You are on page 1of 4

A sade e o consumo de drogas

Drogas
Existem muitos tipos de drogas diferentes, mas todas elas so substncias que alteram o funcionamento do corpo. Tambm os medicamentos, o tabaco e o lcool so considerados drogas. Os medicamentos so drogas utilizadas pela medicina em pequenas doses benficas para a sade; o tabaco e o lcool, apesar de provocarem dependncia e consequncias muito graves (como a morte) devido ao consumo excessivo, continuam a ser legais para jovens a partir dos 18 anos! Existem muitos tipos de drogas ilegais: Alucinognias - so drogas que fazem com que as pessoas vejam o que no existe realmente, podendo torn-las to nervosas e ansiosas que as leva loucura. A marijuana tambm um alucinognico que causa sonolncia e reduz a coordenao motora. Em grandes quantidades, pode causar alucinaes e perda de memria. Exs: LSD, cogumelos alucinognios, marijuana. Depressoras - so drogas que deprimem o sistema nervoso e criam um efeito parecido com o sono, alm de reduo da sensibilidade. Diminuem o ritmo da respirao, o ritmo cardaco e a presso sangunea a tal ponto que pode haver paragem do corao e morte. Exs: pio, herona. Estimulantes- so drogas que aceleram as funes do corpo. Interferem no funcionamento do corao e crebro, podendo provocar ataques cardacos e leses cerebrais. Exs: ecstasy, cocana, anfetaminas.

Conselho: Seja por curiosidade ou por influncia dos amigos, experimentar drogas no nada fixe. Experimentar drogas, nem que seja uma nica vez, pode ser fatal: podemos ficar doentes ou morrer. Alm disso, as drogas so viciantes e o corpo comea a precisar delas para funcionar.

Tabaco
Apesar de ser uma droga legal, o tabaco um dos principais problemas de sade pblica: o fumador morre mais cedo, sofre de doenas cardiovasculares e pode contrair cancros diversos, como o da boca, da laringe e do pulmo. As pessoas que no fumam e que trabalham ou convivem com fumadores, os chamados fumadores passivos, acabam por sofrer tambm as consequncias do tabaco, contraindo doenas como bronquite, asma e cancro do pulmo. O fumo produzido pelo consumo do tabaco contm mais de quatro mil compostos qumicos com efeitos txicos e irritantes, dos quais mais de 40 so reconhecidos como cancergenos.

Conselho: Quando algum estiver a fumar ao teu lado, deves avis-lo que tambm te est a prejudicar a ti e pedir-lhe para apagar o cigarro.

lcool
O lcool uma droga que se encontra em muitas bebidas, como, por exemplo, no vinho, na cerveja, no usque, etc. Quando algum cria dependncia desta droga, e precisa de consumir lcool todos os dias e em grandes quantidades, diz-se que se trata de um alcolico e a doena chama-se alcoolismo. O lcool provoca muitos problemas: em casa muitas vezes, o alcolico torna-se violento e agressivo com a famlia; no emprego o lcool a causa da maior parte dos acidentes de trabalho; na estrada acidentes de viao. Malefcios do lcool: - doenas cardiovasculares; - cirrose do fgado; - respirao irregular; - lcera do estmago.

Bibliografia: www.sitiodosmiudos.pt/saude/ www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+s aude/ Trabalho realizado por: Joana Alegria Lima do 3A do Centro Escolar do Pontal

You might also like