You are on page 1of 12

NOPER ATIVE Alan Isidio UNIDADE 1 Ameaa NOPER Cena 1 Noper deseja deixar sua vida de glamour NOPER

PER Eu estou cansada dessa vida. J no posso mais sair sem um disfarce. Fotgrafos, jornalistas, pessoas que eu nunca vi me perseguem, brotam de cada esquina, de cada automvel. No me deixam respirar, eu preciso sumir daqui. Eu preciso sair dessa cidade ou vou acabar num hospcio. JUAN Essa vida que escolheste, minha cara. Ganhar as capas de jornais e revistas sem custo algum, s em pginas policiais. A fama tem seu preo e o preo a liberdade. NOPER Voc sabe muito bem que eu no escolhi essa vida. Eu me apaixonei por Nestor. Eu no o escolhi, eu me casei porque o amava, no pelo seu dinheiro. JUAN Eu sei disso, mas a paixo cega as pessoas. Se no era essa a vida que queria ter devi t-lo negado. Devia ter usado a razo e preterido o corao. NOPER A culpa sua. JUAN Minha? Ora no me faa rir. Eu nem a conhecia. Como posso ter culpa sobre algo que no fiz? NOPER Exatamente por isso. Por que no se apresentou na minha vida antes de me casar. Por que no me conheceu quando ainda estava enamorada de Nestor. Ah! Juan, se pudesse dar um nome a minha conscincia, ou melhor, aos meus atos conscientes eles se chamariam Juan Pablo Mendoza. JUAN Ah! Como criativa. Se minha imaginao, ou melhor, meus atos insanos tivessem um nome, este seria Noper Ative. NOPER Seu bobo. Juan, eu preciso sair dessa cidade, ir par um lugar longe das pessoas, longe de mim mesma. Trocaria todo esse glamour para ter minha vida de volta. JUAN No fale bobagem Noper. No h como ter sua vida de volta. Qualquer ao que fizer boa ou m ser notcia. Sendo boa sair na coluna social. Se for m ser a manchete do dia. E mesmo sem nada fazer, todos perguntaro: por onde anda Noper Ative? O que estar fazendo Noper Ative. Voc j caiu no imaginrio popular, agora voc eterna. Mesmo com a sua morte todos lembraro de voc. No primeiro ano do seu falecimento, depois de cinco e cinco anos e depois de dcada em dcada, o mundo jamais se esquecer de Noper Ative. Descobriro sempre fatos novos sobre sua vida. impressionante como se descobrem coisas depois que as pessoas morrem.

NOPER No fale asnices, Juan, eu no quero morrer, eu quero apenas sumir, deixar de ser a Noper Ative. A mulher que todos admiram, que todos desejam ser. JUAN Voc pode no ter desejado a fama, mas depois da morte de seu marido Nestor, ela lhe agarrou. Agora voc notcia em todos os lugares do mundo, Noper. No h como fugir. NOPER Ah! Por que tinha que me encantar justo por um homem pblico, inteligente e bonito. Se fosse pacato, burro e feio, nada disso estaria acontecendo. JUAN verdade, nada disso estaria acontecendo. Voc continuaria sendo a menina pobre daquela cidadezinha, .... como mesmo o nome? No importa. Continuaria sendo um menina pobre, cortando lenha e debruando-se sobre o fogo para preparar a comida para seu marido burro e pacato. Neste preciso momento estaria dormindo para acordar cedo e ordenhar as tetas das vacas. Realmente voc tem razes para se arrepender. NOPER- Dispense-me de suas ironias JUAN Elas so necessrias para mostrar-te a realidade e a verdade dos fatos. No seja tola. A vida lhe deu uma oportunidade e voc quer desperdiar. Se voc tem um poder nas mos, no abdique dele. No seja fraca. NOPER Mostre-me ento como ser forte. Pois sozinha eu no consigo. JUAN muito simples minha cara. Finja. isso que fazem os grandes mrtires. Eles fingem. Fingem que no sentem dor, fingem que no sofrem. Esto sempre fortes e prontos para a batalha. Faa o mesmo. Finja. Finja que o mundo seu, nada est acima de voc. Tudo o que voc fizer ser louvvel. Mesmo as coisas erradas, passe por cima. Finja que no foi voc, que voc no sabia e agia acreditando na boa inteno dos seus atos. No d ouvido a terceiros. A no ser claro a mim, seu conselheiro fiel. Finja e o mundo lhe ser maravilhoso. Voc pode fazer tudo que quiser. Desde que eu saiba antes, claro. Deixe que eu cuide de voc, minha doce Noper. NOPER Que coisa horrvel voc est dizendo, Juan! Fingir? JUAN Mas isso que voc tem feito. Ou ser que voc ainda no percebeu? Noper, a sua vida um espetculo, do qual voc a protagonista. E nada pode abalar a imagem da protagonista. A protagonista pode at sofrer por alguns momentos, para mostra-se comum aos outros. Mas apenas mostra-se comum. Pois voc sabe que no comum. um sofrimento controlado, todos sabem que lhe aguarda um final feliz, levando seu pblico catarse. NOPER Juan, eu sou comum, eu sofro, eu tenho medo, sou um ser humano como qualquer um. JUAN No se engane. Sim, verdade que voc um ser humano, mas no como os outros. Voc sente dor, voc chora, voc tem medo, essas bobagens todas, mas nada disso deve transpor, nada disso deve abalar sua imagem. So duas vidas

distintas: a sua e a da sua imagem. Duas pessoas diferentes. Alguns at conseguem se fazer em uma s figura, mas so poucos...Lembra-se de Fernanda Gonzales? Quem se esqueceria dela? Ela soube como ningum construir sua vida sobre sua imagem, fazendo uma simbiose perfeita. Mas em casos como o seu, que no consegue conviver com duas personalidades, agarra-se em pessoas como eu, para administrar sua vida imaginria. NOPER A sua franqueza me assusta. Cena 2 Noper recebe uma carta de amor CATARINA Sr. Juan, deixaram esta carta embaixo da porta. para a senhora Noper. JUAN Obrigado, Catarina. NOPER Ora essas! Se a carta para mim, sou eu quem deve ler. JUAN Negativo. Como seu conselheiro, eu devo aconselhar o que voc pode ou no ler. No quero que se perturbe com informaes desagradveis e sem importncia. Uma carta sem remetente. Escrita a mo. Deve ser mais uma bobagem de algum admirador seu. Deixe-me ler. NOPER O que diz a carta? JUAN- ... Nada importante. NOPE No perguntei se era ou no importante. Eu perguntei o que est escrito na carta. JUAN Noper est muito tarde, voc deveria estar dormindo. NOPER Juan, chegou um carta para mim e eu quero saber o que se trata. Vamos, diga-me logo. Me d essa carta. Me de essa carta. a aquela carta de novo, no ? No Juan? Eu sabia. Eu sabia. JUAN Noper no se preocupe o inspetor est investigando, so apenas declaraes de um maluco qualquer, que no representa o menor perigo. NOPER - Esta j a quarta carta que me chega. Um sujeito dizendo que me ama, que eu perteno a ele e a mais ningum. Eu estou ficando apavorada. JUAN Noper, isso apenas uma brincadeira de mau gosto. Voc vai ver. NOPER Imagino o que no se passa na cabea desse homem. Est vendo? por isso que eu no quero ser a Noper Ative. Oh! Juan, eu quero sumir . Me leve para outro lugar, longe daqui. JUAN Calma, Calma. Nada vai acontecer, enquanto eu estiver ao seu lado. (entra Catarina)

CATARINA Sr Juan, o seu carro j est pronto. JUAN Eu preciso ir minha cara. Fique calma. Nesta casa voc est segura. NOPER V Juan eu ficarei bem. Romeo e Catarina esto em casa ... Mas volte logo. Amanh Cedo. JUAN s oito estarei aqui. (Catarina o acompanha at a porta) JUAN Um dia voc vai se livrar dessa vida. Eu te prometo. (Despedem-se) NOPER Catarina! CATARINA Senhora? NOPER Catarina eu vou me recolher. Pea para o Romeo fechar bem as janelas e portas. Depois vocs podem dormir. Amanh Juan estar aqui cedo. Prepare o caf para ns dois. CATARINA Sim, Senhora. Dona Noper, a senhora est muito nervosa. Quer que eu lhe prepare um ch? NOPER No obrigada, eu vou tomar meu remdio e tentar dormir. Talvez dormindo eu saia desse pesadelo. Cena 3 A arma do crime CATARINA Boa noite, senhora. ROMEO Catarina, o Doutor j foi embora? CATARINA J. Ele estar de volta amanh de manh. Dona Noper estava muito nervosa, me pareceu preocupada tambm. Eu no perguntei nada por que no gosto de me meter na vida dela. Mas toda vez que chegam essas cartas ela fica assim. O que ser que tem nessas cartas? ROMEO No sei, no sei. Por que haveria de saber? CATARINA Calma no precisa ficar nervoso tambm. Feche bem as janelas e portas, recomendao de Dona Noper. Romeo, voc trouxe as galinhas que eu lhe pedi? ROMEO Trouxe. Eu j falei para voc parar com isso. Um dia Dona Noper descobre.

CATARINA No vai descobrir no eu fao tudo bem direitinho. Eu sempre acordo bem cedo, ela nunca nem vai suspeitar. Eu vou me deitar. No demore muito. Romeo, onde voc arrumou esse faco? ROMEO - Eu achei jogado no jardim. CATARINA No jardim? Pare de brincar com esse faco, voc no sabe de onde isso veio. Romeo, voc ainda vai se ferir. ROMEO Vou colocar no jardim de volta. Amanh me desfao dele. CATARINA No precisa colocar no jardim. Me d este faco aqui, ele me ser muito til. Agora eu vou. No demora. ROMEO- Eu j vou. UNIDADE 2 Assassinato de NOPER Cena 1 Primiero suspeito (Romeo ainda permanece na sala observando o ambiente. Ele apaga a ltima luz e sai. A sala fica escura. possvel ver apenas a luz da lua penetrando dentro da sala. Ouvese o tique-taque do relgio. Em seguida um vulto de uma pessoa que vem da cozinha, atravessa a sala em direo ao quarto de Noper. No possvel identific-la.) (Amanheceu. Catarina, Romeo e o Inspetor esto na sala, quando entra Juan) JUAN - Catarina, o que est acontecendo? O que a polcia est fazendo l fora? Onde est Noper? Inspetor... INSPETOR Eu sinto muito senhor Juan. JUAN Sente muito o que? Noper? Oh! Meus deus! Eu no devia de sado do lado dela. Eu devia ter ficado aqui e proteg-la. Noper me perdoe, Noper. INSPETOR Ela j foi levada para exames, no est mais aqui. Encontramos perfuraes de um objeto cortante em seu peito. O corpo ainda estava quente. O crime aconteceu no mais do que duas horas. No h sinais de arrombamento, nenhum bem aparentemente foi roubado. A empregada me disse que o senhor foi o ltimo a ter conversado com Noper. JUAN Eu estive aqui ontem noite. INSPETOR Para onde o senhor foi assim que saiu daqui? JUAN Por favor, inspetor, no me faa perguntas agora. Eu no estou em condies de responder. Noper... Noper.... Catarina!? CATARINA Senhor?

JUAN Por que sua roupa est manchada de sangue? CATARINA Eu j falei para o inspetor, eu fui acudir Dona Noper e me sujei... JUAN E um cheiro de... cheiro de algo podre. ROMEO - Galinha. cheiro de galinha. CATARINA Romeo! JUAN Galinha? Voc estava preparando galinha? Noper odiava galinha. INSPETOR Eu j tomei o depoimento da empregada e do caseiro, Sr. Juan. No se preocupe. Por que a senhora no me falou que preparava galinha? Acho melhor me acompanhar at a delegacia. Sr. Juan o corpo de Dona Noper ser liberado o mais rpido possvel e... JUAN Eu quero que ele seja velado na capela aqui da casa. Ela adorava essa capela. INSPETOR - Ela ser trazida para c. Senhora Catarina, vamos, eu preciso obter mais detalhes. H coisas que a senhora precisa esclarecer. (O Inspetor e Catarina saem) Cena 2 Segundo suspeito JUAN Catarina era uma moa muito dedicada a Noper e Noper gostava muito dela, nunca pensei que seria capaz de matar a prpria patroa. ROMEO Catarina no matou Dona Noper. JUAN E como voc pode ter certeza? Catarina chegou a esta casa com uma mo na frente e a outra atrs. E Noper a acolheu. Nutria por ela uma admirao fora do normal. Inveja talvez. As duas vieram da mesma cidade, uma conseguiu se tornar rica e a outra empregada. A inveja uma razo para um crime, no acha? ROMEO Eu no sei do que o senhor est falando. JUAN Sabe, sabe sim. E certamente ela no poderia agir sozinha. ROMEO O senhor t desconfiando de ns? JUAN Todos so suspeitos. Vocs eram os nicos que estavam aqui desde ontem. ROMEO Eu nunca mataria Dona Noper. JUAN Ser?(pausa) Eu vou tratar das burocracias para o enterr-la no mausolu da famlia. O velrio ser aqui mesmo, na capela, quero que a deixe limpa e

perfumada para receber Noper. Mantenha essa casa fechada at eu voltar. No quero que voc fique aqui. ROMEO - Sim senhor. JUAN At mais. (Romeo fica na casa por um tempo observando cada espao que ela possui. Em seguida apaga as luzes e sai. Ouve-se o tique-taque do relgio) UNIDADE 3 Rouvo do corpo de NOPER Cena 1 Acusao Catarina (Catarina entra na sala bastante apreensiva e acende as luzes. Senta-se no sof e chora um choro contido. Em seguida entra Romeo) ROMEO Catarina, o Seu Juan disse pra ningum entrar aqui. Como foi na polcia? CATARINA Eles acham que eu matei Dona Noper. ROMEO E porque no prenderam voc? (Catarina olha assustada para Romeo) CATARINA Porque eu no matei. Eu no matei Dona Noper. Eu s queria ser igual a ela. No queria que nenhum mal acontecesse. S queria ser igual. ROMEO V se tem cabimento. Voc igual a Dona Noper. Dona Noper uma mulher bonita, rica, perfumada, de elegncia. Como voc poderia ser igual a ela? J no falei para voc parar de sonhar? CATARINA Rica, Cheia de elegncia, mas est morta. ROMEO Nossa, no precisa falar desse jeito. Assim at eu fico achando que voc a matou. CATARINA Eu no matei ningum. Eu t com as pernas bambas at agora, pensando como algum foi capaz de fazer uma barbaridade dessas. Dona Noper uma moa to jovem, no merecia terminar assim. ROMEO uma pena. Mas Deus sabe o que faz. CATARINA Deus sabe o que faz. Romeo voc fechou a casa toda, como Dona Noper mandou? ROMEO Claro que sim. CATARINA Ento como pode algum entrar aqui, sem quebrar nenhuma porta, nenhuma janela e matar dona Noper, sem que nenhum de ns dois percebesse.

ROMEO Talvez seja algum aqui de casa. CATARINA Romeo, eu no acredito que voc ainda desconfie de mim? ROMEO Se o ladro no arrombou as portas talvez tenha sido algum de ns. Como eu sei que no fui eu. CATARINA Agora tem cabimento. Romeo, voc est suado, seus sapatos esto sujos. ROMEO Eu estava ajeitando a capela e o caixo. CATARINA Ela j chegou? ROMEO J. Eu deixei ela l, sozinha, no gosto de defunto. (Entra o inspetor) Cena 2 Roubo do Corpo CATARINA Inspetor. INSPETOR Catarina eu tenho um mandado de priso preventiva. Voc ficar presa at que as investigaes terminem. CATARINA Ah! Meu Deus! (Entra Juan desesperado) JUAN Onde est Noper? Ela no est no caixo. INSPETOR O que disse? JUAN Roubaram. Roubaram Noper. (O Inspetor sai correndo) INSPETOR A senhora no saia daqui. CATARINA Meus Deus! Quanta desgraa. JUAN Eu preciso ligar para a funerria (JUAN disca o telefone) JUAN Aqui quem fala Juan Pablo Mendonza, onde vocs colocaram o corpo de Noper Ative? JUAN No, o que vocs deixaram aqui foi apenas um caixo vazio.

JUAN Mas o caixo est aberto. (JUAN desliga o telefone) JUAN Sequestraram Noper Ative. Cena 3 Priso de Catarina (O Inspetor entra) INSPETOR O caixo est aberto e vazio. O porto da entrada dos fundos estava aberto. Meu Deus em toda a minha vida na polcia nunca vi um crime desses. Senhora Catarina, a senhora est presa. CATARINA Eu no matei Dona Noper. Por favor seu Delegado, no fui eu. INSPETOR Inspetor. Por preveno manterei a senhora presa. A casa ficar fechada. Ningum alm da polcia poder entrar aqui. Sr Juan e Romeo, por favor me acompanhem. (Todos saem. Catarina sai algemada. A casa fica fechada e s escuras. Ouve-se o tique-taque do relgio) Cena 4 A Conquista de Romeo (Romeo entra na sala carregando o corpo de Noper. A coloca sentada no sof. E sentase ao lado dela.) ROMEO Vamos sentar ali. Pronto, finalmente chegamos. Como est linda hoje. Se arrumou assim s pra mim? Eu sabia que um dia voc viria cair em meus braos. Demorou algum tempo, mas agora temos toda a eternidade. As cartas que escrevia no eram para assustar voc, eram de amor, mas voc no entendeu ... Eu no sei ser igual ao seu Juan ou o seu Nestor, mas voc pode me ensinar. Voc gosta de beber? Gosta n? Eu no sei preparar aquelas bebidas, naqueles copos de fineza, mas tem cerveja na geladeira. Quer que eu v buscar? Eu vou e volto rpido... Voc no gosta de cerveja... Eu disse pro meu pai antes dele morrer que um dia iria me casar com voc. Ele riu. No acreditou. Disse que era um tolo e para eu tirar essas coisas da cabea, que voc que nunca ficaria comigo. Se ele tivesse vivo... Ei, o senhor t me vendo. Aqui . Eu estou namorando Noper Ative, a Noper Ative! Agora o senhor acredita? No importa que ele no acredite. Voc agora minha, s minha. A Catarina? No liga pra ela no. Eu no gostava dela. S me casei com ela para ficar mais perto de voc. Eu vou pedir o divrcio. Ela vai entender. Seria um honra ser trada por Noper Ative. Ela ia era gostar. Voc quer se casar comigo? Quer? Eu sabia. Eu sabia. Me d um beijo? Assim... UNIDADE 4 Revelao do Assassino de Noper Cena 1 Descoberta do Assassino

(Ouve-se o barulho de algum tentando abrir a porta) ROMEO Silncio. No faa barulho. Vamos nos esconder l dentro. (Entra Juan carregando uma bolsa cheia. E vai para em direo ao quarto de Noper. ROMEO Noper, o que ele veio fazer aqui. O Inspetor no fechou a casa? (Juan volta com a bolsa vazia. Vai at o telefone e liga para algum.) JUAN Pronto. Terminei. Pode vir para c. As provas esto no quarto. No, no deixei nenhuma impresso. Peguei, peguei tudo. At mais. (desliga o telefone e v a fotografia de Noper) Noper, Noper, no prometi que um dia te tiraria dessa vida? Entonces... Adis, mi querida! (Romeo entra na sala com o faco) JUAN O que voc faz aqui. ROMEO E o senhor o que faz aqui? Foi o senhor, no foi? JUAN O que voc est dizendo? Cuidado com esse faco rapaz. ROMEO No precisa fingir, eu sei que foi o senhor. No precisa ficar com medo. Eu no vou denunciar. JUAN Mesmo que quisesse voc no teria provas. ROMEO - Eu sou muito grato ao senhor. JUAN Como? ROMEO Me faa um favor. (entrega o faco a Juan) JUAN Mas o que isso? ROMEO O senhor me deu Noper de presente, agora quero seu amor de verdade. JUAN Voc roubou o corpo? ROMEO Ela quer se casar comigo. JUAN Voc doente. Eu no matei Noper. E nem vou matar voc. Se voc quer morrer, seja homem e se mate sozinho. (devolve o faco) ROMEO- Foi voc sim. Foi voc sim (parte pra cima Juan) Cena 2 Revelao do cmplice (Entra o Inspetor, ele v a cena e acerta a cabea de ROMEO, que cai no cho tonto.)

INSPETOR Juan, o que voc ainda est fazendo aqui? JUAN Este idiota estava aqui e me viu. INSPETOR Precisamos dar-lhe um fim. JUAN No. Ele quer morrer. Assim seria fcil demais. INSPETOR E o que voc pretende fazer? JUAN Vamos incrimin-lo. Voc acredita que foi este panaca que roubou o corpo? INSPETOR E onde ele est? JUAN O corpo? No sei. Onde voc escondeu o corpo? (chuta) Diga logo. (Romeo aponta para a conzinha e o Inspetor vai busc-la) ROMEO No maltrate ela. Por favor, no maltrate ela. JUAN Cala a boca. INSPETOR Isso que era uma mulher gostosa. E como era gostosa. JUAN Voc transou com ela? INSPETOR Ora, voc acha que eu ia deixar a viva morrer triste? Deixei ela alegre. (Romeo se levanta e ataca o inspetor) ROMEO Seu covarde. Seu covarde. Voc no podia ter feito isso. (Inspetor d um tiro em ROMEO e ele cai no cho) JUAN No era para voc atirar nele, Ela era mais um trunfo que ns tnhamos. INSPETOR - Calma, calma ele no est morto, no. Eu sou profissional! Legtima defesa. (Inspetor guarda a arma) JUAN Voc no devia ter transado com ela. INSPETOR Por que ela era sua? JUAN No foi isso que combinamos. Era apenas para esfaque-la.

INSPETOR Eu acho que voc est com cimes. Voc queria ter transado com ela. Mas ela nunca te deu chances no ? Pode dizer. No seja por isso. A comida t aqui ainda. Um pouco fria, mas t aqui. Cena 3 Traio do cmplice (O inspetor senta-se. Juan prepara um drink e oferece a ele) JUAN Seu senso de humor me enoja. Inspetor, veja como algumas coisas saem melhor que a encomenda. Ns fizemos um plano: eu te daria acesso a casa, te daria a arma, voc apenas mataria Noper, eu pegaria seu dinheiro e dividiria com voc. A empregada seria culpada. Tudo perfeito. A o imbecil do Romeo se apaixona pelo cadver. E ento ganhamos mais um libi. Mas outras coisas nem sempre terminam como gostaramos. INSPETOR Por exemplo? JUAN O dinheiro. Talvez no tenha dinheiro algum. (O inspetor vira-se e Juan atira) JUAN - Talvez no sobre nenhum dinheiro para voc. (Juan pega a arma do inspetor. Enquanto Romeo se levanta, pega o faco e enfia nas costas de Juan) ROMEO Talvez no tenha dinheiro para ningum. (Romeo caminha at Noper e deita ao lado do seu corpo. E l permanace at morrer) Cena 4 Redeno de Catarina (Ouve-se o tique-taque do relgio. Catarina entra caminhando pela sala. Usa uma roupa igual a que Noper usava) CATARINA Eu s queria ser igual a ela. FIM

You might also like