem pouco pra gente vencer o sufoco. A vida completa se d, escola, trabalho, alegria! Bandeiras de todos os dias! Na marcha, ns vamos levar! Queremos dizer aos senhores polticos, nobres, doutores, com suas multinacionais: no somos produto na praa, to pouco ns achamos graa, o fel t amargo demais! 3. Levante essa voz companheiro. E abra o olho ligeiro. No fuja da luta, jamais! Em cada caminho ou na rua, assume essa causa que tua. Semeie as sementes da paz!

Hino da CF 2013
1. Sei que perguntas, juventude, de onde veio teu belo jeito sempre novo e verdadeiro. Eu fiz brotar em ti desde o materno seio essa vontade de mudar o mundo inteiro. Estou aqui, meu Senhor, sou Jovem, sou teu povo! Eu tenho fome de justia e de amor, quero ajudar a construir um mundo novo. Estou aqui, meu Senhor, sou Jovem, sou teu povo! Para formar a rede da fraternidade, e um novo cu, uma nova terra, a tua vontade. /: Eis-me aqui, envia-me, Senhor! 2. Levem a todos meu chamado liberdade, onde a ganncia gera irmos escravizados. Quero a mensagem que humaniza a sociedade falada s claras, publicada nos telhados. 3. Para salvar a quem perdeu a esperana serei a fora, plena luz a te guiar. Por tua voz eu falarei, tem confiana, no tenhas medo, novo reino a chegar!

Hino da fraternidade
1. A necessidade era tanta e tamanha, que a fraternidade saiu em campanha, andou pelos vales, subiu as montanhas, foi levar o seu po. A dor era tanta, a injustia tamanha, que a luz de Jesus que o seu povo acompanha, o iluminou pra viver em campanha, em favor dos irmos. 2. Um s corao e uma s alma, um s alimento em favor dos pequenos. E o desejo feliz de tornar o pas, mas irmo e fraterno, vo fazer de ns, povo do Senhor, construtores do amor, operrios da paz, mas fiis a Jesus; vo fazer nossa Igreja, uma Igreja mais Santa e mais cheia de luz. Erguer as mos com alegria, mas repartir tambm o po de cada dia! (3x)

Corao livre
1. Eu vejo que a juventude tem muito amor, carrega a esperana viva no seu cantar, conhece os caminhos novos, no tem segredos, anseia pela justia e deseja a paz. Mas vejo tambm a dor da insegurana que di quando hora certa de decidir. Tem medo de deixar tudo e ento se cansa, diz no ao caminho certo e no feliz. Ei, juventude, rosto do mundo, teu dinamismo logo encanta quem te v. A liberdade aposta tudo, no perde nada na certeza de vencer! (bis) 2. Vai, vende tudo que tens, d a quem precisa mais. Vem e segue-me depois, vem comigo, espalhar a paz. Jesus convida, conta contigo, mas preciso ter coragem de morrer. Corao livre, comprometido, /: partilha tudo sem ter medo de perder. (bis)

Jovens somos ns
Oh, oh, oh, oh, oh! Oh, oh, oh! Jovens somos ns! (bis) Jovens somos ns! 1. Jovens com milhares de perguntas, jovens procura de respostas, jovens procura de algo mais. 2. No estamos satisfeitos com os rumos deste mundo, e por isso que avanamos para as guas mais profundas. O que est bom deve ficar, o que no tem que mudar. Jovens somos ns! Jovem a nossa voz, no sabemos tudo, mas sabemos que podemos ajudar.

19

Juventude missionria
1. Do Reino da Justia, alegres mensageiros, profetas, companheiros, vivendo pela paz. Em Cristo batizados, ao mundo enviados, ns somos missionrios do amor que Deus nos traz. Juventude missionria, inquieta e solidria! (bis) 2. Ns temos nossas mos e os coraes abertos pra, no momento certo, fazer o amor brilhar. A F nos enriquece: servindo a gente cresce! Aos pobres e excludos queremos nos doar! 3. Um mundo ns sonhamos, sem muros, sem fronteiras, sem dios, sem barreiras, sem preconceito e dor. A terra-me cuidada, a vida respeitada, culturas dialogando e revelando o seu valor! 4. Na rede da irmandade, na juventude em festa, de Deus se manifesta a graa, a compaixo! Unidos com Maria, fieis a cada dia, alegres celebremos nossa vida em misso!

Sempre mais jovem


Sempre mais jovem. Cada dia tu ests mais jovem. Cada dia vejo-te mais jovem, Senhor. Eu me renovo sempre ao te encontrar. (bis) 1. Tu vens ao meu encontro de to longe, e o longe no existe para Ti. Aqui, no corao do meu Pas, um rio de gua viva eu descobri. Porque s jovem. Cada dia tu ests mais jovem. Cada dia vejo-te mais jovem, Senhor. Eu me renovo sempre ao te encontrar. (bis) 2. Estvamos andando na estrada, eu e companheiros de jornada, tu vieste a ns por primeiro pra nos animar na caminhada. Um Cristo Jovem. Cada dia tu ests mais jovem. Cada dia vejo-te mais jovem, Senhor. Eu me renovo sempre ao te encontrar. (bis) 3. Na mesa que pusestes para ns, s tu que vais partir aquele po. O gesto que traduz fraternidade, e jovem partilhando o corao. Corao jovem. Cada dia tu ests mais jovem. Cada dia vejo-te mais jovem, Senhor. Eu me renovo sempre ao te encontrar. (bis) 4. Ressuscitado no meio de ns, quem est perdido pode te encontrar. Basta escutar a tua voz. Nos mais necessitados estars. Igreja jovem. Cada dia tu ests mais jovem. Cada dia vejo-te mais jovem, Senhor. Eu me renovo sempre ao te encontrar (2x)

O mesmo rosto
1. Dizem que o sol deixou de brilhar, que as flores mais lindas no perfumam mais, que os jovens teriam deixado de amar, de crer na esperana de poder mudar, que as lutas e os sonhos, o vento espalhou, e que envelheceram as foras do amor. 2. Se fosse assim, que digam vocs: de quem o rosto que ainda sorri? De quem o grito que nos faz tremer, defendendo a vida, e o modo de ser? De quem so os passos marcados no cho e um lindo compasso de um s corao? 3. Enquanto existir um raio de luz e uma esperana que a todos conduz, persiste a certeza, plantada no cho. Ternura e beleza no acabaro, pois a juventude que sabe guardar do amor e da vida no vai descuidar. 4. O rosto de Deus jovem tambm e o sonho mais lindo ele quem tem. Deus no envelhece, tampouco morreu, continua vivo no povo que seu. Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar.

Seu nome Jesus Cristo


1. Seu nome Jesus Cristo e passa fome e grita pela boca dos famintos, e a gente quando o v passa adiante, s vezes pra chegar depressa igreja. Seu nome Jesus Cristo, e est sem casa e dorme pelas beiras das caladas e a gente quando o v apressa o passo e diz que ele dormiu embriagado. Entre ns est e no o conhecemos, entre ns est e ns o desprezamos. (bis) 2. Seu nome Jesus Cristo e analfabeto e vive mendigando um subemprego. E a gente quando v diz: um toa, melhor que trabalhasse e no pedisse. Seu nome Jesus Cristo e est banido das rodas sociais e das Igrejas, porque dele fizeram um rei potente, enquanto que ele vive como um pobre. 3. Seu nome Jesus Cristo, e est doente e vive atrs das grades da cadeia. E ns to raramente vamos v-lo. Sabemos que ele um marginal. Seu nome Jesus Cristo, e anda sedento por um mundo de amor e de justia, mas logo que contesta pela paz a ordem o obriga a ser de guerra. 4. Seu nome Jesus Cristo, e difamado, e vive nos imundos meretrcios. Mas muitos o expulsam da cidade, com medo de estender a mo a ele. Seu nome Jesus Cristo, e todo homem que vive neste mundo ou quer viver, pois pra ele no existem mais fronteiras; s quer fazer de ns todos irmos. 20

Povo que luta


1. Povo que luta, cansado da mentira, cansado de sofrer, cansando de esperar. Povo que luta, cansado de esperar, proclama Redeno. Por que Ele a luz, verdade, justia, bem, perdo, paz, esperana, amor e redeno. (bis) 2. Povo que luta por terra, onde h fartura. Por paz sem fingimento, por vida partilhada. Povo que luta, por vida partilhada, proclama Redeno. 3. Povo que espera colheita mais serena, verdades mais profundas, caminhos mais fraternos. Povo que espera, caminhos mais fraternos, proclama a Redeno.

Via-Sacra
1. A morrer crucificado teu Jesus condenado /: por teus crimes, pecador. Pela Virgem dolorosa, vossa me to piedosa, /: perdoai-me, bom Jesus. 2. Com a cruz carregado e do peso acabrunhado /: vai morrer por teu amor. 3. Pela cruz to oprimido, cai Jesus desfalecido /: pela tua salvao. 4. De Maria lacrimosa, sua me to dolorosa, /: v a imensa compaixo. 5. Em extremo, desmaiado, deve auxlio, to cansado /: receber do Cireneu. 6. O seu rosto ensanguentado por Vernica enxugado, /: eis, no pano apareceu! 7. Outra vez desfalecido, pelas dores abatido, /: cai em terra o Salvador. 8. Das mulheres piedosas de Sio, filhas chorosas, /: Jesus consolador. 9. Cai terceira vez prostrado, pelo peso redobrado, /: dos pecados e da cruz. 10. Dos vestidos despojado, por verdugos maltratado, /: eu vos vejo, meu Jesus. 11. Sois por mim na cruz pregado, insultado, blasfemado, /: com cegueira e com furor. 12. Por meus crimes padecestes, meu Jesus, por mim morrestes! /: Como grande a minha dor. 13. Do madeiro vos tiraram e nos braos vos deixaram /: de Maria, que aflio! 14. No sepulcro vos deixaram, enterrado vos choraram, /: magoado o corao. 15. Meu Jesus, por vossos passos, recebei em vossos braos /: a mim, pobre pecador.

21

22

Aclamao de ramos
Hosana ao filho de Davi! Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Rei de Israel, hosana nas alturas! Hosana ao filho de Davi! Hosana ao filho de Davi! Os filhos dos hebreus com ramos de oliveira foram ao encontro do Senhor clamando: Hosana nas alturas! Hosana nas alturas! 1. Ao Senhor pertence e a terra e sua plenitude, o mundo inteiro com os seres que o povoam, porque ele a tornou firme sobre os mares e sobre as guas a mantm inabalvel. 2. Quem subir at o monte do Senhor? Quem ficar em sua santa habitao? Quem tem mos puras e inocente o corao, quem no dirige sua mente para o crime. 3. Dizei-nos: quem este rei da glria? O rei da glria o Senhor Onipotente, o rei da glria o Senhor do universo, o rei da glria o Senhor de toda a terra.

1. Ns queremos andar como irmos, sempre juntos, na paz e no amor, procurando a verdade, a justia como fez Jesus Cristo, o Senhor. 2. Viveremos segundo o Evangelho, no falar e tambm nas aes; luz e fora dos homens que creem, Boa nova pra todas naes. 3. Ns iremos a todos os homens, como a Igreja, fermento e sal. Mudar nossa terra de face, sem pecado, sem dio, sem mal. 4. Abriremos, com Cristo, prises, a cegueira ser extirpada, o Evangelho vir da pobreza, a opresso ser destronada. 5. Jesus Cristo, Senhor dos Senhores, h de vir reunir o seu povo. Haver novo cu, nova terra, todos ns viveremos o novo.

Exaltar-te-ei
/: Exaltar-te-ei, Deus meu e Rei, e louvarei o teu nome. (bis) Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome. Para sempre te bendirei e louvarei o teu nome. (bis) Levantai porta as vossas cabeas, levantai-vos portais eternos para que entre o Rei, o Rei da glria, quem o Rei, quem o Rei da glria? O Senhor, forte e poderoso Senhor, poderoso nas batalhas, o Senhor dos exrcitos. Ele o Rei. Ele o Rei da glria... L, l...

Caminhando para Jerusalm


1. Caminhando para Jerusalm, o Pai o conduzia sempre a algum lugar. E sob o p da estrada sempre algum a mendigar. Com suor no rosto e os ps cansados, olhar no horizonte, mas sem tropear, com sede de pregar que o amor tudo pode, tudo pode mudar. Ele orou , muita gente curou. Ele falou, s o pobre ouviu. Quando caminhou tambm conheceu o que o Pai por amor concebeu. Ele ouviu, meu problema escutou. Quando caiu, por amor levantou. Se hoje estou aqui porque Ele chamou. Foi assim que Ele me conquistou. 2. Por onde passava ficavam a falar: Quem lhe deu poder para perdoar? E por misericrdia ento eu possa recomear. Esperando Pedro beira mar. Em seu corao queria perdoar. Amar condio para que eu possa caminhar.

Glria, Louvor e honra a ti


Glria, louvor e honra a ti, Cristo Rei, Redentor! 1. De Israel Rei esperado, de Davi ilustre filho, o Senhor que te envia, ouve, pois, nosso estribilho! 2. Todos juntos te celebram, quer na terra ou nas alturas, cantam todos teus louvores anjos, homens, criaturas! 3. Veio a ti o povo hebraico com seus ramos e suas palmas, tambm hoje, te trazemos nossos hino, nossas almas! 4. Festejaram tua entrada, que ao calvrio conduzia, mas agora que tu reinas bem maior nossa alegria! 5. Agradaram-te os seus hinos, nossos hinos, igualmente. O que bom tu sempre acolhes, Rei bondoso, Rei clemente! 23

Eu confio em nosso Senhor


Eu confio em nosso Senhor com f, esperana e amor! (bis)

Hosana!
Hosana, hosana ao Rei! (2x) 1. Mantos e palmas espalhando vai o povo alegre de Jerusalm. L bem ao longe se comea a ver o Filho de Deus que montado vem. Enquanto mil vozes ressoam por a: hosana ao que vem em nome do Senhor! Com um alento de grande exclamao prorrompem com voz triunfal: /: hosana, hosana ao Rei! 2. Como na estrada de Jerusalm, um dia tambm poderemos cantar a Jesus Cristo que vir outra vez para levar-nos ao eterno lar.

2. Vamos a Ele com as flores dos trigais, com os ramos de oliveiras, com alegria e muita paz. Santo seu nome, o Senhor Deus do universo. Glria ao Deus de Israel, nosso Rei e Salvador! 3. Ele o Cristo, o Unificador! hosana nas alturas, hosana no amor! Santo seu nome, o Senhor Deus do universo. Glria ao Deus de Israel, nosso Rei e Salvador! 4. Ele a alegria, a razo de meu viver! a vida de meus dias, amparo no sofrer! Santo seu nome, o Senhor Deus do universo. Glria ao Deus de Israel, nosso Rei e Salvador!

Hosana ao filho de Davi


Solo: Hosana ao filho de Davi! Todos: Hosana ao filho de Davi! 1. Bendito o que vem em nome do Senhor! 2. Rei de Israel, hosana nas alturas!

Jesus Cristo, eu estou aqui


Jesus Cristo, (3x) eu estou aqui! (2x) 1. Olho pro cu e vejo uma nuvem branca que vai passando, olho pra terra e vejo uma multido que vai caminhando, como essa nuvem branca essa gente no sabe aonde vai; quem poder dizer o caminho certo voc, meu Pai. 2. Toda essa multido tem no peito amor e procura a paz, e apesar de tudo, a esperana no se desfaz. Olhando a flor que nasce no cho daquele que tem amor, olho pro cu e sinto crescer a f no meu Salvador. 3. Em cada esquina eu vejo o olhar perdido de um irmo, em busca do mesmo vem, nesta direo caminhando vem. meu desejo ver aumentando sempre esta procisso para que todos cantem na mesma voz esta orao:

Hosana ao Vencedor!
Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana, hosana, hosana ao Vencedor! 1. Hosana, clamamos ao Senhor que vem e salva: o pobre e o pequeno ele exalta! Cantemos um hino de louvor ao Rei da glria, quele que forte em vitrias! 2. Caminhos, vesti-vos de ramagens e floradas, o Cristo vem passando em nossa estrada! portas, abrivos, acolhendo e sem demora: o Cristo vai entrar, chegou a hora! 3. Um Rei to pobre e montado num jumento o Deus que sabe ouvir nosso lamento! Hosana a ele, o ilustre descendente de um povo que plantou nova semente! 4. Trazemos os ramos verdejantes de palmeiras, dos campos a beleza da oliveira: no pode murchar a esperana nesta terra, a luz de Deus na vida se desvela! 5. As vozes dos filhos dos hebreus aqui ressoam, se unem aos cantares que se entoam: o povo festeja o Messias enviado, herana de Deus Pai, por ns doado!

O amor a tua lei


Tu s o Rei dos reis! O Deus do cu deu-te reino, fora e glria, e entregou nas tuas mos a nossa histria. Tu s Rei e o amor a tua lei! 1. Sou o primeiro e o derradeiro, fui ungido pelo amor. Vs sois meu povo, Eu vosso rei, e o Senhor redentor! 2. Vos levarei s grandes fontes, dor e fome no tereis. Vs sois meu povo, Eu vosso rei, junto a mim vivereis!

Hosana e viva!
Hosana, hosana e viva! Hosana, hosana e viva! De Davi o Filho viva! De Davi o Filho viva! 1. Vejam, l vem ele vindo, vejam, l vem ele vindo, todo o povo aplaudindo, todo o povo aplaudindo! 2. Vem em nome do Senhor, vem em nome do Senhor, bendito libertador! Bendito libertador!

Os filhos dos hebreus


Os filhos dos hebreus, com ramos de palmeira, correram ao encontro de Jesus, nosso Senhor, /: cantando e gritando: Hosana, Salvador! 1. O mundo e tudo que tem nele de Deus, a terra e os que a vivem, todos seus! Foi Deus que a terra construiu por sobre os mares, no fundo do oceano, seus pilares! 2. Quem vai morar no templo de sua cidade?... Quem pensa e vive longe das vaidades! Pois Deus, o Salvador o abenoar, no julgamento o defender! 3. Assim so todos os que prestam culto a Deus, que adoram o Senhor, Deus dos hebreus! Portes antigos, se escancarem, vai chegar, alerta! O rei da glria vai entrar!

Hosana hei
Hosana hei! Hosana ha! Hosana hei, hosana hei, hosana ha! (2x) 1. Ele o Santo, o Filho de Maria, o Deus de Israel, o Filho de Davi! Santo seu nome, o Senhor Deus do universo. Glria ao Deus de Israel, nosso Rei e Salvador!

24

4. Quem , quem , ento, quem o rei da glria? O Deus, forte Senhor da nossa histria! Portes antigos, se escancarem, vai chegar, alerta! O rei da glria vai entrar! 5. Quem , quem , ento, quem o rei da glria? O Deus que tudo pode, o rei da glria! Aos trs, ao Pai, ao Filho e ao Confortador da Igreja que caminha o louvor!

Quando Jesus se aproximou


1. Quando Jesus se aproximou de Jerusalm e nela entrou, os amigos seus foram tambm, multido em festa assim cantou: Glria, glria ao Filho de Davi! E aos que perguntam assim: Quem Ele ? Se no respondem, as pedras falaro: Este o Profeta, Jesus de Nazar! 2. Num jumentinho vem Jesus, e no se contm a multido. Mantos pelo cho: Eis nosso Rei! Ramos agitando de emoo. 3. Deus nos mandou o nosso Rei! Louvam as crianas com razo; luz, perdo e amor Ele se fez, veio libertar, nos deu a mo! 4. Foi para o templo e se indispe: cmbio e vendilhes viu por ali; Casa de orao disse Jesus. Covil de ladres, longe daqui! 5. Muitos tramavam o seu fim. Mas a tarde cai, a noite vem, e Jesus se vai... Mas voltar: quem pode esquecer Jerusalm?

Vs sois o caminho
Vs sois o caminho, a verdade e a vida, o po da alegria descido do cu. 1. Ns somos caminheiros que marcham para o cu. Jesus o caminho que nos conduz a Deus. 2. Da noite da mentira, das trevas para a luz, busquemos a verdade, verdade s Jesus. 3. Pecar no ter vida, pecar no ter luz; tem vida s quem segue os passos de Jesus. 4. Jesus, verdade e vida, caminho que conduz as almas peregrinas que marcham para a luz.

25

SALMO
Salmo 21 (2 melodias)
Meu Deus, meu Deus porque me abandonastes? 1. Riem de mim todos aqueles que me veem, torcem os lbios e sacodem a cabea. Ao Senhor se confiou, ele o liberte e agora o salve se verdade que ele o ama! 2. Ces numerosos me rodeiam furiosos, e por um bando de malvados fui cercado. Transpassaram minhas mos e os meus ps e eu posso contar todos os meus ossos! 3. Eles repartem entre si as minhas vestes e sorteiam entre si a minha tnica. Vs, porm, meu Deus, no fiqueis longe minha fora, vinde logo em meu socorro! 4. Anunciarei o vosso nome aos meus irmos e no meio da assembleia hei de louvar-vos! Vs que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores, e respeitai-o, toda raa de Israel!

destinou, seus filhos somos por Cristo, de sua graa o louvor. 2. Pois sobre ns esta graa, conforme havia traado, Deus, nosso Pai, derramou, pelo seu Filho amado; que com seu sangue consegue pra ns a libertao, a remisso dos pecados, graa sem comparao! 3. Sim, derramou sobre ns graa abundante e saber, nos revelando o mistrio, plano do seu bem-querer, de conduzir a histria plena realizao: Cristo encabea o universo, terra e cus se uniro!

morte ests vencida


morte, ests vencida pelo Senhor da vida, pelo Senhor da vida! 1. O Servo do Senhor fez sua nossa dor. 2. De Ado a triste sorte, ao Cristo trouxe a morte. 3. Eis o Cordeiro mudo, vazio est de tudo. 4. Amou a humilhao, por ela a redeno. 5. Ao Filho e a ti, senhora, chegada a hora. 6. A espada te feria, pois, me tu s, Maria. 7. Me nossa s tambm, nossa casa vem! 8. O Sangue no suplcio selou o sacrifcio. 9. Por fora desta chaga a vida transformada. 10. Uma esperana havia para o terceiro dia. 11. A alvorada veio com o Senhor no seio. 12. Transfigurou-se a cruz em smbolo de luz. 13. A Pscoa do Senhor remiu a nossa dor. 14. Por ti, Senhor da glria, nossa esta vitria. 15. Cruz, dor, ressurreio: eis nossa salvao!

EVANGELHO
Salve, Cristo obediente
Salve, Cristo obediente! Salve, amor onipotente, que te entregou cruz q te recebeu na luz! 1. O Cristo obedeceu at a morte, humilhou-se e obedeceu o bom Jesus, humilhou-se e obedeceu, sereno e forte, humilhou-se e obedeceu at a cruz. 2. Por isso o Pai do cu o exaltou, exaltou-o e lhe deu um grande nome, exaltou-o e lhe deu poder e glria, diante dele cus e terra se ajoelhem!

COMUNHO
Eu vim para que todos tenham vida
Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente. (bis) 1. Reconstri a tua vida em comunho com teu Senhor, reconstri a tua vida em comunho com teu irmo. Onde est o teu irmo, eu estou presente nele. 2. Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males. Hoje s minha presena junto a todo sofredor. Onde sofre o teu irmo, eu estou sofrendo nele.

OFERTRIO
Bendito seja Deus
Bendito seja Deus, Pai do Senhor Jesus Cristo, por Cristo nos brindou todas as bnos do Esprito. 1. Pois, juntamente com Cristo, antes de o mundo criar, Deus j nos tinha escolhido a fim de nos consagrar. De amor oferta sem mancha; para a adoo

26

3. Entreguei a minha vida pela salvao de todos. Reconstri, protege a vida de indefesos e inocentes. Onde morre o teu irmo, eu estou morrendo nele. 4. Vim buscar e vim salvar o que estava j perdido. Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda esperana. Onde salvas teu irmo, tu me ests salvando nele. 5. Este po, meu corpo e vida para a salvao do mundo presena e alimento nesta santa comunho: Onde est o teu irmo, eu estou tambm com ele. 6. Salvar a sua vida quem a perde, quem a doa. Eu no deixo perecer nenhum daqueles que so meus. Onde salvas teu irmo, tu me ests salvando nele. 7. Da ovelha desgarrada eu me fiz o bom pastor. Reconduze, acolhe e guia, a quem de mim se extraviou. Onde acolhes teu irmo, tu me acolhes, tambm, nele. 8. Quem comer o po da vida viver eternamente. Tenho pena deste povo que no tem o comer. Onde est um irmo com fome, eu estou com fome nele.

6. Do triunfo sobre a morte ns fazemos a memria: mais que a cruz, o Cristo fonte e conquista a vitria! Do seu povo o norte, o Senhor de toda a histria!

Pai, se este clice


Pai, se este clice no pode passar sem que o beba, seja feita a tua vontade! 1. Das profundezas eu clamo a vs, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece! 2. Se levardes em conta nossas faltas, quem haver de subsistir? Mas em vs se encontra o perdo, eu vos temo e em vs espero. 3. No Senhor ponho a minha esperana, espero em sua palavra. A minh'alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora. 4. Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graa e copiosa redeno.

Somos todos convidados


1. Somos todos convidados para a ceia do Cordeiro. Neste mundo imolado, dos viventes o primeiro! No sejamos separados do amor que ao mundo veio! Senhor, a tua Pscoa, confirmada no madeiro, penhor da Aliana e o fim do cativeiro! 2. Exaltado no calvrio, o Senhor abriu caminho, elegendo a santurio o humano peregrino! O seu Reino contrrio a quem nega o pequenino! 3. O Senhor a cada dia vem abrir-nos os ouvidos com a Palavra que nos guia e d fora ao abatido: convite de ousadia frente morte e ao perigo. 4. O Senhor a nossa estrada, salvao ao mundo inteiro, comunho que nos abraa, nosso fim e paradeiro! o amor que nunca passa, luz que brilha ao caminheiro! 5. Do Deus vivo e verdadeiro recebemos plena vida pra vivermos, pioneiros, liberdade, a mais querida: eis o sonho que primeiro desde a histria mais antiga. 27

ENTRADA
A Igreja se une para celebrar
1. A Igreja se une, para celebrar. Cristo convida, todos tm lugar. Na ceia de Cristo todos so irmos, Ele compromete o seu povo comunho. (bis) 2. Com grande humildade, Cristo se entregou. Tanta bondade, nossos ps lavou. 3. Fazendo-se pobre, nos enriqueceu. Gesto to nobre, nos comprometeu.

2. Comer e beber po e vinho, sinais de carinho, anncio do amor! Na luta de cada jornada, a cruz pesada. Salvai-nos, Senhor! 3. Viver, partilhar cada dia a dor, a alegria, nos faz celebrar a pscoa de Cristo, de novo, na vida do povo, pra ressuscitar. 4. O povo carrega tua cruz no escuro e na luz, marchando assim vai. A cruz plenifica a vida, resposta sofrida, vontade do Pai.

Quanto a ns, devemos gloriar-nos na cruz


Quanto a ns, devemos gloriar-nos na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, que nossa salvao, nossa vida, nossa esperana de ressurreio, e pelo qual fomos salvos e libertos. 1. Esta a noite da ceia pascal, a ceia em que o nosso Cordeiro se imolou. 2. Esta a noite da ceia do amor, a ceia em que Jesus por ns se entregou. 3. Esta a ceia da nova aliana, a aliana confirmada no sangue do Senhor.

Alegrai-vos, povos todos!


Alegrai-vos, povos todos, eis a Pscoa do Senhor! Celebremos quem da morte o supremo Vencedor! Sua Cruz a nossa Glria, o sinal do seu Amor! 1. Recordamos o Egito, do penar liberdade, culminando na Aliana: de Jesus a novidade. 2. Adornados para a festa do Amor, seu mandamento, caminhamos para a terra da fartura e do sustento. 3. O Cordeiro, nossa Pscoa, nos rene como Igreja! Em seu nome entoamos: o Senhor bendito seja!

Venham comigo
Venham comigo, vamos comer minha Pscoa: isto meu Corpo, isto tambm meu Sangue! Eis o meu testamento at que se cumpra no Reino de Deus. 1. De bem longe preciso lembrar: Deus ouviu o clamor do seu povo, nos tirou das amarras do Egito, nem a morte nos pode dobrar. 2. Todo dia preciso lembrar: sou a luz, o caminho, a verdade, sou o trigo que morre e floresce, Sou o po, sou fermento, sou vida. 3. Com firmeza preciso lembrar que ningum seja escravo ou senhor, que jamais falte o po aos irmos, que o perdo transfigure e liberte. 4. Para sempre preciso lembrar: volto ao Pai, mas vocs ainda ficam. Muita gente haver de seguir-me se em vocs me enxergarem presente.

Ningum pode se orgulhar


Ningum pode se orgulhar a no ser nisto, nos orgulhamos na cruz de Jesus Cristo; /: nele est a vida e a ressurreio, nele, a esperana de libertao! 1. Deus se compadece e de ns se compraz, em ns resplandece seu rosto de paz. 2. Pra que o povo encontre, Senhor, teu caminho e os povos descubram teu terno carinho. 3. Que todos os povos te louvem, Senhor, que todos os povos te cantem louvor! 4. Por tua justia se alegram as naes, com ela governas da praia aos sertes. 5. O cho se abre em frutos, Deus que abenoa! E brote dos cantos do mundo esta loa!

Ns nos gloriamos
Ns nos gloriamos na cruz de nosso Senhor, que hoje resplandece com o novo mandamento do amor. 1. Na ceia da Nova Aliana, Jesus na tarde santa ao Pai se entregou. Na ceia que hoje acontece o povo oferece a Deus o seu louvor.

PERDO
Por nossas fraquezas
1. Por nossas fraquezas humanas, Senhor, tende piedade! Por nosso injusto egosmo, Senhor, tende piedade! 28

Por nossa falta de f e de amor, piedade, piedade Senhor! (bis) 2. Porque no fui solidrio, Senhor, tende piedade! Porque fomos indiferentes, Senhor, tende piedade!

Quantas vezes
1. Quantas vezes quis tudo pra mim: o poder, o saber, a riqueza. Quo mesquinho parece o teu reino se rejeito as migalhas da mesa. Senhor, Senhor, por nossa voz, tende piedade, olhai por ns! Por nossas mos, e o corao, tende piedade, olhai por ns! 2. Quantas vezes olhei com desdm as sementes, dezenas e centenas. Quo intil parece o teu reino se descuido das coisas pequenas. Cristo, Jesus, por nossa voz, tende piedade, olhai por ns! Por nossas mos, e o corao, tende piedade, olhai por ns! 3. Quantas vezes passei por aqui sem notar o tesouro que havia. Quo distante parece o teu reino se descanso esperando o meu dia. Senhor, Senhor, por nossa voz, tende piedade, olhai por ns! Por nossas mos, e o corao, tende piedade, olhai por ns!

A) Vs que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa splica! B) Vs que estais sentado direita do Pai, tende piedade de ns. AS: Tende piedade de ns! Solo: Porque s vs sois o Santo! A) S vs sois o Senhor! B) S vs sois o Altssimo, Jesus Cristo! AS: Com o Esprito Santo, na glria de Deus Pai. Amm! Glria a Deus nas alturas!

SALMO
O Clice por ns abenoado - Salmo 115
O clice por ns abenoado a nossa comunho com o sangue de Jesus. (ou) O clice por ns abenoado a nossa comunho com o sangue do Senhor. 1. Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o clice da minha salvao invocando o nome santo do Senhor. 2. sentida por demais, pelo Senhor, a morte de seus santos, seus amigos. Eis que sou o vosso servo, Senhor. Vs me quebrastes os grilhes da escravido. 3. Por isso oferto um sacrifcio de louvor, invocando o santo nome do Senhor. Vou cumprir minhas promessas ao Senhor, na presena de seu povo reunido.

Senhor, servo de Deus


1. Senhor, servo de Deus, que libertastes a nossa vida, tende piedade de ns! Senhor, tende piedade de ns! 2. Cristo, nosso irmo, que conheceis nossa fraqueza, tende piedade de ns! Cristo, tende piedade de ns! 3. Senhor, Filho de Deus, que vos tornastes obediente, tende piedade de ns! Senhor, tende piedade de ns!

Senhor eu cantarei Salmo 89(88)


Senhor, eu cantarei, Senhor eu cantarei, eu cantarei eternamente o vosso amor. (bis) 1. Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu leo consagrado. Estar sempre com ele minha mo onipotente, e meu brao poderoso h de ser a sua fora. 2. No ser surpreendido pela fora do inimigo, nem o filho da maldade poder prejudic-lo. Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam. 3. Minha verdade e meu amor estaro sempre com ele, sua fora e seu poder por meu nome crescero. Ele, ento, me invocar: Senhor, vs sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvao!

HINO DE LOUVOR
Glria a Deus nas alturas!
Solo: Glria a Deus nas alturas! AS: Glria a Deus nas alturas! Solo: E paz na terra aos homens por ele amados. A) Ns vos louvamos, B) ns vos bendizemos, A) ns vos adoramos, B) ns vos glorificamos, A) e B) ns vos damos graas por vossa imensa glria! Solo: Glria a Deus nas alturas! AS: Glria a Deus nas alturas! A) Senhor Deus, rei dos cus, Deus Pai todo-poderoso. B) Senhor Filho nico, Jesus Cristo! A) e B) Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai! Solo: Glria a Deus nas alturas! AS: Glria a Deus nas alturas! Solo: Vs que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns!

EVANGELHO
Eu vos dou um novo mandamento
Eu vos dou um novo mandamento: /: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei", disse o Senhor.

29

LAVA-PS
Ao chegar a sua hora
1. Ao chegar a sua hora, entregando-se ao Pai, o Senhor se ps mesa, comungando ideais: reuniu os seus amigos e abriu-lhes mananciais. 2. Sem reservas, levantou-se e os ps dos seus lavou. Como servo, to pequeno, ao Amor os convidou. Seu exemplo, testemunho, como herana lhes deixou. 3. Os meus ps no vais lav-los, s o Mestre e Senhor meu. Insistindo, disse Pedro. E Jesus lhe respondeu: Se os teus ps hoje no lavo, no sers, enfim, dos meus! 4. Vos envio pelo mundo: como eu fiz, tambm fazei: Pois assim sereis felizes: que uns aos outros vos ameis: mandamento sempre novo, minha Pscoa, toda a Lei!

O Senhor me chamou
O Senhor me chamou e me ungiu, me enviou: levars a Boa Nova! Vossos ps vou lavar, vou ser po e deixarvos a cruz como prova. 1. Vim da parte de Deus anunciar-vos novo tempo mais pleno de vida. Vim curar, reerguer, renovar, libertar toda gente oprimida. 2. Dentre vs que no haja senhores, que o maior lave os ps dos irmos, que o mais sbio se instrua com os simples e que todos se deem sempre as mos. 3. No vos chamo de servos, amigos; confiei-vos o amor de meu Pai! Cultivai a semente, dai frutos, toda a face da terra mudai. 4. Sede fortes, brilhai como luz, frente ao dio mantende o vigor, perdoai, persisti, sem ceder, demonstrai o que tenho a propor. 5. No vos peo impossveis faanhas, nem conquistas, nem feitos de reis. Simplesmente faais como eu fiz; sem cessar como amei, vos ameis. 6. No temais trono algum deste mundo, na verdade vivei sem cessar; sede de assim testemunhas do Reino que meu Pai quis na terra plantar! 7. Crede em mim, pois assim vivereis! Meu Esprito vos nutrir! Nem a morte havereis de temer! Sede firmes, que a paz nascer! 8. Volto ao Pai, preparar-vos a mesa que ele quer todos juntos de si; cativai toda gente, em meu nome, anunciai: todo o mal eu venci.

Jesus erguendo-se da ceia


1. Jesus erguendo-se da ceia, jarro e bacia tomou, lavou os ps dos discpulos, este exemplo nos deixou. Aos ps de Pedro inclinou-se. Mestre, no, por quem s! /: No ters parte comigo se no lavar os teus ps. 2. s o Senhor, tu s o Mestre, os meus ps no lavars. O que ora fao no sabes, mas depois compreenders. Se eu, vosso mestre e Senhor, vossos ps hoje lavei, /: lavai os ps uns dos outros, eis a lio que vos dei. 3. Eis como iro reconhecer-vos como discpulos meus: se vos amais uns aos outros, disse Jesus para os seus. Dou-vos novo mandamento, deixo, ao partir, nova lei: /: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

PREPARAO DA MESA
Neste dia preparamos
1. Neste dia preparamos o banquete do Cordeiro: uma grande alegria reinar no mundo inteiro! Partilhamos, nesta mesa, o nosso amor como gesto que afugenta pranto e dor: eis a prece favorvel, Senhor, que se eleva como incenso, nosso louvor! 2. Que o amor seja agradvel qual perfume precioso e o prazer da convivncia seja fruto saboroso! 3. Permaneam a esperana, mais a f e a caridade, e vejamos, neste mundo, novo cho, nova cidade!

Jesus ergueu-se da ceia


1. Jesus ergueu-se da ceia, jarro e bacia tomou. Lavou os ps dos discpulos, este exemplo deixou. 2. Aos ps de Pedro inclinou-se, Mestre no, por quem s? No ter parte comigo se no lavar os teus ps. 3. s o Senhor, s o Mestre os meus ps no lavars! O que agora fao no sabes, mas depois compreenders. 4. Se vosso Mestre e Senhor os vossos ps quis lavar. Deveis uns para com os outros, meu exemplo imitar. 5. Eis que iro conhecer que sois discpulos meus se vos amais uns aos outros, disse Jesus para os seus. 6. Dou-vos novo mandamento; o mandamento a lei: que vos ameis uns aos outros como eu prprio vos amei. 7. F, esperana e caridade reinem neste viajar. A maior a caridade porque no h de passar.

OFERTRIO
sangue o que era vinho
sangue o que era vinho, corpo o que era po. /: Cristo venceu o tormento, nosso sustento e se faz comunho. 1. s npcias do Cordeiro em brancas vestes vamos. Transpondo o Mar Vermelho, ao Cristo Rei cantamos. 2. Por ns no altar da cruz seu corpo ofereceu. Comendo deste po nascemos para Deus. 3. O Cristo nossa Pscoa morreu como um cordeiro. Seu corpo nossa oferta, po vivo e verdadeiro. 30

4. Da morte o Cristo volta, a vida seu trofu. O injusto traz cativo e a todos abre o cu. 5. Jesus, pascal cordeiro, em vs se alegra o povo que livre, pela graa, em vs nasceu de novo. 6. Seu sangue em nossas portas, afasta o anjo irado; das mos de um rei injusto, seu povo libertado.

Hoje festa, diz o povo


Hoje festa, diz o povo, a nao santa de Deus, /: bata palma, cante um hino: este po do cu desceu! 1. Aquela noite linda de amor estava cheia. /: Era quinta-feira santa, era a derradeira Ceia! 2. E as coisas mais sublimes, ento, Ele revelou. /: Tendo amado a ns aqui, at o fim Ele amou. 3. E Jesus, partindo o po, nesta Ceia to sagrada. /: Se entregou como alimento, o manjar da caminhada. 4. E depois, tomou o vinho, o entregou aos doze, ento, /: meu sangue derramado para a vossa redeno! 5. Tudo q'Ele, ento, cumpriu nesta Ceia, sem igual /: mandou que se repetisse at a vinda final. 6. Nas durezas desta vida este po o sinal. /: Dizendo: Cristo a porta da viagem terminal. 7. Somos todos caminheiros, procurando um mundo novo. /: Somos irmos, companheiros, Cristo o guia do seu Povo! 8. Somos todos caminheiros, procurando eterno porto. /: Somos irmos companheiros, Cristo nosso conforto!

Onde o amor e a caridade


Onde o amor e a caridade, Deus a est! (2x) 1. Congregou-nos num s corpo o amor de Cristo. Exultemos, pois, e nele jubilemos. Ao Deus vivo ns temamos, mas amemos. E, sinceros, uns aos outros, nos queiramos. 2. Todos juntos, num s corpo congregados; pela mente no sejamos separados! Cessem lutas, cessem rixas, dissenses, mas esteja em nosso meio Cristo Deus! 3. Junto um dia, com os eleitos, ns vejamos tua face gloriosa, Cristo Deus: gudio puro, que imenso e que ainda vem, pelos sculos dos sculos. Amm.

COMUNHO
Este po
1. Este po que a gente chama Eucaristia lembrana de uma ceia sem igual. Quem partiu aquele po, naquele dia, partiu o po, partiu o po, partiu o po e dentro dele achou o cu, achou o cu, achou o cu. 2. Este po que a gente chama Eucaristia, no deserto desta vida o novo man. Quem tem fome de justia e de luz aproxime-se da mesa de Jesus.

Novo mandamento
Eu vos dou um novo mandamento: /: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei, disse o Senhor. 1. Felizes os puros em seus caminhos, os que andam na lei do Senhor. 2. Felizes os que guardam os seus preceitos e o procuram de todo o corao. 3. O Senhor, na quinta-feira santa, ps gua na bacia e comeou a lavar os ps dos seus discpulos. 4. Promulgastes os vossos preceitos para serem guardados fielmente.

Eu quis comer esta ceia agora


1. Eu quis comer esta ceia agora, pois vou morrer, j chegou minha hora. Tomai, comei meu corpo e meu sangue que dou. Vivei no amor! Eu vou preparar a ceia na casa do Pai. (2x) 2. Comei o po; meu corpo imolado por vs, perdo para todo pecado. 3. E vai nascer do meu sangue a esperana, o amor, a paz; uma nova aliana. 4. Eu vou partir; deixo o meu testamento. Vivei no amor! Eis o meu mandamento. 5. Irei ao Pai; sinto a vossa tristeza; porm, no cu, vos preparo outra mesa. 6. De Deus vir o Esprito Santo, que vou mandar pra enxugar vosso pranto. 7. Eu vou, mas vs me vereis novamente; estais em mim e eu em vs estou presente. 8. Crer em mim e estar na verdade, quem vir cristos, na perfeita unidade.

O Senhor nos tem amado


1. O Senhor nos tem amado como nunca algum amou, e nos guia cada dia com a fora e com a luz. Recebemos o seu amor quando partimos o po; o po da amizade, o po de Deus! Eis meu corpo: tomai e comei! Eis meu sangue: tomai e bebei! Eu sou a vida e eu sou o amor. O Senhor conduz o povo em seu amor. 2. O Senhor nos tem amado como nunca algum amou. Foi um pobre carpinteiro que nasceu em Nazar. Trabalhou com suas mos e a igualdade ele ensinou. O trabalho e o sofrimento conheceu! 3. O Senhor nos tem amado como nunca algum amou. Seu amor era to grande que na cruz veio a morrer; seu amor era to forte, sobre a morte triunfou, e dos mortos o Senhor ressuscitou!

31

ADORAO AO SANTSSIMO
Bendito, louvado seja
1. Bendito, louvado seja, bendito, louvado seja, o Santssimo Sacramento, o Santssimo Sacramento. 2. Os anjos todos os anjos, os anjos todos os anjos, louvem a Deus para sempre. Amm. 3. Os santos todos os santos, os santos todos os santos, louvem a Deus para sempre. Amm. 4. Os povos todos os povos, os povos todos os povos, louvem a Deus para sempre. Amm.

Eu quisera
1. Eu quisera, Jesus adorado, teu sacrrio de amor rodear, de almas puras, florinhas mimosas, perfumando teu santo altar. O desejo de ver-te adorado tanto invade o meu corao; que eu quisera estar noite e dia a teus ps em humilde orao. 2. Pelas almas, as mais pecadoras, eu te peo, Jesus, o perdo; d-lhes todo amor e carinho, todo o afeto do meu corao. 3. Pelas almas que no te conhecem, eu quisera, Jesus, s te amar e daqueles que de ti se esquecem, as loucuras tambm reparar. 4. E se um dia, meu Jesus amado, meu desejo se realizar, hei de amar-te por todos aqueles que, Jesus, no te querem amar.

Cantemos a Jesus sacramentado


1. Cantemos a Jesus sacramentado! Cantemos ao Senhor! Deus est aqui! Dos anjos adorado, adoremos a Cristo Redentor! Glria a Cristo Jesus! Cus e terra, bendizei ao Senhor! Louvor e glria a Ti, Rei da Glria! Amor eterno a Ti, Deus de Amor! 2. Unamos nossas vozes aos cantores do coro celestial! Deus est aqui! Ao brilho dos altares exaltemos com gozo angelical! 3. Jesus, acende em ns a viva chama do mais fervente amor. Deus est aqui! Est porque nos ama, como Pai, amigo e benfeitor! 4. A quem buscar consolo em suas penas, alvio em sua dor! Deus est aqui! Na hstia consagrada, com tesouros de divinal dulor!

Eu Te adoro
1. Eu te adoro, Hstia divina, eu te adoro, Hstia de amor! s dos fortes a doura, e dos fracos o vigor. Eu te adoro, Hstia divina, eu te adoro, Hstia de amor! 2. Eu te adoro, Hstia divina, eu te adoro, Hstia de amor! s na vida alento e fora, e na morte o defensor. 3. Eu te adoro, Hstia divina, eu te adoro, Hstia de amor! s na terra fiel amigo, e do Cu, feliz penhor. 4. Eu te adoro, Hstia divina, eu te adoro, Hstia de amor! s dos Anjos o suspiro, e dos homens glria e honor. 5. Eu te adoro, Hstia divina, eu te adoro, Hstia de amor! s meu Deus, excelso e grande, e dos sculos, o Senhor.

Diante do Rei
Vem, Senhor Jesus! O corao j bate forte ao te ver. A tua graa hoje eu quero receber, sem a bno do Senhor no sei viver. Vem, Senhor Jesus! Olhar o povo ao teu redor me faz lembrar a multido l no caminho a te esperar. Vem, Santo de Israel, passar tambm neste lugar. o rei! nossa frente est! feliz quem o adorar. Jesus, o nosso Mestre e Rei! Bem aqui, to perto, se deixa encontrar! /: Diante do Rei dos reis todo joelho se dobrar.

Eu te louvarei, Senhor
Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu corao. (bis) Na presena dos anjos, a Ti cantarei louvores. (bis) Eu te bendirei... Eu te exaltarei... Eu te adorarei...

Glria a Jesus na Hstia Santa


1. Glria a Jesus na Hstia Santa, que se consagre sobre o altar; e aos nossos olhos se levanta para o Brasil abenoar. Que o Santo Sacramento, que o prprio Cristo Jesus, /: seja adorado e seja amado nesta terra de Santa Cruz. 2. Glria a Jesus, prisioneiro do nosso amor, a esperar, l no Sacrrio, o dia inteiro, que o vamos todos procurar. 3. Glria a Jesus, Deus escondido, que vindo a ns na comunho, purificado, enriquecido, deixa-nos sempre o corao.

Em esprito e em verdade
Em Esprito em verdade te adoramos, te adoramos. (bis) Reis dos reis e Senhor te entregamos nosso viver. (bis) Pra te adorar, Rei dos reis, foi que eu nasci, Rei Jesus! Meu prazer te louvar, meu prazer est nos trios do Senhor, meu prazer viver na casa de Deus, onde flui o amor. (Final: Ministrando o louvor.)

32

Louco de Amor Por Jesus


1. Meu Senhor, despojou-se de si sendo Deus, se fez homem se entregou e morreu numa cruz. Meu Senhor, para salvar a mim, e meu irmo se humilhou veio ao mundo e das trevas fez luz. Eu te amo, sou louco de amor por ti, meu Jesus! Tu s minha paz, minha luz, meu Rei e meu Bom Pastor! Eu te amo, sou louco de amor por ti, meu Jesus! Tu s minha paz, minha luz, meu Deus meu Senhor! 2. Meu Senhor, que tudo criou por amor, no foi recebido pelo povo seu. L na cruz, pede ao Pai que perdoe os cruis que no sabem que matam o Filho de Deus. 3. Meu Senhor, cumpriu a promessa, nos deu o Esprito Santo da parte de Deus, foi casa, do Pai preparar-nos o lugar pra levar-nos consigo ao Reino dos Cus.

Transladao do Santssimo
1. Canta, Igreja, o rei do mundo, que se esconde sob os vus; canta o sangue to fecundo, derramado pelos seus, e o mistrio to profundo de uma virgem, me de Deus! 2. Um menino nos foi dado, veio aos servos o Senhor. Foi na terra semeado o seu Verbo salvador. Ao partir, nos foi deixado, po da vida, po do amor. 3. Celebrando a despedida, com os doze ele ceou. Toda a Pscoa foi cumprida, novo rito inaugurou. E seu corpo, po da vida, aos irmos ele entregou. 4. Cristo, Verbo onipotente, deu-nos nova refeio: faz-se carne realmente, o que deixa de ser po. Eis que o vinho sangue ardente, vence a f, gosto e viso. 5. To Sublime Sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar. Venha a f por suplemento os sentidos completar. 6. Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o salvador, ao Esprito exaltemos, na Trindade eterno amor. Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amm.

Queremos Deus
1. Queremos Deus, homens ingratos, ao Pai supremo, ao Redentor. Zombam da f os insensatos, erguem-se em vo contra o Senhor. Da nossa f, virgem, o brado abenoai. /: Queremos Deus, que nosso Rei, queremos Deus, que nosso Pai! 2. Queremos Deus, um povo aflito. doce me, vem repetir aos vossos ps dalma este grito que aos ps de Deus fareis subir. 3. Queremos Deus, no contradigam a Lei Divina s nossas leis. Todos adorem, todos sigam a Jesus Cristo, Rei dos reis. 4. Queremos Deus, na ptria amada, amar-vos todos como irmos e ver a Igreja respeitada: so nossos votos de cristos.

S por Ti, Jesus


S por Ti, Jesus, quero me consumir como vela que queima no altar, me consumir de amor. S em Ti, Jesus, quero me derramar como o rio se entrega ao mar, me derramar de amor. (bis) Pois Tu s o meu amparo, o meu refgio, s a alegria de minhalma. S em Ti repousa a minha esperana, no vacilarei, e, mesmo na dor, quero seguir, at o fim. S por Ti, Jesus! (bis)

To Sublime Sacramento
1. To Sublime Sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar. Venha a f por suplemento os sentidos completar. 2. Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o salvador, ao Esprito exaltemos, na Trindade eterno amor. Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amm.

33

SALMO
Eu me entrego, Senhor - Salmo 31
Eu me entrego, Senhor, em tuas mos e espero pela tua salvao! 1. Junto de ti, Senhor, eu me abrigo, no tenha eu de que me envergonhar; por tua justia me salva e teu ouvido oua meu grito: Vem logo libertar! 2. S para mim um rochedo firme e forte, uma muralha que sempre proteja, por tua honra, Senhor, vem conduzir-me, vem desatar-me, s minha fortaleza! 3. Em tuas mos eu entrego o meu esprito, o Senhor Deus, s tu quem me vai salvar; tu no suportas quem serve a falsos deuses, somente em ti, Senhor, vou confiar! 4. De minha parte, Senhor, em ti confio, tu s meu Deus, meu destino, em tuas mos! Vem libertar-me de quantos me perseguem, por teu amor, faz brilhar tua Salvao!

2. Tornei-me o oprbrio do inimigo, o desprezo e zombaria dos vizinhos, e objeto de pavor para os amigos; fogem de mim os que me veem pela rua. Os coraes me esqueceram como um morto, e tornei-me como um vaso espedaado. 3. A vs, porm, meu Senhor, eu me confio e afirmo que s vs sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor! 4. Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvaime pela vossa compaixo! Fortalecei os coraes, tende coragem todos vs que ao Senhor vos confiais!

EVANGELHO
Salve, Cristo obediente
Salve, Cristo obediente! Salve, amor onipotente, que te entregou cruz e te recebeu na luz! 1. O Cristo obedeceu at a morte, humilhou-se e obedeceu o bom Jesus, humilhou-se e obedeceu, sereno e forte, humilhou-se e obedeceu at a cruz. 2. Por isso o Pai do cu o exaltou, exaltou-o e lhe deu um grande nome, exaltou-o e lhe deu poder e glria, diante dele cus e terra se ajoelhem!

Minha alma se esvai em tristeza Salmo 31


1. Minha alma se esvai em tristeza e meus anos se vo em gemidos enganados por meus opressores; s em ti eu encontro abrigo! Atende Senhor o clamor do meu corao, o meu esprito entrego em tuas mos. 2. Quanta angustia meus olhos so tristes e me vejo qual vaso partido. Mas tua face a luz que procuro, de tua vista eu no seja excludo. 3. s ocultas me dizem blasfmias por tua graa to plena me salves. Em correntes pesadas me ataram. Vem depressa, Senhor, libertar-me. 4. Tem piedade de mim, Senhor Santo, se a casa que posso abrigar-me. Ao meu lado s tramam a morte, mas confio que vens libertar-me.

Canto da Paixo do Senhor (2 melodias)


Solo: Anncio da Paixo e morte do Senhor, que padeceu por ns, morreu por nosso amor! Ass.: Que padeceu por ns, morreu por nosso amor! 1 parte: traio, priso, negao e condenao. 1. Na Quinta-feira, Jesus com seus discpulos foi de Betnia para Jerusalm, fazer a Pscoa, Jesus com seus amigos e padecera a favor do nosso bem. 2. Antes da ceia, Jesus a seus discpulos lavou os ps com grande contentamento. Durante a ceia Jesus anunciou com grande gosto o seu novo mandamento 3. Foi po e vinho que Jesus deus aos discpulos: Comei o po, meu corpo diz Jesus, Tomai, bebei, este vinho meu sangue; minha vida, que por vs darei na cruz! 4. Depois da ceia, Jesus subiu ao horto e foi fazer trs horas de orao, suando sangue, de tristeza e agonia, bebendo o clice do Pai com deciso. 34

Pai em tuas mos - Salmo 30 (31)


Pai, em tuas mos entrego o meu esprito. (ou) Pai, em tuas mos eu entrego o meu esprito. (2x) 1. Senhor, eu ponho em vs minha esperana; que eu no fique envergonhado eternamente! Em vossas mos, Senhor, entrego o meu esprito, porque vs me salvareis, Deus fiel.

5. Chegando Judas, frente de uma tropa, com falsidade beija seu divino Mestre, Jesus lhe diz: Eu conheo a falsidade, por este beijo, que agora tu me deste. 6. Ento, a turma dirige-se a Jesus, para prend-lo - a maldade demais e assim conduz a Jesus, de mos atadas, at a casa de Ans e de Caifs. 7. Pedro discpulo, valente, corajoso, tinha jurado a Jesus fidelidade; Jesus dissera: Antes que o galo cante, tu negars ser discpulo da verdade. 8. Pedro, de longe, seguia a Jesus, quando no ptio do palcio se aquentava. Antes que o galo cantasse uma vez, trs vezes Pedro a seu Mestre j negara. 9. Jesus passava perto de onde Pedro estava, olhou pra ele com verdade e compaixo, reconheceu Pedro sua grande falta e chorou pranto de imensa contrio. 10. Perante o grande conselho da nao as testemunhas entre si no concordaram; Caifs pergunta e, ento, Jesus responde: Por que perguntas? Sempre eu falei s claras!. 11. Ouvindo um guarda a resposta de Jesus, bateu-lhe a face e lhe fez reclamao; Jesus protesta: Se errei por que no provas, se falei bem, por que me bates sem razo?. 12. Caifs insiste em interrogar Jesus: Dize a verdade, s tu o filho de Deus?. Jesus responde: Em verdade eu o sou e me vereis vindo nas nuvens do cu!. 13. Ento, por falta de outro crime e testemunha, Caifs exclama: Vs ouviste a blasfmia!. Merece a morte! responderam os presentes; Merece a morte! sentencia a assembleia. 14. E ao saber que Jesus foi condenado, Judas tomado de remorso e pesar, lana no templo o dinheiro do pecado, desesperado, sem perdo, vai se enforcar. 15. Considerai, meu povo, que ainda hoje de Jesus Cristo continua a paixo em todo aquele que trado e negado e condenado pela humana corrupo. Coro: vs, vs, vs que por aqui passais, olhai, dizei, quem neste mundo sofreu mais?... (bis) 2 parte: diante de Pilatos, coroao, entrega para ser crucificado, flagelao. 16. Mandam Jesus ao governador romano; de ter querido ser rei acusado; Jesus responde a Pilatos: Em verdade, no daqui, deste mundo, o meu reinado! 17. Reconhecendo Pilatos a inocncia, manda Jesus a Herodes na cidade, ao curioso e cruel rei que graceja Jesus responde com o silncio da verdade. 18. Levam Jesus de Herodes a Pilatos, que pra salvar o inocente tudo faz; prope turma soltar um prisioneiro, a turma escolhe o assassino Barrabs. 19. A soldadesca caoa de Jesus, do rei da vida fazem grande mangao. E de espinhos coroam-lhe a cabea, cospem-lhe a face, com tamanha humilhao. 35

20. Fala Pilatos turba. Eis o homem! O vosso rei, em quem no vejo pecado!. A turma insiste: Ns queremos Barrabs, quanto a Jesus, que seja crucificado! 21. Vendo os judeus que Pilatos o defende e no entrega Jesus perverso, o ameaam dizendo: s contra Csar!. Pilatos cede temeroso e lava as mos. 22. Entregue aos brutos, Jesus aoitado e o seu sangue derramou-se pelo cho; Jesus sentia em seu corpo imensa dor e sua Me sentia l, no corao. 23. Jesus levou um sem nmero de aoites e se ouvia um gemido to penoso: Misericrdia, meu Deus de piedade, misericrdia, meu Deus, Pai piedoso!. 24. Considerai, meu povo, que ainda hoje de Jesus Cristo continua a paixo em todo homem perseguido e torturado, por ter falado em favor de seus irmos. Coro: vs, vs, vs que por aqui passais, olhai, dizei, quem neste mundo sofreu mais?... (bis) 3 parte: a caminho do calvrio 25. E conduziram Jesus para o Calvrio. E os judeus entregaram sua cruz, por ser a mesma um madeiro to pesado, logo ficaram os olhos seus mortos, sem luz. 26. Jesus passando, encontrou Cirineu, e suplicante fitou-o: Vem, Simo, levar comigo madeiro to pesado que j me faz desmaiar o corao! 27. O Cirineu entendeu, mas hesitou. Vendo os soldados que Jesus no mais podia, mandam Simo carregar duro lenho; o Cirineu obedece e alivia. 28. Fazem Jesus passar pela rua estreita, meu bom Jesus, pela rua da amargura, quando encontrou-se com a Virgem Maria, a sua me, que chorava com ternura. 29. Vs que passais, vede como minha Me chora e juntamente com Maria Madalena, quando imagino que elas vm em meu socorro, cada vez mais, vem dobrar a minha pena!. 30. Outras mulheres seguiam pela estrada chorando pranto de dor e compaixo; Jesus lhes diz: Filha, no choreis por mim: chorai por vs e pelos dias que viro!. 31. Pelo caminho seguiam Jesus dois malfeitores, ao suplcio destinados, deles Jesus foi em tudo companheiro, em vida e morte, s no em crime e pecado. 32. Vem a Vernica ao encontro de Jesus, que, comovida, sua face enxugou. caridade, que Jesus agradeceu, pois seu retrato na toalha lhe deixou. 33. Todo seu sangue das veias se esvaia, cor de bonina, sua face ensanguentada, seu santo rosto ficou desfalecido, de receber repetidas bofetadas. 34. Considerai, meu povo, que ainda hoje de Jesus Cristo continua a paixo em todo homem pisado e esmagado pela injustia, pela fome e opresso. Coro: vs, vs, vs que por aqui passais, olhai, dizei, quem neste mundo sofreu mais?... (bis)

4 parte: crucificao e morte 35. Chegou Jesus l, no alto do Calvrio e foi seu corpo estendido pelo cho. Pra ser cravado, seu corpo, em um madeiro e transpassada sua Me no corao. 36. De sua vestes Jesus foi despojado; entre os soldados foi tudo repartido; sobre o seu manto os carrascos lanam sorte. Sagrado manto no pode ser dividido! 37. E suspenderam Jesus no alto da cruz, meu bom Jesus, suspendido em um madeiro! E os judeus que passavam escarneciam, desconhecendo seu rei, Deus verdadeiro! 38. Maria Virgem ali fiel estava, ao p da cruz sua Me chorava tanto, vendo o estrago que faziam em seu Filho, a confortava o Divino Esprito Santo. 39. Jesus trs horas orou na santa cruz e reclamou com vigor e piedade, ao Pai eterno entregou o seu esprito, deu sua vida pela nossa liberdade. 40. Considerai, meu povo, que ainda hoje de Jesus Cristo continua a paixo, em todo aquele que do reino da verdade e d a vida em favor de seus irmos. Coro: vs, vs, vs que por aqui passais, olhai, dizei, quem neste mundo sofreu mais?... (bis)

Meu povo, preste ateno (Lamentaes)


Meu povo preste ateno ao canto que eu entoar, no tempo de Jeremias, tamanho foi o meu penar, que estas lamentaes de A a Z vou cantar: 1. Diz um A, diz um A, diz um A: Ah! Como est to deserta quem era to povoada; parece pobre viva quem antes se orgulhava; rainha entre as naes, hoje ao imposto obrigada! 2. Diz um B, diz um B, diz um B: Banhadas esto suas faces, corre o pranto a noite toda, daqueles que a amavam, j ningum mais a consola; dos seus amigos trada, so inimigos agora. 3. Diz um C, diz um C, diz um C: Cercou Jud a vergonha, escrava foi desterrada, em terra estranha hoje mora sem paz, sem lar, sem pousadas; aqueles que a perseguem agarram-na sufocada. Jerusalm, Jerusalm, volta para teu Senhor, volta para teu Senhor! (bis) Volta para teu Senhor, volta para teu Senhor! (bis) 4. Diz um "D", diz um "D", diz um "D": De luto esto as estradas que rumam para Sio, a sua festas, quem vem?... Suas portas, que solido! Seus sacerdotes, suas jovens, toda a cidade, aflio! 5. Diz um "E", diz um "E", diz um "E": Ei-los felizes, tranquilos, os que de Sio se apossaram, pois o Senhor a castiga, seus crimes o provocaram, cativos, todos os seus filhos os opressores levaram.

6. Diz um "F", diz um "F", diz um "F": Fenece toda a beleza, Sio, to desfigurada, seus chefes so ces sem dono, parecem rs enxotada, caminham cambaleantes, tocados qual vil manada. (Jerusalm, Jerusalm...) 7. Diz um "GU", diz um "GU", diz um "GU": Gravados em sua lembrana, dias de grande aflio, quando seu povo caa dos inimigos nas mos, e ningum socorria e grande era a gozao. 8. Diz um "HAG", diz um "HAG", diz um "HAG": Havia graves pecados, Jerusalm, quem os fez! Quem antes muito gabava, cospe-lhe agora a nudez; gemendo, o rosto entre as mos, tenta esconder sua tez. 9. Diz um "I", diz um "I", diz um "I": Impuras so suas vestes, no quis pensar no depois; hoje enterra na lama, quem consolava se foi... Senhor, v meu sofrimento, quanto o inimigo me di! (Jerusalm, Jerusalm...) 10. Diz um "JI", diz um "JI", diz um "JI": Jazem seus ricos tesouros nas mos dos seus adversrios; pasmada viu os pagos entrar em seu Santurio, gente por ti proibida de orar no encontro sagrado. 11. Diz um "L", diz um "L", diz um "L": Lamenta o povo e geme por um pedao de po; entrega todas suas joias por sua sustentao... Senhor, v at que ponto chegou minha humilhao!" 12. Diz um "M", diz um "M", diz um "M": Meditem vocs que passam pelo caminho que eu vou, me digam, vocs me digam se h dor como minha dor... E vejam como maltratam quem o Senhor castigou! (Jerusalm, Jerusalm...) 13. Diz um "N", diz um "N", diz um "N": Nestes meus ossos um fogo do alto ele ateou, armou-me uma esparrela e para trs me passou, e qual cidade arrasada, na solido me deixou. 14. Diz um "O", diz um "O", diz um "O": Oh! Como pesa em meu dorso das minhas culpas o fardo, que o Senhor amarrou, nos ombros meus pendurado; entregue aos inimigos, um pobre traste encurvado. 15. Diz um "P", diz um "P", diz um "P": Pegou meus caros valentes, para bem longe os mandou; para matar meus soldados uma multido convocou; e a capital de Jud, bela donzela esmagou. (Jerusalm, Jerusalm...) 16. Diz um "QU", diz um "QU", diz um "QU": Que grande pranto que eu choro, meus olhos so gua s; quem me conforta est longe, quem de mim sentia d; meus filhos esto perdidos, venceu o forte, o maior... 17. Diz um "R", diz um "R", diz um "R": Reza de mos estendidas Sio, sem consolao; mando o Senhor inimigos acurralar a nao; Jerusalm para eles lixo e podrido! 18. Diz um "SI", diz um "SI", diz um "SI": Sim, justo o Senhor, pois lhe desobedeci; vejam vocs, povos 36

todos, a dor que mereci: ver minhas filhas, meus filhos no cativeiro, eu vi! (Jerusalm, Jerusalm...) 19. Diz um "T", diz um "T", diz um "T": Tentei chamar meus amantes, mas foram s falsidades, meus ancios, sacerdotes, morreram foi na cidade, quando buscavam comida, passando necessidade. 20. Diz um "V", diz um "V", diz um "V": V, Senhor, minha tristeza, minhas entranhas remoem, meu corao se perturba, pois no cumpri tua ordem; na rua matam meus filhos, em casa todos j morrem. 21. Diz um "XIS", diz um "XIS", diz um "XIS": "XIS" o mistrio da dor, gemer sem consolao; meus inimigos me escutam, fazem de mim gozao; meu dia j consumaste, o deles logo vero!... (Jerusalm, Jerusalm...) 22. Diz um "Z", diz um "Z", diz um "Z": Zela to bem no castigo que a eles vais aplicar, como soubeste punir-me por todo este pecar; sem conta so meus gemidos, meu corao a parar... (Jerusalm, Jerusalm...)

3. Bela vinha eu te plantara, tu plantaste a lana em mim; guas doces eu te dava, foste amargo at o fim! 4. Flagelei por ti o Egito, primognitos matei; tu, porm, me flagelaste, entregaste o prprio rei! 5. Eu te abri o mar Vermelho, tu me abriste o corao; a Pilatos me levaste, eu te levei pela mo. 6. S na cruz tu me exaltaste quando em tudo te exaltei; que mais podia eu ter feito? Em que foi que eu te faltei?

Meu povo, que te fiz eu?


Antfona 1: Meu povo, que te fiz eu ou em que te contristei? Responde-me! Antfona 2: Que mais devia ter feito por ti e no o fiz? Responde-me! 1. Por que eu te tirei da terra do Egito, preparaste uma cruz para o teu Salvador! 2. Eu te plantei como vinha, escolhida e preciosa e tu te fizeste amarga para mim! 3. Eu flagelei por ti o Egito e os primognitos e tu me entregaste, assim flagelado! 4. Eu abri o mar diante de ti e tu me abriste o lado com uma lana! 5. Na coluna de fogo, eu te guiei e tu me conduziste ao pretrio de Pilatos! 6. Eu te dei a beber a boa gua da pedra e tu me deste a beber fel e vinagre! Solo: Deus Santo! Ass.: Deus Santo! Solo: Santo e Poderoso! Ass.: Santo e Poderoso! Solo: Santo e imortal, tende piedade de ns! Ass.: Santo e imortal, tende piedade de ns!

ADORAO DA CRUZ
Apresentao da cruz
Solo: Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvao do mundo. Ass.: Vinde, adoremos! (repete 3x)

Bendito e louvada seja


1. Bendita e louvada seja no cu a divina luz; /: e ns tambm c na terra, louvemos a santa cruz. 2. Os cus cantam a vitria de nosso Senhor Jesus; /: cantemos tambm na terra louvores santa cruz. 3. Sustenta gloriosamente nos braos o bom Jesus; /: sinal de esperana e vida, o lenho da santa cruz. 4. Humildes e confiantes levemos a nossa cruz, /: seguindo o sublime exemplo de nosso Senhor Jesus. 5. Cordeiro imaculado, por todos morreu Jesus; /: remindo as nossas almas, Rei pela sua cruz. 6. arma em qualquer perigo, raio de eterna luz; /: bandeira vitoriosa, o santo sinal da cruz. 7. Ao povo aqui reunido, dai graa, perdo e luz; /: salvai-nos, Deus clemente, em nome da santa cruz.

Nossa glria a cruz


Nossa glria a cruz, onde nos salvou Jesus. (2x) 1. Ns devemos gloriar-nos nesta cruz de salvao; traz-nos vida e liberdade e nos d ressurreio. 2. Foi preciso ao Senhor para entrar na sua glria ser na cruz crucificado; o caminho da vitria. 3. E quem quer viver unida, sua vida de Jesus, no ter outro caminho; pela cruz se chega luz.

Ns vos adoramos, Cordeiro Santo!


Ns vos adoramos, Cordeiro Santo! Nos braos da Santa Cruz vencestes a dor e o pranto!

Lamento do Senhor
1. Que te fiz meu povo eleito? Dize em que te contristei! Que mais podia ter feito, em que foi que eu te faltei? Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de ns! 2. Eu te fiz sair do Egito, com man te alimentei; preparei-te bela terra, tu a cruz para o teu rei!

Cruz fiel
Fiel madeiro da Santa Cruz, rvore sem rival. Que selva outro lenho produz que traga em si fruto igual? Quo doce peso conduz, lenho celestial! Fiel madeiro da santa cruz, rvore sem rival! 1. Cantem meus lbios a luta que sobre a cruz se travou; cantem o nobre triunfo que no madeiro

37

alcanou o redentor do universo, quando por ns se imolou. 2. O Criador teve pena do primitivo casal, que foi ferido de morte, comendo o fruto fatal, e marcou logo outra rvore para curar-nos do mal. 3. Tal ordem foi exigida na obra da salvao: cai o inimigo no lao de sua prpria inveno. Do prprio lenho da morte Deus fez nascer redeno. 4. Na plenitude dos tempos, a hora santa chegou e, pelo Pai enviado, nasceu do mundo o autor; e duma virgem no seio a nossa carne tomou. 5. Seis lustros tendo passado, cumpriu a sua misso. S para ela nascido, livre se entrega Paixo. Na cruz se eleva o Cordeiro como perfeita oblao. 6. Glria e poder Trindade, ao Pai e ao Filho, louvor. Honra ao Esprito Santo. Eterna glria ao Senhor, que nos salvou pela graa e nos remiu pelo amor.

4. Eu dei o sol da liberdade, a luz da verdade, onde nasce o amor e dei o po da caridade na fraternidade do mundo melhor, e esqueceste o amor e entregaste o Senhor. O mundo inteiro se esqueceu da luz e pregou seu Salvador na cruz.

Salve, Cruz Libertadora!


Salve, Cruz Libertadora! (bis) 1. Em teu corpo sem beleza e nem encanto, tu assumes o pecado e todo o pranto. Junto a ti est a dor da humanidade; Senhor, de todos ns tem piedade. 2. Estas mos com que erguestes os cados, que tiraram as amarras do oprimido, amarradas nesta cruz pela maldade, vo ao mundo devolver a liberdade. 3. Os teus ps que percorreram os caminhos, que levaram a Boa Nova aos pequeninos, so pregados pelo homem iludido, mas teu Reino nunca mais ser detido. 4. Este povo aqui reunido quer louvar-te, pois a vida devolveste em toda parte. Os caminhos da esperana tu abriste, desta cruz com todo o mundo ressurgiste.

Que foi povo meu, que te fiz


1. Que foi, povo meu, que te fiz? Jamais te deixei sem defesa. Fui eu que te fiz infeliz? Te esqueces da minha presteza? Deus santo, Deus forte, Deus imortal, olhai deste povo a fraqueza, piedade, livrai-nos do mal! 2. Te lembras do Egito, que dor? E eu te tirei com mo firme. E agora me vens com furor? E queres com a lana ferir-me? 3. Do Nilo mudei gua em sangue, rasguei o Mar Vermelho e passaste; e quando eu bem mais do que enxgue, meu lado, de um golpe rasgaste. 4. Fartei com man teu deserto, da pedra te dei gua pura, e agora me zombas de perto, na sede me ds amargura! 5. S tive palavras de alento e quis boa terra te dar. No pude te ver ao relento e insultos gritaste sem par? 6. Fui simples, sereno semblante, e a vida te dei, dom supremo, de ti me ocupei incessante e tu me acusaste blasfemo? 7. Falei pelos fracos sem medo, curei, perdoei, fui tua luz; e tu, com teu torpe segredo, a mim reservaste uma cruz!

Senhor, pela tua paixo


1. Senhor, pela tua paixo, no abandono da Cruz, tem piedade de ns! Jesus, pelo sangue jorrado do teu corao, pelo teu sacrifcio, misericrdia! Deus santo, Deus forte, Deus imortal e de poder! Ns te adoramos, te bendizemos, te glorificamos, Senhor! (bis) 2. Deus Pai, vos ofertamos o Corpo e o Sangue de Cristo, sua Alma e sua Divindade em expiao dos nossos pecados.

COMUNHO
Afaste de ns este clice
Pai, se possvel, Pai, se possvel afasta de ns este clice! Porm, no se faa, porm, no se faa a nossa vontade, mas a tua! 1. So tantas lgrimas no clice do povo; tua paixo parece acontecer de novo. 2. So tantas pedras no caminho do teu povo; tua paixo parece acontecer de novo. 3. So tantas cruzes sobre os ombros do teu povo; tua paixo parece acontecer de novo.

Que mais podia eu ter feito


Que mais podia eu ter feito? Que mais podia eu te dar? 1. Plantei-te como vinha nova, toda graciosa, nada havia igual e castiguei os malfeitores que te perseguiam pra fazer-te mal. 2. Abri o mar na tua passagem e da escravido eu te levei paz, e fiz caminho no deserto para o lugar certo, para o bem total, e esqueceste o amor e entregaste o Senhor. O mundo inteiro se esqueceu da luz e pregou seu Salvador na cruz. 3. Eu dei o po da nova vida e a pedra ferida a sede apagou e fiz para o meu povo eleito os maiores feitos como ningum viu. 38

Eu vim para que todos tenham vida


Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente. (bis) 1. Reconstri a tua vida em comunho com teu Senhor, reconstri a tua vida em comunho com teu irmo. Onde est o teu irmo, eu estou presente nele. 2. Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males. Hoje s minha presena junto a todo sofredor. Onde sofre o teu irmo, eu estou sofrendo nele.

3. Entreguei a minha vida pela salvao de todos. Reconstri, protege a vida de indefesos e inocentes. Onde morre o teu irmo, eu estou morrendo nele. 4. Vim buscar e vim salvar o que estava j perdido. Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda esperana. Onde salvas teu irmo, tu me ests salvando nele. 5. Este po, meu corpo e vida para a salvao do mundo presena e alimento nesta santa comunho: Onde est o teu irmo, eu estou tambm com ele. 6. Salvar a sua vida quem a perde, quem a doa. Eu no deixo perecer nenhum daqueles que so meus. Onde salvas teu irmo, tu me ests salvando nele. 7. Da ovelha desgarrada eu me fiz o bom pastor. Reconduze, acolhe e guia, a quem de mim se extraviou. Onde acolhes teu irmo, tu me acolhes, tambm, nele. 8. Quem comer o po da vida viver eternamente. Tenho pena deste povo que no tem o comer. Onde est um irmo com fome, eu estou com fome nele.

6. Mas, cus, terra, vede: dor maior no pode haver /: vendo a morte do meu Filho, foi milagre eu no morrer! 7. Contemplai meu sofrimento, minha angstia ao p da Cruz. /: Pela lana transpassado vi meu Filho, o meu Jesus. 8. Oh! Que dor mais cruciante, que suprema solido, /: ao levarem-no ao sepulcro, invadiu-me o corao.

Estava a Me dolorosa
1. Estava a Me dolorosa junto da Cruz, lacrimosa, /: enquanto o Filho pendia. Me de Jesus transpassada, de dores aos ps da cruz. /: Rogai por ns, rogai por ns, Rogai por ns, a Jesus. 2. Que nessas chagas sagradas, sejam bem fundo cravadas, /: senhora, em meu corao. 3. Uma longa e fria espada, nessa hora atribulada, /: o seu corao feria. 4. Oh, quo triste e to aflita padecia a Me bendita, /: entre blasfmias e pragas. 5. Ao olhar o Filho amado, de ps e braos pregado, /: sangrando das cinco chagas! 6. Quem que no choraria, ao ver a Virgem Maria, /: rasgada em seu corao. 7. Sem poder em tal momento, conter as frias do vento /: e os dios da multido. 8. Firme e heroica em seu posto, viu Jesus pendendo o rosto, /: soltar o alento final. 9. Cristo, por vossa Me, que nossa Me tambm, /: dai-nos a palma imortal. 10. Maria, fonte de amor, fazei que na vossa dor /: convosco eu chore tambm.

Prova de amor
Prova de amor maior no h, que doar a vida pelo irmo. (bis) 1. Eis que eu vos dou o meu novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 2. Vs sereis os meus amigos, se seguirdes meu preceito: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 3. Como o Pai sempre me ama, assim tambm, eu vos amei: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 4. Permanecei em meu amor e segui meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 5. E chegando a minha Pscoa, vos amei at o fim: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 6. Nisto todos sabero, que vs sois os meus discpulos: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado!

Hino s sete dores da Santssima Virgem


1. me dolorosa, que aflita chorais, repleta de angstia, bendita sejais. Bendita sejais, Senhora das Dores, ouvi nossos rogos, Me dos pecadores. 2. A voz de Simeo no templo escutais cruis profecias, bendita sejais. 3. O Cu manda um Anjo dizer que fujais da fria de Herodes, bendita sejais. 4. Voltando do Templo, Jesus no achais, que susto sofrestes, bendita sejais. 5. Que dor invisvel, quando O encontrai com a cruz s costas, bendita sejais. 6. A dor ainda cresce quando contemplais Jesus expirando, bendita sejais. 7. No vosso regao, seu corpo abrigais com ele abraada, bendita sejais. 8. Sem filho e tal filho ento suportais cruel solido, bendita sejais. (Pode-se acrescentar:) 9. Que espada pungente, vs experimentais, que o peito vos vara, bendita sejais! 39

OPCIONAIS
As sete dores de Nossa Senhora
1. Pecadores redimidos com o sangue do Senhor /: atendei, olhai se existe dor igual a minha dor. 2. Dolorosa, aguda espada, transpassou-me o corao /: quando a morte do meu Filho me predisse Simeo. 3. Junto ao Filho para o Egito eu fugi, com dor atroz /: quando Herodes o buscava para d-lo ao vil algoz. 4. Quem dir meu sentimento? Desolada me encontrei /: vendo o Filho meu perdido por trs dias o busquei. 5. Que martrio na minh'alma, encontrando o meu Jesus /: no caminho do Calvrio, arquejando sob a Cruz.

10. A todos que passam tristes perguntais, se h dor como a vossa, bendita sejais! 11. Das lgrimas ternas, que assim derramais, ns somos a causa, Bendita sejais. 12. Que tristes suspiros, ento, no lanais, que chegam aos cus! Bendita sejais!

Seu nome Jesus


1. Tirou tanta gente das trevas, levou tanta gente pra luz, levou tanta gente ao caminho da paz, tirou tanta gente da cruz. Seu nome Jesus, seu nome Jesus! Deus de Deus e luz da luz! 2. Tirou tanta gente das ruas, mostrou-lhes o que era viver, levou tanta gente pra casa do Pai e fez tanta gente crescer. 3. Tirou minha irm do pecado, do vcio livrou meu irmo e eu que tambm tantas vezes errei, com ele achei o perdo. 4. Mostrei a Jesus meu fracassos, mostrei-lhe tambm meu amor e Ele me abriu os seus braos, aos poucos me fez vencedor.

Mos ensanguentadas de Jesus


1. Mos ensanguentadas de Jesus, mos feridas l na Cruz. Vem tocar em mim, (3x) vem, Senhor Jesus! 2. Mos que as crianas abenoaram, mos que os pes multiplicaram. 3. Mos ressuscitadas de Jesus, mos feridas l na Cruz.

O canto do Servo sofredor


1. Ele no tinha beleza, era a escria, desprezado, homem das chagas e tristezas, nas dores, experimentado. Nossos crimes e pecados sobre seus ombros Ele tomou, por nossas culpas foi castigado, todo o seu sangue derramou. Por suas chagas fomos curados. Suas feridas nos libertaram. Pelo seu sangue deu-nos eterna salvao. 2. Ficou sozinho e calado, Ele no quis se defender injustamente condenado, sem nenhum crime cometer. Por seu povo Ele morreu, e mesmo assim foi rejeitado. Nenhum pecado cometeu e entre bandidos foi contado. 3. Impulsionado pelo amor, obediente, se entregou. Este meu Servo, vencedor, a morte ele derrotou, quem O aceita justificado e vida nova receber, entre os eleitos ser contado e eternamente viver.

Um certo galileu
1. Um certo dia, beira mar apareceu um jovem Galileu. Ningum podia imaginar que algum pudesse amar do jeito que ele amava. Seu jeito simples de conversar tocava o corao de quem o escutava. E seu nome era Jesus de Nazar, sua fama se espalhou e todos vinham ver o fenmeno do jovem pregador que tinha tanto amor. 2. Naquelas praias, naquele mar, naquele rio, em casa de Zaqueu, naquela estrada, naquele sol e o povo a escutar histrias to bonitas. Seu jeito amigo de se expressar enchia o corao de paz to infinita. 3. Em plena rua, naquele cho, naquele poo e em casa de Simo, naquela relva, no entardecer, o mundo viu nascer a paz de uma esperana. Seu jeito puro de perdoar fazia o corao voltar a ser criana. 4. Um certo dia, ao tribunal algum levou o jovem Galileu. Ningum sabia qual foi o mal e o crime que ele fez, quais foram seus pecados. Seu jeito honesto de denunciar mexeu na posio de alguns privilegiados. E mataram a Jesus de Nazar, e no meio de ladres puseram sua cruz. Mas o mundo ainda tem medo de Jesus, que tinha tanto amor.

face ensanguentada
1. face ensanguentada de Cristo Salvador. O ver-vos ultrajada nos causa imensa dor. face iluminada no eterno resplendor! Agora maltratada com tanto desamor. 2. Enfermidades vossas tomei-as sobre mim e todas vossas dores fui eu que as padeci. Senhor, sois a riqueza de nossa salvao: vos damos nossa vida e eterna gratido. 3. Com grande pacincia levais a dura cruz ao alto do Calvrio por nosso amor, Jesus. Sofrestes, inocente Senhor, por todos ns; e a vida recebemos por morte to atroz. 4. Os povos emudecem de espanto e comoo; e o mundo escurece ao ver vossa paixo. Vs fostes esmagado por nossa salvao; de todos os pecados pedimos-vos perdo. 5. Jesus, quanto sofrestes por nossa redeno; maus tratos recebestes da humana ingratido. Oh! Dai-nos sempre a graa de sermos-vos fiis e a morte, enfim, nos faa gozar-vos l nos cus.

Vitria, tu reinars
Vitria, tu reinars! cruz, tu nos salvars! (2x) 1. Brilhando sobre o mundo que vive sem tua luz, tu s um sol fecundo de amor e de paz, cruz. 2. Aumenta a confiana do pobre e do pecador, confirma nossa esperana na marcha para o Senhor. 3. sombra dos teus braos a Igreja viver. Por ti, no eterno abrao, o Pai nos acolher. 4. Ns vamos cidade, e l Eu irei sofrer. Serei crucificado, mais hei de reviver!

40

PROCISSO COM O CRIO


A minha vela acenderei
1. A minha vela acenderei contente, na vela acesa que est a iluminar. A luz de Cristo nos clareia a mente; como ele pensa, assim irei pensar. Crio Pascal, teu santo simbolismo lembra o Senhor que j ressuscitou e me garante que, com meu Batismo, como Jesus ressuscitar eu vou. 2. Na chama quente desta grande vela vou acender minha pequena chama, e minha vida ficara mais bela, pois vou amar como Jesus s ama. 3. A minha vela acenderei contente, emocionado, at chorar, pois no; pois esta chama que voc est vendo, vida nova no meu corao.

luz do Senhor
luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda teu povo com teu esplendor.

Senhor Jesus, s luz


Senhor Jesus, s luz interior, no deixes que fale minha escurido. Senhor Jesus, s luz interior, saiba eu acolher teu amor.

Tu s fonte de vida
Tu s fonte de vida, tu s fogo, tu s amor. Vem, Esprito Santo, vem, Esprito Santo.

ENTRADA DO CRIO
A luz de Cristo
Solo: A luz de Cristo! Ass.: Demos graas a Deus! (repete 3x)

Alegrem-se os cus
Alegrem-se os cus e exulte a terra, ressuscitou Jesus Cristo.

Eis a luz de Cristo


Solo: Eis a luz! Eis a luz de Cristo! A luz de Cristo! Ass.: Demos graas, demos graas, demos graas a Deus! (bis) (repete 3x)

Deixa a luz do cu entrar


1. Tu anseias, eu bem sei, por salvao, tens desejo de banir a escurido. Abre, pois, de par em par teu corao, e deixa a luz do cu entrar. Deixa a luz do cu entrar! Deixa a luz do cu entrar! Abre bem as portas do teu corao e deixa a luz do cu entrar. 2. Cristo, a luz do cu, em ti quer habitar, para as trevas do pecado dissipar, teu caminho e corao iluminar, e deixa a luz do cu entrar. 3. Que alegria andar ao brilho dessa luz, vida eterna e paz no corao produz. Aceita agora o Salvador Jesus, e deixa a luz do cu entrar.

PROCLAMAO DA PSCOA
Proclamao da Pscoa
Solo 1: Exulte o cu e os anjos triunfantes, mensageiros de Deus, desam cantando, faam soar trombetas fulgurantes, a vitria de um Rei anunciando. Solo 2: Alegre-se tambm a terra amiga, que em meio a tantas luzes resplandece; e vendo dissipar-se a treva antiga, ao sol do eterno Rei brilha e se aquece. Solo 1: Que a me Igreja alegre-se igualmente, erguendo as velas deste fogo novo, e escutem reboando de repente, o aleluia cantado pelo povo. Solo: O Senhor esteja convosco! Todos: Ele est no meio de ns! Solo: Coraes ao alto! 41

Indo e vindo
Indo e vindo trevas e Luz, tudo graa, Deus nos conduz.

Luz da Luz
Luz da Luz, infinito Sol! Luz da Luz, fogo abrasador! Luz da Luz, Cristo Jesus, abrasai-nos no vosso amor!

Todos: O nosso corao est em Deus! Solo: Demos graas ao Senhor nosso Deus! Todos: nosso dever e salvao! Solo 1: Sim, verdadeiramente bom e justo cantar ao Pai de todo o corao e celebrar seu Filho Jesus Cristo, tornado para ns um novo Ado. Solo 2: Foi Ele quem pagou do outro a culpa quando por ns morte se entregou; para apagar o antigo documento, na cruz todo o seu sangue derramou. noite de alegria verdadeira, que une de novo o cu e a terra inteira. Solo 1: Pois, eis, agora a Pscoa, nossa festa em que o real Cordeiro se imolou, marcando nossas portas, nossas almas, com seu divino sangue nos salvou. Solo 2: Esta , Senhor, a noite em que do Egito retirastes os filhos de Israel, transpondo o mar Vermelho a p enxuto, rumo terra onde corre leite e mel. ( noite de alegria verdadeira...) Solo 1: noite em que a coluna luminosa as trevas do pecado dissipou, e aos que creem no Cristo em toda a terra, em nosso povo eleito congregou! Solo 2: noite em que Jesus rompeu o inferno ao ressurgir da morte vencedor; de que nos valeria ter nascido se no nos resgatasse seu amor? ( noite de alegria verdadeira...) Solo 1: Deus, quo estupenda caridade vemos no vosso gesto fulgurar: no hesitais em dar o prprio Filho para a culpa dos servos resgatar. Solo 2: pecado de Ado, indispensvel, pois o Cristo o dissolve em seu amor, culpa to feliz, que h merecido a graa de um to grande Redentor. ( noite de alegria verdadeira...) Solo 1: Pois esta noite lava todo crime, liberta o pecador dos seus grilhes, dissipa o dio e dobra os poderosos, enche de luz e paz os coraes. Solo 2: noite de alegria verdadeira, que prostra o fara e ergue os hebreus, que une de novo o cu e a terra inteira, pondo na treva humana a luz de Deus. ( noite de alegria verdadeira...) Solo 1: Na graa desta noite o vosso povo acende um sacrifcio de louvor; acolhei, Pai santo, o fogo novo: no perde ao dividir-se o seu fulgor. Solo 2: A cera virgem da abelha generosa ao Cristo ressurgindo trouxe a luz. Eis de novo a coluna luminosa, que o vosso povo para o cu conduz. ( noite de alegria verdadeira...) Solo 1: O crio que acendeu as nossas velas possa esta noite toda fulgurar, misture sua luz das estrelas, cintile quando o dia despontar. Solo 2: Que ele possa agradar-vos como o Filho que triunfou da morte e vence o mal, Deus, que ascende no seu brilho, e um dia voltar Sol triunfal! ( noite de alegria verdadeira...)

Exulte
A) Exulte de alegria dos anjos a multido, exultemos tambm ns por to grande salvao! B) Do grande rei a vitria cantemos o resplendor: das trevas surgiu a glria, da morte o libertador. Solo: O Senhor esteja convosco! Ass.: Ele est no meio de ns! Solo: Os coraes para o alto! Ass.: A Deus ressoe nossa voz! 1. No esplendor desta noite, que viu os hebreus libertos, ns, os cristos, bem despertos, brademos: morreu a morte! Bendito seja Cristo Senhor, que do Pai imortal esplendor! (bis) 2. No esplendor desta noite, que viu vencer o Cordeiro, por Cristo salvos cantemos a seu sangue justiceiro! 3. No esplendor desta noite, que viu ressurgir Jesus do sepulcro exultemos pela vitria da cruz! 4. Noite mil vezes feliz, Deus por ns seu Filho deu. O Filho salva os escravos, quem tanto amor mereceu? 5. Noite mil vezes feliz, feliz culpa de Ado, que mereceu tanto amor, que recebeu o perdo! 6. Noite mil vezes feliz, aniquilou-se a maldade, as algemas se quebraram, despontou a liberdade! 7. Noite mil vezes feliz, o opressor foi despojado, os pobres enriquecidos, o cu terra irmanado! 8. Noite mil vezes feliz, em crio de virgem cera, nova esperana se acende no seio da tua Igreja ! 9. Noite mil vezes feliz, noite clara como o dia, na luz de Cristo glorioso exultemos de alegria!

Exulte de alegria
Exulte de alegria dos anjos a multido! (bis) Exultemos tambm ns por to grande salvao! (bis) Do grande Rei a vitria cantemos o resplendor: (bis) Das trevas surgiu a glria, da morte o libertador. (bis) O Senhor esteja convosco! Est no meio de ns! (bis) Os coraes para o alto! A Deus ressoe nossa voz! (bis) 1. No esplendor desta noite, /: que viu os hebreus libertos, :/ ns, os cristos bem despertos, /: brademos: morreu a morte! :/ Bendito seja Cristo, Senhor, que do Pai imortal esplendor! (bis) 2. No esplendor desta noite, /: que viu vencer o Cordeiro, :/ por Cristo salvos, cantamos /: a seu sangue justiceiro! :/ 3. No esplendor desta noite, /: que viu ressurgir Jesus :/ do sepulcro, exultemos /: pela vitria da cruz! :/ 4. Noite mil vezes feliz, /: Deus por ns seu Filho deu. :/ O Filho salva os escravos, /: quem tanto amor mereceu? :/ 5. Noite mil vezes feliz, /: feliz culpa de Ado! :/ Que mereceu tanto amor, /: que recebeu tal perdo! :/ 42

6. Noite mil vezes feliz, /: aniquilou-se a maldade, :/ as algemas se quebraram, /: despontou a liberdade! :/ 7. Noite mil vezes feliz, /: o opressor foi despojado, :/ os pobres enriquecidos, /: o cu terra imanado! :/ 8. Noite mil vezes feliz, /: em crio de virgem cera, :/ nova esperana se acende /: no seio da tua Igreja! :/ 9. Noite mil vezes feliz, /: noite clara como o dia, :/ na luz de Cristo glorioso, /: exultemos de alegria! :/

Salve luz eterna


Salve luz eterna! Luz s tu, Jesus! Teu claro a f, f que nos conduz! 1. A) Todo o cu exulte, anjos vm cantando, soem as trombetas a vitria anunciando. B) Se alegre a terra com o sol do alm, rompe toda a treva, pois o Cristo vivo vem. C) Nossa me Igreja benze o fogo novo; com velas acesas aleluias cante o povo. (Salve luz eterna!...) 2. A) Sempre bom e justo, grato ao corao; obrigado Pai pelo Cristo, novo Ado! B) Deu por ns sua vida, todo se entregou; nossa inteira lida em seu sangue ele lavou! C) Eis agora a Pscoa, festa do Cordeiro. Marque nossas frontes o seu sangue derradeiro! (Salve luz eterna!...) 3. A) Noite em que do Egito rompe a escravido, nosso povo marcha pra feliz libertao! B) Noite luminosa, trevas dissipou aos que creem em Cristo, novo povo ela formou! C) Noite que a morte foi enfim vencida. Somos imortais no Senhor da eterna vida! (Salve luz eterna!...) 4. A) Noite to feliz! Noite feita dia! Tu, s tu soubeste a hora que o Cristo ressurgia. B) Noite toda bela! Noite toda luz! Cus e terra uniste nos braos de uma cruz! C) Cruz que vitria! Cruz que est vazia! Sobre ti j fora escrito: s a luz de meu dia! (Salve luz eterna!...) 5. A) Na graa desta noite ouve a voz do povo, Pai, aceita seu louvor na luz do fogo novo. B) Brilhe ele sempre, sempre a fulgurar! Vena toda a treva at o dia despontar! C) Eis aqui a Pscoa; brilhe como o dia! Cristo o nosso sol, exultemos de alegria!

1. minhalma, bendize ao Senhor, Deus grande em poder e amor! O esplendor de tua glria reluz e o cu o teu manto de luz! 2. Firme e slida a terra fundaste, com o azul do oceano a enfeitaste! E rebentam tuas fontes nos vales, correm as guas e cantam as aves! 3. L do alto tu regas os campos, cresce a relva e os viventes se fartam! De tuas obras a terra encheste, todas belas e sbias fizeste! 4. Que se sumam da terra os perversos, e minhalma te entoe os seus versos! Glria ao Pai, pelo Filho no Amor, ao Deus uno eterno louvor!

Enviai o vosso Esprito Salmo 103(104)


Enviai o vosso Esprito, Senhor, e da terra toda a face renovai. (bis) 1. Bendize, minha alma, ao Senhor! meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto. 2. A terra vs firmastes em suas bases, ficar firme pelos sculos sem fim; os mares a cobriam como um manto, e as guas envolviam as montanhas. 3. Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes que passam serpeando entre as montanhas; s suas margens vm morar os passarinhos, entre os ramos eles erguem o seu canto. 4. De vossa casa as montanhas irrigais, com vossos frutos saciais a terra inteira; fazeis crescer os verdes pastos para o gado e as plantas que so teis para o homem. 5. Quo numerosas, Senhor, so vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas! Bendize, minha alma, ao Senhor!

Transborda em toda a terra Salmo 33(32)


Transborda em toda a terra a graa, em toda a terra a sua graa. 1. Reta a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece f. Deus ama o direito e a justia, transborda em toda a terra a sua graa. 2. Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e aliment-los quando tempo de penria. 3. No Senhor ns esperamos confiantes, porque ele nosso auxlio e proteo! Sobre ns venha, Senhor, a vossa graa, da mesma forma que em vs ns esperamos!

SALMOS
Quando tu, Senhor - Salmo 103(104) (2melodias)
Quando tu, Senhor, teu Esprito envias, todo mundo renasce, grande alegria!

Guardai-me, Deus Salmo 16(15)


Guardai-me, Deus, porque em vs me refugio! 1. Senhor, sois minha herana e minha taa, meu destino est, est seguro em vossas mos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois, se o tenho a meu lado, no vacilo. 43

2. Eis por que meu corao est em festa, + minha alma rejubila de alegria e at meu corpo no repouso est tranquilo; pois no haveis de me deixar entregue morte, nem vosso amigo conhecer a corrupo. 3. Vs me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vs, felicidade sem limites, /: delcia eterna e alegria ao vosso lado!

habitantes de Sio, porque grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

Senhor, tens palavras Salmo 19(18)


Senhor, tens palavras de vida eterna. 1. A lei do Senhor Deus perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor fiel, sabedoria dos humildes. 2. Os preceitos do Senhor so precisos, alegria ao corao. O mandamento do Senhor brilhante, para os olhos uma luz. 3. puro o temor do Senhor, imutvel para sempre. Os julgamentos do Senhor so corretos e justos igualmente. 4. Mais desejveis do que o ouro so eles, do que o ouro refinado. Suas palavras so mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

Cantemos ao Senhor x 15
Cantemos ao Senhor, (3x) que fez brilhar a sua glria! 1. Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glria: precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! O Senhor minha fora, a razo do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertao, libertao! 2. Ele meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai e o honrarei. O Senhor um Deus guerreiro, o seu nome Onipotente: os soldados e os carros do fara jogou no mar, seus melhores capites afogou no mar Vermelho. 3. Afundaram como pedras e as ondas os cobriram. Senhor, o vosso brao duma fora insupervel! /: Senhor, o vosso brao esmigalhou os inimigos! 4. Vosso povo levareis e o plantareis em vosso monte, no lugar que preparastes para a vossa habitao, no santurio construdo pelas vossas prprias mos. O Senhor h de reinar eternamente, pelos sculos!

A minhalma tem sede Salmo 42(41)


A minh'alma tem sede de Deus. (bis) 1. A minh'alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus? 2. Peregrino e feliz caminhando para a casa de Deus, entre gritos, louvor e alegria da multido jubilosa. 3. Enviai vossa luz, vossa verdade: elas sero o meu guia; que me levem ao vosso monte santo, at a vossa morada! 4. Ento irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

Eu vos exalto Salmo 30(29)


Eu vos exalto, Senhor, porque vs me livrastes! 1. Eu vos exalto, Senhor, pois me livrastes, e no deixastes rir de mim meus inimigos! Vs tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava j morrendo! 2. Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graas e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se tarde vem o pranto visitar-nos, de manh vem saudar-nos a alegria. 3. Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

HINO DE LOUVOR
Hino de louvor
1. Glria a Deus (bis) no mais alto dos cus! (bis) Glria a Deus (bis) no mais alto dos cus! (bis) E paz na terra (bis) aos homens por ele amados! 2. Senhor Deus, rei dos cus, (bis) Deus Pai todopoderoso! (bis) Ns, ns vos louvamos, ns, ns vos bendizemos; ns, ns vos adoramos, ns, vos glorificamos, ns, ns, ns vos damos graas /: por vossa imensa glria. (bis) 3. Senhor, (bis) Filho unignito, (bis) Jesus Cristo, (bis) Senhor Deus, Cordeiro de Deus. /: Filho de Deus Pai. (bis) 4. Vs que tirais o pecado, piedade de ns... Vs que tirais o pecado do mundo, piedade de ns... Vs que estais sentado direita do Pai, piedade de ns... Vs que tirais o pecado do mundo, piedade de ns... 5. Porque s vs sois o Santo, porque s vs sois Senhor, porque s vs sois o Altssimo, Jesus Cristo. Jesus Cristo. Com o Esprito Santo, na glria de Deus Pai. Amm! Amm! Amm!

Com alegria bebereis Is 12


Com alegria bebereis do manancial da salvao. 1. Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor minha fora, meu louvor e salvao. Com alegria bebereis do manancial da salvao. 2. E direis naquele dia: Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome o mais sublime. 3. Louvai, cantando ao nosso Deus, que se fez prodgios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai, cantando alegres 44

Glria a Deus nas alturas


Glria a Deus nas alturas! Glria, glria, aleluia! Glria a Deus, paz na terra! Glria, glria, aleluia! /: Glria, glria nos cus! Paz na terra entre os homens! 1. Glria a Deus, glria ao Pai, glria a Deus criador, que no Filho tornou-se o Senhor Deus da vida! 2. Glria a Deus, glria ao Filho, glria a Deus nosso irmo; nos remiu do pecado, nos abriu novo Reino! 3. Glria ao Esprito Santo, Deus que nos santifica, glria a Deus que nos une a caminho do Pai. 4. Glria a Deus uno e santo: Pai, Esprito e Filho, glria a Deus uno e trino, glria ao Deus comunho!

1. Vs povos todos da terra, aleluia! Aleluia! Vinde, cantai ao Senhor, aleluia, Aleluia! 2. Vinde, louvai nosso Deus, aleluia! Aleluia! Que seu amor sem fim, aleluia! Aleluia! 3. Frente loucura dos homens, aleluia! Aleluia! Vive a loucura do amor, aleluia! Aleluia! 4. Vem nos doar em pessoa, aleluia! Aleluia! A vida plena que sua, aleluia! Aleluia! 5. E que na terra se faa aleluia! Aleluia! Como no cu harmonia, aleluia! Aleluia! 6. Tanto o sofrer quanto a morte, aleluia! Aleluia! Saibam que a vida maior, aleluia! Aleluia!

Glria a Deus no cu
Glria a Deus no cu e na terra paz aos homens, glria, aleluia! 1. Glria ao Pai, o Criador; seu poder nos chamou vida. 2. Glria ao Filho Redentor; sua cruz reconciliou-nos. 3. Glria ao Esprito de amor; sua graa que nos renova.

Leituras do Novo Testamento Salmo 118(117)


Aleluia, aleluia, aleluias ao Senhor! Aleluia, aleluia, aleluia ao Salvador! 1. Dai graas ao Senhor, porque ele bom! Eterna a sua misericrdia! A casa de Israel agora o diga: Eterna a sua misericrdia! 2. A mo direita do Senhor fez maravilhas, + a mo direita do Senhor me levantou, a mo direita do Senhor fez maravilhas! No morrerei, mas ao contrrio, viverei para cantar as grandes obras do Senhor! 3. A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor que foi feito tudo isso: que maravilhas ele fez a nossos olhos!

Glria a Deus nos altos cus


1. Glria a Deus nos altos cus! Paz na terra aos seus amados. A vs louvam, Rei celeste, os que foram libertados. Glria a Deus l nos cus. E paz aos seus. Amm. 2. Deus e Pai, ns vos louvamos, adoramos, bendizemos. Damos glria ao vosso nome, vossos dons agradecemos. 3. Senhor nosso, Jesus Cristo, Unignito do Pai, vs de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai. 4. Vs, que estais junto do Pai, como nosso intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor. 5. Vs somente sois o Santo, o Altssimo, o Senhor, com o Esprito Divino, de Deus Pai no esplendor.

Aleluia! L vem a barra do dia


L vem a barra do dia! (bis) L vem o filho de Maria! (bis) A vida vence a morte, para nossa alegria! (bis) Aleluia, aleluia! (bis) Aleluia, aleluia! (bis) Aleluia, aleluia! (bis)

LADAINHA
Ladainha de todos os Santos
Kyrie, eleison. (2x) Christe, eleison. (2x) Kyrie, eleison. (2x) 1. Santa Maria me de Deus, rogai por ns! So Miguel, rogai por ns! Santos anjos de Deus, rogai por ns! So Joo Batista, intercedei por ns! 2. So Jos, rogai por ns! So Pedro e So Paulo, rogai por ns! Santo Andr, rogai por ns! So Joo, intercedei por ns! 3. Santa Maria Madalena, rogai por ns! Santo Estevo, rogai por ns! Santo Incio de Antioquia, rogai por ns! So Loureno, intercedei por ns! 4. Santa Perptua e Felicidade, rogai por ns! Santa Ins, rogai por ns! So Gregrio, rogai por ns! Santo Agostinho, intercedei por ns!

EVANGELHO
Aleluia! Rendei graas ao Senhor
Solo: Aleluia! Ass.: Aleluia! (3x) Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (2x) 1. Rendei graas ao Senhor! Que seu amor sem fim! Diga ao povo de Israel que seu amor sem fim! Diga os seus sacerdotes que seu amor sem fim! Digam todos que o temem que seu amor sem fim! 2. Eis o dia do Senhor! Alegres nele exultemos! Que nos salve, imploremos, alegres nele exultemos! Bemvindos sua casa, alegres nele exultemos! Ns todos, os seus amados! Alegres nele exultemos!

Aleluia! Vs povos todos da terra


Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis)

45

5. Santo Atansio, rogai por ns! So Baslio, rogai por ns! So Martinho, rogai por ns! So Bento, intercedei por ns! 6. So Francisco e So Domingos, rogai por ns! So Francisco Xavier, rogai por ns! So Joo Maria Vianey, rogai por ns! Santa Catarina de Sena, intercedei por ns! 7. Santa Tereza de Jesus, rogai por ns! Santa Tereza de vila, rogai por ns! Santos Mrtires dos nossos tempos, rogai por ns! Todos santos e santas de Deus, intercedei por ns! 8. Sede-nos propcio, ouvi-nos, Senhor! Para que nos livreis de todo o mal, ouvi-nos, Senhor! Para que nos livreis de todo o pecado, ouvi-nos, Senhor! Para que nos livreis da morte eterna, ouvi-nos, Senhor! 9. Pela vossa encarnao, ouvi-nos, Senhor! Pela vossa ressurreio, ouvi-nos, Senhor! Pela efuso do Esprito Santo, ouvi-nos, Senhor! Apesar de nossos pecados, ouvi-nos, Senhor! (se houver batismo) Para que santifiqueis com a vossa graa esta gua onde renascero os vossos filhos, ouvi-nos, Senhor! Jesus, Filho de Deus vivo, ouvi-nos, Senhor! Cristo, ouvi-nos! (bis) Cristo, atendei-nos! (bis)

Ladainha dos santos


Solo: Senhor, tende piedade de ns! Ass.: Senhor, tende piedade de ns! Solo: Jesus Cristo, tende piedade de ns! Ass.: Jesus Cristo, tende piedade de ns! Solo: Senhor, tende piedade de ns! Ass.: Senhor, tende piedade de ns! 1. Maria Me de Deus, rogai a Deus por ns! Virgem Imaculada, rogai a Deus por ns! Senhora Aparecida, rogai a Deus por ns! Das Dores, Me amada, rogai a Deus por ns! Rogai a Deus por ns! Rogai a Deus por ns! Rogai a Deus por ns! Rogai a Deus por ns! 2. Anjos do Senhor, rogai a Deus por ns! Miguel e Rafael, rogai a Deus por ns! De Deus os mensageiros, rogai a Deus por ns! Arcanjo Gabriel, rogai a Deus por ns! 3. SantAna e So Joaquim, rogai a Deus por ns! Isabel e Zacarias, rogai a Deus por ns! Joo, o Precursor, rogai a Deus por ns! Esposo de Maria, rogai a Deus por ns! 4. So Pedro e So Paulo, rogai a Deus por ns! So Joo e So Mateus, rogai a Deus por ns! So Marcos e So Lucas, rogai a Deus por ns! So Judas Tadeu, rogai a Deus por ns! 5. Estevo e Loureno, rogai a Deus por ns! So Cosme e Damio, rogai a Deus por ns! Incio de Antioquia, rogai a Deus por ns! Mrtir Sebastio, rogai a Deus por ns!

6. Maria Madalena, rogai a Deus por ns! Ins e Luzia, rogai a Deus por ns! Santa Felicidade, rogai a Deus por ns! Perptua e Ceclia, rogai a Deus por ns! 7. Gregrio e Atansio, rogai a Deus por ns! Baslio e Agostinho, rogai a Deus por ns! So Bento e Santo Amaro, rogai a Deus por ns! Ambrsio e So Martinho, rogai a Deus por ns! 8. Francisco e Domingos, rogai a Deus por ns! Antnio e Gonalo, rogai a Deus por ns! Vianney e Benedito, rogai a Deus por ns! So Raimundo Nonato, rogai a Deus por ns! 9. Teresa e Teresinha, rogai a Deus por ns! Santa Rosa de Lima, rogai a Deus por ns! Margarida Maria, rogai a Deus por ns! De Sena Catarina, rogai a Deus por ns! 10. Santa Paulina, rogai a Deus por ns! Santo Antnio Galvo, rogai a Deus por ns! Beato Anchieta, rogai a Deus por ns! Frederico Ozanan, rogai a Deus por ns! Senhor, sede nossa proteo, ouvi-nos, Senhor! Para que nos livreis de todo o mal, ouvi-nos, Senhor! Para que nos livreis da morte eterna, ouvi-nos, Senhor! Vos pedimos, por vossa encarnao, ouvi-nos, Senhor! Pela vossa paixo e ascenso, ouvi-nos, Senhor! Pelo envio do Esprito de amor, ouvi-nos, Senhor! Apesar de ns sermos pecadores, ouvi-nos, Senhor! (Se houver batismo:) Vida nova da a estes batizados, ouvi-nos, Senhor! (Se no houver batismo:) Tornai santa esta gua batismal, ouvi-nos, Senhor! Jesus Cristo, ouvi-nos! (bis) Jesus Cristo, atendei-nos! (bis)

BENO DAS GUAS


No principio, teu Esprito
1. No principio, teu Esprito sobre as guas a pairar. /: O cho seco, eis a terra; guas juntas, eis o mar. :/ Pelas guas do Dilvio vem a nova criao. /: Se levanta um arco-ris, no esplendor da imensido. :/ Bendito, bendito, bendito sejas Senhor! Bendito, bendito, pela gua e pelo amor. (2x) 2. E do Mar Vermelho as guas o Senhor as dividiu; /: o meu povo do Egito, com sua mo Deus conduziu. :/ E Moiss tocando a rocha faz da rocha gua brotar. /: Israel matando a sede, ao Senhor pe-se a louvar. :/ 3. Sai do templo um rio d'gua, vai correndo pro Oriente. /: Toda a vida se renova onde alaga a torrente. :/ Jesus Cristo batizado com as guas do Jordo: /: "Eis meu filho muito amado, dele vem a Redeno. :/ 4. Do seu peito transpassado uma fonte a jorrar. /: Vem Senhor, com esta gua, nossas culpas a apagar. :/ Vinde, fonte de gua viva, a esta fonte bendizer. /:

46

Quando a chuva molha a terra, o cho h de florescer. :/ 5. Sobre a gua do batismo te pedimos sem cessar: /: venha a fora do Esprito, esta gua fecundar. :/ E quem nele batizado, sepultado com Jesus, /: vem com ele para a vida, ressuscite para a luz. :/

3. Eu cumprirei minha promessa ao Senhor na reunio do povo santo de Deus. 4. Vs me quebrastes os grilhes da escravido e por isso que hoje canto o vosso amor.

COMUNHO
Celebremos nossa Pscoa
Celebremos nossa Pscoa na pureza, na verdade; aleluia, aleluia! 1. Dai graas ao Senhor, pois ele e bom, eterna a sua misericrdia. 2. A mo direita do Senhor fez maravilhas, a mo direita do Senhor me levantou. 3. No morrerei, mas ao contrrio, viverei para cantar as grandes obras do Senhor. 4. A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. 5. Este o dia que o Senhor fez para ns, alegremonos e nele exultemos.

ASPERSO
Banhados em Cristo
Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas j se passaram, somos nascidos de novo. Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)

Eu vi, eu vi
1. Eu vi, eu vi, vi foi gua a manar do lado direito a jorrar; Amm, amm, amm, aleluia! Amm, amm, amm, aleluia! (bis) 2. E quantos foram por ele banhados, cantaram o canto dos que foram salvos: 3. Louvai, louvai e cantai ao Senhor, porque ele bom, e sem fim, seu amor. 4. Ao Pai a glria e ao ressuscitado e seja o divino pra sempre louvado! 5. Quo grande, Deus, a vossa bondade, Senhor, eu vos peo, ouvi-me, escutai-me!

Cumpriu-se hoje, Senhor, a tua Palavra


1. Que bom estarmos ao redor da tua Mesa, Deus da Luz e Criador do Universo! Tu comunicas, na memria desta Pscoa, a vida plena que emana do teu Verbo! Cumpriu-se hoje, Senhor, a tua Palavra: Tu s o meu Filho, eu hoje te gerei! Maravilha que se faz em nosso meio pela fora do amor, a tua Lei! 2. No mar aberto, a passagem para a terra que preparaste para a vida do teu povo; do lado aberto do Cordeiro imolado, o teu amor fez ressurgir um mundo novo! 3. Quem se apressou e foi correndo ao sepulcro, levando aromas e a tristeza da jornada, jamais pensou em receber a Boa Nova: surgiu o Sol na mais profunda madrugada! 4. Ns proclamamos do amor a primazia, reconhecendo teus prodgios e portentos: na chama viva e no calor da nova Pscoa, sero vencidos os temores e os tormentos! 5. Deus bendito, teu Filho glorioso quem nos liberta das amarras e da morte! A sua cruz estandarte para os povos, e se eleva em fulgor e brao forte! 6. A ti louvor, Deus da glria, para sempre, no Filho amado, triunfante sobre a morte! Que maravilha o florir do Paraso: jardim da vida, nosso cho e nosso norte!

Lavados na fonte viva


Lavados na Fonte Viva do lado aberto de Cristo, transpomos, vitoriosos, as portas do Paraso! (bis) Aleluia, aleluia! Aleluia, aleluia!

OFERTRIO
Bendito sejas, rei da glria
1. Bendito sejas, rei da glria! Ressuscitado, Senhor da Igreja! Aqui trazemos s nossas ofertas! V com bons olhos nossas humildes ofertas. Tudo o que temos seja para ti, Senhor! 2. Vidas se encontram no altar de Deus, gente se doa, dom que se imola. Aqui trazemos s nossas ofertas! 3. Maior motivo de oferenda, pois o Senhor ressuscitou para que todos tivessem vida. 4. Irmos da terra, irmos do cu, juntos cantemos glria ao Senhor. Aqui trazemos s nossas ofertas!

Que poderei retribuir


1. Que poderei retribuir ao Senhor, por tudo aquilo que ele me deu? Oferecerei o seu sacrificio e invocarei o seu santo nome. 2. Que poderei oferecer ao meu Deus, pelos imensos beneficios que ele fez? 47

Mal comeava o domingo


Mal comeava domingo, a semana , l vem as mulheres com flores e aromas, de passo em passo, de rua em rua, o sol j havia surgido, aleluia!

1. Bendito o Deus de Israel, que a seu povo visitou e deu-nos libertao enviando um salvador /: da casa do rei Davi, seu ungido servidor. 2. Cumpriu a voz dos profetas desde os tempos mais antigos, quis libertar seu povo do poder dos inimigos, /: lembrando-se da aliana de Abrao e dos antigos. 3. Fez a seu povo a promessa de viver na liberdade, sem medos e sem pavores dos que agem com maldade, /: e sempre a ele servir na justia e santidade. 4. Menino, sers profeta do altssimo Senhor pra ir frente aplainando os caminhos do Senhor, /: anunciando o perdo a um povo pecador. 5. ele o Sol do Oriente que nos veio visitar. Da morte, da escurido, vem a todos libertar. /: A ns, seu povo remido, para a paz faz caminhar.

Vem meu povo ao banquete da vida


1. Vem meu povo ao banquete da vida, vem provar o sabor deste po partilhado no abrao fraterno, na ternura de Deus-comunho. Vem, que a mesa j est preparada, vem trajando a veste mais linda. H irmos esperando nas ruas, dize a todos que aguardo sua vinda. Nesta ceia, Senhor, partilhamos tua vida no vinho e no po, no fraterno convvio; seremos testemunhas da Ressurreio. (bis) 2. Vem meu povo ao banquete da vida, vem, de graa te dou minha paz. Aos que choram perdidos no escuro o arco-ris no cu mostrars. Vem sentar-te mesa entre amigos como povo a quem dou liberdade, sem temer a opresso denuncia o poder que no quer igualdade. 3. Vem meu povo ao banquete da vida, vem buscar a coragem de amar. Se a defesa do Reino tomares com a vida ters que pagar. Vem, j vai despontar novo dia de ciranda e festa geral. J se avista a terra sem males, milenar esperana pascal!

48

49

Aleluia, batei palmas


Aleluia! Batei palmas, povos todos! Cantai msicas alegres, aleluia! Aleluia! Deus grande e poderoso, pois governa o mundo inteiro, aleluia! 1. Nos mandou levar a todos a mensagem do amor. Ele fez uma aliana com o povo que escolheu! 2. O Senhor vencedor, triunfante sobre o cu. Ele Rei de toda a terra; cantai hinos de vitria! 3. Deus domina o mundo inteiro, assentado no seu trono. Reuniu os povos todos; todos so povo de Deus!

1. Tendo vencido a morte, o Senhor ficar para sempre entre ns para manter viva a chama do amor que reside em cada cristo a caminho do Pai. 2. Tendo vencido a morte, o Senhor abriu um horizonte feliz, pois nosso peregrinar pela face do mundo ter seu final na morada do Pai.

Cristo venceu, aleluia


Cristo venceu, aleluia! Ressuscitou, aleluia! O Pai lhe deu glria e poder, eis nosso canto, aleluia! 1. Este e o dia em que o amor venceu, brilhante luz iluminou as trevas, ns fomos salvos para sempre! 2. Suave aurora veio anunciando que nova era foi inaugurada, ns fomos salvos para sempre! 3. No corao de todos ns renasce a esperana de um novo tempo, ns fomos salvos para sempre!

Cristo est vivo


Cristo est vivo, ressuscitou, da morte vencida, vida nova brotou! (bis) 1. A tristeza que foi companheira da gente deu lugar alegria: O Senhor est vivo! Sua lei, sua paz, vm nos deixar contentes; glria demos ao Pai, que liberta os cativos. 2. Ide e anunciai, esta a nossa misso, preparar mundo novo pra que haja mais vida. Solidrios na cruz e na ressurreio vitria final nosso Deus nos convida. 3. Alegria, aleluia! Alegria, aleluia! Alegria, aleluia! O Senhor ressurgiu! Alegria, aleluia! Alegria, aleluia! Alegria, aleluia! O Senhor est vivo!

Este o dia do Senhor


Este o dia do Senhor, dia de festa e de alegria! /: Cristo Jesus ressuscitou, venceu a morte, nos libertou! /: Aleluia, aleluia, aleluia!

Jesus Cristo, nossa Pscoa


1. Jesus Cristo, nossa Pscoa ressuscitou e hoje vive. Celebremos, pois a sua festa, na alegria da fraternidade. Jesus Cristo est vivo, entre ns! Aleluia, aleluia! (bis) 2. Ele a nossa esperana, com sua morte deu-nos vida. E hoje vai conosco lado a lado, dando sentido ao nosso caminhar. 3. Tambm ns ressuscitamos para uma vida de amor; preciso que o mundo veja em ns cristos a Pscoa do Senhor.

Cristo ontem, hoje e sempre


Jesus Cristo ontem, hoje e sempre, ontem, hoje e sempre, aleluia! (2x) 1. Ele a imagem do Deus invisvel, o primognito da criao; tudo o que existe foi nele criado, nele encontramos a redeno. 2. Ele a cabea da Igreja seu corpo, o primognito entre os mortais, que nele habite a vida mais plena foi do agrado de nosso Pai. 3. Reconciliou todas as criaturas dando-nos paz pelo sangue da cruz. Deus nos tirou do imprio das trevas e nos chamou a viver na luz.

Na verdade o Cristo ressuscitou


Antfona: Na verdade o Cristo ressuscitou, aleluia! A ele o poder e a glria pelos sculos eternos! 1. Senhor, vs me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto. 2. Percebeis quando me deito e quando eu ando; os meus caminhos vos so todos conhecidos. 3. Por detrs e pela frente me envolveis, pusestes sobre mim a vossa mo. 4. Esta verdade por demais maravilhosa, to sublime que no posso compreend-la.

Cristo ressuscitou
Cristo ressuscitou, aleluia! Venceu a morte com o amor. Cristo ressuscitou, aleluia! Venceu a morte com o amor, aleluia!

50

Nova cidade
Convocados pelo Esprito, enviados em misso gritaremos aos que dormem: /: manh! Ressurreio! 1. Bem no meio do caminho que vai dar em Emas colocaram uma pedra pra esperana no passar, pra esperana no passar. O meu povo andava triste sem ter po nem liberdade, olhos baixos j cansados de iluso e falsidade. De repente no caminho um estranho apareceu explicando as Escrituras, a esperana devolveu. 2. O milagre da partilha a festa em Emas. Acolhendo o peregrino acolheram a Jesus, acolheram a Jesus. Ao redor da mesa juntos na fraterna refeio repartindo o po e a vida nossos olhos se abriro. Ao claro de nova aurora plantaremos neste cho, a semente da igualdade e da vida em comunho. 3. A notcia mais alegre vai partir de Emas: vimos! Vimos! Est vivo! O Senhor ressuscitou, o Senhor ressuscitou! Sem temer a noite escura partiremos sem demora anunciando em meio s trevas a chegada da aurora. J se v no horizonte um sinal: nova cidade; moram l justia e paz, a nova humanidade.

O Senhor foi preparar


O Senhor foi preparar um lugar para ns no cu. 1. vares galileus, que estais no cu a olhar? Aleluia! O Jesus que subiu ao cu deve, depois, voltar! Aleluia! 2. Entre cantos e hinos triunfais se eleva o Senhor! Aleluia! Cante a terra e o mar tambm: Cristo vencedor! Aleluia! 3. Glorioso, direita do Pai, sentou-se Jesus! Aleluia! Que nos foi preparar o cu, reino de eterna luz! Aleluia! 4. Jesus, nosso Rei e Senhor, que subis para o cu! Aleluia! No deixeis os cristos a ss: dai-nos o dom de Deus! Aleluia!

O Senhor ressurgiu!
O Senhor ressurgiu, aleluia, aleluia! o Cordeiro pascal, aleluia, aleluia! Imolado por ns, aleluia, aleluia! o Cristo Senhor, ele vive e venceu, aleluia! 1. O Cristo Senhor ressuscitou, a nossa esperana realizou; vencida a morte para sempre, triunfa eternamente! 2. O Cristo remiu a seus irmos, ao Pai os conduziu por sua mo; no Esprito Santo unida esteja, a famlia de Deus, que a igreja! 3. O Cristo, nossa Pscoa, se imolou, seu sangue da morte nos livrou; inclumes o mar atravessamos, e pra terra prometida caminhamos!

Novo sol brilhou


1. Novo sol brilhou, a vida superou sofrimento, dor e morte, tudo enfim. Nosso olhar se abriu, Deus mesmo se incumbiu de tomar-nos pela mo assim. O Deus de amor jamais se descuidou, em seu vigor, Jesus ressuscitou. 2. Estender a mo, abrir o corao, acolher, compartilhar e perdoar. fazer o cu cumprir o seu papel j na terra que vigorar. O Cristo refulgente 1. Exultemos neste tempo da vitria do Ungido! Do seu Corpo somos membros pela graa do Deus vivo! O Cristo refulgente sentou-se direita do Pai. A Ele, o Primeiro Vivente, vinde, naes, adorai, vinde, naes, adorai! 2. O Senhor ressuscitado elevou-se para a glria, Enviando os seus amados em misso por toda a histria. 3. Triunfante sobre a morte o Senhor foi proclamado: Veio a ns o testemunho dos que a Ele tm amado.

Porque ele vive


1. Deus enviou seu filho amado para morrer em meu lugar; na cruz pagou por meus pecados, mas o sepulcro vazio est porque ele vive. Porque ele vive, eu posso crer no amanh. Porque ele vive, temor no h. Mas eu bem sei que o meu futuro est nas mos do meu Jesus que vivo est. 2. Um dia eu vou cruzar os rios e verei ento, um cu de luz e verei que l, em plena glria, vitorioso, vive e reina o meu Jesus.

Por sua morte


1. Por sua morte, a morte viu o fim, do sangue derramado a vida renasceu. Seu p ferido nova estrada abriu, e neste homem, o Homem, enfim se descobriu. Meu corao me diz: O amor me amou, e se entregou por mim! Jesus ressuscitou! Passou a escurido, o sol nasceu! A vida triunfou: Jesus ressuscitou! 2. Jesus me amou e se entregou por mim! Os homens todos podem o mesmo repetir. No temeremos mais a morte e a dor, o corao humano em Cristo descansou.

Luz
1. Luz do Eterno Pai, sois vs o nosso Sol, a todos aclarai, Divino arrebol! Cristo Jesus, do Pai eterna glria, a luz da nossa histria, mostrai-nos a vossa face! Aleluia! 2. Luz do Eterno Pai, a honra e o louvor a vs que iluminais com chamas de amor! 3. Luz do eterno Pai, Palavra eternal, a todos revelais vitria sobre o mal!

Samba da ressurreio
Cristo est vivo, ressuscitou; da morte vencida vida nova brotou! (2x) 51

1. A tristeza que foi companheira da gente deu lugar alegria; o Senhor est vivo! Sua lei, sua paz, vm nos deixar contentes. Glria demos ao Pai, que liberta os cativos. 2. Ide e anunciai, esta a nossa misso: preparar mundo novo pra que haja mais vida, solidrios na cruz e na ressurreio; vitria final nosso Deus nos convida. 3. Alegria, aleluia! Alegria, aleluia! Alegria, aleluia! O Senhor ressurgiu! Alegria, aleluia! Alegria, aleluia! Alegria, aleluia! O Senhor est vivo!

Santo Deus, Santo e Poderoso, Santo e Imortal


Santo Deus, Santo e Poderoso, Santo e Imortal, vs esmagastes o mal e a prpria morte! Hoje ns vos aclamamos e reconhecemos: vs sois o nosso Bom Pastor! Aleluia! 1. O Criador exaltou o seu Filho Unignito, e reuniu o seu povo ao redor da mesa da Vida! 2. O Bom Pastor deu a vida por suas ovelhas e reinou soberano ao pender do lenho da Cruz! 3. Ns mergulhamos no infinito do Amor Trinitrio e revivemos a ao salvfica do Senhor em nossa carne! 4. Ao proclamarmos a vitria de Nosso Senhor Jesus Cristo, transbordemos de alegria pascal at consumao do seu Reino!

52

Este o dia - Salmo 117(118)


Este o dia que o Senhor fez para ns: alegremo-nos e nele exultemos! 1. Dai graas ao Senhor, porque ele bom! Eterna a sua misericrdia! A casa de Israel agora o diga: Eterna a sua misericrdia! 2. A mo direita do Senhor fez maravilhas, a mo direita do Senhor me levantou. No morrerei, mas, ao contrrio, viverei para contar as grandes obras do Senhor! 3. A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor que foi feito tudo isso: que maravilhas ele fez a nossos olhos!

3. Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

Sabei que o Senhor Salmo 100(99)


Sabei que o Senhor, s Ele, Deus; ns somos seu povo e seu rebanho. (bis) 1. Aclamai o Senhor Deus, terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos! 2. Sabei que o Senhor, s ele, Deus; ele mesmo nos fez, e somos seus; ns somos o seu povo e seu rebanho. 3. Sim, bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor fiel eternamente!

Da graas ao Senhor Salmo 117(118)


Dai graas ao Senhor porque ele bom! Eterna a sua misericrdia! 1. A casa de Israel agora o diga: Eterna a sua misericrdia! A casa de Aaro agora o diga: Eterna a sua misericrdia! Os que temem o Senhor agora o digam: Eterna a sua misericrdia! 2. A mo direita do Senhor fez maravilhas, a mo direita do Senhor me levantou, a mo direita do Senhor fez maravilhas! No morrerei, mas ao contrrio, viverei, para cantar as grandes obras do Senhor! O Senhor severamente me provou, mas no me abandonou s mos da morte. 3. A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se agora a pedra angular. Pelo Senhor que foi feito tudo isso: que maravilhas ele fez a nossos olhos! Este o dia que o Senhor fez para ns, alegremo-nos e nele exultemos!

Bendirei o vosso nome Salmo145(144)


Bendirei o vosso nome, meu Deus, meu Senhor e meu Rei para o sempre! 1. Misericrdia e piedade o Senhor, ele amor, pacincia, compaixo. O Senhor muito bom para com todos, sua ternura abraa toda criatura. 2. Que vossas obras, Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a Glria e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder! 3. Para espalhar vossos prodgios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino um reino para sempre, vosso poder, de gerao em gerao. Que as naes vos glorifiquem Salmo 67(66) Que a s naes vos glorifiquem, Senhor, que todas as naes vos glorifiquem. 1. Que Deus nos de sua graa e sua beno, e sua face resplandea sobre ns! Que na terra se conhea o seu caminho e a sua salvao por entre os povos. 2. Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justia; os povos governais com retido, e guiais, em toda a terra, as naes. 3. Que as naes vos glorifiquem, Senhor, que todas as naes vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abenoe, e o respeitem os confins de toda terra!

Eu vos exalto Salmo 30(29)


Eu vos exalto, Senhor, porque vs me livrastes! 1. Eu vos exalto, Senhor, pois me livrastes, e no deixastes rir de mim meus inimigos! Vs tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava j morrendo! 2. Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graas e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se tarde vem o pranto visitar-nos, de manh vem saudar-nos a alegria.

53

Deus Rei Salmo 97(96)


Deus Rei! Exulte a terra de alegria, porque vs sois o Altssimo Senhor! 1. Deus Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justia e no direito. 2. As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o cu sua justia, todos os povos podem ver a sua glria. 3. Porque vs sois o Altssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses.

Por entre aclamaes Salmo 47(46)


Por entre aclamaes Deus se elevou, o Senhor subiu, o Senhor subiu ao toque da trombeta. (bis) 1. Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamaes de alegria! Porque sublime o Senhor, o Deus Altssimo, o soberano que domina toda a terra. 2. Por entre aclamaes Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei! 3. Porque Deus o grande Rei de toda a terra; ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as naes, est sentado no seu trono glorioso.

Eis o dia Senhor


Eis o dia Senhor! Aleluia, aleluia, aleluia! 1. O Cristo ressuscitou, da morte nos libertou. 2. Nas trevas brilhou a luz, o Cristo que ao Pai conduz. 3. Salvou-nos o seu amor, cantemos-lhe, pois louvor.

54

SEQUENCIA
Cantai, cristos, afinal (2 melodias)
1. Cantai, cristos, afinal: Salve, vtima pascal! Cordeiro inocente, o Cristo abriu-nos do Pai o aprisco! 2. Por toda ovelha imolado, do mundo lava o pecado. Duelam forte e mais forte: a vida que vence a morte. 3. O Rei da vida, cativo, foi morto, mas reina vivo! Responde, pois, Maria: no caminho o que havia? 4. Vi Cristo ressuscitado, o tmulo abandonado. Os anjos da cor do sol, dobrado no cho o lenol. 5. O Cristo, que leva aos cus, caminha frente dos seus! Ressuscitou, de verdade: Cristo rei, piedade!

Aleluia!
Aleluia! Alegria! Vamos todos escutar a Palavra que irradia fora para proclamar! 1. Caminhamos na estrada de Jesus, suportando o peso da nossa cruz, testemunhando a f que professamos em Jesus ressuscitado, modelo que buscamos.

Aleluia!
Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis) O nosso Cordeiro Pascal foi imolado; celebremos , pois a festa na sinceridade e verdade!

Aleluia! (Ano B)
Aleluia! (11x) (1 D. P.) O nosso Cordeiro pascal, Jesus Cristo, j foi imolado! Celebremos, assim, esta festa, na sinceridade e verdade. (2 D. P.) Acreditaste, Tom, porque me viste. Felizes os que creram sem ter visto! (3 D. P.) Senhor, Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso corao arder, quando nos falardes. (4 D. P.) Eu sou o Bom Pastor, diz o Senhor; eu conheo minhas ovelhas e elas me conhecem a mim. (5 D. P.) Ficai em mim, e eu em vs hei de ficar, diz o Senhor; quem em mim permanece, esse d muito fruto. (6 D. P.) Quem me ama realmente guardar minha palavra, e meu Pai o amar, e a ele ns viremos. (Ascenso do Senhor) Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei, todos os dias, at o fim dos tempos, diz Jesus.

cristos, vinde, ofertai


cristos, vinde, ofertai os louvores pascais! J remiu as ovelhas o inocente por elas reconciliando cus e terras. Vida e morte, duelo, combate mais belo: da vida o Rei morreu, mas venceu! Que viste, Maria, quando ao Horto ento corrias? A tumba vi do Vivente, do Cristo a glria resplendente! Os anjos eu ouvi e os panos no cho eu vi! Minha esperana clareia, Jesus vai nos ver na Galileia! Cristo, eu sei, ressuscitou, eis toda verdade. E tu, da vida, Rei, piedade! Amm! Aleluia!

EVANGELHO
Aleluia! (Ano C)
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis) (2 D. P.) Acreditaste Tom porque me viste. Felizes os que creram sem ter visto! (3 D. P.) Jesus Cristo ressurgiu. Aleluia! Ele teve compaixo do gnero humano! (4 D. P.) Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheo as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim. (5 D. P.) Eu vos dou um novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado. (6 D. P.) Quem me ama realmente guardar minha palavra. (Ascenso do Senhor) Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei todos os dias! 55

Aleluia, alegria minha gente


Aleluia, alegria minha gente, aleluia, aleluia! (2x) 1. O Senhor ressuscitou, minha gente, ele est vivo em nosso meio, aleluia! 2. O sepulcro est vazio, minha gente, o Senhor ressuscitou, aleluia!

Aleluia! Nossa Pscoa Jesus Cristo


Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (2x) Nossa Pscoa Jesus Cristo, que foi por ns imolado! Celebremos, pois, a festa com corao renovado! Do

fermento da maldade sejamos purificados! Da verdade o po sincero seja entre ns partilhado!

Cristo ressurgido
Aclamemos Cristo ressurgido, aleluia! 1. O Cordeiro que se imolou, ressurgiu e nos resgatou! 2. Quem com ele se entregar, vai com ele ressuscitar! 3. Em Jesus temos a razo do sofrer que traz salvao!

Que alegria, Cristo ressurgiu!


1. Que alegria, Cristo ressurgiu! No Evangelho ele vai falar, entoemos nosso canto de louvor e gratido, sua Palavra vamos aclamar. Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (2x)

56

A terra apavorada emudeceu


A terra apavorada emudeceu quando Deus se levantou para julgar r libertar os oprimidos desta terra. 1. Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais; a vs louvor, honra e glria eternamente! Sede bendito, nome santo e glorioso; a vs louvor, honra e glria eternamente! 2. No templo santo onde refulge a vossa glria, a vs louvor, honra e glria eternamente! E em vosso trono de poder vitorioso, a vs louvor, honra e glria eternamente!

2. Vocs que pobres so, que temem o opressor, por sua ressurreio, Deus nos livrou.

Eu creio num mundo novo


Eu creio num mundo novo, pois Cristo ressuscitou! Eu vejo sua luz no povo, por isso alegre estou! 1. Em toda pequena oferta, na fora da unio, no pobre que se liberta, eu vejo ressurreio! 2. Na mo que foi estendida, no dom da libertao, nascendo uma nova vida, eu vejo ressurreio! 3. Nas flores oferecidas e quando se d perdo, nas dores compadecidas, eu vejo ressurreio! 4. Nos homens que esto unidos com outros, partindo o po, nos fracos fortalecidos, eu vejo ressurreio! 5. Na f dos que esto sofrendo, no riso do meu irmo, na hora em que est morrendo, eu vejo ressurreio!

Ao celebrar nossa Pscoa


1. Em procisso vo o po e o vinho acompanhados de nossa devoo, pois simbolizam aquilo que ofertamos: nossa vida e o nosso corao. Ao celebrar nossa Pscoa, e ao vos trazer nossa oferta, fazei de ns, Deus de amor, imitadores do Redentor! 2. A nossa Igreja, que Me, deseja que a conscincia do gesto de ofertar se atualize durante toda a vida como o Cristo se imola sobre o altar. 3. Eucaristia sacrifcio, aquele mesmo que Cristo ofereceu. O mundo e o homem sero reconduzidos para a Nova Aliana com seu Deus. 4. O po e o vinho sero em breve o Corpo e o Sangue do Cristo Salvador. Tal alimento nos une num s corpo, para a glria de Deus e seu louvor.

Quando o trigo amadurece


L lai, la lai, lai, lai! 1. Quando o trigo amadurece e do sol receber a cor, quando a uva se torna prece na oferta do nosso amor. Damos graas pela vida derramada neste cho, pois s tu, Deus da vida, quem d vida criao. (bis) L lai, la lai, lai, lai! 2. Os presentes da natureza, o amor do corao, o teu povo canta a certeza, traz a vida em procisso. Abenoa nossa vida, o trabalho redentor, as colheitas repartidas, para celebrar o amor. (bis)

Cristo o dom do Pai


Cristo o dom do Pai que se entregou por ns. Aleluia, aleluia! Bendito seja o nosso Deus! 1. Da graas a Deus, pois ele bom; eterno por ns seu amor. 2. Coragem e fora ele nos d, fazendo-se nosso Salvador. 3. Eu no morrerei, mas viverei e, assim, louvarei o meu Senhor.

Recebe, Pai, esta nossa oblao


Aleluia, aleluia, aleluia! 1. Recebe, Pai, esta nossa oblao, de nossas faltas concede o perdo, por Jesus Cristo, que nosso irmo. Aleluia! 2. As nossas penas, o nosso labor, nossa alegria e nosso amor, por Jesus Cristo, recebe, Senhor. Aleluia!

Senhor, vencestes a morte


Senhor, vencestes a morte. Fizestes brilhar a vida para sempre! 1. O Cristo ressuscitou dentre os mortos! Primcias daqueles que adormeceram. A morte foi vencida pela vida! 2. O Cristo ressuscitou dentre os mortos! Primcias daqueles que adormeceram. morte, onde est tua vitria? 57

Cristo ressuscitou
Cristo ressuscitou, o serto se abriu em flor, da pedra gua saiu, era noite e o sol surgiu, glria ao Senhor! 1. Vocs que tristes esto, que gemem sob a dor, na dor de sua paixo, Deus se irmanou.

3. O Cristo ressuscitou dentre os mortos! Graas ao Deus Salvador para sempre, por Cristo, Senhor nosso e Messias!

Sou bom pastor Salmo 22


Sou bom pastor, ovelhas guardarei. No tenho outro ofcio nem terei. Quantas vidas eu tiver, eu lhes darei! 1. Maus pastores num dia de sombra, no cuidaram e o rebanho se perdeu. Vou sair pelo campo reunir o que meu, conduzir e salvar. 2. Verdes prados e belas montanhas ho de ver o pastor rebanho atrs. Junto a mim as ovelhas tero muita paz, podero descansar.

Vendo Jesus aparecer


1. Vendo Jesus aparecer e com eles vim comer, explicando a paixo, todos entendem que o Senhor est vivo e por amor nos envia em misso. Ressuscitado, o Cristo apareceu, com seus amigos fez a refeio; e dando a paz, mandou anunciar o amor de seu Pai, em toda a nao. (bis) 2. Hoje tambm na refeio revivemos a paixo e a vitria da cruz. Vinho e po sobre o altar serviro pra anunciar: Deus nos salva em Jesus.

58

A videira e os ramos (Jo 15, 1-8)


1. Sem Jesus nada podemos fazer, sem vida o nosso viver. O ramo por si no faz acontecer, s d frutos se na videira permanecer. Permanecer em Cristo, a verdadeira videira, cuidados por Deus durante a vida inteira. Tal qual a ramos fortes daremos frutos de amor: partilha, justia e louvor. 2. O amor o mandamento vital, s amando venceremos o mal. Assim como o Pai me ama, amo vocs. S em mim frutos viro at na aridez. 3. Se ouvirem o que eu digo sero meus amigos e alegria tero, pois tudo que ouvi do Pai a vocs revelei, em meu nome o que pedirem concederei.

Celebremos nossa Pscoa


1. Celebremos nossa pscoa coalegria no Senhor. Caminhemos na verdade buscando sempre o amor. Cremos em ti e te aceitamos Cristo vivo e o teu amor ao mundo levaremos. Aleluia, aleluia! 2. Cristo vem nos dar sua vida, vem conosco caminhar. Encontramos nele a fora pra seu amor testemunhar. 3. O Senhor ressuscitado nossa vida assumiu e nos alcanou vitria porque da morte nos salvou. 4. Quem de Cristo se alimenta para sempre viver, e com ele, glorioso um dia o Pai encontrar. 5. Tambm todos ns queremos pela vida, anunciar que o Cristo est presente e traz-nos hoje a salvao.

Cristo, nossa Pscoa! Antes da morte


1. Antes da morte e ressurreio de Jesus, ele, na ceia, quis se entregar; deu-se em comida e bebida pra nos salvar. E quando amanhecer o dia eterno, a plena viso, ressurgiremos por crer nesta vida escondida no po. 2. Para lembrarmos a morte, a cruz do Senhor, ns repetimos como ele fez: gestos, palavras, at que volte outra vez. 3. Este banquete alimenta o amor dos irmos e nos prepara glria do cu; ele a fora na caminhada pra Deus. 4. Eis o po vivo mandado a ns por Deus Pai; quem o recebe no morrer no ltimo dia, vai ressurgir, viver. 5. Cristo est vivo, ressuscitou para ns! Esta verdade vai anunciar a toda a terra, com alegria, a cantar! Cristo, nossa Pscoa, foi imolado, aleluia! Glria a Cristo, Rei, ressuscitado, aleluia! 1. Pscoa sagrada! festa de luz! Precisas despertar: Cristo vai te iluminar! 2. Pscoa sagrada! festa universal! No mundo renovado Jesus glorificado! 3. Pscoa sagrada! Vitria sem igual! A cruz foi exaltada, foi a morte derrotada! 4. Pscoa sagrada! noite batismal! De tuas guas puras nascem novas criaturas! 5. Pscoa sagrada! Banquete do Senhor! Feliz a quem dado ser s npcias convidado! 6. Pscoa sagrada! Cantemos ao Senhor! Vivamos a alegria, conquistada em meio dor!

Cristo ressuscitou e ns com ele


Cristo ressuscitou e ns com ele, aleluia, aleluia! 1. Bendito seja o Pai de Jesus que nos cobriu de bnos celestes. 2. Ns vos louvamos e bendizemos porque a luz de Jesus dissipou nossas trevas. 3. Ns vos louvamos e bendizemos porque em ns derramastes o Esprito Santo. 4. Ns vos louvamos e bendizemos nesta celebrao da vitria de Cristo. 5. Ns vos louvamos e bendizemos por tudo que em ns por Jesus operastes.

Ao Senhor da vida
Algo novo comea a surgir nos escombros da morte na cruz; o sepulcro no pode oprimir o Senhor da vida, o Senhor Jesus. Cristo ressuscita, e com ele a histria mudou; abremse novos caminhos. Cristo ressuscitou! 1. Onde existe morte que renasa a vida, onde houver trevas leve a luz. 2. Onde houver tristeza reine alegria, onde houver dio leve o amor. 3. Onde h desespero leve a esperana, onde houver dvida leve a f.

59

Deus vivo e vencedor


1. Na comunho recebemos teu corpo e sangue, Senhor, e tua vida divina, dons do teu grande amor; so nossa fora na luta, fazem vencer todo mal e nos conduzem ao Pai. Glria ao Deus imortal. Senhor Jesus, Senhor Jesus, Deus vivo e vencedor! (2x) 2. Entre as angstias da vida no cairemos jamais, pois tua fora nos leva a confiar sempre mais. Na comunho nos deixaste fora e motivo de amar; todo o caminho da vida nos traga sempre ao altar. 3. Ao comungar, caminhamos para o altar com o irmo. O teu amor nos atrai, centro da nossa unio. Em cada esforo que pedes, vamos sentir tua mo, vamos sentir que nos ds fora de ressurreio.

Eu sou o Po da vida
1. Eu sou o po da vida, o que vem a mim no ter fome, o que cr em mim no ter sede, ningum vem a mim se meu Pai no o atrair. Eu o ressuscitarei, eu o ressuscitarei, eu o ressuscitarei no dia final. (2x) 2. Eu sou o po da vida, que se prova e no se sente fome. O que sempre beber do meu sangue viver em mim e ter a vida eterna. 3. O que eu darei meu corpo, vida para o mundo. O que sempre comer de minha carne viver em mim como eu vivo no Pai. 4. Sim, meu Senhor, eu creio que vieste ao mundo para redimi-lo, que tu s o Filho de Deus e que ests aqui, alimentando nossas vidas.

Eu parti, mas no vos deixo


1. Um lugar em sua casa o Senhor foi preparar-nos: nos abriu do Reino a porta, para todos convocar-nos! Eu parti, mas no vos deixo! Fico at o fim dos tempos! Nesta ceia da Aliana, sou a vida e o sustento! 2. O Senhor antecedeu-nos no caminho plenitude: ao voltar sua origem, vence a nossa inquietude! 3. Quando a noite for temvel, recordemos confiantes: o Senhor venceu o mundo, e o seu Reino triunfante! 4. O seu Dia permanece, aos que creem, sempre visvel: pois o Cristo, nossa Pscoa, Deus forte e invencvel!

Festa da ressurreio
vem cantar comigo irmo, nesta festa da ressurreio. (2x) 1. Jesus est vivo, rei vencedor. O cu e a terra lhe cantam louvor. Aleluia! Aleluia! 2. A tua vitria, morte onde est? A sorte dos pobres Jesus quis mudar. Aleluia! Aleluia! 3. Da terra do pranto, do mal e da dor Jesus abre as portas pro Reino do amor. Aleluia! Aleluia! 4. o dia da graa, a pscoa da vida. Venceu a aliana por Deus garantida. Aleluia! Aleluia! 5. Bendito pra sempre o Pai Criador que mata a morte, libertador. Aleluia! Aleluia! 6. Feliz o povo que Deus Senhor, que luta unido, ser vencedor. Aleluia! Aleluia!

Eu sou a videira
Eu sou a videira, meu Pai o agricultor, vs sois os ramos; permanecei no meu amor! 1. Para dar muitos frutos permanecei no meu amor! Para dar amor puro permanecei no meu amor! Como ramos aos troncos permanecei em mim. 2. Para amar sem medida permanecei no meu amor! Para dar vossas vidas permanecei no meu amor! Para ser meus amigos permanecei em mim! 3. Para ver o caminho permanecei no meu amor! Para ver a verdade permanecei no meu amor! Para ter sempre a vida permanecei em mim! 4. Para ser sal da terra permanecei no meu amor! Para ser luz do mundo permanecei no meu amor! Para ser testemunhas permanecei em mim! 5. Se vos dobra a tristeza, permanecei no meu amor! Se amargo o pranto, permanecei no meu amor! Se inquieta a tentao, permanecei em mim! 6. Quando a noite longa permanecei no meu amor! Quando no h estrelas permanecei no meu amor! Se a morte vos chega permanecei em mim! 7. Quando a estrada difcil permanecei no meu amor! Quando o passo impossvel permanecei no meu amor! Quando treme a esperana permanecei em mim! 8. Sem cansar ou desanimar permanecei no meu amor! Sem amarras a segurar, permanecei no meu amor! Sem temor, sempre a cantar, permanecei em mim! 60

Nossos hinos a vs celebram


1. Nossos hinos a vs celebram, Cristo vivo, Senhor da glria! Contemplamos em vossa face Luz radiante da nova histria! Eis meu Filho muito amado; escutai-o, vosso Pai quem nos diz! No Tabor ns revivemos a vitria que o cu para sempre bendiz! 2. Revestido de nossa carne, sois a porta do paraso, revelando em nossa terra o segredo de um sorriso! 3. Pela vossa real presena inimigos so dominados, pois nascestes em nosso meio como Filho do Pai gerado! 4. Das torrentes do amor eterno saciastes o vosso povo! Concedei-nos perseverana como membros do vosso corpo! 5. Assentastes do Pai destra com o cetro vitorioso, conduzindo a humanidade com amor sempre copioso!

O Bom Pastor (Jo 10, 1-18)


1. Jesus o Bom Pastor, s candura e amor, Tu vais a nossa frente, Te seguimos bem contentes, o alimento nos dars.

Tu s nosso Pastor, Te conhecemos pela Tua voz, nosso Senhor e protetor, cuidas de cada um de ns. (bis) 2. A porta s Tu, Jesus, para a vida nos conduz, vida agora nesta terra, e tambm vida eterna Tu nos chamas e esperas 3. Reunidos c estamos, Tua Pscoa festejamos, e lutamos com fervor pra s um ser o rebanho e s um ser o Pastor.

5. Uma chuva abundante do cu derramaste e a tua herana exausta saciaste; fizeste em tua paz viver teu rebanho e os necessidades tiveram seu ganho. 6. Falou sua Palavra, saem os portadores, debandam os reis e fartam-se os pobres! Imenso o poder de nosso Senhor, subindo s alturas, cativos levou. 7. Bendito Tu sejas, Senhor, todo dia, Tu s quem nos salva, quem nos alivia; s tu nosso Deus, o libertador! Quem livra da morte, s mesmo o Senhor!

morte onde esta tua vitria?


morte, onde est tua vitria? Cristo ressurgiu, honra e glria! 1. No temos medo de nada. Cristo ressuscitou! A morte foi derrotada, Cristo ressuscitou! 2. As trevas foram vencidas. Cristo ressuscitou! Cadeias foram rompidas. Cristo ressuscitou! 3. Surgiu a grande esperana. Cristo ressuscitou! Constroem a fraternidade. Cristo ressuscitou! 4. Justia, paz e verdade. Cristo ressuscitou! Constroem a fraternidade. Cristo ressuscitou! 5. Na dor ns temos alvio. Cristo ressuscitou! Conosco faz seu convvio. Cristo ressuscitou!

Os discpulos de Emas
1. Andavam pensando, to tristes, de Jerusalm a Emas, os dois seguidores de Cristo logo aps o episdio da cruz. Enquanto assim vo conversando Jesus se achegou devagar: De que vocs vo palestrando? E ao Senhor no puderam enxergar. Fica conosco Senhor, tarde e a noite j vem! Fica conosco Senhor, somos teu seguidores tambm! 2. No sabeis ento forasteiro aquilo que aconteceu? Foi preso Jesus Nazareno, Redentor que esperou Israel; os chefes a morte tramaram do Santo profeta de Deus, o justo foi crucificado, a esperana do povo morreu. 3. Trs dias enfim se passaram, foi tudo uma doce iluso. Um susto as mulheres pregaram, no encontraram seu corpo mais no, disseram que ele est vivo, que disso souberam em viso: estava o sepulcro vazio, mas do Mestre ningum sabe no. 4. Jesus foi ento relembrado, pro Cristo na glria entrar. Profetas j tinham falado: sofrimentos devia enfrentar. E pelo caminho afora ardia-lhes o corao, falava-lhes das Escrituras explicando a sua misso. 5. Chegando, afinal, ao destino Jesus fez que ia passar, mas eles demais insistiram: Vem, Senhor, vem conosco ficar! Sentado com eles mesa deu graas e o po repartiu, dos dois foi to grande a surpresa: Jesus Cristo, o Senhor ressurgiu!

O Senhor meu Pastor (Sl 23(22))


O Senhor meu pastor, nada me pode faltar; onde houver muita fartura, onde houver muita fartura ele a vai me levar! 1. Para as fontes de gua fria ele vai me conduzir. Vou repousar, ganhar fora, vou repousar, ganhar fora e vontade de sorrir. 2. Por caminhos bem traados ele me faz caminhar; nas passagens perigosas, nas passagens perigosas ele vem me acompanhar. 3. Me prepara mesa farta, de invejar o meu vizinho; me abraa e pe perfume, me abraa e pe perfume, enche o meu copo de vinho. 4. Me acompanham, noite e dia, tua fora e teu amor; vou morar na tua casa, vou morar na tua casa toda a vida, meu Senhor!

Pelos prados e campinas (Sl 22)


1. Pelos prados e campinas verdejantes eu vou. o Senhor que me leva a descansar. Junto s fontes de guas puras, verdejantes eu vou. Minhas foras o Senhor vai animar. Tu s, Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltar. (bis) 2. Nos caminhos mais seguros, junto dele eu vou. E pra sempre o seu nome eu honrarei. Se eu encontro mil abismos, nos caminhos eu vou. Segurana sempre tenho em suas mos. 3. Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou. Um lugar em sua mesa me preparou. Ele unge minha fronte e me faz ser feliz. E transborda a minha taa em seu amor. 4. Bem frente do inimigo, confiante eu vou. Tenho sempre o Senhor junto de mim. Seu cajado me protege, eu jamais temerei. Sempre junto do Senhor eu estarei.

O Senhor subiu ao cu
O Senhor subiu ao cu, aleluia, aleluia! (2x) 1. Levanta-se Deus, cad os inimigos? Na sua presena parecem os inquos! So como fumaa que desaparece, so cera no fogo, que logo derrete! 2. Os justos se alegram diante de Deus. Cantai ao Senhor, vibrai, filhos seus! Abri o caminho ao grocavaleiro, danai diante dele, Senhor justiceiro. 3. Dos rfos Pai, das vivas juiz, em sua morada s ele quem diz; quem estava sozinho, famlia encontrou, quem estava oprimido, tua mo libertou! 4. frente do povo saste, Deus, os cus gotejaram, a terra tremeu; na sua presena se abala o Sinai, Deus que avana, que avana e vai!

61

5. Com alegria e esperana caminhando eu vou. Minha vida est sempre em suas mos. E na casa do Senhor eu irei habitar e este canto pra sempre irei cantar.

Ressuscitei, Senhor
Ressuscitei, Senhor, contigo estou, Senhor, teu grande amor, Senhor, de mim se recordou, tua mo se levantou, me libertou! 1. Meu corao penetras e ls meus pensamentos, se luto ou se descanso tu vs meus movimentos, de todas minhas palavras tu tens conhecimento. 2. Quisesse eu me esconder do teu imenso olhar, subir at o cu, na terra me entranhar atrs do horizonte, l, iria te encontrar! 3. Por trs e pela frente teu ser me envolve e cerca; o teu saber me encanta, me excede e me supera; tua mo me acompanha, me guia e me acoberta! 4. Se a luz do sol se fosse que escurido seria! Se as trevas me envolvessem, o que adiantaria? Pra ti, Senhor, a noite clara como o dia! 5. As fibras do meu corpo teceste e entregaste; no seio de minha me bem cedo me formaste; melhor do que ningum, me conheceste e amaste! 6. Teus planos insondveis! Sem fim tuas maravilhas! Cont-las eu quisera, mas quem o poderia? Como da praia a areia, s tu as saberias! 7. Que os maus da terra sumam, peream os violentos que tramam contra ti com vergonhoso intento, abusam do teu nome pra seus planos sangrentos. 8. Mas v meu corao e minha angstia sente, olha, Senhor, meus passos se vou erradamente, me bota no caminho da vida, para sempre!

Po em todas as mesas
1. A mesa to grande e vazia de amor e de paz de paz, onde h luxo de alguns alegria no h jamais. A mesa da Eucaristia nos quer ensinar a a que ordem de Deus nosso Pai o po partilhar. Po em todas as mesas, da pscoa a nova certeza: a festa haver e o povo a cantar, aleluia. (bis) 2. As foras da morte, a injustia e a ganncia de ter de ter agindo naqueles que impedem ao pobre viver viver. Sem terra, trabalho e comida a vida no h no h, quem deixa assim e no age, a festa no vai celebrar. 3. Irmos companheiros na luta vamos dar as mos as mos na grande corrente do amor, na feliz comunho, irmos. Unindo a peleja e a certeza vamos construir aqui na terra o projeto de Deus, todo o povo a sorrir. 4. Que em todas as mesas de pobre haja festas de po de po e as mesas dos ricos vazia em concentrao de po. Busquemos aqui nesta mesa do po redentor do cu a fora e a esperana que faz todo povo ser Deus.

Prova de amor
Prova de amor maior no h, que doar a vida pelo irmo. (bis) 1. Eis que eu vos dou o meu novo mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 2. Vs sereis os meus amigos, se seguirdes meu preceito: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 3. Como o Pai sempre me ama, assim tambm, eu vos amei: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 4. Permanecei em meu amor e segui meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 5. E chegando a minha Pscoa, vos amei at o fim: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado! 6. Nisto todos sabero, que vs sois os meus discpulos: Amai-vos uns aos outros, como eu vos tenho amado!

Sou vossa Pscoa


1. Senhor Jesus Cristo disseste: a meus discpulos deixo um sinal; bem melhor que um emblema, uma veste o amor que vos dou. Nossa Igreja seguindo teu mando vai pouco a pouco feliz se educando nesta escola do grande amor. Sou o Cordeiro por vs imolado, ao morrer triunfei do inimigo! Vinde todas as naes receber o meu perdo. Sou vossa Pscoa, sou Rei sou a vida! Eu vos levo tambm s alturas, veno a morte e vos dou a ressurreio. 2. Quando vemos que tu te ofereces a cada um, teus irmos, tuas irms, muito claro, Senhor, aparece teu valor para ns. Descobrimos a grande verdade: todos os homens tm igual dignidade, pois a todos teu po se deu. 3. Comunho nos far ser sensveis ao sofrimento de todos os irmos e a usar sempre os meios possveis para o mal remediar. Compreendendo que so tua imagem, a descoberta nos d mais coragem, nos impele a servir e amar. 4. J sabemos, na vida crist: dez mandamentos se exprimem num s. Mas aqui, que a cada manh nasce a fonte do amor. No caminho do amor ns entramos, neste caminho, Senhor, avanamos, ele um fogo devorador.

Ressuscitei, aleluia!
Ressuscitei, aleluia, e ainda estou convosco, aleluia! 1. Senhor, vs me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto. 2. Esta verdade e por demais maravilhosa, to sublime, que no posso compreend-la. 3. Eu vos louvo e vos dou graas, Senhor, que prodgio e maravilha as vossas obras. 4. Quo insondveis so os vossos pensamentos! Incontveis, Senhor, o seu nmero!

62

Vs sois meu pastor


Vs sois meu Pastor, Senhor, nada me faltar se me conduzis. 1. Em verdes pastagens me leva a repousar eu descansei, em fontes bem tranquilas, as foras recobrar. 2. Por justos caminhos, meu Deus, vem me guiar. De todos os perigos, meu Deus, vem me livrar! 3. Meu Deus junto a mim o mal no temerei, seguro em cajado, tranquilo eu estarei. 4. Me preparais mesa perante o opressor, me perfumais a fronte, minha taa transbordou. 5. Felicidade e amor sem fim me seguiro. Um dia em vossa casa meus dias passaro.

63

Feliz Pscoa!
Feliz, feliz Pscoa! Feliz, feliz Pscoa! Feliz, feliz Pscoa! O Senhor ressuscitou! O Senhor ressuscitou!

4. O Senhor nos visitou, aleluia! Nossa casa iluminou, aleluia! 5. As tormentas sobre o mar, aleluia! Vamos com ele passar. Aleluia!

Manh de luz
1. Nasceu o sol, lindo arrebol, manh de luz, porque Jesus venceu a morte, nos deu uma nova vida, Jesus ressuscitou! V o jardim com floriu, aquela flor desabrochou e nos olhares brotou a esperana, Jesus ressuscitou! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Ns temos vida nova no amor. (bis) 2. Numa s voz vamos cantar, dia feliz, dia de paz, felicidade te desejo num abrao, Jesus ressuscitou! Alegria, irmo, teu corao, espalha a paz ressurreio, tens nova vida, tens nova misso, Jesus ressuscitou!

Pela alegria que reina


1. Pela alegria que reina em toda a parte, na natureza to cheia de esplendor. No ar festivo, nas cores vivas eu sinto a tua e minha Pscoa, Senhor. A Pscoa no s hoje, a Pscoa todo dia. Se eu levar o Cristo em minha vida, tudo ser um eterno aleluia! (2x) 2. Toda beleza, promessa ou esperana, todo esforo, trabalho e amor, tudo Pscoa, tudo vida, pois neste dia o Senhor ressuscitou.

Reina alegria Salmo 22


O Senhor meu pastor, nada me falta. 1. Aos prados, bem verdes, me leva a descansar e me conduz para as fontes cristalinas. 2. Me guia e me mostra caminhos de justia; com seu cajado me conduz e me sustenta. 3. Ainda que eu passe por vales tenebrosos, no temerei porque ele me protege. Por que dentro de mim reina alegria? Por que a natureza canta ao meu redor? Por qu? 1. No corao reina alegria, pois Jesus Cristo ressuscitou! Em cada rosto vejo um amigo e o mundo inteiro se renovou. Hoje compreendo o que a vida: uma aventura maravilhosa porque Jesus revelou o que o amor. 2. So de esperanas nossos projetos que nos animam a prosseguir; embora existam passos incertos, um mundo no ir surgir. Lutas de vida, tempos difceis, trazem consigo transformao porque o Senhor confirmou ressurreio!

O Senhor ressurgiu
O Senhor ressurgiu e ainda est conosco, cantemos e exultemos, aleluia! 1. Vinde, todos, trazer os louvores vtima santa que ressuscitou. Nossas almas, do Pai afastadas, Jesus inocente reconciliou. 2. Jesus Cristo, que nossa esperana, reinou sobre a morte, coberto de luz; Ele vai proceder a jornada que Ptria celeste a ns todos conduz.

Ressuscitou
Hoje o Senhor ressuscitou e da morte nos livrou. Alegria e paz, irmos, que o Senhor ressuscitou. 1. Quem esperou, Deus perdoou e da morte o salvou. O povo nele confiou da escravido se libertou. 2. A luz de Deus enfim brilhou iluminando a quem chorou. Com amor levanta o rosto a Deus porque vem dele a salvao.

O Senhor ressuscitou
O Senhor ressuscitou, aleluia! No h tristeza e nem temor, aleluia! 1. O caminho que ele traou, aleluia! Nos convida a caminhar, aleluia! 2. Sua palavra de paz, aleluia! Vem a todos confortar, aleluia! 3. Sua voz me aclamou, aleluia! Da tristeza me livrou aleluia!

Verdadeiro homem novo


Verdadeiro homem novo ressurgiu da cruz, ressuscitou Jesus! (2x) 1. Eis a Pscoa para toda a humanidade, aleluia! Eis a Pscoa, eis a grande novidade do Senhor, aleluia!

64

2. Tempo novo, onde Cristo ressuscita, aleluia! Nova histria, onde o homem participa no Senhor, aleluia! 3. Luz que brilha ilumina nossos passos, aleluia! Fora nova que sustenta nossa vida no Senhor, aleluia! 4. gua viva, no batismo nos renova, aleluia! Caridade o sinal que nos aprova no Senhor, aleluia!

65

CANTO DE ENTRADA
Divino Esprito que sois Amigo
Divino Esprito que sois Amigo, vinde louvar o Pai dentro de ns. Convosco em mim, somente assim consigo falar a Deus, e com divina voz. 1. Aconchegais como se fosse um ninho, convosco o Pai, o Filho em tal unio. Que Deus nico, sem ser sozinho, so trs amando num s corao. 2. Vs sois unio de trs l na Trindade, unio de muitos sempre vosso dom. Vs sois riqueza, sois a variedade, por vs h mil maneiras de ser bom! 3. Toda a alegria e tudo o que eu espero, toda beleza que este mundo tem, a luz, a f, bondade, amor sincero, tudo graa que de vs nos vem.

3. Vida nova na terra se faz quando o Esprito Santo nos vem. A justia o caminho da paz: povo irmo, ningum pisa ningum.

Ns estamos aqui reunidos


1. Ns estamos aqui reunidos pela fora da f no Senhor. Fomos todos por ele escolhidos como filhos do seu grande amor. Hoje e sempre o Senhor nos convida para sermos mais santos e bons, nos envia sua luz, sua vida e a riqueza de todos os dons. 2. Protegidos por Deus, qual um manto, caminhamos sem medo e temor, pois a fora do Esprito Santo faz em ns renascer o vigor. 3. Como filhos de Deus renovamos compromisso a que fomos chamados, na esperana sua graa invocamos para sermos na f confirmados.

Estaremos aqui reunidos


Estaremos aqui reunidos, como estavam em Jerusalm, pois s quando vivemos unidos que o Esprito Santo nos vem. 1. Ningum para esse vento passando, ningum v e Ele sopra onde quer. Fora igual tem o Esprito, quando faz a Igreja de Cristo crescer. 2. Feita de homens, a Igreja divina, pois o Esprito Santo a conduz. Como um fogo que aquece e ilumina, que Pureza, que Vida, que Luz. 3. Sua imagem so lnguas ardentes, pois amor comunicao. E preciso que todas as gentes saibam quanto felizes sero. 4. Quando o Esprito espalma suas graas, faz dos povos um s corao. Cresce a Igreja, onde todas as raas, um s Deus, um s Pai louvaro.

O amor de Deus foi derramado


O amor de Deus foi derramado em nossos coraes pelo seu Esprito que habita em ns, aleluia! 1. Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome. Todas as vezes que o busquei ele me ouviu r de todos os temores me livrou! 2. Contemplai a vossa face e alegrai-vos e vosso rosto no se cubra de vergonha. Provai e vede quo suave o Senhor; feliz o homem que tem nele o seu refgio! 3. Clamam os justos e o Senhor bondoso escuta e de todas as angstias os liberta. Do corao atribulado ele est perto e conforta os de esprito abatido.

O Esprito do Senhor
Antfona: O Esprito do Senhor o universo todo encheu. Tudo abarca em seu saber. Tudo enlaa em seu amor. Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! 1. Levanta-se Deus, cad os inimigos? Na sua presena parecem os inquos! So como fumaa que desaparece, so cera no fogo, que logo derrete! 2. Os justos se alegram diante de Deus. Cantai ao Senhor, vibrai, filhos seus! Abri o caminho ao grocavaleiro, danai diante dele, Senhor justiceiro. 3. Dos rfos Pai, das vivas juiz, em sua morada s ele quem diz; quem estava sozinho, famlia encontrou, quem estava oprimido, tua mo libertou!

No h medo, incerteza ou cansao


1. No h medo, incerteza ou cansao quando o Esprito Santo nos vem: quem temia recobre seu passo, quem calava proclama, porm. Somos povo de Deus caminheiro, testemunhas do Reino que vem renovar coraes por inteiro, no deixando de lado ningum! 2. Toda a terra se v transformada quando o Esprito Santo nos vem, e a Palavra de Deus levada aos cativos e aos pobres tambm.

66

4. frente do povo saste, Deus, os cus gotejaram, a terra tremeu; na sua presena se abala o Sinai, Deus que avana, que avana e vai! 5. Uma chuva abundante do cu derramaste e a tua herana exausta saciaste; fizeste em tua paz viver teu rebanho e os necessidades tiveram seu ganho. 6. Falou sua Palavra, saem os portadores, debandam os reis e fartam-se os pobres! Imenso o poder de nosso Senhor, subindo s alturas, cativos levou. 7. Bendito Tu sejas, Senhor, todo dia, Tu s quem nos salva, quem nos alivia; s tu nosso Deus, o libertador! Quem livra da morte, s mesmo o Senhor!

4. Cidade e campo se transformaro, jovens unidos na esperana gritaro. A fora nova o poder do amor, nossa fraqueza fora e Deus libertador.

Toda a terra, Senhor, renovai


1. Quando o Senhor, numa aliana verdadeira quis envolver de vida nova os filhos seus, a humanidade de Jesus foi a primeira a receber o Santo Esprito de Deus. Vosso Esprito Santo enviai, toda a terra, Senhor, renovai. (2x) 2. O Santo Esprito no Cristo inaugurou sua presena nas humanas criaturas; em Jesus Cristo a luz divina congregou naes e povos, tantas raas e culturas. 3. Toda semente, sem orvalho, secar sem produzir e sem poder multiplicar. pela graa que o Esprito nos d, que os nossos dons iro poder frutificar. 4. Em unidade os gros de trigo fazem po e sobre a mesa vo poder alimentar. No Santo Esprito seremos comunho, teremos fora para ir e anunciar.

Pai, a Igreja vos pede


Pai, a Igreja vos pede s isto: vosso Espirito aqui derramai! Pra me ungir testemunha de Cristo, e eu poder vos chamar Deus: Meu Pai! 1. Quero a graa da sabedoria, ter cincia, no ouro e poder, pra sorrir como Cristo sorria, porque o pai faz o lrio crescer. 2. Quero o dom desse Esprito forte, que me ensina sofrer a cantar. Serei vide onde o dio s morte, serei luz onde a treva reinar. 3. Quero o dom do conselho bendito, quero a luz que nos faz discernir. Quem cair se levante contrito, quem amar siga a estrada a sorrir! 4. Que a piedade me d em segredo, na cidade, no campo, onde for, a coragem de ter um s medo de trair, meu Deus, vosso amor.

Vem e no demores
Vem Esprito Santo, vem e no demores, vem e no demores! (2x) 1. Faz dos cristos que aqui esto tuas testemunhas da ressurreio, da luta pela paz e o amor, da luta por um mundo melhor! 2. Vem animar a nossa misso, vem trazer Igreja um novo vigor, vem iluminar nossa vida, vem nos unir como irmos! 3. Vem Esprito Santo e no demores, vem renovar a face da terra, vem eliminar toda guerra, vem libertar o teu povo!

Quando a Igreja se levanta


1. Quando a Igreja se levanta para exaltar o nome do Senhor Jesus o cu e a terra em harmonia iro cantar o nome do Senhor Jesus... O Esprito de Deus ao nosso encontro vem... E os anjos se levantam pra cantar tambm... Amm, Glria ao nosso Deus! Santo nosso Deus! Aleluia! (bis) 2. Nos louvores Deus habita, vamos provar desta presena do Senhor, sentir que em nosso meio est Jesus, o nosso Deus libertador.

SALMO
Enviai o vosso Esprito Salmo 104(103)
Enviai o vosso Esprito, Senhor, e da terra toda a face renovai! 1. Bendize, minha alma, ao Senhor! meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quo numerosas, Senhor, so vossas obras: encheu-se a terra com as vossas criaturas! 2. Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o p, de onde vieram; enviais o vosso Esprito e renascem e da terra toda a face renovai. 3. Que a glria do Senhor perdure sempre e alegre-se o Senhor em suas obras, hoje seja-lhe agradvel o meu canto, pois o Senhor minha grande alegria!

Quando o Esprito de Deus soprou


1. Quando o Esprito de Deus soprou o mundo inteiro se iluminou, a esperana na terra brotou e um povo novo deu-se as mos e caminhou. Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador! Justia e paz ho de reinar, e viva o amor! 2. Quando Jesus, a terra visitou, a Boa Nova da justia anunciou o cego viu, o surdo escutou e os oprimidos das correntes libertou. 3. Nosso poder est na unio, o mundo novo vem de Deus e dos irmos. Vamos lutando contra a diviso e preparando a festa da libertao.

Enviai o vosso Esprito Salmo 103


Enviai o vosso Esprito, Senhor! Enviai o vosso Esprito, Senhor! /: E da terra toda a face renovai! 1. Bendize, minha alma, ao Senhor! meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e

67

esplendor vos revestis e de luz, vos envolveis, como num manto. 2. Quo numerosas, Senhor, so vossas obras, e que sabedoria em todas elas. Encheu-se a terra com as vossas criaturas. Bendize, minha alma, ao Senhor! 3. Todos eles, Senhor, de vs esperam que a seu tempo vs lhes deis o alimento; vs lhes dais o que comer e eles recolhem; vs abris a vossa mo e eles se fartam. 4. Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o p de onde vieram; enviais o vosso Esprito e renascem e da terra toda a face renovais.

4. Que se sumam da terra os perversos, e minhalma te entoe os seus versos! Glria ao Pai, pelo Filho, no amor, ao Deus vivo eterno louvor!

SEQUENCIA
A ns descei Divina Luz
A ns descei Divina Luz! A ns descei Divina Luz! Em nossas almas acendei /: o amor, o amor de Jesus! 1. A) Vinde, Santo Esprito e do cu mandai luminoso raio, luminoso raio! B) Vinde, Pai dos pobres, doador dos dons, luz dos coraes, luz dos coraes! A) Grande defensor, em ns habitai e nos confortai, e nos confortai! B) Na fadiga pouco, no ardor brandura e na dor ternura, e na dor ternura! 2. A) luz venturosa, divinais claro, encham os coraes, encham os coraes! B) Sem um tal poder em qualquer vivente nada h de inocente, nada h de inocente! A) Lavai o impuro e regai o seco, sarai o enfermo, sarai o enfermo! B) Dobrai a dureza, aquecei o frio, livrai do desvio, livrai do desvio! 3. A) Aos fiis que oram com vibrantes sons da os sete dons, da os sete dons! A e B) Da virtude e prmio, e no fim dos dias eterna alegria, eterna alegria! A) Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! A) e B) Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!

Envia teu Esprito


Envia teu esprito, Senhor, e renova a face da terra. 1. Bendize minha alma ao Senhor, Senhor meu Deus como s to grande. 2. Como so numerosas tuas obras, Senhor. A terra est cheia de tuas criaturas. 3. Quando ocultas tua face elas se perturbam. Quando lhes tiras sua vida voltam ao seu nada. 4. Seja ao Senhor eterna glria. Alegre-se ele em suas obras. 5. Que o meu canto ao Senhor seja agradvel. nele que est minha alegria.

O Esprito de Deus far surgir


O Esprito de Deus far surgir um povo renovado! 1. Bendize, minha alma, ao Senhor! meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz, vos envolveis, como num manto. 2. Quo numerosas, Senhor, so vossas obras, e que sabedoria em todas elas. Encheu-se a terra com as vossas criaturas. Bendize, minha alma, ao Senhor! 3. Todos eles, Senhor, de vs esperam que a seu tempo vs lhes deis o alimento; vs lhes dais o que comer e eles recolhem; vs abris a vossa mo e eles se fartam. 4. Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o p de onde vieram; enviais o vosso Esprito e renascem e da terra toda a face renovais.

Esprito Santo
1. Esprito de Deus enviai dos cus um raio de luz, um raio de luz! Vinde Pai dos pobres, da aos coraes vossos sete dons, vossos sete dons! 2. Consolo que acalma, hspede da alma, doce alvio, vinde, doce alvio, vinde! No labor descanso, na aflio remanso, no calor aragem, no calor aragem. 3. Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente, curai o doente, dobrai o que duro, guiai o que escuro, o frio aquecei, o frio aquecei. 4. Enchei, luz bendita, chama que crepita, o ntimo de ns, o ntimo de ns! Sem a luz que acode nada o homem pode, nenhum bem h nele, nem um bem h nele. 5. Dai vossa Igreja que espera e deseja vossos setes dons, vossos sete dons! Da em prmio ao forte uma santa morte, alegria eterna, alegria eterna! Amm! Amm!

Quando tu, Senhor!


Quando tu, Senhor, teu Esprito envias, todo mundo renasce, grande alegria! (bis) 1. minh'alma bendize ao Senhor: Deus grande em poder e amor, o esplendor de tua glria reluz, e o cu teu manto de luz! 2. Firme e slida a terra fundaste, com o azul do oceano enfeitaste, e rebentam tuas fontes nos vales, correm as guas e cantam as aves. 3. L do alto tu regas os campos, cresce a relva e os viventes se fartam, de tuas obras a terra encheste, todas belas e sbias fizeste.

Sequncia de Pentecostes
1. Esprito de Deus, enviai dos cus um raio de luz! 2. Pai dos miserveis, com vossos dons afveis, vinde aos coraes! 68

3. Consolo que acalma, hspede da alma, doce alvio, vinde! 4. No labor descanso, na aflio remanso, no calor aragem. 5. Enchei, luz bendita, chama que crepita, o ntimo de ns! 6. Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem h nele. 7. Lavai o que h impuro, regai o seco e duro, curai o que doente! 8. Dobrai toda dureza, o frio se aquea, no escuro conduzi! 9. Dai vossa Igreja que espera e deseja vossos sete dons! 10. Dai em prmio ao forte uma santa morte, alegria eterna! Amm! Amm!

Aleluia! Aleluia! Aleluia!


Aleluia! Aleluia! Aleluia! O Esprito de Deu torna viva a Palavra do Evangelho! 1. Povo da nova Aliana, nascido do Esprito Santo, povo de amor e esperana quer o Evangelho escutar. 2. Gente de boa vontade, acolhe a Palavra de Deus, gente aberta verdade, deixa o Esprito agir.

Aleluia! Cantamos vibrando


1. Aleluia! Cantamos vibrando ao ouvir o Evangelho de p. Fala o Esprito Santo a ns quando a Palavra acolhemos com f. 2. Aleluia, aleluia, ns cremos! Mas iremos ns crer muito mais, pois se aqui sons e letras colhemos, luz e graa em nossa alma semeais. Aleluia! Aleluia!

Vem, Santo Esprito, vem


Vem, Santo Esprito, vem, com tua fora e ao! Vem recriar novamente a obra da criao! 1. Por tua fora presente o universo nascente se fez criao. Ao teu poder se consagre o divino milagre da transformao. 2. Tu inspiraste os profetas, humanos atletas da revelao. Tu foste a fora do povo no ardor sempre novo da libertao. 3. Tu deste ao mundo alegria gerando em Maria seu Filho Jesus. Tu deste fora e sentido ao martrio sofrido por Cristo, na cruz. 4. O teu poder foi mais forte que a fora da morte e de toda paixo. Para que se acreditasse a vida renasce na ressurreio. 5. E quando os teus escolhidos rezavam unidos me de Jesus, num sopro forte e fecundo fizeste no mundo nascer nova luz. 6. L tu estavas presente envolvendo suas mentes com tua mensagem. Tudo o que eles diziam os povos ouviam na mesma linguagem. 7. Com tua santa energia a Igreja nascia coberta de luz para pregar com coragem a eterna mensagem de Cristo Jesus. 8. A todo aquele que pede Tu sempre concedes os dons que so teus. O teu Esprito novo a vida do povo a caminho de Deus.

Aleluia! o nosso canto


Aleluia! o nosso canto. Jesus Cristo vai falar! E o Esprito, que Santo, quem vai nos explicar. 1. Santo e santificador, iluminai nossa mente, o fogo do vosso amor, enche o corao da gente, enche o corao da gente!

Aleluia! Vinde, Esprito de Deus


Aleluia, aleluia, aleluia! (2x) Vinde, Esprito de Deus e enchei os coraes dos fiis com vossos dons, acendei neles o amor como um fogo abrasador!

O meu Esprito conduz


O meu Esprito conduz quem ouve a voz do filho meu. Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia. (2x) 1. Quem der testemunho de mim diante dos homens, dos tronos, no tema o que possa dizer, que o meu Esprito mesmo dir.

OFERTRIO
As sementes que me deste
1. As sementes que me deste e que no eram pra guardar pus no cho da minha vida, quis fazer frutificar. Dos meus dons que recebi pelo Esprito do amor trago os frutos que colhi, e em tua mesa quero pr. (2x) 2. Pelos campos deste mundo quero sempre semear os talentos que me deste para eu mesmo cultivar. 3. Quanto mais eu for plantando, mais terei para colher, quanto mais eu for colhendo, mais terei a oferecer.

ACLAMAO
Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! (bis) Vinde, Esprito Divino, e enchei com vossos dons os coraes dos fiis; e acendei neles o amor com um fogo abrasador!

Eis a procisso
1. Eis a procisso do Rei, nosso Deus, /: ao seu santurio, seguido dos seus. 69

2. frente, cantores, atrs, tocadores, /: no meio vo jovens tocando tambores. 3. Uni-vos em coros, a Deus bendizei, /: vossos moos e idosos, cantai vosso Rei. 4. O Deus manifesta teu grande poder, /: ofertas e dons irs receber. 5. Reprime os ferozes, os fortes que exploram, /: que oprimem teus pobres e a guerra promovem. 6. Do sul e do norte os povos se achegam, /: humildes se dobram, a ti, Deus, adoram. 7. Cantai ao Senhor, reinos da terra, /: ao Deus poderoso, que tudo governa. 8. Seu grande poder nos cus resplandece; /: ele nosso Deus, quem nos fortalece.

Pai, que pelo Esprito


1. Pai, que pelo Esprito ds vida e santidade, toda criatura, recebe que te agrade a oferta que fazemos, o nosso vinho e po: esforo que fizemos e dom de tua mo. Transforma a nossa oferta no dom do Filho teu, e os passos do teu povo, em luz que se acendeu. 2. Pai, que pelo Esprito, em rios de gua viva transformas nossa sede, recebe sem esquiva a oferta que trazemos, o nosso vinho e po: sinais de compromisso, plantar um mundo irmo. 3. Pai, que pelo Esprito nos fazes renascer, e tudo nos ensinas, recebe com prazer a oferta que trazemos, o nosso vinho e po: firmeza dos que aprendem a fora do perdo.

Esprito Criador
1. Esprito Criador! Com o Pai fazeis fecundo o solo imenso do mundo, pra nos dar trigo e flor. Bendito sois noite e dia por to grande doao, fonte sem fim de alegria, so matrias pro nosso po. 2. Esprito Criador! Foi dom de vossa bondade enchernos de habilidade, pro trabalho, Senhor. Com o Pai vs sois bendito, porque dais nossa mo, com poder que quase infinito, continuar a criao. 3. Esprito Criador! Bendito sempre sejais, por tudo isso; e bem mais, pelo imenso dom do Amor. Pela fora no terreno, pelo dom de fazer po, por esse impulso sereno, pra nos pr em comunho.

Pai, recebe nosso dom


1. Pai que pelo Esprito Divino ds vida e santidade criatura, /: recebe nosso dom, que pequenino, mas feito com esforo e com ternura. 2. So frutos do trabalho e do servio os dons do nosso vinho e nosso po, /: que sejam um sinal de compromisso de sempre partilharmos com o irmo. 3. Por meio deste po e deste vinho, que ns te oferecemos com prazer, /: tenhamos claridade no caminho, o Esprito nos faa renascer.

Po e Vinho, Pai, poremos


Po e vinho, Pai, poremos nesta mesa, uma vez mais. um pouco do que temos pelo muito que nos dais. 1. Vs nos dais Jesus, o Cristo, mas o Cristo, o que nos faz? Vem morrer crucificado para vir ressuscitado e nos dar a sua paz. 2. Vs nos dais o vosso Filho para ser o nosso irmo, e pra termos, de verdade s amor, fraternidade ele deunos o perdo. 3. Vosso Filho, Pai, nos destes para nosso Redentor pra livrar-nos do egosmo; ele sopra, simbolismo, e nos d o Santo amor. 4. Vosso Filho, Pai, fizestes ser do mundo o salvao, mas Jesus, que nos quer tanto pelo Esprito que Santo nos confiou sua misso.

Mandai vosso Esprito Santo


1. Senhor, vs que sempre quisestes ficar muito perto de ns por Cristo, que um dia nos destes, agora escutai nossa voz. Por vossa bondade, Pai cheio de amor, mandai vosso Esprito Santo Senhor! (bis) 2. Por vossa infinita virtude, por vosso poder fazei isto: que a nossa oferenda se mude no corpo e no sangue de Cristo. 3. O Esprito Santo nos una e faa de ns um s povo, na fora do amor nos rena, nos d sua graa de novo.

Suscitai, Senhor Deus


Suscitai, Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por ns manifestastes! 1. Contemplamos, Senhor, vosso cortejo que desfila, a entrada do meu Deus, do meu rei, no santurio. 2. Os cantores vo frente, vo atrs os tocadores e no meio vo as jovens a tocar seus tamborins. 3. Reinos da terra celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmo! Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa. 4. Em seu templo ele terrvel e a seu povo d poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amm, amm!

COMUNHO
Cantar a beleza da vida
1. Cantar a beleza da vida, presente do amor sem igual: misso do teu povo escolhido, Senhor, vem livrar-nos do mal! Vem dar-nos teu Filho, Senhor, sustento no po e no vinho, e a fora do Esprito Santo, unindo teu povo a caminho! 2. Falar do teu Filho s naes vivendo como ele viveu: misso do teu povo escolhido, Senhor, vem cuidar do que teu! 70

3. Viver o perdo sem medida, servir sem jamais condenar: misso do teu povo escolhido, Senhor, vem conosco ficar! 4. Erguer os que esto humilhados, doar-se aos pequenos, aos pobres: misso do teu povo escolhido, Senhor, nossas foras redobre! 5. Buscar a verdade, a justia, nas trevas brilhar como a luz: misso do teu povo escolhido, Senhor, nossos passos conduz! 6. Andar os caminhos do mundo plantando o teu reino de paz: misso do teu povo escolhido, Senhor, nossos passos conduz! 7. Fazer deste mundo um s povo, fraterno, a servio da vida: misso do teu povo escolhido, Senhor, vem nutrir nossa lida!

5. Ele guia, estrela-caminho, que nos reconduz a Deus Pai de bondade e nos antecipa a vitria, a festa da vida e da fraternidade.

Perseveravam todos unidos


Perseveravam todos unidos em orao os doze apstolos, com Maria e os irmos. Chegado o dia de Pentecostes veio um tremor e de repente o Santo Esprito os animou. 1. outro o vinho que nos anima, entendei todos nossa alegria. Joel profeta j predissera: suceder nos ltimos dias, e sucedeu nos ltimos dias, fechou-se o tempo, abriu-se o cu, cumpriu-se, ento, outra profecia que Deus falou por Ezequiel. 2. De toda a terra vos tirarei, vos tomarei de entre as naes, todos unidos conduzirei pra terra santa da promisso. Na terra santa da promisso com gua pura vos lavarei toda a imundice, toda iluso, de tudo vos purificarei. 3. Eu vos darei novo corao e novo esprito em vs porei, no mais tereis corao de pedra, um corao de carne darei. Um corao de carne darei e o meu esprito em vs porei, na minha lei havereis de andar, meu mandamento ireis praticar. 4. E habitareis uma nova terra, terra que a vossos pais destineis e assim sereis sempre o meu povo e vosso Deus pra sempre serei. E vosso Deus pra sempre serei, da terra os frutos irei vos dar, da vida o po multiplicarei, Jamais a fome vos matar. 5. No dia em que vos purificar de todas vossas iniquidade, vossos desertos sero povoados e habitadas vossas cidades. E habitadas vossas cidades, os vossos campos florescero e a terra seca ser jardim; naes, da glria ao amor sem fim!

Dai-nos, Senhor, vossa luz e vossos dons


Dai-nos, Senhor, vossa luz e vossos dons! 1. Vinde, Senhor, dai-nos sabedoria para fazermos a vossa vontade, para vivermos em paz e harmonia e procurarmos somente a verdade. 2. Vinde, Senhor, dai-nos entendimento e compreenso da vivncia crist para juntarmos os nossos talentos e construirmos um novo amanh. 3. Vinde, Senhor, dai-nos sempre a cincia. Em nossas mentes descei vossa luz para entendermos o amorprovidncia que tudo rege, preserva e conduz. 4. Vinde, Senhor, dai-nos vosso conselho; seja a verdade melhor compreendida. Que ns busquemos no Santo Evangelho vossa mensagem de amor e de vida. 5. Vinde, Senhor, dai-nos a fortaleza que nos conserva no vosso caminho. Que vossa fora sustente a fraqueza, transforme em dor a maldade do espinho. 6. Vinde, Senhor, dai-nos santa piedade para aprendermos a vos invocar. Os que confiam na vossa bondade, no vosso Reino tero seu lugar. 7. Vinde, Senhor, dai o dom do temor que nos conduz ao respeito por vs, no seja medo, mas fale do amor que desde sempre pusestes em ns.

Senhor, vem dar-nos sabedoria


1. Senhor, vem dar-nos sabedoria, que faz ter tudo como Deus quis. E assim faremos da Eucaristia o grande meio de ser feliz. D-nos, Senhor, esses dons, essa luz, e ns veremos que po Jesus. 2. D-nos, Senhor, o entendimento, que tudo ajuda a compreender. Para ns vermos como alimento o po e o vinho que Deus quer ser. 3. Senhor, vem dar-nos divina cincia, que como o Eterno faz ver sem vus: tu vs por fora, Deus v a essncia, pensas que po mas nosso Deus. 4. D-nos, Senhor, o teu conselho que nos faz sbios para guiar. Homem, mulher, jovem e velho: ns guiaremos ao santo altar. 5. Senhor, vem dar-nos a fortaleza, a santa fora do corao. S quem vencer vai sentar-se mesa; para quem luta Deus quer ser po. 6. D-nos, Senhor, filial piedade, a doce forma de amar, enfim, para que amemos, quem na verdade, aqui amou-nos at o fim. 71

O Esprito luz que ilumina


1. O Esprito luz que ilumina, convoca e envia a Igreja em misso, renova a esperana e anuncia o dia da festa da libertao. Creio no Esprito Santo que renova o homem com a liturgia. Creio no Esprito Santo que mata a fome na Eucaristia. 2. Ao irmo que faminto ao meu lado, sedento de paz e com fome de amor no falte a justa partilha na mesa do pobre o po do Senhor. 3. Ele ajuda a escrever a histria, recriando a vida, faz um mundo novo e faz na Igreja memria, de olhos abertos pra fome do povo. 4. Sua face em mistrio se encobre, no fogo, no vento, na gua, no po, porm se revela no pobre e se faz parceiro da libertao.

7. D-nos, Senhor, temor sublime de no am-los como convm: o Cristo-hstia, que nos redime, o Pai celeste, que nos quer bem.

Eu navegarei
1. Eu navegarei, no oceano do Esprito, e ali adorarei ao Deus do meu amor. (2x) Esprito, Esprito, que desce como fogo, vem como em Pentecostes, e enche-me de novo. (2x) 2. Eu adorarei ao Deus da minha vida que me compreendeu sem nenhuma explicao. (2x). 3. Eu servirei ao meu Deus fiel, ao meu libertador, aquele que venceu. (2x)

Sois guia da Igreja


1. Esprito Santo, sois guia da igreja, Luz sacrossanta enviada do Pai. Dai-nos justia que a todos proteja e os vossos dons, com amor derramai. 2. Mestre suave, luzeiro das mentes, ns vos pedimos mais vida e vigor. Vosso Evangelho uma sara candente donde havereis de falar-nos Senhor. 3. Vinde Senhor, renovar sobre o mundo o Pentecoste de luz, salvao. Que vosso amor abundante e fecundo mostre os caminhos do povo cristo. 4. A humanidade, que foi redimida por Jesus Cristo, supremo Pastor, pede coragem, mais luz e mais vida para implantar vosso reino de amor.

vinde, Esprito Criador!


1. , vinde, Esprito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos coraes com vossos dons celestiais. 2. Vs sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a uno divina e salutar. 3. Sois doador dos sete dons e sois poder na mo do Pai, por Ele prometido a ns, por ns seus feitos proclamai. 4. A nossa mente iluminai, os coraes enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual fora eterna e protetor. 5. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graa nos guiais, o mal deixamos para trs. 6. Ao Pai e ao Filho Salvador por vs possamos conhecer. Que procedeis do seu amor fazei-nos sempre firmes crer.

Toda a terra, Senhor, renovai


1. Quando o Senhor numa aliana verdadeira quis envolver de vida nova os filhos seus, a humanidade de Jesus foi a primeira a receber o Santo Esprito de Deus. Vosso Esprito Santo enviai! Toda a terra Senhor renovai! (bis) 2. O Santo Esprito no Cristo inaugurou sua presena nas humanas criaturas. Em Jesus Cristo, a luz divina congregou naes e povos, tantas raas e culturas. 3. Toda semente, sem orvalho, secar, sem produzir e sem poder multiplicar. pela graa que o Esprito nos d que os nossos dons iro poder frutificar. 4. Em unidade, os gros de trigo fazem po e sobre a mesa vo poder alimentar. No Santo Esprito seremos comunho, teremos foras para ir anunciar.

O amor de Deus cobriu


1. O amor de Deus cobriu rios e mares no princpio, foi assim que a terra viu desabrochar o colorido festival de flores mil. Vs sois amor e vida, por isso a vida s vale no amor, no amor. 2. O amor de Deus desceu bem no fundo das pessoas, foi assim que o mundo viu gente sorrir e muita gente se encontrar num doce olhar. 3. O amor de Deus brilhou bem no centro, em nossa histria, foi assim que se entendeu: s feliz e s tem glria e tem poder quem sabe amar.

Todos ficaram cheios do Esprito Santo


Todos ficaram cheios do Esprito Santo, e proclamavam as maravilhas de Deus! Aleluia! 1. justos, alegrai-vos no Senhor, aos retos fica bem glorific-lo; dai graas ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o! 2. A palavra do Senhor criou os cus e o sopro de seus lbios, as estrelas como num odre junta as guas do oceano e mantm no seu limite as grandes guas. 3. Adore o Senhor a terra inteira e o respeitem os que habitam o universo. Ele falou e toda a terra foi criada, ele ordenou e a coisas existiram. 4. No Senhor ns esperamos confiantes porque ele nosso auxlio e proteo, por isso o corao se alegra nele; seu santo nome para ns uma esperana.

O Esprito de Deus
1. O Esprito de Deus est sobre mim. O Esprito de Deus me consagrou. O Esprito de Deus me enviou a proclamar alegria e paz. 2. O Esprito de Deus me escolheu para dilatar o reino de Cristo entre as naes, para proclamar a boa-nova a seus pobres. Exulto de alegria em Deus, meu salvador. Exulto de alegria em Deus, meu salvador, em Deus, meu salvador.

OPCIONAL

Preenche meu ser!


Preenche meu ser! Preenche meu ser! Esprito, unge meu ser! Em ondas de amor! vem sobre mim! Esprito, unge meu ser! 72

Reveste-me, Senhor!
1. Reveste-me, Senhor, com a tua graa, eu quero meu irmo servir melhor! Que teu Esprito em mim se faa, que eu possa caminhar no teu amor! Reveste-me, Senhor, reveste-me, Senhor, reveste-me, Senhor, com teu Amor! (bis) 2. Que eu busque em minha vida a santidade, no exemplo de Jesus a inspirao na f e na esperana e caridade, fazendo acontecer libertao!

3. Se o Esprito Santo nos pede, no devemos jamais dizer no. Com amor sua graa concede ao sucesso da nossa misso. Se o Esprito Santo nos pede, a graa que passa por ns! (bis) 4. Se o Esprito Santo nos manda construir novo reino de paz, sua fora nos rege e comanda, e o trabalho se torna eficaz. Se o Esprito Santo nos manda, a graa que passa por ns! (bis)

Santssima Trindade
1. Senhor e Criador, que s nosso Deus, vem inspirar estes filhos teus, e em nossos coraes derrama a tua paz e um povo renovado ao mundo mostrars. 2. Sentimos que tu s a nossa luz, fonte do amor, fogo abrasador. Por isso que ao rezar em nome de Jesus pedimos nesta hora os dons do teu amor. 3. Se temos algum bem, virtude ou dom no vem de ns, vem do teu favor. Pois que sem ti ningum, ningum pode ser bom. S tu podes criar a vida interior. 4. Infunde, pois, agora em todos ns que como irmos vamos refletir. A luz do teu saber e a fora do querer. Afim de que possamos juntos construir. 5. E juntos cantaremos sem cessar cantos de amor para te exaltar. s Pai, s Filho e s Esprito de paz, por isso em nossa mente tu sempre reinars. Amm, aleluia.

Teu Esprito me conduz


1. Quando vejo as aves pelo cu a cantar, quando a primavera um jardim olho para a frente e no me assusta abraar quanta vida espera de mim. Teu Esprito me conduz, s o alento dos passos meus, s a fora, a verdade e a luz, meu Senhor e meu Deus! 2. Vejo o sofrimento visitando os irmos, difcil ver a razo. Gente que nem liga e gente se dando as mos... Quanto que mudar no meu cho! 3. Hoje tempo certo de plantar paz e bem para renovar tudo, enfim, sei que sou pequeno, mas no temo o que vem. Deus quem sustenta o meu sim.

Teu Esprito sustenta o meu viver


1. Quem no gostaria ver o mundo de outro jeito? Bem que poderia ser melhor! Nossa humanidade no respeita os semelhantes, nem a natureza ao seu redor. As sementes do reino quem vai plantar? Liberdade aos cativos quem vai trazer? Jesus, contigo eu vou. Teu Esprito vai sustentar meu viver. 2. Quem no reconhece que esta vida muito breve? Nada satisfaz o corao. De que valem ttulos e posse acumulada? Quem s quis guardar tirou do irmo. 3. Luxo, esbanjamento lado a lado com a fome: olha que mal feita a diviso! Medo, covardia, comodismo, indiferena: frutos e alimento da opresso. 4. Somos caminheiros procura de um sentido. Cada gesto nosso quer a paz? Que felicidade ns tomamos por medida? Quem nossa mesa se compraz?

Senhor, o teu povo escolhido


1. Senhor, o teu povo escolhido em prece transforma seu canto /: e pede pra ser protegido na graa do Esprito Santo. 2. Tu s o amor sem medida, Tu s o perdo sem reserva. /: O Esprito Santo d vida. Teu povo dos males preserva. 3. Tu s o caminho, a verdade, Tu s a energia mais santa. /: Na sombra tua luz nos invade, na queda tua mo nos levanta. 4. Ns somos as tuas ovelhas, Tu s nosso Deus e pastor. /: No fogo da eterna centelha Tu nos incendeias de amor.

Vem, Esprito de Luz!


1. Foi no seio de Maria que Jesus a recebeu, a Uno que o faria Filho s do Pai do cu! Vem, Esprito de Luz! Santo Esprito Divino, vem! Fazer a Me de Jesus ser a nossa Me tambm! 2. E bem junto de Maria nossa Igreja viu baixar toda fora que teria pra Jesus anunciar. 3. Hoje tantos desunidos vivem sem calor nem luz: por Maria reunidos, vamos lhes levar Jesus!

Se o Esprito Santo nos chama


1. Se o Esprito Santo nos chama, vamos logo sem medo de errar, pois dele esta fora que inflama, e nos faz o caminho encontrar. Se o Esprito Santo nos chama, a graa que passa por ns! (bis) 2. Se o Esprito Santo ilumina, nossa mente no vamos fechar, sua luz poderosa e divina nossa vida haver de guiar. Se o Esprito Santo ilumina, a graa que passa por ns! (bis)

73

Vem, Esprito Santo


Vem, Esprito Santo, vem, vem, iluminar. (2x). 1. Nossos caminhos vem iluminar. Nossas ideias vem iluminar. Nossas angstias vem iluminar. As incertezas vem iluminar! 2. Nosso encontro vem, iluminar. Nossa histria vem, iluminar. Toda a igreja vem, iluminar. A humanidade vem, iluminar

Vem Santo Esprito


Vem Santo Esprito consolador! Acende a chama do nosso amo! Luz do cu que vem para nos consolar, dom que o Pai mandou para santificar, claridade santa que vem nos guiar, fora no caminho que vamos andar.

74

You might also like